???global.info.a_carregar???
Aida Figueiredo, Professora Auxiliar, Departamento de Educação e Psicologia-Universidade de Aveiro. Formação de educadores de infância, professores do 1º CEB e psicólogos. Bacharelato em Enfermagem (1986), Licenciatura em Psicologia (1992), FPCEUC, Mestrado em Psicologia Área de Especialização Psicologia Clínica do Desenvolvimento (FPCEUC) e Doutoramento em Psicologia (2015), UA, no domínio dos espaços exteriores em contextos de infância - “Interação criança-espaço exterior em jardim de infância”. Desde 2010, o interesse investigativo é os espaços exteriores e natureza como contextos promotores do brincar, aprendizagem, desenvolvimento e bem-estar das crianças, tendo ao longo do tempo feito diversos cursos/formações em contexto na Dinamarca e Noruega. Desde 2015 visitou diversos contextos de Nature Kindergarten (Dinamarca, Noruega, Eslovénia, Alemanha, Croácia) e participou em grupos de trabalho com investigadores nacionais e internacionais. Tem apresentado comunicações, em Portugal e no estrangeiro, e tem participado em projetos de investigação e intervenção. Integra a Equipa Científica do Projeto Limites Invisíveis, parceria Universidade de Aveiro/ Instituto Politécnico de Coimbra-ESEC/CASPAE (IPSS), desde 2016, considerado uma Academia do Conhecimento pela Fundação Calouste Gulbenkian em 2019. Participa em redes de investigação nacionais e internacionais: Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções (CEAMI), Univates, Brasil; Special Interest Group - Outdoor Play and Learning in Early Childhood Education; International Play Association (IPA), Investigadora integrada no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e registada no CNPq, Brasil (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). Pertence à Comissão Científica da Série Educazione e Nature. Aida Figueiredo, Assistant Professor, Department of Education and Psychology, University of Aveiro. Training for early childhood teachers, primary school teachers and psychologists. Bachelor's Degree in Nursing (1986), Degree in Psychology (1992), FPCEUC, Master's Degree in Psychology Specialising in Clinical Developmental Psychology (FPCEUC) and PhD in Psychology (2015), UA, in the field of outdoor spaces in childhood contexts - "Child-outdoor space interaction in kindergarten". Since 2010, the research interest has been outdoor spaces and nature as contexts that promote children's play, learning, development and well-being, and over the years has taken several courses/trainings in Denmark and Norway. Since 2015, has visited several Nature Kindergarten settings (Denmark, Norway, Slovenia, Germany, Croatia) and participated in working groups with national and international researchers. She has presented papers in Portugal and abroad and has participated in research and intervention projects. She has been a member of the Scientific Team of the Invisible Limits Project, since 2016, a partnership between the University of Aveiro/ Polytechnic Institute of Coimbra-ESEC/CASPAE (IPSS), considered a Knowledge Academy by the Calouste Gulbenkian Foundation in 2019. He participates in national and international research networks: Communication, Environmental Education and Interventions Research Group (CEAMI), Univates, Brazil; Special Interest Group - Outdoor Play and Learning in Early Childhood Education; International Play Association (IPA), Researcher at the Centre for Didactic Research and Technology in the Training of Trainers (CIDTFF) and registered with CNPq, Brazil (Ministry of Science, Technology, Innovation and Communications). She is a member of the Scientific Committee of the Educazione e Nature Series.
Identification

Personal identification

Full name
AIDA MARIA DE FIGUEIREDO FERREIRA

Citation names

  • Figueiredo, Aida
  • Figueiredo Ferreira, Aida

Author identifiers

Ciência ID
A214-FA2D-E243
ORCID iD
0000-0002-9580-6888
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=y2C_AY4AAAAJ

Addresses

  • Universidade de Aveiro - Departamento de Ciências da Educação. Campus Universitário Santiago, 3810-193, Aveiro, Aveiro, Portugal (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Social Sciences - Psychology - Psychology
  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Medical and Health Sciences - Health Sciences
Education
Degree Classification
2015/09
Concluded
Aida Figueiredo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
"Interação Criança-Espaço Exterior em Jardim de Infância/Child-Outdoor spaces Interaction in Kindergarten" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovada com Louvor e Distinção/ Approved with Distinction
2007/07
Concluded
Mestrado em Psicologia - Área de Especialização Psicologia Clínica do Desenvolvimento/Master's Degree in Psychology - Specialization in Clinical Developmental Psychology (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Auto-Avaliação Processual dos Profissionais de Intervenção Precoce do Distrito de Aveiro/ Procedural Self-Assessment of Early Intervention Professionals in the District of Aveiro" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom/
1992
Concluded
Licenciatura em Psicologia/Degree in Psychology (Licenciatura)
Major in Ramo de Aconselhamento Psicológico, Defectologia e Reabilitação
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Psicologia - Ramo de Aconselhamento Psicológico, Defectologia e Reabilitação" (THESIS/DISSERTATION)
14
1986
Concluded
Curso de Enfermagem Geral/Nursing Course (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, Portugal
"Enfermagem Geral" (THESIS/DISSERTATION)
16
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2015 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal
2009 - 2014 Assistant (University Teacher) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2003/09/01 - 2009/07/15 Invited Assistant (University Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
1995/12/04 - 2002/10/31 Técnico Superior (Técnico Superior) PDIAS - Projecto de Desenvolvimento Integrado e de Acção Social do Concelho de Soure, Portugal
1995/12/01 - 2002/10/31 Técnico Superior (Técnico Superior) PIIP - Projecto Integrado de Intervenção Precoce do Distrito de Coimbra, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2022/02 - Current Diretora Mestrado em Psicologia da Saúde e Neuropsicologia/Director of the Master's Degree in Health Psychology and Neuropsychology Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2019/07 - 2022/10 Coordenadora de Mobilidade Erasmus/Erasmus Coordinator of Department of Education and Psychology Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2024/02/01 - Current Membro Integrado/Integrated Member Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2007 - 2024/01/31 Membro colaborador/Collaborating member Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2001/01/02 - 2002/10/31 Coordenadora Formação Profissional/Professional Training Coordinator APPACDM de Soure, Portugal
2001/07/02 - 2002/01/31 Coordenadora Centro de Atividades Ocupacionais/Coordinator of the Occupational Activities Center APPACDM de Soure, Portugal
1995/12/01 - 2001/07/31 Coordenadora Pedagógica do plano de Formação Profissional/Pedagogical Coordinator of the Professional plan APPACDM de Soure, Portugal
1995/12/01 - 2001/07/31 Coordenadora Pedagógica/Pedagogical Coordinator APPACDM de Soure, Portugal
1997/09/01 - 1999/07/30 Psicóloga (em regime de voluntariado e tempo parcial)/Psychologist Equipa de Coordenação dos Apoios Educativos de Condeixa/Soure/Penela, Portugal
1996/05/01 - 1996/09/30 Diretora - regime de substituição/APPACDM Director APPACDM de Soure, Portugal
1994/01/03 - 1995/11/30 Psicóloga das valências: Unidade Educativa e Centro de Atividades Ocupacionais/Psychologist for the departments: Educational Unit and Occupational Activities Center CERCIPOM - Pombal, Portugal
1994/09/01 - 1995/07/31 Coordenadora Pedagógica/Pedagogical Coordinator CERCIPOM - Pombal, Portugal
1994/09/01 - 1995/07/31 Psicóloga da Equipa de Educação Especial de Pombal/Psychologist of the Pombal Special Education Team Equipa de Educação Especial de Pombal, Portugal
1987/01/01 - 1993/12/31 Enfermeira Grau I/Nurse Level 1 Hospitais da Universidade de Coimbra, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2020/01 - 2021/08 Projeto Casa da Mata - Academias Gulbenkian do Conhecimento/Casa da Mata Project - Gulbenkian Academies of Knowledge
231516 - AGC - Metodologias Experimentais
Principal investigator
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluded
2006 - 2010 Projecto Avaliação em Educação Pré-Escolar – Sistema de Acompanhamento das Crianças
PTDC/ CED/67633/ 2006
Researcher
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluded

Other

Designation Funders
2016/02/15 - Current Projeto Limites Invisíveis/Invisible Limits Project
Sem
Principal investigator
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Ongoing
2018/06/01 - 2019/11/30 Projeto Limites Invisíveis POISE/Invisible Limits. POISE Project
POISE-03-4639-FSE-000224
Researcher
CASPAE, Portugal
Portugal 2020 - Programa POISE - IIES
Concluded
2007 - 2009 Projeto P.A.I. - Aveiro (Programa Alérgico Individualizado)
Sem
Principal investigator
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Associação Ambiente e Alergias para a Promoção e Protecção da Saúde, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Cacheira, Rita Adelaide Gonçalves; Figueiredo, Aida; Vale, Vera. "DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO PRÉ- ESCOLAR PARA O 1.o CICLO DO ENSINO BÁSICO/SOCIOEMOTIONAL DEVELOPMENT IN THE TRANSITION FROM PRE-SCHOOL EDUCATION TO THE 1st CYCLE OF BASIC EDUCATION". In PSICOLOGIA E SUAS INTERFACES, 53-70. Iguatu, CE, Brazil: Quipá Editora, 2021.
    Published
  2. Ramos, Raquel; Figueiredo, Aida; Coelho, Ana Maria Sarmento. "As forest/nature kindergarten como modelos inspiradores de contextos exteriores de aprendizagem na educação pré-escolar: uma revisão sistemática de literatura/Forest/nature kindergartens as inspiring models for outdoor learning environments in pre-school education: a systematic literature review". In Educação em foco: teoria e prática, edited by Quipá Editora, 160-197. Iguatu, CE, Brazil: Quipá Editora, 2021.
    Published
  3. Figueiredo, Aida; Duque, Isabel; Coelho, Ana Maria Sarmento. "Projeto Limites Invisíveis: uma abordagem educativa na natureza/Invisible Limits Project: an educational approach in nature". In Psicologia e suas interfaces, edited by Quipá, Editora, 88-101. Iguatu, CE, Brazil: Quipá Editora, 2021.
    Published
  4. Figueiredo, Aida; Ana Coelho; Isabel Duque; Emília Bigotte; marlene Migueis; Vera do Vale. "Projeto Limites Invisíveis: Programas casa da Mata (PCM)/Invisible Limits Project: Casa da Mata Programs (PCM)". In II Fórum CIDTFF: construindo um compromisso com a Ciência Aberta, 61-61. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2018.
    Published
  5. Figueiredo, Aida; Isabel Duque; marlene Migueis; Ana Coelho; Vera do Vale; Emília Bigotte. "Projeto Limites Invisíveis: Uma abordagem na Natureza/Invisible Limits Project: A Nature Approach". In I Fórum cidtff Livro de Posters, 13. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2017.
    Published
  6. Figueiredo, Aida; Portugal, Gabriela; Sá-Couto, Pedro; Neto, Carlos. "Early Outdoor Learning in Portugal". In International Perspectives on Forest School: Natural Spaces to Play and Learn, 65-78. London: SAGE Publications Ltd, 2013.
    Published
  7. Figueiredo, Aida; Professora Doutora Gabriela Portugal; Professor Doutor Carlos Ferreira Neto. "As interações das crianças com o meio envolvente durante o jogo livre/Children's interactions with the environment during free play". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança V, 206-211. Coimbra: Politécnico de Coimbra, ESEC, 2012.
    Published
  8. Figueiredo, Aida. "Promoting learning and development – the presence of Vygotsky’s ideas in a Portuguese approach to assessment in early childhood education". In Early Childhood Programs as the Doorway to Social Cohesion: Application of Vygotsky’s Ideas from an East West Perspective. London, United Kingdom: ISSA, 2011.
    Published
  9. Figueiredo, Aida; Professora Doutora Gabriela Portugal. "Implicação e Bem-Estar dos Profissionais de Intervenção Precoce do Distrito de Aveiro". In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão, 153-166. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2009.
    Published
  10. Figueiredo, Aida. "Projecto do alérgico individualizado (P.A.I.)". In Educação para a Saúde no Século XXI: Teorias, Modelos e Práticas., 661-666. Évora, Portugal: Universidade de Évora, 2008.
    Published
  11. Professora Doutora Gabriela Portugal; Professora Doutora Paula Santos; Figueiredo, Aida; Sónia Goís. "Avaliação em Educação Pré-Escolar: sistema de acompanhamento das crianças". In Actas XIII Conferência Internacional – Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Braga, Portugal: Edições Psiquilibrios, 2008.
    Published
Book review
  1. Figueiredo, Aida. "Exploring practitioners' perceptions of risk when delivering Forest School for 3- to 5-year-old children". 8, (2018): 25-38. https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/21594937.2019.1580334.
    Published • 10.1080/21594937.2019.1580334
  2. Figueiredo, Aida. "places for Symbolic Play in nature Environments". Review of The SAGE Handbook of Outdoor Play and Learning (2016): 251-263. https://www.tandfonline.com/toc/rijp20/8/1?nav=tocList.
    Published
  3. Figueiredo, Aida. "Storied landscapes: Children's Experiences and the "Sense" of Place". Review of The SAGE Handbook of Outdoor Play and Learning (2015): 609-629.
    Published
  4. Figueiredo, Aida. "The Magic of Outdoor Play: A Phenomenological Hermeneutic Approach". Review of The SAGE Handbook of Outdoor Play and Learning (2015):
    Published
Conference abstract
  1. Figueiredo, Aida. "Play as na expression of relation child-outdoor space". Paper presented in 27th Annual Conference EECERA 2017 “Early Childhood Education Beyond the Crisis: Social Justice, Solidarity and Children’s Rights”, Bolonha, 2017.
    Published
  2. Figueiredo, Aida; marlene Migueis; Ana Coelho; Emília Bigotte; Isabel Duque; Vera do Vale. "Invisible Limits Project: Innovative outdoor learning approach in Portugal". Paper presented in 27th Annual Conference EECERA 2017 “Early Childhood Education Beyond the Crisis: Social Justice, Solidarity and Children’s Rights, Bolonha, 2017.
    Published
  3. Figueiredo, Aida. "Characteristics of children's movement and kindergartens' outdoor spaces". Paper presented in 25th Annual Conference EECERA 2015 “Innovation, experimentation and adventure in early childhoods, Barcelona, 2015.
    Published
  4. Figueiredo, Aida; Lúcia Santos; Ana Coelho. "The impact of historical-cultural and social factors in early childhood teachers' internal processes during outdoor practices". Paper presented in 25th Annual Conference EECERA 2015 “Innovation, experimentation and adventure in early childhoods, Barcelona, 2015.
    Published
  5. Figueiredo, Aida; Professora Doutora Gabriela Portugal. "Interactions between children and the outdoor spaces in four Portuguese kindergartens during free play". Paper presented in 22nd Annual Conference EECERA 2012 "Pre-birth to three. Identities, learning, diversities, Porto, 2012.
    Published
  6. Figueiredo, Aida; Professora Doutora Gabriela Portugal. "Emotional dimensions of affordances in childhood contexts". Paper presented in 21st Annual Conference EECERA 2011”Education from birth: research, practices and educational policy, Genéve, 2011.
    Published
Conference paper
  1. Ramos, Raquel Vanessa Horta; Ferreira, Aida Maria de Figueiredo; Coelho, Ana Maria Sarmento. "Innovate and train for the articulation of educational practices in exterior and interior contexts in pre-school education". 2020.
  2. Isabel Duque; Luana Pinho; Ana Coelho; marlene Migueis; Vera do Vale; Aida Figueiredo. "Do espaço interior para o espaço exterior: algumas implicações de uma oferta educativa alternativa para a infância". Paper presented in XXIII Colóquio Internacional da AFIRSE. As pedagogias na sociedade contemporânea: desafios às escolas e aos educadores, Lisboa, 2016.
    Published
  3. Isabel Duque; Luana Pinho; Emília Bigotte; Figueiredo, Aida; Miguéis, Marlene; Vale, Vera; Coelho,Ana. "A floresta como espaço de aprendizagem: um complemento à oferta educativa para a infância/The forest as a learning space: a complement to the educational offer for children". Paper presented in II Encontro Internacional de Ciências Sociais da Educação - O Governo das Escolas: atores, Políticas e Prática, Braga, 2015.
    Published
Conference poster
  1. Ramos, Raquel; Figueiredo, Aida; COELHO, ANA. "Crescer sem Muros: uma estratégia formativa inovadora para articular práticas na natureza e no jardim-de-infância/Growing up without Walls: an innovative training strategy to combine nature and kindergarten practices". Paper presented in Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal 2022- construir o future com a ciência, 2022.
  2. Ramos, Raquel; Figueiredo, Aida; Coelho, Ana Maria Sarmento. "Articulação de práticas educativas em contextos exterior e interior na educação pré-escolar: inovar e formar/Articulating educational practices in outdoor and indoor contexts in pre-school education: innovating and training". Paper presented in Congresso Internacional OFEI Observatório para o futuro da educação de infância, 2021.
  3. Figueiredo, Aida; Mariana Plácido; Andreia Vieira. "Vem cá prá fora!". Paper presented in XIII Encontro Nacional da APEI: Os mundos da infância: uma dinâmica de encontros, 2015.
  4. Figueiredo, Aida; Gilda Mendes. "Suj’arte: Pés e mãos na lama!". Paper presented in XIII Encontro Nacional da APEI: Os mundos da infância: uma dinâmica de encontros, 2015.
  5. Figueiredo, Aida. "Child-outdoor spaces interaction in kindergarten". Paper presented in Research Day 2015, 2015.
  6. Figueiredo, Aida; Gabriela Portugal. "O jardim de infância e o espaço exterior/The kindergarten and the outdoors". Paper presented in XII Encontro Nacional da APEI “Intencionalidade educativa e reflexividade, 2011.
  7. Figueiredo, Aida; Gabriela Portugal; Paula Santos. "Emotional well being and involvement experienced by early interventions professionals". Paper presented in EIAANZ Conference (Early Intervention Association of Aotearoa, 2009.
Journal article
  1. Figueiredo, Aida; Raposo, Rosa Inês; BEM-HAJA, PEDRO; CostaMaria Clara. "Parenting styles and the connection with nature: a look into a nature program". Journal of Childhood, Education & Society (2023): https://j-ces.com/index.php/jces.
    Accepted
  2. Damasceno, Mônica; Mazzarino, J.; Figueiredo, Aida. "Interferências Da Natureza no Comportamento De Crianças Com TDAH: Estudo De Caso No Nordeste Brasileiro". Ambiente & Sociedade 25 (2022): 1-22.
    Open access • Published
  3. Siqueira, M.; Mazzarino, J.; Figueiredo, Aida. "Vivências com a Natureza e os Limites Invisíveis: Uma Abordagem Comparativa de Contatos Primordiais no Brasil e em Portugal/Experiences with Nature and Invisible Limits Project: A Comparative Approach to Primordial Contacts in Brazil and Portugal". Revista Educação (UFSM) (2022):
    Accepted
  4. Damasceno, Mônica Maria Siqueira; Mazzarino, Jane Marcia; Figueiredo, Aida. "How Nature Affects The Behavior of ADHD Children: A Case Study in Northeastern Brazil". Ambiente & Sociedade 25 (2022): http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422asoc20210031r1vu2022l2oa.
    Published
  5. Damasceno, Mônica Maria Siqueira; Mazzarino, Jane Marcia; Figueiredo, Aida. "Vivências com a Natureza e os Limites Invisíveis: Contatos Primordiais entre Projetos Educativos no Brasil e em Portugal/Experiences with Nature and Invisible Boundaries: Primordial Contacts between Educational Projects in Brazil and Portugal". Educação 47 (2022): http://dx.doi.org/10.5902/1984644466861.
    Published
  6. Ramos, Raquel; Figueiredo, Aida; Coelho, Ana. "Potentialities of nature education in early childhood settings: a systematic literature review". (2021): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/25569.
    10.34624/id.v13i3.25569
  7. Coelho, Ana; Vale, Vera; Bigotte, Emília; Figueiredo-Ferreira, Aida; Duque, Isabel; Pinho, Luana; Bogotte, Emília. "Oferta educativa outdoor como complemento da Educação Pré-Escolar: os benefícios do contacto com a natureza/Outdoor education as a complement to pre-school education: the benefits of contact with nature". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 10 (2015): 111. http://hdl.handle.net/10773/17516.
    10.17979/reipe.2015.0.10.585
  8. Santos, Paula; Portugal, Gabriela; Libório, Ofélia; Figueiredo, Aida; Campos Abrantes Bromberg, Natália; Silva, Carlos Fernandes; Gois, Sonia; et al. "Um sistema de acompanhamento das crianças (SAC) em jardim-de-infância – Uma via para a diferenciação pedagógica e inclusão". Análise Psicológica 29 1 (2011): 135-147. http://hdl.handle.net/10400.12/6442.
    Published • 10.14417/ap.44
  9. Figueiredo, Aida. "Espaços do brincar em contextos de infância/Play spaces in early childhood settings". Cadernos de Educação de Infância 90 (2010): 35-37. http://apei.pt/edicoes/cei/index.php?ide=807&sort=2010.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Figueiredo, Aida. "Interação criança-espaço exterior em jardim de infância/Child-outdoor interaction in kindergarten". PhD, 2015. http://hdl.handle.net/10773/14081.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2020/03/07 Tempo, Criança, Natureza, Adulto.... Uma encruzilhada? ou talvez não.../ Time, Children, Nature, Adults.... A crossroads? or maybe not... 2.º Encontro Regional de Vila Real APEI
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) (Vila Real, Portugal)
2019/06/11 Limites Invisíveis: 3 anos de experiências educativas na Natureza / Invisible Limits: 3 years of educational experiences in nature Formação de Técnicos Municipais responsáveis pela gestão dos espaços verdes de 8 municípios no âmbito do projeto A natureza é a melhor sala de aula
CRE Porto (São João da Madeira, Portugal)
2019/05/25 Brincar na natureza: potencialidades e limites/ Playing in nature: potential and limits II Colóquio Brincar e modos de ser Criança (IAC)
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2019/04/22 Uma investigação acerca da relação entre crianças com TDAH e a natureza/ An investigation into the relationship between children with ADHD and nature VI Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade, Movimentos, Mudanças e Permanências
Univates (Brazil)
2019/03/07 Aprendizagens e desenvolvimento segundo diferentes perspetivas / Learning and development from different perspectives Conferência no âmbito das Unidades Curriculares Seminário de Orientação Educacional¿ e ¿Prática Pedagógica Supervisionada
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/01/22 Limites Invisíveis- Programas Educativos na Natureza/ Invisible Limits - Educational Programs in Nature ICCA 2019 3th International Conference on Children and Adolescence
Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (Porto, Portugal)
2018/11/24 Espaço exterior/natureza: creche e jardim-de-infância - abordagens e processos/ Outdoor space/nature: care center and kindergarten - approaches and processes Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI)
APEI (Viseu, Portugal)
2018/11/23 Abordagem Educativa na Natureza/ Educational Approach in Nature V Encontro CPCJ Ser mãe/pai no Séc. XXI: desafios da parentalidade
CPCJ (Mealhada, Portugal)
2018/11/20 Limites Invisíveis: narrativa de um projeto na natureza/ Invisible Limits: the narrative of a project in nature . XIII Congresso Nacional de Intervenção Precoce & III Seminário Espaços para a Infância
Hospital pediátrico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/11/16 Programas Educativos na Natureza: crianças dos 3 aos 10 anos/ Educational Programs in Nature: children from 3 to 10 years old Mesa Redonda Instituições, Tempos, Espaços e Interações no Jardim de Infância - IV SLBEI e I CLABIE
universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/11/15 O contato com a natureza e o desenvolvimento biopsicossocial infantil/ Contact with nature and children's biopsychosocial development IV SLBEI e I CLABIE
Universidade de Aveiro
2018/10/16 Education in Nature - New approach in Portugal Annual Toddler Festival
Queen Maud University College (Trndheim, Norway)
2018/10/11 Projeto Limites Invisíveis: a perceção das crianças./ Invisible Limits Project: children's perceptions. XIV Congresso Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Coimbra: FPCEUC
Universidade de Coimbra
2018/09/12 Limites Invisíveis Abordagem na natureza como contexto de desenvolvimento e de bem-estar/ Invisible Limits Approach to nature as a context for development and well-being 4.º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses
Porto
2018/07/12 Brincar no e com o tempo de ser criança / Playing in and with the time of being a child 4.º Seminário Diversidade, Educação e Cidadania - Direito da Criança ao Lazer, à Cultura e às Artes - O Tempo da Criança
Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2018/05 Tertúlia: À volta das brincadeiras / Tertulia: Around games Dia Mundial do Brincar
IAC (Coimbra, Portugal)
2018/05 O brincar e os espaços natureza / Play and nature spaces O brincar e os espaços natureza
LAAC (Aguada de Cima, Portugal)
2017/11 Projeto de educação ao ar livre: Limites Invisíveis XII Encontro de Educação: Escola sem Muros
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada do Instituto Piaget (Almada, Portugal)
2017/10 Casa da Mata – A Floresta como espaço educativo Gestão florestal sustentável – desafios e oportunidades da floresta portuguesa
BioFórum. (Albergaria-a-Velha, Portugal)
2017/08 Invisible Limits Project: Innovative outdoor learning approach in Portugal 27th Annual Conference EECERA 2017 “Early Childhood Education Beyond the Crisis: Social Justice, Solidarity and Children’s Rights
Alma Mater Studiorium Università Di Bologna (Bolonha, Italy)
2017/05 A interação criança-espaço no jardim de infância… onde fica o brincar? Colóquio Brincar e modos de ser criança
Instituto de Apoio à Criança (IAC) (Coimbra, Portugal)
2017/05 Limites Invisíveis: uma abordagem educativa na natureza XXII Congresso de neurociências e educação Especial – Identificar, Atuar e Medir para o sucesso de Tod@s!
Psicossoma (Viseu, Portugal)
2017/03/25 Brincar… uma ponte para a inclusão “50 anos… a brincar e a integrar… a sério!”
Centro Social Paroquial Paulo VI (leiria, Portugal)
2017/03 O Jogo como expressão da interação criança-espaço exterior IV Ciclo de Conferências Jogo e Motricidade na Infância
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017 Play as na expression of relation child-outdoor space. Comunicação integrada no painel “Outdoor Play and Learning SIG: Environments and Movement” 27th Annual Conference EECERA 2017 “Early Childhood Education Beyond the Crisis: Social Justice, Solidarity and Children’s Rights”
Alma Mater Studiorium Università Di Bologna (Bolonha, Italy)
2017 O brincar na sociedade atual O brincar na sociedade atual
Casa da Criança Maria Granado, Fundação Bissaya Barreto (Coimbra, Portugal)
2017 A importância dos espaços natureza e o brincar livre no jardim-de-infância A importância dos espaços natureza e o brincar livre no jardim-de-infância
Associação Frei Gil (Bustos, Portugal)
2017 Brincar é a atividade mais séria da criança Brincar é a atividade mais séria da criança
Serviços de Ação Social Universidade de Coimbra (SASUC) (Coimbra, Portugal)
2016/12 A criança e o brincar nos espaços exteriores A criança e o brincar nos espaços exteriores
Hospital pediátrico de Coimbra, Centro de Desenvolvimento (Coimbra, Portugal)
2016/06/01 Interação criança-espaço exterior em jardim de infância Seminário Jogo e Motricidade no Desenvolvimento da Criança
Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e pelo Centro de Investigação AB – Comportamento Motor Behavior (Lisboa, Portugal)
2016/01/30 A importância da brincadeira nos primeiros anos de vida – brincar na lama ou no tapete? Seminário Educação - Desafios para uma educação de futuro
Município de Tondela (Tondela, Portugal)
2016/01 A dinâmica relacional criança-espaço exterior expressa através do jogo livre XXIII Colóquio Internacional da AFIRSE. As pedagogias na sociedade contemporânea: desafios às escolas e aos educadores
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/11/14 Formação e qualificação de recursos humanos para a 1ª infância: o que existe?/ o que queremos? V Encontro Internacional Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano
Projeto GerminArte-Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2015/10/23 Utilização e valorização dos espaços exteriores em contexto de jardim de infância Utilização e valorização dos espaços exteriores em contexto de jardim de infância
Centro Social Santa Joana Princesa (Aveiro, Portugal)
2015/10 Characteristics of children’s movement and kindergartens’ outdoor spaces. Comunicação integrada no painel “Curriculum; movement and democracy na 25th Annual Conference EECERA 2015” Innovation, experimentation and adventure in early childhoods
Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Spain)
2015/09 The impact of historical-cultural and social factors in early childhood teachers’ internal processes during outdoor practices. Comunicação integrada no painel “Historical, cultural and political perspectives” 25th Annual Conference EECERA 2015” Innovation, experimentation and adventure in early childhoods
Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Spain)
2015/07 Utilização e valorização dos espaços exteriores XIII Encontro Nacional da APEI: Os mundos da infância: uma dinâmica de encontros
Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) (Coimbra, Portugal)
2015/05/23 Impacto dos fatores histórico-culturais e sociais nas práticas de exterior em creche e jardim de infância II Seminário Espaços para a Infância – Creche(ndo) com o exterior
Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) (Coimbra, Portugal)
2015/05/19 Interação criança-espaços exteriores em jardim-de-infância II Ciclo de Conferências Jogo e Motricidade na Infância (JMI)
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2015/05/09 Brincar e aprender fora de portas 1º Encontro Novos Rumos para a Educação de Bebés e Crianças em Creche e jardim-de-infância
Associação Gerações (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
2015/05 Promoção e proteção da saúde em contextos de infância 1ª Vila da Saúde
Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha em parceria com o Município de Vila Nova da Barquinha (Vila Nova da barquinha, Portugal)
2015/04/22 Espaço exterior em creche e jardim-de-infância: abordagens e processos Espaço exterior em creche e jardim-de-infância: abordagens e processos
DEP- UA (Aveiro, Portugal)
2015/02/28 Espaço exterior em creche e jardim-de-infância: abordagens e processos Espaço exterior em creche e jardim-de-infância: abordagens e processos
Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) (Aveiro, Portugal)
2014/07 O adulto e os espaços exteriores Seminário Espaços para a Infância. Aprendizagens, desafios e potencialidades do exterior
Associação Nacional de Intervenção Precoce (Coimbra, Portugal)
2014/05/31 Interações criança/espaço exterior em contexto de jardim-de-infância Seminário Fora de Portas. Saúde, desenvolvimento e bem-estar das crianças nos espaços exteriores
Centro Social Infantil de Aguada de Baixo (Aguada-de-Baixo, Portugal)
2013/06/19 Children’s interactions with outdoor spaces in 4 Portuguese kindergartens Children’s interactions with outdoor spaces in 4 Portuguese kindergartens
Queen Maud University College (Trondheim, Norway)
2012/10/20 Crianças e Espaços Exteriores: que interacção? IV Encontro Qualidade em Educação de Infância: a experiência de brincar
Fundação Bissaya Barreto (Coimbra, Portugal)
2012/10 As interações das crianças com o meio envolvente durante o jogo livre VII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
Escola Superior de Educação de Coimbra
2012/09 Outdoor play in early childhood contexts 6th International Conference Child in the City
Child in the City (Zagreb, Croatia)
2012/03 Espaços exteriores em creches e jardins de infância. Quais os desafios para crianças e educadores Espaços exteriores em creches e jardins de infância. Quais os desafios para crianças e educadores
Creche/Jardim de Infância – MBB da Associação Nacional de Intervenção Precoce (Coimbra, Portugal)
2012/03 Espaços de jogo e recreio em contextos de infância Espaços de jogo e recreio em contextos de infância
Escola Superior de Educação de Coimbra
2012 Da legislação às práticas Conferência Espaços exteriores em contextos de infância: potencialidades, desafios e estratégias
Departamento do Ambiente - Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2012 Interactions between children and the outdoor spaces in four Portuguese kindergartens during free play. Comunicação integrada no painel "Children's well-being, involvement and participation in outdoor spaces 22nd Annual Conference EECERA 2012" Pre-birth to three. Identities, learning, diversities
Instituto Politécnico do porto (Porto, Portugal)
2011/09/10 O espaço exterior em contextos de infância Congresso Pré-Escolar 2011 – Educar na creche e no jardim de infância
Porto Editora (Lisboa, Portugal)
2011/09 O espaço exterior em contextos de infância Congresso Pré-Escolar 2011 – Educar na creche e no jardim de infância. Das ideias à inovação
Porto Editora (Porto, Portugal)
2011/06 Espaços escolares saudáveis Espaços escolares saudáveis
Agrupamento de Escolas José dos Santos Bessa (Carapinheira, Portugal)
2011/05/11 Espaços exteriores em contextos educativos, que desafios? Espaços exteriores em contextos educativos, que desafios?
Colégio Bissaya Barreto (Coimbra, Portugal)
2011/01/12 Não há mau tempo, há é roupa inapropriada – Forest schools Não há mau tempo, há é roupa inapropriada – Forest schools
Creche/Jardim de Infância – MBB da Associação Nacional de Intervenção Precoce (Coimbra, Portugal)
2011 Emotional dimensions of affordances in childhood contexts. Comunicação integrada no Painel “Children’s places and the outdoor environment 21st Annual Conference EECERA 2011 “Education from birth: research, practices and educational policy
Universidade de Genève (Genéve, Switzerland)
2010/12 Espaços educativos e infância: a importância do espaço exterior I Ciclo de Seminários “Infância e Educação”
Departamento de Psicologia e de Ciências da Educação da Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
2010 Avaliação de espaços e desenvolvimento curricular em contextos de infância – uma experiência em contextos de infância dinamarqueses” Avaliação de espaços e desenvolvimento curricular em contextos de infância – uma experiência em contextos de infância dinamarqueses”
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2010 Evaluating the emotional affordances in childhood contexts 25th ICCP World Play Conference – Children’s play: new goals for the future
Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa (org.). Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2008 Projecto do Alérgico Individualizado (P.A.I.): que realidade no distrito de Aveiro? II Congresso Nacional de Educação para a Saúde
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2008 Projecto do alérgico individualizado no Distrito de Aveiro nos grupos etários – 4 meses/ 10 anos II Jornadas de Ciências Sociais e Humanas em Saúde
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (lisboa, Portugal)
2008 Implicação e Bem-estar dos profissionais de intervenção precoce no distrito de Aveiro I Congresso Internacional em Estudos da Criança, Infâncias possíveis, mundos reais
Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2018 - 2021 A importância da promoção de competências socioemocionais na infância: o papel da escola/The importance of promoting socioemotional skills in childhood: the role of the school
Supervisor
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2021 O uso problemático do Facebook e a sua relação com o espectro do autismo e a ansiedade social em estudantes universitários/Problematic use of Facebook and its relationship with autism spectrum disorder and social anxiety in university students
Supervisor
Mestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2019 Vivências com a natureza e o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo de crianças com TDAH/Experiences with nature and the cognitive and socio affective development of children with ADHD
Co-supervisor
Pós-Graduação Stricto Sensu, Doutorado em Ambiente e Desenvolvimento (PhD)
Universidade do Vale do Taquari, Brazil
2018 - 2019 Importância do Jardim de Infância e do 1°CEB como potenciadores do desenvolvimento de competências socioemocionais de crianças/The importance of kindergarten and primary school as an enabler for the development of children's socioemotional skills
Supervisor
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2019 Estratégias de promoção de competências de autorregulação : um estudo de caso no 1º CEB/Strategies for promoting self-regulation skills: a case study in primary school
Supervisor
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2019 Estratégias de ensino-aprendizagem na promoção da autorregulação: um estudo de caso no 1.º CEB/Teaching-learning strategies to promote self-regulation: a case study in the 1st CEB
Supervisor
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
2018 - 2019 Impacto do treino cognitivo computadorizado em doentes com depressão moderada a grave: um estudo piloto/Impact of computerized cognitive training in patients with moderate to severe depression: a pilot study
Co-supervisor
Mestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 A importância do docente reflexivo na promoção do Bem-estar Emocional e Implicação das crianças/The importance of the reflective teacher in promoting children's emotional well-being and involvement
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Alcoolismo, estádios motivacionais e qualidade de vida em indivíduos com problemas ligados ao álcool/Alcoholism, motivational stages and quality of life in individuals with alcohol problems
Supervisor
Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Estratégias de Ensino-aprendizagem na promoção de Implicação e Bem-estar Emocional em crianças do 1.º CEB/Teaching-learning strategies to promote Implication and Emotional Well-being in primary school children
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Entre o interior e o exterior - As perceções dos pais sobre o espaço do jardim-de-infância/Between inside and outside - Parents' perceptions of the kindergarten space
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Interação criança-espaço no recreio interior: um estudo de caso no 1.º CEB/Child-space interaction in the indoor playground: a case study in the 1st CEB
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Affordances percecionadas no espaço exterior: um estudo de caso no Pré-Escolar/Perceived Affordances in the Outdoor Space: A Case Study in Preschool
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Um estudo de caso com crianças do 1º CEB: interação criança-espaço no recreio escolar exterior/A case study with primary school children: child-space interaction in the outdoor playground
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Interação Adulto-Criança: a influência da disposição das mesas na sala de aula/Adult-Child Interaction: the influence of desk layout in the classroom
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Os espaços do Jardim de Infância: perspectivas das crianças/Kindergarten spaces: children's perspectives
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 A disposição das mesas na sala de aula e as interações entre crianças: um estudo de caso no 1º Ciclo/The arrangement of desks in the classroom and interactions between children: a case study in Primary School
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2018/11/15 - 2018/11/17 Comissão organizadora e científica do IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância (SLBEI) e I Congresso Luso-Afro-Brasileiro Infâncias e Educação (CLABIE), cujo tema foi Educação, Culturas e Cidadanias das Crianças. Universidade de Aveiro./ Organizing and scientific committee of the IV Luso-Brazilian Seminar on Childhood Education (SLBEI) and I Luso-Afro-Brazilian Congress on Childhood and Education (CLABIE), whose theme was Education, Cultures and Citizenship of Children. University of Aveiro. (2018 - 2018)
Congress (Member of the Scientific Committee)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018/02/16 - 2018/02/16 Comissão organizadora da conferência Limites Invisíveis. 2 anos na (casa da) Mata, no âmbito da comemoração de 2 anos de implementação dos Programas Casa da Mata - oferta educativa do Projeto Limites Invisíveis. / Organizing committee of the conference Invisible Limits. 2 anos na (casa da) Mata, as part of the commemoration of 2 years of implementation of the Casa da Mata Programmes - educational offer of the Invisible Limits Project. (2018/02 - 2018/02)
Meeting (Member of the Organising Committee)
projeto Limites Invisíveis, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2018/07 Estudo do efeito da carga cognitiva e da utilização de pistas diagnósticas na deteção da mentira na população reclusa/ Study of the effect of cognitive load and the use of diagnostic clues on the detection of lies in the prison population
President of the jury
Ana Raquel Quitério Lourenço (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 Educação Ambiental na Educação Infantil: as vivências com a natureza no pátio da escola/ Environmental Education in Early Childhood Education: experiences with nature in the schoolyard
(Thesis) Main arguer
Bruna Medina Finger (Master)
Universidade do Vale do Taquari, Brazil
2017/12/14 Vivências com a natureza e o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo de crianças com TDAH/ Experiences with nature and the cognitive and socio-affective development of children with ADHD
(Thesis) Main arguer
Mônica Maria Siqueira Damasceno (Other)
Universidade do Vale do Taquari, Brazil
2017 O que podemos mudar lá fora/ What we can change out there
(Thesis) Main arguer
Vanessa Sofia Ferreira Araújo (Master)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017 À redescoberta do espaço exterior / Rediscovering outdoors
(Thesis) Main arguer
Adriana Mateus Ferreira Santos (Master)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 Alexitimia, regulação emocional e mindfulness: contributos para a compreensão da psicopatologia /Alexithymia, emotional regulation and mindfulness: contributions to understanding psychopathology
President of the jury
Rute Luís Lima Pinto (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 O Desenvolvimento social e Emocional: percecionar a criança por inteiro/ Social and Emotional Development: seeing the whole child
(Thesis) Main arguer
Cátia Marisa Marques Carvalho (Master)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 Profile of older adults with dementia in Europe: results from the SHARE study
President of the jury
Rafael António Gonçalves Ferreira (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 Exterior(izando) Aprendizagens / Outdoor(izing) Learning
(Thesis) Main arguer
Carla Patrícia Ferreira Antunes (Master)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2019 - Current Communication, Environmental Education and Interventions (CEAMI) research group at the University of Vale de Taquari Univates, Brazil, under the coordination of Professor Jane Márcia Mazzarino and Luciana Turatti. Grupo de pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções (CEAMI) da Universidade do Vale de Taquari ¿ Univates, Brasil, sob a coordenação da Professora Doutora Jane Márcia Mazzarino e Luciana Turatti. Investigador
2019 - Current CNPq (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), Brasil / CNPq (Ministry of Science, Technology, Innovation and Communications), Brazil Investigador
2018 - Current International Play Association - An international organization that defends Article 31 (the child's right to play), it mobilizes many countries and thousands of experts to study and intervene in play in child develop./International Play Association - Organização internacional que defende o Art.º 31 (direito da criança ao brincar), e que mobiliza muitos países e milhares de especialistas sobre o estudo e intervenção sobre o jogo no desenvolvimento da criança. A relatora é membro fundador da IPA Oficial Portugal. Investigadora
2010 - Current Outdoor Play and Learning - Group of international researchers that aims to develop and disseminate high-quality research in the field of outdoor spaces and nature. Grupo de investigadores internacionais que visa desenvolver e disseminar investigação de elevada qualidade no âmbito dos espaços exteriores e de natureza. Investigador

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2019 - Current Scientific Committee of the Educazione e Natura Series Inaugurated with the launch of the book CON PAROLE DI FOGLIE E FIORI. Bambini nella natura (With words of leaves and flowers. Children in nature), edited by L. Mortari and I. Mussini. The editorial board includes renowned international experts. Comissão científica da Série Educazione e Natura ¿ Inaugurada com o lançamento do livro CON PAROLE DI FOGLIE E FIORI. Bambini nella natura (With words of leaves and flowers. Children in nature), editado por L. Mortari and I. Mussini.
Member

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2019/10/23 - 2019/10/25 VIII Jornadas de Psicologia da Universidade de Aveiro/ VIII Psychology Conference of Aveiro University
2018/10/24 - 2018/10/26 VII Jornadas de Psicologia da Universidade de Aveiro/ VII Psychology Conference of Aveiro University
2017/10/25 - 2017/10/27 VI Jornadas de Psicologia da Universidade de Aveiro/ VI Psychology Conference of Aveiro University
2016/10 - 2016/10 V Jornadas de Psicologia da Universidade de Aveiro/ V Psychology Conference of Aveiro University

Interview (newspaper / magazine)

Activity description Newspaper / Forum
2020/02/15 Quatro dias de pré-escolar ao ar livre dão às crianças mais autonomia e menos ansiedade/ Four days of outdoor preschool give children more autonomy and less anxiety Jornal O Público
2020/02/01 Crianças que não brincam/ Children who don't play Revista Expresso
2018/02/16 Especialistas realçam vantagens educativas de brincar na Mata do Choupal/ Experts highlight the educational advantages of playing in Mata do Choupal Diário de Notícias
2017/02/13 Aqui, as salas de aula são na mata. Faça chuva ou faça sol / Here, the classrooms are in the woods. Rain or shine Jornal Público
2016/07/08 Brincar é a forma mais natural de aprender (texto de opinião). Revista Educare online, 8 julho. / Play is the most natural way to learn (opinion piece). Educare magazine online, July 8. Revista Educare online
2015/10/30 É preciso perceber a que brincam as crianças e se estão felizes (texto de opinião)./ We need to understand what children are playing at and whether they are happy (opinion piece). Revista Educare online
2015/07/31 As crianças passam pouco tempo nos recreios das creches/ Children spend little time in the playgrounds of nurseries Revista Educare online
2011/09/30 Ensino Pré-escolar: entre cuidar e educar Pre-school education: between caring and educating Revista Educare Online

Interview (tv / radio show)

Program Topic
2018/03/11 - Current Primeiro Jornal/ First Journal Projeto Limites Invisíveis
2017/04/08 - Current Biosfera Projeto Limites Invisíveis
2017/03/02 - 2017/03/02 Portugal em Direto / Portugal Direct Invisible Limits

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2015/12 - Current Revista Indagatio Didactica CIDTFF