Identification
Personal identification
- Full name
- José António Fernandes
Citation names
- Fernandes, José António
- Fernandes, José António da Silva
Author identifiers
- Ciência ID
- A417-0EFC-F03F
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2000
Concluded
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Intuições e aprendizagem de probabilidades: uma proposta de ensino de probabilidades no 9.º ano de escolaridade" (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovado |
1987 - 1991
Concluded
|
Mestrado em Educação – Especialização em Informática no Ensino (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Concepções erradas na aprendizagem de conceitos probabilísticos" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom |
1982
Concluded
|
Licenciatura em Ensino de Matemática e Desenho (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
16,3 |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2009/11 - Current | Associate Professor (University Teacher) | Universidade do Minho, Portugal |
2000/05 - 2009/05 | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade do Minho, Portugal |
1994/09 - 2000/05 | Assistant (University Teacher) | Universidade do Minho, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1986/09 - 1994/08 | Assistente requisitado (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1979/09 - 1986/08 | Professor provisório (Docente do Ensino Secundário) | Escola Secundária de Sá de Miranda, Portugal |
1975/09 - 1977/01 | Professor Provisório (Docente do Ensino Secundário) | Escola Secundária de Arcozelo, Portugal |
Projects
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2007 - Current | Educação Estatística
PC03-LII-07
Principal investigator
Universidade do Minho, Portugal
|
Ongoing
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Thesis / Dissertation |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2011 | Situações contra-intuitivas e ensino-aprendizagem de Probabilidades | Seminário realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Universidade de AVeiro (Aveiro, Portugal)
|
2011 | Caracterização do ensino da Estatística nas escolas | Reunião de Acompanhamento do Plano da Matemática II e do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico
Escola Secundária/3 Alcaides de Faria (Barcelos, Portugal)
|
2010 | Situações contra-intuitivas e aprendizagem de Probabilidades | I Seminário sobre o Ensino e a Aprendizagem de Combinatória e Probabilidades (COMAT 2010)
Escola Secundária Camilo Castelo Branco & Escola Secundária/3 de Barcelos (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
|
2010 | Caracterização do ensino da Estatística nas escolas | Seminários
Centro de Matemática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
|
2009 | Metodologias Quantitativas em Avaliação | 2º Encontro Temático do Projecto de Avaliação em Rede
(Braga, Portugal)
|
2007 | Desafios da avaliação por competências, |
Núcleos Regionais do Porto e de Braga da Associação de Professores de Matemática (Porto, Portugal)
|
2006 | Ensinar estocástica nos primeiros anos de escolaridade |
Núcleo de Braga do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1º CEB (Guimarães, Portugal)
|
2001 | Explorando algumas situações matemáticas com um software dinâmico de geometria | 2º Fim-de-Semana Pedagógico da Licenciatura em Ensino de Matemática
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
1997 | As intuições e a aprendizagem da matemática | seminário A Matemática e a Realidade
(Porto, Portugal)
|
1997 | Interpretação geométrica de conceitos matemáticos |
Núcleo de Braga da Associação de Professores de Matemática (Vila Verde, Portugal)
|
1997 | As intuições e a aprendizagem da matemática | 2.as Jornadas do Ensino da Matemática
(Macedo de Cavaleiros, Portugal)
|
1996 | Métodos Quantitativos – Uma reflexão sobre a experiência vivida | 4º Encontro de Professores de Matemática do Distrito de Braga, MinhoMat 96
(Famalicão, Portugal)
|
1996 | A calculadora gráfica como meio de relacionar o estudo gráfico e o estudo analítico em matemática | 1.as Jornadas do Ensino da Matemática
(Macedo de Cavaleiros, Portugal)
|
1996 | A visualização em matemática – O caso das calculadoras gráficas | 4º Encontro de Professores de Matemática do Distrito de Beja, BejaMat 96
(Beja, Portugal)
|
1995 | O papel formativo da matemática | 3º Encontro de Professores de Matemática do Distrito de Braga
(Braga, Portugal)
|
1995 | O papel formativo da matemática | Encontro de Professores de Matemática – MATFORUM 1
(Coimbra, Portugal)
|
1995 | Métodos Quantitativos: um desafio | Encontro Regional de Professores de Matemática do distrito do Porto, Maia
(Porto, Portugal)
|
1994 | As Calculadoras Programáveis no Ensino das Probabilidades | II Encontro de Professores de Matemática
(Braga, Portugal)
|
1993 | A Estatística no Ensino Secundário em Portugal | Estatística no Ensino Secundário em Portugal
(Pontevedra, Spain)
|
1992 | Concepção e elaboração de um programa de recuperação na matemática para alunos do 7º ano de escolaridade | Iº Seminário Novas Metodologias do Ensino-Aprendizagem da Matemática
(Riba de Ave, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2012 - 2012 | Evolução do significado pessoal de associação estatística em estudantes universitários moçambicanos de Matemática através
do ensino
Supervisor
|
Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica na Educação Matemática (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Exploração do significado das expressões como forma de promover a aprendizagem de equações literais e polinómios no 8º ano
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do EB e no ES (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | Contributo da resolução de problemas de padrão para aprendizagem da Álgebra no 7º ano de escolaridade
Supervisor
|
Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica na Educação Matemática (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | Contributos do Plano da Matemática II para o desenvolvimento profissional dos professores
Supervisor
|
Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica na Educação Matemática (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | Logo – Um meio para aprender Geometria no 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Supervisor
|
Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica na Educação Matemática (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | Avaliação do impacto do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico no desenvolvimento
e implementação do conhecimento didáctico
Co-supervisor
|
Ciências da Educação - Educação Maemática (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | A articulação entre a Matemática e o Estudo Acompanhado : conceções e práticas de professores
Co-supervisor
|
Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica na Educação Matemática (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | Estratégias de resolução de tarefas estatísticas por alunos do 7º ano de escolaridade
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do EB e no ES (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | Interações sociais desenvolvidas nas aulas de Estatística do 7º ano de escolaridade
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do EB e no ES (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | O ensino e a aprendizagem de Estatística com tecnologia: uma experiência no 7º ano de escolaridade
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do EB e no ES (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | A Influência do ensino nos raciocínios de alunos do 12º ano de escolaridade em probabilidade condicionada
Supervisor
|
Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica na Educação Matemática (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | A utilização de materiais didácticos no ensino da matemática ao nível do ensino secundário de Timor-Leste
Supervisor
|
Ciências da Educação (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | Construção, leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade
Supervisor
|
Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica na Educação Matemática (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Contributos da reflexão no desenvolvimento e implementação de tarefas matemáticas: dois estudos de caso com futuros professores
Supervisor
|
Ciências da Educação (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Estratégias de alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico nos conceitos de área, perímetro, volume e suas relações
Supervisor
|
Ciências da Educação (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | O trabalho colaborativo como meio de desenvolvimento do conhecimento didáctico de professores de Matemática no tema de Análise
Combinatória
Supervisor
|
Ciências da Educação (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Registos de representações semióticas e sua importância para a compreensão do conceito de derivada
Supervisor
|
Ciências da Educação (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Aprendizagem da Geometria em Ambientes Geométricos Dinâmicos: O tema de Geometria do 6º ano de escolaridade numa turma de
Currículo Alternativo
Supervisor
|
Ciências da Educação (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Ensino da estocástica no 6º ano de escolaridade: Opções metodológicas e dificuldades sentidas pelos professores, Mestrado
em Estudos da Criança – Ensino e Aprendizagem da Matemática
Supervisor
|
Ciências da Educação (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Raciocínio em Combinatória de alunos do 9º ano de escolaridade
Co-supervisor
|
Ciências da Educação (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | O ensino da combinatória no 12º ano de escolaridade: Análise das estratégias de ensino
Supervisor
|
Ciências da Educação (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Influência dos Testes Intermédios de Matemática no Ensino e na Avaliação realizados numa turma de 11º ano de escolaridade
Co-supervisor
|
Ciências da Educação (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2007 | Aplicações e modelação matemática com recurso à calculadora gráfica e sensores: um estudo com alunos do 12º ano de escolaridade
Co-supervisor
|
Ciências da Educação (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2007 | A comunicação na aula de Matemática: dois estudos de caso com futuros professores
Supervisor
|
Ciências da Educação (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2007 | Influência do exame nacional do 9º ano de escolaridade nas práticas de ensino e de avaliação em matemática
Supervisor
|
Mestrado em Educação - Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 - 2006 | O Ensino da Estatística no 7º ano de escolaridade: Caracterização e dificuldades sentidas pelos professores
Supervisor
|
Ciências da Educação (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 - 2006 | Ensino e aprendizagem em ambientes geométricos dinâmicos: O tema de geometria do 9º ano de escolaridade.
Supervisor
|
Ciências da Educação (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 - 2006 | Dificuldades dos alunos na aprendizagem da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I da FEG/UNESP: Identificação e caracterização
de práticas de ensino para a sua superação
Supervisor
|
Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (Other)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brazil
|
2005 - 2005 | O ensino de equações lineares no 8º ano de escolaridade: Uso de calculadoras, erros e dificuldades dos alunos na resolução
de equações
Supervisor
|
Ciências da Educação (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005 - 2005 | O Estudo Acompanhado e o desenvolvimento de métodos de trabalho e de estudo: Um estudo efectuado numa turma de 9º ano
Supervisor
|
Ciências da Educação (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2004 - 2004 | Os futuros professores do 2º ciclo e a estocástica: Dificuldades sentidas e o ensino do tema.
Supervisor
|
Ciências da Educação (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2004 - 2004 | Desenvolvimento profissional de professores de Matemática do 2º ciclo do ensino básico: O insucesso escolar e estratégias
para o minorar
Supervisor
|
Ciências da Educação (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2004 - 2004 | Concepções e práticas de avaliação de professores estagiários de Matemática
Co-supervisor
|
Ciências da Educação (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2003 - 2003 | Contributos para a compreensão das dificuldades sentidas por professores estagiários de Matemática
Supervisor
|
Mestrado em Educação - Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2003 - 2003 | A utilização de tecnologias nas práticas pedagógicas de professres de Matemática
Supervisor
|
Relatório de Licença Sabática (Other)
Universidade do Minho, Portugal
|
2003 - 2003 | Dificuldades de alunos do ensino secundário em conceitos estatísticos: O caso das medidas de tendência central
Supervisor
|
Mestrado em Educação - Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2011 - 2011 | Simpósio 3 - Ensino e aprendizagem da Estatística e das Probabilidades, XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática
Symposium (Other)
|
|
2011 - 2011 | Simpósio de comunicações 06: Formação de Professores II, ProfMat 2011
Symposium (Other)
|
|
2010 - 2010 | 22º Colóquio Internacional da Association pour le Développement des Méthodologies d’Evaluation en Education (ADMEE) - Europe
Congress (Member of the Organising Committee)
|
|
2010 - 2010 | I Seminário sobre o Ensino e a Aprendizagem de Combinatória e Probabilidades (COMAT 2010)
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
|
2010 - 2010 | 2.º Congresso Internacional de Avaliação em Educação
Congress (Member of the Scientific Committee)
|
|
2009 - 2009 | II Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola
Meeting (Other)
|
|
2009 - 2009 | XX Seminário de Investigação em Educação Matemática
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
|
2008 - 2008 | Seminário de Avaliação: Contributos da investigação para as práticas quotidianas de desenvolvimento curricular das escolas
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
|
2008 - 2008 | 1º Encontro de Matemática Elementar
Seminar (Member of the Scientific Committee)
|
|
2004 - 2004 | I Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola
Meeting (Other)
|
|
1999 - 1999 | Calculadoras Gráficas no Ensino da Matemática
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
|
1996 - 1996 | Encontro de História e Educação Matemática (ICME-8 satellite meeting of the International Study Group on the Relations Between
History and Pedagogy of Mathematics (HPM), Deuxième Université d'Été Européenne sur Histoire et Épistémologie dans l'Éducation
Mathématique)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
|
1994 - 1994 | MinhoMat 94 – II Encontro de Professores de Matemática do Distrito de Braga
Meeting (Other)
|
|
1994 - 1994 | V Seminário de Investigação em Educação Matemática
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
|
1992 - 1992 | I Seminário Novas Metodologias do Ensino-Aprendizagem da Matemática
Seminar (Other)
|
|
1992 - 1992 | II Seminário Novas Metodologias do Ensino-Aprendizagem da Matemática
Seminar (Other)
|
|
1987 - 1987 | I Encontro Nacional do Projecto Minerva
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2012 | Idoneidad de procesos de estudio del cálculo integral en la formación de profesores de matemáticas: Una aproximación desde la investigación en didáctica del cálculo e del conocimiento profesional | Edson Crisostomo dos Santos (PhD)
Universidad de Granada, Spain
|
2012 | A realização de tarefas de investigação na sala de aula: Estudos de caso de professores do 2º ciclo | Ruth Capela Leão (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Resolução de problemas com padrões numéricos | Ângela Raquel Pacheco Marques de Freitas Faria (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Exploração do significado das expressões como forma de promover a aprendizagem de equações literais e polinómios no 8º ano | Pedro Marcelo Pereira dos Santos Silva (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Aprendizagem de Estatística com a calculadora gráfica e a folha de cálculo: uma experiência numa turma de 10º ano de M.A.C.S | Romeu José Meneses Tavares (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | O desenvolvimento da capacidade de argumentação matemática de alunos do 10º ano na aprendizagem das funções afim e quadrática com recurso à calculadora gráfica | Cátia Sofia Guimarães Ribeiro (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Evolução do significado pessoal de associação estatística em estudantes universitários moçambicanos de Matemática através do ensino | Delson Alexandre Alberto Zioto Mugabe (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação na aprendizagem da Matemática por alunos brasileiros e portugueses do ensino médio/secundário | Antonia Jacinta Barbosa Lima (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Função inversa: abordagem exploratória usando a calculadora gráfica | Leandro Rafael Moreira Gomes (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | Aprendizagem do conceito de limite: um estudo de caso no 12º ano | Rita Catarina Correia Guerra (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | A Web como mediadora do processo de ensino-aprendizagem de Matemática | Carla Cristina Rocha Gomes Larsen (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Aprendizagem da Estatística no 2º ano de escolaridade através de atividades investigativas | Nívea Maria Gonçalves Andrade (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Desenvolvimento do raciocínio matemático: uma experiência com uma turma de 9º ano | Cláudia Maria Azevedo Domingues (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | As TIC na atividade profissional do professor de matemática: um estudo com incidência na prática docente | Sara Maria Alves da Cruz (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | A articulação entre a Matemática e o Estudo Acompanhado: conceções e práticas de professores | Maria de Fátima Duarte Delgado (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Estratégias de resolução de tarefas estatísticas por alunos do 7º ano de escolaridade | Andreia Filipa Teixeira Salgado Ribeiro (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | A dinamização do Learning Management System na escola: o contributo da Teoria de Jogos Evolutiva | Luciana Pereira de Brito (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Interações sociais desenvolvidas nas aulas de Estatística do 7º ano de escolaridade | Sara Eliana Rebelo Macedo (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | O ensino e a aprendizagem de Estatística com tecnologia: uma experiência no 7º ano de escolaridade | Catarina Vasconcelos Pereira Gonçalves (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | A argumentação matemática na resolução de tarefas com a utilização da calculadora gráfica: Experiência numa turma do 11º ano | Maria da Graça da Silva Nogueira Magalhães (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | Construção, leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade | Paula Cristina Cunha Cardeal Morais (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | Contributo da resolução de problemas de padrão para aprendizagem da Álgebra no 7º ano de escolaridade | Manuel de Sousa Pereira (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | Tarefas de exploração e investigação no ensino e na aprendizagem da Geometria: Uma experiência com alunos do 10º ano de escolaridade | Maria Gorete Pires Branco (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | Contributos do Plano da Matemática II para o desenvolvimento profissional dos professores | Inês Monteiro Bernardo Oliveira (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | Applets no ensino da probabilidade condicionada | Isabel Margarida das Neves Veloso Guilherme (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 | Probabilidade condicionada: um estudo com alunos do ensino secundário | Delmira Maria Ferreira Sobreiro (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 | Logo – Um Meio para Aprender Geometria no 2.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Paula Alexandra Pereira da Silva (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | Avaliação do impacto do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico no desenvolvimento e implementação do conhecimento didáctico | Nuno Miguel Pinto da Silva (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 | Representações e conhecimentos de docentes do 1º ciclo do ensino básico relativamente à Geometria: um estudo em torno da sua influência na abordagem com os alunos | Júlia de Fátima Almeida (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 | A utilização de materiais didácticos no ensino da matemática ao nível do ensino secundário de Timor-Leste | Venâncio Lopes (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 | A pegada ecológica na Organização e Tratamento de Dados: Uma proposta para o 7º ano | Sónia Paula Vilela Raposo (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 | A Influência do ensino nos raciocínios de alunos do 12º ano de escolaridade em probabilidade condicionada | Maria do Carmo Fernandes da Cunha (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | Estratégias de alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico nos conceitos de área, perímetro, volume e suas relações. | Isabel Afonso Martins (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | O trabalho colaborativo como meio de desenvolvimento do conhecimento didáctico de professores de Matemática no tema de Análise Combinatória | Bárbara Vilamarim do Alvar de Carvalho (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | Evolução programa de Matemática do 2º ciclo do ensino básico desde os anos 70: a mudança encarada por um grupo de professores em formação | Olga Maria Cunha Seabra (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | Contributos da reflexão no desenvolvimento e implementação de tarefas matemáticas: dois estudos de caso com futuros professores | Maria Alexandra Gomes dos Santos Rodrigues da Conceição (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | Laboratórios virtuais de matemática como um espaço de apoio à actividade do professor do século XXI. Um estudo de caso | Maria Manuela de Abreu Ferreira Simões (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | Influência dos Testes Intermédios de Matemática na aprendizagem, no ensino e na avaliação de uma turma de 11º ano de escolaridade | Ana Isabel Cerqueira da Silva Dias de Noronha (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | Aplicações e modelação matemática com recurso à calculadora gráfica e aos sensores, no estudo de funções com alunos do 9º ano de escolaridade | Idalina Bela Teixeira de Oliveira (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Avaliação em matemática escolar implementando portfolios de aprendizagem dos alunos: contributos de um projecto de investigação colaborativa para o desenvolvimento profissional de professores. | António José Antunes de Almeida (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Registos de representações semióticas e sua importância para a compreensão do conceito de derivada. | Sílvia Ramiro Silveira (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Aprendizagem da Geometria em Ambientes Geométricos Dinâmicos: O tema de Geometria do 6º ano de escolaridade numa turma de Currículo Alternativo. | Nuno Alexandre Rodrigues Amaral (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Ensino da estocástica no 6º ano de escolaridade: Opções metodológicas e dificuldades sentidas pelos professores. | Alexandra Raquel da Silva Nunes (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Raciocínio em Combinatória de alunos do 9º ano de escolaridade. | Paulo Alexandre Ferreira Correia (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | O ensino da combinatória no 12º ano de escolaridade: Análise das estratégias de ensino. | Julieta Sílvia Flores Arantes Ferreira (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Acompanhamento do Programa Ajustado de Matemática do Ensino Secundário: análise de procedimentos e dificuldades de implementação. | Paula Maria Santos Fonseca Moreira (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | Os registos gráficos das crianças no jardim-de-infância e a aprendizagem da matemática. | João José Gramaxo de Sampaio Maia (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | Estatística na formação profissional: uma abordagem usando facturas de água. | Sandra Patrícia Silva Coelho (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2007 | Aplicações e modelação matemática com recurso à calculadora gráfica e sensores: um estudo com alunos do 12º ano de escolaridade. | Tomé António Mendes Torres (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | A comunicação na aula de Matemática: dois estudos de caso com futuros professores. | Matilde Gonçalves Almeida (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | Influência do exame nacional do 9º ano de escolaridade nas práticas de ensino e de avaliação em matemática. | Marília André do Rosário (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | O trabalho cooperativo nas aulas de Matemática numa turma do 5º ano: Uma experiência curricular | Maria Helena Viana Lopes Guerreiro (Other)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | A integração das TIC, nas aulas de Matemática, no ensino básico. | Sílvia Cristina da Costa e Sousa (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | A WebQuest na sala de aula de Matemática: um estudo sobre a aprendizagem dos “Lugares Geométricos” por alunos do 8º ano. | Ivete Liliana Malheiro da Cruz (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | Trabalho colaborativo do Grupo Disciplinar de Matemática: Uma estratégia de desenvolvimento profissional com professores do 2º ciclo do ensino básico. | Helena Paula Cerqueira da Silva Dias (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | Uma perspectiva de desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Um projecto de investigação-acção de dois professores de Matemática no 8º ano de escolaridade. | Hernâni Serafim Alves Parente (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | O Ensino da Estatística no 7º ano de escolaridade: Caracterização e dificuldades sentidas pelos professores. | Sónia Alexandra Lopes Ribeiro (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | Ensino e aprendizagem em ambientes geométricos dinâmicos: O tema de geometria do 9º ano de escolaridade. | Elsa Maria Barrigão Ferreira (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | O trabalho colaborativo num grupo de estágio de Matemática do 2º ciclo: Um estudo na unidade de Estatística. | Sílvia Alves Rodrigues Antunes (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2006 | Análise dos problemas de optimização ao longo da história da Matemática | Ana Elisa Esteves Santiago (Other)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005 | Colaboração e reflexão para o desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Um projecto de investigação-acção na abordagem dos conceitos de perímetro e área no 5º ano de escolaridade. | Isabel Cristina Cardoso da Mota Almeida (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005 | O ensino de equações lineares no 8º ano de escolaridade: Uso de calculadoras, erros e dificuldades dos alunos na resolução de equações. | Maria José Freitas Lima Soares (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005 | A multiplicação de números inteiros relativos no “Ábaco dos Inteiros”: Uma investigação com alunos do 7º ano de escolaridade. | Márcia Paula Fraga Coelho (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005 | Trabalho colaborativo e reflexão para o ensino da multiplicação e da divisão: Um estudo com três professores do 1º ciclo do ensino básico | Manuel Augusto da Rocha Campos Moreira (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005 | Manuais escolares de Matemática do 1º ciclo: Contribuição para a compreensão do processo de adopção. | Ana Maria Ferraz da Silva Fraga Coelho (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005 | Perspectivas de avaliação na disciplina de Matemática, de alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico | Nuno Miguel Pinto da Silva (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005 | O Estudo Acompanhado e o desenvolvimento de métodos de trabalho e de estudo: Um estudo efectuado numa turma de 9º ano. | Sara Maria de Oliveira Martins Pereira da Silva Meireles (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005 | Portuguese mathematics students teachers' evolving teaching modes: A modified teacher development experiment | Rosa Antónia de Oliveira Figueiredo Tomás Ferreira (Other)
Universidade do Minho, Portugal
|
2004 | Métodos alternativos para a divisão de alunos do 2º ano de escolaridade. | Magda Isabel Freitas da Silva (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2004 | Concepções e práticas de avaliação de professores estagiários de Matemática. | Maria José Machado de Andrade Arantes (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2004 | Desenvolvimento profissional de professores de Matemática do 2º ciclo do ensino básico: O insucesso escolar e estratégias para o minorar. | Rosa Maria Fernandes Silva (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2004 | Os futuros professores do 2º ciclo e a estocástica: Dificuldades sentidas e o ensino do tema. | Paula Maria Pereira de Barros (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2004 | Experiências prévias e práticas pedagógicas de dois estagiários de Matemática. | Maria José Simões Nunes Rodrigues Ferreira (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2003 | Dificuldades de alunos do ensino secundário em conceitos estatísticos: O caso das medidas de tendência central. | Maria Gracelina Matos Boaventura (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2003 | Contributos para a compreensão das dificuldades sentidas por professores estagiários de Matemática. | Manuela Valentina de Almeida e Sousa (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2002 | A linguagem logo e o conceito de função: Uma proposta de ensino do conceito de função no 8º ano de escolaridade. | Francisco Pinto da Conceição Bento (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2002 | As fases de aprendizagem do modelo de van Hiele: Uma experiência no ensino da geometria com futuros professores do 1º ciclo. | Célia Maria Fernandes Afonso (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2002 | A inefável rainha: A matemática no ensino liceal até meados do séc. XX, Mestrado em Educação – História da Educação e da Pedagogia | Carlos Manuel Vieira Grosso (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2002 | Implementação de portfólios com futuros professores do 2º ciclo: Uma experiência no estágio pedagógico de matemática | Maria Cristina do Espírito Santo Martins (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2002 | Os exames nacionais em matemática: Que espécie de avaliação? | Ana Maria Martins Rodrigues (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2001 | Complexidade e comunicação mediada por computador na aprendizagem de conceitos matemáticos: um estudo no 3º ciclo do ensino básico | Carlos Manuel Mesquita Morais (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2001 | Avaliação de manuais escolares: um estudo sobre manuais do 12º ano no tema Probabilidades | Maria Eugénia Sardinha Morais (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2001 | Influência das vivências proporcionadas pelo meio (rural e urbano) nas estratégias de resolução de problemas em alunos do 2º ciclo do ensino básico (Uma experiência com problemas de área, perímetro e proporcionalidade). | Carlos Alberto Lopes (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2000 - Current | International Association for Statistical Education (IASE) | |
1997 - Current | Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) | |
1995 - Current | National Council of Teachers of Mathematics (NCTM) | |
1988 - Current | Associação de Professores de Matemática (APM) | |
1997 - 1997 | Associação Portuguesa de Informática e Educação (APIE) |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2006/01 - 2006 | Vogal do Painel I para avaliação de Projectos Institucionais da Linha de Investigação I - Educação Permanente e Desenvolvimento
Comunitário (CIEd - Centro de Investigação em Educação)
Member
|
Universidade do Minho, Portugal |
2005/01 - 2005 | Vogal do Painel II para avaliação de Projectos Institucionais da Linha de Investigação II (CIEd - Centro de Investigalção
em Educação)
Member
|
Universidade do Minho, Portugal |
2004/01 - 2004 | Vogal do Painel II para avaliação de Projectos Institucionais da Linha de Investigação II (CIEd - Centro de Investigação em
Educação)
Member
|
Universidade do Minho, Portugal |
2003/01 - 2003 | Vogal do Painel I para avaliação de Projectos Institucionais da Linha de Investigação I (CIEd - Centro de Investigação em
Educação)
Member
|
Universidade do Minho, Portugal |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2011 - Current | Parecer: Evaluación de conocimientos sobre gráficos estadísticos y conocimientos didácticos de futuros profesores | |
2011 - Current | Parecer: Evaluación de conocimientos de futuros profesores para la enseñanza de los números decimales | |
2009 - Current | Parecer: Comprensión de las medidas de tendencia central por estudiantes mexicanos de educación secundaria y bachillerato | |
2007 - Current | Parecer: Organização e Tratamento de Dados |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2005/05 - Current | Metodologia do Ensino da Matemática (2007/2008) | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2005/05 - Current | Metodologia de Investigação em Educação (2007/2008) | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2005/05 - Current | Investigação em Supervisão Pedagógica em Ensino de Matemática (2005/2006) | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2005/05 - Current | Observação de Práticas de Ensino e de Formação em Matemática (2005/2006) | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2005/05 - Current | Metodologia de Investigação em Educação(2000/2004 e 2005/2006) | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2005/05 - Current | Supervisão Pedagógica de Núcleos de Estágio (2006-2008) | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2005/05 - Current | Metodologia do Ensino da Matemática (2005/2006) | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2005/05 - Current | Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática (2005/2006) | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2005/05 - Current | Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática (2007/2008) | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2005/05 - Current | Avaliação em Supervisão Pedagógica em Ensino de Matemática (2005/2006) | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2005/05 - Current | Metodologia do Ensino da Matemática (2007/2008) | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2005/05 - Current | Iniciação à Prática Profissional - Observação e Análise de Aulas (2006-2008) | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2008 - 2008 | Ensino da Estatística através da Investigação Estatísticaa | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Departamento de Metodologias da Educação, Portugal |
2006 - 2006 | Estudos descritivos e comparativos | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Investigação em Educação – CIEd, Portugal |
2006 - 2006 | Ensino e Aprendizagem de Geometria com Recurso a um Programa de Geometria Dinâmica | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação Prof. Agostinho Manuel da Silva, Portugal |
2006 - 2006 | Ensino e Aprendizagem de Geometria com Recurso a um Programa de Geometria Dinâmica | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação Prof. Agostinho Manuel da Silva, Portugal |
2000/05 - 2005/05 | Metodologia da Investigação em Educação (2002/2003) | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2000/05 - 2005/05 | Metodologia da Investigação em Educação (2002/2003) | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2000/05 - 2005/05 | Métodos e Técnicas de Investigação (2001-2003) | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2000/05 - 2005/05 | Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática (2000-2004) | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2000/05 - 2005/05 | Medodologia do Ensino da Matemática (2004-2007) | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2000/05 - 2005/05 | Metodologia do Ensino da Matemática (2000-2002) | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2005 - 2005 | Avaliador Especialista da Acção Nº 10 - A | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação Prof. Agostinho Manuel da Silva, Portugal |
2003 - 2003 | Avaliador Especialista da Acção Nº 05 - A | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação Prof. Agostinho Manuel da Silva, Portugal |
2002 - 2002 | Tecnologias no ensino da Matemática | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática (Lisboa), Portugal |
2002 - 2002 | Avaliador Especialista da Acção Nº 03 - A | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação Prof. Agostinho Manuel da Silva, Portugal |
2001 - 2001 | Ensino e aprendizagem da Geometria em ambientes computacionais dinâmicos | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação Associação de Escolas Braga/Sul, Portugal |
1994/09 - 2000/05 | Tratamento e Análise de Dados em Educação (1999/2000) | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
1994/09 - 2000/05 | Didáctica e Tecnologia (1998-2003) | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
1994/09 - 2000/05 | Supervisão Pedagógica de Núcleos de Estágio (1998-2005) | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
1999 - 1999 | Calculadoras Gráficas no Ensino da Matemática | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação Prof. Agostinho Manuel da Silva, Portugal |
1998 - 1998 | Apoio científico ao Círculo de estudos sobre a aplicação das calculadoras gráficas ao ensino da Matemática | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
1998 - 1998 | Apoio científico ao Círculo de estudos sobre a aplicação das calculadoras gráficas ao ensino da Matemática | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
1997 - 1997 | Apoio científico ao Círculo de estudos sobre a aplicação das calculadoras gráficas ao ensino da Matemática | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
1986/09 - 1994/08 | Álgebra Linear (1992-1994) | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
1986/09 - 1994/08 | Supervisão Pedagógica de Núcleos de Estágio (1986-1988 e 1989-1995) | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
1986/09 - 1994/08 | Metodologia do Ensino da Matemática (1989-1995) | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
1986/09 - 1994/08 | Supervisão Pedagógica de Núcleos de Estágio (1989-1995) | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
1993 - 1993 | Curso de Aprofundamento em Educação Matemática | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Instituto de Educação e Psicologia, Portugal |
1989 - 1989 | Logo e o ensino-aprendizagem da Matemática | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Núcleo do Projecto Minerva da Unidade Científico-Pedagógica de Educação, Portugal |
1979/09 - 1986/08 | Matemática (1979-1986) | (Outros) | Escola Secundária de Sá de Miranda, Portugal |
1975/09 - 1977/01 | Matemática (1975-1977) | (Outros) | Escola Secundária de Arcozelo, Portugal |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2012/02/01 - Current | Avances de Investigación en Educación Matemática |