Identification
Personal identification
- Full name
- Pedro João Agostinho Figueiredo Santander Rodrigues
Author identifiers
- Ciência ID
- 9A1A-4F58-6564
- ORCID iD
- 0000-0002-8998-5955
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2006 - 2011
Concluded
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Para uma sistematização do processo transcricional guitarrístico" (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovado (unanimidade) |
2002
Concluded
|
Licenciatura em Música - Instrumento Guitarra (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
"N/A" (THESIS/DISSERTATION)
|
18 valores |
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2015/09/01 - Current | Researcher (Research) | Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2017/09/01 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2012/09/01 - 2017/08/31 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2009/09/01 - 2012/08/31 | Invited Assistant (University Teacher) | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2007/09/01 - 2009/08/31 | Bolseiro | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2021/02/01 - 2024/01/31 | Liber|Sound: Práticas inovadoras de arquivamento para a libertação da memória sonora. Música gravada, experiências transcontinentais,
comunidades conectadas
PTDC/ART-PER/4405/2020
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal Universidade Eduardo Mondlane, Mozambique Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brazil |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
|
2009/08/01 - 2011/07/31 | SISTEMATIZAÇÃO DO PROCESSO TRANSCRITIVO DE MÚSICA BARROCA PARA GUITARRA CLÁSSICA
SFRH/BD/43476/2008
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Journal article |
|
Journal issue |
|
Preface / Postscript |
|
Thesis / Dissertation |
|
Artistic / Performance
Artistic performance |
|
Audio recording |
|
Musical performance |
|
Program / Show |
|
Video recording |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2019/11/15 | Matéria e timbre: o conceito de osmose sonora na performance de música mista | ENIM 2019
SPIM (LISBOA, Portugal)
|
2019/11/01 | Jorge Peixinho's interpretative gestures reflected in his guitar music: analysis and performance | HANDS-ON RESEARCH
INET (Aveiro, Portugal)
|
2019/07/29 | "Lambda3.99 pour guitare et synthétiseur: Questões de sustentabilidade e performance de música eletroacústica mista | Hidden Archives, Hidden Practices
INET (Aveiro, Portugal)
|
2019/07/07 | A Rotierende Aufmerksamkeit de Mantel e a sua influência refletida na criação da app "MPC – Musical Practice Companion | CIPEM 2019
INET (PORTO, Portugal)
|
2018/07/10 | Perceive to perform | EAW 2018
INET (Aveiro, Portugal)
|
2016/10/15 | Processos transcricionais de J. S. Bach | CONAVIO - Congresso Nacional de Violão
AssoVio Vertentes (São João Del Rei, Brazil)
|
2016/03 | The Transcription Process of Johann Sebastian Bach | International Guitar Research Centre
University of Surrey (Surrey, United Kingdom)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2018 - Current | Candido Lima's music for and with guitar
Supervisor
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2017 - Current | A guitarra na música de câmara de Jorge Peixinho
Supervisor
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2015 - 2020/01/30 | REPERTÓRIO PARA VIOLÃO E ELETRÓNICA:
NARRATIVAS HISTÓRICAS, REPRESENTAÇÃO, PERMANÊNCIA E PERFORMANCE
Supervisor
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2013 - 2019/07/12 | Transcrição e performance na guitarra das sonatas de Domenico Scarlatti
Supervisor
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2019 - 2019 | Cândido Lima: contribuição para o repertório contemporâneo da Guitarra
Supervisor
|
Música (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | Música tradicional portuguesa como estratégia de ensino da guitarra clássica: Construção de um manual didático
Supervisor
|
Ensino de Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | 12 Estudos Para Guitarra De Heitor Villa-Lobos: Análise e Edição Comparativa
Supervisor
|
Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | Contributos da codificação e estrutura da informação para a momorização musical
Supervisor
|
Ensino de Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | Procedimentos para a eliminação de tensão muscular no violino
Supervisor
|
Ensino de Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2016 | Repertório para violão e live electronics: técnica, processos de estudo e performance
Supervisor
|
Música (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2014 | Suíte para violão solo de Ernst Mahle: uma abordagem técnica e interpretativa
Supervisor
|
Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2014 | Fundamentos para a transcrição e performance na guitarra das sonatas de Domenico Scarlatti
Supervisor
|
Música (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2013 | Chord-Melody: Investigação e Arranjos para Guitarra
Supervisor
|
Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2019/11/01 - 2019/11/03 | Hands-On Guitar aims to provide an overview and discussion of the artist research praxis across the old and new world. Therefore,
we welcome the valuable insights of performers, composers and researchers and their innovative contributions to artistic and
aesthetic features of classical guitar music.
Hands-On Guitar will feature multiple activities (concerts, conferences, masterclasses, lecture-performances, paper presentations,
a guitar ensemble created specifically for this occasion) and this array of events will appeal to a wide audience. (2019/11/01 - 2019/11/03)
Conference (Co-organisor)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2017/10/27 - 2017/10/31 | Research “Hands on” GUITAR foi um encontro dedicado à área instrumental de Guitarra Clássica. A sua singularidade reside
na reunião rara de múltiplos saberes em torno deste instrumento: Investigação, Composição, Interpretação, Estudos em Performance
e Construção de instrumentos. Pretende-se assim que a convergência de diversas actividades artísticas e de investigação enriqueça
todas as pessoas directamente envolvidas, graças a um confronto e uma partilha de conhecimento. (2017/10/27 - 2017/10/31)
Conference (President of the Organising Committee)
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2020/04/23 | O gesto e a guitarra clássica: prolegomena para novos paradigmas
Thesis Member
|
ALFONSO AGUIRRE DERGAL (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/01/30 | Repertório para violão e eletrónica: narrativas históricas, representação, permanência e performance
Supervisor
|
Belquior Guerrero Santos Marques (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/07/12 | Transcrição e performance na guitarra das sonatas de Domenico Scarlatti
Supervisor
|
MIGUEL DE LAQUILA OLIVEIRA (PhD) |
2018/12/07 | Music performance anxiety among classical musicians: strategies for improving performance and applications for classical guitarists
Thesis Member
|
André Rafael Correia Tempera (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018 | Qual o impacto postural e muscular da utilização da estante de braço, na prática da flauta transversal?
President of the jury
|
Liliana Carina Pinho Moreira (Master) |
2018 | Misticismo e Performance Musical: Uma Proposta Interpretativa de Obras para Flauta Solo de Mario Lavista e Torü Takemitsu
President of the jury
|
Marisa Alejandra Ponce de León Hernández (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2020/04/23 - 2020/04/24 | The 21st Century Guitar Conference | Lisboa |
2019 - 2019 | HANDS-ON RESEARCH 2019 | AVEIRO |
2014 - 2014 | XXIX Congresso da Anppom | Pelotas/RS |
2013/08/19 - 2013/08/23 | XXIII Congresso da ANPPOM | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
2012 - 2012 | XXII Congresso da ANPPOM | João Pessoa, Brasil |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2015 - Current | 49812-TESE (3º ANO) PROGRAMA DOUTORAL EM MÚSICA | ||
2014 - Current | 49813-TESE (2 ºANO) PROGRAMA DOUTORAL EM MÚSICA | (Doutoramento) | |
2014 - Current | 43297-RECITAL II PROGRAMA DOUTORAL EM MÚSICA | ||
2013 - Current | 43298-RECITAL I PROGRAMA DOUTORAL EM MÚSICA | (Doutoramento) | |
2012 - Current | 48188-PROJECTO DE ESPECIALIZAÇÃO I PROGRAMA DOUTORAL EM MÚSICA | (Doutoramento) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2012 - Current | 49953-DISSERTAÇÃO / PROJECTO MESTRADO EM MÚSICA | (Mestrado) | |
2012 - Current | 47640-INSTRUMENTO MESTRADO EM MÚSICA | (Mestrado) | |
2012 - Current | 40800-PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA MESTRADO EM ENSINO DE MÚSICA | (Mestrado) | |
2012 - Current | 40059-ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO MESTRADO EM ENSINO DE MÚSICA | (Mestrado) | |
2012 - Current | 45607-PROJECTO EDUCATIVO MESTRADO EM ENSINO DE MÚSICA | (Mestrado) | |
2012 - Current | 45607-PROJECTO EDUCATIVO MESTRADO EM ENSINO DE MÚSICA | (Mestrado) | |
2009 - Current | 47018-ÁREA VOCACIONAL 1 LICENCIATURA EM MÚSICA | (Licenciatura) | |
2009 - Current | 47019-ÁREA VOCACIONAL 2 LICENCIATURA EM MÚSICA | (Licenciatura) | |
2009 - Current | 47020-ÁREA VOCACIONAL 3 LICENCIATURA EM MÚSICA | (Licenciatura) |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2018 - 2018 | Opus (1517-7017) | OPUS |
2015 - 2015 | Opus (1517-7017) | OPUS |
2013 - 2013 | Opus (1517-7017) | OPUS |
Distinctions
Award
2007 | 2nd Prize |
2007 | Finalist |
2006 | Lopes Graça Award |
2006 | 2nd Prize |
2006 | Audience Award |
2006 | 2nd Prize |
2006 | 1st Prize |
2005 | 1st Prize |
2004 | Special Presentation Award |
2002 | 3rd Prize - Chamber Music |
2001 | 2nd Prize |
2001 | 3rd Prize |
2001 | Jury Special Award |
2000 | 2nd Prize |
1998 | 1st Prize |
1997 | 1st Prize |
1995 | 1st Prize |
1995 | 1st Prize |