???global.info.a_carregar???
Ana Elisa Esteves Santiago. Concluiu o(a) Licenciatura em Matemática - Ramo de formação educacional em 2002 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia e Doctor em Didáctica de las Matemáticas y de las Ciencias Experimentales em 2008/09/11 pelo(a) Universidad de Salamanca. É Professor Adjunto Convidado no(a) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra. Publicou artigos em revistas especializadas e capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Nas suas atividades profissionais interagiu com 3 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos.
Identification

Personal identification

Full name
Ana Elisa Esteves Santiago

Citation names

  • Santiago, Ana
  • Santiago, A.

Author identifiers

Ciência ID
B313-9F4D-365A

Email addresses

  • asantiago@esec.pt (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
French Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Advanced (C1) Beginner (A1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2008/09/11
Concluded
Didáctica de las Matemáticas y de las Ciencias Experimentales (Doctor)
Universidad de Salamanca, Spain
"EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS PROBLEMAS DE OPTIMIZAÇÃO E O SEU TRATAMENTO NO ENSINO SECUNDÁRIO PORTUGUÊS NOS SÉCULOS XX E XXI " (THESIS/DISSERTATION)
2005
Concluded
Programa de Doutoramento em Educação Matemática (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidad de Salamanca, Spain
"Análise dos Problemas de Optimização ao logo da História da Matemática" (THESIS/DISSERTATION)
Sobressaliente
2002
Concluded
Matemática - Ramo de formação educacional (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
treze valores
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2012/11/19 - 2016/07/19 Auxiliary Researcher (Research) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
2012/11/19 - 2016/07/13 Auxiliary Researcher (Research) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2012 - 2016 Auxiliary Researcher (Research) Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2015/05/08 - Current Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2015 - 2016 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2011/08/01 - 2012/03/02 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2011/02/28 - 2011/09/30 Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade Europeia, Portugal
2011/02/23 - 2011/07/31 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2011/02/22 - 2011/07/31 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2010/09/30 - 2011/02/22 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2009/10/01 - 2010/09/30 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior Agrária de Coimbra, Portugal
2010/03/03 - 2010/07/31 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2008/10/01 - 2009/09/30 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2007/10/01 - 2008/09/30 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2007/03/14 - 2007/09/30 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2006/03/17 - 2006/09/30 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2009/11/02 - 2010/07/01 Formadora PFCM profs 1CEB Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2018 - 2022 Inovação Curricular e Sucesso em Matemática
PTDC/CED-EDG/32422/2017
Researcher
2019/09 - 2021/09 Aprender e Ensinar Matemática com a Khan Academy
Sem código
Researcher
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Concluded
2019 - 2020 Monitorização do Projeto Mochila Leve
Sem referência
Researcher
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Concluded
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento
UID/CED/02861/2019
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2016/11 - 2019/07 Introdução da Khan Academy em escolas portuguesas
Sem referência
Researcher
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Concluded
2012 - 2015 Promover o sucesso em matemática
PTDC/CPE-CED/121774/2010
Researcher
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Santiago, Ana. Uma perspetiva histórica sobre temas financeiros no ensino português: programas, escolas e livros de texto. coimbra, Portugal: UIED. 2016.
    Published
Book chapter
  1. Santiago, A.; martins, nuno; Mateus, vanessa. "A RESOLUÇÃO E FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO 4.º ANO DO 1.º CEB". In PERCURSOS CONVERGENTES E DIVERGENTES EM EDUCAÇÃO, edited by Santiago, A.. Portugal, 2023.
    Published
  2. Santiago, A.; Cruz, Catarina; Santos, Rita. "Formulação de problemas, envolvendo Educação Financeira, por alunos do 1º CEB". In A Escola em transformação: Formação e prática docente., edited by Santiago, A.. Portugal, 2022.
    Published
  3. Santiago, A.. "El método de máximos y mínimos em los libros de texto españoles del siglo XVIII: influencias europeas". In Las Matemáticas em España durante el siglo XVIII através de los libros y sus autores, 115-134. Salamanca, Spain: Ediciones Universidad de Salamanca, 2020.
    Published
  4. Santiago, A.. "Adição de números naturais usando a plataforma HypatiaMat". In A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES: DAS POLÍTICAS ÀS PRÁTICAS SUPERVISIONADAS. Coimbra, Portugal: Instituto Politécnico de Coimbra. Escola Superior de Educação, 2020.
    Published
  5. Santiago, Ana. "A matemática na formação dos professores do ensino primário em Portugal de 1910 até 1926". In A matemática e o seu ensino na formação de professores. Uma abordagem histórica, 57-84. Lisboa, Portugal: APM e UIED, 2018.
    Published
  6. Santiago, Ana. "Os professores de matemática dos liceus: acesso à profissão e formação (1836-1930)". In A matemática e o seu ensino na formação de professores. Uma abordagem histórica, 209-226. Lisboa, Portugal: APM e UIED, 2018.
    Published
  7. Santiago, Ana. "A matemática e o seu ensino nas Escolas Normais Superiores". In A matemática e o seu ensino na formação de professores. Uma abordagem histórica, 227-252. Lisboa, Portugal: APM e UIED, 2018.
    Published
  8. Santiago, Ana. "Formação de professores de Matemática — Liceu D. João III, Coimbra (1930-1970).". In A matemática e o seu ensino na formação de professores. Uma abordagem histórica, 357-378. Lisboa, Portugal: APM e UIED, 2018.
    Published
  9. Santiago, Ana. "Complexidade na génese e apropriação da inovação – o caso do ensino da didática da matemática nas Escolas Normais Superiores.". In Investigação, educação e desenvolvimento — revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio.. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2018.
    Published
  10. Santiago, Ana. "Notas Biográficas: José Augusto Cardoso (1891-1979)". In A matemática e o seu ensino na formação de professores. Uma abordagem histórica, 493-496. Lisboa, Portugal: APM e UIED, 2016.
    Published
  11. Santiago, Ana. "Os programas de matemática do ensino liceal". In A matemática nos programas do ensino não-superior (1835-1974). caparica, Portugal: UIED, 2014.
    Published
Conference abstract
  1. Santiago, A.; Cruz, Catarina; Santos, Rita. "Formulação e resolução de problemas no 1.º CEB: Oportunidades para o desenvolvimento de diferentes literacias. In (Ed.). : Book of Abstracts. Instituto Politécnico de Santarém (p. 161-162)". Paper presented in 2nd International Congress on 21st Century Literacies, 2022.
    Published
Conference paper
  1. Santiago, A.; Domingos, António Manuel Dias; Bate, Mónica. "PLANETA TERRA: PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESPACIAL EM CONTEXTO PRÉ-ESCOLAR". Paper presented in EIEM 2022 Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2022.
    Published
  2. "A Interdisciplinaridade em contexto de formação inicial de professores". Paper presented in Educação em Ciências: interações e Desafios, Coimbra, 2021.
    Published
  3. "“O meio co(n)vida: relato de uma prática integrada de ciências naturais e matemática na formação docente". Paper presented in Educação em Ciências: interações e Desafios., Coimbra, 2021.
    Published
  4. "Mathematics and Financial Education in a citizenship project in a 1st CEB class". Paper presented in International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2021), 2021.
    Published
  5. Teixeira, Paula; Domingos, António; Costa, Conceição; Santiago, Ana; Castro, Joana. "Domingos, A., Santiago, A., Matos, A. I., Costa, C., Castro, J., & Teixeira, P. (2020). Orquestração de atividades matemáticas com a plataforma Khan Academy. In R. P. Lopes, C. Mesquita, E. M. Silva, & M. V. Pires (Eds.), Livro de atas do V Encontro internacional de formação na docência, INCTE 2020. Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança. ISBN: 978-972-745-276-7.". 2020.
    Published
  6. Santiago, A.. "Orquestração de atividades matemáticas com a plataforma Khan Academy". Paper presented in V Encontro internacional de formação na docência, INCTE 2020, Bragança, 2020.
    Published
  7. Santiago, Ana. "Círculo y circunferencia en los libros de texto españoles del siglo XVIII: métodos de resolución y estrategias didáticas". Paper presented in Encontro em Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2018.
    Published
  8. Santiago, Ana. "Planos de aula na formação de professores à luz da reforma de 1936". Paper presented in Encontro de Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2018.
    Published
  9. Santiago, Ana. "O uso do Geogebra na construção e compreensão de múltiplas definições de um mesmo quadrilátero". Paper presented in Encontro em Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2018.
    Published
  10. Santiago, Ana. "Monitorização de um projeto envolvendo recursos tecnológicos: A plataforma Khan Academy,". Paper presented in VIII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, Madrid, 2017.
    Published
  11. Santiago, Ana. "Monitoring a technological based approach in mathematics in portugal - the case of khan academy". Paper presented in 13th International Conference on Technology in Mathematics Teaching, Lyon, 2017.
    Published
  12. Santiago, Ana. "Norms and practices of secondary teachers’ formation. The Portuguese case (1915-1930". Paper presented in THE FIFTH INTERNATIONAL CONFERENCE ON THE HISTORY OF MATHEMATICS EDUCATION, Utrecht, 2017.
    Published
  13. Domingos, António; Santiago, Ana; Ventura, Cláudia; Costa, Maria da Conceição; Matos, José Manuel; Teixeira, Paula; Machado, Ricardo. "Monitorização de uma abordagem tecnológica em matemática - A academia de Khan em Portugal". Paper presented in VIII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática (CIBEM), 2017.
    Published
  14. Santiago, Ana. "Os Estágios no Liceu D. João III e o Papel do Metodólogo José Augusto Cardoso". Paper presented in III Congresso Ibero-Americano História Da Educação Matemática., Belém, Pará, 2015.
  15. Santiago, Ana. "Implementação da Educação Financeira na aula de Matemática: um estudo de caso com alunos do 7º ano". Paper presented in 2º Seminário de Investigação em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática, Caparica, 2015.
    Published
  16. Santiago, Ana. "O primeiro programa de Matemática do Ensino Liceal português". Paper presented in 7.º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, Vol. I, Óbidos, 2014.
    Published
  17. Santiago, Ana. "Maximum and minimum: approaches to these concept in Portuguese textbooks". Paper presented in III International Conference on the History of Mathematics Education, Uppsala, 2013.
    Published
  18. Santiago, Ana. "Entre Euclides e a atualidade: um problema de otimização". Paper presented in Encontro de Investigação em Educação Matemática, Serra da Estrela, 2013.
    Published
  19. Santiago, Ana. "As primeiras aplicações das derivadas nos manuais escolares do Ensino Secundário". Paper presented in I Congresso Ibero-americano de História do Ensino da Matemática, 2011.
    Published
  20. Santiago, Ana. "Um problema de optimização: de Euclides à actualidade". Paper presented in XIII Simposio de la SEIEM, Santander, 2009.
    Published
  21. Santiago, Ana. "Modelo para análise dos problemas de optimização nos manuais escolares do Ensino Secundário ao longo do século XX e XXI". Paper presented in Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2007.
    Published
  22. Santiago, Ana. "Análise histórica dos problemas de optimização no ensino secundário em Portugal". Paper presented in Encontro de Investigação em Educação Matemática, Monte Gordo, 2006.
    Published
Conference poster
  1. Santiago, A.; Martins, Nuno. "Interdisciplinaridade, Geometria e Robótica Educativa: uma experiência de ensino no 2.º CEB". Paper presented in I Coloquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação, 2023.
  2. "Desenvolvimento do pensamento espacial, em contexto pré-escolar, através de uma abordagem STEAM em astronomia". Paper presented in Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2021.
  3. "O uso da Plataforma HypatiaMat na promoção da aprendizagem da adição de números naturais". Paper presented in no XXXI Seminário de Investigação em Educação Matemática – SIEM, 2021.
  4. Santiago, Ana. "ON-LINE PLATFORM AS AN ARTEFACT FOR TEACHING AND LEARNING MATHEMATICS". Paper presented in 42nd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2018.
  5. Santiago, Ana. "Las reformas curriculares de la disciplina de matemáticas en la enseñanza secundaria portuguesa a lo largo del siglo XIX". Paper presented in Simpósio da SEIEM, 2014.
Edited book
  1. Santiago, A.; Vale, Vera. PERCURSOS CONVERGENTES E DIVERGENTES EM EDUCAÇÃO. Portugal. 2023.
    Published
  2. Santiago, A.; Vale, Vera. A Escola em transformação: Formação e prática docente.. Portugal. 2022.
    Published
  3. Santiago, Ana. Santiago, A; Domingos, A. (2015). Atas do 2º Seminário de Investigação em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática.. Caparica, Portugal: UIED. 2015.
    Published • Editor
Journal article
  1. Santos, Rita; Santiago, Ana; Cruz, Catarina. "Problem Posing and Problem Solving in Primary School: Opportunities for the Development of Different Literacies". Education Sciences 14 1 (2024): 97. http://dx.doi.org/10.3390/educsci14010097.
    10.3390/educsci14010097
  2. Esteve Santiago, Ana Elisa Esteves. "A abordagem da subtração nos manuais das escolas normais primárias e do Ensino Primário, no início do século XX". Revista de Ensino de Ciências e Matemática 12 5 (2021): 1-18. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v12n5a07.
    Published • 10.26843/rencima.v12n5a07
  3. "Planos de aula dos professores estagiários de Matemática nos anos 30". Educação & Matemática 159 (2021): https://em.apm.pt/index.php/em/issue/view/160.
    Open access • Published
  4. Santiago, A.. "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: Liceu de Coimbra (1937-1947)". HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática 6 3 (2020): 152-173. http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/issue/view/23/showToc.
    Open access • Published
  5. Domingos, António; Santiago, Ana; Matos, Ana I.; Joana Castro; Paula Cristina Teixeira. "Professores e a orquestração de atividades matemáticas com a plataforma Khan Academy.". V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de Atas (2020): 372-382. http://hdl.handle.net/10198/20081.
    Published
  6. Santiago, Ana Elisa Esteves; Domingos, António Manuel Dias; Silva, Amarildo Melchiades da. "LITERACIA FINANCEIRA NO PROGRAMA INTERNACIONAL PARA AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES". Instrumento - Revista de Estudo e Pesquisa em Educação 20 2 (2018): http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19138.
    Open access • Published • 10.34019/1984-5499.2018.v20.19138
  7. Santiago, Ana. "). Las Matemáticas en la Telescuela de Portugal: Formación del profesorado y contribución del archivo personal del Profesor Bernardino Gonçalves Sobral". Revista Épsilon 33(3) 94 (2016): 19-32. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6301257.
    Open access • Published
  8. Santiago, Ana. "Conceções e práticas de professores de matemática sobre educação financeira". Revista de Educação, Ciências e Matemática, Rio de Janeiro 6 3 (2016): http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4224.
    Open access • Published
  9. Santiago, Ana Elisa Esteves. "A EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR EM PORTUGAL". Boletim GEPEM 66 (2015): 20-30. http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2015.025.
    Published • 10.4322/gepem.2015.025
  10. Santiago, Ana. "Las derivadas: Análisis del libro de texto de la enseñanza secundaria en Portugal con sus primeras aplicaciones". Épsilon - Revista de Educación Matemática 29(3) 82 (2012): 9-22.
    Open access • Published
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/04/21 Resolução e Formulação de Problemas: uma experiência de ensino no 4.º ano do 1.º CEB VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação
Escola Superior de Educação (Coimbra, Portugal)
2023/04/21 Robótica educativa em contexto de Creche: uma abordagem interdisciplinar VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação
Escola Superior de Educação (Coimbra, Portugal)
2019 O uso do GeoGebra na compreensão e construção de definições III Encontro de Investigação e Práticas em Educação
Escola Superior de Educação de Coimbra (Portugal)
2019 A tecnologia na aula de matemática com a Khan Academy TIC@Portugal’19 – Ambientes Digitais Potenciadores de Aprendizagem
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
2018 A formação de professores de matemática em Portugal: Uma perspetiva histórica Colóquio Luso-Brasileiro de História da Educação: Ideias e Instituições
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Portugal)
2018 Círculo y circunferencia en los libros de texto españoles del siglo XVIII: métodos de resolución y estrategias didáticas Encontro de Investigação em Educação Matemática
Escola Superior de educação de Coimbra (Portugal)
2018 Planos de aula na formação de professores à luz da reforma de 1936 Encontro em Investigação em Educação Matemática - A Aula de Matemática
Escola Superior de Educação de Coimbra (Portugal)
2018 O uso do Geogebra na construção e compreensão de múltiplas definições de um mesmo quadrilátero Encontro em Investigação em Educação Matemática - A Aula de Matemática
Escola Superior de Educação de Coimbra (Portugal)
2017 Educação Financeira e a aula de Matemática PROFMAT 2017
Associação de Professores de MAtemática (Portugal)
2017 FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA - LICEU DE COIMBRA (1930-1947) IV Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática
Universidad de Murcia (Spain)
2016 O Referencial de Educação Financeira e a aula de Matemática PROFMAT 2016
Associação de Professores de Matemática (Portugal)
2015 A Formação de Professores Monitores da Telescola: O Contributo do espólio do Orientador Pedagógico Professor Bernardino Gonçalves Sobral 28º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática
(Portugal)
2013 A matemática no ensino liceal no século XIX, em Portugal 2º Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática
CINVESTAV (Cancun)
2013 Maximum and minimum: approaches to these concepts in Portuguese textbooks Third International Conference of the History of Mathematics Education
Uppsala University (Uppsala)
2013 Entre Euclides e a atualidade: um problema de otimização Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (Penhas da Saúde, Portugal)
2013 Os programas de Matemática do Ensino Liceal no século XIX 27º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática
(Portugal)
2011 As primeiras aplicações das derivadas nos manuais escolares do Ensino Secundário I Congresso Ibero-americano de História do Ensino da Matemática
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2009 Um problema de optimização: a resolução feita por Euclides e a resolução feita actualmente XX Seminário de Investigação em Educação Matemática
Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática (Spain)
2007 Modelo para análise dos problemas de optimização nos manuais escolares do Ensino Secundário ao longo do século XX e XXI XVI Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Portugal)
2006 Análise histórica dos problemas de optimização no ensino secundário em Portugal XV Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; (Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2015 - Current Educação Financeira no Ensino da Matemática: um estudo de caso do Ensino Básico
Supervisor
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018/11/01 - 2021/02/26 Adição de Números Naturais usando a Plataforma Hypatiamat
Supervisor
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 - 2019 Os dedos das mãos como ferramenta de aprendizagem para alunos do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico: números escritos, números falados, unidades numéricas... valor de posição
Co-supervisor
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2014 - 2015 Matemática e Educação Financeira: um estudo de caso do Ensino Secundário
Supervisor
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012 - 2014 A Formação de Professores Monitores da Telescola: O Contributo do Espólio do Orientador Pedagógico Professor Bernardino Gonçalves Sobral
Supervisor
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2022/11/19 - Current O EIEM 2022, Encontro de Investigação em Educação Matemática, realiza-se a 19 e 20 de novembro de 2022, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Tem como propósito principal refletir sobre trabalhos de investigação, concluídos ou em curso, relativos a múltiplos aspetos associados ao desenvolvimento curricular. (2022/11/19 - 2022/11/20)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2021/02/22 QR Codes e trilho matemático: visita virtual por alunos do 3.º ano do 1.º CEB
(Thesis) Arguer
MARISA ALEXANDRA CANDEIAS LOURENÇO (Master)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021/01/22 A tecnologia no desenvolvimento do currículo de Matemática no ensino básico - o contributo da Teoria da Mediação Semiótica
Thesis Member
Maria Manuela Subtil Brito Pedro (PhD)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020/11/12 A Matemática no Ensino Primário em Angola: Proposta para uma Intervenção Formativa
(Thesis) Arguer
Eduardo Se´rgio Morais Nangacovie (Master)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020/07/16 O erro como instrumento de apoio aos processos de ensino e aprendizagem: uma experiência com alunos do 7.º ano de escolaridade
(Thesis) Arguer
Cristiana Solange Oliveira Amaral (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 Desenvolvimento de Aprendizagens em Contexto Outdoor Integradas no Projeto EduPARK
(Thesis) Arguer
Rita Margarida Martinho Bola (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 Tarefas de Visualização Espacial uma Experiência com Alunos de 3.º Ano
(Thesis) Arguer
Eliana Soraia Almeida Martins (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 O Papel da Plataforma Khan Academy na Aprendizagem da Matemática
(Thesis) Arguer
Susana Isabel Gomes (Master)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019 Pensamento Geométrico: Geometria não euclidiana no ensino secundário
Thesis Member
Maria Teresa Serrão Sanches Gonçalves (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 Discursos didáticos das expressões artísticas no 1º ciclo do ensino básico: práticas e estratégias
Thesis Member
Maria Fernanda dos Santos Mendes Sampaio (PhD)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018 Interdisciplinaridade e o Ensino
(Thesis) Arguer
Adriana Mendes Gonçalves (Master)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2018 Formação de Professores de Matemática no Liceu Normal de Pedro Nunes (1956-1969)
(Thesis) Arguer
Teresa Maria Pires Monteiro (PhD)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2018 Formulação de problemas: um estudo com alunos dos 3.º e 4.º anos
Thesis Member
Pedro da Cruz Almeida (PhD)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017 Educação Financeira Escolar: os riscos e as armadilhas presentes no comércio, na sociedade de consumidores
(Thesis) Arguer
Vivian Helena Brion da Costa (Master)
Universidade Federal de Juiz de Fora, Brazil
2016 A Matemática nos cursos profissionais com recurso a tarefas de Educação Financeira
(Thesis) Arguer
Vera Lúcia Pinheiro Mota (Master)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 A utilização das Aplicações Interativas no ensino e na aprendizagem das Equações do 1º grau
(Thesis) Arguer
Eduarda Maria Vieira dos Santos Nunes de Oliveira (Master)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 Aprendizagem das Funções e Sistemas de Equações no 8º Ano com Recurso à Calculadora Gráfica
(Thesis) Arguer
Luísa Adélia Lopes Fernandes (Master)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 As tecnologias no ensino da matemática - Tarefas matemáticas no Ensino Básico com utilização da folha de cálculo
(Thesis) Arguer
César Augusto da Conceição Barros (Master)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 A Matemática no curriculo de Angola: o caso dos exames de acesso ao Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências, ISPTEC
(Thesis) Arguer
Leopoldina Maria Baltazar Rodrigues Paz (Master)
Faculdade De Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 Educação Financeira Escolar: Planejamento Financeiro
(Thesis) Arguer
Glaucia Sabadini Barbosa (Master)
Universidade Federal de Juiz de Fora, Brazil
2014 O Programa de Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico de 2007 versus o Programa de Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico de 2013
(Thesis) Arguer
Diana Pires Mota Leite (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 A importância dos materiais didáticos no ensino da matemática no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
Andreia Magalhães Fernandes (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 Relatório de Atividade Profissional
(Thesis) Arguer
Joana Delgado Costa Cardoso de Brito da Cunha Malheiro (Master)
2013 Relatório de Atividade Profissional
(Thesis) Arguer
Teresa de Jesus Valente Serra Rosa (Master)
2013 A telescola: perspetivas de monitores
(Thesis) Arguer
Raquel Alexandra Carvalho Barros (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2013 Geometria: um estudo sobre ângulos e polígonos, no 9º ano de escolaridade, com recurso ao GeoGebra
(Thesis) Arguer
Cátia Mariana de Oliveira Ferreira Salvador (Master)
2013 A matemática no jardim de infância
(Thesis) Arguer
Jeanine Coelho da Costa (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 Os materiais didáticos para o ensino da Matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
Cláudia Patrícia Vilela Moreira (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2022/11/19 - 2022/11/20 EIEM 2022, Encontro de Investigação em Educação Matemática Caparica
2018 - 2020 Encontro de Investigação e Práticas em Educação Escola Superior de educação de Coimbra
2019 - 2019 5º Seminário de Pesquisa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática Brasil, UFJF
2016 - 2019 RELME
2017 - 2017 IV Congresso Iberoamericano da História do Ensino da Matemática Espanha, Múrcia
2017 - 2017 Escola de Verão em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática FCT UNL
2016 - 2016 3º Seminário de Pesquisa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática Brasil, UFJF
2015 - 2015 III Congresso Iberoamericano da História do Ensino da Matemática Brasil, Belém, Pará
2015 - 2015 2º Seminário de Investigação em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática FCT UNL
2014 - 2014 Seminário de Pesquisa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática Brasil, UFJF
2013 - 2013 Congresso Iberoamericano da História do Ensino da Matemática 2013 Cancun, México
2011 - 2011 I Congresso Ibero-americano de História do Ensino da Matemática Covilhã
2011 - 2011 XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2017 - 2020 Revista Enseñanza de las Ciências (1579-1513)