???global.info.a_carregar???
Natália Gladcheff Zanon. Mestre em Educação Escolar (2019) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Integra e participa da comunidade de prática "Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação" (IDEAFor) do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Colaborou em atividades de formação de professores no projeto "School Gardens for future citizens" (Erasmus+ KA2) e, como bolseira de investigação, atua na implementação e desenvolvimento de uma formação contínua de professores no projeto "Cooperação para o desenvolvimento de qualidade: um programa de formação contínua de professores no Kuito-Bié" (Instituto Camões). No mestrado focou na Educação Ambiental Crítica na Educação Pré-Escolar, tema que irá aprofundar no projeto de doutoramento, pelo desenvolvimento de práticas de Educação Ambiental Crítica na Educação Pré-Escolar, através do envolvimento de educadores/as em processos de formação e de investigação-ação.
Identification

Personal identification

Full name
Natália Gladcheff Zanon
Date of birth
1987/07/07
Gender
Female

Citation names

  • Zanon, Natália Gladcheff

Author identifiers

Ciência ID
B312-2275-3B1E
ORCID iD
0000-0001-5631-7072

Email addresses

  • natgz87@gmail.com (Professional)
  • up201900650@edu.fpce.up.pt (Professional)

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Spanish; Castilian Advanced (C1) Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2)
English Advanced (C1) Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2)
Portuguese (Mother tongue)
Education
Degree Classification
2019/09/16 - 2025/08/30
Ongoing
Ciências da Educação (Doutoramento)
Major in Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016/08/10 - 2019/02/17
Concluded
Programa de Pós - Graduação em Educação Escolar (Master)
Major in Educação Escolar - Linha de pesquisa: Formação do Professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Araraquara, Brazil
"A inserção da Educação Ambiental em Centros Municipais de Educação Infantil em São Carlos (SP): uma análise a partir de uma perspectiva crítica" (THESIS/DISSERTATION)
19
2008/03/04 - 2011/12/23
Concluded
Licenciatura Plena em Pedagogia (Licence)
Major in Educação
Universidade Federal de São Carlos, Brazil
8
Affiliation

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2014/03 - 2014/12 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Prefeitura Municipal de São Carlos, Brazil
Prefeitura Municipal de São Carlos, Brazil

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2018/01/19 - 2019/08/31 Professora de Inglês na Educação Pré-Escolar Cooperativa Educacional de São Carlos, Brazil
2014/02/11 - 2017/12/04 Educadora de Infância e Professora de Primeiro Ciclo do Ensino Básico Prefeitura Municipal de São Carlos, Brazil
2013/02/02 - 2014/12/23 Professora do Primeiro Ciclo do Ensino Básico Escola Estadual "Eugênio Franco", Brazil
Projects

Grant

Designation Funders
2021/07/15 - 2022/04/14 Cooperação para o Desenvolvimento de Qualidade: Um Programa de Formação Contínua de Professores no Kuito-Bié
ICamões 2020 - Coop. Desenv. de Qualidade
Research Fellow
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Ongoing
2011/03/01 - 2011/11/30 Projeto de Extensão Arte na Biblioteca
23112.004403/2010-70
Bolseiro de Extensão
Universidade Federal de São Carlos, Brazil
Universidade Federal de São Carlos/Pró-Reitoria de Extensão
Concluded
2009 - 2010/07/31 Projeto alta-TA & Inclusão - viabilizando o uso de recursos de tecnologia assistiva na escolarização inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais
477792/2008-1
Scientific Initiation Fellow
Universidade Federal de São Carlos Departamento de Psicologia, Brazil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Ongoing

Other

Designation Funders
2021/01/10 - 2021/06/23 eSGarden - School Gardens for Future Citizens
Other
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Ongoing
2008/08/01 - 2008/12/31 Comunidades de Aprendizagem
Voluntária
Universidade Federal de São Carlos, Brazil
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Zanon, Natália Gladcheff; Teixeira, Lucas André; Zancul, Maria Cristina de Senzi. "A percepção de professoras da Educação Infantil na perspectiva da Educação Ambiental Crítica". In Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação de professores: uma visão multidisciplinar. Brazil: Editora Científica Digital, 2021.
    Published • 10.37885/210203076
  2. Goyos, Laís Pieroni; ZANCUL, Maria Cristina de Senzi; Viveiro, Alessandra Aparecida; Rocha, Pedro Neves; Arruda, Andréia Aparecida; Souza, Carina Teles; Nascibem, Fábio Gabriel; et al. "Paulo Freire na produção científica brasileira sobre Ensino de Ciências e Educação Ambiental". In Nuevos retos de la enseñanza de las ciencias, 475-480. Vigo, Spain: Educación, 2019.
    Published
Conference abstract
  1. Zanon, Natália Gladcheff. "Educação Ambiental Crítica no Jardimde Infância e formação contínua de educadores: contributos de um projeto de investigação-ação.". Paper presented in XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Universidade do Porto: A construção do/a investigador/a ao longo do(s) processo(s) de investigação, Porto, 2021.
    Published
Conference paper
  1. ZANON, Natália Gladcheff; TEIXEIRA, Lucas André; ZANCUL, Maria Cristina de Senzi. "A inserção da Educação Ambiental na educação escolar: as percepções de professoras dos Centros Municipais de Educação Infantil de São Carlos". Paper presented in Anais do III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, Curitiba, 2018.
    10.29327/15394.3-4
  2. Zanon, Natália Gladcheff; Yamashiro, Juliana Archiza; Lourenço, Gerusa Ferreira; Mendes, Enicéia Gonçalves. "A importância da Tecnologia Assistiva". Paper presented in V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial,, Londrina, 2009.
    Published
Conference poster
  1. Zanon, Natália Gladcheff; Fátima Peira; Torres, Ana Cristina. "A formação contínua de educadores/as de infância para a transformação de práticas educativas em Educação Ambiental Crítica". Paper presented in III Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas, 2021.
  2. "A formação contínua de educadores/as de infância para a transformação de práticas educativas em Educação Ambiental Crítica". Paper presented in III Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas, 2021.
  3. Zanon, Natália Gladcheff; Pereira, Fátima; Torres, Ana Cristina. "Educação Ambiental Crítica no Jardim de Infância e formação contínua de educadores: contributos de um projeto de investigação-ação". Paper presented in XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação - A construção do(a) investigador(a) ao longo do(s) processo(s) de investigação, 2020.
  4. Zanon, Natália Gladcheff; Teixeira, Lucas André; Zancul, Maria Cristina de Senzi. "A inserção da Educação Ambiental na educação escolar: as percepções de professoras dos Centros Municipais de Educação Infantil de São Carlos". Paper presented in III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, 2018.
Thesis / Dissertation
  1. Zanon, Natália Gladcheff. "A inserção da Educação Ambiental em Centros Municipais de Educação Infantil em São Carlos (SP): uma análise a partir de uma perspectiva crítica.". Master, 2019. https://wwws.fclar.unesp.br/agenda-pos/educacao_escolar/4896.pdf.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2022/07/08 Sensibilização para o contexto em cooperação para o desenvolvimento: uma experiência de formação contínua online com professores do Bié I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia
Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto)
2022/07/07 Educação Ambiental Crítica no contexto da Educação Pré-escolar em Portugal I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia
Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2022/07/07 Desafios no processo colaborativo de uma formação contínua on-line em contexto angolano I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia
Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/07/16 Garbage that Works: An environmental educational project with Brazilian immigrant students in Japan - (Trabalho aprovado à apresentação. Devido às contingências da Pandemia da COVID-19, o evento, que seria realizado em setembro/2020, acontecerá em setembro/2021) XII Encontro Internacional Fórum Paulo Freire: Educação, Género e Migração
Instituto Bell Hooks - Paulo Freire (Paris, France)
2019/10/24 A inserção da Educação Ambiental Crítica em Centros Municipais de Educação Infantil II Seminário Internacional Expressa - "Re-imaginar a Comunicação Científica em Educação"
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2009/11/05 A importância da Tecnologia Assistiva V Congresso Multidisciplinar de Educação Especial
Universidade Estadual de Londrina (Londrina, Brazil)

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2021/10/07 - 2021/10/09 Participação no III Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas, que se realizou nos dias 7, 8 e 9 de outubro de 2021 na modalidade online, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.
Seminar
III Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas
2020/10/27 - 2020/10/29 Anualmente o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) reúne moderadores/as e participantes de Tertúlias Dialógicas para aprofundar a formação nesta Atuação Educativa de Êxito e compartilhar experiências das transformações promovidas.
Meeting
VIII Encontro de Tertúlias Dialógicas
Universidade Federal de São Carlos, Brazil
2019/10/25 - 2019/10/25 Segundo Colóquio "Educação, Herança Cultural e Desenvolvimento: Património e Comunidade" promovido pelo projeto REduF em parceria com a Câmara Municipal de Murça.
Conference
2o Colóquio Internacional "Educação, Herança Cultural e Desenvolvimento: Património e Comunidade"
Câmara Municipal de Murça, Portugal
2015/07/06 - 2015/07/08 Participação do mini-curso "A educação ambiental histórico crítica: uma construção coletiva", durante o Congresso de Pedagogia Histórico Crítica: educação e desenvolvimento humano.
Workshop
Congresso de Pedagogia Histórico Crítica: educação e desenvolvimento humano
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Bauru, Brazil
2015/05/11 - 2015/06/05 Curso de Extensão Universitária na modalidade de difusão: Atividades orientadoras de Ensino de matemática com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Other
Curso de Extensão Universitária na modalidade de difusão: Atividades orientadoras de Ensino de matemática com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Brazil
2009/11/03 - 2009/11/06 Participação no V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e do curso: Maus-tratos contra a criança: identificação e análise da atuação da escola junto aos alunos que sofrem maus-tratos no contexto doméstico, obtendo 44 horas de duração e 100% de frequência.
Congress
V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial
Universidade Estadual de Londrina, Brazil
2008/09/16 - 2008/09/20 Encontro realizado pelo Instituto Paulo Freire e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que trouxe como tema Globalização, Educação e Movimentos Sociais: 40 anos da Pedagogia do Oprimido. No ano em que se realizou o encontro (2008), completou-se uma década do primeiro encontro do Fórum e 40 anos da Pedagogia do Oprimido. O VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire foi organizado em duas modalidades: Conferências e Círculos de Cultura.
Meeting
VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil

Association member

Society Organization name Role
2008/03/01 - 2009/12/13 Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia Participação do projeto de intervenção socioambiental , realizando atividades de formação (palestras, elaboração de projetos, seminários técnicos e mobilização de recursos; atividades em campo com práticas supervisionadas na área da educação.

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2020/12/17 - 2020/12/18 Comissão Organizadora do XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação, subordinado ao tema A Construção do/a Investigador/a ao longo do(s) processo(s) de investigação.
Member
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2011/09/04 - 2011/09/07 Participação da Comissão Executiva no VI Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, com carga horário total de 40 horas
Member
Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Brazil