Book |
- Jussara Santos Pimenta; Ângela Balça; Márcio Ferreira da Silva; Pimenta, Jussara Santos; Balça, Ângela; Silva, Márcio Ferreira
da. Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos. Edufro. 2022.
10.47209/978-65-87539-92-8 • Editor
- Souza, Renata Junqueira; Cañamares Torrijos, Cristina; Balca, Angela. Brasil, Espanha e Portugal: Literatura, práticas
educativas e formação docente. Souza, R. J., Torrijos, C. C. & Balça, A. Brasil, Espanha e Portugal: Literatura, práticas
educativas e formação docente. São Paulo: Educação Literária.. 2020.
- Leal da Costa, Conceição; Balça, Ângela; Pomar, Clarinda; Magalhães, Olga; Bezelga, Isabel; Moreira, Lurdes; Balça, Angela;
et al. A Formação de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de Évora.. Centro de Investigação em
Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP|UE). 2018.
- Balça, Ângela; Pires, Maria da Natividade. Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. Portugal: Santillana
Editores. 2013.
- Pomar, Clarinda; Balça, Ângela; Fialho Conde, Antónia; Magalhães, Olga; Martos Garcia, Aitana; Martos Garcia, Alberto; Nogueira,
Conceição; et al. Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básico. Portugal: Comissão para a Cidadania
e a Igualdade de Género. 2012.
- Azevedo, Fernando José Fraga de, coord.; Mesquita, Armindo, coord.; Balça, Ângela, coord.; Silva, Sara Raquel Reis da, coord.;
Azevedo, Fernando; Mesquita, Armindo; Balça, Ângela; Silva, Sara. Globalização na literatura infantil : vozes, rostos e
imagens. Portugal: Lulu Entreprises. 2011.
|
Book chapter |
- Balça, Ângela. "The Presence of Literary Education in the Curriculum Document Essential Learnings – Portuguese". Garcés-Manzanera,
A.,& Carrillo García, M. E. (Orgs.). (2023). New Approaches to the Investigation of Language Teaching and Literature. IGI
Global. http://www.igi-global.com, 2023.
- Franco, Mafalda; Balça, Ângela. "DE CÁ PARA LÁ E DE LÁ PARA CÁ - LEITURAS EM FAMÍLIA / FROM HERE TO THERE AND FROM THERE TO
HERE - FAMILY READINGS". Edufro, 2022.
- Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Leitura em família". Práticas de formação de leitores, 2021.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. "Matilda, de Roald Dahl, ou a infância contada aos adultos.". Lugares Secretos da Infância,
2021.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. "Alice, de Lewis Carroll. Percursos interpretativos". Educação & Linguagem: Tecendo fios
investigativos, 2021.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. "A infância contada aos adultos pela mestria de Jimmy Liao". Verbas Amigas. Estudos en homenaxe
a Blanca Ana Roig Rechou, 2021.
- Balca, Angela; Selfa, Moisés; Azevedo, Fernando. "Estrutura da formação docente em Portugal e Espanha: semelhanças e diferenças".
Alves Filho, E. & Jesus, O. F. (Orgs.), Mestrados profissionais em educação: experiências metodológicas e teóricas de alun@s
e professor@s. Curitiba: Appris, 2020.
- Balca, Angela; Azevedo, Fernando; Selfa, Moisés. "The Bus Trip: children's literature and the roadmap for emancipation". López-Andrada,
C. (Org.) (2020). Un viaje a través de las culturas letradas subversivas y de resistência (pp. 80-93). Santiago do Chile:
Ediciones CELEI., 2020.
- Balca, Angela; Pires, Maria da Natividade; Pires, Natividade; Balça, Ângela. "Le Portugal et la mémoire historique: représentations
de l’Histoire dans la littérature pour enfants". Schneider, A. (Dir.). (2020). Littérature de jeunesse, veilleuse de mémoire
en Europe. Les grands conflits du XXe siècle en Europe racontés aux enfants. Presses Universitaires de Rouen-Le Havre., 2020.
- Pereira, Cláudia; Balça, Ângela; Pires, Maria da Natividade. "O domínio da Educação Literária: da literatura para a infância
à prática pedagógica". Souza, R. J., Torrijos, C. C. & Balça, A. Brasil, Espanha e Portugal: Literatura, práticas educativas
e formação docente. São Paulo: Educação Literária., 2020.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés. "Drácula para crianças no século XXI: Estratégias de aproximação ao
leitor". Azevedo, F., Balça, A., Selfa, M. (2019) Drácula para crianças no século XXI: Estratégias de aproximação ao leitor.
In A. F. Araújo, R. Almeida, M. Beccari (Orgs.), O mito de Drácula. Imaginário e Educação (pp. 208-220). São Paulo: FEUSP.,
2019.
- Girotto, Cyntia; Balça, Ângela. "Leitura e formação de leitores: dos pressupostos à prática docente". Girotto, C. & Balça,
A. (2019) Leitura e formação de leitores: dos pressupostos à prática docente. In S. Franco & D. Mello (Org.), Ensino Superior,
Prática Docente e Trabalho Didático na Contemporaneidade: Contradições, Desafios e Possibilidades (pp.33-48, 2019.
- Girotto, Cyntia; Souza, Renata Junqueira; Balca, Angela. "Comunicação afetiva e prática em gestos de leitura com bebês". Girotto,
C., Souza, R. J. & Balça, A. (2019). Comunicação afetiva e prática em gestos de leitura com bebês. In J. Silva & A. Silva
(Orgs.), Criança, Práticas Educativas e Formação Docente (pp. 169-186). Jundiaí: Paco Editorial, 2019.
- Carrillo García, Maria Encarnación; Balça, Ângela. "Literatura infantil y juvenil ecologista y educación medioambiental. Aportaciones
desde la didáctica de la lengua y la literatura". Carrillo, M. E. & Balça, A. (2019) Literatura infantil y juvenil ecologista
y educación medioambiental. Aportaciones desde la didáctica de la lengua y la literatura. In M. Campos & M. C. Quiles (Eds.),
Repensando la Didáctica de la lengua y la literatura., 2019.
- Vilela, Ana Luísa; Balça, Ângela; Esteves, Elisa. "Aventuras da Literatura no Reino da Filosofia. In Filosofia e Crianças.
Pressupostos e Linhas de um Curso.". Universidade de Évora, 2018.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés. "Da hermenêutica dos paratextos: leituras de capas de Peter Pan".
Portugal: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), 2017.
- Pires, Natividade; Balça, Ângela; Pires, Maria da Natividade; Balça, Angela. "Être une fille, un garçon dans la littérature
de jeunesse au Portugal dans la première moitíé du XX Siècle". Portugal: Presses Universitaires de Bordeaux, 2017.
- Azevedo, Fernando; Balça, Angela. "Pensar a Alteridade através de álbuns narrativos publicados em Portugal". Portugal: Mercado
das Letras, 2017.
- Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Pensar a cidadania hoje através da educação literária". Portugal: Pactor, 2016.
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela. "Formar leitores literários competentes, sofisticados e críticos: o programa de leitura
fundamentado na literatura". Portugal, 2016.
- Vagula, Vânia; Balça, Ângela. "Ler na educação infantil: mediação, literatura e aprendizado". Portugal: Mercado das Letras,
2016.
- Balça, Ângela. "As Aventuras de Pinóquio: representações dos estudantes universitários.". Portugal: F. Azevedo, A. F.Araújo
e J. M. de Araújo (Coord.), As vidas de Pinóquio. Ecos Literários e Educacionais (pp. 11-25). Braga: Centro de Investigação
em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-36-5, 2015.
- Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Quem nos governa? A política na literatura para a infância". Portugal: F. Azevedo (Coord.),
Literatura para Crianças e Jovens. Da memória ao leitor (pp. 187-202). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança
/ Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-38-9, 2015.
- Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Os contos não têm fronteiras: releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal
e no Brasil". Portugal: Dialogarts Publicações, 2015.
- Balça, Ângela. "Contos Tradicionais: Língua, Cultura e Imaginário". Portugal: F. Azevedo (Coord.), Literatura Infantil e Imaginário
(pp. 29-41). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança / Instituto de Educação. ISBN: 978-972-8952-35-8, 2015.
- Souza, Renata Junqueira; Girotto, Cyntia; Balça, Ângela. "Percursos da atividade literária: do texto como pretexto ao potencial
humanizador da literatura". Portugal, 2014.
- Balça, Ângela. "Identidade e alteridade: quando se cruzam o mercado e os livros para crianças". Portugal: Lulu, 2014.
- Bortolanza, Ana Maria; Balça, Ângela. "Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação
de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education". Portugal, 2013.
- Pires, Maria da Natividade; Balça, Ângela. "Letteratura portoghese per l'infanzia e la gioventù. In Linee europee di letteratura
per l'infanzia (1945-2010)". Portugal, 2013.
- Lopes, Leonardo; Balça, Ângela. "Biblioteca escolar: espaço do saber, espaço do leitor. In Ações para a formação do leitor
literário: da teoria à prática". Portugal, 2013.
- Balça, Ângela. "A leitura de literatura – algumas reflexões no contexto educativo português. In Trilhas Pedagógicas 2.". Portugal:
Editora CRV, 2013.
- Balça, Ângela; Tomé, Anabela. "A leitura literária na escola: novos desafios para o estudo de um conto de Eça de Queirós".
Portugal: Lidel, 2012.
- Tomé, Anabela; Balça, Ângela. "TEXTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DE LEITORES.". 2012.
- Balça, Ângela; Magalhães, Olga. "Das estórias e da história – Foi quando a família real chegou… e 1808". Portugal, 2012.
- Balça, Ângela; Martos García, Alberto; Martos García, Aitana. "A diferenciação de género nas personagens de literatura infantil
e juvenil". Portugal: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género., 2012.
- Guerreiro, Ana Cristina; Balça, Ângela. "Estratégias de Leitura, Estratégias de Sucesso: um estudo de caso sobre representações
de alunos de 9.º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora.". Portugal, 2012.
- Balça, Ângela; Martos, Aitana. "Las bibliotecas escolares en el currículum universitario: análisis de su situación y necesidades".
Portugal, 2011.
- Balça, Ângela. "Educação literária: a voz da literatura nas narrativas publicitárias". Portugal, 2011.
- Balça, Ângela; Azevedo, Fernando; Pires, Natividade; Costa, Paulo. "Identidades culturales y globalización: una otra mirada
al alcance de la literatura infantil.". Portugal, 2011.
- Balça, Ângela. "Ler o texto literário na aula de língua portuguesa – constrangimentos e possibilidades". Portugal, 2010.
- Balça, Ângela. "L’humour dans la poésie pour enfants: contributions pour l’animation à la lecture dans le contexte de l’école
maternelle". Portugal, 2010.
- Balça, Ângela. "O verde nos contos - uma via para a educação ambiental". Portugal, 2010.
- Balça, Ângela; Costa, Paulo; Magalhães, Olga. "1808: um exílio voluntário, um novo país". Portugal, 2010.
- Balca, Angela. "A Compreensao de Historias de Fadas por Crianças do 3o/4o Anos de Escolaridade". 1997.
|
Dictionary entry |
- Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Lectura y literacidad. Nuevas formas de leer. In Diccionario de conceptos clave de lectura y
escritura". Santillana Editores, 2014. http://hdl.handle.net/10174/9446.
|
Edited book |
- Pomar, Clarinda; Arcadinho, Ana; Folque, Maria Assunção; Balca, Angela. Corresponding author: Pomar, Clarinda. A Formação
de Educador@s e Professor@s na UniverCidade: Olhares Luso-Brasileiros (The Training of Educators and Teachers at UniverCidade:
Luso-Brazilian Perspectives). Portugal: Ciep-UE. 2022.
Published
- Micaela Ramon. AZEVEDO, FERNANDO & BALÇA, ÂNGELA (COORDs.) (2016). Leitura e Educação Literária. Lisboa: Pactor. 2016.
10.21814/rpe.10295
|
Journal article |
- Patrícia Cardoso Batista; Ângela Balça; Sheila Oliveira Lima. "Reading Education for Brazilian and Portuguese Youngsters:
Supports, Works, and Authors". Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso (2024): https://doi.org/10.1590/2176-4573e64023.
10.1590/2176-4573e64023
- Patrícia Cardoso Batista; Ângela Balça; Sheila Oliveira Lima. "EDUCAÇÃO LITERÁRIA:". Afluente: Revista de Letras e Linguística
(2023): https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.26.
10.18764/2525-3441v8n23.2023.26
- Ângela Balça. "What happens when the family reads to the children?". Letrônica (2023): https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44179.
10.15448/1984-4301.2023.1.44179
- Ana Maria Esteves Bortolanza; Ângela Maria Franco Martins Coelho de Balça; Neire Márcia da Cunha. "A (in)visibilidade da literatura
infantil nas políticas públicas de alfabetização: Realidade Brasil e Portugal / The (in)visibility of children's literature
in public literacy policies: Reality Brazil and Portugal". Revista Eletrônica de Educação (2023): https://doi.org/10.14244/198271995078.
10.14244/198271995078
- Neto, António; Costa, Paulo; Balça, Ângela. "A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira:
docência, planos de aula e didática / The formation of the literary reader in the context of a Brazilian public school: teaching,
lesson plans and didactics". Palimpsesto (2023): http://hdl.handle.net/10174/35514.
DOI: 10.12957/palimpsesto.2023.76113
- Suelen Cristina dos Santos Klem; Gislaine Gomes Granado Sanches; Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça; Sandra
Aparecida Pires Franco. "Práxis docente com leitura literária/Teaching practice with literary reading". Revista Ibero-Americana
de Estudos em Educação (2022): https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16322.
10.21723/riaee.v17iesp.1.16322
- Tena, R., Soto, J., & Balça, A.. "La censura de Las mil y una noches durante las censuras de Franco y Salazar (...)/The censorship
of The Arabian Nights during the censorship of Franco and Salazar". 488 (2022):
Published
- Debus,José Carlos dos Santos; Balça,Ângela; José Carlos dos Santos Debus; Ângela Balça. "O teatro do oprimido: mediação e
construção da autonomia". Educar em Revista 38 (2022): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602022000100909.
10.1590/0104-4060.82174
- Balça, Ângela; Ricardo, Cláudia. "Educación para la ciudadanía: recorridos por la literatura infantil / Education for citizenship:
tours through children's literature". Investigaciones Sobre Lectura 16 (2021): 95-114. http://dx.doi.org/10.24310/isl.vi16.13486.
10.24310/isl.vi16.13486
- Ângela Balça; Balça, Ângela. "ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA: UMA RELAÇÃO DESIGUAL NA ESCOLA / ORALITY, READING AND WRITING:
AN UNEQUAL RELATIONSHIP AT SCHOOL". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (2021): https://doi.org/10.59306/poisis.v15e27202119-31.
10.59306/poisis.v15e27202119-31
- Ângela Balça; Chirley Domingues; Paulo Lampreia Costa. "ESCRITA E LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: DIÁLOGOS MÚLTIPLOS / WRITING
AND READING IN THE SCHOOL CONTEXT: MULTIPLE DIALOGUES". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação
(2021): https://doi.org/10.59306/poisis.v15e2720212-4.
10.59306/poisis.v15e2720212-4
- Bento, Inês; Balça, Ângela. "Promover a educação literária on-line". (2021): http://hdl.handle.net/10174/30971.
- Junqueira de Souza, Renata; Girotto, Cyntia; Balça, Ângela. "Estrategias de lectura: contribuciones para la comprensión escrita".
(2021): http://hdl.handle.net/10174/30746.
10.47249/rba2021530
- Selfa Sastre, Moisés; Balça, Ângela. "Educación para la vida y literatura infantil en la red: el caso de Davide Cali". (2021):
http://hdl.handle.net/10174/28707.
https://doi.org/10.18172/con.4200
- Balca, Angela; Costa, Paulo; Angela Balca; Paulo Costa; Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Discursos educativos en torno a lo digital,
en Portugal: ¿qué lugar para la creación (literaria)?". Espiral. Cuadernos del Profesorado 14 29 (2021): 18-30. https://doi.org/10.25115/ecp.v14i29.4593.
Published • 10.25115/ecp.v14i2
- Greice Ferreira da Silva; Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto; Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça; Silva,
Greice; Girotto, Cyntia; Balca, Angela. "Leitura e leitores na Educação Infantil: as histórias em quadrinhos e a apropriação
do ato de ler". Debates em Educação (2020): https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp116-131.
10.28998/2175-6600.2020v12nEspp116-131
- Angela Balça; Moisés Selfa Sastre; Fernando Azevedo; Balca, Angela; Azevedo, Fernando; Selfa Sastre, Moisés. "Children’s Literature
and Emotions: mother-child relationship". TEJUELO. Didáctica de la Lengua y la Literatura. Educación 32 (2020): 55-82.
https://doi.org/10.17398/1988-8430.32.55.
10.17398/1988-8430.32.55
- Selfa Sastre, Moisés; Balça, Ângela; Azevedo, Fernando. "Lecturas literarias para una educación para la paz: itinerarios lectores
en Educación primaria". (2020): http://hdl.handle.net/10174/29351.
https://doi.org/10.17561/ae.v22n2.5287
- Tena, Ramón; Balça, Ângela; Soto, José; Ullate-García, Martín; Ramón Tena Fernández, Angela Balça, José Soto Vázquez, Martín
Gómez Ullate-García de León. "La censura del cuento de Blancanieves durante las dictaduras de Franco y Salazar". 36 1 (2020):
http://hdl.handle.net/10174/29299.
Published • https://doi.org/10.1353/cnf.2020.0034
- Sales, Maria da Luz; Balça, Ângela. "A apropriação da cultura escrita em crianças do ensino fundamental: um estudo com a cultura
e a literatura infantil indígena / The appropriation of written culture in elementary school children: a study of indigenous
children's culture and literature". (2020): http://hdl.handle.net/10174/28743.
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2020v38n78p51-65
- Banha Pomar, Clarinda Jesus; Paiva Balça, Ângela Maria; Santos Magalhães, Olga Maria; Fialho Conde, Antónia. "Contributos
e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania = Contributions and challenges
of continuous teacher training for building gender equality and citizenship". Cuestiones de género: de la igualdad y la
diferencia 14 (2019): 403. http://dx.doi.org/10.18002/cg.v0i14.5816.
Open access • Published • 10.18002/cg.v0i14.5816
- Brandão, Cláudia; Balça, Ângela; Brandão, Claudia Leite. "Contos tradicionais e as crianças: diálogos entre Portugal e Brasil".
Em Aberto 32 105 (2019): http://hdl.handle.net/10174/26352.
Published • https://doi.org/http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.32i105.4384
- Santos, Ana Isabel; Balça, Ângela; Azevedo, Fernando; Franco,Mafalda; Balça,Ângela; Balça, Angela; Mafalda Franco; et al.
"A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico". TEXTURA - ULBRA 34 72 (2019):
77-93. http://hdl.handle.net/10174/26287.
Published • https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-45-4791
- Debus, José Carlos; Balça, Ângela; Jose Carlos Dos Santos Debus; Ângela Maria Balça. "A literatura como instrumento mobilizador
de um aprendizado escolar empírico e autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal". Signo (2019): http://hdl.handle.net/10174/26673.
https://doi.org/10.17058/signo.v44i81.13758
- Balca, Angela; Cid, Marília; Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça; Marília Pisco Castro Cid. "THE TEACHING OF
SCIENCE AND THE TEACHING OF PORTUGUESE: A STUDY WITH A PRIMARY EDUCATION CLASS". EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
(2019): http://hdl.handle.net/10174/26279.
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4278
- Sergio Suárez Ramírez; Ângela Balça; Paulo Costa; Suárez, Sérgio; Balça, Ângela; Costa, Paulo. "La enseñanza de los textos
deportivos. Estudio de las portadas impresas de España y Portugal". Contextos Educativos. Revista de Educación 22 (2018):
45-45. https://doi.org/10.18172/con.3335.
10.18172/con.3335
- Balca, Angela; Costa, Paulo; Souza, Renata Junqueira. "Literatura juvenil em Portugal: diálogos entre sistema literário e
sistema educativo". (2018): http://hdl.handle.net/10174/23849.
- Debus, José Carlos; Souza, Renata Junqueira; Balca, Angela. "Literatura na escola: Conhecer, entender e potencializar o leitor
autônomo - um estudo entre Brasil e Portugal.". (2018): http://hdl.handle.net/10174/24131.
https://doi.org/10.3895/rl.v20n30.8695
- Pereira, Cláudia; Balça, Ângela. "EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO LIVRO E DAS ATIVIDADES PARA A
SUA EXPLORAÇÃO NA SALA DE AULA". (2018): http://hdl.handle.net/10174/26411.
DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n1p113
- Moisés Selfa Sastre; Ângela Balça. "Biblioteca escolar, lectura y literatura infantil y juvenil: selección de títulos actuales
en español y portugués (2005-2015) / School library, reading and Children's and Young’s Literature: selection of current titles
in Spanish and Portuguese (2005-2015)". (2017): https://doi.org/10.17398/1988-8430.25.5.
10.17398/1988-8430.25.5
- Flávia Brocchetto Ramos; Angelina Maria Vanin; Angela Balça. "BIBLIOTECA ESCOLAR E FORMAÇÃO DO LEITOR: INTEGRAÇÃO POSSÍVEL?".
Imagens da Educação 7 2 (2017): 1-10. https://doi.org/10.4025%2Fimagenseduc.v7i2.35632.
10.4025/imagenseduc.v7i2.35632
- Balça, A.; De Azevedo, F.F.; Selfa, M.. "Portuguese children's literature during the Dictatorship: Censorship and resistance
voices | Literatura infantil portuguesa en tiempos de la Dictadura: Censura y voces de resistencia". OCNOS 16 1 (2017):
107-120. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85020103025&partnerID=MN8TOARS.
10.18239/ocnos_2017.16.1.1160
- Cardoso, Ana Marta; Balça, Ângela. "Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar". (2017): http://hdl.handle.net/10174/24130.
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.25489
- Balca, Angela; Azevedo, Fernando; Bento, Inês; Balça, Ângela. "Educação literária em Portugal: os documentos oficiais, a voz
e as práticas dos docentes". (2017): http://hdl.handle.net/10174/21492.
10.5965/1984723818372017131
- Balca, Angela; Azevedo, Fernando; Angela Balça; Fernando Azevedo. "Os primórdios da relação entre literatura para a infância
e ambiente em Portugal". TEXTURA - ULBRA 19 39 (2017): http://hdl.handle.net/10174/21721.
10.17648/textura-2358-0801-19-39-2381
- Balca, Angela; Azevedo, Fernando; Barros, Lúcia; Balça, Ângela; Selfa Sastre, Moisés; Costa, Paulo; Balça, Ângela Maria Franco
Martins de Paiva; et al. "A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura". Caderno Seminal 25
25 (2017): http://hdl.handle.net/10174/21635.
10.12957/cadsem.2016.22073
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Selfa, Moisés. "Os Conflitos Bélicos e a Criança na Literatura Infantil". (2017): http://hdl.handle.net/10174/24111.
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1141
- Ines Bento; Angela Balça. "La promoción de una educación literaria - la familia e el maestro como mediadores de lectura /
The promotion of a literary education – the family and the teacher as reading mediators". (2016): https://doaj.org/article/adb7f7a5d0994bbfae8e4c2be441c256.
- Balça, Ângela; Pires, Maria da Natividade; Souza, Renata Junqueira; Junqueira de Souza, Renata; Leal, Eva; Azevedo, Fernando;
Selfa, Moises; et al. "Leitura e formação no Ensino Superior: Problematização sobre a formação de leitores no Brasil e em
Portugal". Ocnos: Revista de Estudios sobre Lectura 94 (2016): 103-118. http://hdl.handle.net/10174/19451.
10.18239/ocnos_2017.16.1.1160
- Balca, Angela; Azevedo, Fernando. "O currículo na área da Língua Portuguesa para a primeira infância em Portugal". Nuances:
Estudos sobre Educação 27 3 (2016): 139-139.
Published • 10.14572/nuances.v27i3.4268
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Sastre, Moisés Selfa; Cruz, Judite Zamith; Selfa, Moisés; Cruz, Judite. "A alteridade na
literatura infantil contemporânea publicada no espaço ibérico: algumas vozes e configurações na construção do género". (2015):
http://hdl.handle.net/1822/40560.
10.15304/elos.2.2569
- Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Bastos, Glória; Ângela Balça. "WEB 2.0: literatura infantil/juvenil e comunidades interpretativas".
Caderno Seminal 23 23 (2015): http://hdl.handle.net/1822/37526.
10.12957/cadsem.2015.14668
- Ângela Balça; Eva Leal. "A leitura no contexto da educação pré-escolar". Alabe. Revista de Investigación sobre Lectura
y Escritura 10 (2014): https://doi.org/10.15645%2Falabe.2014.10.5.
10.15645/alabe.2014.10.5
- Flávia Brocchetto Ramos; Ângela Balça. "Bibliotecas escolares: conversas entre Brasil e Portugal - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20640".
Acta Scientiarum. Education 35 2 (2013): https://doi.org/10.4025%2Factascieduc.v35i2.20640.
10.4025/actascieduc.v35i2.20640
- Balça, Ângela. "Quem é o Outro? – Silêncios e invisibilidades na produção literária para a infância In Solta Palavra". (2013):
http://hdl.handle.net/10174/9438.
- Paulo Costa; Angela Balça. "O Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Francês
nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora /El Máster de Enseñanza del Portugués en Tercer Ciclo de Educación
Básica y Educación Secunaria y en Español/Francés en Educación Básica y Educación Secundaria de la Universidad de Évora".
(2012): https://doaj.org/article/75b488236bb74f62bdce14d309b2fd26.
- Balça, A.; Fonseca, M.A.. "The teachers and the school library: A necessary relationship | Os docentes e a biblioteca escolar:
Uma relação necessária". Revista Lusofona de Educacao 20 (2012): 65-80. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84865585249&partnerID=MN8TOARS.
- Balça, Ângela; Ângela Balça. "Novos mundos para o mundo: perspectivas multiculturais na literatura infantil e juvenil.
In Perspectiva". Perspectiva 30 3 (2012): http://hdl.handle.net/10174/9392.
Open access • 10.5007/2175-795x.2012v30n3p909
- Balça, Ângela; Figueiredo, Maria Cristina. "Formação de professores, leitura e práticas em contexto de supervisão". (2012):
http://hdl.handle.net/10174/7303.
Open access
- Balça, Ângela; Rocha, Maria de Nazaré; Balca, Angela; Maria Nazare Rocha Souza; Angela Balça. "A crônica jornalística como
dispositivo na educação de jovens e adultos: um estudo de caso". (2012): http://hdl.handle.net/10174/4971.
- Paiva Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de. "Projetos e atividades de promoção da leitura e de formação de leitores/
Projects and activities for the promotion of reading and formation of readers". (2011): http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/12369.
- Marreiros Monteiro, S.; Balça, Â.; Azevedo, F.. ""Plotting" values: The Ant and the Cicada | «Confabulando» valores: La cigarra
y la hormiga". OCNOS 6 (2010): 61-69. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79959931677&partnerID=MN8TOARS.
- Balça, Ângela; Magalhães, Olga; Costa, Paulo. "Visto de lá: a corte portuguesa no Brasil contada aos mais novos". (2010):
http://hdl.handle.net/10174/2882.
Balça, Ângela; Magalhães, Olga; Costa, Paulo. Visto de lá: a corte portuguesa no Brasil contada aos mais novos, EducarEducere,
Julho, 183-195, 2010.
- Cid, Marília; Balca, Angela. "Uma proposta de intervenção pedagógica no âmbito da educação alimentar: pontes com a literatura
infantil". Enseñanza de las Ciencias (2009): https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/294033.
Published
- Eliane Debus; Ângela Balça. "LITERATURA INFANTIL PORTUGUESA E BRASILEIRA: CONTRIBUTOS PARA UM DIÁLOGO MULTICULTURAL". Via
Atlântica 14 (2008): 63-63. https://doi.org/10.11606%2Fva.v0i14.50380.
10.11606/va.v0i14.50380
- Costa, Paulo; Balca, Angela. "Literary heritage of oral tradition ¿ contribution to the promotion of a literary education".
20-21 (2008): 129-137.
Published
|
Thesis / Dissertation |
- Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva. "A finalidade educativa das narrativas infanto-juvenis portuguesas actuais".
PhD, 2005. http://hdl.handle.net/10174/11268.
|