???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Susana Caires

Citation names

  • Caires, Susana

Author identifiers

Ciência ID
9819-CB8F-9ECF
ORCID iD
0000-0002-8670-2163
Scopus Author Id
23468799800

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Advanced (C1) Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2004
Concluded
Doutoramento em Psicologia, especialidade em Psicologia da Educação/PhD in Educational Psychology (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"VIVÊNCIAS E PERCEPÇÕES DO ESTÁGIO PEDAGÓGICO: A perspectiva dos estagiários da Universidade do Minho/Experiencies and perceptions of the practicum" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado por unanimidade
1998/09/06
Concluded
Psicologia (Mestrado)
Major in Área de especialização: Psicologia Escolar
Universidade do Minho, Portugal
1996/07/27
Concluded
Psicologia (Licenciatura)
Major in Não Aplicável
Universidade do Minho, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2004 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade do Minho, Portugal
1998/09/01 - 2024/02/16 Assistant (University Teacher) Universidade do Minho, Portugal
1996/09/01 - 1998/07/30 Tutor (University Teacher) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
1997/10/01 - 1998/09/30 ESTÁGIOS CURRICULARES NO ENSINO SUPERIOR: AVALIAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO
PRAXIS XXI/BM/10865/97
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Contract

Designation Funders
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Educação
UID/CED/01661/2019
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 1661 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI1661/2011
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Vieira, Flávia; Silva, José Luís; Oliveira, Clara Costa; Ferreira, Fernando Ilídio; Flores, Maria Assunção; Caires, Susana; Sarmento, Teresa. Pressupostos e trajetórias de mudança - o caso do Núcleo de Estudos e Inovação da Pedagogia. Educación Editora. 2016.
Book chapter
  1. Mesquita, Diana; Flores, Maria Assunção; Lima, Rui M.; Fernandes, Sandra. "O contributo da formação pedagógica docente para a inovação do Ensino Superior". De Facto Editores, 2016.
Conference paper
  1. Silva, Maria José Araújo; Antunes, Maria da Conceição Pinto; Caires, Susana. "Perceções dos profissionais e pais/acompanhantes relativamente à intervenção dos palhaços de hospital em contexto pediátrico". 2017.
  2. Antunes, Maria da Conceição Pinto; Bissoto, Maria Luísa; Caires, Susana. "II Seminário de Pesquisa, Teoria e Práticas Educativas Sociocomunitárias: atas". 2016.
  3. Teixeira, Liliana; Morgado, José Carlos; Hattum-Janssen, Natascha van; Sánchez-Fernández, María Dolores; Caires, Susana. "Curriculum and Social Responsibility : a comparative study of perceptions of engineering students from four universities". 2013.
  4. Sánchez-Fernández, María Dolores; Caires, Susana; Hattum-Janssen, Natascha van; Teixeira, Liliana; López-Portillo, Héctor; Ibarra-Torres, Kathia. "Responsabilidade social universitaria nos cursos de xestión e economía : os futuros traballadores". 2013.
  5. Van Hattum-Janssen, N.; Fernández, M.D.S.; Caires, S.; Kahn, S.. "Social responsibility in engineering curricula". 2012.
  6. Caires, Susana; Almeida, Leandro S.; Vieira, Diana. "Os estágios curriculares no quadro dos desafios de Bolonha : avaliação das vivências e percepções dos estagiários". 2009.
Journal article
  1. Caires, Susana; Antunes, C.; Silva, M.. "A fase terminal do Filho com Câncer: Percepções dos profissionais hospitalares.". Psicologia: Ciência e Profissão (2024):
    In press
  2. Caires, Susana; Alves, Regina; Martins, Ângela; Magalhães, Patrícia; Valente, Sabina. "Promoting Socio-emotional Skills in Initial Teacher Training: An Emotional Educational Programme". (2023): http://hdl.handle.net/10174/35471.
    https://doi.org/10.56300/VCJW9231
  3. Montenegro, elsa m.; Caires, Susana. "Ubuntu numa Escola de Segunda Oportunidade: contributos para a ressocialização de jovens em risco psicossocial". Ubuntu - Revista de Ciências Sociais 1 (2023): 95-129.
    Published
  4. Da Silva, Maria José Araújo; Fernandes, Susana Margarida Gonçalves Caires; Antunes, Maria Conceição Pinto. "Perceções dos profissionais de pediatria relativamente à intervenção dos palhaços de hospital em contexto pediátrico". STUDIES IN HEALTH SCIENCES 3 3 (2022): 1311-1332. http://dx.doi.org/10.54022/shsv3n3-004.
    10.54022/shsv3n3-004
  5. Maria Rosa da Silva; Maria Cristina da Costa Marques; Alexandre Vinicius Xavier Penha; Susana Caires. "Comportamentos construídos e disseminados no palhaço de hospital". Ciência & Saúde Coletiva (2022): https://doi.org/10.1590/1413-81232022276.13902021.
    10.1590/1413-81232022276.13902021
  6. Silva, Maria Rosa da; Marques, Maria Cristina da Costa; Penha, Alexandre Vinicius Xavier; Caires, Susana. "Comportamentos construídos e disseminados no palhaço de hospital". Ciência & Saúde Coletiva 27 6 (2022): 2449-2458. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232022276.13902021.
    10.1590/1413-81232022276.13902021
  7. Patrícia Arriaga; Ana Sofia Melo; Susana Caires. "The Effects of Hospital Clowning on Physical and Emotional States of Pediatric Patients During Chemotherapy Treatment". Child & Youth Care Forum 49 3 (2020): 365-381. https://doi.org/10.1007/s10566-019-09532-6.
    10.1007/s10566-019-09532-6
  8. Joana Isabel Barbosa Rodrigues; Susana Margarida Gonçalves Caires Fernandes; Goreti Filipa dos Santos Marques. "Preocupações e necessidades dos pais de crianças hospitalizadas". Saúde e Sociedade 29 2 (2020): https://doi.org/10.1590/s0104-12902020190395.
    10.1590/s0104-12902020190395
  9. Rodrigues, Joana Isabel Barbosa; Fernandes, Susana Margarida Gonçalves Caires; Marques, Goreti Filipa dos Santos. "Preocupações e necessidades dos pais de crianças hospitalizadas". Saúde e Sociedade 29 2 (2020): http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902020190395.
    10.1590/s0104-12902020190395
  10. Arriaga, Patrícia; Melo, Ana Sofia; Caires, Susana. "The Effects of Hospital Clowning on Physical and Emotional States of Pediatric Patients During Chemotherapy Treatment". Child & Youth Care Forum 49 3 (2019): 365-381. http://dx.doi.org/10.1007/s10566-019-09532-6.
    10.1007/s10566-019-09532-6
  11. Maria Lui´sa Bissoto; Susana Caires. "METODOLOGIAS ATIVAS E PARTICIPATIVAS: SEUS CONTRIBUTOS PARA O ATUAL CENA´RIO EDUCACIONAL". Práxis Educacional 15 35 (2019): 161-161. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5673.
    10.22481/praxisedu.v15i35.5673
  12. Melo, Ana Sofia; Caires, Susana; Machado, Marta; Pimenta, Raquel. "Pediatria oncológica: o olhar dos profissionais hospitalares em torno das vivências das crianças, adolescentes e seus pais". (2019): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4354.
    10.34624/id.v5i2.4354
  13. Gomes, Maria João; Coutinho, Clara; Guimarães, Fernando; Casa-Nova, Maria José; Caires, Susana. "Práticas de e-learning no Instituto de Educação da Universidade do Minho: um estudo exploratório". (2019): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4528.
    10.34624/id.v3i3.4528
  14. Caires, Susana; Machado, Marta; Antunes, Maria Conceição; Melo, Ana Sofia Marques. "Recidiva Oncológica: Olhares dos Profissionais Hospitalares sobre as Dificuldades do Paciente Pediátrico". (2018): http://hdl.handle.net/1822/67790.
    10.1590/1413-82712018230212
  15. Zusana Matos Diaz; Susana Caires; Susana Correia. "NEEDS AND CONCERNS OF PARENTS OF BABIES ADMITTED IN A NEONATOLOGY UNIT". Psicologia, Saúde & Doença 17 2 (2016): 236-252. https://doi.org/10.15309%2F16psd170210.
    10.15309/16psd170210
  16. Morgana Masetti; Susana Caires; Daniel Brandão; Diana Aguiar Vieira. "Confirmatory factor analysis of the Questionnaire on the Health Staff’s Perceptions Regarding Doutores da Alegria’s Interventions". Journal of Health Psychology (2016): 135910531665027-135910531665027. https://doi.org/10.1177%2F1359105316650274.
    10.1177/1359105316650274
  17. Diaz,Zusana Matos; Caires,Susana; Correia,Susana. "Necessidades e preocupações de pais de bebés internados numa unidade de neonatologia". (2016): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862016000200010.
  18. SUSANA CAIRES; MORGANA MASETTI. "Uma pedagogia através do olhar do palhaço no contexto de saúde: Subsídios para a humanização pediátrica". REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (2015): 39-57. https://doi.org/10.19091%2Freced.unisal2015.2.1003.
    10.19091/reced.unisal2015.2.1003
  19. Moreira, Carmen; Esteves, Hiolanda; Caires, Susana. "A look into the intervention of clowns in pediatric context: a hospital professionals perspective". (2015): http://hdl.handle.net/10400.8/4388.
  20. Diaz, Zusana; Fernandes, Susana; Correira, Susana. "Difficulties of parents with infants admitted to a Neonatal Unit". Revista de Enfermagem Referência IV Série 3 (2014): 85-93. http://dx.doi.org/10.12707/riii12134.
    10.12707/riii12134
  21. Susana Caires; Leandro S. Almeida; Caires,Susana; Almeida,Leandro S.. "A experiência de estágio académico: Oportunidades de formação e desenvolvimento do estudante". PSICOLOGIA 13 1/2 (2014): 235-235. https://doi.org/10.17575%2Frpsicol.v14i2.513.
    10.17575/rpsicol.v14i2.513
  22. Susana Caires; Stéphanie Dermagne. "Competências de empregabilidade entre adultos com baixas habilitações: autoeficácia em participantes de um processo de RVCC". Investigação e Intervenção em Recursos Humanos 1 (2014): https://doi.org/10.26537%2Fiirh.v0i1.1918.
    10.26537/iirh.v0i1.1918
  23. Carla Hiolanda Esteves; Conceição Antunes; Susana Caires; Esteves,Carla Hiolanda; Antunes,Conceição; Caires,Susana. "Humanização em contexto pediátrico: o papel dos palhaços na melhoria do ambiente vivido pela criança hospitalizada". Interface - Comunicação, Saúde, Educação 18 51 (2014): 697-708. https://doi.org/10.1590%2F1807-57622013.0536.
    10.1590/1807-57622013.0536
  24. Susana Caires; Carla Hiolanda Esteves; Susana Correia; Isabel Almeida; Caires,Susana; Esteves,Carla Hiolanda; Correia,Susana; Almeida,Isabel. "Palhaços de hospital como estratégia de amenização da experiência de hospitalização infantil". Psico-USF 19 3 (2014): 377-386. https://doi.org/10.1590%2F1413-82712014019003001.
    10.1590/1413-82712014019003001
  25. Diaz,Zusana Matos; Fernandes,Susana Margarida Gonçalves Caires; Correia,Susana. "Dificuldades dos pais com bebés internados numa Unidade de Neonatologia". (2014): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832014000300010.
  26. Melo, Ana Sofia; Caires, Susana; Machado, Marta; Pimenta, Raquel. "Pediatria oncológica: o olhar dos profissionais hospitalares em torno das vivências das crianças, adolescentes e seus pais". (2013): https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4354.
    https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4354
  27. Caires, Susana; Almeida, Isabel; Antunes, Conceição; Moreira, Carmen; Melo, Ana Sofia. "Vantagens da presença dos doutores palhaços no contexto hospitalar: as expectativas dos profissionais de pediatria". (2013): https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4442.
    https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4442
  28. Susana Caires; Caires,Susana. "Vivências e percepções do estágio pedagógico: Contributos para a compreensão da vertente fenomenológica do “Tornar-se professor”". Análise Psicológica 24 1 (2012): 87-98. https://doi.org/10.14417%2Fap.156.
    10.14417/ap.156
  29. Caires, S.; Almeida, L.; Vieira, D.. "Becoming a teacher: Student teachers' experiences and perceptions about teaching practice". European Journal of Teacher Education 35 2 (2012): 163-178. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84859572088&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02619768.2011.643395
  30. Vieira, D.A.; Caires, S.; Coimbra, J.L.. "From higher education to work: Contributions of practicum training to job insertion | Do ensino superior para o trabalho: Contributo dos estágios para inserção profissional". Revista Brasileira de Orientacao Profissional 12 1 (2011): 29-36. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84862093980&partnerID=MN8TOARS.
  31. Diana Aguiar Vieira, PhD; Caires, Susana; Coimbra, Joaquim Luís. "Do ensino superior para o trabalho: contributo dos estágios para inserção profissional". (2011): http://hdl.handle.net/10400.22/680.
  32. Caires,Susana; Silva,Cândida. "Fatores de stress e estratégias de coping entre adolescentes no 12º ano de escolaridade". (2011): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2011000300001.
  33. Caires,Susana; Moreira,Maria Alfredo; Esteves,Carla Hiolanda; Vieira,Diana A.; Susana Caires; Maria Alfredo Moreira; Carla Hiolanda Esteves; Diana Vieira. "As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante". Revista Portuguesa de Educação 24 2 (2011): 59-59. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000200004.
    10.21814/rpe.3029
  34. Silva, Cândida; Caires, Susana. "Estratégias de coping nos alunos do 12º ano: adaptação e validação da versão portuguesa do Adolescent - Coping Orientation for Problem Experiences". (2011): http://hdl.handle.net/1822/16257.
  35. Caires, Susana; Almeida, Leandro S.; Vieira, Diana. "O estágio na formação de professores : validação da versão reduzida do Inventário de vivências e percepções do estágio". (2010): http://hdl.handle.net/1822/16106.
  36. Cândida Silva; Susana Caires. "Inventário de Fatores de Estresse nos alunos do 12º ano: construção e validação de um instrumento". Psico-USF 15 3 (2010): 405-413. https://doi.org/10.1590%2Fs1413-82712010000300013.
    10.1590/s1413-82712010000300013
  37. Caires, S.; Almeida, L.; Martins, C.. "The socioemotional experiences of student teachers during practicum: A case of reality shock?". Journal of Educational Research 103 1 (2009): 17-27. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-70449354924&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/00220670903228611
  38. Caires, S.; Almeida, L.S.. "Positive aspects of the teacher training supervision: The student teachers' perspective". European Journal of Psychology of Education 22 4 (2007): 515-528. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-38349162601&partnerID=MN8TOARS.
  39. Ana Catarina Marques Ribeiro de Figueiredo; Susana Margarida Gonçalves Caires Fernandes; Carla Cristina Esteves Martins; Vera Lúcia Moreira Ramalho. "Supervisão: estilos, satisfação e sintomas depressivos em estagiários de psicologia". Psico-USF 12 2 (2007): 239-248. https://doi.org/10.1590%2Fs1413-82712007000200012.
    10.1590/s1413-82712007000200012
  40. Caires, S.; Almeida, L.S.. "Teaching practice in Initial Teacher Education: Its impact on student teachers' professional skills and development". Journal of Education for Teaching 31 2 (2005): 111-120. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-27944474412&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02607470500127236
  41. Susana Caires; Leandro S. Almeida; Caires,Susana; Almeida,Leandro S.. "Vivências e percepções dos estágios pedagógicos: estudo com alunos de licenciaturas em ensino". Psico-USF 8 2 (2003): 145-153. https://doi.org/10.1590%2Fs1413-82712003000200006.
    10.1590/s1413-82712003000200006
  42. Caires, Susana; Almeida, Leandro S.. "Os estágios na formação dos estudantes do ensino superior : tópicos para um debate em aberto". (2000): http://hdl.handle.net/1822/3324.
  43. Caires, Susana; Masetti, Morgana. "Uma pedagogia através do olhar do palhaço no contexto de saúde: subsídios para a humanização pediátrica (p. 39-57)". Revista de Ciências da Educação (1969): http://dx.doi.org/10.19091/reced.v1i33.433.
    10.19091/reced.v1i33.433
Thesis / Dissertation
  1. Lima, Ricardo Costa. "Religiosidade e comportamentos de risco na adolescência". Master, 2023. https://hdl.handle.net/1822/84022.
  2. Silva, Maria José Araújo da. "Perceções dos profissionais e dos conviventes significativos relativamente à intervenção dos Palhaços de Hospital no contexto pediátrico". PhD, 2021. https://hdl.handle.net/1822/75126.
  3. Costa, Maria Manuela Oliveira. "Processo de transição para o 1º ciclo de crianças com doença oncológica: um estudo de caso". Master, 2020. http://hdl.handle.net/1822/65512.
  4. Rodrigues, Joana Isabel Barbosa. "Impacto psicossocial da hospitalização pediátrica no pai e na mãe". Master, 2018. http://hdl.handle.net/1822/57804.
  5. Monteiro, Maria Isabel Silva Moreira. "Vivências dos pais e das crianças e adolescentes no confronto com o diagnóstico de cancro: o olhar dos profissionais de oncologia pediátrica". Master, 2018. https://hdl.handle.net/1822/54754.
  6. Oliveira, Mariana da Rosa. "Representações dos Barnabés em torno da experiência escolar durante e após a vivência da doença oncológica: um estudo exploratório". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/51446.
  7. Mano, Daniela Sofia Rodrigues. "Intervenção psicossocial em oncologia pediátrica: revisão de materiais de divulgação junto de pais com filho com diagnóstico de cancro". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/50663.
  8. Cardoso, Ana Isabel Fraga. "As crianças de pais com vulnerabilidade de saúde mental: implicações e respostas centradas na família". Master, 2017. https://hdl.handle.net/1822/51132.
  9. Pereira, Ana Cláudia Almeida. "Intervenção de grupo em crianças com fendas lábio-palatinas: perspetiva clínica e perspetiva familiar". Master, 2015. http://hdl.handle.net/1822/41313.
  10. Esteves, Carla Hiolanda Ferreira. "Contributos dos doutores palhaços da Operação Nariz Vermelho para a qualidade da adaptação e do desenvolvimento em contexto pediátrico: o olhar da criança e seus pais". PhD, 2015. http://hdl.handle.net/1822/40066.
  11. Machado, Marta de Jesus dos Prazeres. "Vivência familiar da recidiva oncológica: a perspetiva dos profissionais de pediatria". Master, 2014. http://hdl.handle.net/1822/30214.
  12. Pimenta, Raquel José Vieira. "Cuidados paliativos em oncologia pediátrica: necessidades, preocupações e dificuldades dos pais e crianças - adolescentes na ótica dos profissionais". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28903.
  13. Matos Diaz, Zusana. "Identificação e intervenção nas dificuldades, preocupações e necessidades dos pais de bebés internados numa Unidade de Neonatologia". Master, 2012. http://hdl.handle.net/1822/21003.
  14. Almeida, Isabel Cristina Ferreira de. "Representações e expectativas dos profissionais dos serviços de pediatria do Hospital de Braga relativamente à intervenção dos "Doutores Palhaços"". Master, 2012. http://hdl.handle.net/1822/21004.
  15. Lima, Rivaldo Sávio de Jesus. "Vivências acadêmicas do estágio na Universidade Federal de Sergipe". PhD, 2007. http://hdl.handle.net/1822/7302.
  16. Fernandes, Susana Margarida Gonçalves Caires. "Vivências e percepções do estágio pedagógico : a perspectiva dos estagiários da Universidade do Minho". PhD, 2003. http://hdl.handle.net/1822/3246.

Other

Other output
  1. Compreender a rede de conhecimento, a aprendizagem e o conetivismo. Tradução por Leonel Morgado de: AlDahdouh, Alaa A.; Osório, António J. & Caires, Susana (2015). Understanding knowledge network, learning and connectivism. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, 12 (10), 3-21.. O comportamentalismo (ou behaviorismo), o cognitivismo, o construtivismo e outras teorias em ascensão, como a teoria ator-rede e o conetivismo, circulam no. 2019. AlDahdouh, Alaa A.; Osório, António J.; Caires, Susana; Morgado, Leonel. http://hdl.handle.net/10400.2/10838.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2023 - 2023 Percurso Académico: Impacto das variáveis pessoais e contextuais na construção do sucesso escolar em alunos não tradicionais.
Co-supervisor
Ciências da Educação (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2023 - 2023 "Religiosidade e Comportamentos de Risco na Adolescência"
Supervisor
Estudos da Criança (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2020 Vivências dos pais no curso da doença oncológica de um filho
Supervisor
Estudos da Criança (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2020 Processo de Transição para o 1º Ciclo de Crianças com Doença Oncológica: Um Estudo de Caso
Supervisor
Educação Especial (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2020 Envolvimento académico dos estudantes universitários. Um estudo sobre fatores de sucesso e insucesso no contexto curricular de Angola do ensino superior.
Co-supervisor
Ciências da Educação (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 "Intervenção Psicossocial em Oncologia Pediátrica: Revisão de Materiais de Divulgação Junto de Pais com Filho com Diagnóstico de Cancro".
Supervisor
Estudos da Criança (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 "Vivências dos Pais e das Crianças e Adolescentes no Confronto com o Diagnóstico de Cancro: o Olhar dos Profissionais de Oncologia Pediátrica"
Supervisor
Estudos da Criança (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 "Psychosocial impact of pediatric hospitalization on father and mother"
Supervisor
Estudos da Criança (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Can connectivism explain how student´s learn?
Supervisor
Ciências da Educação (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 "Representações dos Barnabés em torno da experiência escolar durante e após a vivência da doença oncológica: um estudo exploratório".
Supervisor
Estudos da Criança (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 A potência do encontro: O impacto da intervenção dos Palhaços de Hospital em crianças e adolescentes submetidos a tratamento de quimioterapia.
Supervisor
Ciências da Educação (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 Contributos dos doutores palhaços da operação nariz vermelho para a qualidade da adaptação e do desenvolvimento pediátrico: o olhar da criança e seus pais
Supervisor
Ciências da Educação (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 Intervenção de Grupo em Crianças com Fendas Lábio-Palatinas: Perspetiva Clinica e Perspetiva Familiar
Supervisor
Educação Especial (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 Estudo sobre as perceções dos profissionais dos serviços de pediatria do Hospital de Braga relativamente ao trabalho dos doutores palhaços
Supervisor
Educação para a Saúde (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal
2014 - 2014 O adolescente e a vida religiosa: estudo da vivência religiosa e as mudanças corporais como fator de equilibração e de elaboração da imagem corporal e da autoestima
Supervisor
Estudos da Criança (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 Vivência familiar da recidiva oncológica : a perspetiva dos profissionais de pediatria
Supervisor
Estudos da Criança (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 As relações entre mães e filhos com deficiência: dos olhares resilientes à construção de intervenções educativas
Supervisor
Ciências da Educação (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 Perceções dos profissionais e dos conviventes significativos relativamente à intervenção dos palhaços de hospital no contexto pediátrico.
Supervisor
Ciências da Educação (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 Cuidados paliativos em oncologia pediátrica : necessidades, preocupações e dificuldades dos pais e crianças - adolescentes na ótica dos profissionais
Supervisor
Estudos da Criança (Master)
Universidade do Minho, Portugal