Identification
Personal identification
- Full name
- MARIA MANUELA BRONZE DA ROCHA
Citation names
- ROCHA, MARIA
- BRONZE, MANUELA
- Bronze, Manuela
Author identifiers
- Ciência ID
- C51C-5E4A-4C22
- ORCID iD
- 0000-0002-6477-2670
Telephones
- Mobile phone
-
- 965087965 (Personal)
Addresses
- RUA DA ALEGRIA, 503, 4000- 045, PORTO, PORTO, Portugal (Professional)
- rua COSTA CABRAL,669, 4200-224, Porto, PORTO, Portugal (Personal)
Knowledge fields
- Humanities - Arts - Arts
- Humanities - Arts - Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy)
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese (Mother tongue) | |||||
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Beginner (A1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) |
French | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2007/10 - 2011
Concluded
|
Modos de conocimiento en la pratica artística contemporanea / Modes of knowledge in contemporary artistic practice (Doctor)
Major in teatro/ artes plásticas. theatre/ visual arts
Universidade de Vigo - Campus de Pontevedra, Spain
"Representações da Memória no Vestuário: Metáforas Pós-Modernas Nas Artes Plásticas e Cénicas
Representations of Memory in Clothing: Post-Modern Metaphors in the Visual and Performing Arts" (THESIS/DISSERTATION)
|
Sobressaliente c/ Laude |
1986 - 1988
Concluded
|
Master of Fine Arts in Costume Design (Master)
Major in design de figurino / Costume design
Boston University College of Fine Arts, United States
"Costumes for Aristophanes BIRDS" (THESIS/DISSERTATION)
|
|
1975 - 1980
Concluded
|
Artes Plásticas - Pintura, ciclo especial de Artes Plásticas (Licenciatura)
Major in Artes Plásticas / Fine Arts
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
15 VALORES |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2018/03/02 - 2022/05/09 | Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto, Portugal | ||
1993 - 2018 | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | ||
1990 - 1993 | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2016 - 2024 | Manager of Laboratory, Institute, Museum, Centre or Observatory | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
uniuversidade do porto, faculdade de belas artes do porto, Portugal | ||
2013 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2013 - Current | Investigador integrado integrated researcher | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal | ||
2011/09/18 - 2022/05/09 | Direção do Mestrado em Artes Cénicas | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | ||
1993/09 - 2022/05/09 | Direção da área de Figurino/ Curso de Teatro | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2022/01/01 - 2025/12/31 | HUB, Journal of Research in Art, Design and Society
Co-Principal Investigator (Co-PI)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
|
Outputs
Publications
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Exhibition catalog |
|
Journal article |
|
Journal issue |
|
Artistic / Performance
Artistic exhibition |
|
Curatorial / Museum exhibition |
|
Scenography |
|
Visual artwork |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2024/01/11 | Design e Processos Um testemunho pessoal na prática da metodologia projectual. Entendimentos, derivas e consequências das linguagens dramatúrgicas / Design and Processes A personal testimony in the practice of project methodology. Understandings, drifts and consequences of dramaturgical languages. | Olhar, Pensar, Sentir, Escutar | Jornadas de Práticas de Investigação em Artes 2024/ Look, Think, Feel, Listen | Journeys
of Research Practices in the Arts 2024.
Centro de Cultura Politécnico do Porto, Dimitrios Andrikopoulos PhD (PORTO, Portugal)
|
2023/01/20 | Fazer de Conta Make Believe | Pensar, Sentir, Escutar. Jornadas de Práticas de Investigação em Artes.
Jornadas de Práticas de Investigação em Artes 2024. CESEM. Dimitrios Andrikopoulos (PhD)/Journeys of Research Practices in
the Arts 2024. CESEM. Dimitrios Andrikopoulos (PhD) (Porto, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2018/10 - Current | "Cenografias invisíveis ", Potencialidades de dispositivos cenográficos em espaço colectivo
"Invisible scenography", Potentials of scenographic devices in collective space
Supervisor
|
Artes Teatro (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2021 - 2023/11/28 | Vestuário e Género: uma abordagem referencial para um entendimento da performatividade
Clothing and Gender: a referential approach to understanding performativity
Supervisor of Maria Cristina Morais Campos Gil
|
Mestrado em Artes Cénicas / especialização Figurino (Master)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2021 - 2023/11/03 | O Fingimento como forma de representação no Figurino
Appear to be a way of representation in Costumes
Supervisor of Raquel Silva de Barros Ribeiro
|
Mestrado em Artes Cénicas / especialização Figurino (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2022/03/29 - 2023 | DRAMATIC ART AS A FORM OF REINTEGRATION INTO SOCIETY THE WOMEN WHO EXPERIENCED DOMESTIC VIOLENCE I SOUTHEAST EUROPE
Supervisor
|
POS DOUTORAMENTO (Other)
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
|
2021 - 2022/11/25 | Probiótico para usar
Probiotic to use
Supervisor of Clementina Delgado
|
Mestrado em Artes Cénicas/ especialização Figurino (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2021 - 2022/10/30 | Memória do corpo no Vestuário /Body memory in clothing
Supervisor
|
Mestrado em Artes Cénicas / especialização Figurino (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2022/05 - 2022/09 | " méta-costumes " les univers des artistes de l¿École Normale Supérieure des Arts et Techniques du Théâtre (ENSATT) de Lyon,
avec ceux de l¿Ecole Supérieure de Musique et des Arts du Spectacle (ESMAE) de Porto dans le FITE (Festival Internacional
de Têxteis Extraordinários)/ "meta-costumes" the universes of the artists of the Ecole Normale Supérieure des Arts et Techniques
du Théâtre (ENSATT) of Lyon, with those of the Ecole Supérieure de Musique et des Arts du Spectacle (ESMAE) of Porto in the
scope of FITE (International Festival of Extraordina
Co-supervisor
|
Mestrado em Artes Cénicas, especialização Figurino (Master)
École Nationale Supérieure des Arts et Techniques du Théâtre, France
|
2021 - 2022/07/22 | Dilema de Cassandra: do desperdício ao figurino para uma encenação impossível
Cassandra's dilemma: from trash to costumes for an impossible performance.
Supervisor of Jordann Santos
|
Mestrado em Artes Cénicas/ especialização Figurino (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2019 - 2021/02/19 | A realidade e a ficção no cinema documental
Reality and fiction in documentary cinema
Supervisor of Francisca Vaz do Carmo Pereira Sarmento
|
MESTRADO EM ARTES CÉNICAS (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2017/10 - 2020 | Como as formas vestimentares ajudam a transformar o ser humano em sua relação com a força do desconhecido? Um diário de auto-bestialização
How do clothing forms help transform human beings in their relationship with the force of the unknown? A self-bestialization
diary
Co-supervisor
|
Artes Plásticas (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018/06 - 2019/10 | EXPOSIÇÃO
EXPOSITION
Supervisor
|
MESTRADO ARTES CÉNICAS (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2016 - 2018 | Autólise: desafio a uma didascália e contextualização dramatúrgica através do jogo com os objetos de cena Tese / Dissertação
Autolysis: challenge to didascalia and dramaturgical contextualization through play with stage objects Thesis / Dissertation
Supervisor
|
MESTRADO EM ARTES CÉNICAS - INTERPRETAÇÃO E DIREÇÃO ARTÍSTICA (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2016 - 2018 | Gestos têxteis para uma linguagem táctil no figurino
Textile gestures for a tactile language in costumes
Supervisor
|
MESTRADO EM ARTES CÉNICAS - FIGURINO (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2016 - 2018 | PEÇA DE ROUPA ¿ Entre a Moda e o Figurino
ITEM OF CLOTHING Between Fashion and Costume
Co-supervisor of MARIA COELHO
|
Mestrado em Design de Moda (Master)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
|
2011 - 2018 | O figurino na Commedia Dell’Arte : a importância do desenho
Co-supervisor
|
DOUTORAMENTO DESENHO (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2015 - 2017 | (Des)lugar - projeto de cenografia com idosos
(Des)lugar - scenography project with elderly people
Supervisor
|
MESTRADO EM ARTES CÉNICAS - CENOGRAFIA (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2015 - 2017 | Vestuário e identidade: figurinos para um Orlando
Clothing and identity: costumes for an Orlando
Supervisor
|
MESTRADO EM ARTES CÉNICAS - FIGURINO (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2013 - 2015 | A poética do equilíbrio: o método Kum Nye na criação artística
Co-supervisor
|
MESTRADO EM TEATRO - INTERPRETAÇÃO E ENCENAÇÃO (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2011 - 2014 | Corpos vestidos de História: Subsídios para um design de figurinos, especialização Figurino.
Supervisor of Filipa Carolina Carvalho Martins
|
MESTRADO EM TEATRO especialização FIGURINO (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2011 - 2013 | Projeto de design de figurino para uma Flauta Mágica
Tese / Dissertação concluída em 2013
Supervisor
|
MESTRADO EM TEATRO - FIGURINO (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2010 - 2012 | Projeto de Design de Figurino para uma Flauta Mágica,, especialização Figurino:
Supervisor
|
Mestrado em Teatro, especialização Figurino (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023/10/16 | A expressividade da Direção de Arte na curta-metragem de ficção: As Nossas Feridas
The expressiveness of the Art Direction in the short fiction film: Our Wounds
(Thesis) Arguer
|
Diogo Azevedo Lopes (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
|
2023/07/19 | A Direção de arte na curta-metragem Flowerwork
Art direction in the short film Flowerwork
(Thesis) Arguer
|
Vitória Teixeira da Silva (Other)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
|
2023/07/19 | A direção de Arte na curta-metragem Pélago
Art direction in the short film Pélago
(Thesis) Arguer
|
Joana Pereira Ferreira (Other)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
|
2020 | ART DOLLS: A BONECA COMO REFLEXO IDENTITÁRIO E SEUS DESDOBRAMENTOS NARRATIVOS
ART DOLLS: THE DOLL AS AN IDENTITY REFLECTION AND ITS NARRATIVE DEVELOPMENTS
(Thesis) Main arguer
|
CYNTHIA LEVITAN (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2020 | O CONTRIBUTO DE Alberto Anahory (1906 a 2000) PARA O TEATRO E CINEMA PORTUGUESES
THE CONTRIBUTION OF Alberto Anahory (1906 to 2000) TO PORTUGUESE THEATER AND CINEMA
(Thesis) Arguer
|
Rita Anahory C. Neves (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
2018 | A direção de arte na curta-metragem de época A Lenda do Galo
The art direction in the period short film A Lenda do Galo
(Thesis) Arguer
|
Sofia Alexandra Mendonça Cruz (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
|
2017 | O Figurino na Commedia dell¿Arte
Costumes in Commedia dellArte
Supervisor
|
Graça Rodrigues (PhD)
UNIVERSIDADE DE LISBOA, FACULDADE DE BELAS ARTES, Portugal
|
2016 | A Construção do Real no Documentário: Hompesch Chez Moi
The Construction of the Real in Documentary: Hompesch Chez Moi
(Thesis) Arguer
|
Sara Marques Moreira (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
|
2015 | Diálogos entre Arte e Moda en la Actualidad
Dialogues between Art and Fashion in Current Affairs
(Thesis) Arguer
|
Maya Estarque Marx (PhD)
Universidade de Vigo - Campus de Pontevedra, Spain
|
2014 | ‘’Ponto Cego’’ O vídeo interactivo como dispositivo cénico...
(Thesis) Arguer
|
Inês Alexandra Monteiro e Castro Pereira (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2013 | Criança em Comunhão com a Teatralização da Música
(Thesis) Main arguer
|
Carla Alexandra M. G. Coelho Lopes (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2013 | Os Lugares do Espectáculo
(Thesis) Arguer
|
Mafalda Guimarães dos Santos Oliveira Ramos (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2012 | Corpos vestidos de história: subsídios para um design de figurinos
Supervisor
|
Filipa Carolina Carvalho Martins (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2011 | A Criação do Espaço Cénico e do Figurino no Espectáculo PETS, de Olga Roriz
(Thesis) Arguer
|
MARIA JOÃO VILLAS BOAS GUEDES (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2022/05/13 - 2022/06/03 | Membro da Comissão de avaliação concurso para bolsas de doutoramento ¿ 2022
Member of the competition evaluation committee for doctoral scholarships 2022
Member
|
IDIA-SG (Investigação, Desenvolvimento e Inovação Açores – Sistema de Gestão),, Portugal |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2023/09 - Current | INDUMENTÁRIAS CÉNICAS / SCENIC GARMENTS | MESTRADO EM ARTES CÉNICAS (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2018 - Current | PRODUÇÃO III (FIGURINO) PRODUCTION III (COSTUMES) | CURSO DE TEATRO, VARIANTE FIGURINO (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2014 - Current | INDUMENTÁRIA CÉNICA I | CURSO DE TEATRO, VARIANTE FIGURINO (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2014 - Current | INDUMENTÁRIA CÉNICA II | CURSO DE TEATRO, VARIANTE FIGURINO | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2014 - Current | DESIGN DE FIGURINO II | CURSO DE TEATRO, VARIANTE FIGURINO (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2014 - Current | PESQUISA ARTÍSTICA I | MESTRADO EM ARTES CÉNICAS, ESPECIALIZAÇÃO FIGURINO (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2014 - Current | PESQUISA ARTÍSTICA II | MESTRADO EM ARTES CÉNICAS, ESPECIALIZAÇÃO FIGURINO (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2011 - Current | TRABALHO FINAL ( DISSERTAÇÃO, PROJETO ou ESTÁGIO) | MESTRADO EM ARTES CÉNICAS | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2011 - Current | TRABALHO FINAL (dissertação; projeto; estágio) | MESTRADO EM ARTES CºENICAS | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2020 - 2022/07 | INTRODUÇÃO AO FIGURINO Costumes INTRODUCTION | CURSO DE TEATRO, VARIANTES CENOGRAFIA E FIGURINO | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2020 - Current | PEP, AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, Comissão de Avaliação do curso de Mestrado em Artes Cénicas, ESMAE
PEP, INSTITUTIONAL SELF-ASSESSMENT, Assessment Committee for the Masters in Performing Arts course, ESMAE
Coordinator
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | |
2021/07 - 2022/10 | PEP, AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, Comissão de Avaliação do curso de Mestrado em Artes Cénicas, ESMAE
PEP, INSTITUTIONAL SELF-ASSESSMENT, Assessment Committee for the Masters in Performing Arts course, ESMAE
Coordinator
|
a3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino SuperIor, , Portugal | |
2021/12/09 - 2022 | Convidada pela A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino SuperIor, integra CAE (Comissão de Avaliação Externa) equipa
de avaliação internacional para acreditação de cursos dos ciclos de estudo na área do Teatro da Esc. Superior de Teatro e
Cinema de Lisboa, 2022. Coordenação cientifico-pedagógico sob a responsabilidade da Sra. Professora Eugénica Vasques. Processo
n.º ACEF/2021/0403522 / Invited by a3ES - Higher Education Assessment and Accreditation Agency, to join the CAE
Evaluator
|
a3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino SuperIor, , Portugal | Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior |
2016 - 2019 | CADD, comissão de auto avaliação dos Cursos de Teatro para análise da estrutura curricular e unidades curriculares .
CADD, self-evaluation committee for Theater Courses to analyze the curricular structure and curricular units.
Evaluator
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
|
2013 - 2016 | PEP - AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - MESTRADO EM TEATRO
http://a3es.pt/si/iportal.php/process_form/print?processId=34681b75-9c6...
Member
|
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal | |
2002 - 2003 | Coordenadora da Comissão de Avaliação Interna do Curso de Teatro, Opção de Interpretação e de Técnica e Produção Teatral —
Cenografia, Figurino, Luz e Som e Direcção de Cena. Avaliação promovida pela ADISPOR, obedecia a um guião de elaboração a
ser presente, posteriormente, a uma Subcomissão Externa de Avaliação. Esta avaliação permitiu o alinhamento dos programas
das disciplinas relativos aos planos curriculares, bem como a sensibilização dos docentes do Curso de Teatro relativamente
Aos seus pontos fortes e fracos.
Evaluator
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Distinctions
Award
2021 | Prémio: Melhor espetáculo de câmara no Festival Internacional ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿ (Melpomena Tavryy) e Kerson, Ucrânia. |