Identification
Personal identification
- Full name
- Helena Inês
- Gender
- Female
Citation names
- Inês, Helena
Author identifiers
- Ciência ID
- A116-A4F4-0D54
- ORCID iD
- 0000-0001-7012-0735
Email addresses
- helenaines@sapo.pt (Professional)
Websites
- https://orcid.org/my-orcid (Scholar)
- https://www.wook.pt/livro/esmeralda-a-menina-com-sindrome-do-amor-helena-ines/19268198 (Personal)
- https://www.fnac.pt/SearchResult/ResultList.aspx?SCat=0%211&Search=esmeralda+a+menina&sft=1&sa=0 (Personal)
- https://www.researchgate.net/profile/Helena_Ines (Scholar)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
French | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | |
English | Advanced (C1) | Proficiency (C2) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
Spanish; Castilian | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Advanced (C1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2022
Concluded
|
Formação Especializada em Administração e Organização Escolar (Outros)
Instituto de Estudos Superiores de Fafe Lda, Portugal
|
Muito Bom |
2021/01/15
Concluded
|
Ciências da Educação/ Educational Sciences (Doutoramento)
Major in Desenvolvimento Curricular/ Curricular Development
Universidade do Minho, Portugal
"A Formação Inicial e Contínua de Professores do 2º Ciclo do Ensino Básico e a Gestão Curricular pelos Professores do Ensino
Regular do Atendimento a Alunos com Dificuldades de Aprendizagem ou Incapacidades." (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom por unanimidade |
2013
Concluded
|
Supervisão Pedagógica/ Pedagogical Supervision (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
"O Plano Individual de Transição no 3º ciclo: que repercussões?" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom |
2006
Concluded
|
Pós-Graduação e Formação Especializada em Educação Especial- domínio cognitivo e motor/ Postgraduate and Specialized Training
in Special Education - cognitive and motor domain (Pós-Graduação)
Universidade Lusófona, Portugal
|
Muito Bom |
1996
Concluded
|
Línguas e Literaturas Modernas- variante de estudos Portugueses e Franceses/ Modern Languages and Literatures - variant of
Portuguese and French studies (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"n/a" (THESIS/DISSERTATION)
|
15 valores |
Affiliation
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2023/05 - Current | Atual Assessoria num Centro de Formação de Associação de Escolas- Erasmus+ | CENFORES (CFAE), Portugal |
2021 - Current | Atual Membro Integrado | Universidade Aberta (LE@D), Portugal |
Universidade Aberta (LE@D), Portugal | ||
2021 - Current | Atual Colaboradora | Universidade do Minho (CIEd), Portugal |
Universidade do Minho (CIEd), Portugal | ||
2006/09/01 - Current | Atual Docente de Educação Especial/ Special Education Teacher | Ministério da Educação, Portugal |
2020 - 2021 | Avaliadora Externa (Avaliação do Desempenho Docente)/ External Evaluator (Teacher Performance Evaluation) | Ministério da Educação, Portugal |
2016 - 2021 | Membro do CIEd (Doutoranda)/ Member of the CIEd (PhD student) | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
2018 - 2020 | Bolseira de Investigação/ Research Fellow | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | ||
2016 - 2020 | Doutoranda/ PHD student | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2015/09/01 - 2017/08/31 | Coordenadora dos Serviços Técnico-Pedagógicos (Educação Especial e Psicologia/ Orientação Escolar)/ Technical-Pedagogical Services Coordinator | Ministério da Educação, Portugal |
2014/03/22 - 2017/07/07 | Tutora de Pós-Graduação em Educação Social (Ensino Superior)/ Postgraduate tutor (Higher Education) | Universidade Aberta, Portugal |
2014/11/14 - 2017/02/07 | Formadora Externa- Formação de Professores (Ensino Superior)/ External Trainer - Teacher Training (Higher Education) | Universidade Aberta, Portugal |
2015 - 2017 | Avaliadora Interna (Avaliação do Desempenho Docente)/ Internal Evaluator (Teacher Performance Evaluation) | Ministério da Educação, Portugal |
2014 - 2017 | Docente no Ensino Superior (co-docência)/ Teacher in Higher Education (co-teaching) | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | ||
2015/06/03 - 2015/06/05 | Membro da Comissão Organizadora das II Jornadas Internacionais Online/ Member of the Organizing Committee of the II International Online Meeting | Universidade Aberta, Portugal |
2014/05/05 - 2014/05/10 | Membro da Comissão Organizadora das I Jornadas Internacionais Online/ Member of the Organizing Committee of the I International Online Meeting | Universidade Aberta, Portugal |
2010 - 2013 | Mestranda/ Master student | Universidade Aberta, Portugal |
2005/09/01 - 2006/08/31 | Delegada de Grupo e Subcoordenadora do Departamento de Línguas Estrangeiras/ Group Delegate and Sub-coordinator of the Department of Foreign Languages | Ministério da Educação, Portugal |
1995/09/01 - 2006/08/31 | Docente do Ensino Básico (Português e Francês)/ Basic Education Teacher (Portuguese and French) | Ministério da Educação, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2018/10 - 2020/10 | A Formação Inicial e Contínua de Professores do 2º Ciclo do Ensino Básico e a Gestão Curricular pelos Professores do Ensino
Regular do Atendimento a Alunos com Dificuldades de Aprendizagem ou Incapacidades
SFRH/BD/136655/2018
PhD Student Fellow
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Outputs
Publications
Conference paper |
|
Journal article |
|
Newsletter article |
|
Thesis / Dissertation |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2020/10/28 | Perceções de coordenadores de cursos de formação inicial sobre formação de docentes de 2º CEB | 8th International Congress of Educational Sciences and Development
(Pontevedra, Spain)
|
2020/09/10 | Perceções de docentes do 2º CEB quanto ao seu percurso de formação inicial e contínua sobre dificuldades de aprendizagem ou incapacidades | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
(Portugal)
|
2020/02/08 | Gestão de diversidades na sala de aula regular: conceções de docentes de 2º CEB sobre o trabalho com alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades | IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
(Évora, Portugal)
|
2019/01/25 | A Gestão Curricular de Diversidades nos planos de formação inicial e contínua para professores de 2º Ciclo do Ensino Básico | III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
(Lisboa, Portugal)
|
2017/02/23 | Formação para Docentes do Ensino Regular do 2.º CEB sobre Necessidades Educativas Especiais. II Congresso Internacional Direitos Humanos e Educação Inclusiva: Múltiplos Olhares | II Congresso Internacional Direitos Humanos e Educação Inclusiva: Múltiplos Olhares
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2016 | Que formação inicial e contínua para docentes do ensino regular do 2.º CEB sobre Necessidades Educativas Especiais? | XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE): fronteiras, diálogos e transições na educação
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2014/05/06 | O plano individual de transição no 3.º ciclo: que repercussões? | I Jornadas Internacionais Online: Educação, Tecnologias e Inovação
Universidade Aberta (Portugal)
|
2012/10/26 | O plano Individual de Transição no 3.º Ciclo: Que repercussões? | V Seminário de Educação Inclusiva - para uma educação inclusiva: dos conceitos às práticas
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa (Portugal)
|
2012/06/22 | O plano individual de transição no 3.º CEB | 12.º Colóquio Psicologia e Educação: Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da Investigação
e da Prática
Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) (Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023 - Current | O Ensino da Música mediado por tecnologias nos Conservatórios das Regiões Autónomas Portuguesas – antes e depois de março
de 2020
Co-supervisor
|
|
2022 - Current | Práticas colaborativas de ensino e aprendizagem: perspetivas de professores de primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico.
Um estudo de caso
Co-supervisor
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Encontro entre investigadores (2023)
Meeting
|
Universidade Aberta (LE@D), Portugal |
2015 - 2015 | Membro da Comissão Organizadora das II Jornadas Internacionais Online/ Member of the Organizing Committee of the II International Online Meeting (2015 - 2015) | |
2014 - 2014 | Membro da Comissão Organizadora das I Jornadas Internacionais Online/ Member of the Organizing Committee of the I International Online Meeting (2014 - 2014) |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2019 - 2019 | III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação |
Universidade Lusófona, Portugal
|
2017 - 2017 | II Congresso Internacional Direitos Humanos e Educação Inclusiva: Múltiplos Olhares |
Universidade do Algarve, Portugal
|
2016 - 2016 | XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | I Jornadas Internacionais Online: Educação, Tecnologias e Inovação |
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2012 | 12.º Colóquio Psicologia e Educação: Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da Investigação e da Prática |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
Ad Hoc journal article review
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2023 - Current | IAFOR |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2020 - Current | Currículo e Equidade na Sociedade em Rede
Grupo de trabalho que desenvolve investigação relacionada com o currículo e a inclusão na sociedade em rede.
Member
|
Universidade Aberta (LE@D), Portugal |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2023 - Current | Procedimento disciplinar (grupo de alunos) | AE 4 de Outubro, Portugal |
2009 - 2009 | Instrutora de um processo disciplinar | |
2003 - 2003 | Instrutora de um processo disciplinar |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2016 - 2017 | Ação de formação- Educação Especial em Contexto Escolar Regular - Universidade Aberta | (Outros) | Universidade Aberta, Portugal |
2014 - 2016 | Unidade Curricular- Intervenção Educativa no âmbito das Necessidades Educativas Especiais- Pós-Graduação em Educação Social | (Pós-Graduação) | Universidade Aberta, Portugal |
1996 - 1999 | Francês e Português- Ensino Básico e Ensino Recorrente | (Ensino básico 3º ciclo) | Ministério da Educação, Portugal |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2020 - 2021 | Avaliadora Externa (Avaliação do Desempenho Docente)/ External Evaluator (Teacher Performance Evaluation) | Ministério da Educação, Portugal | |
2015 - 2017 | Avaliadora Interna (Avaliação do Desempenho Docente)/ Internal Evaluator (Teacher Performance Evaluation) | Ministério da Educação, Portugal |
Distinctions
Other distinction
2021 | IV Concurso Literário de Edições Vieira da Silva- (participação selecionada)/ IV Vieira da Silva Literary Contest - (selected
participation)
Edições Vieira da Silva, Portugal
|
2021 | Sarau. Brasil. 2021, Seleção Poesia Brasileira |
2018 | II Concurso Literário de Edições Vieira da Silva- (participação selecionada)/ II Vieira da Silva Literary Contest - (selected
participation)
Edições Vieira da Silva, Portugal
|
2018 | Bolsa de investigação/ doutoramento (FCT)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2002 | Aventura Literária 2002 (Coordenação Pedagógica)/ Literary Adventure 2002 (Pedagogical Coordination)
Editora Caminho, Portugal
|