???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Paula Alexandra Valente da Silva

Citation names

  • Valente, P.

Author identifiers

Ciência ID
CD19-D777-1639
ORCID iD
0000-0002-6022-6402

Email addresses

  • paula.alexandra.valente@gmail.com (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Humanities - Languages and Literatures - Specific Languages
  • Humanities - Languages and Literatures - Specific Languages

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
Spanish; Castilian Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
Portuguese (Mother tongue)
Education
Degree Classification
2022/11/03
Concluded
Doutoramento em Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
"e-Learning e formação profissional: cenários e estratégias didáticas para o Ensino de Inglês (LE/L2)" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
2020
Concluded
Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (associação) (Doutoramento)
Major in Especialidade: Ensino de Inglês
Universidade Aberta, Portugal
"E-Learning e Formação Profissional: cenários e estratégias didáticas para o Ensino de Língua Inglesa (LE/L2)" (THESIS/DISSERTATION)
2017
Concluded
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Major in Sem especialização
Universidade Aberta, Portugal
"A Supervisão de um curso de formação em eLearning em contexto empresarial " (THESIS/DISSERTATION)
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2023/10/10 - 2024/06 Invited Assistant (University Teacher) Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2018 Invited Assistant Professor (University Teacher) Instituto Superior de Gestão e Administração de Leiria (ISLA-Leiria), Portugal
2013 - 2013 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Educação de Torres Novas, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2022/04/01 - Current Contrato sem termo em funções públicas Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2021/06/01 - 2023/03/31 Organic Unit Sub-director Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2023 - Current Técnica Superior Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
Centro Nacional de Qualificação de Formadores, Portugal
2016 - 2021 Técnica Superior Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2013 - 2016 Formadora de línguas estrangeiras Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2012 - 2012 Formadora de CLC e de Línguas Estrangeiras INSIGNARE Ourém - Associação de Ensino e Formação Profissional, Portugal
2010 - 2012 Formadora de CLC e de Línguas Estrangeira Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2006 - 2012 Membro de júri Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2005 - 2010 Formadora de línguas estrangeiras Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2009 - 2009 Formadora de Espanhol Escola Profissional de Sicó, Portugal
2006 - 2009 Formadora de Inglês e Espanhol Centro de Novas oportunidades (CNO) CEFOSAP, Portugal
2007 - 2007 Formadora de Espanhol Factor H – Consultadoria e formação , Portugal
2005 - 2006 Tradutora gabinete de Arquitetura - José Marini Bragança, Arquiteto, Portugal
2004 - 2004 Tradução e legendagem de filmes Cinematex, Spain
Outputs

Publications

Book
  1. Luís, C., Valente, P., & Maurício, S.. Referencial de Formação Pedagógica Contínua de Formadores - forScrum. Instituto do Emprego e Formação Profissional. 2024.
  2. Santos, Arnaldo; Moreira, L. F., ; Valente, P.; Vieira, P. F.. Referencial de formação pedagógica contínua de formação em conteúdos digitais para autoaprendizagem (e-Conteúdos). Portugal: Instituto do Emprego e Formação Profissional. 2022.
    Published
Book chapter
  1. Valente, P., & Vieira Barros, D. M.. "Didactic Strategies for Teaching Foreign Languages in Distance Vocational Training: A Global Entrepreneurship Perspective". In Entrepreneurial Education in a Global and Digital World – Fundamentals and Opportunities (Volume 1). 2024.
    In press • 000
  2. Nobre, A., Chenoll, A., & Valente, P.. "Personalization and adaptive learning using AI for content creation in foreign languages". In E-book Inteligência Artificial e Educação. Portugal: Universidade Aberta, 2024.
    Accepted • 00000
  3. Nobre, A.; Chenoll, Antonio; Valente, P.. "Criação de Conteúdos em Línguas Estrangeiras com a IA". In E-book Inteligência Artificial e Educação. Portugal: Universidade Aberta, 2024.
    Accepted • 00000
  4. Nobre, A., Chenoll, A., & Valente, P.. "Poesis na convergência da inteligência artificial generativa e o ensino de línguas estrangeiras". In E-book Inteligência Artificial e Educação. Portugal, 2024.
    Accepted • 0000
  5. Barros, Daniela Melaré Vieira; Nobre, Ana Maria de Jesus Ferreira; Mora, Antonio Chenoll; Valente, P.. "Didactic Knowledge (DK) eLearning Optimizing Digital Strategies for the Continuous Pedagogical Training of Trainers". In Advances in Human Resources Management and Organizational Development, 224-250. IGI Global, 2024.
    Published • 10.4018/979-8-3693-0556-0.ch011
Conference paper
  1. Santos, Arnaldo; Moreira, Lúcia de Freitas; Silva, Paula Alexandra Valente da. "Framework for pedagogical training of trainers in digital content for self-learning (e-Contents)". 2022.
    10.21125/inted.2022.0309
  2. Santos, Arnaldo; Moreira, L. F.; Valente, P.; Vieira P.F.. "Referencial de formação pedagógica de formadores em conteúdos digitais para autoaprendizagem (e-Conteúdos)". Paper presented in AFFIRSE, 2022.
    Published
  3. Leão, A.; Valente, P.. "Estilos de Aprendizaje, Competencia Cultural Intercultural en el Aula de Lengua Extranjera y las Tecnologías Digitales". Paper presented in VIII Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje, 2018.
    Published
  4. Valente, P.; Vieira Barros, Daniela Melare. "El Elearning y la eSupervisión Pedagógica como estratégias en la formación en el contexto empresarial". Paper presented in Congresso Iberoamericano Estilos de Aprendizaje, 2017.
    Published
  5. Valente, P.; Garcia L.. "O e-Learning e o b-Learning em contexto empresarial". Paper presented in VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem: Estilos de Aprendizagem, Educação, Tecnologias e Inovação, 2016.
    Published
  6. Leal, F; Valente, P.; Vieira Barros, Daniela Melare. "La Supervisión y el Aprendizaje en el contexto de la formación empresarial: estudio de caso en Portugal". Paper presented in XXI Congreso Internacional de Tecnologías para la Educación y el Conocimiento y VII de Pizarra Digital: Encuentro entre Culturas y Sociedad Digital, 2016.
    Published
Journal article
  1. Nobre, A.; Chenoll, Antonio; Valente, P.. "A internacionalização da educação: (Re)pensando a didática das línguas e do plurilinguismo". Revista UniRede (2025):
    Accepted • 00000
  2. Féliz, Laura; Carrascal, Silvia; Melaré Vieira, Daniela; Valente, P.. "Formación Profesional a distancia para la empleabilidad en España, Portugal y República Dominicana". Alteridad 18 2 (2023): 234-247. https://doi.org/10.17163/alt.v18n2.2023.07.
    10.17163/alt.v18n2.2023.07
  3. Valente, P.; Barros, D.M.V.. "A eSupervisão Didático-Pedagógica de cursos de formação eLearning em contexto empresarial: estudo de caso em Portugal.". Indagatio Didactica (2019):
    Published
Thesis / Dissertation
  1. "e-Learning e formação profissional: cenários e estratégias didáticas para o ensino de língua inglesa (LE/L2)". PhD, Universidade Aberta, 2022.
  2. "A Supervisão de um curso de formação em eLearning em contexto empresarial.". Master, Universidade Aberta, 2017.