???global.info.a_carregar???
Alcina Mendes. Concluiu o(a) Mestrado integrado em Biologia em 1987/06/25 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Doutoramento em Didáctica e Formação em 2013/09/27 pelo(a) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia e Mestrado em Mestrado em Supervisão em 1998/07/14 pelo(a) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia. Publicou 5 artigos em revistas especializadas. Possui 11 capítulo(s) de livros. Atua na(s) área(s) de Ciências Naturais com ênfase em Ciências Biológicas e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 12 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Ensino das ciências; Ensino secundário; Formação de professores; Perfil dos professores; Professores de ciências; Didáctica das ciências; Supervisão de professores; educação em ciências de cariz CTS; orientações para o ensino das ciências; didática das ciências; políticas educativas internacionais; Educação em Ciências de cariz CTS; Euro4Science; Kit de Ciências Forenses para a Educação em Ciências; .
Identification

Personal identification

Full name
Alcina Mendes

Citation names

  • Mendes, Alcina

Author identifiers

Ciência ID
C21B-559F-BCC8
ORCID iD
0000-0001-9871-2601

Knowledge fields

  • Natural sciences - Biological Sciences
  • Social Sciences - Educational Sciences
Education
Degree Classification
2008/10/13 - 2013/09/27
Concluded
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Major in Supervisão
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
"Perfil de Ensino do Professor de Ciências: construção e validação" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado
1995/10/01 - 1998/07/14
Concluded
Mestrado em Supervisão (Mestrado)
Major in Educação em Ciências
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
"Um modelo de supervisão da prática pedagógica na formação inicial de professores de Biologia" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado
1982/10/13 - 1987/06/25
Concluded
Biologia (Mestrado integrado)
Major in Ramo Educacional
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
16 valores
Projects

Contract

Designation Funders
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2019/01/01 - 2019/12/31 CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. [Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers]
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Luís Souto; Helena Maria dos Santos Moreira. CSI na escola. guia de atividades forenses para o Ensino Básico e Secundário. Porto, Portugal: Afrontamento ; Aveiro : Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro. 2023.
    Published • Assistant staff
  2. Isabel Martins; Maria Luísa Veiga ; Filomena Teixeira; Celina Tenreiro-Vieira; Rui Marques Vieira; Rodrigues, Ana V.; Fernanda Couceiro. Sementes, germinação e crescimento : guião didáctico para professores. 2007.
    Published
Book chapter
  1. Rebelo, Dorinda; Tavares, Deolinda; Bento, Cecília; Mendes, Alcina; Rosa, Inês. "Flexibilidade curricular e contextualização de saberes: um projeto interdisciplinar para o Baixo Vouga Lagunar". In A escola de aprender – Contributos para a sua construção, edited by Paixão,F., Jorge, F. R., & Silveira, P.. Castelo Branco, Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2019.
    Published
  2. Martins, Isabel P.; Mendes, Alcina; Martins, I.P.; Mendes, A.. "Contextualized Science Teaching and the STS Approach.". In Contextualizing Teaching to Improve Learning – The case of science and geography, edited by Leite, Laurinda; Dourado, Luís; Afonso, Ana S.; Morgado, S., 165-181. New York, United States: Nova Science Publishers, Inc, 2017.
    Published
  3. Pedrosa, Maria Arminda; Mendes, Alcina. "Biologia e química no ensino secundário geral de Timor-Leste – Perspetivas e construções interdisciplinares". In Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Motivação para o Desempenho Académico, edited by Veiga, Feliciano H., 639-655. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016.
    Published
  4. Mendes, Alcina; Martins, Isabel P.. "Perfil de ensino de professores de ciências: contributos empíricos para a validação de um referencial teórico.". In Experiencias de investigación e innovación en la enseñanza de las ciencias, edited by Membiela, P.; Cerebreiros, M. I., 413-417. Ourense, Spain: Educación Editora, 2012.
    Published
  5. Mendes, Alcina; Martins, Isabel P.. "Perfil de ensino de professores de ciências de nível secundário: Construção de um referencial teórico". In Educação em Ciências para o trabalho, o lazer e a cidadania, Actas XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências, edited by Leite, Laurinda; Afonso, Ana S.; Dourado, Luís; Vilaça, Teresa; Morgado, Sofia; Almeida, S., 185-198. Universidade do Minho, 2011.
    Published
  6. Mendes, Alcina. "Novos currículos de ciências no ensino secundário e iniciativas de formação de professores – Oportunidades e Obstáculos à implementação de abordagens CTS". In Atas do V Seminário Ibérico Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências, edited by Vieira, Rui Marques, 59-62. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2008.
    Published
  7. Rebelo, Dorinda; Mendes, Alcina. "Como um caso dos media se pode tornar um contexto CTS para o ensino de Biologia". In Atas do Seminário Ibérico Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências, edited by Vieira, Rui Marques, 292-294. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2008.
    Published
  8. Mendes, Alcina; Rebelo, Dorinda. "O trabalho experimental no ensino da Biologia e Geologia: uma abordagem comum.". In Contributos para a Qualidade Educativa no Ensino das Ciências - do Pré-Escolar ao Superior, Actas do XII Encontro Nacional de Educação em Ciências, edited by Lopes, José Bernardino; Cravino, J. P., 679-682. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2007.
    Published
  9. Rebelo, Dorinda; Mendes, Alcina. "Práticas de ensino em Ciências Naturais/ Biologia e Geologia (3.ºCEB/SEC)". In Relatos de Práticas: a voz dos actores da Educação em Ciência em Portugal, edited by Lopes, José Bernardino; Cravino, J. P., 23-27. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2007.
    Published
  10. Mendes, Alcina; Rebelo, Dorinda. "A Biologia e os desafios da actualidade: novo programa de Biologia para 12º ano do ensino secundário". In Atas do III Seminário Ibérico Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências, edited by Martins, Isabel P.; Vieira, Rui Marques; Paixão, Maria Fátima, 389-390. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2004.
    Published
  11. Mendes, Alcina. "Construção de um percurso experimental com alunos do ensino secundário: desafios, dificuldades e potencialidades". In Trabalho Prático e experimental na educação em ciências, edited by Sequeira, Manuel, 187-195. Braga, Portugal: Universidade do Minho, 2000.
    Published
  12. Mendes, Alcina; Martins, Isabel P.. "Modelo de Supervisão da Prática pedagógica na Formação Inicial de professores de Ciências: uma ponte entre a teoria e a prática". In Particular e o global no virar do milénio: cruzar saberes em Educação, edited by Fernandes, Margarida, 945-957. Lisboa, Portugal: Ed. Colibri / Sociedade Portuguesa de Educação, 2000.
    Published
Conference paper
  1. Piacentini, Valentina; Marques, Margarida M.; Porto, Suliane; Laranjeiro, Dionísia; Ambrósio, Susana; Mendes, Alcina; Ana Varela; et al. "Ambiente integrado de investigação e educação - o caso do Smart Knowledge Garden - para a reconceitualização de espaços e dinâmicas". Paper presented in IX Seminário Iberoamericano CTS / XIII Seminário Ibérico CTS 2024, Aveiro, 2024.
    In press
  2. Rebelo, Dorinda; Pinto, Maria João; Mendes, Alcina. "O CAULINO E SUA RELEVÂNCIA SOCIAL: UM CONTEXTO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS". Paper presented in XVIII ENEC - Encontro Nacional de Educação em Ciências III ISSE - International Seminar of Science Education, Porto, 2019.
    Published • 10.24840/978-989-746-201-6
Journal article
  1. Alcina Mendes; Isabel Martins. "Cinco Orientações para o Ensino das Ciências. A Dimensão CTS no Cruzamento da Didática e de Políticas Educativas Internacionais". Revista iberoamericana de ciencia tecnologi´a y sociedad (2016): https://doi.org/10.52712/issn.1850-0013-448.
    10.52712/issn.1850-0013-448
  2. Mendes, Alcina; Martins, Isabel P.. "Cinco Orientações para o Ensino das Ciências: a Dimensão CTS no Cruzamento da Didática e de Políticas Educativas Internacionais.". CTS Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad ISSN: 1850-0013 11 33 (2016): 93-112. http://hdl.handle.net/10773/18976.
    Open access • Published
  3. Souto, Luís; Tavares, Filipa; Moreira, Helena; Fidalgo, Ricardo; Pinho, Rosa; Mendes, Alcina; Pombo, Lúcia. "Forensic Toolbox: proposta de kit forense educativo". Indagatio Didactica 8 1 (2016): 1709-1723. http://hdl.handle.net/10773/18945.
    Open access • Published
  4. Souto, Luís; Tavares, Filipa; Moreira, Helena; Fidalgo, Ricardo; Pinho, Rosa; Mendes, Alcina; Pombo, Lúcia. "Forensic Toolbox: proposal of a forensic educational kit". (2016): https://doi.org/10.34624/id.v8i1.11897.
    https://doi.org/10.34624/id.v8i1.11897
  5. Mendes, Alcina. "Abordagens de ensino dos professores e qualidade das aprendizagens dos alunos". SIMagazine Revista Didático-Pedagógica 1 1 (2012): 24-41.
    Published
  6. Rebelo, Dorinda; Mendes, Alcina. "doença machado-Joseph: um contexto CTS para o ensino e aprendizagem da unidade curricular – Património Genético. Enseñanza de las Ciencias,". Enseñanza de las Ciencias Revista de investigación y experiencias didácticas - Número Extra VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias (2009): 2327-2334.
  7. Mendes, Alcina. "A dimensão CTS na formação de professores de ciências: estratégias de formação e construção de saberes". Enseñanza de las Ciencias, Número Extra VI Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias 2 (2001): 49-50.
    Published
Manual
  1. Mendes, Alcina; Pinheiro, Eduardo; Santos, Conceição. Biologia 12º ano – Guia do Professor. Díli, Timor-Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste. 2014.
    Published
  2. Mendes, Alcina; Santos, Conceição; Pinheiro, Eduardo. Biologia 12º ano - Manual do aluno. Díli: Ministério da Educação de Timor-Leste. 2013.
    Published
  3. Mendes, Alcina; Santos, Conceição; Pinheiro, Eduardo. Biologia 11º ano - Manual do aluno. Díli, Timor-Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste. 2013.
  4. Mendes, Alcina; Pinheiro, Eduardo; Santos, Conceição. Biologia 11º ano - Guia do Professor. Díli, Timor-Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste. 2013.
    Published
  5. Mendes, Alcina; Santos, Conceição; Lopes, Ana; Conde, Paula; Pinheiro, Eduardo. Biologia 10º ano - Manual do Aluno. Díli, Timor-Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste.. 2012.
    Published
  6. Mendes, Alcina; Santos, Conceição; Pinheiro, Eduardo. Biologia 10º ano - Guia do Professor. Díli, Timor-Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste. 2012.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Mendes, Alcina Maria Parracho. "Perfil de ensino do professor de ciências: concetualização e validação". PhD, Universidade de Aveiro, 2013. http://hdl.handle.net/10773/11486.
  2. Mendes, Alcina. "Um modelo de supervisão da prática pedagógica na formação inicial de professores de Biologia". Master, Universidade de Aveiro, 1998.
  3. Mendes, Alcina Maria Parracho. "Um modelo de supervisão da prática pedagógica na formação inicial de professores de Biologia". Master, 1998. http://hdl.handle.net/10773/33918.

Other

Standard or policy
  1. Programa: Biologia - 10º, 11º e 12º anos de escolaridade - Timor-Leste. Currículo do Ensino Secundário Geral de Ciências e Tecnologias Ministério da Educação de Timor-Leste.. 2011. Mendes, Alcina. https://www.ua.pt/esgtimor/PageText.aspx?id=16803.
  2. Programa de Biologia, 12º ano de escolaridade - Portugal. Programa para disciplina do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias do ensino secundário diurno (40 páginas) Ministério da Educação - Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular República Portuguesa. 2004. Mendes, Alcina. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Documentos_Disciplinas_novo/Curso_Ciencias_e_Tecnologias/biologia_op_12.pdf.
  3. Programa de Biologia Humana, 11º ano de escolaridade - Portugal. Programa para disciplina do Curso Tecnológico de Desporto do ensino secundário diurno (17 páginas) Ministério da Educação - Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular República Portuguesa. 2003. Mendes, Alcina. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Programas/biologia_humana_11.pdf.
  4. Programa de Biologia e Geologia de 11º ano de escolaridade - componente de Biologia - Portugal. Programa para disciplina do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias do ensino secundário diurno. (97 páginas) Ministério da Educação – Departamento do Ensino Secundário. República Portuguesa. 2003. Mendes, Alcina. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Documentos_Disciplinas_novo/Curso_Ciencias_Tecnologias/Biologia_Geologia/biologia_geologia_11.pdf.
  5. Programa de Biologia Humana de 10º ano de escolaridade - Portugal. Programa para disciplina do Curso Tecnológico de Desporto do ensino secundário diurno (32 páginas) Ministério da Educação - Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular República Portuguesa. 2002. Mendes, Alcina. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Programas/CE_Programa/biologia_humana_10.pdf.
  6. Programa de Biologia e Geologia, 10º ano de escolaridade - componente de Biologia - Portugal. Programa para disciplina do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias do ensino secundário diurno. (97 páginas) Ministério da Educação – Departamento do Ensino Secundário. República Portuguesa. 2001. Mendes, Alcina. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Documentos_Disciplinas_novo/Curso_Ciencias_Tecnologias/Biologia_Geologia/biologia_geologia_10.pdf.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2022/09/17 Supervisão, formação e colaboração para mudar a avaliação pedagógica num agrupamento de escolas II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas e V International Seminar on Science Education
ESE, Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2022/09/17 As estratégias de formação e de supervisão como fatores de qualidade da formação de professores – o caso de uma Oficina de Formação II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas e V International Seminar on Science Education
ESE, Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2022/09/15 Resistências dos professores quanto à valorização da avaliação formativa: um estudo exploratório centrado nas perceções dos formandos XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2020/06/03 Webinar Avaliação Formativa em Modo Digital Ciclo de Partilhas Escolares
Instituto universitário de Lisboa | IPPS-Iscte (Lisboa, Portugal)
2018/06/09 Painel - Cruzando perspectivas sobre Educação para o tempo atual II Seminário Internacional de Educação em Ciências
Instituto politécnico de Castelo Branco / APEduC (Castelo.Branco, Portugal)
2018/06/08 Inovar a Formação de Professores para Promover a Educação Científica II Seminário Internacional de Educação em Ciências
Instituto politécnico de Castelo Branco / APEduC (Castelo Branco, Portugal)
2018/06/08 Flexibilidade Curricular e contextualização de saberes: um projeto interdisciplinar para o Baixo Vouga Lagunar II Seminário Internacional de Educação em Ciências
Instituto politécnico de Castelo Branco / APEduC (Castelo-Branco)
2016/07/06 Cinco orientações para o Ensino das Ciências: a dimensão CTS no cruzamento da didática e de políticas internacionais V Seminário Ibéro-Americano CTS | IX Seminário CTS
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2016/07/05 Objetivos do Desenvolvimento do Milénio em Biologia e Química do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste V Seminário Ibéro-Americano CTS | IX Seminário CTS
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2016/07/04 - 2016/07/06 V Seminário Ibéro-Americano CTS | IX Seminário CTS (2016/07/04 - 2016/07/06)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade de Aveiro, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2022/11/24 - 2022/11/24 Moderador de OFICINA TEMÁTICA - “Taller de juegos para enseñar y aprender a pensar como científicos em primária”
Seminar
VIII SEMINARIO IBEROAMERICANO CTS - SIACTS/2022 XII SEMINARIO IBÉRICO CTS/2022
Universidade Cruzeiro do Sul - Campus Anália Franco, Brazil
2022/11/22 - 2022/11/22 Moderador de Simpósio: La Relevancia de la Educación Científica (segundo) ROSES
Seminar
VIII SEMINARIO IBEROAMERICANO CTS - SIACTS/2022 XII SEMINARIO IBÉRICO CTS/2022
Universidade Cruzeiro do Sul - Campus Anália Franco, Brazil
2022/09/16 - 2022/09/17 Moderador de Sessão (Comunicações) SP5 | Sala EP
Meeting
II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas e V International Seminar on Science Education
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2020/11/28 - 2020/11/28 Dinamização de Workshop - "Autonomia e Flexibilidade Curricular nas Ciências Experimentais"
Meeting
X Colóquio Autonomia e Flexibilidade Curricular: da organização à avaliação
Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão, Portugal
2016/07/04 - 2016/07/06 Moderador - Bloco Temático de Comunicações Orais (Tema 3)
Seminar
V Seminário Ibéro-Americano CTS | IX Seminário CTS
Universidade de Aveiro, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2015/08/28 - Current Associação Portuguesa de Educação em Ciências - APEduC Direção - Vice Presidente
2012/01/01 - Current Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência - AIA – CTS Sócio Efetivo n.º 11

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2022/11/22 - 2022/11/24 Comissão Científica: VIII Seminário Ibero-americano CTS (VIII SIACTS) - Interações CTS: Impactos sobre o Ambiente, a Saúde e a Educação
Member
Universidade Cruzeiro do Sul - Campus Anália Franco, Brazil
2022/09/16 - 2022/11/17 Comissão Científica: II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas/ V International Seminar on Science Education
Member
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2019/09/05 - 2019/09/07 Comissão Científica: XVIII ENEC | III ISSE Educação em Ciências: cruzar caminhos, unir saberes
Member
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2018/06/08 - 2018/06/09 Comissão Científica - II Seminário Internacional de Educação em Ciências
Member
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2017/09/14 - 2017/09/17 Comissão Científica: XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC.
Member
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017/09/14 - 2017/09/16 Comissão Científica - XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVII ENEC) I Seminário Internacional de Educação em Ciências (I SIEC)
Member
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016/07/04 - 2016/07/06 Comissão Científica - V Seminário Ibero-Americano CTS | IX Seminário CTS
Member
Universidade de Aveiro, Portugal