???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Maria Paula de Sousa Oliveira

Citation names

  • Oliveira, Maria
  • M. Paula Oliveira
  • Maria Paula Collaço
  • Paula Oliveira

Author identifiers

Ciência ID
C412-3525-557A
ORCID iD
0000-0002-6376-1099

Telephones

Mobile phone
  • (351) 924406221 (Professional)

Knowledge fields

  • Exact Sciences - Mathematics
  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
French Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Beginner (A1) Upper intermediate (B2) Beginner (A1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2000
Concluded
Matemática (Doutoramento)
Major in Metric Fixed Point Theory/Teoria métrica do ponto fixo
Universidade de Aveiro, Portugal
"Definições de Contracção e Teoremas de Ponto Fixo" (THESIS/DISSERTATION)
1990
Concluded
Provas de Aptidão pedagógica e Capacidade Científica (Especialização pós-licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Condições de contacção e teoremas do ponto fixo/ Contractive conditions and fixed point theorems" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom/ Very Good
1985
Concluded
Engenharia Geográfica/Geographical Engineering (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"n/a" (THESIS/DISSERTATION)
14
1983
Concluded
Bacharelato em Matemática (Bacharelato)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"n/a" (THESIS/DISSERTATION)
12
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2023/10/01 - Current Associate Professor (University Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2002/09/02 - 2023/09/30 Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2000/06/22 - 2002/09/01 Assistant Professor (University Teacher) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
1998/09/14 - 2000/06/21 Assistant (University Teacher) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
1990/07/28 - 1998/09/13 Assistant (University Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
1985/12/27 - 1990/07/27 Trainee Assistant (University Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2013 - Current Vice-diretora Mestrado em Matemática para Professores Universidade de Aveiro, Portugal
2013/10 - 2021/12/31 Coordenador do Projeto Matemática Ensino/Universidade de Aveiro Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
Outputs

Publications

Book
  1. Bastos, N. R. O.; Oliveira, M. P. de Sousa; Ferreira, I.; Nuno Rafael Oliveira Bastos; Maria Paula de Sousa Oliveira; Isabel Ferreira. Active learning in a vocational education and training programme. IATED. 2023.
    10.21125/edulearn.2023.1525
  2. Seabra, Dina Fernanda da Costa; Oliveira, Maria Paula de Sousa; Santos, João Manuel Silva; Andrade, Enide; Brás, Isabel Alexandra Vieira; Almeida, Dalila Maria Vieira. Análise matemática: unidades teórico-práticas. Universidade de Aveiro. 2010.
Book chapter
  1. Oliveira, M. P. de Sousa; Maria Paula de Sousa Oliveira. "Procedural/rote learning vs meaningful learning: which do first year undergraduate students prefer?". IATED, 2023.
    10.21125/edulearn.2023.0505
  2. Dias, L.; Oliveira, M. P.; Bastos, N. R. O.; Lucília Dias; Maria Paula Oliveira; Nuno Rafael O. Bastos. "An experience with Desmos in the study of the quadratic function". IATED, 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1069
  3. Oliveira, Maria Paula. "PmatE: um projecto com vida (longa)". UA Editora, 2021.
  4. Maria Paula Oliveira; Paula Carvalho. "Mathematics Exercise Generator". In The Language of Parameterized Exercises, 264-282. {IGI, 2020.
    10.4018/978-1-7998-1591-4.ch015
  5. Cruz, João Pedro; Oliveira, Paula; Seabra, Dina; Cruz, Joao Pedro. "Motivation behind parameterized exercises". In 12TH INTERNATIONAL TECHNOLOGY, EDUCATION AND DEVELOPMENT CONFERENCE (INTED). IATED, 2018.
    10.21125/inted.2018
Conference paper
  1. João Pedro Cruz; M. Paula Oliveira; Isabel Cação. "TEACHING AND LEARNING CALCULUS WITH CHATGPT: BENEFITS AND LIMITATIONS". 2023.
    10.21125/iceri.2023.0175
  2. Maria Paula de Sousa Oliveira; Andreia Hall; Nuno Rafael Oliveira Bastos; Dina Seabra; Elsa Assunção; Maria João Barroso; Oliveira, M. P. de Sousa; et al. "THE GEOGEBRA BOOK: A TOOL TO ENGAGE STUDENTS". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.0645
  3. Maria Paula Oliveira; Oliveira, M. P.. "MATHEMATICS, COMPUTERS AND COMPETITIONS: 30 YEARS TOGETHER". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.0374
  4. Oliveira, Maria Paula. "33 anos do Projecto Matemática Ensino". 2022.
  5. Oliveira, Maria; Descalço, L.; Oliveira, P.. "SCIENCE COMPETITIONS: DO THEY FOSTER LEARNING?". 2018.
    10.21125/edulearn.2018.0440
  6. Carvalho, Paula; Oliveira, Paula; Oliveira, Maria. "Mathematics or Mathematics for Engineering". 2018.
    10.1109/CISPEE.2018.8593463
  7. Descalço, L.; Carvalho, P.; Oliveira, P.. "Motivating Study Before Classes on Flipped Learning". 2018.
  8. Camejo, Jorge; Silva, Alexandre; Descalço, Luís; Oliveira, Paula; Descalco, Luis. "ModelMaker, a Multidisciplinary Web Application to Build Question Generator Models From Basic to Higher Education". 2016.
    10.21125/edulearn.2016.2206
  9. Descalço, Luís; Carvalho, Paula; Oliveira, Paula. "Integração de sistemas informáticos no apoio ao estudo autónomo e avaliação". 2016.
  10. Cruz, João Pedro; Oliveira, Paula; Seabra, Dina; Cruz, Joao Pedro. "Parameterized exercises in SMC". 2016.
    10.21125/ICERI.2016.0323
  11. Ramos, Sandra; Oliveira, Lia Raquel; Oliveira, Maria Paula. "Centum Square: Um jogo para alunos do ensino básico". 2016.
  12. Descalço, Luís; Carvalho, Paula; Cruz, João Pedro; Oliveira, Paula; Seabra, Dina; Oliveira, Maria; Cruz, J. P.; Descalco, L.. "Using bayesian networks and parameterized questions in independent study". 2015.
  13. Descalço, Luís; Carvalho, Maria Paula; Cruz, João Pedro; Oliveira, Maria Paula de Sousa; Seabra, Dina; Oliveira, Paula; Cruz, J. P.; Carvalho, Paula; Descalco, L.. "Computer-assisted independent study in multivariate calculus". 2015.
  14. Seabra, D.; Oliveira, P.; Cruz, P.. "MEGUA and the five R's: Databases of parameterized exercises,MEGUA e os cinco r's: bases de dados de exercícios parametrizados". 2013.
  15. Oliveira, Maria. "Computerized Evaluation and Diagnosis of Student’s Knowledge Based on Bayesian Networks". 2010.
    10.1007/978-3-642-16020-2_43
Edited book
  1. Oliveira, Maria. Curso de Análise Matemática. Portugal. 2010.
Journal article
  1. Oliveira, Maria Paula. "33 anos do Projecto Matemática Ensino". (2022): http://hdl.handle.net/10773/36973.
  2. Alberto Oliveira da Silva; Adelaide Freitas; Maria Paula de Sousa Oliveira; Alexandre Mota da Silva; Silva, Alberto Oliveira da; Freitas, Adelaide; Oliveira, Maria Paula de Sousa; Silva, Alexandre Mota da. "Competições em ciência usando tecnologia: um caso de estudo do comportamento das escolas participantes em Portugal". Ciência & Educação (Bauru) 24 3 (2018): 677-693. https://doi.org/10.1590/1516-731320180030009.
    10.1590/1516-731320180030009
  3. Cruz, Pedro; Oliveira, Paula; Seabra, Dina. "MEGUA and the five R' s: Databases of Parameterized Exercises". 13TH IBERIAN CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS AND TECHNOLOGIES (CISTI) (2013): https://publons.com/publon/21406390/.
  4. Seabra, Dina; Oliveira, Paula; Cruz, Pedro. "MEGUA PACKAGE FOR PARAMETERIZED EXERCISES". 6TH INTERNATIONAL CONFERENCE OF EDUCATION, RESEARCH AND INNOVATION (ICERI) (2013): https://publons.com/publon/21406391/.
  5. Diogo, Sandra; Oliveira, Paula; Castillo, Gladys; Descalco, Luis; Millan, Eva; Oliveira, Maria. "Using Bayesian networks to improve knowledge assessment". Computers & Education (2013): https://publons.com/publon/4853218/.
    10.1016/J.COMPEDU.2012.06.012
  6. Oliveira, Maria. "TDmat–mathematics diagnosis evaluation test for engineering sciences students". International Journal of Mathematical Education in Science and Technology (2007): http://dx.doi.org/10.1080/00207390601035476.
    10.1080/00207390601035476
  7. Silva, JCE; Collaco, P. "A complete comparison of 25 contraction conditions". Nonlinear Analysis (1997): https://publons.com/publon/4473407/.
    10.1016/S0362-546X(97)00353-2
  8. SILVA, JMMCE; COLLACO, MPSO. "COMPARISON OF CONTRACTIVE CONDITIONS". FIFTEENTH PORTUGUESE-SPANISH CONFERENCE ON MATHEMATICS: PROCEEDINGS, VOLS 1-6 (1991): https://publons.com/publon/18606200/.
Manual
  1. Oliveira, Maria. Viver@matematica 10. 2007.
  2. Oliveira, Maria. Viver@matematica 6. 2005.
Thesis / Dissertation
  1. Menino, António Manuel Mota Pereira. "Avaliação diagnóstica em matemática: um instrumento online sobre as conceções de alunos de 5.º ano sobre o sinal de igual". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10773/30901.
  2. Costa, Carla Maria Correia de Carvalho Ramos. "As sucessões no ensino secundário: uma abordagem com recursos digitais". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/22186.
  3. Freitas, Catarina Alexandra Ferreira Leite. "Recursos digitais de apoio ao ensino das equações lineares no 3º Ciclo do Ensino Básico". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10773/17170.
  4. Santos, Iolanda da Silva Mourão. "Recursos digitais de apoio ao ensino dos sistemas lineares no 3º Ciclo do Ensino Básico". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10773/16289.
  5. Monteiro, Filipe Nunes. "Recursos digitais de apoio ao ensino das funções exponencial e logarítmica". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10773/17896.
  6. Silva, Joana Patrícia Santos. "Recursos digitais de apoio ao ensino das funções trigonométricas". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13655.
  7. Rocha, Iola Marlene Loureiro do Couto. "Mergulhar nas funções trignométricas". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12081.
  8. Martins, Cristina Maria Arcanjo Coelho. "Sistemas de equações: uma abordagem criativa". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10773/9883.
  9. Loureiro, Maria de Fátima Carmo. "Quadros interactivos no ensino da matemática". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10773/2918.
  10. Sá, Rosalina Maria Belinha Pinto e. "Utilização de uma plataforma de ensino assistido na primitivação". Master, 2006. http://hdl.handle.net/10773/4853.

Other

Other output
  1. Recursos digitais para diagnóstico e avaliação dos sistemas de duas equações lineares no 3º ciclo do ensino básico. A educação e a formação são fatores insubstituíveis de desenvolvimento económico e tecnológico, da coesão social, do desenvolvimento pessoal e do exercício pleno da cidadania. Apesar dos programas e medidas implementados ao longo dos tempos, o abandono e o insucesso escolares continuam por resolver com a eficácia e eficiência que seriam desejáveis. Neste contexto surge a Gamificação, que tem vindo. 2017. Ramalho, Diana da Conceição da Costa Leal; Oliveira, Paula; Descalço, Luís. http://hdl.handle.net/10773/25065.
  2. Recursos digitais para diagnóstico e avaliação do tema Circunferência no 3º ciclo do ensino básico. O Ensino tem vindo a sofrer muitas alterações ao longo dos últimos anos. Desde os programas das disciplinas às práticas letivas, muitas têm sido as modificações que a Escola tem suportado. Uma das principais razões para estas mudanças está relacionada com o crescente insucesso dos alunos. A falta de motivação e de interesse dos discentes pela aprendizagem tem condicionado muito a obtenção de suces. 2017. Rocha, Marta Isabel Cunha da; Descalço, Luís; Oliveira, Paula. http://hdl.handle.net/10773/25087.
  3. Exercise templates with Sage Math. Students can benefit from the study of a detailed answer of an exercise after trying to solve it in traditional pen-and-paper way as has been verified in literature. This basic fact was the incentive to the creation of a new package, for the growing community of users of Sage Math, that allows an author to add, change and delete parameterized exercise templates, with detailed answer, from one or m. 2012. Cruz, João Pedro Antunes Ferreira da; Oliveira, Maria Paula de Sousa; Seabra, Dina Fernanda da Costa. http://hdl.handle.net/10773/10519.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2022/10/01 - 2023/06 Instagram No Ensino (Secundário) Da Matemática A
Supervisor
Mestrado em Matemática para Professores (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/10 - 2022/12 Aprendizagens ativas nos domínios da estatística e das probabilidades com recurso a ferramentas digitais
Co-supervisor
Mestrado em Matemática para Professores (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/09 - 2022/12 A Matemática do Ensino Básico numa abordagem STEAM
Supervisor
Mestrado em Matemática para Professores (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/09 - 2022/10 Estratégias dinâmicas de aprendizagem em Matemática no domínio da Trigonometria
Supervisor
mestrado Matemática e Aplicações (Master)
Universidade de Cabo Verde, Cape Verde
2021/09 - 2022/10 Estratégias dinâmicas de aprendizagem em Matemática no domínio da Geometria
Supervisor
mestrado Matemática e Aplicações (Master)
Universidade de Cabo Verde, Cape Verde
2021/09 - 2022/09 Avaliação na disciplina de Matemática
Co-supervisor
Mestrado Matemática e Aplicações (Master)
Universidade de Cabo Verde, Cape Verde
2021/09 - 2022/07 Impacto de práticas de avaliação formativa na qualidade do sucesso dos alunos de matemática a no ensino secundário
Supervisor
Mestrado em Matemática para Professores (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/09 - 2022/07 Estratégias dinâmicas de aprendizagem em Matemática no domínio da Trigonometria
Supervisor
Mestrado em Matemática para Professores (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/09 - 2021/12 Motivação intrínseca e/ou extrínseca para o sucesso na aprendizagem da Matemática
Supervisor
Mestrado em Matemática para Professores (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/09 - 2021/12 Competições de Matemática: motivação intrínseca e/ou extrínseca para o sucesso na aprendizagem da Matemática
Supervisor
Mestrado em Matemática para Professores (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/09 - 2021/12 Estudo da Geometria do Círculo em Cursos de Educação e Formação para Adultos
Supervisor
Mestrado em Matemática para Professores (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/09 - 2021/07 Aprendizagens ativas no domínio das funções reais com recurso a ferramentas digitais
Supervisor
Mestrado em Matemática para Professores (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/09 - 2021/07 Aprendizagens ativas no domínio das funções reais com recurso a ferramentas digitais
Supervisor
Mestrado em Matemática para Professores (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/09 - 2020/07 Avaliação diagnóstica em Matemática. Um instrumento online sobre as conceções de alunos de 5.º ano sobre o sinal de igual
Co-supervisor
Mestrado em Matemática para Professores (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/09 - 2020/07 Tecnologia em educação matemática: do ábaco ao smartphone
Supervisor
Mestrado em Matemática para Professores (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014/01/02 - 2018/07/27 Desenvolver o gosto pela matemática e pelo estudo das matemáticas escolares: criação de um protótipo de Sistema Inteligente de Ensino/Aprendizagem no âmbito do PMatE®
Co-supervisor
Ciências da Educação (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2016/09 - 2017/07 Recursos Digitais para diagnóstico e avaliação das propriedades de ângulos, cordas e arcos definidos numa circunferência no 3º Ciclo do Ensino Básico
Co-supervisor
Mestrado em Matemática para Professores (Master)
2016/09 - 2017/07 Recursos Digitais para diagnóstico e avaliação dos Sistemas de duas equações do 1º grau com duas incógnitas no 3º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
Mestrado em Matemática para Professores (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017 - 2017 Desenvolver o gosto pela matemática e pelo estudo das matemáticas escolares: criação de um protótipo de Sistema Inteligente de Ensino/Aprendizagem no ambito do Projeto PMatE
Co-supervisor
Ciências da Educação (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Recursos Digitais para diagnóstico e avaliação dos sistemas de duas equações lineares no 3.º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
Matemática para Professores (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 As sucessões no ensino secundário - uma abordagem com recursos digitais
Supervisor
Matemática para Professores (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 Recursos Digitais de Apoio ao Ensino das equações Lineares no 3.º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
Matemática para Professores (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 Recursos Digitais de Apoio ao Ensino dos Sistemas Lineares no 3.º Ciclo do Ensino Básico
Co-supervisor
Matemática para Professores (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Recursos digitais de apoio das funções exponencial e logarítmica
Supervisor
Matemática para Professores (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2023/10/20 - 2023/10/21 36º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática (2023/10/20 - 2023/10/21)
Conference (Member of the Organising Committee)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/10/02 - 2023/10/04 International Conference on Mathematics Education and Technology (2023/10/02 - 2023/10/04)
Conference (Member of the Organising Committee)
Universidade de Aveiro, Portugal
2002/04/29 - 2021/12/31 Competições Nacionais de Ciência nas áreas de Matemática, Biologia, Geologia, Língua Portuguesa, Física, Química, Literacia Financeira e Inglês. Estas competições destinam-se a alunos do sistema de ensino português do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. Desde 2002 que integra a organização do evento que reúne anualmente milhares de alunos de todo o país. (2002/04/29 - 2021/12/31)
Call (Member of the Organising Committee)
Universidade de Aveiro, Portugal