???global.info.a_carregar???
João Vítor Torres. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação.
Identification

Personal identification

Full name
João Vítor Torres
Date of birth
1969/06/13
Gender
Male

Citation names

  • Torres, João

Author identifiers

Ciência ID
C41E-FFFC-7676
ORCID iD
0000-0002-9995-4511
Google Scholar ID
6bTT5nYAAAAJ&hl

Email addresses

  • joao.torres@ese.ips.pt (Professional)
  • jvtorres@gmail.com (Personal)

Telephones

Mobile phone
  • 968287681 (Personal)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
Spanish; Castilian Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2)
French Proficiency (C2) Advanced (C1) Intermediate (B1) Proficiency (C2) Intermediate (B1)
English Elementary (A2) Intermediate (B1) Elementary (A2) Elementary (A2) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
2019/05/31 - 2020/07/17
Concluded
Formação de Professores do Ensino Básico (Título de especialista)
Major in Educação
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Aprovado
2012/04/30
Concluded
Curso de formação avançada, integrado no Programa de Doutoramento em Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Major in Didática da Matemática,
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
17
2012
Attended
Educação (Doutoramento)
Major in Especialidade: Didáctica da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"As Tecnologias de Informação e Comunicação na aula de Matemática: Práticas de ensino de dois professores" (THESIS/DISSERTATION)
2006/04/28
Concluded
Mestrado em Educação (Mestrado)
Major in Didáctica da Matemática
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Muito Bom
1994/06/30
Concluded
Matemática (Licenciatura)
Major in Probabilidades e Estatística
Universidade de Évora, Portugal
12
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2022/08/01 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/10/01 - 2022/08/31 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019/09/23 - 2020/08/31 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2015/03/01 - 2015/07/31 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
1999/09/01 - 2004/08/31 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2013/09/01 - Current Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012/09/01 - 2013/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundária de Pinhal Novo, Portugal
2009/09/01 - 2011/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Direção-Geral de Educação, Portugal
2004/09/01 - 2009/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1998/09/01 - 1999/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, Portugal
Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/09/01 - 1998/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundária de Pinhal Novo, Portugal
1991/09/30 - 1994/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundárias André de Gouveia, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2021 - Current First School, First Robot
Researcher
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2018/01/01 - 2022/07/31 Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal
Researcher
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2017 - 2022 GEN10S
Other
2004/09/01 - 2007/12/31 Developing Number sense: Curricular demands and perspectives
FCT POCI/CED/59680/2004
Researcher
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Other

Designation Funders
2019/01/01 - Current PRECASE
Formador
Outputs

Publications

Book
  1. Torres, João; Miguel Figueiredo (F31F-900D-E8C2). Guia de implementação do Projeto GEN10S Portugal. Portugal: Centro de Competências da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. 2017.
    Published
  2. Torres, João; Miguel Figueiredo (F31F-900D-E8C2). Guia do professor - Projeto GEN10S Portugal. Centro de Competências da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. 2017.
    Published
Book chapter
  1. Margarida Pinheiro; Carlos Albuquerque; Filipe Moreira; João Vítor Torres; José Miguel Sousa. "Pensamento Computacional na Educação: que sentido faz e que competências promove?". UA Editora, 2023.
    10.48528/3E5J-1E87
  2. Rodrigues, Maria Rosário; Torres, João; Figueiredo, Miguel Ângelo. "Tecnologias Digitais e Reinvenções das Práticas Educativas em Diferentes Cenários Formativos". In Tecnologias digitais e reinvenções de práticas educativas em diferentes cenários formativos, edited by Daiani Damm Tonetto Riedner; Maria Cristina Lima Paniago, 45-65. Brazil: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, 2022.
    Published
  3. Marôpo, Lidia ; Dias, Patrícia; Rodrigues, Maria Rosário; Delgado, Catarina. "Culturas digitais, crianças e jovens: contributos das ciências da comunicação para a prática e a investigação em educação.". In Portas que o Digital abriu na Investigação em Educação, 106-130. Portugal: Universidade Aberta, 2021.
    Published • https://doi.org/10.34627/uab.edel.15.6
  4. Miriam Brun; Miguel Figueiredo; Torres, João. "Formação de Professores Scratch em Portuga, no além-mar e no Brasil". In Educação na era digital: entrelaçamento e aproximações, edited by Paniago & K. A. de Godoi e Silva, 73-87. Brazil: Editora CRV, 2017.
    Published
  5. Torres, João. "Aprender a programar - programar para aprender". In Aprendizagem, TIC e redes digitais, 145-162. Lisboa, Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2017.
    Published
Conference paper
  1. Margarida M. Pinheiro; Carlos Albuquerque; Filipe T. Moreira; João V. Torres; José M. Sousa. "COMPUTATIONAL THINKING AS AN EDUCATIONAL TREND IN EDUCATION: SOME REFLECTIONS". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.0867
  2. Lidia Soraya Marôpo; Torres, João. "O papel das notícias nas culturas digitais de crianças e jovens: um estudo em contexto português". Paper presented in Conference: SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo 20º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, Fortaleza, 2022.
    Published
  3. Grácio, João; Torres, João; Rodrigues, Maria Rosário; Aida Graça; Chambel, Ana; Cláudia Franco; Paula Pinto. "Comunidade de prática de professores do 1.º ciclo". Paper presented in Challenges 21, Desafios do Digital, Braga, 2021.
    Published
  4. Torres, João; Cristina Carrilho. "E se criássemos um jogo em Scratch?". Paper presented in 2.º encontro sobre jogos e mobile learning, Coimbra, 2014.
    Published
  5. Torres, João; Brocardo, Joana. "O papel da tecnologia da informação e comunicação num projecto de desenvolvimento curricular". Paper presented in XV encontro de investigação em educação matemática, 2006.
    Published
Journal article
  1. Catarina Raquel Santana Coutinho Alves Delgado; Torres, João; Rodrigues, Maria Rosário; Lidia Soraya Marôpo. "Aprendizagem da estatística de estudantes da comunicação social alicerçada num projeto de investigação". Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente (2021): 174-180. https://doi.org/10.55028/edutec.v1i1.13656.
    10.55028/edutec.v1i1.13656
  2. Eduarda Ferreira; Marôpo, Lidia ; Delgado, Catarina; Rodrigues, Maria Rosário; Dias, Patrícia; Torres, João. "Digital practices, young people, and gender". First Monday (2021): http://dx.doi.org/10.5210/fm.v26i12.11787.
    10.5210/fm.v26i12.11787
  3. Torres, João; Miguel Figueiredo (F31F-900D-E8C2); Teresa Martinho Ma. "Aprender a programar ou programar para aprender matemática?". Educação & Matemática 140 (2016): 64-69. http://www.apm.pt/portal/em.php?id=225188&rid=225170.
    Published
  4. Torres, João; Brocardo, Joana. "A utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação num projecto de desenvolvimento curricular". Mediaç@es - Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal 1 1 (2009): 83-107. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/7.
    Open access • Published
  5. Torres, João. "O Delicious, as redes sociais e a Matemática". Educação & Matemática 102 (2009): 34-36. https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/7148/1/O%20Delicious,%20as%20redes%20sociais%20e%20a%20matem%C3%A1tica.pdf.
    Published
  6. Torres, João. "Quadros Interativos (QI): A última tecnologia a chegar à escola". Educação & Matemática 97 (2008): 42-43.
    Published
  7. Torres, João; Cília Besugo. "Os Sabichões da Azeda: Um blogue de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico". Prisma.com Revista Ciência e de Tecnologia de Informação e Comunicação 3 (2006): 20-41. http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2108/1942.
    Open access • Published
Online resource
  1. Grácio, João; Torres, João; figueiredo, miguel. Online em segurança -- Atividades para o primeiro ciclo.. 2021.
  2. Marôpo, Lidia ; Delgado, Catarina; Rodrigues, Maria Rosário; Torres, João; Dias, Patrícia ; Ferreira, Eduarda ; Costa, Alexandra. Projeto Competências de Informação para Jovens da Era Digital (CIJED) – Relatório Final. 2021.
  3. Torres, João; Miguel Figueiredo (F31F-900D-E8C2). Iniciação à programação no 1. o ciclo do ensino básico: linhas orientadoras. 2015. https://www.erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos/Programacao/IP1CEB/linhas_orientadoras.pdf.
  4. Torres, João; Milena Jorge. Os primeiros passos com o audacity. 2009. https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Eventos/Edumedia/tutorial_criar_ficheiro_audio.pdf.
Thesis / Dissertation
  1. Torres, João Vítor, 1969-. "O papel das tecnologias de informação e comunicação : o caso de um projecto de desenvolvimento curricular sobre o sentido de número". Master, 2005. http://hdl.handle.net/10451/45376.
  2. Torres, João Vítor, 1969-. "O papel das tecnologias de informação e comunicação : o caso de um projecto de desenvolvimento curricular sobre o sentido de número". Master, 2005. http://hdl.handle.net/10451/45376.
  3. Torres, João Vítor, 1969-. "O papel das tecnologias de informação e comunicação : o caso de um projecto de desenvolvimento curricular sobre o sentido de número". Master, 2005. http://hdl.handle.net/10451/45376.
Activities

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2019/10/01 - Current Pensamento Crítico e Trabalho Académico Animação e Intervenção Sociocultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018/01/31 - 2018/04/11 Oficina de Formação: Utilização da programação em Scratch para a exploração e construção de situações de aprendizagem nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (15+15 horas) Centro de Formação de Professores dos Concelhos do Barreiro e Moita, Portugal
2017/12/04 - 2017/12/15 Learning Event 2017: Codage et apprentissage Projeto eTwinning, Belgium
2017/11/22 - 2017/11/30 Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017/06/12 - 2017/07/10 Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016/11/02 - 2017/03/03 Oficina de Formação: Utilização da programação em Scratch para a exploração e construção de situações de aprendizagem nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (15+15 horas) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016/12/05 - 2017/03/02 Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016/11/18 - 2017/01/21 Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016/11/08 - 2017/01/21 Oficina de Formação: Utilização da programação em Scratch para a exploração e construção de situações de aprendizagem nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (15+15 horas) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016/02 - 2016/03/16 Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016/02/27 - 2016/02/29 Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Centro de Formação de Professores da Associação de Escolas Sebastião da Gama, Portugal
2015/11/19 - 2015/11/21 Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Centro de Formação de Professores de Associação de Escolas do Alto Alentejo, Portugal
2015/10/29 - 2015/10/31 Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Centro de Formação de Professores da Associação de Escolas Bragança, Portugal
2015/03/01 - 2015/07/31 Tecnologias e Comunicação Comunicação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2015/07/08 - 2015/07/10 Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Centro de Formação de Professores de Arrifes, Portugal
2015/06/18 - 2015/06/20 Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Centro de Formação de Professores da Associação de Escolas Bragança, Portugal
2015/06/04 - 2015/06/06 Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2015/05/28 - 2015/05/30 Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Centro de Formação de Professores da Associação de Escolas Bragança, Portugal
2015/01/21 - 2015/05/09 Exploracão e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2015/01/15 - 2015/02/05 Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Centro de Formação de Professores dos Concelhos do Barreiro e Moita, Portugal
2014/10/29 - 2014/11/29 Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2014/06/05 - 2014/06/07 Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2013/10/31 - 2013/11/28 Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Distinctions

Award

2014 Prémio Inclusão e Literacia Digital para o Projeto EduScratch