???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Vera Maria Silvério do Vale Silvério do Vale

Citation names

  • Vale, Vera

Author identifiers

Ciência ID
AA1F-5E69-3F28
Education
Degree Classification
2012
Concluded
"n/a" (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Tecer para não ter de remendar-O desenvolvimento socioemocional em idade pré-escolar e o programa Anos Incríveis para educadores de infância" (THESIS/DISSERTATION)
Distinção e Louvor
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2000/09/01 - 2018 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2011 - 2013 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2019 - Current Teachers Competencies for Social Inclusion of Migrants and Refugies in Early Childhood Education (BE IN)
2019-1-PT01-KA203-060683
Agencia Nacional ERASMUS+
Ongoing
2015 - Current Anos Incríveis para a promoção da saúde mental
EEA Grants PT06 – 51SM04
Researcher
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
EEA Grants
Concluded
2008 - Current "Early Prevention/Intervention in disruptive behaviours disorders: efficacy of parentes and teachers programmes"
PTDC/PSI/102556/2008
Researcher
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2019 - 2021 Limites Invisíveis -Programas Casa da Mata-Metodologias Experimentais
231516
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Ongoing
Outputs

Publications

Book
  1. Fernando M. L. Martins; Duque, Isabel; Pinho, Luana; Coelho, Ana Sarmento; Vale, Vera. Educação Pré-escolar literacia estatística. Viseu, Portugal: Psicosoma. 2017.
    Published
Book chapter
  1. Vale, Vera. "Identificação e reconhecimento de emoções e das situações que as suscitam: A voz das crianças". In Educação em Foco- Teoria e Prática, 198-216. Iguatu, Brazil: QUIPÁ, 2021.
    Published
  2. Vale, Vera; Subtil, Andreia Silvério. Corresponding author: Vale, Vera. "Desenvolvimento de noções espaciais através da cartografia". In A formação de professores e educadores: das políticas às práticas, edited by Fernando M. L. Martins; Mota, Luís; Espada, Sílvia, 203-220. Coimbra, Portugal: Suporte eletrónico, 2020.
    Published
  3. Duque, Isabel; Miguéis, Marlene; Bigotte de Almeida, Maria Emília; Coelho, Ana Sarmento; Vale, Vera; Figueiredo, Aida. "Salto à Mata: educação na natureza no 1º Ciclo do Ensino Básico". edited by Fernando M. L. Martins; Espada, Sílvia, 146-160. Coimbra, Portugal: Suporte Eletrónico, 2020.
    Published
  4. Vale, Vera. "Competência socioemocional na infância". In Caminhos da educação de infância em Portugal- Políticas e perspetiva contemporâneas, 183-209. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores, 2019.
    Published
  5. Seabra-Santos, M. J.; Gaspar, M. F.; Homem, Tatiana Carvalho; Azevedo, Andreia S; Silva, Isabel; Vale, Vera. "Promoção de competências sociais e emocionais : Contributos dos programas "Anos Incríveis"". In Avaliação e Promoção de Competências Socioemocionais em Portugal, 227-262. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler Edições, 2016.
    Published
  6. Maricato, Raquel; Miranda, J.; Vila Nova, Joana; Baptista, Joana; Freitas, N; Gonçalves, O; Vale, Vera; Azul, Anabela Marisa. ""Interdisciplinary and Participatory Research at Early Childhood to Biodiversity Education and Sustainable Development".". 265-285. Switzerland: Springer International Publishing, 2016.
    Published
Conference paper
  1. Vale, Vera; Coelho, Ana Sarmento. ""Fostering Reflective Practices in Childcare for Children Under Three: The Project""". Paper presented in 22nd Annual Confrenece ETEN, Coimbra, 2012.
    Published
Journal article
  1. Vale, Vera; Gaspar, Maria Filomena da Fonseca. Corresponding author: Vale, Vera. "Nurturing Preschool Children’s Social Skills and Reducing Behavioral Difficulties Through Teacher Practices: The Answer of the Incredible Years Classroom Management Programme". Early Education and Development 35 1 (2023): 1-18. http://dx.doi.org/10.1080/10409289.2023.2287953.
    Published • 10.1080/10409289.2023.2287953
  2. Coelho, Ana; Vale, Vera; Bigotte, Emília; Figueiredo-Ferreira, Aida; Duque, Isabel; Pinho, Luana. "Oferta educativa outdoor como complemento da Educação Pré-Escolar: os benefícios do contacto com a natureza". (2015): http://hdl.handle.net/10773/17516.
    10.17979/reipe.2015.0.10.585
  3. Vale, Vera. ""A cadeira do pensar": o que dizem as crianças sobre as regras". Cadernos de Educação de Infância 101 (2014):
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Rico, Ana Francisca Martins. "O cesto dos tesouros: uma proposta pedagógica para a creche". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36196.
  2. Dias, Ana Catarina Gonçalves. "As relações de amizade em contexto de creche". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/32937.
  3. Araújo, Elisabete Alexandra dos Santos. "Promoção da inteligência emocional, através do trabalho colaborativo, num caso de perturbação do espetro do autismo". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/34578.
  4. Castilho, Sara de César. "À volta do espaço exterior no 1º ciclo do ensino básico". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/32951.
  5. Otero, Mara Teresa Vargas. "Educação Socioemocional: práticas educativas de intervenção precoce na educação Infantil". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/34536.
  6. Subtil, Andreia Silvério. "Desenvolvendo noções espaciais através da cartografia". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/31130.
  7. Pereira, Andreia Sofia Costa. "A documentação pedagógica no trabalho de projeto". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/31114.
  8. Ribeiro, Raquel Lemos Mariz Pimenta. "Promoção da caligrafia através de uma intervenção sensoriomotora numa criança com perturbação da aprendizagem específica". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/31128.
  9. Cacheira, Rita Adelaide Gonçalves. "Desenvolvimento socioemocional na transição da educação pré-escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10773/26212.
  10. Vicente, Sílvia Maria Ferreira Dias Facas. "Promoção da interação social de crianças com perturbação de espectro de autismo: intervenção conjunta com Histórias Sociais e um programa de incentivos". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.26/12020.
  11. Freitas, Débora Telma Gonçalves de. "Promoção de competências comunicativas da introdução de um SAAC em contexto jardim-de-infância". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.26/14828.
  12. Portelada, António Fernando Saldanha. "Alfabetização emocional e os seus efeitos na qualidade das competências emocionais de crianças com necessidades educativas especiais". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/12434.
  13. Vale, Vera Maria Silvério do. "Tecer para não ter de remendar. O desenvolvimento socioemocional em idade pré-escolar e o programa Anos Incríveis para educadores de infância". PhD, 2012. http://hdl.handle.net/10316/18273.
  14. Neves, Maria da Luz Caetano Vieira. "O outro lado da inclusão". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/12115.
  15. Vale, Vera Maria Silvério do. "Tecer para não ter de remendar. O desenvolvimento socioemocional em idade pré-escolar e o programa Anos Incríveis para educadores de infância". PhD, 2012. http://hdl.handle.net/10316/18273.
  16. Ramos, Raquel Vanessa Horta. "Projecto piloto: transições de sucesso: relatório da minha experiência educativa". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/14630.
  17. Godinho, Catarina Alexandra Ramos. "Projecto: transição de sucesso do pré-escolar para o 1º ciclo: relatório final". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/14608.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2021/06/17 O Brincar em contexto natureza: Benefícios do Projeto Limites Invisíveis IV Jornadas de Educação-Educar para o futuro
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
2017/08/29 "Invisible Limits project: Innovative outdoor learning approach in Portugal" EECERA 2017 Confrence
EECERA (Bolonha, Italy)
2016/10/14 "Limites Invisíveis: um projeto de educação na natureza" Congresso Internacional "Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: Mudança na Educação e Lei de Bases
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2016/05/06 "Como ser um/a educador/a ainda mais Incrível" Conferencia Internacional sobre Desenvolvimento e Estar na Infãncia "Crianças Felizes"
Universidade Católica Portuguesa, Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/10/31 "Educação Pré-escolar, Literacia Estatística e Sociedae: desafios e mudanças no sec XXI" Conferencia Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa
Sociedade Portuguesa de matemática (Coimbra, Portugal)
2015/10/20 "O dentro e o fora na Educação de Infância" Colóquio Internacional Olhares sobre a Infãncia e as crianças: narrativas da modernidade( e pós-modernidade) portuguesa e brasileira
GRUPOEDE-CEIS20 (Coimbra, Portugal)
2015/05/17 "As necessidades emergentes das crianças e o programa Anos Incríveis" X Congresso neurociências e educação Especial "A educação tem futuro em Portugal"
Psicossoma (Viseu, Portugal)
2015/03/17 "Perspectivas de estudantes de educação de infância acerca da aprendizagem das crianças" Seminário Conceções da Infãncia e Vivências das Crianças
GRUPOEDE-CEIS20 (Coimbra, Portugal)
2015/03/17 Worhshop PHDA- "Anos Incríveis" Congresso Nacional da PHDA
Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção (Coimbra, Portugal)
2014/09/27 "O programa Incredible Years TCM para educadores de infância em Portugal: Qual benefício adicional comparativamente ao programa Incredible Years para pais" 3ª Seminário de Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes-intervenções empiricamente validadas para a população portuguesa
Universidade de Lisboa- Faculdade de Psicologia (Lisboa, Portugal)
2014/03/23 "As emoções na educação pré-escolar" I Jornadas de Educação
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
2013/11/09 O programa Anos Incríveis para educadores em Portugal Conferencia Internacional Prevenção e intervenção precoces em disturbios de comportamento em idade pré-escolar
Universidade de Coimbra -Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Coimbra, Portugal)
2013/03/09 Talent Teachers, Talent Children: relato de uma experiencia IWE2013 Citizens´Year: 10 years of IWE
Escola Superior de Educação (Coimbra, Portugal)
2012/10/31 Pedagogias para a Infância Colóquio "A educação no passado e no presente em Portugal e no Brasil"
Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais-CEIS20 (Coimbra, Portugal)
2012/09/14 "Early childhood practitioners´perspectives about early learning" (Poster) 1st International Early Childhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2012/09/01 "The Incredible Years Teachers Training in Portugal: How does it work in the promotion of the collaboration between preschool teachers and parents" EECERA "Pre-Birth To Three: identities, learning, diversities"
EECERA (Porto, Portugal)
2012/09/01 Poster "Teachers satisfaction with the training in the Incredible Years Program" EECERA "Pre-Birth To Three: identities, learning, diversities"
EECERA (Porto, Portugal)

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2021/07/21 “Representações sociais e perceção emocional de crianças entre os 3 e os 10 anos face à pandemia pelo SARS-CoV-2”
(Thesis) Arguer
Jéssica Isabel Pinheiro Canário (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/07/20 Playfulness da criança e cuidadores: instrumentos e preditores no contexto dos Grupos Aprender Brincar Crescer
(Thesis) Main arguer
Carla Marisa Candeias Colaço (PhD)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/12/16 O feedback na organização e gestão do processo de ensino e de aprendizagem
(Thesis) Main arguer
Cátia Mafalda Rito Gaspar (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014/07/22 Práticas de intervenção Precoce centradas nos contextos naturais e o seu contributo para a promoção de desenvolvimento de uma criança
(Thesis) Main arguer
Elisabete Lopes Aleixo (Master)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2014/03/21 PHDA em contexto Pré-escolar: intervenção junto de uma criança com recurso < técnicas de modificação comportamental
(Thesis) Main arguer
Filipa Patrícia Pereira Nunes Ferreira (Master)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2014/01/16 Software inclusivo com recurso ao símbolo na aprendizagem da leitura e da escrita de um aluno com deficiência intelectual
(Thesis) Main arguer
Maria Clara Rodrigues Gomes (Master)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2014/01/08 A aprendizagem musical e escolar da criança: contributo para uma relação de potencialidade
(Thesis) Arguer
João Paulo de Almeida Ramalho (PhD)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013/06/17 Dificuldade intelectual e desenvolvimento: promoção de competência sociais-estudo de caso
(Thesis) Main arguer
Elizabete Manuela Monteiro Bento Neves (Master)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Distinctions

Other distinction

2003 "El livro de los cuentos del mundo" prémio de literatura infantil