???global.info.a_carregar???
Marina Vitória Valdez Faria Rodrigues. Concluiu o(a) Mestrado em Masters in Supervision em 1994 pelo(a) Universidade de Aveiro, Licenciatura em Mastersin in Mathematics (Education) em 1984 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências e Doctor em Avances en la formación del professorado em 2010/07/30 pelo(a) Universidad da Extremadura. É Professor Coordenador no(a) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação Geral, Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: supervisão; pré-escolar; .
Identification

Personal identification

Full name
Marina Vitória Valdez Faria Rodrigues

Citation names

  • Rodrigues, Marina

Author identifiers

Ciência ID
AF1F-86CC-18BF
ORCID iD
0000-0002-7604-6369

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences - Education, General
  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Social Sciences - Educational Sciences
Education
Degree Classification
2010/07/30
Concluded
Avances en la formación del professorado (Doctor)
Universidad da Extremadura, Spain
"O sentido de número no pré-escolar - uma experiência de aprendizagem e desenvolvimento" (THESIS/DISSERTATION)
sobresaliente cum lauder
1994
Concluded
Masters in Supervision (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"The infinity concepts in pré-service mathematics teachers" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
1984
Concluded
Mastersin in Mathematics (Education) (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"The derived concept" (THESIS/DISSERTATION)
14
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2018/04/07 - Current Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
1997 - 2018 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2017/10/01 - 2019/09/30 Early YearsEducation
Project n.º: 20171DE02KA202004276
Researcher
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Concluded
2004/01/01 - 2008/01/01 Desenvolvendo o sentido de número: perspectivas e exigências curriculares
POCI/CED/59680/2004.
Researcher
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rocha, Isabel; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno; Cadima, Rita; Costa, Rogério. Desafios matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anos. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2019.
    https://doi.org/10.25766/x4mm-sm42
  2. Rodrigues, Marina. Sentido de Número e Organização de dados. DGIDC – Ministério da Educação, Lisboa. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação. 2008.
    Published
Book chapter
  1. Rodrigues, Marina; Maria de Fátima Pina. "Projeto - Descobrindo as lulas". In A voz e a agência da criança - Abordagem de Projeto na formação de Educadores de Infância, 143-158. Portugal: Ediliber, 2022.
    Published
  2. Rodrigues, Marina. "• Oliveira, M.; Rodrigues, M.; Milhano, S. (2022). Introduzindo a abordagem de projeto na formação inicial de educadores. In Oliveira, M.; Rodrigues, M.; Milhano, S. (Org.). A voz e a agência da criança – Abordagem de projeto na formação de educadores de infância. Coleção Infância & Educação. Associação de Profissionais de Educação de Infância, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Ins". In A voz e a agência da criança – Abordagem de projeto na formação de educadores de infância, 15-18. Leiria, Portugal, 2022.
    Published
  3. Rodrigues, Marina. "Conexões matemáticas e a resolução de problemas". In Desafios Matemáticos ... 20 anos de problemas para os primeiros anos. Leiria, Portugal: Instituto Politécnico de Leiria, 2019.
    Published
  4. Rodrigues, Marina. "Resolução de Problemas, Raciocínio e Comunicação Matemática.". In Desafios Matemáticos ... 20 anos de problemas para os primeiros anos. Leiria, Portugal, 2019.
    Published
  5. Rodrigues, Marina. "The Development of Number Sense in Preschool: The Counting of Objects.". Maribor, Slovenia: University of Maribor Press, 2019.
    Published
Conference paper
  1. http://hdl.handle.net/10400.8/8025. "Rodrigues, M et. al. (2022). O conhecimento algébrico de futuros professores no início da sua formação.". Paper presented in IPCE - XI Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação, Leiria, 2022.
    Published
  2. Rodrigues, Marina. "Projeto EYE: Uma Experiência no Âmbito do Erasmus +". Paper presented in VIII Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação, Leiria, 2019.
    Published
  3. Tavares, Dina; Pinto, Hélia Gonçalves; Menino, Hugo Lopes; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno. "O conhecimento matemático de futuros professores dos primeiros anos: o caso dos números racionais". 2017.
  4. Tavares, Dina; Pinto, Hélia Gonçalves; Menino, Hugo Lopes; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno. "O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da geometria". 2017.
Edited book
  1. Rodrigues, Marina; Luís Miguel Oliveira. • Oliveira, M.; Rodrigues, M.; Milhano, S. (Org.). (2021). Atas do II Ciclo Internacional de Conferências Infância & Educação. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria / Associação de Profissionais de Educação de Infância, 86 páginas. ISBN Formato digital: 978-989-8797-67-4. Leiria, Portugal. 2023.
    Published • Editor
  2. Rodrigues, Marina; Luís Miguel Oliveira; Milhano, Sandrina. A voz e a agência da criança - Abordagem de Projeto na Formação de Educadores de Infância. Portugal: Gráfica Ediliber. 2022.
    Published • Editor
  3. Rodrigues, Marina. Diálogos sobre Educação de Infância - Cruzar olhares entre a formação e o chão da escola. Coimbra, Portugal: Gráfica Ediliber. 2021.
    Published • Editor
  4. Rodrigues, Marina. Desafios Matemáticos ... 20 anos de problemas para os primeiros anos. Leiria, Portugal: Instituto Politécnico de Leiria. 2019.
    Published
Journal article
  1. Rodrigues, Marina. "• Rebelo, C.; Rodrigues, M.; Oliveira, M. (2022). Refletindo e Analisando Práticas de Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. In Santiago, A.; Vale, V. (Org.). A Escola em transformação: Formação e prática docente. Instituto Politécnico de Coimbra. Escola Superior de Educação, 24-37". (2022):
    Published
  2. Tavares, Dina; Pinto, Hélia Gonçalves; Menino, Hugo Lopes; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno. "O conhecimento matema´tico de futuros professores no ini´cio da sua formac¸a~o: o caso da organizac¸a~o e tratamento de dados". (2018): http://hdl.handle.net/10400.8/3524.
Magazine article
  1. Rodrigues, Marina. "Santos, M. e Rodrigues, M. (2019). O desenvolvimento da lateralização e da lateralidade em crianças com 5 e 6 anos de idade.", Cadernos do ECB, 2019