???global.info.a_carregar???
Marcelo Augusto Linardi, concluiu o Mestrado em Comportamento do Consumidor em 2020 pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, MBA Executivo em MARKETING E SERVIÇOS em 2002 pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing e Bacharel em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS em 1997 pela Universidade Paulista - UNIP. Atualmente frequenta o Doutoramento em MARKETING E ESTRATÉGIA pela Universidade da Beira Interior desde 2019. Atuou 30 anos em grandes Bancos de Varejo, na liderança de equipes de desenvolvimento e gestão produtos / serviços financeiros; Neste período esteve por 10 anos afrente da Ouvidoria de dois grandes bancos, mediando conflitos entre consumidores e banco, além de atuar ativamente na construção de uma agenda nacional de defesa do consumidor e sistema de autorregulação através da liderança de comissões setoriais da Febraban - Federação Brasileira de Bancos. Iniciando sua segunda carreira, atualmente é Assistente Convidado na Católica Porto Business School, Professor Auxiliar Convidado no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Santa Catarina e Assistente Convidado no Centro Universitário FECAP.
Identification

Personal identification

Full name
Marcelo Augusto Linardi
Gender
Male

Citation names

  • Linardi, Marcelo A

Author identifiers

Ciência ID
9A1A-EA04-B7D4
ORCID iD
0000-0003-1840-7530
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=jE8603sAAAAJ&hl=pt-BR

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Economics and Business - Business and Management
  • Social Sciences - Other Social Sciences - Social Sciences, Interdisciplinary

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2019/10 - 2022/07
Ongoing
PROGRAMA DOUTORAL DE MARKETING E ESTRATÉGIA (Doutoramento)
Major in MARKETING / COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - 2020
Concluded
Mestrado Comportamento do Consumidor (Master)
Major in MARKETING
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brazil
"Empoderamento do consumidor como caminho para redução de sua vulnerabilidade" (THESIS/DISSERTATION)
10 de 10
2000 - 2002
Concluded
MBA - MARKETING E SERVIÇOS (Postgraduate Certificate)
Major in MARKETING
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brazil
"MARKETING DE SERVIÇOS PARA PEQUENO VAREJISTA." (THESIS/DISSERTATION)
8.34 de 10.0
1993/08 - 1997/07
Concluded
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS (Bachelor)
Major in ENFASE EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Universidade Paulista, Brazil
"SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA O VAREJO" (THESIS/DISSERTATION)
8.0 de 10.0
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2020/04 - Current Researcher (Research) Universidade da Beira Interior Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais, Portugal
Universidade da Beira Interior Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2020 - Current Invited Assistant (University Teacher) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2018 - Current Invited Assistant Professor (University Teacher) Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Santa Catarina, Brazil
2018 - Current Invited Assistant (University Teacher) Centro Universitário FECAP, Brazil
2018 - 2019 Tutor (University Teacher) Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brazil

Others

Category
Host institution
Employer
2015 - 2018 Diretor de Produtos de Empréstimos e Financiamentos Banco Votorantim SA, Brazil
2013 - 2015 Diretor de Atendimento Banco Votorantim SA, Brazil
2003 - 2013 Diretor de Produtos e Serviços Pessoas Físicas (singulares) Banco Santander Brasil, Brazil
1999 - 2003 Superintendente de Marketing Banco Santander Brasil, Brazil
1987 - 1999 Gerente de Marketing Itaú Unibanco Holding SA, Brazil
Outputs

Publications

Conference paper
  1. Linardi, Marcelo A; Costa Joana. "SENIOR ENTREPRENEURSHIP IN THE EUROPEAN UNION - DIFFERENCES IN THE PINNACLE OF COUNTRIES WITH HIGH HUMAN DEVELOPMENT". Paper presented in ENCUENTRO IBÉRICO DE INVESTIGACIÓN Y EDUCACIÓN EN EMPRENDIMIENTO, Santiago de Compostela, 2020.
    Published
Journal article
  1. Büttner, Ana Julia; Augusto Linardi, Marcelo; Strehlau, Suzane. "A BIBLIOMETRIC STUDY OF FEMALE PLUS SIZE CONSUMER CHALLENGE IN THE USA AND BRAZIL". Global Fashion Management Conference 2019 (2019): 681-694. http://dx.doi.org/10.15444/gfmc2019.06.08.03.
    Published • 10.15444/gfmc2019.06.08.03

Other

Standard or policy
  1. Decreto nº 6.523/2008 - Lei do SAC. 2008.. Atuação no Comitê de Elaboração da Normativa legal Decreto nº 6.523/2008 - Lei do SAC. 2008, que visa regular os padrões mínimos requeridos para o atendimento ao consumidor via telefone.. 2008. Linardi, Marcelo A. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/decreto/d6523.htm.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2015 O modelo de atendimento ao cidadão adotado pelo Sistema Financeiro no Brasil. Congresso de Cidadania Financeira Banco Central 2015
Banco Central do Brasil (Brasília, Brazil)
2010 Educação e Cultura Financeira, Desejos do Consumidor e Consumo Consciente I CONGRESO LATINOAMERICANO DE EDUCACION FINANCIERA
Federación Latinoamericana de Bancos (São Paulo, Brazil)
2009 A imagem dos SACs no Brasil Congresso Nacional das Relações Empresa Cliente – CONAREC 2009
ABRAREC Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (São Paulo, Brazil)
2008 Um novo cenário para o atendimento ao consumidor por meio dos SACs Congresso Nacional das Relações Empresa Cliente – CONAREC 2008
ABRAREC Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente (São Paulo, Brazil)
2008 A sustentabilidade nas relações de consumo SEMARC - Seminário de Relacionamento com Clientes
FEBRABAN - FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BANCOS (São Paulo, Brazil)

Association member

Society Organization name Role
2020/03 - Current Association for Consumer Research (ACR)

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2020 - Current Pricing Marketing (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Católica Porto Business School, Portugal
2018 - Current Gestão Estratégica do Varejo Gestão de Varejo (Postgraduate Certificate) Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Santa Catarina, Brazil
2020/08 - 2020/08 Introdução aos Modelos de Equações Estruturais: conceito e operacionalização MPCC - Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor (Master) Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brazil
2015 - 2015 Integração ON/OFF no Marketing Marketing Digital (Postgraduate Certificate) Escola Sao Paulo Design, Brazil
2011 - 2011 A sustentabilidade nas relações de consumo Marketing (Licence) Saint Paul Escola de Negócios, Brazil

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2018 - Current Revisor - XXI SEMEAD - Seminários em Administração Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, Brazil
2019 - 2019 Revisor - 16th SGBED International Conference - São Paulo Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brazil