Identification
Personal identification
- Full name
- Inês Godinho Mendes Viveiros Gil
- Date of birth
- 1964/12/11
- Gender
- Female
Citation names
- Inês Gil
Author identifiers
- Ciência ID
- 9917-C25E-FF71
Email addresses
- ines.gil@ulusofona.pt (Professional)
Telephones
- Telephone
-
- (351) 217515500 (Professional)
Addresses
- Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação. Campo grande, 376 , 1749-024, Lisboa, Lisboa, Portugal (Professional)
- Universidade Lusófona de humanidades e Tecnologias. Av. Campo Grande, 376, 1749-024, Lisboa, Lisboa, Portugal (Professional)
Knowledge fields
- Humanities - Arts - Studies on Film, Radio and Television
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
French | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
German | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2013 - 2015
Concluded
|
O Tempo como Revelação no Cinema: um Itinerário 1928-2012 (Pós-doutoramento)
Major in Cinema e Teologia
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Teologia, Portugal
|
N/A |
2008 - 2010
Concluded
|
A Cor do Tempo. Arquivo e Cinema: o caso Português (Pós-doutoramento)
Major in Esthétiques, Sciences et Technologies du Cinéma et de l'Audiovisuel
Université Paris 8, France
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
n/a |
1999 - 2002
Concluded
|
Esthétiques, sciences et technologies des arts (Docteur)
Major in cinema
Université Paris 8, France
"L'atmosphère au cinéma.Le cas de La Nuit du Chasseur de Charles Laughton entre réalisme et onirisme" (THESIS/DISSERTATION)
|
Louvor e Distinção |
1994 - 1996
Concluded
|
Esthétiques, sciences et technologies des arts (Master)
Major in Cinema
Université Paris 8, France
"La Nuit du Chasseur à découvert: Les croquis de Davis Grubb et la mise en scène de Charles Laughton à travers les rushes
du film" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom |
1990 - 1994
Concluded
|
Conservação e Restauro do Património Cultural Cinematográfico e Fotográfico (Licence)
Major in Restauro de Film e Fotografia
Institut National du Patrimoine Département des restaurateurs, France
"La Collection Will Day: préservation de trois films cinématographiques Pathé sur support en nitrate de cellulose coloriés
au pochoir" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2002 - Current | Associate Professor (University Teacher) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2020/01/25 - 2020/02/03 | Tutor (University Teacher) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Stockholms Konstnarliga Hagskola, Sweden | ||
2011 - 2016 | Invited Associate Professor (University Teacher) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Comunicação Informação e Cultura Digital Pólo FCSHNOVA, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2011 - 2017 | Coordinator of Photography BA | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2002 - 2010 | Coordinator of the cross fields of the Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia BA | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2007 - 2009 | Coordinator of the Estudos Cinematográficos Masters | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2021/09/01 - Current | Coordinator of the Film Heritage 2º Cycle (Master) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal | ||
1998/09 - 2001/08 | Coordinator | Centro Português de Fotografia, Portugal |
1996 - 1997 | Restauration and duplication of cellulose nitrate negatives | University of California Los Angeles Film and Television Archive, United States |
University of California Los Angeles Arts Library, United States | ||
1995 - 1996 | Film preservationist assistant | Academy of Motion Pictures Arts and Sciences, United States |
Academy of Motion Pictures Arts and Sciences, United States | ||
1994 - 1995 | Film preservationist assistant | University of California Los Angeles Film and Television Archive, United States |
University of California Los Angeles Film and Television Archive, United States |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2018/01 - Current | MIGRA-TED: Migrations and human rights enhanced through Technology in EDucation
Researcher
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
|
European Commission - Education, Audiovisual and Culture Agency
Ongoing
|
2023/12/01 - 2024/11/30 | European Scientific Cinema – film as a tool for science
101035820
Co-Principal Investigator (Co-PI)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias
Ongoing
|
2019/09/01 - 2020/03/31 | O Cinema Científico em Portugal, a arte de observar a vida
UID/CCI/04667/2019
Researcher
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2019 - 2019 | (Re)think Before Act - Alternative Narratives to Violent Extremism
Researcher
|
OLAE - Observatório Lusófono de Actividades Económicas & CICANT
Ongoing
|
2009 - 2013 | História da Cultura Visual da Medicina em Portugal
I&D HC/0110/2009
Researcher
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL/FCSH/UNL), Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluded
|
2009 - 2013 | COMUNIMEDIA - MOBILE MEDIA, COMMUNITY AND SOCIAL CAPITAL
Researcher
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Journal article |
|
Online resource |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2021/12/15 | Miguel Mota e Cientificamente: a divulgação científica enquanto processo criativo | II Congreso Internacional Cine e Imagen Cientifico
II Congreso Internacional Cine e Imagen Cientifico (Madrid, Spain)
|
2021/06/24 | Movements that only cinema can capture”: in search of Portuguese science films | VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual
(Lisboa, Portugal)
|
2020/03/03 | Fotogenia do Silêncio | As coisas fundadas no silêncio/Conferências, exposição, perfomances, workshop, filosofia com crianças, concerto e cinema
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisbon, Portugal)
|
2016/09 | "Lost Face. More than a photographic novel", | International Conference PHOTOGRAPHY IN ACADEMIC RESEARCH
Royal Anthropological Institute (London, United Kingdom)
|
2016/03 | Photographic Atmosphere as Texture | Photographic Agencies and Materialities/3rd international photography research conference
School of Arts, Design and Architecture, Aalto University (Helsinki, Finland)
|
2013/03/02 | The atmosphere of sacredness in Gonc¸alo Tocha’s E´ na Terra na~o e´ na Lua | Fantasy vs. Reality in Contemporary Portuguese Cinema
Queen Mary University (London, United Kingdom)
|
2012/11 | A Imagem em sofrimento: uma experie^ncia interior | Um Olhar Sobre a Histo´ria da Cultura Visual da Medicina em Portugal
CENTRO DE ESTUDOS DE COMUNICAC¸A~O E LINGUAGENS Faculdade de Cie^ncias Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2012/11 | Marker and the mystic lyrism of Tarkovski in Une Journe´e d’Andrei¨ Arsenevich | International Conference on PHOTOGRAPHY AND CINEMA: 50 Years of Chris Marker’s "La Jete´e"
Faculdade de Cie^ncias Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2012/10 | Film as Moving Picture: The Virtual Time in Bruegel’s The Mill and The Cross | 4th European Communication Conference
ECREA 2012 and Turkish Communication Association (Istambul, Turkey)
|
2012/09 | Intimacy and Cinematographic Atmosphere | Confere^ncia internacional SERCIA, Cine´ma de l'intime et/ou intimite´ dans le film anglophone
Universite´ de Bourgogne (Dijon, France)
|
2012/07 | The Expression of the Sacred in Contemporary Cinema | Confere^ncia Internacional IAMCR
University of KwaZulu-Natal (UKZN) nd the South African Communication Association (SACOMM) (Durban, South Africa)
|
2012/07 | The Cinematographic Atmosphere | Confere^ncia Internacional IAMCR
University of KwaZulu-Natal (UKZN) nd the South African Communication Association (SACOMM)
|
2012/06 | Body and Screen: the Memory of Time | Confere^ncia Internacional NECS Time Networks: Screen Media and Memory
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2012/05 | Photographic Atmosphere | Confere^ncia Internacional Beyond Representation: Photography, Humans and Computers
South Bank University (London, United Kingdom)
|
2012/03 | Construction of the Sacred in the Moving Image | Visualist 2012, International Congress on Visual Culture: New approaches in Communication, Art and Design
Istambul Kultur University of Art and Design Faculty (Istambul, Turkey)
|
2011/07 | Film and Video as Expression and Experience of the Religious | IAMCR2011 Istanbul Conference “Cities, Connectivity and Creativity.
Kadir Has University, Istambul. (Istambul, Turkey)
|
2010/10 | La traverse´e du plan. Le passage dans l’oeuvre de Bill Viola | 3e Festival Cinespi, Repre´sentations de L’Apocalypse au cine´ma "Entre angoisse et de´voilement
Universidade Cato´lica de Louvain (Louvain, Belgium)
|
2010/05 | Atmosphe`re et nouvelles technologies | 78e Congre`s de l'Acfas Images, re´cits et nouveaux me´dias
Universidade de Montre´al (Montréal, Canada)
|
2007/10 | Cinema, memo´ria e sensac¸a~o | XI Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)
PUC (Rio de Janeiro, Brazil)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2022 - Current | CREATING A VISUAL AFFECTIVE CINEMATOGRAPHIC SCRIPT
(AN EXPLORATION VIA THE DEVELOPMENT OF THE CINEMATOGRAPHY FOR THE FILM
“THE ONES WITH THE TEMPERED FLOWERS”
Supervisor
|
Media Art and Communication (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2022 - Current | Screen Practice: Comedy and the Appeal of the Female Gaze
Supervisor
|
Media Arts and Communication (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
|
2020 - Current | Oubliette: A exumação do arquivo enquanto atmosfera cinemática.
Supervisor of Jerónimo Rocha
|
Artes Plásticas (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 - 2021 | CASAS REGIONAIS EM LISBOA
Lugares de Cultura Popular Tradicional Portuguesa
Co-supervisor of Luís Carlos Pereira Esteves
|
Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2015/03 - 2015/03 | FlumenFest Minho International Film Festival (BRAGA) (2015 - 2015)
Festival (Co-organisor)
|
Arquidiocese de Braga, Portugal |
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023/11/06 | Tese que apresenta o processo de criação da curta-metragem Ctrl+Z, projeto final do mestrado em cinema da Universidade da
Beira Interior.
(Thesis) Arguer
|
Bruno Serra Acosta (Master) |
2023/05/25 | A presente dissertação pretende mostrar de que forma o ser humano
modificou o planeta Terra e como os meios de comunicação – em específico a fotografia
e o cinema – têm contribuído para a visão que o ser humano tem das outras espécies que
coexistem com ele na Terra.
(Thesis) Arguer
|
Raquel Alexandra da Conceição Barata (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/11/17 | Que fotografia? O fotográfico na prática artística contemporânea em Portugal
(Thesis) Arguer
|
Filippo de Tomasi (PhD)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/05/11 | A Ligação Cabo Verde-Fontainhas:
A Importância de Casa de Lava no cinema de Pedro Costa
(Thesis) Arguer
|
Jelson Paulo Fernandes da Silva (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/04/01 | O FENÓMENO RELIGIOSO EM A COR DA ROMÃ: ELEMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE ARMÉNIA
Thesis Member
|
GABRIEL GOUVÊA BOGOSSIAN (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2021/06/30 | Profissão Acordeonista. Documentário Cinematográfico.
(Thesis) Main arguer
|
Samuel Amaro Guerreiro Benedito (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
|
2021/01/25 | A importância da cor nos filmes de Wes Anderson
Análise dos filmes Moonrise Kingdom, The Grand Budapest Hotel e Isle of
Dogs
(Thesis) Arguer
|
Carolina Silvério Cabrita (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/09/20 | Escrita, Produção e Realização de Secreto LX e a Narrativa Dramática de Final Feliz
(Thesis) Main arguer
|
Patrick Orlando (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2020/06/29 | A luz da representação. Os ambientes luminosos na prática artística.
(Thesis) Main arguer
|
Ruth Iana Paul de Sousa Ferreira (PhD)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/06/25 | A paisagem na Fotografia Contempora^nea: atrave´s da Camera Obscura de Abelardo Morell
(Thesis) Main arguer
|
Agustina Ine´s Ara´n Pellegrino (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/03/13 | Fotografias de Identidade: Inter-objetividade, Nostalgia e Criatividade
(Thesis) Main arguer
|
Rosa Areal Medeiros (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018/05/29 | Arte, Técnica e (In)Visibilidade do Corpo - Os desafios da apropriação artística da imagiologia médica
(Thesis) Arguer
|
Lui´s Alberto Bento (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/06/21 | Os Cineastas Amadores do Pós-Guerra: A Fotografia de Rua como Sinopse da Modernidade Cinematográfica
Thesis Member
|
Luis Guilherme Jorda~o de Mendonc¸a (PhD)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/05/11 | Imagem (de) arquivo e tempo mnemotécnico - para um projeto de arquiviologia na história da arte
Thesis Member
|
Miguel Mesquita Duarte (PhD)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 | A Fotografia Documental na Imprensa Nacional: O Real e o Verosimil
(Thesis) Arguer
|
Maria de Fa´tima Lopes Cardoso (PhD)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 | Quem é o Fotógrafo? O retrato e a fotografia participativa
(Thesis) Arguer
|
Maria Joa~o Fernandes Carvalho (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2012/04 | Eu, Animal, a ordem do fílmico na consciencialização eco-crítica e na mudança de paradigma
(Thesis) Arguer
|
Ilda Teresa de Castro (PhD)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2011/04 | Luz e Arquitectura do Espaço no Filme, imagem, memória e emoção na década da mente
(Thesis) Arguer
|
Maria Irene A^ngelo Apari´cio (PhD)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2010/02 | Do Corpo à Imagem, Da Imagem ao Corpo: A Fotografia e os Fantasmas do seu Automatismo
(Thesis) Arguer
|
Maria Margarida Abreu de Figueiredo Medeiros Mendes Godinho (PhD)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2008/12 | A Apropriação Fotográfica, o acto fotográfico na legitimidade de uma prática artistica
(Thesis) Arguer
|
Hugo Renato de Gouveia Olim (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2005/09 | Cinema e Tecnologia; A transformação da Linguagem Cinematográfica e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
(Thesis) Arguer
|
Jorge Carvalho (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
Mentoring / Tutoring
Topic | Student name | |
---|---|---|
2019 - 2021 | MEMÓRIA, FILMES DE FAMÍLIA E A ANIMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS AUTOBIOGRAFIA | Patrícia Mendonça Tebet |
Other jury / evaluation
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2018/09/27 - 2018/09/30 | Jury of the section "COMEÇAR a OLHAR" - Festival Olhares do Mediterrâneo 2018 (5ª edição) |