???global.info.a_carregar???
Tiago Tempera is a professor of Pedagogy and Mathematics in Lisbon's Higher School of Education since 2006, with a Master degree in Mathematics Education and a PhD in Teacher Education. His main research projects are in the areas of teacher education, professional development, supervised teaching practice and teacher induction.
Identification

Personal identification

Full name
Tiago Bruno Correia Tempera

Citation names

  • Tempera, T.

Author identifiers

Ciência ID
881A-AEC7-C47E
ORCID iD
0000-0003-4250-5747

Email addresses

  • tiagot@eselx.ipl.pt (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Exact Sciences - Mathematics

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
French Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Advanced (C1) Beginner (A1) Advanced (C1) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
2023 - 2024
Ongoing
Educação Digital (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2022
Concluded
Educação - Formação de Professores e Supervisão (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Contributos da Metodologia de Trabalho de Projeto para o Desenvolvimento Profissional dos Professores do 1.º CEB" (THESIS/DISSERTATION)
Distinção e Louvor
2010 - 2012
Concluded
Didática da Matemática (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Major in Educação Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
17
2008 - 2010
Concluded
Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"A Geometria na Formação Inicial de Professores: Contributos para a Caracterização do Conhecimento dos Estudantes" (THESIS/DISSERTATION)
18
2001 - 2005
Concluded
Licenciatura em Professores do Ensino Básico - variante Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"n/a" (THESIS/DISSERTATION)
17
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2006 - Current Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2018 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2023 - Current Conselheiro do Departamento de Formação e Investigação em Educação e Desenvolvimento Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - Current Membro da Coordenação do Programa Eco-Escolas Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - Current Coordenação do curso de Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - Current Coordenação do curso de Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - Current Membro da Comissão Científica do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2009 - 2016 Coordenação do Curso da Licenciatura em Educação Básica Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2009 - 2016 Comissão Permanente de Erasmus Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2009 - 2013 Conselho de Representantes da Escola Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2006 - 2009 Comissão de curso da Licenciatura em Professores do Ensino Básico, variante Matemática/Ciências da Natureza Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2017 - Current Formador certificado (CCPFC/RFO-29811/11) em Supervisão Pedagógica, Metodologias de Investigação em Educação, Educação em Matemática e Ciências da Natureza, Didáticas Específicas (Mat e CN) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2005 - 2006 Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico Externato Júlio César, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2018 - 2022 Ph.D.
SFRH/BD/137693/2018
PhD Student Fellow
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Contract

Designation Funders
2024 - Current O início da carreira docente: Estratégias para a indução de professores do 1.º e 2.º CEB (INDUÇÃO)
PI&CA
Principal investigator
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Ongoing
2023 - Current Atuas como eu?: Estudo sobre a transferência de modelos de Participação, Desafio, Envolvimento e Comunicação dos adultos para crianças em idade pré-escolar (ATUAS)
IPL.
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Ongoing
2022 - Current Na Rota das Escolas como Comunidades de Aprendizagem para a Inclusão (LC4Inclusion)
PTDC/CED-EDG/4650/2021
Researcher
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2022 - Current O desenvolvimento do pensamento crítico através da abordagem de temas controversos (DISCUSSIÕ)
IPL
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Ongoing
2020 - 2023 Comunidades de Aprendizagem Transformativa para a Inclusão Educativa (CATIE)
CATIE
Researcher
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Concluded
2019 - 2021 EdUSchool: Enhancing European teacher education through university schools
Researcher
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Concluded
2018 - 2020 O conhecimento estatístico dos/as estudantes do ensino básico, secundário e da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Lisboa
ESELX/IPL-CIED/2018/A27
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Concluded
2010 - 2014 Formação de professores que ensinam Matemática: desenvolvendo conhecimentos e práticas
ET2MKP
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Concluded

Other

Designation Funders
2020 - Current Transforming Learning Communities for Educational Inclusion
Researcher
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Ongoing
Outputs

Publications

Book
  1. Lazarová, Bohumira; Pol, Milan; Moškvan, Vladimir; Gerholz, Karl-Heinz; Neubauer, Jörg; Reinke, Hannes; Wagner, Anne; et al. Building university schools in teacher education programmes: Guidelines and suggestions (e-book). Brno, Czech Republic: Masaryk University Press. 2021.
    Published
Conference abstract
  1. Tempera, Tiago; Luís Tinoca. "Contributions of Project-Based Learning in Initial Teacher Education for Elementary School Teachers". Paper presented in EDiTE Conference 2020 - International diversity in teacher and higher education research in the 21st century Conference, Budapest, 2020.
    Published
  2. Tempera, Tiago; Luís Tinoca. "A metodologia de trabalho de projeto na prática educativa dos futuros professores e dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Paper presented in X Fórum de Jovens Investigadores, Lisboa, 2019.
    Published
Conference paper
  1. Tempera, Tiago; Luís Tinoca. "Perspetivas de futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o trabalho de projeto na Prática de Ensino Supervisionada". Paper presented in IV Encontro Luso-Brasileiro – Trabalho Docente e Formação de Professores, Lisboa, 2020.
    Published
  2. Ana Caseiro; Ricardo Machado; Tempera, Tiago. "The importance of high-level tasks in the access of statistical errors: A study with future teachers of the first years". Paper presented in CERME 11, Utrecht, 2019.
    Published
  3. Ana Caseiro; Ricardo Machado; Tempera, Tiago. "O conhecimento estatístico de futuros professores dos primeiros anos: Um estudo de caso numa Escola Superior de Educação". Paper presented in XXIX SIEM, Almada, 2018.
    Published
  4. Laurence Vholgemuth; Carla Rocha; Tempera, Tiago; Joana Campos; Cristina Martins. "Formation d'animateurs socioculturels à l'ESELx: Jeu et compétences". Paper presented in Colloque ISIAT 2018 - Jeu et enjeux pour l’animation socioculturelle, Bordeaux, 2018.
    Published
  5. Ana Caseiro; Ricardo Machado; Tempera, Tiago. "A (re)construção do conhecimento estatístico: Um estudo com futuros professores dos primeiros anos". Paper presented in EIEM 2018, Coimbra, 2018.
    Published
  6. Menezes, Luís; Serrazina, Maria De Lurdes; Fonseca, Lina; Ribeiro, António; Rodrigues, Margarida; Vale, Isabel; Barbosa, Ana; et al. "Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica". Paper presented in XXV SIEM, Braga, 2014.
    Published
  7. Serrazina, Maria De Lurdes; Barbosa, Ana; Caseiro, Ana; Ribeiro, António; Monteiro, Cecília; Loureiro, Cristina; Fernandes, Fátima; et al. "O conhecimento matemático dos estudantes no início da licenciatura em educação básica: um projeto envolvendo três escolas superiores de educação". Paper presented in III Encontro Nacional de Educação Básica, Aveiro, 2013.
    Published
  8. Tempera, Tiago; Serrazina, Maria De Lurdes; Loureiro, Cristina. "A geometria na formação inicial de professores: Contributos para a caracterização do conhecimento dos estudantes". Paper presented in I Encontro de Mestrados em Educação da Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, 2013.
    Published
  9. Cardoso, Adriana; Hortas, Maria João; Silva, Encarnação; Tempera, Tiago. "Competências em língua portuguesa à saída da licenciatura: o caso da licenciatura em Educação Básica da ESELx (2010-11)". Paper presented in V Encontro do CIED: Escola e Comunidade, Lisboa, 2012.
    Published
  10. Tempera, Tiago. "A geometría na formação inicial de professores: Representações de planificações do cubo". Paper presented in XXII SIEM, Lisboa, 2011.
    Published
  11. Tempera, Tiago. "A geometria na formação inicial de professores: Classificação de triângulos e de rectângulos". Paper presented in XXI SIEM, Aveiro, 2010.
    Published
Journal article
  1. Fuertes, Marina; Fernandes, Isabel; Azevedo, Ana; Morais, Inês; Tadeu, Bárbara; Tempera, Tiago. "What do adults learn through play regarding interactions and communication with children?". European Early Childhood Education Research Journal (2024): https://doi.org/10.1080/1350293X.2024.2332456.
    Open access • Published
  2. Tempera, Tiago; Tinoca, Luís. "Project-Based Learning in Initial Teacher Education: The Practice of Three Higher Education Institutions in Portugal". Center for Educational Policy Studies Journal 13 2 (2023): 57-77. http://dx.doi.org/10.26529/cepsj.1141.
    10.26529/cepsj.1141
  3. Dias, A ; Tempera, T.. "Projetos de intervenção educativa na ESELx: dos problemas à problemática". Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional 13 2 (2023): 1-23. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/375.
    Published
  4. Tempera, Tiago; Tinoca, Luís. "Project-based learning in initial teacher education: contributions for the professional development of elementary school teachers". Revista Tempos e Espaços em Educação 15 34 (2022): e17576. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17576.
    Open access • Published • 10.20952/revtee.v15i34.17576
  5. Tempera, Tiago; Tinoca, Luís. "O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal". Práxis Educacional 18 49 (2022): e10072. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10072.
    Open access • Published
  6. Tempera, Tiago; Tinoca, Luís. "Professional development of elementary school teachers at the beginning of their careers: the role of project-based learning". Revista Tempos E Espaços Em Educação 15 34 (2022): e16945. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16945.
    Open access • Published
Preprint
  1. Tiago Tempera; Luís Tinoca. "O trabalho de projeto nas práticas educativas de professores em início de carreira". 2022. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4128.
    10.1590/SciELOPreprints.4128
Thesis / Dissertation
  1. "Contributos da Metodologia de Trabalho de Projeto para o desenvolvimento profissional dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico". PhD, Universidade de Lisboa Instituto da Educação, 2022. http://hdl.handle.net/10451/5867.
  2. Tempera, Tiago. "A geometria na formação inicial de professores: Contributos para a caracterização dos estudantes". Master, Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, 2010. http://hdl.handle.net/10400.21/113.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024 Uma Educação de Qualidade VI Jornadas Pedagógicas do Colégio Militar
Colégio Militar (Lisboa, Portugal)
2023 Comunidades de Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional Docente Seminário Internacional Na Rota das Escolas como Comunidades para a Inclusão
ESECS, Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2020 Contributions of Project-Based Learning in Initial Teacher Education for Elementary School Teachers EDiTE Conference 2020 - International diversity in teacher and higher education research in the 21st century Conference
ELTE - PPK (Budapest, Hungary)
2019 Perspetivas de futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o trabalho de projeto na Prática de Ensino Supervisionada IV Encontro Luso-Brasileiro – Trabalho Docente e Formação de Professores
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019 A metodologia de trabalho de projeto na prática educativa dos futuros professores e dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico X Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015 Olhares Matemáticos em Diversas Manifestações Artísticas VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional: Estética e Arte em Educação
Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL (Lisboa, Portugal)
2013 A geometria na formação inicial de professores: Contributos para a caracterização do conhecimento dos estudantes I Encontro de Mestrados em Educação da Escola Superior de Educação de Lisboa
Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL (Lisboa, Portugal)
2013 Competências em língua portuguesa à saída da licenciatura: o caso da licenciatura em Educação Básica da ESELx (2010-11) V Encontro do CIED: Escola e Comunidade. Lisboa
Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL (Lisboa, Portugal)
2012 A geometria nas práticas de ensino dos futuros professores Seminários de Investigação do CIED
Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL (Lisboa, Portugal)
2012 A geometria nas práticas de ensino supervisionadas dos futuros professores III Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação – Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011 A geometria na formação inicial de professores: Representações de planificações do cubo XXII SIEM
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010 A geometria na formação inicial de professores: Classificação de triângulos e de rectângulos XXI SIEM
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2010 Jogos na Cultura Portuguesa Jogos na Cultura Portuguesa
Marie Curie Sklodowska University (Lublin, Poland)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2023 - Current A ética na formação inicial de professores: Um imperativo (des)considerado
Co-supervisor
Educação (PhD)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023 - 2023 Contributos do feedback entre pares para a melhoria de produções textuais de alunos do 4.º ano
Supervisor
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - 2023 Trabalho de projeto na aprendizagem dos fluxos migratórios: uma experiência interdisciplinar com alunos do 4.º ano
Supervisor
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 Diferenciação Pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico com Recurso à Aprendizagem Cooperativa
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018 - 2018 Trabalho de projeto como promotor da aprendizagem do aluno na área do estudo do meio
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 - 2017 Materiais manipuláveis, como estratégia de aprendizagem no 1º ano do 1º CEB
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2023 - 2023 Dinamização de uma manhã de Jogos Matemáticos no Lar Nossa Senhora do Amparo com alunos da Licenciatura em Animação Sociocultural (2023 - 2023)
Other (Other)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - 2023 Moderador da mesa redonda "Projetos Desenvolvidos em Escolas Cooperantes" no V Encontro de Formação Inicial de Professores do 1.º e 2.º CEB - Reflexão e Prática (2023 - 2023)
Round table (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2010 Jogos na Cultura Portuguesa (2010 - 2010)
Workshop
Uniwersytet Marie Curie-Sklodowskiej w Lublinie Instytut Pedagogiki, Poland
2008 - 2008 Oficina de Jogos Populares e do Mundo - Ano Europeu do Diálogo Intercultural (2008 - 2008)
Workshop (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2023 A relação pedagógica: que impacto no desenvolvimento holístico da criança?
President of the jury
Ana Cátia da Silva Tavares (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 Como fomentar a autonomia das crianças na resolução de conflitos?
President of the jury
Ana Catarina Monteirinho Rosa (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 A Organização do Ambiente Educativo em Jardim de Infância: O espaço como “terceiro educador”
President of the jury
Bruna Carmo (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 A aprendizagem cooperativa num grupo heterogéneo de jardim de infância: conceções de educadores e futuros educadores
(Thesis) Main arguer
Patrícia Soares (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 Contributos do Teatro para a Leitura em voz alta no 1.º ano de escolaridade
President of the jury
Sónia Guerra (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 Implementação de uma sequência didática centrada na reportagem-vídeo no 2.º ciclo do Ensino Básico
President of the jury
Bruna Sequeira (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 Uma viagem pela pedagogia através do trabalho de projeto
(Thesis) Main arguer
Patrícia Taveira (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023 Relação entre fluência leitora e qualidade textual numa turma de 4.º ano de escolaridade
President of the jury
Tânia Monteiro (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022 Quais as potencialidades do uso de projetos no 1.º CEB?
(Thesis) Main arguer
Joana Alexandra Domingos do Ó (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2022 - Current Membro da Comissão Científica do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED)
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - 2023 Membro da Comissão Científica do 11.º Encontro do CIED: Produção de Conhecimento em Contexto
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - 2023 Membro da Comissão Organizadora do V Encontro de Formação Inicial de Professores do 1.º e 2.º CEB – Reflexão e Prática
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2021 Membro da Comissão Organizadora da Conferência "Future of Teacher Education in Europe: the role of University-Schools"
Member
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019 - 2019 Membro da Comissão Organizadora do X Fórum de Jovens Investigadores
Member
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2010 - 2018 Membro da Comissão Organizadora do Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2018)
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2007 - 2009 Membro da Comissão Organizadora da Final do EUREKA - Concurso de problemas para alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (2007, 2008 e 2009)
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2007 - 2009 Membro da Comissão Organizadora do Seminário de Matemática da Formação Contínua de Professores de Matemática (2007, 2008 e 2009)
Member
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2006 - 2006 Membro da Comissão Organizadora do XVII SIEM
Member
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2023 - 2023 11.º Encontro do CIED: Produção de Conhecimento em Contexto ESELx/IPL
2018 - 2018 XXIX SIEM Escola Secundária de Cacilhas - Tejo
2011 - 2011 XXII SIEM Instituto de Educação - Universidade de Lisboa
2010 - 2010 XXI SIEM Universidade de Aveiro

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2014 - Current Didática da Matemática / Prática de Ensino Supervisionada I e II (coordenador das UCs em 2022-presente) / Desenvolvimento Curricular e Educação Inclusiva (coordenador da UC em 2022-presente) / Metodologias de Investigação e Inovação em Práticas Educativas Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico - MCN e PHGP (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - Current Projetos Curriculares Integrados / Matemática na Educação de Infância / Língua Portuguesa e Matemática na Educação de Infância / Conhecimento e Docência em Educação de Infância Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2008 - Current Conceitos e Procedimentos Matemáticos Básicos / Fundamentos da Matemática / Geometria / Jogos e Matemática / Lógica e Padrões / Matemática e Cultura / Probabilidades e Análise de Dados / Perspetivas Integradas da Realidade Social / Perspetivas Curriculares integradas / Intervenção em Situações Educativas Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2018 Padrões e Pensamento Algébrico / Organização e Tratamento de Dados / Observação e Análise em Contextos Escolares Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2015 - 2018 Didática Específica da Matemática no 1.ºCEB / Temas Aprofundados em Português e Matemática / Prática Supervisionada em 1.º CEB Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2008 - 2014 Conceitos e Procedimentos Matemáticos Básicos / Jogo, Animação e Matemática Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2006 - 2008 Actividades e Materiais no Ensino da Matemática no 1.º Ciclo / Metodologia do Ensino da Matematica / Métodos e Modelos Matemáticos / Modelos Matemáticos / Teoria dos Números / Intervenção Educativa I e II Professor do Ensino Básico, variantes e Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2023 - Current Coordenador Editorial da secção "Teacher Education" na revista "Forum for Education Studies"
Coordinator
Academic Publishing Pte Ltd, Singapore
2023 - Current Membro da Comissão de Avaliação de projetos de investigação financiados no âmbito do PI&CA do CIED
Evaluator
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2024 - Current International Journal of Changes in Education (3029-133X) Bon View Publishing Pte Ltd.
2023 - Current Educação em Revista (1982-6621) FAE-UFMG
2023 - Current Teacher Education and Curriculum Studies (2575-4971) Science Publishing Group
2023 - Current Forum for Education Studies Academic Publishing
2022 - Current Da Investigação às Práticas (2182-1372) CIED - ESELx/IPL

Mentoring / Tutoring

Topic Student name
2006 - Current Estágios de Prática de Ensino Supervisionada (pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico) Vários