???global.info.a_carregar???
Bolseira de Investigação no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS) e estudante de doutoramento no Programa Doutoral de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Mestra em Ciências de Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Especialista em redes sociais e comunicação digital pelo Centro Universitário UNA (MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital). Graduada em jornalismo na PUC Minas (Comunicação Social - Gestão da Comunicação Integrada). Professora de Redes e Mídias Sociais. Gestora de Comunicação e Social Media. Experiência em criação de conteúdo para plataformas digitais, planejamento e gestão de relacionamentos em redes sociais de clientes de diferentes áreas e portes. Tem como interesses de investigação estudos de gênero, ativismo digital, feminismo e redes sociais.
Identification

Personal identification

Full name
Camila Florencio dos Santos

Citation names

  • Florencio, Camila
  • Santos, Camila Florencio

Author identifiers

Ciência ID
BB12-D49E-D4D2
ORCID iD
0000-0002-4352-2867

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Media and Communications

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
2021/10 - 2025
Ongoing
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2017/09 - 2020/11
Concluded
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Major in Jornalismo e media
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Empoderamento feminino digital: uma análise dos atores sociais influenciadores do movimento feminista na internet " (THESIS/DISSERTATION)
16
2011/02 - 2011/12
Concluded
MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital (Postgraduate Certificate)
Major in Mídias Sociais
Centro Universitário Una, Brazil
"Ações promocionais como influenciadoras do relacionamento entre consumidores e marcas nas redes sociais." (THESIS/DISSERTATION)
2006/08 - 2010/07
Concluded
Comunicação Social - Gestão da comunicação integrada (Bachelor (1st cycle))
Major in Jornalismo
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brazil
"Presença da Vivo na internet social: uma análise da operadora no Twitter" (THESIS/DISSERTATION)
15
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2015/09 - 2018/07 Invited Assistant Professor (University Teacher) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brazil
IEC - PUC Minas, Brazil

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2019/01 - 2019/12 Técnico Superior (Técnico Superior) OCLB, Portugal
2017/11 - 2018/08 Técnico Superior (Técnico Superior) Web Ideias - Serviço de internet, Portugal
2015/09 - 2017/04 Técnico Superior (Técnico Superior) Anima Mundi - International Animation Festival of Brazil, Brazil
2014/08 - 2015/01 Técnico Superior (Técnico Superior) Kickante, Brazil
2011/05 - 2014/08 Coordenador Técnico (Assistente Técnico) Plan B Comunicação, Brazil
2010/07 - 2011/01 Técnico Superior (Técnico Superior) Bhtec Internet marketing, Brazil
Projects

Grant

Designation Funders
2022/01/01 - 2025/12 Ativismo digital - Uma análise comparativa entre a atuação de movimentos feministas no Instagram no Brasil e em Portugal
2021.04681.BD
PhD Student Fellow
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Florencio, Camila; Pinto-Coelho, Zara. "#CriançaNãoéMãe: o contradiscurso digital feminista na luta pelos direitos reprodutivos no Brasil". In Sobre gênero e justiça social, 33-64. Brazil: Ria Editorial, 2024.
    Accepted
Conference abstract
  1. Santos, Camila; Feijó, Camila F.; Trapaga, Luiza; Casarin, Jordana. "Relationship between buyers and brands: the power of influencers on the gastronomic sector in Portugal". Paper presented in IJUP - Book of abstracts - 11th Meeting Of Young Researchers University Of Porto, Porto, 2018.
    Published
  2. Santos, Camila. "The fonts in women violence news: a case study about G1 news portal". Paper presented in IJUP - Book of abstracts - 11th Meeting Of Young Researchers University Of Porto, Porto, 2018.
    Published
Journal article
  1. Santos, Camila. "As fontes em notícias de violência contra a mulher: um estudo de caso do portal G1". Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (2023): https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3949.
    Published • https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3949
  2. Camila Florêncio dos Santos. "The sources in news of violence against women: a case study of G1 portal". Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (2023): https://doi.org/10.1590/1809-58442023122en.
    10.1590/1809-58442023122en
  3. Camila Florêncio dos Santos. "As fontes em notícias de violência contra a mulher: um estudo de caso do portal G1". Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (2023): https://doi.org/10.1590/1809-58442023122pt.
    10.1590/1809-58442023122pt
Thesis / Dissertation
  1. Santos, Camila. "Empoderamento feminino digital: uma análise dos atores sociais influenciadores do movimento feminista na internetExportar publicação no formato APAExportar publicação no formato EXCELExportar publicação no formato RIS". Master, Universidade do Porto Faculdade de Letras, 2020. https://sigarra.up.pt/flup/pt/pub_geral.pub_view?pi_pub_base_id=427334.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/01/25 O pessoal também é político? Uma análise da campanha online “Call”, do Instituto Maria da Penha XIII Congresso da SOPCOM
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2024/01/24 A construção de identidades coletivas de movimentos sociais a partir do discurso em ambiente digital XIII Congresso da SOPCOM
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2023/11/10 As redes sociais na construção do ativismo feminista contemporâneo do Brasil e de Portugal X Jornadas Doutorais do CECS
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - CECS (Braga, Portugal)
2023/10/13 Digital activism: an analysis of the construction of identities of feminist movements in Brazil and Portugal from the discursive production on Instagram Approaches to Digital Discourse Analysis 4
Universität Klagenfurt (Klagenfurt, Austria)
2023/06/01 Ativismo digital: uma análise da construção de identidades de movimentos feministas no Brasil e Portugal a partir da produção discursiva no Instagram VI Encontro de Jovens Investigadores
GT de Jovens Investigadores – SOPCOM (Coimbra, Portugal)
2023/02/01 O pessoal também é político? As redes sociais no combate à violência doméstica contra mulheres no Brasil III Congresso Internacional CIEG
ISCSP-ULisboa - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/12/05 Solidariedade feminista digital: uma análise do perfil "Brasileiras não se calam" VIII Congresso Internacional sobre Culturas
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/10/21 Digital activism - A comparative analysis of discourses on Instagram of feminist movements in Brazil and Portugal ECREA 2022 - 9th European Communication Conference
Aarhus University (Aarhus , Denmark)
2022/06/15 Harmonizando os feminismos: Consumo e gênero na campanha de Dia das Mulheres da marca Johnnie Walker II Jornadas de Ciências da Comunicação FLUC
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Online, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2018 - 2018 O Feminismo Nas Comunidades Virtuais.
Supervisor of Nathália De Araújo Henedino
Comunicação Digital (Specialization course)
IEC - PUC Minas, Brazil
2017 - 2017 A convergência midiática e a sinergia entre TV e Twitter: um estudo de caso Masterchef Brasil.
Supervisor of Mariane Medeiros
Comunicação Digital (Specialization course)
IEC - PUC Minas, Brazil
2017 - 2017 Do digital ao físico: Uma análise sobre a rede social Skoob.
Supervisor of Lucas Oliveira Hargreaves
Comunicação Digital (Specialization course)
IEC - PUC Minas, Brazil
2017 - 2017 Big Data: Facebook Como Fonte De Informações e Dados Para As Marcas.
Supervisor of Gabriella Veras Guimarães
Comunicação Digital (Specialization course)
IEC - PUC Minas, Brazil
2017 - 2017 O uso do vídeo pelo jornalismo alternativo nas redes sociais.
Supervisor of Cintia Moraes Rausch
Comunicação Digital (Specialization course)
IEC - PUC Minas, Brazil
2017 - 2017 A Fotografia Como Forma De Consolidação Da Identidade De Uma Marca.
Supervisor of Alice Rojo Novais
Comunicação Digital (Specialization course)
IEC - PUC Minas, Brazil
2017 - 2017 O Uso Do Vídeo Pelo Jornalismo Alternativo Nas Redes Sociais.
Supervisor of Cintia S. Moraes Rausch
Comunicação Digital (Specialization course)
IEC - PUC Minas, Brazil
2017 - 2017 Reposicionamento Da Catuaba Selvagem Através Do Facebook
Supervisor of Fabíola Helena Amaral de Oliveira Guedes.
Comunicação Digital (Specialization course)
IEC - PUC Minas, Brazil
2017 - 2017 Comportamento Em Redes Sociais: O Anti-marketing Da Alezzia.
Supervisor of Fernanda Gontijo Jamel Edim
Comunicação Digital (Specialization course)
IEC - PUC Minas, Brazil
2017 - 2017 Big Data: Facebook Como Fonte De Informações E Dados Para As Marcas.
Supervisor of Gabriella Veras Guimarães
Comunicação Digital (Specialization course)
IEC - PUC Minas, Brazil
2017 - 2017 Persona Como Fator Central De Comunicação Da Netflix Nas Redes Sociais
Supervisor of Nathalia Cassiolato Villela
Comunicação Digital (Specialization course)
IEC - PUC Minas, Brazil
2017 - 2017 Como a Hotmart conquista o público nas redes sociais através do marketing de relacionamento
Supervisor of Rosario Guadalupe Romay
Comunicação Digital (Specialization course)
IEC - PUC Minas, Brazil
2017 - 2017 O UNIVERSO INSTAGRAM E SUAS PERSPECTIVAS: guia informativo sobre a era da rede social imagética.
Supervisor of Luisa Greco Palmini de Souza
Comunicação Digital (Specialization course)
IEC - PUC Minas, Brazil
2017 - 2017 Redes Sociais e o novo relacionamento das marcas com o público. Como as empresas têm usado os Memes a seu favor
Supervisor of Lucas Severino
Comunicação Digital (Specialization course)
IEC - PUC Minas, Brazil
2017 - 2017 A Liberdade do não-eternizado - Cibercultura, aplicativos de fotos, vídeos descartáveis e as relações líquidas.
Supervisor of Matheus de Abreu D'Avila
Comunicação Digital (Specialization course)
IEC - PUC Minas, Brazil
2016 - 2016 Marketing de relacionamento de startups nas redes sociais: a atuação do Airbnb no Facebook.
Supervisor of Ludimila Emanuele do Nascimento Costa
Comunicação digital (Specialization course)
IEC - PUC Minas, Brazil
2016 - 2016 A influência das redes sociais no cotidiano das pessoas a partir dos conteúdos produzidos em canais de receita culinária na internet.
Supervisor of Raquel Augusta Santos Siqueira.
Comunicação Digital (Specialization course)
IEC - PUC Minas, Brazil
2016 - 2016 Influência digital e engajamento no Facebook.
Supervisor of Victor Hugo Fonseca
Comunicação Digital (Specialization course)
IEC - PUC Minas, Brazil
2016 - 2016 Redes Sociais De Nicho Como Estratégia De Marketing De Turismo
Supervisor of Lucas Coutinho Pereira
Comunicação Digital (Specialization course)
IEC - PUC Minas, Brazil
2016 - 2016 A efemeridade das relações nas redes sociais - Um estudo sobre o Snapchat.
Supervisor of Fernanda Carolina Ferreira Paes
Comunicação Digital (Specialization course)
IEC - PUC Minas, Brazil

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2020/12/09 - 2020/12/11 Seminários formativos promovidos pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, a Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, o Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas e o grupo de trabalho “Género Sexualidades” da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação.
Seminar
Género ,Comunicação e Média: que desafios?
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018/02/07 - 2018/02/09 Os encontros científicos IJUP são eventos de periodicidade anual, que ocorrem no início do segundo semestre, onde os estudantes da U.Porto têm a oportunidade para apresentar e discutir os resultados dos estudos em que participaram no âmbito de projectos de iniciação à investigação. O programa de iniciação à investigação pretende incentivar o envolvimento dos estudantes da U.Porto em actividades de I&D, o mais precocemente possível no seu percurso de formação universitária.
Meeting
Encontro de Investigação Jovem IJUP - 11a edição
Universidade do Porto, Portugal
2011/09/30 - 2011/09/30 Apresentação da palestra "Publicidade e Mídias Sociais", com carga horária de 2h.
Seminar
III Semana de Ciência, Arte & Política
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brazil
2011/08/24 - 2011/08/24 Apresentação da palestra "Redes sociais: a interação entre pessoas e empresas na internet social"
Other
Agenda de Ciência e Cultura
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brazil

Ad Hoc journal article review

Journal title (ISSN) Publisher
2024/04 - 2024/04 ROTURA – Revista de Comunicação, Cultura e Artes CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação

Association member

Society Organization name Role
2021/04 - Current GT Jovens Investigadores (SOPCOM)
2021/04 - Current GT Género e Sexualidades (SOPCOM)

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2015/09 - 2018/07 Redes e mídias sociais - 32h cada turma. Professora da disciplina de Redes e Mídias Sociais da pós-graduação em Comunicação Digital do IEC PUC Minas. Aulas ministradas para cinco turmas diferentes. Orientação de trabalhos de conclusão de curso com temas relacionados a redes sociais e comunicação digital Comunicação Digital (Postgraduate Certificate) IEC - PUC Minas, Brazil