Identification
Personal identification
- Full name
- Jorge Manuel Salgado de Castro Correia
- Gender
- Male
Citation names
- Jorge Salgado Correia
- Jorge Salgado Correia
Author identifiers
- Ciência ID
- B918-A58A-97D5
- ORCID iD
- 0000-0002-2255-2063
Knowledge fields
- Humanities - Arts
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese (Mother tongue) | |||||
English | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) |
French | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
Spanish; Castilian | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) |
Dutch | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | |
Italian | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2003
Concluded
|
PhD in Music - Performance (Doutoramento)
The University of Sheffield Department of Music, United Kingdom
"Investigating Musical Performance as Embodied Socio-Emotional Meaning Construction" (THESIS/DISSERTATION)
|
Apto |
1992
Concluded
|
Post-Graduation in Contemporary Music (Postgraduate Certificate)
Universiteit van Amsterdam, Netherlands
"Contemporary Music - Flute" (THESIS/DISSERTATION)
|
9 (maximum: 10) |
1990
Concluded
|
Uitvoerend Musicus - Soloist Diploma - Flute (Postgraduate Certificate)
Volksuniversiteit Zwolle, Netherlands
"Flute Repertoire" (THESIS/DISSERTATION)
|
apto |
1982/09 - 1985/07
Concluded
|
Philosophy (Licenciatura)
Major in n/A
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
16 |
1985
Concluded
|
Final Diploma - Curso Complementar de Flauta (Curso de Especialização Tecnológica)
Conservatório de Música do Porto, Portugal
"Curso Complementar de Flauta" (THESIS/DISSERTATION)
|
17 (maximum: 20) |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2007 - Current | Associate Professor (University Teacher) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal | ||
2003/04/12 - 2007/05/04 | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal | ||
1992/12/12 - 2003/01/31 | Invited Assistant (University Teacher) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2022/09/01 - Current | Director of Doctoral Program in Artistic Creation | Universidade de Aveiro, Portugal |
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal | ||
2014/09 - 2021/06 | Diretor of the Doctoral Program in Music | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal | ||
2005 - 2009 | President of the Scientific Council | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2024/12/31 | Ethnomusicology Institute - Center for Studies in Music and Dance
UID/EAT/00472/2019
Integration into Research Grant Fellow
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal Instituto Politécnico do Porto, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
|
2020/12/19 - 2023/07 | REACT - Rethinking Music Performance in European Higher Education Institutions
Principal investigator
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
Erasmus Academie
Concluded
|
2018/11/26 - 2022/11/25 | Experimentação em música na cultura portuguesa: História, contextos e práticas nos séculos XX e XXI
PTDC/ART-PER/31380/2017
Invited Scientist Fellow
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Strategic Project - UI 472 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI0472/2011
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Journal article |
|
Journal issue |
|
Thesis / Dissertation |
|
Artistic / Performance
Artistic performance |
|
Audio recording |
|
Musical performance |
|
Other
Other output |
|
Activities
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2014/09/15 - 2024/03/22 | Voicing the Flute: Exploring the Technique of Singing and Playing Through Compositional, Performative and Pedagogical Approaches
Supervisor
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2021/09/18 - 2023/12/21 | A INFLUÊNCIA DO FLATTERZUNGE NO DESENVOLVIMENTO DA SONORIDADE DA FLAUTA TRANSVERSAL
Supervisor of MARIA VICTORIA NUNES MAILHO
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2023/09/01 - 2023/12/15 | ¿POSIÇÃO E ARRANJO NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A PEDAGOGIA INSTRUMENTAL: RECURSOS E METODOLOGIAS PARA ENSINO PRESENCIAL,
À DISTÂNCIA E HÍBRIDO
Supervisor of Daniel Wolff
|
Pós Doc (Other)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2022/09/01 - 2023/07/15 | O Contrabaixo elétrico como protagonista na Música Instrumental Gaúcha
Supervisor of Felipe Batistella Alvares
|
POS-DOC (Other)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2020/09/20 - 2022/11/27 |
A INSERÇÃO DE TÉCNICAS ESTENDIDAS E DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA NO ENSINO DE
FLAUTA TRANSVERSAL
Supervisor of DANIELA ANDREIA FERREIRA GOMES
|
MESTRADO EM ENSINO DE MÚSICA (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2020/09/19 - 2022/06/27 | A IMPORTÂNCIA DA IMPROVISAÇÃO NO ENSINO DA FLAUTA TRANSVERSAL
Supervisor of TIAGO ANDRÉ BARROS DE PAIVA
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2015/10/03 - 2022/06/14 | Indicadores visuoespaciais de velocidade zero - Estudo da musicalidade comunicativa nas performances interativas entre Bailarinos
e Músicos de Dança
Supervisor of Alejandro Laguna
|
Pos-Doc (Other)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2017/10/22 - 2022/03/02 | Miroir:...l’autre c’est moi. Um estudo sobre a transversalidade do gesto musical
Supervisor of Jean Michel Garetti
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2019/09/16 - 2021/12/10 | DESVELAR O INVISÍVEL IMAGINÁRIO ESPIRITUAL NA PERFORMANCE DA OBRA PARA VIOLINO SOLO DE J. S. BACH.
Supervisor of CAMILLE GOMES FOLETTO
|
MESTRADO EM MÚSICA (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2019/09/20 - 2021/07/07 | Prisão de uma alma às cores. Interpretação musical, conexão e empatia.
Supervisor of Leonilde Sequeira Vieira
|
Mestrado em Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2019/09/22 - 2021/06/30 | Tocar de memória: estratégias e benefícios para a performance da flauta
Supervisor of Vasco Jorge Madeira Carneiro Pereira de Sousa
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2019/09/22 - 2021/06/29 | Estádios de desenvolvimento da apreciação estética na performance musical: um estudo com alunos de flauta transversal
Supervisor of Joana Patricia Pires Nolasco
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2019/09/18 - 2021/06/21 | INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA COMO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO DO PERFORMER E DESCOLONIZAÇÃO DA PERFORMANCE
Supervisor of MAIRA ALEJANDRA GÓMEZ PÉREZ
|
Mestrado em Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2013/10/13 - 2021/06/13 | Recursos técnico-expressivos do Bansuri e a flauta transversal moderna
Supervisor of Jose´ Gil Pacheco Soares Magalha~es
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2015/10/14 - 2021/04/27 | Em Diálogo com Leon Goossens, uma abordagem à sua escola de oboé através dos concertos para oboé de Cyril Scott e Rutland
Boughton
Supervisor of Tiago Coimbra
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2015/10/10 - 2021/02/16 | METAMORFOSES DE UM ARTISTA Picado EM 7 ANDAMENTOS. O estímulo visual na performance musical¿ -
Supervisor of Saul Baptista Picado
|
Programa doutoral em Música (PhD)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2014/10/12 - 2020/12/05 | PARLANDO RUBATO: Una interpretación de las obras para piano de George Enescu a través de los patrones de pronunciación de
la voz moldava
Co-supervisor of Andra Laura Ca^rstea
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2020 - 2020 | Recursos técnico-expressivos do Bansuri e a Flauta Transversal Moderna
Supervisor
|
Música (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2020 | O gesto e a guitarra clássica: Prolegomena para novos paradigmas
Supervisor
|
Música (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012/10/14 - 2019/11/05 | con23 tra23 bai23 xo23 o contínuo movimento da sincronizaçãoo¿
Co-supervisor of Pedro de Jesus Barreiros Pinto
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2007/09/16 - 2019/07/04 | O impacto do Método Suzuki para Violino no Ensino Artístico Especializado em Portugal
Supervisor of Alexandra Trindade
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2017/09/24 - 2019/06/30 | Opus di Jazz em Choro: Uma proposta de interpretac¸a~o carioca do Opus di Jazz de
Mike Mower
Supervisor of GISELLEMASCARENHAS
|
Mestrado em Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2019 - 2019 | “Miroir: …l’autre c’est moi”. Um estudo sobre a multidimensionalidade do gesto musical
Supervisor
|
Música (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 - 2019 | Metamorfoses de um artista em 7 andamentos. O estímulo visual na performance musical
Supervisor
|
Música (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/09/20 - 2018/07/05 | O pedal multi-efeitos Zoom G2.1Nu na performance e repertório de Flauta
Supervisor of Ezequiel Gomes dos Santos
|
Mestrado em Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2013/10/18 - 2018/05/03 | Análise fenomenológica da técnica diretorial de Carlos Kleiber: Contribuição para uma técnica expandida da direção musical
Supervisor of Luis Miguel dos Santos Clemente
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2018 - 2018 | Não somente Bohm - Flautas alternativas ao sistema Bohm na Alemanha na segunda metade do século XIX e primeira metade do século
XX
Co-supervisor
|
Música (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2018 | A Ornamentação de obras Barrocas no Ensino Artístico Especializado em Música
Supervisor
|
Ensino de Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2018 | Quais os métodos utilizados em iniciação da flauta transversal em Portugal? Análise e reflexão
Supervisor
|
Ensino de Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2018 | Qual o impacto postural e muscular da utilização da estante de braço, na prática da flauta transversal
Supervisor
|
Ensino de Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2018 | Coreografia digital: estratégia de ensino-aprendizagem de Flauta Transversal baseada no movimento dos dedos
Supervisor
|
Ensino de Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2018 | Elementos da técnica digital na flauta de bisel: Um estudo com alunos do ensino básico e secundário
Supervisor
|
Ensino de Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2018 | O pedal multiefeitos Zoom G2.1Nu na performance e repertório de Flauta
Supervisor
|
Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2018 | Misticismo e Performance Musical: Uma Proposta Interpretativa de Obras para Flauta Solo de Mario Lavista e Torü Takemitsu
Supervisor
|
Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/11/01 - 2017/12/10 | Performance, improvisation, composition, sound, drama and visual objects creation
Supervisor of Francisco José Dias Santos Barbosa Monteiro
|
Pos-Doc (Other)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2015/09/19 - 2017/11/28 |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA MUSICAL NA INICIAÇÃO À FLAUTA TRANSVERSAL
Supervisor of Joana Isabel Ribeiro Campos de Oliveira
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2015/09/20 - 2017/11/24 | GRAVAÇÃO ÁUDIO NO ESTUDO INDIVIDUAL DO FAGOTE
Supervisor of CÁTIA SOFIA MARQUES PINHEIRO
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2013/10 - 2017/10/09 | El gesto y la guitarra clásica: prolegómenos de un nuevo paradigma
Supervisor of Alfonso Aguirre Dergal
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2012/10/11 - 2017/09/18 | A serenata na corte de D. Maria I e o legado de João de Sousa Carvalho (1777-1792)
Co-supervisor of Pedro Lopes e Castro
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2008/10/12 - 2017/04/03 | da interpretação de música barroca na flauta de sistema boehm, a partir de um estudo de gravações”
Supervisor of Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima Alves
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2017 - 2017 | Estratégias de leitura musical na iniciação à flauta transversal
Supervisor
|
Ensino de Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | Gravação áudio no estudo individual do fagote
Supervisor
|
Ensino de Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | Ocupando o espaço para uma proposta performativa das obras para cello e electrónica de Giovanni Sollima
Supervisor
|
Música (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | En garde! Investigação, interpretação e performance de obras para flauta de Henri Lazarof
Supervisor
|
Música (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014/09/23 - 2016/12/04 | Movimento Incorporado e a Expressividade Musical
Supervisor of Maria Leonor Gomes Milheiro Lowden da Silva
|
MESTRADO EM ENSINO DE MÚSICA (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/10/14 - 2016/09/01 | A expressividade do corpo na performance vocal
Supervisor of Deborah Moraes Gonçalves de Oliveira
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/10/14 - 2016/07/31 | Imagem Estética e Expectativa Musical na obra de Fernando Lopes-Graça¿
Supervisor of Fausto Manuel da Silva Neves
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2014/09/20 - 2016/07/18 | O uso de componentes extra partitura na performance de canc¸o~es brasileiras
Supervisor of Dirlene Ke´ssia de Souza Lopes Pereira Pinto
|
Mestrado em Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/10/15 - 2016/07/13 | Performance da pedagogia da flauta pelos professores dos PPGs em Música do Brasil
Co-supervisor of SARTOR, João B.
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2014/09/26 - 2016/07/04 | Memórias anteriores e posteriores: estudo sobre interferência proativa nos movimentos do braço direito dos violinistas
Supervisor
|
Mestrado em Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2014/09/20 - 2016/06/29 | Exploração de estratégias criativas para desenvolver uma melhor compreensão da notação nas aulas de instrumento
Supervisor of David Ricardo de Pinho Leão
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2014/09/20 - 2016/06/28 | Estratégias de Ensino de Vibrato na Formação em Flauta Transversal em Portugal
Supervisor of Mafalda Barradas Carvalho
|
Mestrado em Ensino de Música (Master) |
2014/09/21 - 2016/06/26 | sEMG biofeedback – Técnica de relaxamento do pulso na prática pianística
Supervisor of MIGUEL SILVA SOUSA
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/10/12 - 2016/05/11 | O uso de metáforas, imagens e narrativas na construção do sentido de uma performance multimodal
Supervisor of Shari Simpson de Almeida
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2016 - 2016 | Memórias anteriores e posteriores: estudo sobre interferência proativa nos movimentos do braço direito dos violinistas
Supervisor
|
Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2016 | O Uso de Componentes Extra Partitura na Performance de Canções Brasileiras
Supervisor
|
Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013/09/15 - 2015/07/02 | Vocalization in Saxophone Class
Supervisor of Trijntje Teixeira de Lima van den Geest
|
Mestrado em Música
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2013/09/15 - 2015/06/29 | A música clássica em Portugal está em crise? Uma investigação na região de Aveiro
Supervisor of Sara Daniela Marques da Silva
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2015 - 2015 | Viola y guitarra como sujeito colectivo
Supervisor
|
Música (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2015 | As obras dramáticas na produção musical portuguesa do final do séc. XVIII: o legado de António Leal Moreira (1758-1819)
Supervisor
|
Música (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010/10/14 - 2014/07/24 | Bach, Sonatas BWV 1001, 1003, 1005 – Interpretative Approaches on the Guitar
Supervisor of Ana Paula Airão Marques
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2009/10/21 - 2014/04/20 | Bach's cello suites transcription and interpretation for baritone saxophone
Supervisor of Henk Van Twillert
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/09/20 - 2013/12/10 | A Confecção de Palhetas para Oboé
Supervisor of Júlio César Cardoso Ferreira da Conceição
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/09/22 - 2013/12/03 | O uso de uma sebenta como instrumento pedagógico no ensino da trompete
Supervisor of André da Silva Ribeiro
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/09/24 - 2013/11/28 | Défice de Atenção e ensino instrumental: um estudo caso
Supervisor of Luciana Eduarda Veloso da Silva
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/09/21 - 2013/11/26 | A importância do apoio do polegar na prática do clarinete
Supervisor of Maria Cândida Alves Moreira de Oliveira
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/09/24 - 2013/11/25 | A actualidade do método prático de nicola vaccaj
Supervisor of Nélia Cristina Correia Gonçalves
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2008/10/05 - 2013/11/09 | A Ingerência do Conhecimento Explícito no Conhecimento Tácito: A Técnica Alexander e a prática e ensino da flauta
Supervisor of Pedro José Peres Couto Soares
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/09/20 - 2013/07/12 | A Iniciação ao Fagote
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/09/21 - 2013/07/03 | Estratégias de relaxamento na prática da flauta transversal
Supervisor of Fátima Maria Costa Jesus
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/09/20 - 2013/07/01 | Passagem da Fife para o Flautim e as suas implicações na iniciação da aprendizagem da flauta transversal
Supervisor of Mariana Neves
|
Mestrado em Ensino (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2011/09/20 - 2013/06/30 | A importância do aquecimento para os oboístas
Supervisor of Andreia Filipa Sousa Pereira
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2007/09/20 - 2013/06/20 | A utilização de novas técnicas de execução na flauta e sua influência na qualidade sonora: Desenvolvimento de novas possibilidades
na disposição da embocadura e sua aplicação no contexto de interpretação da música contemporânea e da música clássica
Supervisor of Mónika Streitová
|
Pos-Doc (Other)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2007/09/24 - 2013/03/04 | Estilo e escola: percursos da identidade na interpretação saxofonística clássica
Supervisor of Carlos Canhoto Almeida
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2008/10/14 - 2013/02/20 | Estratégias técnico-instrumentais na preparação expressiva de uma execução pianística de excelência
Co-supervisor of Alfonso Benetti Jr
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2007/09/28 - 2013 | TAI CHI CHUAN NA PERCUSSÃO
Supervisor of Mário Jorge Peixoto Teixeira
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2010/09/15 - 2012/11/29 | Contributo para a avaliação das aulas coletivas de flauta transversal
Supervisor of Catarina Silva
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2010/09/19 - 2012/11/28 | Vantagens e desvantagens da escolha da flauta Fife na iniciação da aprendizagem da flauta transversal
Supervisor of Anabela da Silva Freire
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2010/09/15 - 2012/06/28 | A teatralização na música contemporânea como novo espaço de criação para o intérprete: Um estudo de caso reflexivo
Supervisor of Ricardo Jorge Madureira Alves
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2009/09/19 - 2011/12/06 | A CORNETA DE CHAVES EM PORTUGAL SÉC. XIX – COMPOSIÇÕES DE SANTOS PINTO
Supervisor of Paulo Veiga
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2009/09/19 - 2011/12/03 | A criatividade na aprendizagem da formação musical
Supervisor of Cristina Leitão Henriques
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2009/09/19 - 2011/11/30 | ESPECIFICIDADES DO CANTO NO ENSINO BÁSICO
Supervisor of Sara Braga Simões
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2009/09/19 - 2011/06/28 | Liberdade e compromisso na interpretação da obra de Ian Clarke
Supervisor of Elisa Trigo
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2008/09/18 - 2010/12/11 | Estádios de desenvolvimento da apreciação musical: Estudo sobre a evolução da apreciação musical em indivíduos envolvidos
na prática instrumental
Supervisor of Maria da Rocha Gonçalves
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2008/09/19 - 2010/11/29 | Desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos de aprendizagem da Flauta de Bisel através da prática da improvisação e ornamentação
na sala de aula
Supervisor of Jorge Ferreira
|
Mestrado em Ensino de Música (Master) |
2008/09/19 - 2010/07/16 | O Ensemble de Saxofones como Grupo Fundamental para o Saxofonista
Supervisor of Fernando Ferreira
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2008/09/19 - 2010/07/09 | A influência da idade na aprendizagem de flauta transversal
Supervisor of Lígia Silva
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2008/09/20 - 2010/06/20 | Tertúlias musicais: recordar 80 anos do Curso de Música Silva Monteiro
Supervisor of Ana Maria Liberal
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2005/09/27 - 2010/06/04 | A¿418: Um Me´todo de Sistematização da Alves Concepção Musical Interpretativa
Supervisor of Vasco Paulo Ceci´lio Alves
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2005/09/18 - 2010/01/22 | Traducción critica al español del “ausführlicher und gründlicher unterricht die flöte zu spielen” de j. g. tromlitz (1791):
aplicaciones prácticas en el repertorio español para flauta travesera de la época
Supervisor of Manuel Morales
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2007/09/16 - 2009/11/28 | Estudo das novas perspectivas pedagógicas abertas pelo oboé Initiation Rigoutat
Supervisor of Ana Madalena Silva
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2004/09/25 - 2009/10/10 | Um modelo para a interpretação da polifonia Renascentista: da transcrição à execução das canções do manuscrito ‘Braga 964
Supervisor of Pedro Sousa Silva
|
Programa doutoral em Música (PhD)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2007/09/16 - 2009/06/29 | O Corpo, a Música e a Invisualidade: Interacção e Sincronia na Prática de Música de Conjunto
Supervisor of Ana José Pinto Carrolo
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2004/09/23 - 2008/07/07 | Gestualidade e Expressão Musical
Supervisor of Mário Mateus
|
Programa Doutoral em Música (PhD)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2005/09/20 - 2007/07/20 | A PINTURA COMO MATRIZ SIMBÓLICA DA INTERPRETAÇÃO MUSICAL
Supervisor of Maria da Rocha Gonçalves
|
Mestrado em Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2005/09/16 - 2007/07/03 | Uma análise reflexiva da interpretação do Sonnengesang de Sofia Gubaidulina
Supervisor of Valter Mateus
|
Mestrado em Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2005/09/20 - 2007/06/28 | Uma metodologia de interpretação musical baseada na influência de referências extra-musicais
Supervisor of Solange Silva
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2004/09/19 - 2006/07/10 | CARAS MAS BOAS – Música e Poder Simbólico a partir da análise da Banda da Armada Portuguesa
Supervisor of Vera Pereira
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2004/09/17 - 2006/06/26 | A Obra para Flauta e Guitarra de Fernando Lopes-Graça
Supervisor of Marco Pereira
|
Mestrado em Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2003/09/20 - 2005/12/08 | Luís de Freitas Branco: Concerto para violino e orquestra
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2003/09/16 - 2005/06/29 | A Parallel between Flute and Singing Technique
Supervisor of Cristina Ioan
|
Mestrado em Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2002/09/17 - 2004/12/12 | A expressividade da voz humana como paradigma no Grande Duo Concertante de Weber
Supervisor of Manuel Carvalho
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2002/09/17 - 2004/12/02 | A Obra de Fernando Lopes Graça para Canto e Guitarra
Supervisor of João Moita
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2002/09/17 - 2004/11/27 | O Virtuosismo no Repertório Contemporâneo para Clarinete, Músicos e Técnicas
Supervisor of Nuno Pinto
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2002/09/16 - 2004/07/03 | José Avelino Canongia (1784-1842): virtuoso e compositor. Edição crítica e discussão da problemática de execução nos seus
quatro concertos para clarinete e orquestra
Supervisor of Luís Carvalho
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2002/09/17 - 2004/06/29 | Os movimentos do corpo na técnica e na interpretação do repertório de violoncelo
Supervisor of Vasco Alves
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
2001/09/16 - 2003/06/27 | Como pode a análise informar a performance musical?
Supervisor of Isabel Tavares
|
Mestrado em Ensino de Música (Master)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2023/01/28 - 2023/01/29 | 2nd edition of the festival ‘Flute Ensembles Across Europe 2023’ promoted by the European Flute Council (EFC) in close collaboration
with and hosted by the Portuguese Flute Association (APF), University of Aveiro, INET-MD and ID+. The event takes place at
the Aveiro Congress Centre in Aveiro, Portugal. (2023/01/28 - 2023/01/29)
Festival (President of the Organising Committee)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2023/01/26 - 2023/01/27 | CROSSWINDS: Collaborative creativity as transformative practice
The general theme of this International symposium for artistic research was is "Creativity as Interaction", so a new strand
of academic reflection took place, opened to all performing areas as a reflection activity aiming to bridge the gap between
artistic production and academic research. Artists researchers were encouraged to submit Presentations that advocated change
regarding diversity, equality and inclusivity, with a particular interest in new formats (2023/01/26 - 2023/01/27)
Symposium (President of the Organising Committee)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2023/01/18 - 2023/01/20 | REACT MUSIC PERFORMANCE EXPO - This event aimed to stimulate debate concerning career development for performers from higher
education music institutions. (2023/01/18 - 2023/01/20)
Meeting (President of the Organising Committee)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2022/09/21 - 2022/09/23 | “REACT Symposium - Reflective and Critical Approaches to Teaching and Learning of Music Performance”: Pitea° School of Music
- Lulea° University of Technology (Sue´cia) together with University of Aveiro (2022/09/21 - 2022/09/23)
Symposium (President of the Organising Committee)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2018/07/29 - 2018/07/31 | Coordinator of the Scientific/Artistic Commission & Organizer of FLUTE - Hands on Research in the University of Aveiro, July
2018. http://artisticresearch.web.ua.pt/index.php/pt/ (2018/07/29 - 2018/07/31)
Congress (President of the Organising Committee)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2018/01/24 - 2018/01/27 | Coordinator of the Scientific/Artistic Commission & Organizer of PIANO - Hands on Research in the University of Aveiro, 24-27
January 2018. http://artisticresearch.web.ua.pt/index.php/pt/ (2018/01/24 - 2018/01/27)
Congress (President of the Organising Committee)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2017/06/05 - 2017/06/08 | Coordinator of the Scientific/Artistic Commission & Organizer of the International Conference PERFORMA’17 - Conference on
Performance Studies, 5/8 Juin, in joint organization with V Congresso da ABRAPEM, in Sa~o Joa~o Del-Rei, Brasil: http://artisticresearch.web.ua.pt/index.php/pt/performa17/ (2017/06/05 - 2017/06/08)
Congress (President of the Organising Committee)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2017/04/10 - 2017/04/13 | Coordinator of the Scientific/Artistic Commission & Organizer of Hands On Research: FLUTE - in the University of Aveiro,
10/13 April: http://artisticresearch.web.ua.pt/index.php/en/research-hands-on-flute/ (2017/04/10 - 2017/04/13)
Congress (President of the Organising Committee)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2015/06/11 - 2015/06/13 | Coordinator of the Scientific/Artistic Commission & Organizer of the International Conference PERFORMA’15 - Conference on
Performance Studies, 11/13 Juin, Universidade de Aveiro: http://revistas.ua.pt/index.php/performa/index (2015/06/11 - 2015/06/13)
Congress (President of the Organising Committee)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2013/05/31 - 2013/06/02 | Organizer of the International Conference PERFORMA’13 - Conference on Performance Studies, 31 May /2 Juin, in joint organization
with ABRAPEM, in Porto Alegre, Brasil (2013/05/31 - 2013/06/02)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2011/05/19 - 2011/05/21 | Organizer of the International Conference PERFORMA’11 - Conference on Performance Studies, 19/21May, Universidade de Aveiro:
http://performa.web.ua.pt/index.php/pt/11 (2011/05/19 - 2011/05/21)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2009/05/12 - 2009/05/14 | Organizer of the International Conference PERFORMA’09 - Conference on Performance Studies, 12/14 May, Universidade de Aveiro:
http://performa.web.ua.pt/index.php/pt/09 (2009/05/12 - 2009/05/14)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2007/05/10 - 2007/05/12 | 2007 - Organizer of the International Conference PERFORMA’07 - Conference on Performance Studies, 10/12 May, Universidade
de Aveiro: http://performa.web.ua.pt/index.php/pt/07 (2007/05/10 - 2007/05/12)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
Distinctions
Other distinction
1984 | 2º Prize National Flute Competition, Braga, Category: Flute
Conservatorio de Música de Ourense, Spain
|
1983 | 2º Prize National Flute Competition, Braga, Category: Flute
Conservatório de Música de Braga, Portugal
|