???global.info.a_carregar???
Alexandre Henrique de Sousa Diniz é professor universitário e músico profissional com mais de duas décadas de experiência. Actualmente, exerce funções como Professor Auxiliar Convidado no curso de Jazz da Escola de Artes da Universidade de Évora, ocupando a posição de professor de piano. É também Professor Auxiliar na Universidade Lusíada de Lisboa, tendo a seu cargo turmas de Piano, Harmonia e Classe de Conjunto na Licenciatura em Jazz e Música Moderna, bem como disciplinas do Mestrado em Musicoterapia. Concluiu o Doutoramento em Música e Musicologia em 2019 pela Universidade de Évora, Instituto de Investigação e Formação Avançada, o Mestrado em Música em 2015 pelo Universidade de Évora, Escola de Artes, e a Licenciatura em Jazz em 2007 pelo Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo. O seu percurso académico e profissional envolve a prática performativa, a composição e a investigação científica. Atua na área de Humanidades com ênfase em Artes. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Jazz; Modal; Harmonia; Composição; Pedagogia; Harmony; Composition; Pedagogy; Repertório; Pop-Rock; Standards; Piano-Jazz; Musicologia; Etnomusicologia; Estudos Artísticos; Música em Portugal; Estudos de Jazz; Estudos de Performance; Ensino da Música; Teoria e Análise Musical; Música Popular; Interpretação. Ao longo da sua carreira como músico profissional, colaborou com prestigiados músicos do panorama jazzístico e da música popular portuguesa, incluindo Rui Veloso, Paulo Gonzo, Janita Salomé, Ala dos Namorados, e Mafalda Veiga, tendo também composto e produzido música original para teatro, cinema e televisão. Além disso, tem experiência como arranjador, com contribuições para grandes formações como a Big Band da ESMAE, ou em contextos de produção musical em estúdios de gravação.
Identification

Personal identification

Full name
Alexandre Henrique de Sousa Diniz

Citation names

  • Diniz, Alexandre

Author identifiers

Ciência ID
CF18-450B-67D5
ORCID iD
0000-0003-3786-3304

Email addresses

  • info@alexandrediniz.com (Professional)
  • alexdinix@gmail.com (Personal)

Websites

Knowledge fields

  • Humanities - Arts - Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy)

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Advanced (C1) Proficiency (C2) Advanced (C1) Proficiency (C2) Advanced (C1)
French Elementary (A2) Intermediate (B1) Elementary (A2) Intermediate (B1) Elementary (A2)
Spanish; Castilian Elementary (A2) Intermediate (B1) Elementary (A2) Intermediate (B1) Elementary (A2)
Education
Degree Classification
2015 - 2019/04/03
Concluded
Música e Musicologia (Doutoramento)
Major in Especialidade: Musicologia
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
"Os Novos Standards: pianistas de jazz e o repertório pop-rock" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado com distinção
2012 - 2015/02/20
Concluded
Música (Mestrado)
Major in Área de especialização: Interpretação
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
"Ron Miller e o pensamento modal-cromático no jazz - abordagem analítica" (THESIS/DISSERTATION)
17 valores
2003 - 2007
Concluded
Jazz (Licenciatura)
Major in Piano - Jazz
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
17 valores
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2024/10/01 - Current Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2011 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2017 - Current Professor de Piano Escola de Música Michel Giacometti - Junta de Freguesia de Alcabideche, Portugal
1989 - Current Músico Instrumentista, Compositor e Produtor Musical Musico Profissional Freelancer, Portugal
2012 - 2020/07/31 Professor de Piano, Formação Musical, Harmonia e Treino Auditivo Improviso - Academia de Música, Portugal
2014 - 2018 Professor de Piano Musicentro - Colégio dos Salesianos, Portugal
2011 - 2012 Docente e Membro da Direcção Pedagógica Curso de Jazz - JammLX, Portugal
ESTAL - Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal
2008 - 2011 Professor de Piano Escola Jb Jazz, Portugal
2010 - 2010 Professor de Música - Ensino Articulado de Música Academia Musical dos Amigos das Crianças, Portugal
Escola Preparatória Manuel da Maia, Portugal
2005 - 2010 Professor de Piano-Jazz, Combo, Treino Auditivo, Teoria e Harmonia do Jazz Academia de Amadores de Música, Portugal
2002 - 2005 Professor de Piano e Práticas de Teclado Escola de Tecnologias Inovação e Criação, Portugal
1996 - 1996 Professor de Piano Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, Portugal
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Diniz, Alexandre. "Desafiando as fronteiras de estilo: músicos de jazz e as suas adaptações de canções pop-rock.". In ???, edited by Massimo Cavalli; Ricardo Pinheiro. Lisboa, Portugal: Edições Lusíada, 2025.
    In press
  2. Diniz, Alexandre. "Undercovers: Maria João & Mário Laginha disfarçados de músicos pop-rock.". In ???, edited by Massimo Cavalli; Ricardo Pinheiro. Lisboa, Portugal: Edições Lusíada, 2025.
    In press
Journal article
  1. Diniz, Alexandre; Pinheiro, Ricardo. Corresponding author: Pinheiro, Ricardo. "Brad Mehldau, jazz and the pop-rock repertoire: highbrow and lowbrow". International Review of the Aesthetics and Sociology of Music 53 2 (2022): 455-488. https://www.jstor.org/stable/48708364.
    Open access • Published
  2. Pinheiro, Ricardo F.; Diniz, Alexandre. "(De)Constructing Jazz through its performers, repertoire, and musical process: a comparison between Herbie Hancock’s boundary-defying albums Possibilities and River: The Joni Letters". Jazz-hitz 2 (2019): 49-64. http://jazz-hitz.musikene.eus/index.php/jazz-hitz/article/view/40.
    Open access • Published
Thesis / Dissertation
  1. Diniz, Alexandre Henrique de Sousa. "Os novos standards: pianistas de jazz e o repertório pop-rock". PhD, 2019. http://hdl.handle.net/10174/25531.
  2. Diniz, Alexandre Henrique de Sousa. "Ron Miller e o pensamento modal-cromático no jazz: abordagem analítica". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10174/14579.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2015/11/14 Painel - Discutir o cânone do jazz: H. Hancock Possibilities e River: The Joni Letters. V Encontro Nacional de Investigação de Música - ENIM 2015
Universidade de Évora e Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Évora, Portugal)

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2023/07/13 Aspetos da harmonia idiomática de Antônio Carlos Jobim: Uma abordagem a partir dos processos de cifragem
Thesis Member
Celso Ribeiro Bastos Filho (PhD)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
Distinctions

Award

2007 Prémio Eng. António de Almeida
Fundação Eng. António de Almeida, Portugal