???global.info.a_carregar???
Viviane Peçaibes é Investigadora do ID+ e colaboradora do CINTESIS, Doutora em Design da Universidade do Porto, Mestre em Design Estratégico e Bacharel em Design pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS/Brasil. Tem experiência nas áreas de Design Estratégico, Design Gráfico, Design de Produto, Design de Serviços, Social Design, Design Thinking, Design de Jogos e Design para a Saúde. Recebeu os prémios Top Cidadania 2013 (Categoria Estudante) e Top Ser Humano 2014 (Categoria Gestão de Pessoas - Académico) da Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH, Prémio Bornancini 2014 (Categoria Design Universal) e destaque no IF Student Award 2015.
Identification

Personal identification

Full name
Viviane Peçaibes de Mello
Date of birth
1973/08/11
Gender
Female

Citation names

  • Peçaibes, Viviane

Author identifiers

Ciência ID
8C1F-A6A6-1EB3
ORCID iD
0000-0002-4198-5972
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=tADgPaUAAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
https://www.webofscience.com/wos/author/record/JNE-7540-2023
Scopus Author Id
57205743859

Email addresses

  • vivianepecaibes@gmail.com (Professional)

Websites

  • vivianepecaibes.wix.com/vivipecaibes (Professional)

Knowledge fields

  • Humanities - Arts - Architectural design

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2017/09/01 - 2023/06/06
Concluded
Design (Doutoramento)
Major in Design de Jogos e Co-Design
Universidade do Porto, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"O Design e o lúdico como mecanismos no tratamento da Anorexia Nervosa " (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado por unanimidade
2021/01/31 - 2023/03/31
Ongoing
Bolsa de estudantes avaliadores AE3S (Outros)
AE3S - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal
Selecionado / Aprovado
2020/10/06 - 2021/03/01
Concluded
Programa de Apoio a Inovação PAI (Outros)
EIT Health, Germany

Universidade do Porto, Portugal
2020/09/07 - 2021/02/01
Concluded
Introduction to e-health (Outros)
Lund Universitet Avdelningen för Förbränningsfysik, Sweden
2020/07/27 - 2020/08/25
Concluded
English Course (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
16
2019/09/23 - 2019/10/31
Concluded
Learning from users (Outros)
Major in User research & UX
Associação Fraunhofer Portugal Research, Portugal
Aprovado
2019 - 2019
Concluded
CienciaVitae Roadshow (Outros)
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal

Universidade do Porto, Portugal
2018 - 2018
Concluded
English Course (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Aprovado
2018
Ongoing
Design (Doutoramento)
Major in Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"O design e o Lúdico como Mecanismos no Tratamento da Anorexia Nervosa" (THESIS/DISSERTATION)
2017 - 2017
Concluded
Gamification (Curso de Especialização Tecnológica)
University of Pennsylvania Wharton School, United States
Aprovado
2017 - 2017
Concluded
Redemprendia (Outros)
Universitat Autònoma de Barcelona, Spain

Banco Santander Central Hispano SA, Spain
2016 - 2016
Concluded
Gestão de Projetos (Curso de Especialização Tecnológica)
Instituto Euvaldo Lodi, Brazil
Aprovado
2013/08/01 - 2015/03/10
Concluded
Design Estratégico (Master)
Major in Design para a Saúde
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus de Porto Alegre, Brazil
"Tangibilizar o imaterial através do Design Estratégico para auxiliar no tratamento da Dependência Química" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado
2015 - 2015
Concluded
Liderança (Curso de Especialização Tecnológica)
Instituto Euvaldo Lodi, Brazil
Aprovado
2015 - 2015
Concluded
Competência Emocional (Curso de Especialização Tecnológica)
Instituto Euvaldo Lodi, Brazil
Aprovado
2015 - 2015
Concluded
Inovação e Criatividade (Curso de Especialização Tecnológica)
Instituto Euvaldo Lodi, Brazil
Aprovado
2015 - 2015
Concluded
Empreendedorismo (Curso de Especialização Tecnológica)
Instituto Euvaldo Lodi, Brazil
Aprovado
2015 - 2015
Concluded
Gestão Financeira (Curso de Especialização Tecnológica)
Instituto Euvaldo Lodi, Brazil
Aprovado
2015 - 2015
Concluded
Negociação (Curso de Especialização Tecnológica)
Instituto Euvaldo Lodi, Brazil
Aprovado
2013 - 2013
Concluded
Matter, Material, Materiality. (Outros)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brazil
Aprovado
2013 - 2013
Concluded
Human Centered Design for Social Innovation (Outros)
IDEO, United States
Aprovado
2010/03/01 - 2012/12/01
Concluded
Design (Bachelor)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus de Porto Alegre, Brazil
"O design como auxiliar no tratamento da dependência química" (THESIS/DISSERTATION)
Plenamente aprovado
2012 - 2012
Concluded
Dream IN: Social Networks (Outros)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brazil
Aprovado
2010 - 2010
Concluded
Design de Mobiliário (Curso de Especialização Tecnológica)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brazil
Aprovado
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2024/02/20 - Current Researcher (Research) RISE - Health Research Network, Portugal
2017/09/01 - Current Researcher (Research) Instituto de Investigação em Design Media e Cultura, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2017/01/23 - 2017/01/26 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus de Porto Alegre, Brazil
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus de Porto Alegre, Brazil

Others

Category
Host institution
Employer
2021/09/01 - Current Docente da pós-graduação: Design de Interação, Web e Jogos Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2015/03/02 - 2017/12/01 P&D - Investigador e designer Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brazil
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brazil
Projects

Grant

Designation Funders
2020/01/01 - 2022/06/30 O Design e o lúdico como mecanismos no tratamento da Anorexia Nervosa
SFRH/BD/145986/2019
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Contract

Designation Funders
2022/12 - 2023/10 Skills 4 Next Generation
Eixo 4.2
Universidade do Porto, Portugal
Concluded

Other

Designation Funders
2019/03/10 - 2019/10/01 Projeto JoSeES - Jogos Sérios no Ensino Superior: impactos, experiência e expectativas
PTDC/MHC-CED/7182/2014
Other
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Concluded
2013/04/02 - 2015/11/12 O Design para o Desenvolvimento de Habilidades Sociais na Infância
CNPQ 14/2013
Researcher
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brazil
Concluded
2011/03/01 - 2015/03/01 Design para emoção na perspectiva do Design Estratégico: Uma abordagem dirigida pela Psicologia para a projetação de Sistemas-Produto-Serviço com foco na experiência do usuário
224601
Researcher
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brazil
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Peçaibes, V.; Cardoso, P.; Giesteira, B.. Speculative Design for Development of Serious Games: A Case Study in the Context of Anorexia Nervosa. 2019.
    10.1007/978-3-030-06134-0_19
Book chapter
  1. Giesteira, Bruno; Peçaibes, Viviane; Cardoso, Pedro; Maior, Guilherme Vila; Quaresma, Isabel. "Inclusivity Play: Web Platform and Games for Inclusion and Diversity in the University: The Skills for a Next-Generation Project". In Exploring Educational Equity at the Intersection of Policy and Practice, 120-137. IGI Global, 2024.
    Published • 10.4018/979-8-3693-1614-6.ch007
  2. Viviane Peçaibes; Andreia Pinto de Sousa; Rute Mata João. "Poptoys: Playing and Tradition to Promote Intergenerational Experiences Through a Digital App". 2024.
    10.1007/978-3-031-61546-7_16
  3. Bruno Giesteira; Viviane Peçaibes; Pedro Cardoso; Guilherme Vila-Maior; Isabel Quaresma. "Towards Inclusion in Higher Education: The Case of the Skills for a Next Generation Project". 2024.
    10.1007/978-3-031-60884-1_2
  4. Ana Ferreira; Silvana Oliveira; Viviane Peçaibes; Bruno Giesteira; Andreia Pinto de Sousa. "Girls4Cyber: A Game to Promote Awareness and Innovation in Cybersecurity". 2022.
    10.1007/978-3-031-06394-7_60
  5. Peçaibes, Viviane. "Positive Play: Games for human potential and the yet unexplored case of Anorexia Nervosa". In Solving Modern Healthcare Challenges with Gamification. 2021.
    Under revision
  6. Viviane Peçaibes; Pedro Cardoso; Liliana Castro; Bruno Giesteira; Livia Lopes; Clara Junqueira. "How Do I Feel When… A Card-Based Communication Game to Stimulate Empathy Among Family Members with Anorexia Nervosa". 418-432. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-61671-7_40
  7. miriam reis; Durán, Lersi; Rita Oliveira; Peçaibes, Viviane. "Ansiedade: acompanhamento por parte do psiquiatra". In ehSemi 2020 - 1º seminário de estudantes em Tecnologias Digitais e Saúde/Bem-Estar: livro de resumos, edited by Ana Margarida Pisco Almeida; Rita Santos; Rita Oliveira, 62-64. Aveiro, Portugal: UA Editora - Universidade de Aveiro, 2020.
    Published
  8. Peçaibes, Viviane. "Você tem que ouvir isso!". In Você tem que ouvir isso!, 126. Editora Pensamento-Cultriz, 2011.
    Published
Conference abstract
  1. Peçaibes, Viviane. Corresponding author: Peçaibes, Viviane. "O Resgate da Coroa: Um livro-jogo para auxiliar na externalização de emoções de pacientes com anorexia nervosa". Paper presented in ehSemi 2022, Aveiro, 2022.
    Submitted
  2. Peçaibes, Viviane; P. Cardoso; Castro, L.; Giesteira, Bruno; Quaresma, I; Araújo, Maria. "Um livro-jogo para auxiliar na exteriorização de emoções de pacientes com anorexia nervosa.". Paper presented in ehSemi 2022 : 2º seminário de estudantes em Tecnologias Digitais e Saúde/Bem-Estar: livro de resumos, Aveiro, Portugal, 2-3 fevereiro 2022, (pp. 22-23). UA Editora - Universidade de Aveiro., Aveiro, 2022.
    Published
  3. Peçaibes, Viviane; Pedro Cardoso; Giesteira, Bruno; Castro, Liliana; Isabel Quaresma; Maria Araújo. "O Resgate da Coroa: Um livro-jogo para auxiliar na exteriorização de emoções de pacientes com anorexia nervosa". Paper presented in ehSemi 2022: 2nd Students¿ Seminar in Health and Wellbeing, 2022.
    Accepted
  4. Peçaibes, Viviane; Livia Lopes; Clara Junqueira. "Anabela - empatia e comunicação como instrumentos de prevenção à anorexia nervosa". Paper presented in ehSemi 2020 - 1º seminário de estudantes em Tecnologias Digitais e Saúde/Bem-Estar, Aveiro, 2020.
    Published
Conference paper
  1. Peçaibes, Viviane. "POPToys: Playing and tradition to promote intergenerational experiences through digital app". Paper presented in HCI Conference 2024 - Methodological approaches to study (inter)generational perspectives, Washington, 2024.
    Accepted
  2. Giesteira, Bruno; Peçaibes, Viviane; Cardoso, Pedro; Guilherme Vila-Maior; Isabel Quaresma. "Towards Inclusion in Higher Education: The case of the SKILLS FOR A NEXT GENERATION project". Paper presented in HCI International 2024: 26th International Conference on Human-Computer Interaction, 2024.
    Accepted
  3. Giesteira, Bruno; Peçaibes, Viviane; Lino, Luisa; Vila Maior, Guilherme. "THE SOCIAL ROLE OF DIGITAL DESIGN IN INCLUSION AND DIVERSITY: A REFLECTION-IN-ACTION APPROACH IN THE CONTEXT OF THE SKILLS FOR A NEXT GENERATION PROJECT". Paper presented in EDULEARN 2023 - 15th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma, 2023.
    Published • 10.21125/edulearn.2023.1399
  4. Viviane Peçaibes; Pedro Cardoso; Bruno Giesteira; Liliana Castro. "O design e o Lúdico como instrumentos para a prevenção e tratamento da Anorexia Nervosa". 2023.
    10.56238/HOMEIIISEVENHEALTH-033
  5. Peçaibes, Viviane; Cardoso, Pedro; Giesteira, Bruno; Liliana Cardoso. Corresponding author: Peçaibes, Viviane. "SG4AN game tool: Design Principles to create Serious Games for Anorexia Nervosa". Paper presented in Digicom 2023, 2023.
    In press
  6. Pedro Cardoso. "Mind Full of Colour: An AR gamebook to Help Inpatients with Anorexia Nervosa". Paper presented in GameBooks Spring Seminar of Game Studies, Tampere, 2022.
    Published
  7. Peçaibes, Viviane; Cardoso, P; Castro, L; Giesteira, Bruno; Assaf, Rodrigo; Simão, F.; Araújo, Maria. "Mind full of colour: an AR Game to help inpatients with anorexia nervosa". Paper presented in 18th Annual Tampere University Game Research Lab Spring Seminar, Tampere, Finland, 4-6 may 2022, (pp. 1-12). Tampere University; Centre of Excellence in Game Culture Studies, Tampere, 2022.
    Published
  8. Peçaibes, Viviane; Pedro Cardoso; Liliana Castro; Bruno Giesteira. "How do I feel when… A card-based communication game to stimulate empathy among family members with Anorexia Nervosa". Paper presented in Digicom - 4th International Conference on Design and Digital Communication 2020, Barcelos, 2020.
    Under revision • 10.1007/978-3-030-61671-7_40
  9. Peçaibes, Viviane; Lívia Lopes; Pedro Cardoso; Liliana Castro; Bruno Giesteira; Clara Junqueira. "Ana: um jogo para promover a aprendizagem sobre a prevenção da anorexia nervosa na população jovem". Paper presented in EJML 2020 - 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra, 2020.
    Published
  10. Peçaibes, Viviane; Pedro Cardoso; Bruno Giesteira. "Speculative prototypes of Serious Games: ANgame Competitive and ANgame Collab". Paper presented in 7th EAI International Conference, ArtsIT 2018, and 3rd EAI International Conference, Braga, 2018.
    Published
  11. Peçaibes, Viviane; Pedro Cardoso; Bruno Giesteira. "Speculative Design for Serious Games: Towards a matrix for the conception of ludic tools in the context of anorexia nervosa". Paper presented in DIGICOM International Conference on Digital Design & Communication, Barcelos, 2018.
    Published
  12. Peçaibes, Viviane; Pedro Cardoso; Heitor Alvelos. "Design de Jogos para a Inovação em Saúde: o lúdico como mecanismo no tratamento da anorexia nervosa". Paper presented in UD18 Encontro De Doutoramentos em Design, 2018.
    Published
  13. Peçaibes, Viviane; Cardoso, Pedro; Alvelos, Heitor. "O design de Jogos para a Inovação em Saúde: O lúdico como mecanismo no tratamento da anorexia nervosa". Paper presented in UD18: 7th Meeting on PhD Design Research, 2018.
    Published
  14. Peçaibes, Viviane; Adriana Galli Velho. "Banksy’s Dismaland: A brief analysis of emotions through design". Paper presented in 10th International Conference on Design Emotion - D&E 2016, Amsterdão, 2016.
    Published
  15. Peçaibes, Viviane. "A influência do ambiente na formação da cena da música autoral gaúcha do novo século: o nascimento da banda Bidê ou Balde". Paper presented in II Congresso Internacional de Estudos do Rock, Cascavel, 2015.
    Published
  16. Peçaibes, Viviane. "A indústria cultural e a sociedade: um rompimento com a ordem estética através dos movimentos artísticos". Paper presented in 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, Gramado, 2014.
    Published
Conference poster
  1. Peçaibes, Viviane; Luisa Lino. Corresponding author: Luisa Lino. "Skills for A Next Generation project: the social role of the design towards inclusion". Paper presented in IJUP 2023 - Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto, 2023.
  2. Peçaibes, Viviane; Diego Mergener. "Positive Play for Mental Health in Modern Life: The Challenge of Anorexia Nervosa". Paper presented in EUGLOH Annual Student Research Conference - Global Health Challenges: Diseases of Modern Life, 2020.
  3. Peçaibes, Viviane; Liliana Castro; Isabel Brandão; Pedro Cardoso; Bruno Giesteira. "Ferramentas Lúdicas na Anorexia Nervosa: O Jogo da Armadura". Paper presented in I Congresso do Hospital de Magalhães Lemos - A percorrer etapas em Saúde Mental, 2019.
  4. Peçaibes, Viviane; Liliana Castro; Bárbara Almeida; Isabel Brandão; Pedro Cardoso; Bruno Giesteira. "Jogos Sérios nas Perturbações Alimentares". Paper presented in I Congresso do Hospital de Magalhães Lemos - A percorrer etapas em Saúde Mental, 2019.
  5. Peçaibes, Viviane; Pedro Cardoso; Bruno Giesteira; Liliana Castro. "Design e os Sistemas Lúdicos como mecanismos no tratamento da Anorexia Nervosa". Paper presented in Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal 2019, 2019.
  6. Peçaibes, Viviane; Pedro Cardoso; Bruno Giesteira; Liliana Castro. "Design and Playful as Mechanisms for the treatment of Anorexia Nervosa". Paper presented in We are Media - Semana do Design / FBAUP, 2019.
  7. Peçaibes, Viviane; Pedro Cardoso; Bruno Giesteira. "Game Design, Experience Design and Co-Design as methods to foster engagement in individuals dealing with anorexia". Paper presented in 1º Encontro de Perturbações do Comportamento Alimentar do CMIN, 2019.
Journal article
  1. Giesteira, Bruno; Berge, Gerd; Peçaibes, Viviane. "Positive Play: Designing Ludic Tools for Health". Septentrio Reports 1 (2024): http://dx.doi.org/10.7557/7.7582.
    10.7557/7.7582
  2. Viviane Peçaibes; Leandro Miletto Tonetto; Ilana Andretta. "“Step by step”: the development of a therapeutic game to assist in the treatment of drug use". Ciência & Saúde Coletiva 25 6 (2020): 2325-2334. https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.17372018.
    10.1590/1413-81232020256.17372018
  3. Peçaibes,Viviane; Tonetto,Leandro Miletto; Andretta,Ilana. "“Step by step”: the development of a therapeutic game to assist in the treatment of drug use". (2020): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020000602325.
    10.1590/1413-81232020256.17372018
  4. Peçaibes, Viviane; Leandro Milletto Tonetto; Henrique Luzzardi. "Desenvolvimento de um jogo terapêutico para psicoeducação da dependência química". Revista Educação Gráfica 20 (2016): 76. http://www.educacaografica.inf.br/artigos/desenvolvimento-de-um-jogo-terapeutico-para-psicoeducacao-na-dependencia-quimica-development-of-a-therapeutic-game-for-psychoeducation-in-substance-addiction.
    Published
Newspaper article
  1. Peçaibes, Viviane; Leandro Milletto Tonetto; Ilana Andretta. "Step by Step: the development of a therapeutic game to assist in the treatment of drug use", Revista Ciência & Saúde Coletiva - Associação Brasileira de Saúde Coletiva/Abrasco, 2018, http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/step-by-step-the-development-of-a-therapeutic-game-to-assist-in-the-treatment-of-drug-use/16963.
  2. Peçaibes, Viviane; Leandro Milletto Tonetto; Filipe Campelo Xavier da Costa; Mônica Greggianin. "O uso de informações sobre a experiência das mães como fonte de insights para o desenvolvimento de brinquedos: uma perspectiva do design", Educação gráfica, 2015, http://www.educacaografica.inf.br/artigos/o-uso-de-informacoes-sobre-a-experiencia-das-maes-como-fonte-de-insights-para-o-desenvolvimento-de-brinquedos-uma-perspectiva-do-design-using-mothers-experience-information-as-insight-source-for.
Thesis / Dissertation
  1. Mello, Viviane Peçaibes de. "Tangibilizar o imaterial através do design estratégico para auxiliar no tratamento da dependência química". Master, 2015. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4526.

Intellectual property

Patent
  1. Peçaibes, Viviane. 2015. "Sistema de aprendizado, compreensão e assimilação de estratégias e conceitos para dependentes químicos e co-dependentes". Brazil.
    Pending

Other

Dataset
  1. Peçaibes, Viviane. Design de Produto. Desenvolvimento de material didático ou instrucional. Editora A – Grupo A.
Other output
  1. Será que eu tenho uma PERTURBAÇÃO DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR?. Panfleto informativo sobre perturbações alimentares para o I Congresso do Hospital de Magalhães Lemos. Premiado com menção honrosa.. 2019. Peçaibes, Viviane; Liliana Castro; Vânia Fernandes.
  2. Melissa Academy. Design de produto e Design de Calçados para desenvolvimento de um calçado de plástico. 2012. Peçaibes, Viviane. http://melissa.com.br/academy/.
  3. Identidade visual da Orquestra Unisinos/Anchieta. 2011. Peçaibes, Viviane. http://www.unisinos.br/orquestra/.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2020/11/10 [Video] jogos na educação? XXVIII Semana de Psicologia e de Ciências da Educação
Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2020/09/28 Positive Play for Mental Health in Modern Life: The Challenge of Anorexia Nervosa EUGLOH Annual Student Research Conference Global Health Challenges: Diseases of Modern Life
European University Alliance for Global Health (EUGLOH) (Szeged, Hungary)
2020/05/15 Ana<b3l@>: um jogo para promover a aprendizagem sobre a prevenção da anorexia nervosa na população jovem EJML 2020 - 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2020/01/24 Anabela - empatia e comunicação como instrumentos de prevenção à anorexia nervosa ehsemi 2020 - 1º seminário de estudantes em Tecnologias Digitais e Saúde/Bem-Estar
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/07/08 Design e os Sistemas Lúdicos como mecanismos no tratamento da Anorexia Nervosa Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal 2019
Ciência Viva (Lisboa, Portugal)
2019/03/29 Game Design, Experience Design and Co-Design as methods to foster engagement in individuals dealing with anorexia 1º Encontro de Perturbações do Comportamento Alimentar do CMIN
Centro Hospitalar e Universitário do Porto. (Porto, Portugal)
2018 ANgame Collab and ANgame Competitive Videojogos 2018 - 10th Conference on Videogame Sciences and Arts
Society of Video Games Sciences (SPCV) (Porto, Portugal)
2018 Speculative Design for Serious Games: Towards a matrix for the conception of ludic tools in the context of anorexia nervosa DIGICOM International Conference on Digital Design & Communication
(Barcelos, Portugal)
2018 Speculative prototypes of Serious Games: ANgame Competitive and ANgame Collab 7th EAI International Conference, ArtsIT 2018, and 3rd EAI International Conference, DLI 2018, ICTCC 2018
(Braga, Portugal)
2018 Design de Jogos para a Inovação em Saúde: o lúdico como mecanismo no tratamento da anorexia nervosa UD18 Encontro De Doutoramentos em Design
(Aveiro, Portugal)
2016 Sanzaru: Design Empathic Approach User Experience + Agile Summit 2016
HP Hewlett Packard Enterprise (Houston, United States)
2015 Design como inovação para saúde: Jogo Passo a Passo Faculdade SENAC RS
(Porto Alegre, Brazil)
2014 O Design Estratégico com auxiliar no tratamento da Dependência Química através de um jogo terapêutico Ciclo de Palestras do Projeto Design no Bairro
(Porto Alegre, Brazil)
2014 Jogo Passo a Passo Salão de Protótipos - 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
(Gramado, Brazil)

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2021/10/25 - 2021/10/27 Bin@Porto 2021 - participação nas atividades do evento
Conference
Bin@Porto 2021
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

UPTEC Associação de Transferência de Tecnologia da Asprela, Portugal
2021/04/22 - 2021/04/22 Armour Game - Jogo selecionado entre os 10 melhores projetos do concurso.
Call
Santa Casa Challenge 2021
Santa Casa de Misericórdia, Portugal

Casa do Impacto, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2023/07/14 Design de jogos em Realidade Aumentada para Roteiros Turísticos
(Thesis) Main arguer
Francisco Gil Guerra Coelho (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2023/07/14 Aplicação de Realidade Aumentada como meio de Promoção do Turismo e Poesia Portuense
(Thesis) Main arguer
Sandra Maria Amorim Pires (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2015 Design como catalisador da mudança social: uma experiência na vila cruzeiro
(Thesis) Arguer
Quitéria de Conto Oliveira (Other)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
2015 Design para empoderar para o designer como facilitador na co-criação de um projeto de impacto social com jovens de uma comunidade vulnerável
(Thesis) Arguer
Marcos Vinícius Machado de Oliveira (Other)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Consulting

Activity description Institution / Organization
2022/12/01 - Current Projeto Skills for a Next Generation promovido pela Reitoria da Universidade do Porto. Atividade de investigação e desenvolvimento de conteúdos gamificados para a plataforma do projeto.
2019 - 2019 Ideation Session in: Disciplina Gestão em Design Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2018 Plan B Session em Licenciatura em Design Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2018 Ideation Session in: Disciplina Gestão em Design Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2018 Ideation Session in: Escola de Startups UPTEC Associação de Transferência de Tecnologia da Asprela, Portugal
2015/03/02 - 2017/12/01 Investigação em projetos de P&D (Tecnopuc Crialab). Projetos de desenvolvimento de tecnologia para a HP (Hewlett-Packard Development Company - USA/BR).
2017 - 2017 Ideation Session in: Escola de Startups UPTEC Associação de Transferência de Tecnologia da Asprela, Portugal
2016 - 2016 Lego Serious Play - Oficina Criativa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brazil
2015 - 2015 Workshop de Estratégias Criativas Centro Universitário Ritter dos Reis - Campus Canoas, Brazil
2015 - 2015 Workshop de Design - Bacharelado em Design Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus de Porto Alegre, Brazil
2012 - 2012 Workshop de Planejamento de Cenários para a Funpet Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus de Porto Alegre, Brazil

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2023/11/09 - 2023/12/16 Pós graduação em Design de Interação, Web e Jogos - IX 2023 - Módulo 5: Arquitetura e Cenários de Interação Design de Interação, Web e Jogos (Pós-Graduação) Universidade do Porto, Portugal
2022/09/26 - 2022/10/24 Pós graduação em Design de Interação, Web e Jogos - IX 2022 - Módulo 3: Design de Interface Design de Interação, Web e Jogos (Pós-Graduação) Universidade do Porto, Portugal
2021/10/18 - 2021/11/15 Pós graduação em Design de Interação, Web e Jogos - IX 2021 - Módulo 3 - Design de Interface Design de Interface, Web e Jogos (Especialização pós-bacharelato) Universidade do Porto, Portugal
2019 - 2019 O design e o lúdico como ferramentas no tratamento da Anorexia Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos (Curso de Especialização Tecnológica) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

UPTEC Associação de Transferência de Tecnologia da Asprela, Portugal
2017/01/23 - 2017/01/26 Curso de extensão: Estratégias Criativas Estratégias Criativas (Postgraduate Certificate) Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus de Porto Alegre, Brazil
2017 - 2017 Estratégias Criativas Estratégias Criativas (Curso de Especialização Tecnológica) Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus de Porto Alegre, Brazil
2016 - 2016 Estratégias Criativas Estratégias Criativas (Curso de Especialização Tecnológica) Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus de Porto Alegre, Brazil

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2021/01/01 - Current A3ES - Integrante de Comissão de Avaliação
Member

Interview (tv / radio show)

Program Topic
2013 - 2013 Solução criativa pode ajudar no tratamento de dependentes químicos
2012 - 2012 Inauguração do CapsAd Partenon-Lomba do Pinheiro
2011 - 2011 Claro/RS Campanha Publicitária
Distinctions

Award

2014 Top Ser Humano 2014
Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH, Brazil
2014 5º Prêmio Bornancini de Design
APDesign, Brazil
2013 Top Cidadania 2013
Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH, Brazil