???global.info.a_carregar???
Investigadora bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Universidade do Minho. Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, Pós-graduada em Comunicação pela Universidade de Pernambuco e Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco. Desde 2011 atua como docente universitária. Ministrou cursos livres sobre redes sociais digitais, planejamento de comunicação e ativismo de marcas. Coautora do Livro Da Publicidade ao Consumo" com o capítulo 6 intitulado Ativismo como Mercadoria: fundamentos e estratégias das marcas diante do consumerismo contemporâneo.  Também Coautora do Livro “Novos” consumidores, “novos” mercados com o capítulo 3 intitulado Quem é onovo homem; na publicidade contemporânea? A construção identitária das masculinidades. Autora da Dissertação de Mestrado Ativismo como mercadoria: consumerismo, publicidade e discursos das minorias nas campanhas da Skol defendida em 2018 na Universidade Federal de Pernambuco (Brasil). Participante do Grupo de Pesquisa PHINC (Publicidade Híbrida e Narrativas do Consumo) sob a orientação do Prof. Dr. Rogério Covaleski (UFPE). Possui experiência profissional como Diretora de Comunicação em agências de publicidade no Brasil. Johnson & Johnson e Mondeléz são exemplos de marcas atendidas.
Identification

Personal identification

Full name
Paula Dias Aguiar
Date of birth
1978/11/03
Gender
Female

Citation names

  • Dias, Paula
  • Aguiar, Paula D.
  • Aguiar, Paula Dias

Author identifiers

Ciência ID
C21B-8B26-7F99
ORCID iD
0000-0002-0321-7489

Email addresses

  • pauladiasaguiar@gmail.com (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Media and Communications

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2021/02/04 - 2024/02/10
Ongoing
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Major in Publicidade e Propaganda
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
"Ativismo de mercado: Usos e efeitos da comunicação das marcas ante o consumerismo feminino contemporâneo. " (THESIS/DISSERTATION)
2022/07/08 - 2022/07/08
Concluded
Formação em SPSS (Outros)
Major in Estatistica
Universidade do Minho, Portugal
2016/02/10 - 2018/04/12
Concluded
Mestrado em Ciências da Comunicação (Master)
Major in Medias, Linguagem e Processos Sociopolíticos
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação, Brazil
"Ativismo como mercadoria: consumerismo, publicidade e discurso das minorias nas campanhas da marca Skoll" (THESIS/DISSERTATION)
19
2003/01/06 - 2003/12/19
Concluded
Gestão (Postgraduate Certificate)
Major in Gestão ambiental
Universidade de Pernambuco, Brazil
1995/02/03 - 2000/11/04
Concluded
Direito (Bachelor)
Major in Ciências Sociais - Direito
Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco, Brazil
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2017/03/01 - 2022/01/06 Invited Associate Professor (University Teacher) Centro Universitário UniFBV, Brazil
Centro Universitário UniFBV, Brazil
2020/06/01 - 2022/01/05 Invited Assistant (University Teacher) Faculdade Frassinetti do Recife, Brazil
Faculdade Frassinetti do Recife, Brazil
2016/02/01 - 2019/07/01 Assistant Professor (University Teacher) Faculdade dos Guararapes, Brazil
Faculdade dos Guararapes, Brazil
2012/03/01 - 2016/06/01 Assistant Professor (University Teacher) Centro Universitário Autônomo do Brasil, Brazil
Faculdades Integradas Barros Melo, Brazil

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2012/12/27 - 2014/11/06 Diretora de Comunicação Casa Comunicação, Brazil
2010/12 - 2013/03/29 Assistente de Comunicação Gruponove Comunicação, Brazil
2008/03/03 - 2010/06/06 Assistente de Comunicação Fbiz Agência de Comunicação, Brazil
Projects

Contract

Designation Funders
2022/11 - Current Ativismo de mercado: Trajetórias e efeitos da comunicação das marcas ante o consumerismo feminino contemporâneo
2022.14343.BD
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Other

Designation Funders
2020/04/01 - 2022/04/01 Grupo de Pesquisa UFPE - Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo
PHINC - Grupo de Pesquisa
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação, Brazil
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Paula Dias Aguiar; Ana Duarte Melo. "LGBTI+ Versus LGBTI+®: Publicidade, Consumerismo Político e Orgulho na Marcha 2022". 2024.
    10.21814/uminho.ed.125.8
  2. Aguiar, Paula D.. "Ativismo como Mercadoria fundamentos e estratégias das marcas diante do consumerismo contemporâneo". In Da Publicidade ao Consumo: ativismos, reconfigurações, interações, 1-496. Recife, Brazil: UFPE, 2020.
    Published
  3. Aguiar, Paula D.. ""Quem é o 'novo homem' na publicidade contemporânea? A construção identitária das masculinidades". In Livro “Novos” consumidores, “novos” mercados. São Paulo, Brazil: Pimenta Cultural, 2019.
    Published • 10.31560/pimentacultural/2019.386
Conference paper
  1. Aguiar, Paula D.. "De Stupid Girl a it Girl: capital social, consumo e mídias digitais na trajetória de Camila Coutinho". Paper presented in VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, Recife, 2017.
    Published
  2. Aguiar, Paula D.. "'Entre cabras-machos, ogros e o ‘novo homem’: o ethos e o pathos construindo masculinidades em propagandas de cosméticos masculinos". Paper presented in XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, São Paulo, 2016.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. "Ativismo como mercadoria: consumerismo, publicidade e discursos das minorias nas campanhas da cerveja Skoll". Master, Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação, 2018. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32804.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2021/09/20 Feminismo como mercadoria: Trajetórias e efeitos da comunicação das marcas ante o consumerismo feminino contemporâneo VIII Jornadas Doutorais 2021 - UMinho
Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2023/11/09 - 2033/11/10 As X Jornadas Doutorais visaram fortalecer o trabalho de investigação desenvolvido no CECS ao nível do doutoramento, propiciando espaços de diálogo e de debate, onde os participantes possam recolher novos contributos para o seu projeto. Possibilitaram a troca de experiências e a avaliação crítica construtiva.
Meeting
X Jornadas Doutorais
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2022/06/14 - 2022/06/15 Submissão aceita do trabalho Harmonizando os feminismos: Consumo e gênero na campanha de Dia das Mulheres da marca Johnnie Walker.
Meeting
II Jornadas de Ciências da Comunicação FLUC
Universidade de Coimbra, Portugal
2021/04/17 - 2021/04/17 Palestra Modelos Digitais de Negócios
Workshop
MINAS - Mulheres empreendedoras em tecnologia
MINAS - Mulheres empreendedoras em tecnologia, Brazil
2018/10/05 - 2018/10/05 Palestra Neoconsumidores: o consumo na era digital
Seminar
Semana Universitária Fcap - FCAP/UPE
Universidade de Pernambuco, Brazil
2018/04/04 - 2018/04/04 Palestra Branding para neoconsumidores
Meeting
Jornada Fafire
Faculdade Frassinetti do Recife, Brazil

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2019/10/06 - 2019/10/06 Ativismo como mercadoria para neoconsumidores Publicidade e Propaganda Centro Universitário UniFBV, Brazil

Interview (newspaper / magazine)

Activity description Newspaper / Forum
2018 Matéria Inovar é a grande lição Veja Educação Pernambuco
Distinctions

Award

2023 Menção Honrosa - Prêmio Inovar Jornadas Doutorais Universidade do Minho
Universidade do Minho, Portugal

Title

2018 Professora Homenageada - Turma Design Gráfico
Faculdade dos Guararapes, Brazil
2017 Professora Homenageada da Turma 2017.1 de Publicidade e Propaganda
Faculdade AESO Barros Melo, Brazil
2016 Professora Homenageada da Turma 2016.1 de Publicidade e Propaganda
Faculdade AESO Barros Melo, Brazil
2015 Professora Homenageada da Turma 2015.1 de Publicidade e Propaganda
Uniaeso, Brazil