Other output |
- O papel dos manuais escolares de ciências naturais do 8.º ano na aprendizagem de processos científicos. A maioria dos manuais
escolares portugueses de Ciências Naturais do 8.º ano privilegia atividades laboratoriais assentes em protocolos muito estruturados,
determinando o modo de operacionalização de todas ou da maioria das fases a executar. Sabendo-se que estas atividades enfatizam
a promoção da aprendizagem do conhecimento substantivo mas, também, contribuem, explícita e/ou implicitamente, para a. 2018.
Coelho da Silva, José Luís. http://hdl.handle.net/1822/55688.
10.15536/thema.15.2018.1045-1063.1010
- A imagem do cientista: impacto de uma intervenção pedagógica focalizada na história da ciência. A integração da História da
Ciência na abordagem do sistema circulatório humano em articulação com atividades de reflexão metacognitiva caracteriza uma
intervenção pedagógica implementada e avaliada com um grupo de 22 alunos, no componente curricular Anatomia Humana de uma
Licenciatura em Ciências Biológicas. A investigação aqui efetuada centra-se na análise do impacto da integração educativa
da H. 2018. Ribeiro, Gabriel; Coelho da Silva, José Luís. http://hdl.handle.net/1822/55705.
10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p130
- Educação Ambiental: modelar ações? Despertar ações autónomas?. 2018. Coelho da Silva, José Luís. http://hdl.handle.net/1822/55687.
10.15536/thema.15.2018.804-807.1064
- Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano. O potencial contributo
de quatro manuais escolares de Ciências Naturais do 5º ano no desenvolvimento da autodireção dos alunos, através das atividades
de aprendizagem de lápis e papel do domínio ‘A água, as rochas e o solo - materiais terrestres’, constitui o enfoque deste
estudo. A promoção da autodireção dos alunos está, principalmente, restrita à gestão da estratégia, em tarefas de pesquisa
de. 2016. Figueiroa, Alcina; Coelho da Silva, José Luís. http://hdl.handle.net/1822/44388.
- Aprender a cooperar na aprendizagem das Ciências: um estudo de caso em Estudo do Meio do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A aprendizagem cooperativa é perspetivada como uma finalidade e uma estratégia educativa em virtude de poder contribuir para
o desenvolvimento de competências de cooperação e, simultaneamente, se constituir como uma via propiciadora da aprendizagem.
É neste quadro teórico que se idealizou, concebeu, implementou e avaliou uma intervenção pedagógica, caracterizada, sumariamente,
pela operacionalizaç. 2016. Fernandes, Tânia; Coelho da Silva, José Luís. http://hdl.handle.net/1822/44113.
- O tópico ‘Impacte do Desenvolvimento Científico e Tecnológico na Vida Humana’ em manuais escolares de Ciências Naturais do
8º ano. Que traços de orientação CTS?. Impacte do Desenvolvimento Científico e Tecnológico na Vida Humana é um tópico que,
na maioriados manuais escolares portugueses de Ciências Naturais do 8º ano, integra propostas de atividadesde aprendizagem.
É neste elemento didático que se focaliza o presente estudo, pela possibilidadede criar condições para o aluno desenvolver
conhecimentos, capacidades e atitudes que lhepermitem tornar-se um ci. 2016. da Silva, José Luís Coelho; Universidade do Minho
Centro de Investigação em Educação. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3924.
- Trabalho cooperativo como finalidade e estratégia de aprendizagem. Um estudo de caso em biologia humana. A aprendizagem cooperativa
é concebida como uma estratégia pedagógica que privilegia uma aprendizagem personalizada e que potencia o sucesso educativo
não só individual mas também coletivo. É conseguida através da cooperação de todos os membros do grupo, em que o desempenho
de cada um influencia e é influenciado pelo desempenho do Outro. O grupo é concebido como uma organização social cuja eficiên.
2016. Silva, José Luís Coelho da; Salazar, Joana; Poças, Maria Emília. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8754.
- Aprender a Cooperar na Aprendizagem das Ciências: Um estudo de caso em Estudo do Meio do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A aprendizagem cooperativa é perspetivada como uma finalidade e uma estratégia educativa em virtude de poder contribuir para
o desenvolvimento de competências de cooperação e, simultaneamente, se constituir como uma via propiciadora da aprendizagem.
É neste quadro teórico que se idealizou, concebeu, implementou e avaliou uma intervenção pedagógica, caracterizada, sumariamente,
pela operacionalizaç. 2016. Fernandes, Tânia; Agrupamento de Escolas de Real; da Silva, José Luís Coelho; Centro de Investigação
em Educação, Instituto de Educação - Universidade do Minho. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/4480.
- Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano. O potencial contributo
de quatro manuais escolares de Ciências Naturais do 5º ano no desenvolvimento da autodireção dos alunos, através das atividades
de aprendizagem de lápis e papel do domínio ‘A água, as rochas e o solo - materiais terrestres’, constitui o enfoque deste
estudo. A promoção da autodireção dos alunos está, principalmente, restrita à gestão da estratégia, em tarefas de pesquisa
de. 2016. Figueiroa, Alcina; Instituto Piaget; da Silva, José Luís Coelho; Universidade do Minho, Centro de Investigação em
Educação. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/4436.
- Avaliação da educação ambiental no ensino básico: uma análise nos 2º e 3º ciclos. A presente pesquisa sobre a Educação Ambiental
(EA) nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico (EB) procura responder. As diretrizes propostas pela Organização das Nações Unidas
são atendidas em Portugal? Qual perspectiva ideológica se assentam os projetos de EA? Quais os principais métodos de avaliação?
Os objetivos principais são: identificar o enfoque temático e os fatores que estão na origem da seleç. 2015. Moro, Paulo;
Remoaldo, Paula Cristina Almeida; Coelho da Silva, José Luís. http://hdl.handle.net/1822/54602.
- O computador no ensino/aprendizagem das ciências: uma nova forma de utilização. A utilização do computador no ensino laboratorial
de ciências constitui um assunto que embora não seja consensual recebe o interesse de professores e investigadores. Neste
texto começamos por fazer uma abordagem às tendências actuais no ensino/aprendizagem das ciências, à importância do laboratório
neste processo e às potencialidades educativas da introdução no laboratório do Sistema de Aquisição. 1995. Duarte, M. C.;
Coelho da Silva, José Luís. http://hdl.handle.net/1822/528.
|