???global.info.a_carregar???
MARCUS SANTOS MOTA. Marcus Mota possui mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade de Brasília (1992) doutorado em História pela mesma universidade (2002). Realizou estágio sênior (pós-doutorado) na Universidade de Lisboa, com bolsa Capes entre 2014 e 2015. Atualmente é Professor Associado da Universidade de Brasília, onde dirige o LADI (Laboratório de Dramaturgia e Imaginação Dramática) desde 1998. Foi Vice-Chefe do Instituto de Artes no quadriênio 2014-2018. Foi membro do Conselho Editorial da Editora UnB entre 2013 e 2016. Ministra aulas no Departamento de Artes Cênicas, no Programa de Pós-Graduação em Arte, no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, e no Programa de Pós-Graduação em Metafísica, todos da Universidade de Brasília, orientando pesquisas e processos criativos em mestrado e doutorado. Foi Chefe do Departamento de Artes Cênicas desta instituição entre 2003-2005. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dramaturgia, atuando principalmente nos seguintes temas: dramaturgia, dramaturgia musical, ópera, Estudos Clássicos e Teatros Grego, Moderno e Contemporâneo. Além disso, desenvolve intensa atividade de direção de espetáculos musicais e não musicais, de elaboração de textos teatrais, canções e libretos para obras dramático-musicais,textos narrativos e poemas. Integra também o NEC (Núcleo de Estudos Clássicos) na UnB. É líder do Grupo de Pesquisa Mousiké, cadastrado no CNPq desde 2004, ocupando-se de pesquisa sobre a textualidade audiovisual presente em autores da Antiguidade Clássica, como Homero, Heráclito, Ésquilo e Platão, pesquisa que se desdobra na proposição de audiocenas, ou espetáculos dramático-musicais. Integra o projeto de pesquisa The Classical Tradition In Portuguese, Lusophone and European Literatures and Cultures na Universidade de Lisboa. Foi vice-coordenador do GT Teorias do Espetáculo e da Recepção na ABRACE, no biênio 2014-2016. É editor-chefe da revista Dramaturgias, revista do Laboratório de Dramaturgia da UnB. Apresentou diversas comunicações(papers) em congressos internacionais, como nos Estados Unidos, Austrália, Reino Unido, França, Portugal, Espanha, Grécia, México e Argentina. Foi professor na Flórida State University em 2008 e 2009.
Identification

Personal identification

Full name
Marcus Mota

Citation names

  • MOTA, MARCUS

Author identifiers

Ciência ID
8A1D-A18C-E204
ORCID iD
0000-0003-4745-8927

Email addresses

  • marcusmotaunb@gmail.com (Professional)

Telephones

Mobile phone
  • (+55 61) 981282157 (Personal)

Websites

Knowledge fields

  • Humanities - Arts - Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy)
  • Humanities - Languages and Literatures - Specific Literatures
  • Humanities - Arts - Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy)
  • Humanities
  • Humanities

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
German Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1)
Greek Advanced (C1)
Spanish; Castilian Beginner (A1) Advanced (C1) Beginner (A1) Beginner (A1)
English Advanced (C1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1)
French Advanced (C1) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
2014 - 2015
Concluded
Dramaturgia e Recepção: Elaboração e registro de audiocenas a partir da obra As Etiópicas, de Heliodoro (Pós-doutoramento)
Major in Estudos Clássicos
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brazil
2013 - 2014
Concluded
Professional Arranging (Especialização pós-bacharelato)
Major in Música
Berklee College Of Music, United States
2012 - 2014
Concluded
Master Arranging and Orchestration (Mestrado)
Berklee College Of Music, United States
2013 - 2013
Concluded
Specialist Certificate in Arranging (Especialização pós-bacharelato)
Major in Music
Berklee College Of Music, United States
1999 - 2002
Concluded
Doutor em História Social e da Ideias (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brazil
"A dramaturgia musical de Ésquilo: Investigações sobre Composição, Realização e Recepção de Ficções Audiovisuais" (THESIS/DISSERTATION)
1989 - 1992
Concluded
Mestre em Teoria da Literatura (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brazil
"A Hermenêutica da Imaginação em Adonias Filho" (THESIS/DISSERTATION)
1986 - 1988
Concluded
Graduação em Letras - Português (Bacharelato)
Universidade de Brasília, Brazil
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
1995/04 - Current Associate Professor (University Teacher) Universidade de Brasília, Brazil
2008 - 2009 Invited Associate Professor (University Teacher) Florida State University, United States

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
1998 - Current Manager of Laboratory, Institute, Museum, Centre or Observatory Universidade de Brasília, Brazil
2019/02 - 2019/07 Organic Unit Director Universidade de Brasília, Brazil
2014 - 2018 Organic Unit Sub-director Universidade de Brasília, Brazil
2013 - 2016 Membro do Conselho Editorial da Editora Universidade de Brasília Universidade de Brasília, Brazil
2003 - 2005 Organic Unit Director Universidade de Brasília, Brazil

Others

Category
Host institution
Employer
2004 - Current Diretor de Grupo de Pesquisa Mousiké/ CNPq Universidade de Brasília, Brazil
Projects

Contract

Designation Funders
2018 - Current Publicações acadêmicas Online: Exame de modelos e metodologias para proposição de uma Editora Digital Universitária de Pequeno Porte
Researcher
Universidade de Brasília, Brazil
Fundo de Apoio à Pesquisa no Distrito Federal
Ongoing
2016 - 2019/05 Dramaturgia e Multissensorialidade: Metodologia de elaboração de audiocenas para ambientes online a partir da série Composições, de Kandinsky
Principal investigator
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Ongoing
2014 - 2016 Dramaturgia Musical Online: Edição de Obras Dramático-Musicais Brasileiras
461223/2014-7
Principal investigator
Universidade de Brasília, Brazil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluded
2010 - 2012 Tragédia e Hipertexto: Desenvolvimento de Edição Online de Obras Dramáticas Clássicas
400970/2010-4
Principal investigator
Universidade de Brasília, Brazil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluded
2009 - 2011 Teatro, Música e Metro: Simulações Audiovisuais a partir de Padrões Métricos da Tragédia Grega
303255/2002-1
Principal investigator
Universidade de Brasília, Brazil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. MOTA, MARCUS. Metafísica, Escrita e Música: Ensaios Sobre os Fragmentos de Heráclito. Lisboa, Portugal: MIL. Movimento Internacional Lusófono. 2018.
    Published
  2. MOTA, MARCUS. CENOLOGIAS: Estudos sobre Teoria e História do Teatro, Música e Cinema. Lisboa, Portugal: MIL. Movimento Internacional Lusófono. 2018.
    Published
  3. MOTA, MARCUS. Três Histórias Estranhas. São Paulo, Brazil: Editora Giostri. 2016.
    Published
  4. MOTA, MARCUS. Imaginação e morte: Ensaios sobre a representação da finitude. BRASILIA, Brazil. 2014.
    Published
  5. Araújo, Júlio; Santos de Oliveira, Robson. Dramaturgia: Conceitos, Exercícios e Análises. BRASILIA, Brazil: Editora Universidade de Brasília. 2014.
    Published • 10.24824/978854440010.4
  6. Magalhães Bambirra, Felipe. UM HOMEM SÓ. Lisboa, Portugal: Chiado Editora. 2014.
    Published • 10.24824/978858042659.5
  7. MOTA, MARCUS. Nos Passos de Homero. Ensaios sobre Performance, Filosofia, Música e Dança a partir da Antiguidade. São Paulo, Brazil: Annablume. 2013.
    Published
  8. MOTA, MARCUS. A Trágica Virtude. 26 exercícios não-lineares para a cena.. BRASILIA, Brazil: Editora Pós-Arte-Unb. 2012.
    Published
  9. MOTA, MARCUS. História do Teatro. Dramaturgias da Cena. Século XX. BRASILIA, Brazil: LGE. 2009.
    Published
  10. MOTA, MARCUS. A dramaturgia musical de Ésquilo. Investigações sobre Composição, Realização e Recepção de ficções audiovisuais. BRASILIA, Brazil: Editora Universidade de Brasília. 2008.
    Published
  11. MOTA, MARCUS. A imaginação dramática. BRASILIA, Brazil: Texto& Imagem. 1998.
    Published
  12. MOTA, MARCUS. Ler & Depois. BRASILIA, Brazil: Texto&Imagem. 1998.
    Published
  13. MOTA, MARCUS. A idade da terra e outros escritos. BRASILIA, Brazil. 1997.
    Published
Book chapter
  1. MOTA, MARCUS. "Entendre et danser les rythmes. Une appropriation interartistique des mètres de la tragédie grecque". In Corps et voix dans les danses du théâtre antique., 209-222. Rennes, France: Presses Universitaires de Rennes, 2019.
    Published
  2. MOTA, MARCUS. "Dramaturgie & multisensorialité a partir de Kandinsky". In Esthétique & Connectivité., 119-130. Paris, France: L'Hamarttan, 2018.
    Published
  3. MOTA, MARCUS. "Performance e estudos clássicos: proposta de seminários interdisciplinares.". In CENAS POÉTICAS, FILOSÓFICAS E MUSICAIS um panorama dos estudos clássicos, 215-248. São Paulo, Brazil: Annablume, 2018.
    Published
  4. MOTA, MARCUS. "A performance como argumento: discussão de conceitos básicos a partir da teatralidade para a compreensão da produção textual na Grécia Antiga". In História Antiga: Relações Interdisciplinares. Fontes, Artes, Filosofia, Política, Religião e Recepção, 165-182. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018.
    Published
  5. MOTA, MARCUS. "Comic Dramaturgy in Plato: Observations from the Ion". In Plato's Styles and Characters Between Literature and Philosophy, 157-172. Munique, Brazil: De Gruyter, 2016.
    Published
  6. MOTA, MARCUS. "Bachelard, Interpretação,subjetividade: a interação entre leitor, texto e o paradigma performativo do imaginário". In Gaston Bachelard. Mestre na arte de criar, pensar,viver, 291-298. Salvador, Brazil: Editora UFBa, 2016.
    Published
  7. MOTA, MARCUS. "As Etiópicas de Heliodora como Cosmologia literária.". In Cosmópolis: Mobilidades Culturais., 197-208. Coimbra, Portugal: Imprensa Universidade de Coimbra, 2016.
    Published
  8. MOTA, MARCUS. "O romance dramático de Adonias Filho". In Cosmópolis: Mobilidades Culturais, 209-223. Coimbra, Portugal: Imprensa Universidade de Coimbra, 2016.
    Published
  9. MOTA, MARCUS. "Dançando o passado: discussão de estudos de caso, metodologias e implicações para processos criativos.". In A cena em foco:artes coreográficas em tempos líquidos., 167-177. BRASILIA, Brazil: Editora IFB, 2015.
    Published
  10. MOTA, MARCUS. "Direção Cênica de Obras Dramático-Musicais: o trabalho de Matthew Lata no Florida State Opera.". In Música na Contemporaneidade: Ações e Reflexões., 101-117. Goânia, Brazil: Editora PUC-Goiânia, 2015.
    Published
  11. MOTA, MARCUS. "Teatro grego". In Estudos clássicos III cinema, literatura, teatro e arte, 87-105. São Paulo, Brazil: Editora Annablume, 2014.
    Published
  12. MOTA, MARCUS. "Estudos clássicos e recepção: interfaces de estudos teatrais e Antiguidade Greco-latina.". In Estudos clássicos III cinema, literatura, teatro e arte., 155-160. São Paulo, Brazil: Annablume, 2014.
    Published
  13. Mota, Marcus. "Pythagoras Homericus: Performance as Hermeneutic Horizon to Interpret Pythagorean Tradition". In On Pythagoreanism, 103-116. Berlin, Brazil: DE GRUYTER, 2013.
    Published • 10.1515/9783110318500.103
  14. MOTA, MARCUS. "Teatro Grego: Novas Perspectivas". In Cinco ensaios sobre a Antiguidade, 45-66. São Paulo, Brazil: Annablume, 2012.
    Published
  15. MOTA, MARCUS; NEPOMUCENO, CINTHIA. "Dança,metro e música: geração de arquivos sonoros de textos da tragédia grega". In Arte e Tecnologia.Modus Operandi Universal, 129-143. BRASILIA, Brazil: PPG-Arte UnB, 2012.
    Published
Conference paper
  1. MOTA, MARCUS. "Dramaturgia e Multissensorialidade a partir de Kandinsky: Reflexões a partir de uma Pesquisa em Andamento". Paper presented in 6.o Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, BRASILIA, 2017.
    Published
  2. Aguilar, Juliana Hollerbach de; Gonçalves Filho, Cid. "O QUADRO E A PARTITURA: A POÉTICA MULTISSENSORIAL SEGUNDO KANDINSKY". Paper presented in XVII SEMPEM - Semina´rio Nacional de Pesquisa em Mu´sica da UFG, Goiânia, 2017.
    Published • 10.5151/despro-ped2016-0123
  3. MOTA, MARCUS. "Registro,criação e mediação tecnológica: experiências no Laboratório de Dramaturgia". Paper presented in 15. International Meeting of Art and Technology, BRASILIA, 2016.
    Published
  4. MOTA, MARCUS. "Heráclito e a música. Análise do Fragmento 51". Paper presented in XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Belo Horizonte, 2016.
    Published
  5. MOTA, MARCUS. "A obra como experiência recepcional: o caso das As Etiópicas, de Heliodoro. De Shakespeare até nós.". Paper presented in VIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, Belo Horizonte, 2014.
    Published
  6. MOTA, MARCUS. "Audiocenas: Elaborando o Amanhecer a partir de As Etiópicas, de Heliodoro". Paper presented in 13° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: arte, política e singularidade, BRASILIA, 2014.
    Published
  7. MOTA, MARCUS. "TEATRO, MÚSICA E ESTRANHAMENTO: a dramaturgia e recepção de David.". Paper presented in Simpósio da International Brecht Society,, BRASILIA, 2013.
    Published
  8. MOTA, MARCUS. "Performances instruídas: Metodologia de processo criativo a partir de temas ou obras da Antiguidade". Paper presented in 11. ART.Homo Aestheticus. Encontro Internacional de Arte e Tecnologia,, BRASILIA, 2012.
    Published
  9. MOTA, MARCUS. "Estudos Classicos e Recepção. Interfaces entre Estudos teatrais e antiguidade greco-latina.". Paper presented in VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, Porto Alegre, 2012.
    Published
  10. MOTA, MARCUS. "Metro e representação: geração de arquivos sonoros e midi a partir de textos da tragédia grega". Paper presented in 7 o. Simpósio de Cognição e Artes Musicais, BRASILIA, 2011.
    Published
  11. MOTA, MARCUS. "COMICIDADE E CINEMA MUDO: DRAMATURGIA DE ESQUETES CÔMICOS". Paper presented in VI Reunião científica da Associação Brasileira de Pesquisa de Pós Graduação em Artes Cênicas, Porto Alegre, 2011.
    Published
  12. MOTA, MARCUS. "Do ópera studio de Stanislávski aos musicais de B.Brecht: Por uma nova historiografia do teatro.". Paper presented in VI Congresso da Associação Brasileira de Estudos Clássicos, São Paulo, 2010.
  13. MOTA, MARCUS. "Textualidade, Performance e Tecnologia:Renovação Metodológica no Estudo dos Documentos Músico-poéticos da Antiguidade Clássica". Paper presented in XIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música,, Curitiba, 2009.
    Published
  14. MOTA, MARCUS. "Participação, observação e relato: Redefinição do conceito de Teoria e implicações para metodologia de estudo de processos criativos.". Paper presented in V Reunião científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, São Paulo, 2009.
  15. MOTA, MARCUS. "História cultural e teatralidade: Roger Chartier e a textualidade de obras performativas". Paper presented in IV Simpósio Nacional de História Cultural, Goiânia, 2008.
    Published
  16. MOTA, MARCUS. "Dramaturgia fílmica". Paper presented in IV Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, Belo Horizonte, 2007.
    Published
  17. MOTA, MARCUS. "Opera in Performance: Staging Interartistic Works and its Theoretical and Methodological Implications". Paper presented in Performance Matters!International Conference on Practical, Psychological, Philosophical and Educational Issues in Musical Performance,, Porto, 2005.
    Published
  18. MOTA, MARCUS. "Luigi Pareyson e a análise da experiência estética". Paper presented in XIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, BRASILIA, 2004.
    Published
Edited book
  1. MOTA, MARCUS. Catábases: Estudos sobre Viagens aos Infernos na Antiguidade, de Eudoro de Sousa.. São Paulo, Brazil: Editora Annablume. 2013.
    Published • Editor
  2. MOTA, MARCUS. Filosofia Grega, de Eudoro de Sousa.. BRASILIA, Brazil: Editora Universidade de Brasília. 2013.
    Published • Editor
Journal article
  1. MOTA, MARCUS. "Vida / Morte, Morte / Vida: Temas e tarefas na recepção de Adonias Filho". ESPECIARIA 17 (2018): 111-146.
    Open access • Published
  2. MOTA, MARCUS. "Vida de Ésquilo. Tradução e Comentário". RÓNAI: REVISTA DE ESTUDOS CLÁSSICOS E TRADUTÓRIOS 6 (2018): 52-62.
    Open access • Published
  3. MOTA, MARCUS. "Texto, escritura e Música: os fragmentos de Heráclito.". Contexto. Revista do Programa de Pós Graduação em Letras 31 (2017): 271-306.
    Open access • Published
  4. MOTA, MARCUS. "Adonias Filho cronista: apresentação e pequena antologia". Especiaria 16 (2017): 120-160.
    Open access • Published
  5. MOTA, MARCUS. "O fim do fim: a produção ficcional nos últimos anos de Adonias Filho.". Especiaria 16 (2017): 161-181.
    Open access • Published
  6. MOTA, MARCUS. "Estética Musical e Xamanismo: Vassili Kandinsky e o Kalevala". Anais do SEFiM - Revista interdisciplinar de Música, Filosofia e Educação 3 4 (2017): 167-178.
    Open access • Published
  7. MOTA, MARCUS. "Epifania e Música: Audiocenas a Partir de As Etiópicas, de Heliodoro". Anais do SEFiM - Revista interdisciplinar de Música, Filosofia e Educação 3 4 (2017): 85-99.
    Open access • Published
  8. MOTA, MARCUS. "Introdução à Dramaturgia Ateniense: Espaço, Som e Organização Textual". Dramaturgia em foco 1 1 (2017): 78-95.
    Open access • Published
  9. MOTA, MARCUS. "Teatro musicado, roteiro diagramático e seminários interdisciplinares: experiências em pesquisa, ensino e criação no laboratório de dramaturgia da Universidade de Brasília.". Revista Cena 19 (2016): 1-12.
    Open access • Published
  10. MOTA, MARCUS. "Heraclitus homericus: audiocenas a partir da Antiguidade I". Prometeus. Filosofia em Revista 9 (2016): 89-111.
    Open access • Published
  11. Marcus Mota Cinthia Nepomuceno. "Hearing and Dancing Beats: An Interartistic Appropriation of Meters in Greek Tragedy and Brazilian Traditional Dances". US-China Foreign Language 13 7 (2015): http://dx.doi.org/10.17265/1539-8080/2015.07.007.
    10.17265/1539-8080/2015.07.007
  12. MOTA, MARCUS; NEPOMUCENO, CINTHIA. "Hearing and Dancing Beats: An Interartistic Appropriation of Meters in Greek Tragedy and Brazilian Traditional Dance.". US-CHINA FOREIGN LANGUAGE 13 (2015): 523-538.
    Open access • Published
  13. MOTA, MARCUS. "Teatro musicado para todos- experiências do laboratório de dramaturgia". Revista Participação 25 (2014): 80-96.
    Open access • Published
  14. MOTA, MARCUS. "Materiais para o Apocalipse: Fé, Imaginação e Pessoa.". Revista VIS 13 (2014): 119-154.
    Open access • Published
  15. MOTA, MARCUS. "Adonias Filho e o Teatro.". Revista VIS 13.2 (2014): 250-270.
    Open access • Published
  16. MOTA, MARCUS. "Cavalleria Rusticana, de Giovanni Verga. Tradução.". Revista VIS 13.2 (2014): 273-296.
    Open access • Published
  17. MOTA, MARCUS. "Sete Contra Tebas de Ésquilo. Introdução e tradução". Archai Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental 10 (2013): 145-167.
    Open access • Published
  18. MOTA, MARCUS. "PALAVRA, CENA E MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: EDIÇÃO ONLINE DE OBRAS DRAMÁTICAS CLÁSSICAS". Revista da Anpoll 35 (2013): 143-162.
    Open access • Published
  19. MOTA, MARCUS. "A definição de espetáculo em Sófocles:A correlação entre dramaturgia musical e a representação de figuras isoladas.". Clássica 26 (2013): 55-64.
    Open access • Published
  20. MOTA, MARCUS. "Catarse, Rasa, Flor: contextualizando a produção de emoções a partir de tradições performativo-musicais.". Revista VIS 12.1 (2013): 118-127. https://docplayer.com.br/83537145-Revista-do-programa-de-pos-graduacao-em-arte-da-unb-volume-12-numero-1-janeiro-julho-de-brasilia-df-issn.html.
    Published
  21. MOTA, MARCUS. "Genealogias da dança". REVISTA EIXO 1 (2012): 28-43.
    Open access • In press
  22. MOTA, MARCUS. "Entre Livros e Eudoro: Relato de algumas experiências". Archai Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental 8 (2012): 57-74.
    Open access • Published
  23. MOTA, MARCUS. "Fontes para os estudos teatrais: Contribuições de A.Appia e E.Piscator.". Urdimento 18 (2012): 43-58.
    Open access • Published
  24. MOTA, MARCUS. "OUVIR E DANÇAR RITMOS: EXPERIMENTOS COM METROS DA TRAGÉDIA GREGA.". Clássica. Revista Brasileira de Estudos Clássicos, 25 (2012): 133-148.
    Open access • Published
  25. MOTA, MARCUS. "Performance, dramaturgia e musicalidade: ideias e experimentos na interface entre Estudos Clássicos e Recepção". Revista VIS 11 (2012): 83-100.
    Open access • Published
  26. MOTA, MARCUS. "Tradução. Ato Sem Palavras I, de Samuel Beckett". Revista VIS 11 (2012): 115-120.
    Open access • Published • Translator
  27. MOTA, MARCUS. "Performances culturais". Fênix 8 (2011): 1-7.
    Open access • Published
  28. MOTA, MARCUS. "Por uma abordagem não agonística das teorias teatrais: O caso Meyerhold". Revista Fênix 7 (2010): 1-16.
    Open access • Published
  29. MOTA, MARCUS. "Nos Passos de Homero:Performance como Argumento na Antiguidade.". Revista VIS 9.2 (2009): 21-58. http://ida.unb.br/revistavis/revista%20vis%20v9%20n2.pdf.
    Published
  30. MOTA, MARCUS. "PERFORMANCE E INTELIGIBILIDADE: TRADUZINDO I´ON, DE PLATA~O". Archai Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental 1 (2009): 183-204.
    Open access • Published
  31. MOTA, MARCUS. "A realização de Óperas como campo interartístico: Dramaturgia, performance e interpretação de obras audiovisuais". Música em Contexto 1 (2009): 53-60.
    Open access • Published
  32. MOTA, MARCUS. "Natyasastra:teorial teatral e a amplitude da cena.". Revista Fênix 3 (2006): 1-9. http://www.revistafenix.pro.br/PDF9/3.Dossie.Marcus_Mota.pdf.
    Published
  33. MOTA, MARCUS. "A performance como argumento: a cena inicial do diálogo Íon,". Revista VIS 5 (2006): 80-92.
    Open access • Published
  34. Lima, Paulo Butti de. "Arte,conhecimento e jogo em H-G. Gadamer.". Revista VIS 4.4 (2005): 76-85.
    Published
  35. SILVESTRE, EMERSON. "DA FICÇÃO DOS GÊNEROS À FICÇÃO LITERÁRIA: UMA LEITURA DE O FILHO DE MIL HOMENS". Revista Tônica 1 (2005): 47-71.
    Published
  36. MOTA, MARCUS. "O teatro como metaestética: Subjetividade e jogo segundo H-G.Gadamer". Revista VIS 4.4 (2005): 86-94.
    Published
  37. MOTA, MARCUS. "Teatro e audiovisualidade: a dramaturgia musical de Ésquilo.". Ouvirouver 1 (2005): 105-136. http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/30/58.
    Open access
  38. MOTA, MARCUS. "Ficção, conceito e história:contraste entre o projeto metacrítico de H.White e a proposta integrativa de R. Koslleck.". Tempo de Histórias 5 5 (2001): 177-212.
    Published
  39. MOTA, MARCUS. "Tradição e modernidade: Esboço primeiro de Investigação sobre a mímesis dramática.". Tempo de Histórias 4 4 (2000): 119-128.
    Published
  40. MOTA, MARCUS. "A morte de Penteu. Os equívocos do dionisismo catártico.". Humanidades 44 (1998): 1-16.
    Published
  41. MOTA, MARCUS. "Platão dramaturgo". Humanidades 42 (1997): 69-80.
    Published
  42. MOTA, MARCUS. "Tradição e razão: modernidade e mito em Rumble Fish.". Humanidades 40 (1996): 28-33.
    Published
  43. MOTA, MARCUS. "A poética das razões e as razões da poética segundo Gaston Bachelard". Humanidades 29 (1993): 356-367.
Journal issue
  1. MOTA, MARCUS. "Edição da Revista Dramaturgias n.9. Dossiê: Kandinsky". Dramaturgias 9 (2018):
    Published • Editor
  2. MOTA, MARCUS. "Edição Revista Dramaturgias n.8. Dossiê: Dramaturgias da Dança". Dramaturgias 8 (2018): http://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/issue/view/1313.
    Published • Editor
  3. MOTA, MARCUS. "Edição Revista Dramaturgias n. 7. Dossiê: Dramaturgia e Tradução". Revista Dramaturgias 7 (2018): http://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/issue/view/861.
    Published • Editor
  4. MOTA, MARCUS. "Edição Revista Dramaturgias n.6. Dossiê: Heráclito em Performance". Dramaturgias 6 (2017): http://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/issue/view/732.
    Published • Editor
  5. MOTA, MARCUS. "Edição Revista Dramaturgias n.5. Dossiê: Dramaturgia e Som". Dramaturgias 5 (2017): http://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/issue/view/735.
    Published • Editor
  6. MOTA, MARCUS. "Edição da Revista Dramaturgia n.4. Dossiê: Escritas Dramáticas". Dramaturgias 4 (2017): http://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/issue/view/734.
    Published • Editor
  7. MOTA, MARCUS. "Edição da Revista Dramaturgias n. 1. Dossiê: Shakespeare 400 anos". Dramaturgias 1 (2016): http://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/issue/view/821.
    Published • Editor
  8. MOTA, MARCUS. "Edição da Revista Dramaturgias n.2/3. Dossiê: Dramaturgia Musical". Dramaturgias 2/3 (2016): http://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/issue/view/733.
    Published • Editor
Translation
  1. MOTA, MARCUS. Yerma, de Garcia Lorca. BRASILIA, Brazil: Editora Universidade de Brasília. 2000.
    Published
  2. MOTA, MARCUS. Assim que passarem cinco anos, de Garcia Lorca. BRASILIA, Brazil: Editora Universidade de Brasília. 2000.
    Published
  3. MOTA, MARCUS. A casa de Bernarda Alba, de Garcia Lorca. BRASILIA, Brazil: Editora Universidade de Brasília. 2000.
  4. MOTA, MARCUS. Conferências, de Garcia Lorca. BRASILIA, Brazil: Editora Universidade de Brasília. 2000.
    Published

Artistic / Performance

Audio recording
  1. MOTA, MARCUS; Marcus Mota e Alexandre Rangel (Producer). 2018. "Audiocena 3". In Audiocenas, LADI, Canal Youtube.
Musical composition
  1. MOTA, MARCUS. Sambafoot. Revista Dramaturgias/LADI, 2018.
  2. MOTA, MARCUS. Suíte Orquestral Esplanada. Revista Dramaturgias, 2017.
  3. MOTA, MARCUS. Suíte Orquestral Heliodoriana. Revista Dramaturgias, 2014.
Theatre play
  1. Hugo Rodas, Diretor. 2017. Salomônicas 2017. Musical..
  2. Hugo Rodas, Diretor. 2013. Sete Contra Tebas. Musical.
  3. 2013. Uma Noite de Natal . Musical..
  4. 2012. À Mesa. Comédia a partir de O Banquete, de Platão.
  5. Hugo Rodas, Diretor. 2012. DAVID. Tragicomédia musical.
  6. Hugo Rodas, Diretor. 2009. No Muro. Ópera Hip Hop.
  7. 2007. Caliban: o encontro dos mundos. Tragicomédia musical..
  8. 2006. Saul. Drama Musical..
  9. 2006. Iago. Metadrama para atores..
  10. Hugo Rodas, Diretor. 2003. As Partes Todas de Um Benefício - Antidrama com música.
  11. 2002. Idades. Lola. Drama.
  12. Centro Cultural Banco do Brasil, Brasília, Brasil. 2001. DOCENOVEMBRO.
  13. 1997. Uma Última Noite sobre a Terra.
  14. 1997. O Filho da Costureira.
Video recording
  1. MOTA, MARCUS; Marcus Mota e Alexandre Rangel (Producer); Marcus Mota e Alexandre Rangel (Director). 2018. Audiocena 5. LADI Canal Youtube.
  2. MOTA, MARCUS; Marcus Mota e Alexandre Rangel (Producer); Marcus Mota e Alexandre Rangel (Director). 2018. Audiocena 4. LADI canal Youtube.
  3. MOTA, MARCUS; Marcus Mota e Alexandre Rangel (Producer); Marcus Mota e Alexandre Rangel (Director). 2018. Audiocena 2. LADI/ CANAL Youtube.
  4. MOTA, MARCUS; Marcus Mota e Alexandre Rangel (Producer); Marcus Mota e Alexandre Rangel (Director). 2018. Audiocena I. LADI/ Canal Youtube.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2018 Musical Dramaturgy Online: Using Digital Archiving for Musical Theatre Research Reading Musicals: Sources, Editions, Performance
The Great American Songbook Foundation (Carmel, Indianápolis, United States)
2018 Ouvindo as cores: Uma estética multissensorial no diálogo entre W.Kandinsky e O. Messiaen V Congresso nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música
Unesp (São Paulo, Brazil)
2018 The Composer in the Classroom: Creative Strategies for Interaction between Musician and Actors at Drama-Lab, Brazil Instrumental Theatre. Music and the Stage in Latin America (1954-2006)
CASA DEL BICENTENARIO, CENTRO DE ARTE SONORO (CASO) (Buenos Aires, Argentina)
2017/12 Das canções de Cena à Kandinsky: Percursos criativos do Laboratório de Dramaturgia Seminário Interno
CESEM (Lisboa)
2017 Registro de processos criativos:desafios para o teatro musical Seminário Interno
Centro de Estudos de Teatro Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016 Sounding Narrative Worlds: Audio Scenes of Aithiopika as Textual and Musical Experiment Fifth International Conference on the Ancient Novel
University of Houston (Houston, Texas, United States)
2016 Epiphanic Characterization in Aithiopika and its Sound Counterpoint: An Orchestral Composition as an Experiment in Reception Fifth International Conference on the Ancient Novel
University of Houston (Houston, United States)
2015 Audio Scenes: Sound- Image Integration based on Homeric Rhapsode Art Seminaire Histoire, théories et pratiques de la traduction
Université Rouen (Rouen, France)
2015 Audio scenes : An Orchestral Suite based on Heliodorus’ Aithiopika Voix, geste et rythme dans la poésie ancienne et moderne
Université de Rouen (Rouen, France)
2013 Dramaturgia, música e poder: A construção da recepção em David Teatro: Estética e Poder/ Theatre: Aesthetics and Power
FACULDADE DE LETRAS - UNIVERSIDADE DE LISBOA (Lisboa, Portugal)
2010 Performative and anti-performative arguments in Heraclitus. Celtic Conference in Classics. International Association for Presocratic Studies
University of Edinburgh (Edinburgh, United Kingdom)
2010 Homeric Steps: A Comparison between Ancient Greek and Brazilian Traditional Dances 3rd Annual International Conference on Philology, Literatures and Linguistics,
Atiner (Atenas, Greece)
2009 Fragments of an Archaic and Noisy City: The Soundscape of Ephesus According to Heraclitus. Moisa Epichorios: Regional Music and Musical Regions
Moisa – International Society for the Study of Greek and Roman Music and its Cultural Heritage (Ravenna, Italy)
2009 Performances Culturais Comparadas: As implicações metodológicas da hipótese Parry-Lord. Quinto Colóquio Internacional Estudios Clasicos. Mito y Performance
Universidad de La Plata (La Plata, Argentina)
2009 From Text to Performance: Ancient Greek Drama and Brazilian Carnival. 2nd Annual International Conference on Literature, Languages & Linguistics
Atiner (Atenas, Greece)
2008 Interplay Between Narrative and Drama in Heliodorus' Aithiopika and Shakespeare's The WInter's Tale IV International Conference On Ancient Novel
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2008 Compondo, realizando e produzindo obras dramático-musicais no Brasil: projeto Ópera Estúdio ou Deus é brasileiro: as complexas relações entre laicidade e religiosidade a partir da montagem de uma ópera com figuras bíblicas. Ninth International Congress of the Brazilian Studies Association
Brazilian Studies Association (New Orleans, United States)
2008 Procedimentos de Explicitação da Dramaturgia Musical de Ésquilo: Relato de Duas Investigações. II Congresso Internacional de Estudios Clássicos en México
Universidad Nacional Autónoma de México (Cidade de México, Mexico)
2006 A Brazilian Othello: Metatheatricality and Violence in Iago. VIII World Shakespeare Congress
International Shakespeare Association (Brisbane, Australia)
2004 A dramaturgia musical de Ésquilo: tragédia e audiovisualidade. XII Congrès Internationaux de la FIEC (Fédération internationale des Associations d’études classiques)
Fédération internationale des Associations d’études classiques (Ouro Preto, Brazil)
1990 Bakhtin/Vygotsky: Fundamentos da Tradição do Horizonte Compreensivo do Social na Linguagem IX Congresso Internacional da Associação de Lingüística e Filologia da América do Sul
Universidade de Campinas (Campinas, Brazil)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2016 - Current Artes Integradas e Tecnologias: Experiências Multissensoriais e Interdisciplinares.
Supervisor
Artes (PhD)
Universidade de Brasília, Brazil
2016 - Current Formação de Cantores em Nível Universitário. Experiências e Projetos
Supervisor of Janette Dornellas
Artes (PhD)
Universidade de Brasília, Brazil
2015 - Current RITMOS DE DANÇA NA CANÇÃO DE CÂMARA BRASILEIRA: Um estudo tendo como referência o Lundú da Marquesa de Santos e a Dansa (Martelo)de Heitor Villa-Lobos
Supervisor of Rogério Rodrigues de Oliveira
Artes (PhD)
Universidade de Brasília, Brazil
2015 - 2017 RESSONÂNCIAS EM CRIAÇÃO: A MUSICALIDADE COMO EIXO NO PROCESSO CRIATIVO.
Supervisor of Caisa Tiburcio
Artes Cênicas (Master)
Universidade de Brasília, Brazil
2015 - 2017 Recitais Cênico- Musicais: Discussão a partir de Processos Criativos
Supervisor of Maria Lucia Rosa
Artes Cênicas (Master)
Universidade de Brasília, Brazil
2013 - 2017 O espaço da Palhaçaria no gênero Trágico: aplicações de procedimentos cômicos em Édipo Rei e suas implicações e transformações no trabalho do ator-palhaço
Supervisor of Denivaldo Camargo de Oliveira
Artes (PhD)
Universidade de Brasília, Brazil
2014 - 2016 Provocador Cênico:Implicações de uma possível nova função na cena contemporânea
Supervisor of Júlia Alves Rodrigues Carvalhal
Artes (Master)
Universidade de Brasília, Brazil
2014 - 2016 Preparação Corporal para apresentadores de telejornalismo.Uma discussão a partir de oficinas de improvisação
Supervisor
Artes Cênicas (Master)
Universidade de Brasília, Brazil
2014 - 2016 TEATRO PARA BEBÊS: PROCESSOS CRIATIVOS, DRAMATURGIA E ESCUTA
Supervisor
Artes Cênicas (Master)
Universidade de Brasília, Brazil
2013 - 2016 O Laboratório Transdisciplinar de Cenografia (LTC): locus do Espaço e Desenho da cena no Brasil
Supervisor
Artes (PhD)
Universidade de Brasília, Brazil
2012 - 2014 Abordagens de processos criativos: O teatro de Hugo Rodas.
Supervisor
Artes (Master)
Universidade de Brasília, Brazil
2012 - 2014 A Produção Cultural como etapa no processo criativo de espetáculos teatrais.
Supervisor
Artes (Master)
Universidade de Brasília, Brazil
2012 - 2014 Cidade em Plano: Arqueologia de um processo criativo e criação de sentidos em dança.
Supervisor
Artes (Master)
Universidade de Brasília, Brazil
2011 - 2014 Dramaturgia, Gestus e Música. Colaboração entre Brecht,Kurt Weill, Hanns Eisler entre 1927 e 1932.
Supervisor of Geraldo Martins
Artes (PhD)
Universidade de Brasília, Brazil
2011 - 2013 Antropofagizando os clássicos. Vida Pitagórica e O banquete..
Supervisor
Artes (Master)
Universidade de Brasília, Brazil
2011 - 2013 Quase-Cinema: Educação em Artes Visuais com software livre de criação visual e remix.
Co-supervisor
Artes (Master)
Universidade de Brasília, Brazil
2009 - 2011 Constantino Isidoro Filho. Demorô. Investigações sobre a Teatralidade no Hip-Hop. 2011
Supervisor
Artes (Master)
Universidade de Brasília, Brazil
2008 - 2011 Música holofractal em cena:Experimento holonômico e fractal de improvisação musical no espaço cênico.
Supervisor
Artes (PhD)
Universidade de Brasília, Brazil
2008 - 2010 Dramaturgias Contemporâneas:as transformações do conceito de dramaturgia e suas implicações. 2010.
Supervisor of Laura Alves Moreira
Artes (Master)
Universidade de Brasília, Brazil
2008 - 2010 FORMAÇÃO EM PALHAÇO: REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO DE NOVOS PALHAÇOS
Supervisor
Artes (Master)
Universidade de Brasília, Brazil
2006 - 2008 A dramaturgia da atuação cômica.
Supervisor
Artes (Master)
Universidade de Brasília, Brazil
2005 - 2007 O garoto de Juan Lacaze. Invenção no teatro de Hugo Rodas.
Supervisor of Claudia Moreira de Souza
Artes (Master)
Universidade de Brasília, Brazil
2005 - 2007 O cinema teatral de Eisenstein: Década de 20
Supervisor
Artes (Master)
Universidade de Brasília, Brazil
2004 - 2006 As palavras não morrem jamais: textos não literarios de F.G.Lorca
Supervisor
Artes (Master)
Universidade de Brasília, Brazil
2003 - 2005 Da Rua à Cena: Trilhas de um Processo Criativo
Supervisor
Artes (Master)
Universidade de Brasília, Brazil

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2013 - 2013 I Festival de Teatro Antigo, em 2013, na Universidade de Brasília, que ocorreu durante a reunião da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos(SBEC). (2013 - 2013)
Festival (President of the Organising Committee)
Universidade de Brasília, Brazil
2013 - 2013 II Seminário Internacional de Teoria Teatral (SBEC/UnB) (2013 - 2013)
Seminar (President of the Organising Committee)
Universidade de Brasília, Brazil
2013 - 2013 I Seminário Internacional de Artes Integradas (Secretaria de Cultura de Goiânia/UFG/UnB,IFB) (2013 - 2013)
Seminar (President of the Organising Committee)
Universidade Federal de Goiás, Brazil
2013 - 2013 Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (2013 - 2013)
Congress (Member of the Organising Committee)
Universidade de Brasília, Brazil
2011 - 2011 Seminário internacional de Música e Filosofia. A estrutura musical dos diálogos platônicos. Com o professor J. Kennedy (2011 - 2011)
Seminar (Co-organisor)
Universidade de Brasília, Brazil
2010 - 2010 I Seminário Internacional de Teoria Teatral/Tour H-T. Lehmann no Brasil (2010 - 2010)
Meeting (President of the Organising Committee)
Universidade de Brasília, Brazil
2006 - 2006 Mostra e Seminário A experiência da cena (CCBB-Brasília) (2006 - 2006)
Festival (President of the Organising Committee)
Universidade de Brasília, Brazil

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2018/08 - 2018/12 TECNICAS EXPERIMENTAIS DE ARTES CÊNICAS Artes Cênicas (Bacharelato) Universidade de Brasília, Brazil
2017/03 - 2017/07 Laboratório de Criação em Artes Cênicas Artes Cênicas (Mestrado) Universidade de Brasília, Brazil
2017/03 - 2017/07 Poéticas Teatrais Artes Cênicas (Bacharelato) Universidade de Brasília, Brazil
2016/08 - 2016/12 Seminário de Metafísica e Artes na Antiguidade Pós-Graduação em Metafísica (Mestrado) Universidade de Brasília, Brazil
2016/08 - 2016/12 Metodologia de Pesquisa em Artes Ce^nicas Artes Cênicas (Bacharelato) Universidade de Brasília, Brazil
2009/01 - 2009/05 Advanced Drama Techniques Creative Writing (Bacharelato) Florida State University, United States
2008/01 - 2008/05 Drama Tecnniques Creative Writing (Bachelor) Florida State University, United States

Interview (tv / radio show)

Program Topic
2015/04/29 - Current Audiocenas e Etiópicas: pesquisa e processo criativo
2018 - 2018 UnBTV entrevista. Celebração dos 20 anos do Laboratório de Dramaturgia (LADI-UnB) e lançamento do livro Dramaturgia. Celebração dos 20 anos do Laboratório de Dramaturgia (LADI-UnB) e lançamento do livro Dramaturgia.
Distinctions

Award

2009 2o. lugar do Prêmio Mário de Andrade, destinado a Ensaios Literários., Fundação Biblioteca Nacional.
2003 Menção Honrosa no Premio Cidade de Belo Horizonte, Prefeitura de Belo Horizonte.

Other distinction

2017 Edital Publicação de Livros Científicos
Universidade de Brasília, Brazil
2016 Edital Universal 2016, CNPq.
2016 Edital Universal 2014
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brazil
2010 Edital Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brazil

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brazil
2009 Edital Finatec Participação em Eventos Científicos Internacionais.
2009 Edital Publicação Livros Científicos
2009 Edital Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brazil
2008 Prêmio Edital Cultural Eletrobrás 2008.