???global.info.a_carregar???
Cristina Novo. Possui 2 capítulo(s) de livros. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação Especial. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Tecnologias de informação e comunicação; Crianças e jovens; Riscos; Desafios; Ciber-intimidação / Cyberbullying; Tecnologias de Informação e Comunicação; Formação de professores; TIC; Internet; Teacher training; ICT; estágio; currículo organizado; currículo integrado; transdisciplinaridade; stage; organized curriculum; integrated curriculum; transdisciplinarity; Escrita; Ensino; Aprendizagem; Processo de escrita; Tecnologia da educação; Ensino à distância - Estudos de caso; MOOCs; Bullying in schools; Tertiary institution; Digital inclusion; Digital skills; European project; Innovative resources; Adapted models; oralidade; compreensão e expressão oral; 2º ciclo do Ensino Básico; oral skills; 2nd cycle of basic education; Tradição; Modernidade; Hipermédia; Remediação; : MOOC (Massive Open Online Couse); conectivismo; modelo pedagógico; MOOC (Massive Open Online Couse); connectivism; pedagogical model; Conetivismo; Modelo pedagógico; Connectivism; Pedagogical model; III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning; cidadania digital; eskills; tvt21; inclusão; prática de ensino supervisionada; redes sociais; riscos; desafios; supervised teaching practice; social networks; risks; challenges; .
Identification

Personal identification

Full name
Cristina Novo

Citation names

  • Novo, Cristina
  • Canez, N. C.

Author identifiers

Ciência ID
BD1B-E52E-00F7
ORCID iD
0000-0002-2379-3029

Email addresses

  • christina.novo@gmail.com (Personal)

Telephones

Mobile phone
  • 962656860 (Personal)
Telephone
  • 243309180 Ext.: 04167 (Professional)

Addresses

  • Complexo Andaluz, Escola Superior de Educação, 2001-902, Santarém, Santarém, Portugal (Professional)
  • Rua Prof. Manuel Bernardo das Neves, lote 10, 2070-112, Cartaxo, Cartaxo, Portugal (Personal)

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Social Sciences - Educational Sciences - Education, Special

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
French Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2012/05/24
Concluded
Educação e Comunicação Multimédia (Título de especialista)
Major in Ciências da Educação
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Aprovada
2011/09/30
Attended
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Major in Ciências da Educação
Universidade de Aveiro, Portugal
Muito Bom
2006/03/04
Concluded
Multimédia em Educação (Mestrado)
Major in Não Aplicável
Universidade de Aveiro, Portugal
2003/03/04
Concluded
Organização e Avaliação da Formação - Ensino a Distância (Pós-Graduação)
Major in Ciências da Educação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Excelente
2001/10/11
Concluded
Apoio Educativo a Populações Especiais (DESE)
Major in Não Aplicável
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1989/07/01
Concluded
Professores do Ensino Primário (Bacharelato)
Major in Não Aplicável
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2007/09/15 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2018 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2013 - 2016 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2001/02/07 - 2007/09/16 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1990/02/07 - 2001/03/10 Tutor (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2018/02/06 - Current Coordenadora do Departamento de Tecnologias Educativas Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014/02/14 - Current Manager of Laboratory, Institute, Museum, Centre or Observatory Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014/09/01 - 2018/12/31 Vice-President Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2018 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2013 - 2014 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2021/03/01 - 2023/02/28 EDU APP
Researcher
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Erasmus Plus
Ongoing
2021/03/01 - 2023/02/28 DANTE - Digital Area for Networking Teachers and Educators
Researcher
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Erasmus Plus
Ongoing
2019/10/01 - 2022/08/01 ExPrax
Researcher
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Erasmus Plus
Ongoing
2021/03/01 - 2021/07/15 Inovação Digital Cv - piloto
Researcher
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Concluded
2017/09/01 - 2019/12/31 E-(m)Pact
desconhecido
Researcher
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017/09/01 - 2019/12/31 T21Commuity Project
Researcher
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Erasmus Plus
Concluded
2014/09/01 - 2017/12/31 CAREER PLANNING FOR TEENAGERS
desconhecido
Researcher
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Concluded
2013/09/01 - 2016/12/31 FIT - Fascinating ICT Tools for People with Disabilities - Leonardo Da Vinci
Desconhecido
Researcher
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Concluded
2013/09/01 - 2016/12/31 Life Long Learning in AppliedFields
desconhecido
Principal investigator
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Concluded
1997/09/01 - 2002/12/31 Programa Nónio Século XXI
Researcher
Ministério da Educação, Portugal
Cancelled
1991/09/01 - 1993/12/31 Projeto MINERVA
desconhecido
Researcher
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Ministério da Educação
Cancelled
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Novo, Cristina. "A ORALIDADE NO 2º CICLO – COMO POTENCIAR O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO E EXPRESSÃO ORAL?". In Propostas Didático-Pedagógicas para as Aulas de Português. Rio de Janeiro, Brazil: Dialogarts, 2020.
    Under revision
  2. Silva, Ana da; Barbas, Maria Potes; Matos, Pedro; Loureiro, Ana; Novo, Cristina; Soares, José. "Entre lugares reais e lugares virtuais: o Projeto Europeu #TV T21 COMmunity #e-Skills, social inclusion and employability". quadernsanimacio.net, 2018.
  3. Torres, Ana Luísa Mateus Oliveira Chança; Bordalo Pacheco, Nuno; Galego, João; Pacheco, Teresa; Maurício Dias, José; Novo, Cristina. "MOOC bullying in schools: the first experience in a portuguese tertiary institution". IGI Global, 2015.
    10.4018/978-1-4666-8279-5.ch010
Conference paper
  1. Torres, Ana Luísa; Pacheco, Nuno Bordalo; Pacheco, Teresa Bordalo; Novo, Cristina; Galego, João; Dias, José Maurício. "MOOC : massive open online course : numa instituição portuguesa de ensino superior". 2013.
Journal article
  1. Samartinho, Ana Catarina; João Paulo Samartinho. "Os Recursos Educativos Digitais como facilitadores da transição digital em tempo de pandemia: uma estratégia para a inclusão de alunos com Necessidades Específicas no 1ºCEB". Revista UIIPS 8 4 (2020): 60-71. https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/21970/16072https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/21970/16072.
    Published
  2. Novo, Cristina; Torres, Ana Luísa; Dias, José Maurício; Amendoeira, José; Pinto, Maria Rosário. "E-(m)PACT". (2020): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/19308.
    10.25746/ruiips.v7.i2.19308
  3. Matos, Pedro; Barbas, Maria; Novo, Cristina; Dias, Maurício; Loureiro, Ana. "THE T21 PROJECT: A EUROPEAN INITIATIVE FOR YOUNG PEOPLE WITH SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS". (2020): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/19269.
    10.25746/ruiips.v7.i2.19269
  4. Samartinho, Ana Catarina; Novo, Cristina; Samartinho, Joao. "Trabalho Colaborativo @ Distância em Tempos de Pandemia: Uma Solução de Inclusão no 1.º Ciclo para Alunos com Necessidades Específicas". (2020): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/21092.
    10.25755/int.21092
  5. Potes Barbas, Maria; Matos, Pedro; Novo, Cristina; Maurício Dias, José; Loureiro, Ana. "The T21 Project: a european initiative for young people with special educational needs". (2020): http://hdl.handle.net/10400.15/2856.
    https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19269
  6. Novo, Cristina; Torres, Ana Luísa; Dias, José Maurício. "BE.SAFE". (2020): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/19307.
    10.25746/ruiips.v7.i2.19307
  7. Torres, Ana Luísa; Batista, Maria do Rosário; Dias, José Maurício; Novo, Cristina. "Project – “Exchange of good practices for excellence”". (2020): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/21991.
    10.25746/ruiips.v8.i4.21991
  8. Barbas, Maria Potes; Matos, Pedro; Novo, Cristina; Luís, Helena; Lopes, Nádia; José, Mário. "Literacia Digital para o Mercado de Trabalho: formação inclusiva no ensino superior". (2020): http://hdl.handle.net/10400.15/3095.
  9. Torres, Ana Luísa Mateus Oliveira Chança; Pacheco, Nuno; Pacheco, Teresa; Novo, Cristina; Galego, João; Dias, Maurício. "MOOC - Massive Open Online Course - numa instituição portuguesa de ensino superior". (2013): http://hdl.handle.net/10400.15/1130.
  10. Teixeira, Madalena; Novo, Cristina; Neves, Elisabete. "Abordagens relevantes para o ensino da escrita – do papel ao digital". (2011): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/481.
    10.25755/int.481
  11. Novo, Cristina. "Bullying e as tecnologias da comunicação: do uso ao abuso". (2009): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/410.
    10.25755/int.410
Manual
  1. Guidlines to Online Learning. 2021.
    In press • 10.13140/RG.2.2.24306.58567
Report
  1. Barbas, Maria Potes; Pacheco, Bordalo; Silva, Francisco; Duarte, Paulo; Dias, Maúricio; Novo, Cristina; Matos, Pedro; Mortari, Fábio. 2015. Pilotagem em TICe...por terras ribatejanas. http://hdl.handle.net/10400.15/2070.
    http://doi.org/10.5281/zenodo.1160507
Thesis / Dissertation
  1. Caneira, Tânia Alexandra de Passos. "Redes sociais – estudo exploratório das conceções dos jovens sobre riscos e desafios". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.15/1666.
  2. Crespo, Elisabete Rosa. "A oralidade no 2º ciclo – Como potenciar o desenvolvimento da compreensão e expressão oral?". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.15/1637.
  3. Rosa, Cláudia António. "A influência das WebQuests na autorregulação das aprendizagens dos alunos". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.15/1879.
  4. Glória, Ana Catarina Baptista. "Promover na prática profissional estratégias de valorização da literacia da informação". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.15/1897.
  5. Carriço, Vilma. "Do currículo organizado ao currículo integrado: um potencial de aprendizagem vindo das dinâmicas transversais “Como desenvolver um processo de ensino e aprendizagem assente em dinâmicas transversais?”". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.15/1532.
  6. Canês, Cristina Novo. "Modelo de ensino a distância baseado em eLearning para o CEDES". Master, 2006. http://hdl.handle.net/10773/4897.
Working paper
  1. Novo, Cristina. 2022. "UM OLHAR SOBRE A SUPERVISÃO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE". https://www.researchgate.net/publication/358347732_UM_OLHAR_SOBRE_A_SUPERVISAO_E_O_DESENVOLVIMENTO_PROFISSIONAL_DO_DOCENTE.
    10.13140/RG.2.2.33534.05445
  2. Novo, Cristina. 2021. "Os desafios da educação na época da transformação digital - aula inaugural". https://us.edu.cv/usSITE/index.php/noticias-e-eventos/782-rececao-aos-caloiros-2021-2022-3-dia.
    10.13140/RG.2.2.18434.56005
  3. 2021. "Inovação Digital CV - piloto". https://www.researchgate.net/publication/358348830_PROJETO_INOVACAO_DIGITAL_CV.
    10.13140/RG.2.2.31017.47201
  4. Barbas, Maria Potes; Matos, Pedro; Novo, Cristina; Dias, José Mauricio. 2018. "Innovative resources and models for learning e-skills for young people with disabilities". http://hdl.handle.net/10400.15/2456.

Other

Other output
  1. TIA na educação especial e na intervenção precoce – dinâmicas e partilhas. Este artigo contextualiza algumas das diretivas europeias para a inclusão das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na construção de uma sociedade com maior igualdade, equidade e melhor acessibilidade, da parte de todas as crianças e jovens com deficiência, a uma inclusão social e profissional que deve começar na escola. Em contexto da educação especial e da intervenção precoce, as TIC pod. 2017. Novo, Cristina. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/10838.
  2. Navegação segura na internet - riscos e desafios. O avanço tecnológico e a utilização massiva das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm transformado a forma de viver de cada indivíduo nas sociedades actuais, a uma velocidade incomparável no passado. Deste modo não é difícil reconhecer que, o uso das TIC fizeram emergir benefícios a nível da distribuição da Informação, da velocidade de comunicação interpessoal, da aquisição de conhecim. 2010. Pires, Carina; Novo, Cristina; Gomes, Joana. http://hdl.handle.net/10400.15/426.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2021/10/14 Competências e desafios da educação no século XXI Aula Inaugural do Departamento de Ciências da Educação, Filosofia e Letras
Universidade de Santiago (Assomada, Cape Verde)
2021/02/10 PEDAGOGIA E TRANSIÇÃO DIGITAL Ciclo de Conferências - Autonomia e Flexibilidade Curricular
CFAE Edcuatis (Santarém, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2019/09/15 - Current Educação Inclusiva: conceções e práticas dos docentes para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no 2º ciclo do ensino básico, do liceu Amilcar Cabral de Santa Catarina, ilha de Santiago, Cabo Verde
Supervisor of Anilda Semedo
Mestrado em pedagogia (Master)
Universidade de Santiago, Cape Verde
2020/02/05 - 2022/03/04 Ferramentas digitais colaborativas e inclusão de alunos com Necessidades Específicas: estudo de caso no Agrupamento Gil Paes
Supervisor
Recursos Digitais em Educação (Master)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/05/05 - 2021/12/30 Língua Não Materna (PLNM) ao uso de tecnologias. Um contributo para uma aprendizagem da oralidade, por falantes chineses
Co-supervisor
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Basico e de Português e Historia e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Basico (Master)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/02/04 - 2021/05/05 Conceções sobre a avaliação das aprendizagens de alunos com Necessidades Específicas
Supervisor
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Basico e de Português e Historia e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Basico (Master)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 "Redes Sociais - estudo exploratório das conceções dos jovens sobre riscos e desafios"
Supervisor
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 Do currículo organizado ao currículo integrado: um potencial de aprendizagem vindo das dinâmicas transversais. "Como desenvolver um processo de ensino e aprendizagem assente em dinâmicas transversais?"
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 "A influência das WebQuests na autorregulação das aprendizagens dos alunos".
Supervisor
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 "Promover na prática profissional estratégias de valorização da literacia da informação".
Supervisor
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2021/11/13 - 2021/11/13 O Centro de Competência TIC ESE/IP Santarém e a Direção-Geral da Educação, no âmbito do Projeto eTwinning – Teacher Training Institutions -, promovem um seminário com uma abordagem transversal do currículo através do trabalho de projeto (2021/11/13 - 2021/11/13)
Seminar (President of the Organising Committee)
Centro de Competência TIC Santarém, Portugal
2021/07/16 - 2021/07/16 O Encontro TIC@Portugal teve a sua 9ª edição em julho de 2021 e juntou mais uma vez quase um milhar de professores e investigadores para partilharem práticas e refletirem sobre a integração das TIC no currículo, o pensamento computacional, metodologias de aprendizagem ativa e a educação para a cidadania digital. (2021/07/17 - 2021/07/17)
Meeting (Co-organisor)
Centro de Competência TIC Santarém, Portugal
2021/06/17 - 2021/06/17 No contexto da Capacitação Digital das Escolas, torna-se imprescindível que as escolas promovam a sensibilização para as temáticas da Cidadania Digital, de forma a contribuir para o bem-estar dos alunos e de toda a comunidade educativa. Os jogos SeguraNet contribuem para a promoção do pensamento crítico dos alunos, de forma a torná-los utilizadores capazes de evitar comportamentos de risco online e, paralelamente, estimular a análise da informação que recolhem online, aprendendo a ¿distinguir informação fidedigna de desinformação. (2021/06/17 - 2021/06/17)
Meeting (President of the Organising Committee)
Centro de Competência TIC Santarém, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2020/07/16 - 2020/07/16 - moderação de painel de comunicações flash - Sala 7 – Moderador: Cristina Novo - moderação de sessão prática: Trabalho colaborativo na educação literária: storyjumper e wordwall, por Ana Torres (ccTIC ESE-IP Santarém) - participação: Mesa Redonda: coordenadores dos CC TIC participantes Programa: http://wordpress.educom.pt/TIC-Portugal-20/programa/ TIC@Portugal,'20
Centro de Competência Educom, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2021/05/06 TIC no Ensino Básico em Cabo Verde: Estudo sobre Formação Docente em Tecnologias Educativas e o seu uso no Contexto Pedagógico no 1º Ciclo do Ensino Básico, nas Escolas Rurais em Santa Catarina de Santiago
(Thesis) Arguer
Ângela Maria Miranda Pereira (Master)
Universidade de Santiago, Cape Verde
2021/04/16 A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS, COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS
(Thesis) Arguer
Andreia Sofia Faria das Neves (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/01/25 Efeito de um programa de estimulação percetivo-motora para o desenvolvimento do uso do instrumento de escrita em crianças do 1.ºCiclo do Ensino Básico com dificuldades na escrita cursiva
President of the jury
Ana Filipa dos Santos Chambel (Master)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020/11/23 Implicações da compreensão Textual na aprendizagem de História e Geografia de Portugal no 2.º CEB
President of the jury
Catarina Isabel Francisco Lima (Master)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/12/05 Vídeos mediadores do conhecimento: uma abordagem para a comunicação acessível a pessoas com deficiência visual
(Thesis) Arguer
Daniela Tavares (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Consulting

Activity description Institution / Organization
2021/01/30 - 2021/01/30 Parecer sobre a relevância educacional de um recurso para a Educação para a Cidadania Digital, a pedido da Direção Geral de Educação, ME. Ministério da Educação, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2021/03/04 - 2021/06/30 Avaliação de Recursos Educativos Digitais Ciências da Educação (Bachelor (1st cycle)) Universidade de Santiago, Cape Verde
2021/01/03 - 2021/06/30 Tecnologias Educativas Pedagogia (Master Universitario) Universidade de Santiago, Cape Verde