Identification
Personal identification
- Full name
- Iolanda Ribeiro
Citation names
- Ribeiro, Iolanda
Author identifiers
- Ciência ID
- 9115-3EC8-DEF6
Telephones
- Telephone
-
- 253604601 (Professional)
Addresses
- Escola de Psicologia-Universidade do Minho. Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Professional)
Knowledge fields
- Social Sciences - Psychology
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | |
French | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | |
Italian | Beginner (A1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) | |
Spanish; Castilian | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | |
Portuguese | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2016/10/21 - 2016/10/21
Concluded
|
Letsread- Avaliação automática da capacidade de leitura das crianças [Letsread- Automatic assessment of children's reading
ability] (Outros)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
|
2015/01/13 - 2015/01/14
Concluded
|
Introduction to item response theory (IRT) and computarized adaptative testing (CAT) (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2014/03/01 - 2014/03/01
Concluded
|
Cluster Analysis (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2013/04/27 - 2013/04/27
Concluded
|
A utilização do software WINSTEPS [The use of WINSTEPS software] (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2013/04/20 - 2013/04/20
Concluded
|
Construção de testes com recurso ao modelo Rasch [Construction of tests using the Rasch model] (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2013/03/16 - 2013/03/16
Concluded
|
ALEPE- Avaliação da leitura em Português Europeu [ALEPE- Evaluation of reading in European Portuguese] (Outros)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
|
2013/03/08 - 2013/03/08
Concluded
|
Análise de dados longitudinais [Longitudinal data analysis] (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
|
2013/02/23 - 2013/02/23
Concluded
|
Introduction to ROC Analysis and Cross-Validation (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2013/01/26 - 2013/01/26
Concluded
|
Leitura de Imagens [Image Reading] (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2012/09/27 - 2012/09/27
Concluded
|
Inferencias en segundo y tercer curso de primaria:Un estudio sobre la lectura en las aulas [Inferences in second and third
year of primary school: A study on reading in the classroom] (Outros)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
|
2012/09/24 - 2012/09/24
Concluded
|
Investigationes sobre la enseñanza de la alfabetization inicial y la comprensión lectora de 5 a 8 años (Proyectos APILE y
APICLE)[Research on the teaching of initial literacy and reading comprehension from 5 to 8 years (APILE and APICLE Projects)]
(Outros)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
|
2012/03/30 - 2012/03/30
Concluded
|
Revisão Sistemática da Literatura [Systematic Literature Review] (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2012/03/16 - 2012/03/23
Concluded
|
Análise qualitativa com apoio do software webQDA, nível 1 [Qualitative analysis supported by webQDA software, level 1] (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2012/03/02 - 2012/03/02
Concluded
|
Estratégias para promoção da leitura inferencial com crianças [Strategies to promote inferential reading with children] (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2012/02/28 - 2012/03/02
Concluded
|
Inferências: Questões teóricas e metodológicas no estudo da compreensão de textos [Inferences: Theoretical and methodological
issues in the study of text comprehension] (Outros)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
|
2012/02/18 - 2012/02/25
Concluded
|
Aquisição da linguagem oral [Acquisition of oral language] (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2011/12/08 - 2011/12/08
Concluded
|
Abordagem psicolinguística na Reconhecimento de Palavras [Psycholinguistic approach to word recognition] (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2011/11/24 - 2011/11/24
Concluded
|
Peer review and how to write a paper (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2011/06/23 - 2011/06/23
Concluded
|
Construção e equalização de provas [Construction and equalization of tests] (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2010/12/10 - 2010/12/10
Concluded
|
Enseñar y aprender a escribir: perspectivas actuales teóricas y prácticas [Teach and learn to write: current theoretical and
practical perspectives] (Outros)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
|
2010/04/04 - 2010/04/05
Concluded
|
Teoria da Resposta ao Item (TRI) e utilização do software Winsteps [Item Response Theory (IRT) and use of Winsteps software]
(Outros)
Universidad de Salamanca, Spain
|
|
2010/01/29 - 2010/02/06
Concluded
|
Escrita Científica em Inglês [Scientific Writing in English] (Outros)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
|
2010 - 2010
Concluded
|
Ferramentas de avaliação - Gestão de testes e bancos de perguntas [Assessment tools - Test management and question banks]
(Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2006/10/07 - 2006/10/07
Concluded
|
Teoria da resposta aos itens (TRI) na construção de provas psicológicas [Item response theory (IRT) in the construction of
psychological evidence] (Outros)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
|
2006/01/04 - 2006/01/28
Concluded
|
Análise de dados longitudinais: Do teste t à modelação hierárquica [Longitudinal data analysis: From t test to hierarchical
modeling] (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
1997
Concluded
|
Psicologia - área de conhecimento Psicologia da Educação [Psychology - area of expertise: Educational Psychology] (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Mudanças no desempenho e na estrutura das aptidões : contributos para o estudo da diferenciação cognitiva em jovens " (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom por unanimidade [Very Good unanimously] |
1996 - 1996
Concluded
|
Creativity training (Outros)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
|
1995 - 1995
Concluded
|
Análise multidimensional [Multidimensional analysis] (Outros)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
|
1995 - 1995
Concluded
|
Introdução à análise factorial confirmatória [Introduction to confirmatory factor analysis] (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
1994 - 1994
Concluded
|
Análise estatística de dados [Statistical data analysis] (Outros)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
|
1994 - 1994
Concluded
|
Criatividade: definição e medida [Creativity: definition and measure] (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
1994 - 1994
Concluded
|
Análise factorial [Factorial analysis] (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
1994 - 1994
Concluded
|
Metodologia de construção de instrumentos psicossociais [Methodology for the construction of psychosocial instruments] (Outros)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
|
1993/10/28 - 1993/10/30
Concluded
|
Introdução à teoria de resposta aos itens e às suas aplicações [Introduction to item response theory and its applications]
(Outros)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
|
1993 - 1993
Concluded
|
Introdução ao LISREL [Introduction to LISREL] (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
1993 - 1993
Concluded
|
Criatividade na sala de aula [Creativity in the classroom] (Outros)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
|
1993 - 1993
Concluded
|
Identificação e atendimento do aluno sobredotado [Gifted student identification and care] (Outros)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
|
1993 - 1993
Concluded
|
Programas de intervenção precoce [Early intervention programs] (Outros)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
|
1993 - 1993
Concluded
|
Intervenção psicológica no ensino básico [Psychological intervention in basic education] (Outros)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
|
1993 - 1993
Concluded
|
Teoria e intervenção no domínio da exploração vocacional: tendências actuais e orientações futuras[Theory and intervention
in the field of vocational exploration: current trends and future orientations] (Outros)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
|
1992 - 1992
Concluded
|
Promoção do desenvolvimento psicológico e da aprendizagem escolar [Promotion of psychological development and school learning]
(Outros)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
|
1989
Concluded
|
Psicologia das Organizações [Organizational Psychology] (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Da participação dos trabalhadores na propriedade à participação nas decisões: o caso das cooperativas de produção operária
[Worker participation in decision making in production cooperatives" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom por unanimidade [Very Good unanimously] |
1988 - 1988
Concluded
|
Utilização do SPSS [Using SPSS] (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
|
|
1987 - 1987
Concluded
|
Metodologia de utilização do SPSS [Methodology for using SPSS] (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
1987 - 1987
Concluded
|
Análise binária clássica [Classical binary analysis] (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
1987 - 1987
Concluded
|
Ergonomia do trabalho mental [Ergonomics of mental work] (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
1987 - 1987
Concluded
|
Círculos de qualidade [Quality circles] (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
1987 - 1987
Concluded
|
L´ergonomie peut concilier development technologique et development de l´homme? [Can ergonomics reconcile technological development
and human development?] (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
1986 - 1986
Concluded
|
Estatística descritiva e univarida [Descriptive and univariate statistics] (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
1986 - 1986
Concluded
|
Modelo sociotécnico: organização do trabalho em sistemas informatizados [Sociotechnical model: organization of work in computerized
systems] (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
1986 - 1986
Concluded
|
Ergonomia e condições de trabalho em sistemas informatizados [Ergonomics and working conditions in computerized systems] (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
1986 - 1986
Concluded
|
O Symlog de Robert Bales [Robert Bales' Symlog] (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
1986 - 1986
Concluded
|
Círculos de qualidade em Portugal: as experiências do Banco Português do Atlântico e da Coelima [Quality circles in Portugal:
the experiences of Banco Português do Atlântico and Coelima] (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
1986 - 1986
Concluded
|
Do modelo sociotécnico aos círculos de qualidade - a experiência Europeia [From the socio-technical model to quality circles
- the European experience] (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
1986 - 1986
Concluded
|
O trabalho humano: que futuro? [Human work: what future?] (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
1985 - 1985
Concluded
|
Métodos estatísticos aplicados à investigação psicológica [Statistical methods applied to psychological research] (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
1985 - 1985
Concluded
|
Introdução ao sistema operativo do Cyber [Introduction to the Cyber ¿¿operating system] (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
1985 - 1985
Concluded
|
Introdução ao spss-statistical package for social sciences [Introduction to spss-statistical package for social sciences]
(Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
1984
Concluded
|
Licenciatura em Psicologia [Graduation in Psychology] (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n/a" (THESIS/DISSERTATION)
|
16 |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2007 - 2013 | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
1983 - 1984 | Tutor (University Teacher) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2014 - 2016 | Membro do Conselho pedagógico [Member of the pedagogical council] | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2002/01/02 - Current | Professora Auxiliar com nomeação definitiva [Assistant Professor with tenure] | Universidade do Minho, Portugal |
2019 - 2020 | Coordenadora da Testoteca da Escola de Psicologia da Universidade do Minho | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2019 - 2020 | Vogal do Conselho Fiscal da Associação de Psicologia | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2017 - 2020 | Membro da Comissão Diretiva do Centro de Investigação em Psicologia | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2017 - 2020 | Coordenadora da Unidade de Investigação em Aprendizagem, Instrução e Carreira | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2007 - 2013 | Membro do Conselho Pedagógico [Member of the pedagogical council] | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
2002/01/02 - 2007/01/03 | Professora Auxiliar com nomeação definitiva [Assistant Professor with tenure] | Universidade do Minho, Portugal |
1996/01/02 - 2002/01/01 | Professora Auxiliar [Assistant Professor] | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
1991 - 1996 | Assistente estagiário [Assistant trainee] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1989/01/02 - 1990/01/01 | Assistente estagiário[Assistant trainee] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1984 - 1988 | Assistente estagiária [Assistant trainee] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2018/02/01 - Current | Project: Litteratus
na
Principal investigator
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2018/01/02 - Current | Assessment and intervention in reading disabilities: Examining the efficacy of the web-based platform I am still learning
na
Principal investigator
Universidade do Minho, Portugal
|
Ongoing
|
2018/01/01 - Current | Valer: Valongo a Ler [Valongo reading]
na
Principal investigator
Universidade do Minho, Portugal
|
Ongoing
|
2018 - Current | ProChild CoLab Contra a Pobreza e a Exclusão Social [ProChild CoLab Against Poverty and Social Exclusion]
Other
|
Ongoing
|
2017/04/01 - 2018/07/01 | Conception to the validation of an integrated model of intervention in reading
na
Principal investigator
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluded
|
2014 - 2016 | I am still learning: development of an online platform for the assessment and intervention in reading disabilitie
na
Principal investigator
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluded
|
2013 - 2015 | Avaliar para prevenir: Estudos de Tracking e Validação dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates
para Português Europeu [Evaluate to prevent: Tracking and Validation Studies of MacArthur-Bates Communicative Development
Inventories for European Portuguese]
PTDC/MHC-PED/4725/2012
Other
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Concluded
|
2013 - 2013 | READING RESEARCH AND ASSESSMENT IN ELEMENTARY EDUCATION: DEVELOPMENT OF READING ASSESSMENT INVENTORIES
PTDC/PSI-PED/098592/2008
Principal investigator
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2012 - 2013 | Projecto Litteratus. Um projecto em parceria para a promoção da literacia [Litteratus Project. A partnership project to promote
literacy]
na
Principal investigator
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2010/04/01 - 2013 | READING RESEARCH AND ASSESSMENT IN ELEMENTARY EDUCATION: DEVELOPMENT OF READING ASSESSMENT INVENTORIES
Principal investigator
Universidade do Minho, Portugal
|
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia
Concluded
|
2011 - 2012 | Projecto Litteratus. Um projecto em parceria para a promoção da literacia [Litteratus Project. A partnership project to promote
literacy]
na
Principal investigator
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluded
|
2009 - 2010 | Projecto Litteratus. Um projecto em parceria para a promoção da literacia [Litteratus Project. A partnership project to promote
literacy]
na
Principal investigator
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2009 - 2010 | Passeios em família por livros de fantasia [Family outings in fantasy books]
na
Principal investigator
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2008 - 2009 | Projecto Litteratus.Um projecto em parceria para a promoção da literacia [Litteratus Project. A partnership project to promote
literacy]
na
Principal investigator
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2007 - 2008 | Projecto Litteratus: Um projecto em parceria para a promoção da literacia [Litteratus Project. A partnership project to promote
literacy]
na
Principal investigator
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluded
|
2006 - 2008 | Leitura, escrita e criatividade: Treino integrado em contexto de sala de aula [Reading, writing and creativity: Integrated
training in the classroom]
na
Principal investigator
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2006 - 2007 | Projecto Litteratus: Um projecto em parceria para a promoção da literacia [Litteratus Project. A partnership project to promote
literacy]
na
Principal investigator
|
|
2005 - 2006 | Leitura, escrita e criatividade: Desenvolvimento integrado em contexto de sala de aula [Reading, writing and creativity: Integrated
training in the classroom]
na
Universidade do Minho, Portugal
|
|
1997 - 1998 | Modalidades de avaliação e intervenção em alunos com dificuldades de aprendizagem [Assessment and intervention modalities
in students with learning difficulties]
n/a
Principal investigator
Universidade do Minho, Portugal
|
|
1997 - 1998 | Avaliação e desenvolvimento de competências de aprendizagem [Assessment and development of learning skills]
n/a
Principal investigator
Universidade do Minho, Portugal
|
|
1993 - 1997 | Avaliação das aptidões cognitivas em jovens adultos [Assessment of cognitive skills in young adults]
n/a
Principal investigator
Universidade do Minho, Portugal
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2013 - Current | Projecto Litteratus: Um projecto em parceria para a promoção da literacia [Litteratus Project: A partnership project to promote
literacy]
n/a
Principal investigator
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Portugal
Universidade do Minho, Portugal |
Concluded
|
2011 - 2013 | Consciência metamorfológica e aprendizagem da literatura [Metamorphological awareness and learning of literature]
N/A
Other
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Concluded
|
2011 - 2013 | Desenvolvimento de competências de literacia emergente [Developing emerging literacy skills]
n/a
Other
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
|
2009 - 2010 | Prática de leitura em crianças com necessidades educativas especiais [Reading practice in children with special educational
needs]
n/a
Researcher
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluded
|
2006 - 2007 | Criatividade e produção escrita [Creativity and written production]
n/a
Principal investigator
|
Concluded
|
2005 - 2006 | Avaliação da compreensão leitora: Construção da PROCOMLEI [Assessment of reading comprehension: Construction of PROCOMLEI]
n/a
Principal investigator
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Journal article |
|
Manual |
|
Report |
|
Thesis / Dissertation |
|
Intellectual property
Patent |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2019/09 | Development of comprehension measures to 5th grade students: a study using Rasch model analysis | XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Corunha, Spain)
|
2019/09 | Ainda estou a Aprender. Proposta de avaliação e de Intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura num contextos municipal [I'm still learning. Proposal for evaluation and intervention in difficulties in learning to read in a municipal context] | XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Corunha, Spain)
|
2019/07/11 | Construção de trajetórias de sucesso. Onde estamos, para onde queremos ir? | Encontro Anual de Educação: Políticas Educativas Integradas e Inclusivas
(Odemira, Portugal)
|
2019/07/04 | Construção e implementação de projetos de intervenção no quadro do modelo multinível | Encontro Intermunicipal do PIICIE do Cávado: Equipas multidisciplinares- convergências e parcerias para o sucesso educativo
(Barcelos, Portugal)
|
2019/07 | Narrativas bimobais e ferramentas multimedia para o ensino das relações semânticas entre palavras no 1º ciclo do ensino básico [Bimobal narratives and multimedia tools for teaching semantic relations between words in the 1st cycle of basic education] | 2nd International Conference on Research in Education
(Porto)
|
2019/07 | Projeto Litteratus: Intervenção na compreensão e na fluência de leitura [Litteratus Project: Intervention in understanding and reading fluency] | III International Congress Student´s Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education
(Lisboa)
|
2019/06/02 | Promoção do sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita. Contributos da avaliação para o desenho universal de aprendizagem [Promotion of success in learning to read and write. Contributions of evaluation to universal learning design] |
(Maia)
|
2019/04/12 | Organização do léxico e visão do(s) mundo(s): uma proposta multimédia de abordagem das relações lexicais no 1.ºciclo do ensino básico. | 13.º ENAPP: Percursos de interdisciplinaridade em Português: dos projetos às práticas.
(Leiria)
|
2019/02/06 | A plataforma Ainda Estou a Aprender: recurso online para prevenção e intervenção em dificuldades de leitura [The platform I'm still learning: online resource for prevention and intervention in reading difficulties] |
(Marco de Canaveses)
|
2019/01/26 | Fatores de compreensão da leitura – Ensino explícito da compreensão da leitura? [Reading comprehension factors - Explicit teaching of reading comprehension?] |
Biblioteca Municipal de Beja, José Saramago (Beja)
|
2019/01 | O projeto Conhecer, Atuar e Mudar: para uma prevenção das dificuldades na aprendizagem da leitura | Conferência intermunicipal de Inovação em Educação
(Águeda, Portugal)
|
2019/01 | Os desafios da implementação do modelo multinível: Um estudo de caso [The challenges of implementing the multilevel model: A case study] | Simpósio Internacional sobre Perturbações Específicas de Aprendizagem
(Évora)
|
2018/09/12 | Construção de uma prova de fluência de leitura de textos para alunos do 2º ciclo do Ensino Básico: Evidências de validade [Construction of a reading fluency test for students in the second cycle of elementary education: evidences of validity]. | 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Braga)
|
2018/07/04 | Da concepção à validação de um modelo integrado de intervenção na leitura [Design and validation of an integrated model of intervention in reading]. | no II Seminário Nacional a Vez e a Voz das Comunidades Educativas
(Aveiro)
|
2018/07 | Alunos do 1º ano em risco de insucesso na aprendizagem da leitura. Da avaliação à intervenção no quadro de um modelo multínivel [At-risk readers in fisrt fardes. Assessment and intervention within a multilevel framework] | IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: Investigação e boas práticas: nas III Jornadas Internacionais
de Leitura, Educação e Sucesso Escolar e IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
(Lisboa)
|
2018/07 | Rastreio universal: implicações para a intervenção [Universal screening: implications for the intervention] | IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: Investigação e boas práticas: nas III Jornadas Internacionais
de Leitura, Educação e Sucesso Escolar e IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
(Lisboa)
|
2018/07 | Dificuldades iniciais na leitura: prevalência, perfil e variáveis sociodemográficas [Early reading difficulties: prevalence, profile and sociodemographic variables] | IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: Investigação e boas práticas: nas III Jornadas Internacionais
de Leitura, Educação e Sucesso Escolar e IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
(Lisboa)
|
2018/06 | Ensinar a ler e a compreender no 1º ano no quadro de uma abordage multinível [Teaching how to read and understand in the 1st year within the framework of a multilevel approach] | 6th International Conference of Educational Sciences and Development
(Setúbal)
|
2018/06 | Da concepção à validação de um modelo integrado de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura [From conception to the validation of an integrated intervention model in difficulties in learning to read] | 6th International Conference of Educational Sciences and Development
(Setúbal)
|
2018/04/17 | Divulgação do programa: Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para jardim de infância [Dissemination of the program: Speaking, reading and writing. Integrating proposals for kindergarten] |
Escola Básica 2.3. Alpendorada
|
2018/04/11 | Divulgação do programa: Aprender a compreender torna mais fácil o saber [Program dissemination: Learning to understand makes knowledge easier] |
Escola Secundária de Ponte de Lima (Ponte de Lima)
|
2018/04/10 | Perspetivas sobre o desenvolvimento das competências de literacia emergente. Uma abordagem histórica, 10 de abril de 2018, |
Escola Básica 2.3. Alpendorada
|
2017/12/19 | Ler e escrever no século XXI. Como fomentar trajetórias de sucesso [Reading and writing in the 21st century. How to foster successful trajectories] | Conferência temática do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (Oliveira de Azeméis)
|
2017/12/18 | Ler e escrever no século XXI. Como fomentar trajetórias de sucesso [Reading and writing in the 21st century. How to foster successful trajectories] | Conferência temática do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (Oliveira do Douro)
|
2017/11/04 | Ler e escrever no século XXI. Como fomentar trajetórias de sucesso[Reading and writing in the 21st century. How to foster successful trajectories] | Conferência temática do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (Bragança)
|
2017/09/04 | Ainda estou a aprender. Uma plataforma interativa de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura [ I'm still learning. An interactive platform for intervention in difficulties in learning to read] | III Jornadas Internacionais de alfabetização/III Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar
Universidade do Minho (Braga)
|
2017/09 | JIL – Jogos Interativos de Leitura [JIL - Interactive Reading Games] | 2ªs Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar (III Jornadas Internacionais de Alfabetização
(Braga)
|
2017/09 | Os efeitos da descodificação, da compreensão oral e da fluência de leitura na compreensão da leitura: um estudo longitudinal com alunos do 1º ciclo do Ensino Básico [The effects of decoding, listening and reading fluency on reading comprehension: a longitudinal study with students in the 1st cycle of Basic Education] | nas 2ªs Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar /III Jornadas Internacionais de Alfabetização
(Braga)
|
2017/09 | Avaliar fluência de leitura [Evaluate reading fluency] | 2ªs Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar (III Jornadas Internacionais de Alfabetização)
(Braga)
|
2017/07/07 | A plataforma “Ainda estou a aprender" [The “I'm still learning” platform] | II Encontro Temático APL/ESSE. Diálogos entre a investigação e as práticas educativas no ensino da língua
Escola Superior de Educação do Porto (PORTO)
|
2017/06/29 | Ler e escrever no século XXI. Como fomentar trajetórias de sucesso [Reading and writing in the 21st century. How to foster successful trajectories] | Conferência temática do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (Vila Verde)
|
2017/06/13 | Ler e escrever no século XXI. Como fomentar trajetórias de sucesso [Reading and writing in the 21st century. How to foster successful trajectories] | Conferência temática do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (Setúbal)
|
2017/05/17 | Ensinar e aprender a ler e a escrever no século XXI. Como fomentar trajetórias de sucesso [Teach and learn to read and write in the 21st century. How to foster successful trajectories] | I Conferência temática do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (Marco de Canaveses)
|
2017/02/07 | Ensinar e aprender a ler e a escrever no século XXI. Como fomentar trajetórias de sucesso [Teach and learn to read and write in the 21st century. How to foster successful trajectories] | I Conferência temática do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (Braga)
|
2017/02 | Avaliação do desenvolvimento lexical e sintático através de relatos parentais: a adaptação do CDI-III para Português Europeu | VII Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment”
(Lisboa)
|
2016/11 | AINDA ESTOU A APRENDER. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas Dificuldades na Aprendizagem da Leitura | IV Seminário Psicologia e Orientação em Contexto Escolar
Direção-Geral de Educação e pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa)
|
2016/10 | Avaliação e intervenção online nas dificuldades na aprendizagem da leitura: A plataforma AINDA ESTOU A APRENDER | 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Porto)
|
2016/09/08 | Compreensão da leitura. Questões teóricas e práticas [Reading comprehension. Theoretical and practical issues] |
Agrupamento de Escolas de Frazão (Paços de Ferreira)
|
2016/06 | Dificuldades na aprendizagem da leitura: o que não sabemos, o que sabemos o que podemos fazer [Difficulties in learning to read: what we don't know, what we know what we can do] | I Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar
(Vila Nova de Famalicão)
|
2016 | Aprender a ler. Ler para aprender. O papel da família [Learning to read. Read to learn. The role of the family] |
Museu Dom Diogo de Sousa (Braga)
|
2014/05 | Bateria de Avaliação da Leitura: Caracterização e contributos para a avaliação dos problemas de leitura. | Dislexia em Debate: Tendências Nacionais e Internacionais
Universidade do Minho (Braga)
|
2014/05 | Prevenir os problemas de leitura. O possível e o desejável [Prevent reading problems. The possible and the desirable] | Dislexia em Debate: Tendências Nacionais e Internacionais
Universidade do Minho (Braga)
|
2014/01 | Questões conceptuais e de medida na avaliação da leitura. O desenvolvimento da BAL – Bateria de Avaliação da Leitura [Conceptual and measurement issues in reading assessment. The development of BAL - Reading Evaluation Battery] | IV Workdhop Linguistics, Language Development and Impairment
Faculdade de Letras, Universidade de lisboa (Lisboa)
|
2011/06/29 | Ler para quê? A importância da compreensão leitora [Read for what? The importance of reading comprehension] | 1.º Encontro Nacional “A ler vamos… Procurando desafios, encontrando soluções
(Matosinhos)
|
2010/10 | A avaliação da leitura: Apresentação de instrumentos [Reading assessment: Presentation of instruments] | Encontro Leitura: Investigação e Ensino
Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2017 - Current | “Relações Reciprocas entre a compreensão oral, a fluência de leitura, a metacompreensão, o vocabulário, e a compreensão da
leitura: Um estudo longitudinal com alunos do 4.º ao 6.º ano de escolaridade”. Doutoramento em Psicologia Aplicada, Escola
de Psicologia, Universidade do Minho.
Supervisor
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2015 - Current | “Estabilidade e mudança na estrutura de relações entre a descodificação, a fluência de leitura, o vocabulário, a nomeação
rápida e a compreensão da leitura em alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico [Stabibility and change in the relationships between
decoding, reading fluency, vocabular, rapide naming and reading compreension during elementary school].
Supervisor
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2014 - Current | Implicações educacionais do conceito de "letramento emergente": adaptação do programa "Falar, ler e escrever no jardim de
infância" ao contexto brasileiro de educação infantil
Co-supervisor
|
|
2011 - Current | “Compreensão de textos em idade pré-escolar: Descrição e impacto na compreensão da leitura” [Text comprehension in preschool:
description and impact on reading comprehension]
Supervisor
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2008 - Current | “Dificuldades específicas de aprendizagem da leitura e escrita: Trajectórias de aprendizagem” [Specific learning disabilities
in reading and writing: learning pathways]
Supervisor
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2008 - Current | “Programa visual de mejora de la lectura para estudantes sordos”.
Supervisor
|
Universidade de Vigo, Spain
|
2007 - Current | , provisório “Impacto de variáveis psicológicas, práticas familiares e pedagógicas na escrita” [Impact of psychological variables,
family and teaching practices in written production].
Supervisor
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2014 - 2018 | “Para uma avaliação abrangente de leitura no 1º ciclo do Ensino Básico. Relações entre descodificação e compreensão”. [For
a comprehensive reading assessment in elementary-school students. relationships between decoding and comprehension]
Supervisor
|
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2012 - 2017 | "Adaptação do Inventário de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates. Estudos de validação e de tracking" [Adaptation
of the MacArthur-Bates Communicative Development Inventory: Validation and tracking studies]
Supervisor
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2008 - 2016 | 2016, “Leitura de palavras: avaliação e trajetórias de aprendizagem em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico”[Word reading:
assessment and developmental trajectories of elementary-school students ] D
Supervisor
|
outoramento em Psicologia Aplicada (PhD)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2013 - 2014 | Avaliação da descodificação da leitura em crianças com dificuldades de aprendizagem da leitura” [Decoding assessment in children
with learning disabilities in reading]
Supervisor
|
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
|
2008 - 2014 | “Aprendizagem cooperativa e autonomia em contexto escolar. Um estudo no ensino básico” [Cooperative learning and autonomy.
A qualitative study in an elementary school context].
Supervisor
|
Doutoramento em Psicologia da Educação, Universidade do Minho (PhD)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2007 - 2012 | “Avaliar leitura no 1.º ciclo do Ensino Básico: Construção e validação do TCL – Teste de Compreensão Leitora” [Reading assessment
in elementary school: construction and validation of a Reading Comprehension Test].
Supervisor
|
Doutoramento em Psicologia, área de conhecimento de Psicologia da Educação (PhD)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2007 - 2011 | “Práticas de literacia familiar e o desenvolvimento literácito das crianças” [Family literacy practices and the literacy
development of children].
Supervisor
|
Doutoramento em Psicologia, área de conhecimento de Psicologia da Educação (PhD)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2009 - 2010 | Da definição à avaliação da compreensão leitora. Adaptação de uma prova para alunos do 2.º ciclo do ensino básico” [Reading
comprehension definition and assessment. Adaptation of a test for students in the middle school]
Supervisor
|
Psicologia (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2008 - 2009 | Ler a par o conhecimento vai aumentar: Construção e avaliação do programa” [Reading together: Construction and assessment
of the program]
Supervisor
|
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
|
2002 - 2006 | “Programa de desenvolvimento cognitivo para crianças com necessidades educativas especiais” [Program of cognitive development
for children with special education needs].
Supervisor
|
Doutoramento em Educação, área de conhecimento Psicologia da Educação (PhD)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2015/03/07 - Current | II Jornadas de “Comunicação e Desenvolvimento da Linguagem”, Universidade do Minho, Instituto de Educação, 7 de março de 2015.
(membro da comissão organizadora) [II Conference on “Communication and Language Development”, University of Minho, Institute
of Education, March 7, 2015. (member of the organizing committee)] (2015/03/07)
Other (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2014/05/08 - Current | 1.º Seminário Nacional em Educação e Desenvolvimento Humano. Literacia emergente na Educação Pré-Escolar, Casa das Artes,
Vila Nova de Famalicão, 8 maio de 2014. (Presidente) [1st National Seminar on Education and Human Development. Emerging Literacy
in Pre-School Education, Casa das Artes, Vila Nova de Famalicão, May 8, 2014. (President)] (2014/05/08)
Seminar (President of the Organising Committee)
|
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Portugal |
2016/06/17 - 2016/06/18 | I Jornadas Internacionais em Leitura, Educação e Sucesso Escolar - LESE, na CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico
Universitário, Vila Nova de Famalicão, 17 e 18 de junho de 2016 (Presidente da Comissão Organizadora) [I International Days
in Reading, Education and School Success - LESE, at CESPU - University Polytechnic Higher Education Cooperative, Vila Nova
de Famalicão, June 17 and 18, 2016 (President of the Organizing Committee)] (2016/06/17)
Other (President of the Organising Committee)
|
CESPU-Cooperativa de Ensino Superior Politécnico Universitário, Portugal |
2014/07/04 - 2014/07/05 | 10..º Encontro Nacional/8.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Universidade do Minho,
Instituto de Educação, 4 e 5 de Julho de 2014. (membro da comissão organizadora) [10th National Meeting / 8th International
Research in Reading, Children's Literature and Illustration, University of Minho, Institute of Education, 4th and 5th of July
2014. (member of the organizing committee)] (2015/07/04)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2008 - 2010 | Membro da Comissão Científica da revista nacional Sonhar, comunicar, repensar a diferença, Portugal
Member
|
|
2002 - 2010 | Membro da Comissão Científica da revista nacional Psicologia e Educação, Universidade da Beira Interior, Portugal
Member
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
1997 - 2010 | Membro do Conselho Editorial da revista nacional Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, Universidade do Minho, Portugal
Member
|
Universidade do Minho, Portugal |
1990 - 1994 | Membro do Conselho de Redacção da Revista Portuguesa de Educação, Universidade do Minho, Portugal
Member
|
Universidade do Minho, Portugal |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2009 - Current | Consultora científica do Projecto “Caminha com todas as letras”, co-financiado pela Câmara Municipal de Caminha e pela Fundação Calouste Gulbenkian [Scientific consultant for the “Caminha com todos Letras” Project, co-financed by the Municipality of Caminha and the Calouste Gulbenkian Foundation] | |
2008 - Current | Consultora científica do Projecto “Caminha com todas as letras”, co-financiado pela Câmara Municipal de Caminha e pela Fundação Calouste Gulbenkian [Scientific consultant for the “Caminha com todos Letras” Project, co-financed by the Municipality of Caminha and the Calouste Gulbenkian Foundation] | |
2008 - Current | Consultora científica do Projecto Europeu Signes @ Sens, Projet européen pour faciliter la comprehénsion en lecture, COMENIUS - Lifelong Learning Programme [Scientific consultant for the European Signes @ Sens Project, European project to facilitate understanding in lecture, COMENIUS - Lifelong Learning Program] | |
2006 - Current | Consultora científica do Projecto “Avaliação da competência de aprender a aprender”, coordenado pelo Professor Doutor Valera de Freitas, co-financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e Fundação Calouste Gulbenkian [Scientific consultant of the Project “Evaluation of the competence of learning to learn”, coordinated by Professor Doutor Valera de Freitas, co-financed by the Foundation for Science and Technology and Fundação Calouste Gulbenkian] |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2019 - Current | Fluência de leitura e compreensão da leitura: avaliar e intervir [Reading fluency and reading comprehension: evaluate and intervene] | Oficina de formação (Outros) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2019 - Current | Avaliar e intervir em dificuldades na aprendizagem da leitura no quadro dos modelos multinível [Evaluate and intervene in difficulties in learning to read within the framework of multilevel models] | Oficina de Formação realizada na Escola Secundária de Valongo. (Outros) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2013 - 2014 | Estudos em Avaliação e Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem da leitura e da escrita | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2012 - 2014 | Avaliação em Psicologia Aplicada II | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2012 - 2013 | Projeto de Investigação/Tese 4 | Psicologia (Doutoramento) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2011 - 2013 | Estudos Avançados em Psicologia Aplicada I | Psicologia (Doutoramento) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2011 - 2013 | Estudos Avançados em Psicologia Aplicada II | Psicologia (Doutoramento) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2011 - 2013 | Estudos Avançados em Psicologia Aplicada III | Psicologia (Doutoramento) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2011 - 2013 | Estudos Avançados em Psicologia Aplicada IV | Psicologia (Doutoramento) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2009 - 2013 | Construção e validação de provas psicológicas | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2008 - 2013 | Projeto de Investigação/Tese 3 | Psicologia (Doutoramento) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2007 - 2013 | Orientação de Estágio em Psicologia Escolar e da Educação | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2007 - 2013 | Orientação de Dissertação em Psicologia Escolar e da Educação | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2007 - 2013 | Projeto de Investigação/Tese 2 | Psicologia (Doutoramento) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2006 - 2013 | Practicum de Avaliação Psicológica | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2006 - 2013 | Practicum de Avaliação Psicológica | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2006 - 2013 | Projeto de Investigação/Tese 1 | Psicologia (Doutoramento) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2012 - 2012 | Avaliação e Intervenção Psicoeducacional I | (Mestrado integrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2009 - 2010 | Estudos Avançados em Psicologia da Educação 4 | Psicologia da Educação (Doutoramento) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2008 - 2010 | Estudos Avançados em Psicologia da Educação 3 | Psicologia (Doutoramento) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2006 - 2010 | Metodologia Quantitativa de Investigação em Psicologia | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2007 - 2009 | Contextos de Aplicação em Psicologia Escolar | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
1990 - 2008 | Psicologia da Educação | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | |
2005 - 2007 | Seminário de Acompanhamento do Projecto Avançado em Psicologia Escolar e da Educação | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Minho Instituto de Educação e Psicologia, Portugal |
2005 - 2007 | Introdução aos Métodos Quantitativos | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Minho Instituto de Educação e Psicologia, Portugal |
2005 - 2007 | Seminário de Orientação | (Mestrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2003 - 2007 | Consulta Psicológica Educacional II | (Mestrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
1998 - 2007 | Seminário de Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
1998 - 2007 | Avaliação e Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem | (Mestrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
1996 - 2007 | Supervisão Estágios, Psicologia Escolar e da Educação | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Minho Instituto de Educação e Psicologia, Portugal |
2005 - 2006 | Provas de acesso à Universidade de adultos | Universidade do Minho, Portugal | |
2005 - 2006 | Necessidades Educativas Especiais | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Minho Instituto de Educação e Psicologia, Portugal |
1996 - 2005 | Psicologia Escolar | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Minho Instituto de Educação e Psicologia, Portugal |
1996 - 2005 | Métodos de Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação | Psicologia (Licenciatura) | |
2002 - 2004 | Métodos de Avaliação em Psicologia Escolar e da Educação | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Minho Instituto de Educação e Psicologia, Portugal |
2002 - 2003 | Metodologia de Investigação | (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Sociais, Portugal |
2002 - 2003 | Metodologia de Projecto | (Mestrado) | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1997 - 2003 | Dificuldades de Aprendizagem II | (Mestrado) | Universidade Minho Instituto de Educação e Psicologia, Portugal |
2001 - 2002 | Métodos e Técnicas de Investigação em Psicologia | (Mestrado) | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1997 - 2002 | Psicologia do Desenvolvimento | (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2000 - 2001 | Métodos e Técnicas de Investigação em Psicologia | (Mestrado) | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
1997 - 1998 | Metodologia de Investigação em Psicologia da Educação I | (Mestrado) | Universidade Minho Instituto de Educação e Psicologia, Portugal |
1989 - 1997 | Psicologia do Desenvolvimento | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Minho Instituto de Educação e Psicologia, Portugal |
1989 - 1990 | Psicologia das organizações | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Minho Instituto de Educação e Psicologia, Portugal |
1989 - 1990 | Práticas pedagógicas I | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Minho Instituto de Educação e Psicologia, Portugal |
1983 - 1990 | Métodos de Observação Psicológica | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Distinctions
Award
2023 | Prémio Ana Maria Vieira da Silva
Universidade do Minho - Escola de Psicologia, Portugal
|
2018 | Prémio Ler+
Plano Nacional de Leitura 2027, Portugal
|
Other distinction
2016 | Prémio de Interação com a Sociedade |
2013 | 9.º Prémio CEGOC-TEA |
2011 | 7.º Prémio CEGOC 2011 [7th CEGOC Award 2011] |
2009 | 5º Prémio CEGOC 2009 [5th CEGOC Award 2009] |
1984 | Melhor aluna do ano [Best student of the year]
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
|