???global.info.a_carregar???
Maria Antónia Barreto (PhD) é professora coordenadora no Instituto Politécnico de Leiria e investigadora no CEI-IUL. Especialista em questões de educação, tem colaborado e desenvolvido projetos de cooperação para o desenvolvimento nesta área nos PALOP. Tem uma vasta experiência de colaboração com ONG nacionais e internacionais na execução de ações de educação para o desenvolvimento.
Identification

Personal identification

Full name
Maria Antónia Belchior Ferreira Barreto

Citation names

  • Barreto, Maria Antónia

Author identifiers

Ciência ID
8A1E-462D-8734
ORCID iD
0000-0001-5467-8595

Email addresses

  • antonia@ipleiria.pt (Professional)

Telephones

Telephone
  • (351) 244 845050 (Professional)

Addresses

  • Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação Ciências Sociais, Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação - NIDE. Campus 5 Rua das Olhalvas 2414-016 Leiria (CP:4045), 2414-016, Leiria, Leiria, Portugal (Professional)

Websites

  • http://www.esecs.ipleiria.pt/index.php?id=1 (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Social Sciences - Media and Communications

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
French Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Italian Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Spanish; Castilian Beginner (A1) Advanced (C1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
1992
Concluded
Tecnologias da Educação (Doutoramento)
Universite de Bordeaux I, France
"L’opération régionale "aquitaine au présent-regards": une expérience pédagogique multi-média dans les domaines de la communication, du développement cognitif et de l’innovation étude de cas" (THESIS/DISSERTATION)
Trés Honorable
1975
Concluded
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
15
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2000/01 - 2004/02 Auxiliary Researcher (Research) Universidade de Lisboa, Portugal
1978/01 - 1981/01 Researcher (Research) Ministério da Educação, Guinea-Bissau

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2006/01 - Current Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2018 Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2016 Associate Professor (University Teacher) Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2016 Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2009/01 - Current Chefe de Departamento Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2018 Conselho geral ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2016 Conselho geral ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
1992 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente (Coordenação de mestrados) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2010/01 - Current Consultor Internacional (Investigação Científica) UNESCO à Dakar et Bureau régional pour l'éducation en Afrique, France
2009/01 - Current Professor (Docente Universitário) Centro de formação de professores Drª Deolinda Ribeiro, Portugal
2009/01 - Current Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Ministério da Educação, Portugal
2009/01 - Current Consultor Internacional (Investigação Científica) European Commission, Belgium
2009/01 - Current Coordenação pedagógica (Investigação Científica) Instituto Português de Apoio ao desenvolvimento, Portugal
2009/01 - Current Consultor (Investigação Científica) Instituto Superior Pedagógico, Cape Verde
2008/01 - Current Formadora (Técnica Superior) Universidade Pedagogica, Mozambique
2006/01 - Current Professor Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2004/01 - Current Professor Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2000/01 - Current Professora Convidada (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
1985/01 - Current Consultora (Investigação Científica) ONG Eng. Carlos Schwarz, Guinea-Bissau
2005/01 - 2007/01 Formadora (Técnica Superior) Liceu São Filipe, Cape Verde
2005/01 - 2005/12 avaliadora (Técnica Superior) Instituto Superior Pedagógico, Cape Verde
2003/01 - 2005/01 Formadora (Técnica Superior) Escola Portuguesa de Luanda, Angola
2001/01 - 2003/01 Coordenadora (Técnica Superior) Instituto Superior Pedagógico, Cape Verde
1985/01 - 1990/01 Coordenadora externa (Investigação Científica) Ministério da Educação, Guinea-Bissau
1981/01 - 1982/01 Professora (Técnica Superior) Ministério da Educação, Portugal
1975/01 - 1977/01 Directora (Técnica Superior) Escola Secundária de Alves Redol, Portugal
1973/01 - 1977/01 Professora (Técnica Superior) Ministério da Educação, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2010 - 2013/07 The role of civil society organizations in education and training: the case of Angola, Guiné-Bissau, Moçambique and São Tomé e Príncipe
103240
Provided by PTCRIS: 103240
PTDC/AFR/103240/2008
Principal investigator
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluded

Contract

Designation Funders
2000 - 2009/03 Decentralized Cooperation: Non-State Actors in African Countries changing dynamics - Guinea-Bissau and Cap Verde Case-Study, 2000-2004
55830
Provided by PTCRIS: 82793
Provided by PTCRIS: 55830
82793
POCI/AFR/55830/2004
Researcher
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluded

Other

Designation Funders
2018 - Current Projecto Europeu Conectando Mundos
2018-1-ES01-KA201-050903
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2018 - Current Multi-sectoral academic Programme to prevent and combat Female Genital Mutilation
JUST/2014/RDAP/AG/HARM
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - Current Projecto Europeu ICON: Inverted Classroom Online
2016-1-NO01-KA204-022064
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - Current Projeto Nacional Sinergias ED II
(a completar)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - Current Projeto Nacional Alternativas
(a completar)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - Current Projecto Europeu Museo Mundial - Global Learning in European museums to support the MDG Agenda
DCI-NSAED/2012/282-021
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - Current Projeto Nacional Sinergias ED I
(a completar)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2009 - Current Projecto Europeu IEOL
2009-1-FI1-GRU06-01522
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2012 - 2014 Projeto Europeu PEOPLE – Pedagogic Evolution with Online Learning Environments
2012-I-FII-GRU06-09536 2
Technical development
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Outputs

Publications

Book
  1. Costa, Ana Bénard da; Barreto, Maria Antónia. COOPEDU — Congresso Portugal e os PALOP Cooperação na Área da Educação. 2011.
Book chapter
  1. Barreto, Maria Antónia. "Teacher Education in Angola: conceptions, practices and challenges". In INTERNATIONAL HANDBOOK OF TEACHER EDUCATION, 86-104. Grécia: HM Studies and Publishing, 2018.
    Published
  2. Barreto, Maria Antónia. "Teacher Education in Cape Verde: conceptions, practices and challenges". In International handbook of teacher education worldwide, 251-268. Grécia: HM Studies and Publishing, 2018.
    Published
  3. Barreto, Maria Antónia. "Teacher Education in São Tomé and Príncipe: conceptions, practices and challenges". In INTERNATIONAL HANDBOOK OF TEACHER EDUCATION, 140-155. Grécia: HM Studies and Publishing, 2018.
    Published
  4. Barreto, Antónia; Santos, Filipe; Barreto, Maria Antónia. "Seniores e co-construção de conhecimento : os projetos europeus IEOL e PEOPLE". In Da participação na Cultura à Cultura da Participação, 102-111. Leiria, Portugal: RIAP - Associação Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural – Nodo Português, 2014.
    Published
  5. Barreto, Maria Antónia. "Apresentação do projeto “O papel das organizações da sociedade civil na educação e na formação: O caso de Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique”". In II Coopedu – África e o Mundo (Livro de Atas), 24-32. Lisboa, Portugal: Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Estudos Africanos e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria, 2013.
    Published
  6. Barreto, Maria Antónia; Costa, Ana Bénard da. "Introdução". Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Estudos Africanos e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria, 2013.
  7. Barreto, Antónia. "A reforma do ensino secundário em são Tomé e Príncipe. Apresentação do projeto Escola+". Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Estudos Africanos (CEA-IUL), 2012.
  8. Barreto, Antónia; Barreto, Maria Antónia. "Projectos, políticas e perspectivas futuras, uma reflexão em torno das comunicações apresentadas". In COOPEDU — Congresso Portugal e os PALOP Cooperação na Área da Educação, 123-124. Lisboa, Portugal: CEA-IUL & IPLeiria, 2011.
    Published
  9. Costa, Ana; Barreto, Antónia. "Introdução". 2011.
  10. Barreto, Maria Antónia. "A cooperação no ensino superior: parceria entre a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria e o Instituto Pedagógico de Cabo Verde entre 2000 e 2004". In A cooperação descentralizada e as dinâmicas de mudança em países africanos: os casos de Cabo Verde e da Guiné-Bissau, 0-0. Lisboa, Portugal: CEsA, 2010.
    Published
  11. Barreto, Maria Antónia. "Educação para o desenvolvimento local.A reforma do ensino secundário .Propostas de intervenção". In Abrindo Trilhos tecendo redes.Reflexoes e experiencias de desenvolvimento local em contexto lusófono, 0-0. Lisboa, Portugal: GERPRESS, 2010.
    Published
  12. Martelo, António; Barreto, Maria Antónia. "Atelier “Educação, Cultura e Turismo”". CEA-ISCTE & GERPRESS, 2009.
  13. Barreto, Maria Antónia. "A língua portuguesa no ensino na Guine Bissau". In A língua portuguesa e a cooperação para o desenvolvimento, 0-0. Lisboa, Portugal: Colibri, 2005.
    Published
  14. Barreto, Maria Antónia. "O conceito de educação para o desenvolvimento e o sistema educativo". In Autarquias portuguesas - Cooperação e Desenvolvimento - Pesquisa sobre os conceitos de desenvolvimento humano, cooperação descentralizada e luta contra a exclusão social, 0-0. Lisboa, Portugal: ACEP, 2001.
    Published
Conference abstract
  1. Barreto, Maria Antónia. "Ferramentas de elaboração de webquests na formação especializada a distancia de professores participantes num projecto de educação para o desenvolvimento". Paper presented in Encontro sobre WebQuest, Braga, 2006.
    Published
Conference paper
  1. Barreto, Antónia; Santos, Filipe. "Redes de cooperação no ensino superior: o papel do Instituto Politécnico de Leiria no Curso de Pós Graduação em Formação para a Docência em Cabo Verde". 2016.
  2. Roussos, Cecília; Barreto, Maria Antónia; Santos, Tânia. "The adjustment to the Recognition, Validation And Certification of Competences Process for Deaf Adults: a case study". Paper presented in Local Change, Social Actions and Adult Learning: Challenges and Responses, Lisboa, 2014.
    Published
  3. Barreto, Antónia; Santos, Filipe; Barreto, Maria Antónia. "Metodologias multimédia no ensino formal e educação para o desenvolvimento : o caso d’“O Percurso dos Quilombos”". Paper presented in I Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento” (I CIEAD), Leiria, 2014.
    Published
  4. Barreto, Maria Antónia. "O papel das organizações da sociedade civil na educação e na formação: o caso de Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique. Apresentação de um projeto de investigação a decorrer de 20010 a 2013". Paper presented in XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, Bahia, 2014.
    Published
  5. Barreto, Maria Antónia; Santos, Filipe. "Memoriais culturais e históricos como promotores do desenvolvimento: os memoriais de Guiledje e Cacheu na Guiné-Bissau". Paper presented in 5th European Conference on African Studies, Lisboa, 2013.
    Published
  6. Barreto, Maria Antónia; Santos, Filipe. "Educating for Environmental Sustainability: The Sustainable Earth Project". Paper presented in 6th International Technology, Education and Development Conference, Valencia, 2012.
    Published
  7. Barreto, Maria Antónia; Santos, Filipe. "Memorial da Escravatura em Cacheu-Guiné-Bissau: O Nascimento do Projeto". Paper presented in Colóquio Internacional Cabo Verde e Guiné-Bissau: Percursos do Saber e da Ciência, Lisboa, 2012.
    Published
  8. Barreto, Maria Antónia. "A reforma do ensino secundário em são Tomé e Príncipe. Apresentação do projeto Escola+". Paper presented in Colóquio Internacional São Tomé e Príncipe numa perspectiva interdisciplinar, diacrónica e sincrónica, Lisboa, 2012.
    Published
  9. Barreto, Maria Antónia. "Papel da Sociedade Civil na educação e na formação em Moçambique: potencialidades e constrangimentos". Paper presented in Congresso Internacional Saber Tropical em Moçambique: História, Memória e Ciência, Lisboa, 2012.
    Published
  10. Barreto, Maria Antónia. "Reformas recentes no sistema educativo da Guiné-Bissau: Compromisso entre a identidade e a dependência". Paper presented in Colóquio Internacional Cabo Verde e Guiné-Bissau: Percursos do Saber e da Ciência, Lisboa, 2012.
    Published
  11. Oliveira, Fernanda; Rego, Bruno; Barreto, Antónia; Santos, Filipe; Barreto, Maria Antónia. "O Ecoturismo como fator de Desenvolvimento na Guiné-Bissau: Uma Estratégia de Cooperação Institucional". Paper presented in Colóquio Internacional Cabo Verde e Guiné Bissau: Percursos do Saber e da Ciência, Lisboa, 2012.
    Published
  12. Barreto, Maria Antónia. "Papel da Sociedade Civil na educação e na formação em Moçambique: potencialidades e constrangimentos". 2012.
  13. Costa, Ana Bénard da; Barreto, Antónia. "II COOPEDU - Cooperação e Educação: África e o Mundo - Livro de Resumos". 2012.
  14. Barreto, Maria Antónia; Santos, Filipe. "Redes Sociais e Formação ao Longo da Vida: uma Parceria Grundtvig". Paper presented in Conferência Ibérica Inovação na Educação com TIC, Bragança, 2011.
    Published
  15. Santos, Filipe; Barreto, Maria Antónia. "Os novos media e sua apropriação pela sociedade civil: o caso da ONGD guineense “Acção para o Desenvolvimento”". Paper presented in VII Congresso Ibérico de Estudos Africanos, Lisboa, 2010.
    Published
  16. Barreto, Maria Antónia; Coelho, Amilcar. "Percursos recentes da construção da profissão docente em Portugalcaminhos controversos que implicam valores". Paper presented in Actas do XVII Congresso AFFIRSE, Lisboa, 2010.
    Published
  17. Barreto, Maria Antónia. "Colaboração com o Ensino Superior: Informática na Promoção do Desenvolvimento". Paper presented in VI Congreso Africaib, N/A, 2008.
    Published
  18. Barreto, Maria Antónia; Santos, Filipe. "ICT Contribution to NGO’s Dynamics: Analisys of Guinea-Bissau's “Acção para o Desenvolvimento” website". Paper presented in Colóquio Internacional EUTIC 08, Lisboa, 2008.
    Published
  19. Barreto, Maria Antónia. "Impacto dos projectos de investigação-acção no desenvolvimento profissional e organizacional - Estudos de casos". Paper presented in XIV Colóquio da AFIRSE, Lisboa, 2006.
    Published
  20. Barreto, Maria Antónia; Brites. "Reconhecimento e validação de competências na formaçao especializada de professores.Estudos de caso". Paper presented in 17ème colloque internationale de l’ADMEE-Europe-Évaluation dês competences:entre reconnaissance et validation des acquis de l’experience, Lisboa, 2004.
    Published
  21. Barreto, Maria Antónia. "A investigação-acção na formação de formadores em Cabo Verde:o estudo de caso da formação de formadores do Instituto pedagógico". Paper presented in XIV Colóquio da Associação Francophone internationale de Recherche scientifique en education: A investigação na formação de professores, Lisboa, 2004.
    Published
Journal article
  1. Castanheira, Ana; Barreto, Maria Antónia; Santos, Filipe; Silva, Mónica. "Parcerias Para A Educação Global: O Caso Do Projeto MUSEO MUNDIAL". Caderno de estudos 3 (2016): 99-109. http://sinergiased.org/index.php/revista/item/92-educacao-global-museo.
    Published

Other

Other output
  1. Incubadora de inclusão : a perceção dos docentes sobre práticas inclusivas da escola e seu enquadramento legal. De forma a conhecer a opinião e conhecimento dos docentes sobre as práticas inclusivas da sua escola, sobre o seu trabalho e a sua relação com os alunos com Necessidades Educativas Especiais, aplicámos um inquérito aos docentes de agrupamentos de escolas, tanto públicas como privadas, e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) dos concelhos de Leiria, Alcobaça e Porto de Mós, tendo. 2017. Barreto, Antónia; Santos, Filipe; Sousa, Célia; Ferreira, Guilherme; Rodrigues, Luís; Catarino, Margarida; Reis, Susana; Vicente, Luís. http://hdl.handle.net/10400.8/2638.
  2. Parcerias para a educação global: o caso do projeto Museo Mundial. As parcerias são mecanismos essenciais para maximizar os objetivos das organizações, quer pela otimização de recursos quer pela constante mudança de papéis e responsabilidades percecionadas pelas comunidades. Desta forma, as parcerias são cada vez mais objeto de estudo académico segundo diferentes perspetivas (sociológica, antropológica, filosófica) de forma a conhecer as suas forças, fraquezas, d. 2016. Castanheira, Ana; Barreto, Antónia; Santos, Filipe; Silva, Mónica; Barreto, Maria Antónia. http://hdl.handle.net/10071/11977.
  3. Incubadora de Inclusão: a importância da inclusão familiar, escolar e social no desenvolvimento da criança. Este artigo apresenta um estudo feito em 2013, cofinanciado pelo Instituto Nacional de Reabilitação I.P, que, procurando conhecer a cultura de inclusão de Alcobaça, procurou conhecer o quanto 2 atores fundamentais na educação da criança - famílias e educadores promoviam a sua inclusão social. Foram estudadas as famílias e educadoras de infância de –0 crianças que são alvo de Intervenção Precoce na. 2015. Barreto, Antónia; Sousa, Célia; Santos, Filipe; Ferreira, Guilherme; Filipe Rodrigues, Luís; Catarino, Margarida. http://hdl.handle.net/10400.8/1638.
  4. Incubadora de inclusão: funcionalidade e medidas educativas no concelho de Alcobaça. Este artigo apresenta um estudo feito em 2013, cofinanciado pelo Instituto Nacional de Reabilitação I.P, que, procurando conhecer a cultura de inclusão do concelho de Alcobaça e, em particular, a criação de uma escola inclusiva, procurou conhecer em que medida os Programas Educativos Individuais (PEI) traduzem a avaliação realizada de acordo com a Classificação Internacional da Funcionalidade, Inc. 2015. Barreto, Antónia; Santos, Filipe; Ferreira, Guilherme; Filipe Rodrigues, Luís; Manuela Gomes Vicente, Sofia; João Santos, Maria. http://hdl.handle.net/10400.8/1640.
  5. Incubadora de inclusão: inclusão de crianças com deficiências na escola - perceções dos encarregados de educação. Este estudo procurou conhecer a opinião de pais e encarregados de educação sobre a realidade das escolas inclusivas. O estudo decorreu em 201– e implicou “3— inquiridos das escolas dos concelhos de Alcobaça e Porto de Mós. Os resultados obtidos indicam que a maior parte dos inquiridos considera que a inclusão favorece a aquisição de valores pessoais e sociais em todos os alunos e são favoráveis ao. 2015. Barreto, Antónia; Sousa, Célia; Santos, Filipe; Ferreira, Guilherme; Filipe Rodrigues, Luís; Catarino, Margarida; Reis, Susana. http://hdl.handle.net/10400.8/1639.
  6. Polytechnic Institute of Leiria’s Technological Specialization Courses under competence based training dnd learning models : a Leonardo da Vinci project study. The Polytechnic Institute of Leiria has been participating since 2009 in project TrainFrame, a Leonardo da Vinci project where 12 institutions from 9 countries aim to create a competence based training and learning model for vocational training contexts. In this model the partners aim to take into account the differences of the partner institutions and the Polytechnic Institute of Leiria participa. 2011. Barreto, Antónia; Santos, Filipe. http://hdl.handle.net/10400.8/1343.
  7. Os CET do Instituto Politécnico de Leiria à luz da formação e aprendizagem por competências : um estudo no âmbito de um projecto Leonardo da Vinci. O Instituto Politécnico de Leiria tem participado desde 2009 no projeto TrainFrame, um projeto Leonardo da Vinci que envolve 12 organizações de 9 países e que visa a criação de um modelo de ensino e aprendizagem baseado em competências para contextos de formação vocacional. Nesse modelo procura-se ter em conta e enquadrar as diferenças das organizações parceiras e o Instituto Politécnico de Leiria. 2011. Barreto, Antónia; Santos, Filipe; Barreto, Maria Antónia. http://hdl.handle.net/10400.8/1342.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2016 Os Centros de Formação de Associação de Escolas: perspetiva dos seus Diretores Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa
(Porto, Portugal)
2015 Os desafios na construção dos estados na época da globalização III Colóquio Internacional Colonialismo, Anticolonialismo e Identidades Nacionais
CEIS20 (Coimbra, Portugal)
2014 Metodologias multimédia no ensino formal e educação para o desenvolvimento : o caso d' "O Percurso dos Quilombos” I Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento” (I CIEAD)
(Leiria, Portugal)
2014 A Dimensão Cultural na Mediação Tecnológica: o Papel do Diálogo Intercultural na Tecnologia para o Desenvolvimento IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos
CES-Coimbra (Coimbra, Portugal)
2014 The adjustment to the Recognition, Validation And Certification of Competences Process for Deaf Adults: a case study Local Change, Social Actions and Adult Learning: Challenges and Response
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2014 Palestra Internacional XIV Seminário Internacional de Educação
(Novo Hamburgo, Brazil)
2013 Memoriais culturais e históricos como promotores do desenvolvimento: os memoriais de Guiledje e Cacheu na Guiné-Bissau 5th European Conference on African Studies
CEA-IUL (Lisboa, Portugal)
2013 O projeto “Escola +”. Reforma do ensino secundário em São Tomé e Príncipe (2009-2013) 2.º Encontro "Conhecimento e Cooperação"
INA (Lisboa, Portugal)
2012 Ecoturismo como fator de Desenvolvimento na Guiné-Bissau: Uma Estratégia de Cooperação Institucional Colóquio Internacional Cabo Verde e Guiné-Bissau: Percursos do Saber e da Ciência
IICT e ISCSP-UTL (Lisboa, Portugal)
2012 Plataformas Web 2.0 e Cidadania Democrática Digital: a sua apropriação pelas Organizações promotoras de Desenvolvimento XIII Congresso Ibérico de Estudos Africanos
Grupo de Estudios Africanos (Madrid, Spain)
2012 Tecnologias Web na promoção do Ecoturismo: o caso do Projeto EcoCantanhez na Guiné-Bissau XIII Congresso Ibérico de Estudos Africanos
Grupo de Estudios Africanos (Madrid, Spain)
2012 Educating for Environmental Sustainability: The Sustainable Earth Project 6th International Technology, Education and Development Conference
(Valencia, Spain)
2012 Memorial da Escravatura em Cacheu-Guiné-Bissau: O Nascimento do Projeto Colóquio Internacional Cabo Verde e Guiné-Bissau: Percursos do Saber e da Ciência
IICT (Lisboa, Portugal)
2012 A reforma do ensino secundário em são Tomé e Príncipe. Apresentação do projeto Escola+ Colóquio Internacional São Tomé e Príncipe numa perspectiva interdisciplinar, diacrónica e sincrónica
CEA-IUL & IICT (Lisboa, Portugal)
2012 Papel da Sociedade Civil na educação e na formação em Moçambique: potencialidades e constrangimentos Congresso Internacional Saber Tropical em Moçambique: História, Memória e Ciência
IICT (Lisboa, Portugal)
2011 Os CET do Instituto Politécnico de Leiria à luz da formação e aprendizagem por competências : um estudo no âmbito de um projecto Leonardo da Vinci Conferência Internacional "Ensino Superior de Curta Duração. Os CET e o futuro"
FOR.CET - IPLeiria (Leiria, Portugal)
2011 Redes Sociais e Formação ao Longo da Vida: uma parceria Grundtvig Conferência Ibérica Inovação na Educação com TIC (ieTIC 2011)
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2011 O papel das organizações da sociedade civil na educação e na formação: o caso de Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique. Apresentação de um projeto de investigação a decorrer de 20010 a 2013 XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais
Universidade Federal da Bahia (Bahia, Brazil)
2010 Os novos media e sua apropriação pela sociedade civil: o caso da ONGD guineense “Acção para o Desenvolvimento” VII Congresso Ibérico de Estudos Africanos
CEA-IUL (Lisboa, Portugal)
2008 ICT Contribution to a NGO’s Dynamics: analisys of Guiné-Bissau’s “Acção para o Desenvolvimento” Website Colóquio Internacional EUTIC 08
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2008 Colaboração com o Ensino Superior: Informática na Promoção do Desenvolvimento VI Congreso de Estudios Africanos en el Mundo Ibérico
( Las Palmas, Portugal)
2006 Impacto dos projectos de investigação-acção no desenvolvimento profissional e organizacional - Estudos de casos XIV Colóquio da AFIRSE | Para um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005. Teorias e Práticas
Secção Portuguesa da AFIRSE (Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2019 - 2019 Expetativas dos Pais e Encarregados de Educação dos alunos que frequentam o Ensino Primário num Colégio em Angola Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2018 - 2018 Liderança dos coordenadores de cursos do ensino médio técnico-profissional : estudo de caso no município de Malanje/Angola Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2018 - 2018 O aluno surdo em contexto escolar : comunicação e relação Comunicação Acessível (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 O papel das autarquias na promoção da Política Local de Educação na Região Autónoma dos Açores: o caso de Angra do Heroísmo Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2018 - 2018 Inclusão de alunos de 1º ciclo com necessidades educativas especiais: perceção dos professores Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Utilización de cuentos interactivos en pantalla táctil, como estrategia para el desarrollo del aprendizaje de la preescritura en niños de primer año de educación básica del colegio san gabriel unidad educativa Utilização Pedagógica das TIC (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 La utilización de tecnologías “tablets” con la aplicación “tiny tap” en la sala de Actividades, con niños y niñas de 5 a 6 años de edad, en un colegio privado de la ciudad de Quito Utilização Pedagógica das TIC (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 A Educação para o Desenvolvimento na visão das ONGD portuguesas: estudos de caso Estudos de Desenvolvimento (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Contributo da alimentação escolar no combate ao absentismo no ensino primário em Moçambique: estudo de caso Estudos de Desenvolvimento (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Inclusão ou integração/Educação inclusiva ou educação especial? - apoio e acompanhamento de alunos com necessidades educativas especiais Perceção de pais/encarregados de educação Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Flexibilidade curricular: a emergência de novos desafios ao modelo organizacional da escola- um estudo de caso Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 A Transição para o mercado de trabalho dos alunos com Necessidades Educativas Especiais Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 O absentismo docente na escola básica em Moçambique - um Estudo de Caso Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2017 Promoção dos direitos da mulher e da criança na Licenciatura em Educação de Infância da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Católica da Guiné Bissau Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2017 Políticas sobre o sistema educativo na Guiné-Bissau: numa perspectiva longitudinal: Ensino Básico e Secundário Ciência Política (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Gamificación como estrategia de motivación en la plataforma virtual de la Educación Superior Presencial Utilização Pedagógica das TIC (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Abordagens educativas na educação pré-escolar: utilização das TIC e de materiais manipuláveis na aprendizagem da matemática Utilização Pedagógica das TIC (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Perceção de inclusão por parte de colaboradores e clientes de uma Organização Não-Governamental para a inclusão de pessoas com deficiência: estudo exploratório no Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Educação para a Sustentabilidade Socio Ambiental em Cabo Verde: um contributo das escolas secundárias Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: um estudo de caso Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2017 Liderança e Tomada de Decisão no Ensino Superior Privado Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2016 A Influência da avaliação do desempenho docente na satisfação profissional dos professores do ensino público. Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 As entidades do terceiro setor do Concelho de Tomar – Alguns contributos para o desenvolvimento local Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Inclusão Escolar: percepção dos responsáveis das Instituições de Ensino da cidade de Rio Maior Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Perceção dos pais e encarregados de educação de crianças com Necessidades Educativas Especiais sobre os apoios legais, educacionais, de intervenção precoce e familiares na sociedade portuguesa Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 As Escolas de Verificação Ambiental (EVA) na Guiné-Bissau: um contributo para o Desenvolvimento Sustentável Estudos de Desenvolvimento (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Perceção da qualidade e sucesso num território educativo de intervenção prioritária: estudo de caso Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 A Avaliação Interna no Agrupamento de Escolas de Marrazes Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Perceções sobre a imagem social da escola: estudo de caso na escola sede do agrupamento de Marrazes Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Insucesso Escolar em Moçambique Estudo de caso na Escola Secundária Graça Machel Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2015 A Escolha de Estabelecimentos Escolares para a frequência do Ensino Secundário: um estudo de caso na Região Autónoma da Madeira Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2015 Voluntariado: um contributo para o desenvolvimento pessoal e comunitário. Um estudo de caso Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 O papel do líder na melhoria da escola Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 Gestão curricular e necessidades educativas especiais: adequações curriculares no ensino secundário Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2015 A África no Brasil: Implementação do seu conhecimento no ensino Estudos Africanos (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Cooperação educacional e busca por prestígio na política externa do Brasil para os PALOP (2000-2010) Estudos Africanos (PhD)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 O papel do município na implementação do ensino superior: estudo de caso do Município da Matala-Huíla (Angola)
Supervisor
Mestrado em Estudos Africanos (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 A escolha dos estabelecimentos escolares para a frequência do ensino secundário : um estudo de caso na Região Autónoma da Madeira
Supervisor
Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2014 Processo de implementação da autoavaliação na escola : contributos para a sua definição
Supervisor
Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2014 Educação como processo de mudança contributo para o desenvolvimento pessoal e social
Supervisor
Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014 - 2014 A educação para os valores vista pelos encarregados de educação estudo comparativo em duas escolas do 1º ciclo do ensino básico
Supervisor
Ciências da Educação - Gestão, avaliação e supervisão escolares (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014 - 2014 Educação e formação de adultos a visão das formandas do curso de formação de calceteiros
Supervisor
Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014 - 2014 Convergências e divergências na avaliação do desempenho docente no ensino particular e cooperativo e no ensino público
Supervisor
Ciências da Educação - Gestão, avaliação e supervisão escolares (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014 - 2014 Funcionamento, organização e gestão da educação especial a(in) existência do departamento de educação especial
Supervisor
Ciências da Educação - Gestão, avaliação e supervisão escolares (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014 - 2014 O papel do Município na Implementação do Ensino Superior: Estudo de Caso do Município da Matala-Huila (Angola) Estudos Africanos (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Convergências e divergências na avaliação do desempenho docente no ensino particular e cooperativo e no ensino público Gestão, Avaliação e Supervisão Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 A educação para os valores vista pelos encarregados de educação : estudo comparativo em duas escolas do 1ª Ciclo do Ensino Básico Gestão, Avaliação e Supervisão Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Educação como Processo de Mudança – Contributo para o desenvolvimento pessoal e social Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Educação e Formação de Adultos : a visão das formandas do curso de formação de calceteiros Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2014 Processo de implementação da auto-avaliação na escola: contributos para sua definição Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2014 A Avaliação Externa da Escola: contributo para a promoção da qualidade institucionalEstudo num Agrupamento de Escolas Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2014 Funcionamento, organização e gestão da educação especial : A (in) existência do departamento de educação especial Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Promoção do voluntariado nas escolas: o seu contributo para o desenvolvimento pessoal e comunitário : um estudo de caso
Supervisor
Desenvolvimento, Diversidades locais e Desafios Mundiais (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 A avaliação externa da escola : contributo para a promoção da qualidade institucional : estudo num agrupamento de escolas
Supervisor
Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2013 Avaliação do desempenho docente e desenvolvimento profissional o papel da formação contínua
Supervisor
Ciências da Educação - Gestão, avaliação e supervisão escolares (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2013 O clube ginásio clube de Tomar. Contributos para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens e para o desenvolvimento comunitário da cidade de Tomar
Supervisor
Ciências da Educação - Educação e Desenvolvimento Comunitário (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2013 Projeto de desenvolvimento comunitário da Vila de Benedita entre 1962 e 1964 refletindo sobre as modificações económicas, sociais, educativas e culturais
Supervisor
Ciências da Educação - Educação e Desenvolvimento Comunitário (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2013 A utilização do blogue na formação de comunidades de prática
Supervisor
Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2013 Participação dos encarregados de educação nos orgãos de gestão de topo da escola um estudo de caso no agrupamento de escolas DR. Correia Mateus
Supervisor
Ciências da Educação - Gestão, avaliação e supervisão escolares (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2013 Qualidade em creche: opinião dos encarregados de educação
Supervisor
Ciências da Educação - Gestão, avaliação e supervisão escolares (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2013 Contributo do projeto reAct - reactivating teachers and learners - para a motivação escolar e desenvolvimento da cidadania
Supervisor
Ciências da Educação - Educação e Desenvolvimento Comunitário (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2013 Promoção do voluntariado nas escolas: o seu contributo para o desenvolvimento pessoal e comunitário: Um estudo de caso Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 O Ginásio Clube de Tomar. Contributos para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens e para o desenvolvimento comunitário da cidade de Tomar Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Projeto de Desenvolvimento Comunitário da Vila de Benedita entre 1962 e 1964 : Refletindo sobre as modificações económicas, sociais, educativas e culturais Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Avaliação do desempenho docente e desenvolvimento profissional : o papel da formação contínua - um estudo de caso Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Adaptações dos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências a alunos surdos : um estudo de caso Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Participação dos encarregados de educação nos órgãos de gestão de topo da escola : um estudo de caso no agrupamento de escolas Dr. Correia Mateus Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Qualidade em creche : opinião dos encarregados de educação Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 Contributo do Projeto reAct – Reactivating Teachers and Learners - para a motivação escolar e desenvolvimento da cidadania Ciências da Educação (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2013 A influência da educação formal na educação tradicional em Angola: o caso dos Vahanya Estudos Africanos (PhD)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012 - 2012 O ensino indígena em Angola e o papel dos missionários
Supervisor
Mestrado em Estudos Africanos (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012 - 2012 Programa IPL 60+: contributos para o desenvolvimento pessoal e social do cidadão sénior importância da formação sénior no desenvolvimento comunitário
Supervisor
Ciências da Educação - Educação e Desenvolvimento Comunitário (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 As representações dos professores acerca de Escola de Qualidade e de factores que a promovem : um estudo de caso baseado
Supervisor
Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2011 - 2011 Reflexos da avaliação externa na organização escolar : um estudo num Agrupamento de Escolas do Baixo Alentejo
Supervisor
Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2011 - 2011 Projecto II: Avaliação do desempenho docente - contributos para a implementação do referencial de avaliação como orientador do desenvolvimento (Estudo de caso) / Dalila Maria Gomes de Sousa Moreira de Almeida
Supervisor
Formação de professores (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 Os cursos de especialização tecnológica: o caso do Instituto politécnico de Leiria e a influência produzida no percurso profissional e académico dos diplomados CET
Supervisor
Ciências da Educação - Educação e Desenvolvimento Comunitário (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 O professor reflexivo e a implementação da apredizagem cooperativa no 1º ciclo do ensino básico: estudo de caso
Supervisor
Ensino do 1º ciclo ensino básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 Avaliação do desempenho docente: acompanhar para valorizar e diferenciar?
Supervisor
Ciências da Educação - Gestão, avaliação e supervisão escolares (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 A supervisão pedagógica na avaliação de desempenho docente um contributo para alteração de práticas
Supervisor
Ciências da Educação - Gestão, avaliação e supervisão escolares (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 Aprendizagem cooperativa e promoção da autonomia dos alunos no 1º ciclo do ensino básico com recurso ao computador: da reflexão à prática
Supervisor
Ensino do 1º ciclo ensino básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 O papel do coordenador de departamento como promotor do trabalho colaborativo entre os pares estudo de caso
Supervisor
Formação de professores (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 Dinâmicas associativas e desenvolvimento socioeducativo comunitário relatório de projeto final
Supervisor
Ciências da Educação - Educação e Desenvolvimento Comunitário (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 A prática profissional do técnico superior de educação social e o perfil competencial nos diferentes contextos de ação: o trabalho de mediação, socialização e escuta do técnico superior de educação social
Supervisor
Ciências da Educação - Educação e Desenvolvimento Comunitário (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 Avaliação do desempenho docente: perfil de competências do relator
Supervisor
Ciências da Educação - Gestão, avaliação e supervisão escolares (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 Cultura escolar e desenvolvimento profissional Relatório de projecto: estudo de caso
Supervisor
Ciências da Educação - Gestão, avaliação e supervisão escolares (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2011 - 2011 A cooperação na área da formação de recursos humanos - o seu contrinbuto para o desenvolvimento local em São tomé e Principe Estudos Africanos (PhD)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011 - 2011 Evolução e Caracterização do Ensino Técnico e Profissional em Moçambique: Expectativas e Perceções Estudos Africanos (PhD)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010 - 2010 A educação para o desenvolvimento: o potencial do voluntariado para a cooperação - o projecto Nô Djunta Mon
Supervisor
Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais – Análise e Gestão (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2008 - 2008 Escolas a tempo inteiro na Região Autónoma da Madeira : estudo de caso
Supervisor
Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2008 - 2008 O contributo dos cursos de educação formação para o sucesso escolar e pessoal dos alunos : lógicas e práticas de acção em contexto de ensino profissionalizante
Supervisor
Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2007 - 2007 A disciplina de educação visual e tecnológica em contexto escolar de diversidade cultural
Supervisor
Relações Interculturais (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2007 - 2007 A gestão de recursos humanos docentes na administração e gestão educacional: marketing interno como modelo de abordagem
Supervisor
Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2007 - 2007 Contributo das TIC no desenvolvimento do currículo: um estudo de caso
Supervisor
Ciências da Educação (Informática Educacional) (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007 - 2007 O computador como recurso numa escola isolada do Alentejo
Supervisor
Ciências da Educação (Informática Educacional) (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007 - 2007 A utilização da internet nas escolas com ensino secundário no concelho de Alcobaça
Supervisor
Ciências da Educação (Informática Educacional) (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2006 - 2006 Boas práticas em escolas posicionadas nos últimos lugares nas listas de ordenação
Supervisor
Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2006 - 2006 Gestão de recursos em educação visual e tecnológica
Supervisor
Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2006 - 2006 A participação dos alunos no conselho pedagógico: estudos de caso
Supervisor
Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2006 - 2006 A prática na área curricular não disciplinar de estudo acompanhado: estudo de caso
Supervisor
Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2006 - 2006 Análise de alguns impactos da formação contínua no âmbito do ensino da física e da química no entender dos professores
Supervisor
Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2006 - 2006 A Utilização das Webquests no Ensino Profissional : Um Estudo de Caso
Supervisor
Ciências da Educação (Informática Educacional) (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2005 - 2005 A cooperação Portugal/ são Tomé e Príncipe na área da educação e ensino (1975-2005)
Supervisor
Mestrado em Estudos Africanos (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2005 - 2005 Contributo do Projecto "Aprender Fazendo na Zona Do Sicó" na Construção e Desenvolvimento do Currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
Ciências da Educação (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
2005 - 2005 A Utilização do Computador no 1º CEB: Um Estudo Sobre a Utilização do Computador no 1º CEB Como Recurso para o Desenvolvimento da Expresssão Plástica
Supervisor
Ciências da Educação (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
2005 - 2005 Os Professores e a Utilização da Internet nas Escolas do 1º Ciclo de Lugar Único: Um estudo Sobre as Potencialidades da Internet em Contexto Educativo
Supervisor
Ciências da Educação (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
2003 - 2003 Grau de satisfação dos educadores de infância: estudo de caso no concelho de Peniche
Supervisor
2001 - 2001 O estado pos-colonial em São Tomé Príncipe (1975-1991)
Supervisor
Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais – Análise e Gestão (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2001 - 2001 Dinâmica do Ensino popular na Guné –Bissau. O caso das escolas populares do bairro do Quelelé. Uma alternativa para o futuro do sistema educativo
Supervisor
Comunicação Educacional Multimédia (Master)
Universidade Aberta, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2016 - 2016 III COOPEDU - Cidadania Global
Congress (Other)
2015 - 2015 Conferência Internacional para a Inclusão (INCLUDIT)
Conference (Other)
2015 - 2015 IV Conferencia Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE 2015)
Conference (Other)
2014 - 2014 The International Conference on Research, Practice and Contexts in Education (IPCE)
Conference (Other)
2014 - 2014 1º Congresso Internacional: Educação, Ambiente e Desenvolvimento
Congress (Other)
2012 - 2012 COOPEDU II - Cooperação e Educação: África e o Mundo
Congress (Co-organisor)
2010 - 2010 COOPEDU I - Congresso Portugal e os PALOP: Cooperação na Área da Educação
Congress (Other)

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2010 - 2010 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe: Estudo comparativo do papel desempenhado pela sociedade civil na educação
Congress
VII Congresso ibérico de estudos africanos
CEA-IUL e CEAUP, Portugal
2010 - 2010 Sessão Plenária: Cooperação, ensino e formação
Congress
Portugal e os PALOP:Cooperação na Área da Educação
CEA-IUL e IPL, Portugal
2010 - 2010 Grupo temático: Formação de professores
Congress
Portugal e os PALOP:Cooperação na Área da Educação
CEA-IUL e IPL, Portugal
2010 - 2010 Projectos, políticas e perspectivas futuras da Coperação na fomaçao
Congress
Portugal e os PALOP:Cooperação na Área da Educação
CEA-IUL e IPL, Portugal
2009 - 2009 Cooperação internacional descentralizada. Os desafios perante as novas parcerias
Other
Instituto Nacional de Administração (INA), Portugal
2008 - 2008 A cooperação descentralizada: os actores não estatais na dinâmica de mundaça em países africanos - o caso da Guiné-Bissau e de Cabo Verde, 2000-2004
Other
Colóquio da Fundação Evangelizaçao e Culturas e Fundaçao Gulbenkian, Portugal
2008 - 2008 Avaliação do programa de história e património no curso técnico-profissional de Turismo em São Tomá e Príncipe
Congress
Congresso Turismo e Património São Tomé e Príncipe
2008 - 2008 Implicações dos cursos técnico-profissionais na formação de professores
Meeting
Encontro de Professores dos cursos Técnico Profissionais Caldas da Raínha
2008 - 2008 Análise Organizacional das ONGs Portuguesas Cabo-Verdianas e Guineenses
Conference
Centro de Estudos Africanos da Universidade de Bordéus, France
2007 - 2007 A formação de docentes e técnicos na área das bibliotecas escolares
Conference
Congresso da BAD
2007 - 2007 Avaliação da Cooperação Descentralizada
Conference
Congresso do INA
2006 - 2006 A introdução da informática nas escolas básicas e secundárias em Portugal
Conference
XIII ENDIPE -Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino
Universidade Federal de Pernambuco, Portugal
2006 - 2006 A formação de professores e a inclusão dos alunos nas escolas
Congress
6º Congresso CERCILEI "Optimizar a Diferença, Acrescentar Valores. Um desafio à qualidade!"
CERCILEI, Portugal
2006 - 2006 A investigação - acção na formação de professores
Other
XIV Colóquio Afirse
AFIRSE, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2014 Leiria, Cidade Amiga da Pessoa Idosa? Zita Alexandra da Rosa Soares (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014 Ensino Superior como Princípio Hegemónico de Cidadania: um diálogo com Antonio Gramsci no Sul da Amazônia Brasileira Valmir Flores Pinto (PhD)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2010 Reconfigurações políticas, económicas, sociais e culturais e as reformas curriculares na Universidade Eduardo Mondlane Humberto M. Marques Lopes (PhD)
Universidade do Porto, Portugal

Association member

Society Organization name Role
1997 - Current ACEP - Associação para a Cooperação Entre os Povos
Current Instituto de Avaliação Educativa
2000/01 - 2015/01 Centro de Estudos Africanos
1994 - 1997 Centro de informação de documentação Amílcar - CIDAC

Consulting

Activity description Institution / Organization
2010 - Current Relatório técnico: Relatório de Avaliação do Projecto de Reintrodução da Língua Portuguesa (PRLP) em Timor-Leste 2003-2009
2020/02/01 - 2022/01/30 Apoio ao desenvolvimento da qualidade dos jardins de infância em Sao Tomé e Principe-intervenção em Neves e Santa Catarina Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

HELPO, Portugal
2018/11/01 - 2021/11/30 supervisão pedagogica do projeto educadores em movimento-criação do pre-escolar em comunidades rurais da província de Gaza, Moçambique(apoio na conceção do projeto, apoio na implementação(formação das "educadoras" , produção de materiais, planificação das atividades) e monitorização Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação, Portugal

AIDGLOBAL, Portugal
2019/12/09 - 2020/06/09 Apoio à qualidade do sistema educativo na Guine-Bissau.Criação do modelo de conselho escolar, elaboração do manual para a sua constituição, realização da formação dos técnicos superiores do ME e apresentação de propostas de melhoria do sistema educativo.
2019/04/01 - 2019/07/26 apoio na elaboração gráfica de manuais escolares do 1º ciclo do ensino básico para a Guiné-Bissau Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2006/01 - Current Necessidades educativas Educação - Dominíno das necessidades educativas (Diploma de especialização) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2006/01 - Current Sistema educativo me África Estudos de desenvolvimento em África (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 “Didática da Educação de Infância: perspetivas emergentes Outra (Curso médio) Cenformaz, Portugal
1973/01 - 1977/01 História (Outros) Ministério da Educação, Portugal

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2010 - Current Avaliação do projecto da utilização da língua portuguesa em Timor (2002-2009) Instituto Português de Apoio ao desenvolvimento, Portugal
2002 - Current Elemento do júri de avliação do progama de pesquisa sobre a persistência e o sucesso escolar de fundos escolares na sociedade e cultura do Québec (2002-2005)

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2014/01/01 - Current Sinergias - Diálogos educativos para a transformação social Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e Fundação Gonçalo da Silveira
Current Revista Diálogo Educacional Champagnat

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2015 - Current Recrutamento de um Professor Adjunto Instituto Politécnico de Leiria, Portugal