???global.info.a_carregar???
Maria da Felicidade Morais. She completed her PhD in Linguistics in 2007 from the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD). She completed her Master's degree in General Linguistics in 1997, at the Faculty of Letters of the University of Coimbra and has a Degree in Teaching Portuguese-French, completed in 1993, at UTAD. She is an Assistant Professor at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, Director of the 1st cycle of studies (degree) in Languages, Literatures and Cultures at UTAD, President of the Organizing Committee of the Specific Tests for the Higher Education Competitions for people over 23 years old and UTAD International Students, and President of the Jury of the Written and Oral Proficiency Tests of the Portuguese Language for Entry into Masters in Teaching Courses at UTAD. She has published 13 articles in specialized journals. It has 10 book chapters and 1 book. She co-supervised 3 doctoral theses. She supervised 11 master's theses and co-supervised 2. She received 2 awards. She participates and/or participated as a Researcher in 4 projects. She works in the area of Humanities with an emphasis on Linguistics, Educational Sciences and Social Sciences. In her Ciência Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural production are: Critical Thinking; Pragmatics of Discourses; Speech Markers; Connectors; Linguistic courtesy; Non-violent communication; Cooperative learning; Feedback; Peer review; Assessment; Creativity; SDG - Sustainable Development Goals. .......................................................................................................................................................................................................... Maria da Felicidade Morais. Concluiu o Doutoramento em Linguística em 2007 pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Concluiu o Mestrado em Linguística Geral em 1997, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e tem Licenciatura em Ensino de Português-Francês, concluída em 1993, na UTAD. É Professora Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Diretora do curso de 1.º ciclo de estudos (licenciatura) em Línguas, Literaturas e Culturas na UTAD, Presidente da Comissão Organizadora das Provas Específicas para os Concursos de Maiores de 23 anos e de Estudantes Internacionais da UTAD e Presidente do Júri das Provas de Domínio Escrito e Oral da Língua Portuguesa para Ingresso em Cursos de Mestrado em Ensino da UTAD. Publicou 13 artigos em revistas especializadas. Possui 10 capítulos de livros e 1 livro. Coorientou 3 teses de doutoramento. Orientou 11 dissertações de mestrado e coorientou 2. Recebeu 2 prémios. Participa e/ou participou como Investigador em 4 projetos. Atua na área de Humanidades com ênfase em Linguística, Ciências da Educação e Ciências Sociais. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Pensamento Crítico; Pragmática dos Discursos; Marcadores do Discurso; Conectores; Cortesia linguística; Comunicação pacificadora; Aprendizagem cooperativa; Feedback; Peer review; Avaliação; Criatividade; ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Identification

Personal identification

Full name
Maria da Felicidade Morais

Citation names

  • Morais, Maria da Felicidade Araújo
  • Morais, Felicidade
  • Morais, Maria da Felicidade
  • Morais, F.
  • Morais, M. F.

Author identifiers

Ciência ID
D411-39A5-40FB
ORCID iD
0000-0001-5772-8930
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=iXdv9pkAAAAJ&hl=pt-PT
Scopus Author Id
57190122331

Knowledge fields

  • Humanities - Languages and Literatures - Linguistics
  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Social Sciences - Media and Communications

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
French Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
English Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Beginner (A1) Advanced (C1) Beginner (A1) Advanced (C1)
Italian Beginner (A1) Advanced (C1) Beginner (A1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
1999 - 2007
Concluded
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Marcadores da Estruturação Textual: Elementos para a descrição do papel dos Marcadores Discursivos no processamento cognitivo do texto" (THESIS/DISSERTATION)
Louvor e Distinção
1994 - 1997
Concluded
Mestrado em Linguística Geral (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Análise Temática: Contributos para o estudo das diferenças textuais tipológicas" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom, por unanimidade
1988 - 1993
Concluded
Licenciatura em Ensino de Português-Francês (Licenciatura)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Muito Bom
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2007/03 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
1998/02 - 2007/03 Assistant (University Teacher) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
1993/12 - 1998/02 Trainee Assistant (University Teacher) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2021/12 - Current Presidente da Comissão Organizadora das Provas Específicas para os Concursos de Maiores de 23 anos e de Estudantes Internacionais da UTAD Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021/06 - Current Diretora do curso de 1.º ciclo de estudos (licenciatura) em Línguas, Literaturas e Culturas Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018/02 - Current Presidente do Júri das Provas de Domínio Escrito e Oral da Língua Portuguesa para Ingresso em Cursos de Mestrado em Ensino da UTAD Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2021/06 - 2023/06 Diretora do curso de Doutoramento em Ciências da Linguagem Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017/04 - 2021/06 Diretora do curso de 1.º ciclo de estudos (licenciatura) em Línguas e Relações Empresariais Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013/05/10 - 2016/04/04 Diretora do Curso de 1.º ciclo em Línguas e Relações Empresariais Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2023/12 - Current TeachersMOD - Future Elementary School Teachers - Modernization in Kurdistan
Researcher
Università degli Studi di Pavia, Italy

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Universidad de Granada, Spain

Unione delle Università del Mediterraneo, Italy

University of Duhok, Iraq

University of Zakho, Iraq

University of Halabja, Iraq

University of Raparin, Iraq

Salahaddin University - Erbil, Iraq
Ongoing
2019 - Current Fostering and assessing students creative and critical thinking skills in higher education - CERI / OECD (OCDE)
Researcher
OECD Centre for Educational Research and Innovation, France

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Concluded
2016 - 2019/10 CRITHINKEDU - Critical Thinking Across the European Higher Education Curricula
Researcher
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Concluded

Other

Designation Funders
2014/06 - 2015/06 Pensamento crítico em rede no ensino superior
131/ID/2014
Researcher
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Morais, Maria da Felicidade Araújo. Marcadores da estruturação textual: elementos para a descrição do papel dos marcadores discursivos no processamento cognitivo do texto. Vila Real, Portugal: CEL - UTAD. 2011.
    Published
Book chapter
  1. Morais, Felicidade; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Cruz, Gonçalo; Pedrosa, Daniela; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline ; NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA. Corresponding author: Morais, Felicidade. "Perceptions of Portuguese University Teachers About Critical Thinking Educational Practices". In Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education, edited by Meni Tsitouridou; José A. Diniz, 223-239. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-20954-4_17
  2. NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Morais, Felicidade; Pedrosa, Daniela; Cruz, Gonçalo; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline. Corresponding author: NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA. "Stairway to the Stars: Comparing Health and Tourism Professionals Views About Critical Thinking". In Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education, edited by Meni Tsitouridou; José A. Diniz, 210-222. Springer International Publishing, 2019.
    Published • 10.1007/978-3-030-20954-4_16
  3. Lopes, José; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Dominguez, Caroline ; Payan-Carreira, Rita; Catarino, Paula; Morais, Felicidade; Vasco, Paulo. "O feedback na promoção do pensamento crítico". In Educar para o Pensamento Crítico na sala de aula, edited by Lopes, José; Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos; Dominguez, Caroline ; NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA, 101-124. Lisboa: Pactor, 2019.
    Published
  4. Silva, Helena; Lopes, José; Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Morais, Eva; Nascimento, Maria Manuel; Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Learn to cooperate and cooperate to learn: empowering critical thinking skills through cooperative peer review". In Pensamento Crítico na Educação: desafios atuais / Critical Thinking in Education: Actual Challenges, 175-185. Vila Real, Portugal: UTAD, 2015.
    Published
  5. Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Cruz, Gonçalo; Nascimento, Maria M.; Silva, Helena; Morais, Eva; Morais, Maria da Felicidade Araújo; Lopes, José. "Pensamento Crítico em Rede no Ensino Superior: Reflexões de um Projeto de Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática da UTAD". In Experiências de Inovação Didática no Ensino Superior, 149-164. Lisboa, Portugal: Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior, 2015.
    Published
  6. Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Morais, Maria da Felicidade Araújo; Nascimento, Maria M.; Maia, Ana Margarida; Pedrosa, Daniela; Cruz, Gonçalo. "Revisão entre pares e pensamento crítico: percurso para uma metodologia transversal". In Pensamento Crítico na Educação: Perspetivas atuais no panorama internacional, 357-378. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2014.
    Published
  7. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Para o estudo das diferenças textuais tipológicas: contributos da análise temática". In Metamorfoses, 289-306. Vila Real, Portugal: CEL - UTAD, 2011.
    Published
  8. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Elementos para uma descrição semântico-pragmática do marcador discursivo 'já agora'". In Linguagem, Cultura e Cognição: Estudos de Linguística Cognitiva, 477-495. Coimbra, Portugal: Almedina, 2004.
    Published
  9. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Diversos miniartigos e entradas (identificados na obra pela sigla 'M.F.A.M.')". In Dicionário de Metalinguagens da Didáctica, 00-000. Porto, Portugal: Porto Editora, 2000.
    Published
  10. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Textos de tipo narrativo e descritivo: Diferenças tipológicas em posição temática". In Didáctica da Língua e da Literatura – Actas do V Congresso Internacional de Didáctica da Língua e da Literatura, 1013-1029. Coimbra, Portugal: Almedina, 2000.
    Published
Conference paper
  1. Soares, Maria Luísa de Castro; Morais, Felicidade. ""A Vida no Céu" de Agualusa: Uma leitura". Paper presented in Comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, na Escola Secundária João de Araújo Correia, Peso da Régua, 2023.
  2. Morais, Felicidade. "Competência metatextual em nativos digitais: desenvolver competências em cooperação". Paper presented in XXV EIRI - Encontro Internacional de Reflexão e Investigação, Vila Real, 2023.
  3. Cruz, Gonçalo; NASCIMENTO, MARIA MANUEL DA SILVA; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline; Morais, Felicidade. "From labor market needs to critical thinking across the European High Education Curricula". Paper presented in EAIR 39th Annual Forum in Portugal, Porto, 2017.
  4. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Uso da Internet na investigação experimental em Linguística: um exemplo". Paper presented in Encontro Internacional: Discurso, Metodologia e Tecnologia – Encontro de Homenagem ao Professor André Camlong, Miranda do Douro, 2007.
    Published
  5. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Para o estudo das diferenças textuais tipológicas: Contributos da análise temática". Paper presented in XIV Encontro Nacional da Associação portuguesa de Línguística, Aveiro, 1998.
    Published
Journal article
  1. Cruz, Gonçalo; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline; Silva, Helena; Morais, Felicidade. Corresponding author: Cruz, Gonçalo. "What critical thinking skills and dispositions do new graduates need for professional life? Views from Portuguese employers in different fields". Higher Education Research & Development 40 4 (2021): 721-737. http://dx.doi.org/10.1080/07294360.2020.1785401.
    Published • 10.1080/07294360.2020.1785401
  2. Silva, Helena; Lopes, José; Dominguez, Caroline; Payan-Carreira, Rita; Morais, Eva; Nascimento, Maria Manuel; Morais, Felicidade. "Fostering critical thinking through peer review between cooperative learning groups". Revista Lusófona de Educação 32 (2016): 31-45. http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5511.
    Published
  3. Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria M.; Payan-Carreira, Rita; Cruz, Gonçalo; Silva, Helena; Lopes, José; Morais, Maria da Felicidade A.; Morais, Eva. "Adding value to the learning process by online peer review activities: towards the elaboration of a methodology to promote critical thinking in future engineers". European Journal of Engineering Education 40 5 (2015): 573-591.
    Published • 10.1080/03043797.2014.987649
  4. Morais, Maria da Felicidade Araújo; Payan-Carreira, Rita; Dominguez, Caroline; Nascimento, Maria Manuel; Silva, Helena; Lopes, José; Morais, Eva; et al. "Pensamento Crítico e revisão entre pares em Ciências da Comunicação: um estudo de caso". Revista de Letras 13 (2014): 221-232.
    Published
  5. Tagliaferre, Rita de Cássia Silva; Morais, Maria da Felicidade Araújo. "A questão fluente versus disfluente no contexto das afasias". Revista de Letras 10 (2011): 117-124.
    Published
  6. Morais, Felicidade. "Os conectores discursivos no processamento cognitivo do texto: 'já agora', um estudo". Estudos Linguísticos / Linguistic Studies (2010):
  7. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "A Internet na investigação experimental em Linguística". Revista de Letras 8 (2009): 79-89.
    Published
  8. "A Internet na investigação experimental em Linguística". Revista de Letras (2009):
  9. Lopes, Ana Cristina Macário; Morais, Maria da Felicidade Araújo. "'Antes' e 'depois': Elementos para uma análise semântica e pragmática". Revista Portuguesa de Filologia XXIII (2000): 183-243.
    Published
  10. Morais, Maria. "Antes e depois: Elementos para uma análise semântica e pragmática". Revista Portuguesa de Filologia (2000):
  11. Lopes, Ana Cristina Macário; Morais, Felicidade. "Antes e depois: Elementos para uma análise semântica e pragmática". Revista Portuguesa de Filologia (2000):
  12. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "Noções de texto / discurso". Revista de Letras 4 (1999): 67-78.
    Published
  13. Morais, Maria da Felicidade Araújo. "As Preposições. Alguns problemas relacionados com a regência verbal, nominal e adjectival". Revista de Letras 2 (1998): 61-82.
    Published
Website
  1. Morais, Maria da Felicidade; Morais, Eva. Rede Portuguesa de Pensamento Crítico. 2024. https://crithinknet.org/.
  2. Morais, Maria da Felicidade. webPACT - Grupo de Pensamento Crítico e Criativo da UTAD. 2024. https://webpact.utad.pt/.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2016 Desenvolver competências comunicativas com as redes sociais VII Jornadas Pedagógicas - O Professor faz a diferença
(Vila Real, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2017 - 2017 Configurações do ensino de Língua Portuguesa no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, Brasil
Co-supervisor
Doutoramento em Ciências da Educação (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2017 - 2017 Processo da Leitura e da Escrita no contexto socioeducacional rural e urbano nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental em Vitória de Santo Antão – PE. Brasil
Co-supervisor
Doutoramento em Ciências da Educação (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 A repetição como organizadora do tópico discursivo entre afásicos e não afásicos em situação interativa
Co-supervisor
Doutoramento em Ciências da Linguagem (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 A publicidade como mecanismo para criar valor a uma marca
Supervisor
Mestrado em Ciências da Comunicação - Relações Públicas e Publicidade (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 A publicidade ao turismo português
Supervisor
Mestrado em Ciências da Comunicação - Relações Públicas e Publicidade (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 O Bilinguismo e a Diversidade Linguística: Perspetiva Europeia e Regional, ao nível das Línguas e Falares
Supervisor
Mestrado em Ens. de Port. no 3.º Ciclo do EB e no Ens. Sec. e de Espanhol (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 A Teoria do Gatekeeper aplicada ao Departamento de Agenda e Planeamento da TVI
Supervisor
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 Jornalismo de proximidade e barreiras da informação - o caso do Porto Canal
Supervisor
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 - 2015 O valor da marca e a sua relação com a preferência pela mesma em detrimento do produto: estudo de caso da Barbie
Co-supervisor
Mestrado em Ciências da Comunicação - Relações Públicas e Publicidade (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2014 Discurso jornalístico em períodos de mudança: O caso do Jornal de Notícias, de 1974 a 1976
Co-supervisor
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 O clubismo na imprensa desportiva portuguesa: os ‘clássicos’ das épocas 2008/2009, 2009/2010 e 2010/2011
Supervisor
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 As novas competências do jornalista multimédia. Relatório de Estágio nos Serviços Audiovisuais da UTAD
Supervisor
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 Influência da televisão no telespectador. Os meios de comunicação social como formadores da opinião pública
Supervisor
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - 2013 Comparação entre rádios locais e rádios nacionais. Relatório de Estágio na rádio Universidade FM
Supervisor
Mestrado em Ciências da Comunicação - especialização em Jornalismo (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2011 O uso das tecnologias de informação e comunicação como facilitadoras do desenvolvimento de vocabulário em alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente
Supervisor
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Comunicação e Tecnologias Educativas (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2011 Efeitos do uso da linguagem própria dos ambientes virtuais na utilização da norma escrita padrão
Supervisor
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Comunicação e Tecnologias Educativas (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2013 - 2013 Digital natives and new configurations of discourses
Conference
Santiago de Compostela International Workshop on Discourse Analysis
Facultade de Filoloxía - Universidade de Santiago de Compostela, Spain
2013 - 2013 Revisão entre pares e pensamento crítico: Percurso para uma metodologia transversal
Other
I Seminário Internacional Pensamento Crítico na Educação - Investigação, Formação e Perspetivas Futuras
Rede de Pensamento Crítico - Centro de Investigação "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores" (CIDTFF), Portugal
2013 - 2013 II Jornadas Pedagógicas “O professor faz a diferença”
Meeting
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, UTAD, Portugal
2013 - 2013 Coesão e coerência: aspetos do funcionamento da língua nos textos orais e escritos
Workshop
II Jornadas Pedagógicas “O professor faz a diferença”
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, UTAD, Portugal
2013 - 2013 4.º Encontro de Pós-Graduação em Linguística
Meeting
4.º Encontro de Pós-Graduação em Linguística
Centro de Estudos em Línguística Geral e Aplicada, CELGA, Portugal
2012 - 2012 Jornadas Pedagógicas: O professor faz a diferença
Meeting
UTAD - Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012 - 2012 Novo Acordo Ortográfico: Guia e ferramentas pedagógicas
Meeting
5.º Curso de Atualização de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
UTAD - Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012 - 2012 Comunicação oral e escrita: especificidades relevantes para o desenvolvimento das competências linguísticas
Workshop
Jornadas Pedagógicas “O professor faz a diferença”
UTAD - Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2012 - 2012 VII Fórum de Partilha Linguística
Meeting
VII Fórum de Partilha Linguística
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, CLUNL, Portugal
2011 - 2011 VI Fórum de Partilha Linguística
Meeting
VI Fórum de Partilha Linguística
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, CLUNL, Portugal
2010 - 2010 V Fórum de Partilha Linguística
Meeting
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, CLUNL, Portugal
2009 - 2009 Os conectores discursivos no processamento cognitivo do texto
Congress
International Conference on Grammar and Text – GRATO
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009 - 2009 A Internet na investigação experimental em Linguística
Meeting
XIII Encontro Internacional de Reflexão e Investigação
Departamento de Letras, Artes e Comunicação / Centro de Estudos em Letras, Portugal
2007 - 2007 Uso da Internet na investigação experimental em Linguística: Um exemplo
Meeting
Encontro Internacional: Discurso, Metodologia e Tecnologia – Encontro de Homenagem ao Professor André Camlong
Centro de Estudos António Maria Mourinho, Portugal
2007 - 2007 The role of Discourse Markers in text processing: some empirical evidence
Congress
10th International Pragmatics Conference - SPECIAL THEME: Language data, corpora, and computational pragmatics
International Pragmatics Association, Sweden
2007 - 2007 The role of Discourse Markers in text processing: some empirical evidence
Congress
10th International Cognitive Linguistics Conference
International Cognitive Linguistics Association, Poland
2003 - 2003 Já agora, a propósito de conexões discursivas: elementos para a descrição destes marcadores
Meeting
II Encontro Internacional de Análise Linguística do Discurso
Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2003 - 2003 Elementos para uma descrição semântico-pragmática do marcador discursivo já agora
Congress
Congresso Internacional de Linguística Cognitiva – Linguagem, Cultura e Cognição
International Cognitive Linguistics Association / Faculdade de Filosofia, Portugal
2002 - 2002 Towards a semantic-pragmatic account of antes (before) and depois (after) in European Portuguese
Congress
III Congresso Internacional da Associação Espanhola de Linguística Cognitiva
Asociación Española de Lingüística Cognitiva (AELCo/SCOLA), Spain
2001 - 2001 A Análise Linguística do Discurso na Universidade Portuguesa
Round table
I Jornada de Análise Linguística do Discurso
Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
1999 - 1999 Elementos para uma descrição semântica e pragmática de depois - alguns dados relevantes de um estudo em curso
Meeting
Encontros de Reflexão e Investigação
Departamento de Letras, Portugal
1998 - 1998 Textos de tipo narrativo e descritivo: Diferenças tipológicas em posição temática
Congress
Congresso Internacional de Didáctica da Língua e da Literatura
Faculdade de Letras, Portugal
1998 - 1998 Para o estudo das diferenças textuais tipológicas: Contributos da análise temática
Meeting
XIV Encontro Nacional da APL
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2023/06/21 Os efeitos da aprendizagem cooperativa na escrita criativa e na crença de autoeficácia
(Thesis) Main arguer
Sónia Cristina Mesquita Teixeira Marques (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2023/01/26 O uso dos gêneros textuais discursivos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e no Exame Nacional de Acesso às Universidades Portuguesas: um estudo comparativo de casos
(Thesis) Main arguer
Dinara Soares Chacon Sales (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2022/12/15 O impacto da Aprendizagem Cooperativa no desenvolvimento de competências argumentativas em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Main arguer
Rui Filipe Teixeira da Silva (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2022/12/14 O conto literário como fundamento de outras aprendizagens. Aplicação prática em contexto educativo
(Thesis) Main arguer
Eduarda Daniela Oliveira Teixeira Mendes (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2022/12/07 Da polémica à agressividade verbal: análise pragmático-discursiva de conferências de imprensa de treinadores de futebol
(Thesis) Main arguer
Guilherme Delgado Oliveira (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2021/02/23 Escrita Criativa: Estratégias de estímulo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Main arguer
Isabel Cristina Magalhães Nunes (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2020/10/14 O Pensamento Crítico no Contexto Educacional: Um estudo de caso com professores e alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede de ensino público do município de Campina Grande / Paraíba / Brasil
(Thesis) Main arguer
Rochelle Melo Pereira (Other)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2020/01/06 Para preencher o défice de esperança... um discurso de afetos: Análise retórico-discursiva e contrastiva dos discursos do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e dos seus antecessores
(Thesis) Main arguer
Sílvia Maria Jesus Soares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2018/07/23 A Transversalidade da Língua Portuguesa e a sua Operacionalização na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Main arguer
Susana Catarina Coelho Leite (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018/04/18 O princípio da cortesia na relação cliente/rececionista num hotel de 5 estrelas - O caso do Vidago Hotel Palace
(Thesis) Main arguer
Manuel António de Sousa Araújo (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2018/04/11 O jornalismo televisivo e o jornalismo online – convergências e divergências: o caso da SIC e do Porto Canal
(Thesis) Main arguer
Priscila Catarina Baptista Silva (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 A leitura e o humor: processos facilitadores do ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira Ana Celeste Anes (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Expressão oral no ensino de Espanhol e Português – Línguas Estrangeiras. Análise de manuais Carla Sofia Teixeira dos Santos Gonçalves (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 Coesão e integração social na União Europeia Luca Rossetti (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015 A autoavaliação no processo de ensino-aprendizagem Maria Bernardete Grilo Queiroga (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/06/11 A produção textual no 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico – Análise de textos
(Thesis) Main arguer
Joana Daniela Barbosa Macedo (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/03/17 O texto não literário como fomento da oralidade na aula de espanhol como língua estrangeira
(Thesis) Main arguer
Mara Lisa Minhava Domingues (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 A poesia como estratégia de aprendizagem no ensino do Português como língua materna e do Espanhol como línguas Estrangeira - Ensino Secundário (11.º ano) Soraia Marli de Almeida Silva (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 Os tempos do passado do Português: análise de erros cometidos por alunos lusófonos do 3.º ciclo do Ensino Básico Catarina Lurdes de Barros Lopes Dias (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 O diário do aluno como estratégia de ensino e aprendizagem Mónica Ferreira de Moura (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 O texto não literário como fomento da oralidade na aula de espanhol como língua estrangeira Mara Lisa Minhava Domingues (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 Valores semântico-discursivos do marcador assim no gênero artigo científico Layla Cristina Iapechino Souto (Master)
Universidade do Porto, Portugal
2013 O uso da imprensa na aula de Espanhol como Língua Estrangeira e na aula de Português como Língua Materna. Relatório de Estágio Susana da Costa Nunes (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 Análise Contrastiva de textos literários clássicos no ensino/aprendizagem de Português LM e Espanhol LE. Relatório de Estágio Ana Paula Lopes Miranda de Morais (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 Método Fonografema: um percurso literácito para aprendizagem da lectoescrita Paula Cristina Cinza Santos Leal Ferreira (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 Despertar o interesse pela Escrita em contexto pré-escolar. Relatório de Estágio Carmen Sofia Sousa Santos Pereira (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 Papel do Educador de Infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na Educação Pré-Escolar. Relatório de Estágio Paula Alexandra Lopes Fernandes (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 O acordo ortográfico e o seu impacto no processo de Ensino-Aprendizagem. Relatório de Estágio Ermelinda Maria Pinto Dias (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 Da 1.ª à 2.ª versão da TLEBS : Análise comparativa das duas versões da TLEBS nas áreas da semântica e da análise do discurso, retórica, pragmática e linguística textual Paula Manuela Ferreira Pinto Vieira (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2010 Estruturadores do discurso na aula de Português em Moçambique Nobre Roque dos Santos (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 Animação da leitura no contexto da Animação Sociocultural Anabela de Moura Fernandes (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2008 O cordel brasileiro como discurso pedagógico: dialogismo e polifonia Sonia Maria Hessel (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2021/01 - Current Rede Portuguesa de Pensamento Crítico
2013/01 - Current Grupo de Pensamento Crítico e Criativo da UTAD
2007/03 - Current Centro de Estudos em Letras (CEL - UTAD)
1999/01 - Current Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada
1994/01 - Current Associação Portuguesa de Linguística

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2011 - 2011 Português Intermédio para Professores Espanhóis (A2 ->B1) Especialização (Curso médio) FIAVAL (Projeto de Cooperação Transfronteiriça) - Formação, Inovação e Aulas Virtuais na Aprendizagem de Línguas, Portugal
1998 - 1998 Curso Livre de Gramática do português Aperfeiçoamento (Curso médio) UTAD - Departamento de Letras, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2007/03/02 - Current Revista de Letras
Distinctions

Other distinction

1994 Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal