???global.info.a_carregar???
Thyene da Silva Bürkle. Doutoranda no Programa Doutoral de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPED /UERJ (2010). Pós-graduada em Educação Especial (UFC/2011) e em Educação e Reeducação Psicomotora (UERJ/2005). Licenciada em Pedagogia (UERJ/2002). Membro das Comunidade Prática de Investigação Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) do Centro de Investigação e de Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP e do grupo de pesquisa Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais da ProPED/UERJ. Tem produções científicas nas áreas de Educação, Educação Especial e Educação Inclusiva. Tem experiência profissional como professora do ensino básico, educação especial e atendimento educacional especializado. Desempenhou funções como coordenadora de equipe de Educação Especial no Instituto Helena Antipoff (RJ/Brasil -2010/2019).
Identification

Personal identification

Full name
THYENE DA SILVA BÜRKLE

Citation names

  • Bürkle, Thyene

Author identifiers

Ciência ID
C31E-8482-A7B7

Email addresses

  • thyene@gmail.com (Professional)

Telephones

Mobile phone
  • 965026090 (Personal)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences - Education, General

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Beginner (A1) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1)
Portuguese (Mother tongue)
Spanish; Castilian Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2019/09 - 2023/06
Ongoing
Ciências da Educação (Doutoramento)
Major in Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010/02/01 - 2011/12/23
Concluded
Pós-Graduação em Educação Especial - Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado (Postgraduate Certificate)
Major in Educação
Universidade Federal do Ceará, Brazil
Aprovada
2008 - 2010/08/25
Concluded
Mestrado em Educação (Master)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
"A sala de Recursos como suporte à Educação Inclusiva no Município do Rio de Janeiro: das propostas legais à prática cotidiana" (THESIS/DISSERTATION)
18
2004/03/01 - 2005/03/01
Concluded
Curso de Especialização em Educação e Reeducação Psicomotora (Postgraduate Certificate)
Major in Educação
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Aprovada
2003
Concluded
Pedagogia (Licence)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
"Por detrás da lei: inclusão ou exclusão?" (THESIS/DISSERTATION)
17
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2020/11/03 - 2020/11/28 Invited Assistant Professor (University Teacher) Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brazil
Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brazil
2020/09/28 - 2020/10/24 Invited Assistant Professor (University Teacher) Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brazil
Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brazil

Other Careers

Category
Host institution
Employer
1999/10/01 - 2006/03/07 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Sociedade Educação e Caridade - Escola Nossa Senhora do Carmo, Brazil

Others

Category
Host institution
Employer
2011/03/01 - 2020/06/01 Elemento de equipe do Instituto Municipal Helena Antipoff Secretaria Municipal de Educação Do Rio de Janeiro, Brazil
2001/11/01 - 2017/06/17 Professor do Ensino Básico e Educação Especial do Município do Estado do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Educação Do Rio de Janeiro, Brazil
Projects

Other

Designation Funders
2021 - 2023 O processo de transição educacional para a vida independente para pessoas com deficiência intelectual e TEA em um mundo (pós) pandemia.
Pesquisa
Researcher
Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Ongoing
2019 - 2023 Educação inclusiva e vivência universitária: uma proposta para estudantes com deficiência intelectual e/ou autismo.
Pesquisa
Researcher
Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Ongoing
2017/06/01 - 2020/12/01 O Processo de Transição da Escola para a Vida Independente de Pessoas com Deficiência Intelectual
Researcher
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Ongoing
2008 - 2011 A Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva: diretrizes políticas e ações pedagógicas
Pesquisa
Researcher
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Concluded
2005 - 2008 Trajetórias profissionais de professores de escolas de excelência
Pesquisa
Researcher
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brazil
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Redig, Annie; Bürkle, Thyene; Glat, Rosana. "Três décadas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ: produzindo conhecimento e formando pesquisadores em Educação Especial". In Formação de recursos humanos e atendimento da família em Educação Especial, edited by Marquezini, Maria Cristina; Busto, Rosângela; Manzini, Eduardo, 9-22. São Carlos, Brazil: ABPEE, 2014.
    Published
  2. Bürkle, Thyene; Redig, Annie. "Revista Nova Escola e formação de professores na perspectiva da Educação Inclusiva". In Formação de recursos humanos e atendimento da família em Educação Especial., edited by Marquezini, Maria Cristina; Busto, Rosângela; Manzini, Eduardo, 63-76. São Carlos, Brazil: ABPEE, 2014.
    Published
Conference abstract
  1. Bürkle, Thyene. "Os efeitos do concurso para maiores de 23 anos no Ensino Superior em Portugal". Paper presented in Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Aveiro, 2021.
    Accepted
  2. Bürkle, Thyene; Vieira, Sheila. "Currículo e Educação Inclusiva: Representações e Significados Aplicados". Paper presented in Direitos Humanos e Escola Inclusiva - Construir a Equidade em Tempos de Mudança, Algarve, 2021.
    Accepted
  3. Bürkle, Thyene; Fernandes, Preciosa; Monteiro, Angélica. "O Acesso do Público "Maiores de 23" ao Ensino Superior - Uma Forma de Democratização da Educação?". Paper presented in XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Universidade do Porto: A construção do/a investigador/a ao longo do(s) processo(s) de investigação, Porto, 2021.
    Published
  4. Burkle, Thyene; Redig, Annie; Pletsch, Márcia. "A Educação Especial como suporte para a inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais". Paper presented in IX Jornada de Educação Especial - qualidade de vida para as pessoas com necessidades educacionais especiais: a dimensão das relações políticas, educacionais e familiares, 2008, Marília, 2008.
    Published
  5. Burkle, Thyene; Redig, Annie. "A Importância da Sala de Recursos e das Adaptações Curriculares para a Inclusão de Alunos com Condutas Típicas". Paper presented in III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, São Carlos, 2008.
    Published
Conference paper
  1. Burkle, Thyene; Redig, Annie. "A Sala de Recursos como suporte à Educação Inclusiva no município do Rio de Janeiro: das propostas legais à prática cotidiana". Paper presented in V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, Rio de JAneiro, 2012.
    Published
  2. Burkle, Thyene. "Professores itinerantes e professores de turma regular: um trabalho colaborativo em busca de uma educação de qualidade". Paper presented in V CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, Londrina, 2009.
    Published
  3. Burkle, Thyene; Redig, Annie; Glat, Rosana. "Produzindo conhecimento e formando profissionais em Educação Especial: 30 anos de PROPEd". Paper presented in Produzindo conhecimento e formando profissionais em Educação Especial: 30 anos de PROPEd -, Lodrina, 2009.
    Published
  4. Bürkle, Thyene; Redig, Annie. "A Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva da Revista Nova Escola: o estado da arte". Paper presented in V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, Londrina, 2009.
    Published
  5. Bürkle, Thyene. "Da exclusão a Inclusão Escolar de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: A sala de recursos como rede de apoio". Paper presented in V Seminário Internacional: As Redes de Conhecimentos e as Tecnologias, Rio de Janeiro, 2009.
    Published
  6. Burkle, Thyene; Redig, Annie. "A Importância da Sala de Recursos e das Adaptações Curriculares para a Inclusão de Alunos com Condutas Típicas.". Paper presented in III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, São Carlos, 2008.
    Published
Conference poster
  1. Bürkle, Thyene; Fernandes, Preciosa; Monteiro, Angélica. "O Acesso do Público "Maiores de 23 anos" ao Ensino Superior: Uma Forma de Democratização da Educação?". Paper presented in XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação, 2020.
Edited book
  1. Bürkle, Thyene. Livro de Resumos e Notas do XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Universidade do Porto - A construção do/a investigador/a ao longo do(s) processos(s) de investigação. Porto, Portugal: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. 2021.
    Published • Editor
Thesis / Dissertation
  1. Burkle, Thyene. "A Sala de Recursos como Suporte à Educação Inclusiva no Município do Rio de Janeiro: das Propostas legais à prática cotidiana.". Master, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2010.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2012 A Sala de Recursos como suporte a educação inclusiva no município do Rio de Janeiro: das propostas legais à prática cotidiana. V Congresso Brasileiro de Educação Especial
Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, Brazil)
2012 Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva: desafios e caminhos percorrido. Formação continuada para professores que atuam na Educação Especial e na Educação Inclusiva
Assciação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Nova Friburgo, Brazil)
2009/11/06 Professores itinerantes e professores de turma regular: um trabalho colaborativo em busca de uma educação de qualidade. V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial
Universidade Estadual de Londrina (Rio de Janeiro, Brazil)
2009/11/06 A educação especial e inclusiva na perspectiva da Revista Nova Escola: o estado da arte. V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial
Universidade Estadual de Londrina (Rio de Janeiro, Brazil)
2009/09/16 Formação em Educação Especial: três décadas de história no PROPED A Educação Especial no PROPED - 30 anos Pesquisa e Formaçã
Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brazil)
2009/06 Da exclusão a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: a sala de recursos como rede de apoio. V Seminário Internacional: as Redes de Conhecimento e as Tecnologias: os outros como legítimo OUTRO
Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brazil)
2008/12/05 A importância da sala de recursos e das adaptações curriculares para a inclusão de alunos com condutas típicas. III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial
Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, Brazil)
2008/05/15 A Educação Especial como suporte para a inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais. IX Jornada de Educação Especial - Qualidade de vida para pessoas com necessidades educacionais especiais: a dimensão das relações políticas, educacionais e familiares
Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp (Rio de Janeiro, Brazil)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2021/03/01 - 2021/06 A importância da rotina escolar como meio de inclusão para alunos autistas na educação infantil, um caso de estudo no município do Rio de Janeiro
Supervisor
Licenciatura em Pedagogia (Degree)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
2021/03/01 - 2021/06 A contribuição das práticas pedagógicas inclusivas na aprendizagem significativa do aluno com deficiência na educação infantil
Supervisor
Licenciatura em Pedagogia (Degree)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
2021/01 - 2021/06 Vivência e prática do ensino em sala de aula com aluno Autista
Supervisor
Pós-graduação em Educação Inclusiva Especial (Specialization course)
Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brazil
2021/01 - 2021/06 Abordagem Holística na Mediação Escolar
Supervisor
Pós Graduação em Educação Especial (Specialization course)
Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brazil
2020/06 - 2020/12 Memorial de formação: Autismo, alfabetização e o papel do professor no processo de aprendizagem.
Supervisor
Licenciatura em Pedagogia (Degree)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
2019/06 - 2019/12 As possibilidades de intervenções nas dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Supervisor
Licenciatura em Pedagogia (Degree)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2020/12/17 - 2020/12/18 Membro da Comissão Organizadora do XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação, subordinado ao tema A Construção do/a Investigador/a ao longo do(s) processo(s) de investigação. (2020/12/17 - 2020/12/18)
Congress (Member of the Organising Committee)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2009/09/15 - 2009/09/16 Evento realizado em comemoração aos 30 anos de existência do Programa de Pós-Graduação em Educação - Proped _ da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O evento promoveu o encontro de diversos pesquisadores formados pelo programa de Pós-Graduação e teve como objetivo o debate sobre a produção científica realizada ao longo deste período. (2009/09/15 - 2009/09/16)
Congress (Member of the Organising Committee)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2020/12/10 - Current Mediadora da mesa redonda “Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva” para professores da Educação Básica, em parceria com a Fundação CECIERJ e a Faculdade de Educação/UERJ
Round table
Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva
Fundação CecieRJ - Universidade do Estrado do Rio de Janeiro, Brazil
2008/11/18 - Current Palestra sobre "Adaptações curriculares para alunos com necessidades educacionais especiais em turmas comuns" proferida na disciplina "Tópicos especiais: Educação, Cidadania e Exclusão" do curso de pós-graduação stricto-sensu do Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Other
Tópicos Especiais: Educação, Cidadania e Exclusão
Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
2008/09/12 - Current Participante de mesa redonda na IV Jornada de Educação Inclusiva do Município do Rio de Janeiro
Round table
IV Jornada de Educação Inclusiva do Município do Rio de Janeiro
Secretaria Municipal de Educação Do Rio de Janeiro, Brazil
2007/05/29 - 2007/05/29 Debate realizado na mesa redonda intitulada "O Papel da Avaliação na Escola Organizada em Ciclos de Formação: Responsabilidade Pedagógica, Responsabilidade Social", na 2ª edição do X Seminário de Planejamento e Avaliação à Luz da Multieducação.
Round table
X Seminário de Planejamento e Avaliação à Luz da Multieducação.
Secretaria Municipal de Educação Do Rio de Janeiro, Brazil

Consulting

Activity description Institution / Organization
2012/08/10 - 2012/09/12 Consultoria realizada para a Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando do Município de Nova Friburgo, com a finalidade de promover formação dos professores que atuam na Educação Especial do município.

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2020/11/03 - 2020/11/28 Transtorno Global do Desenvolvimento Educação Especial - Desafios e Ações Pedagógicas (Postgraduate Certificate) Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brazil
2020/09/28 - 2020/10/24 Psicologia Social e Cotidiano da Sala de Aula Ensino Superior: O Docente e o Tutor na Era Digital (Postgraduate Certificate) Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brazil
2008/02 - 2008/03 Memorização e Leitura Dinâmica Curso de Férias para Professores (Licence) Universidade Estácio de Sá, Brazil
2008/01 - 2008/02 Introdução à Didática Curso de Férias para professores (Licence) Universidade Estácio de Sá, Brazil

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2021/03 - 2021/03 Revista Brasileira de Ensino Superior (2447-3944) IMED

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2021/02 - 2021/02 Avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso "Inclusão no Mercado de Trabalho". Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brazil
2021/02 - 2021/02 Avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso "O Autismo e o Ensino Remoto". Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, Brazil