Identification
Personal identification
- Full name
- Floriano Viseu
Citation names
- Viseu, Floriano
Author identifiers
- Ciência ID
- D513-19A6-D98D
Addresses
- Rua Garcia de Orta, 114, 4715-191, Braga, Braga, Portugal (Personal)
Websites
- https://sites.google.com/view/florianoviseu/ (Personal)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2008
Concluded
|
Educação (Doutoramento)
Major in Especialidade: Didáctica da Matemática
Universidade de Lisboa, Portugal
"A Formação do Professor de Matemática, Apoiada por um Dispositivo de Interacção Virtual no Estágio Pedagógico" (THESIS/DISSERTATION)
|
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2008/09/01 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | ||
2013 - 2018 | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade do Minho, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2022 - 2024 | Professores de Matemática numa sociedade tecnológica Mathematics teachers in a technologic society
2022.03892.PTDC
Co-Principal Investigator (Co-PI)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
|
2021/03/01 - 2023/02/28 | Supporting the continuation of teaching STEM subjects during the COVID-19 Pandemic through project-based online practices
2020-1-PL01-KA226- SCH-095959
Researcher
|
Ongoing
|
2021 - 2022/10/31 | EKT-Improving educational innovation, competitiveness and quality of highere education throught collaboration between Universities
and Companies (Education Knowledge Transfer)
612414-EPP-1-2019-1-ES-EPPKA2-KA
Researcher
Universidade de Santiago de Compostela, Spain
|
Ongoing
|
2011 - 2013 | BACULIT_Basic curriculum for teacher’s in-service training in content area literacy in secondary schools
510464-LLP-1-2010-1-DE-COMENIUS-CMP
Researcher
|
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Journal article |
|
Thesis / Dissertation |
|
Activities
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2020 - 2021 | As múltiplas representações na aprendizagem de Sequências e Regularidades por alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Supervisor
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master) |
2020 - 2021 | A aprendizagem de Funções Racionais com recurso à calculadora gráfica de alunos do 11.º ano de escolaridade
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2021 | A modelação matemática na aprendizagem das funções logarítmicas de alunos do 12.º ano com recurso à calculadora gráfica
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2021 | A aprendizagem de Matemática por alunos do PROEJA: um estudo com alunos de dois contextos profissionais
Supervisor
|
Ciências da Educação (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018 - 2021 | A formação do professor de Matemática do Ensino Médio do Estado do Amazonas
Supervisor
|
Ciências da Educação (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016 - 2021 | O ensino de álgebra linear nos cursos de graduação da UDESC: perspectivas e contributos da prática colaborativa
Supervisor
|
Ciências da Educação (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2020 | A resolução de problemas na aprendizagem de tópicos de Geometria e Medida em alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2020 | A argumentação matemática na aprendizagem de tópicos de Geometria de alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2020 | A utilização de recursos tecnológicos no ensino de conceitos matemáticos: um estudo com professores de escolas angolanas do
Cuanza-Norte
Co-supervisor
|
Doutoramento (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2020 | A utilização de recursos tecnológicos no ensino de conceitos matemáticos: um estudo com professores de escolas angolanas do
Cuanza-Norte
Co-supervisor
|
Tecnologia Educativa (PhD)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Aprendizagem de tópicos de Geometria Analítica no Espaço com recurso ao GeoGebra: uma experiência com alunos do 10º ano
Supervisor
|
Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/01/09 - 2019 | A exploração das representações semióticas na aprendizagem dos números racionais de alunos do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
Supervisor
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2019 | A representação gráfica na aprendizagem de tópicos de funções de alunos do 10.º ano
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2018 - 2019 | A exploração das representações semióticas na aprendizagem dos números racionais de alunos do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
Supervisor
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2016 - 2019 | Ensino de matemática na Universidade do Estado da Bahia: perspetivas e práticas
Supervisor
|
Ciências de Educação (PhD)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2015 - 2019 | Ensino de matemática na Universidade Federal do Estado da Bahia: perspetivas e práticas
Supervisor
|
Ciências da Educação (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2018 | O conhecimento didático de Professores de Matemática de Angola no Tema de funções: Uma estratégia de ensino na 10ª classe
com recurso á calculadora gráfica
Supervisor
|
Ciências da Educação (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | Atividades investigativas na aprendizagem de tópicos de Organização e Tratamento de Dados: um estudo com alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | Os materiais didáticos na aprendizagem de tópicos de Geometria: um estudo com alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2017 | Processos e práticas de avaliação do curriculo de Matemática do 3º ciclo do ensino básico
Co-supervisor
|
Ciências da Educação (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2017 | Aprendizagem de conteúdos matemáticos de cálculo por alunos do 1º ano de cursos de engenharia: contextos e materiais didáticos
Co-supervisor
|
Ciências da Educação (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Formulação de problemas na aprendizagem de tópicos matemáticos do 1º e 2º ciclos do ensino básico | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Aprendizagem de trigonometria de alunos do 9.º ano de escolaridade com recurso ao GeoGebra | Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | A aprendizagem de tópicos da circunferência com recurso ao GeoGebra: uma experiência com alunos do 9.º ano de escolaridade | Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | A resolução de problemas no ensino e na aprendizagem de conceitos matemáticos da educação brasileira nos ensinos fundamental e médio | Ciências da Educação (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | O ensino exploratório na aprendizagem de tópicos de Geometria: um estudo com alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico | Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: uma experiência com alunos do 11ºano | Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | A Matemática Recreativa no Ensino Básico | Matemática - Formação Contínua de Professores (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | O erro na regulação da aprendizagem do tema derivada de uma função de alunos do 11º ano de Matemática A | Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | As representações no ensino e na aprendizagem da derivada de uma função: um estudo com alunos do 11.º ano de escolaridade | Ensino de Matemática no 3.º C. do Ensino Básico e no Secundário (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | A calculadora gráfica na promoção da escrita matemática na aprendizagem de modelos contínuos não lineares: um estudo com alunos
do 11.º ano de Matemática B
Supervisor
|
|
2014 - 2014 | A matemática recreativa no ensino básico
Co-supervisor
|
Universidade do Minho Departamento de Matemática e Aplicações, Portugal
|
2013 - 2013 | As tarefas de modelação matemática no ensino e na aprendizagem das funções exponencial e logarítmica: um estudo com alunos
do 12.º ano de escolaridade
Supervisor
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | O ensino e a aprendizagem de funções do 10.º ano de escolaridade através da conexão entre as diferentes representações
Supervisor
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | A natureza das tarefas matemáticas e o envolvimento dos alunos nas atividades da sala de aula: um estudo com alunos do 11.º
ano no tema derivada de uma função
Supervisor
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2010 - 2013 | A aprendizagem de Matemática de discentes do curso da Educação de Jovens e Adultos do IF-SC apoiada por um dispositivo de
EaD
Supervisor
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | A representação gráfica no ensino e na aprendizagem da Estatística: um estudo com alunos do 10.º ano de escolaridade
Supervisor
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | O desenvolvimento da capacidade de argumentação matemática de alunos do 10.º ano na aprendizagem das funções afim e quadrática
com recurso à calculadora gráfica
Supervisor
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | A Web como mediadora do processo de ensino-aprendizagem de Matemática
Supervisor
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | O ensino de estatística de 10.º ano através dos media: implicações para o ensino e para a aprendizagem
Supervisor
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação na aprendizagem da Matemática por alunos brasileiros e portugueses
do ensino médio/secundário
Supervisor
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | Aprendizagem da Estatística no 2.º ano de escolaridade através de atividades investigativas
Supervisor
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | As TIC na atividade profissional do professor de matemática: um estudo com incidência na prática docente
Supervisor
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | As TIC no desenvolvimento da capacidade de argumentação dos alunos do 9.º ano na aprendizagem de Geometria
Supervisor
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011 - 2011 | Aprendizagem dos modelos de grafos, por alunos de MACS do 11.º ano, através do trabalho de projeto
Supervisor
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011 - 2011 | Desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 10.º ano no tema funções através da resolução de problemas com recurso
às TIC
Supervisor
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2010 - 2010 | Representações e conhecimentos de docentes do 1.º ciclo do ensino básico relativamente à Geometria: um estudo em torno da
sua influência na abordagem com os alunos
Supervisor
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2009 - 2009 | Aplicações e modelação matemática com recurso à calculadora gráfica e aos sensores, no estudo de funções com aluno do 9.º
ano de escolaridade
Supervisor
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023/01/26 | Apropriação de práticas de numeramento na EJA/Proeja em comunidades quilombolas do estado Amapá - Brasil: A etnomatemática
como possibilidade de ensino
(Thesis) Arguer
|
Romaro Antonio Silva (PhD)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2023 | Pensamento algébrico nos anos iniciais: Desvelando as aprendizagens profissionais de professores
(Thesis) Main arguer
|
Miriam Criez Nobrega Ferreira (PhD) |
2023 | A resolução de problemas e a escrita matemática: Um estudo com alunos de ensino secundário
Thesis Member
|
Letícia Gabriela Baptista Martins (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2023 | A articulação entre as diferentes representações de funções e as suas derivadas num contexto com calculadora gráfica
(Thesis) Main arguer
|
Alexandra Sofia Pimenta Carvalho (Master) |
2022/06/29 | El desarrollo de la imagen conceptual del triángulo en el alumnado de Educación Primaria utilizando GeoGebra.
(Thesis) Main arguer
|
María Elena Papín (PhD)
Universidade da Coruña Facultade de Ciencias da Educación, Spain
|
2022 | A utilização da Gallery Walk para a promoção da comunicação matemática
(Thesis) Main arguer
|
Diana Barbosa da Silva (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021 | Conhecimento Didático e prática pedagógica de futuros professores no ensino dos números racionais
(Thesis) Arguer
|
Nadia Diogo Ferreira (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021 | A tecnologia no desenvolvimento do currículo de Matemática no ensino básico - o contributo da Teoria da Mediação Semiótica
(Thesis) Main arguer
|
Maria Manuela Subtil Brito Pedro (PhD) |
2021 | Desenvolver a educação para a sustentabilidade ambiental na formação de futuros professores de Matemática do 2.º Ciclo em
Angola
(Thesis) Main arguer
|
Paxe Nelson Cesareira de Amazonas (PhD) |
2021 | A utilização de materiais didáticos nas aulas por professores de Matemática do Ensino Básico e Secundário em Timor-Leste
(Thesis) Arguer
|
Venâncio Lopes (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 | A TIC e a Qualidade em educação: A aplicação da tecnologia por professores de matemática como instrumento de potencialização
do ensino-aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo em função das competências em uma escola do Distrito Federal
(Thesis) Main arguer
|
Carlos Alberto Miguel da Silva (Master)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
|
2021 | Atividades interdisciplinares no ensino secundário - uma abordagem STEAM
(Thesis) Main arguer
|
Daniela Lopes Marques (Master) |
2020 | Currículo e Aprendizagem da Matemática: Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Secundário em Benguela
(Thesis) Arguer
|
Augusta Domingas (PhD)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2020 | Um modelo de prática pedagógica de articulação entre conteúdo, pedagogia e tecnologia na formação inicial de professores
(Thesis) Main arguer
|
Nuno Lopes Martins (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2020 | O conhecimento matemático de professores portugueses de matemática dos primeiros anos
(Thesis) Arguer
|
Catarina Vasconcelos Pereira Gonçalves (PhD)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2020 | A prática de ensino supervisionada na formação inicial de professores de Matemática - Um estudo de caso com estudantes do
ISCED-Huíla/Angola
(Thesis) Main arguer
|
Augusto Moura Rasga (PhD) |
2020 | Livro didático associado a tecnologias digitais como ferramentas para o ensino ativo de Matemática
(Thesis) Arguer
|
Alexander dos Santos Dutra (PhD) |
2019 | O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (Technological Pedagogical Content Knowledge-TPACK) na formação inicial
de professores de matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário
(Thesis) Main arguer
|
Luis Fabián Gutiérrez Fallas (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
2019 | Jogos matemáticos: A atividade lúdica na aprendizagem da matemática
(Thesis) Main arguer
|
Ana Sofia da Silva Ferreira (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2018 | O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática: Duas experiências no ensino básico
(Thesis) Main arguer
|
Marisa Alexandra Ferreira Quaresma (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
2018 | O papel de feedback na construção de significados num ambiente de aprendizagem colaborativa apoiada pelo computador: Uma experiência
de ensino em Geometria com recurso ao GeoGebra
(Thesis) Main arguer
|
Júlio César Martins Ribeiro (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
2018 | Contributos da Matemática e das tecnologias digitais para a educação financeira e o consumo sustentável: Um estudo com alunos
do ensino fundamental
(Thesis) Main arguer
|
Ivan Nunes Gonçalves (Master)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | Exploração de diferentes representações semióticas no estudo do conceito de limite por alunos do 11.º ano
(Thesis) Main arguer
|
Ana Sofia Fernandes Lomar (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2017 | A aprendizagem significativa de limites de funções por estudantes universitários
(Thesis) Arguer
|
Anderon Melhor Miranda (PhD)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2017 | A aprendizagem do cálculo diferencial e integral no curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo
da Bahia: Um estudo de caso com uma turma do primeiro ano
(Thesis) Arguer
|
Álvaro Fernandes Serafim Filho (PhD)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2017 | Aprendizagem de testes de hipóteses por alunos do ensino superior politécnico
(Thesis) Arguer
|
Gabriela Maria Araújo da Cruz (PhD)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2017 | Exploração da probabilidade em experiências compostas por alunos do 9.º ano de escolaridade
(Thesis) Main arguer
|
Maria Celeste Fernandes de Almeida (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2017 | As TIC no estudo das Funções: Uma experiência com uma turma de 9.º ano
(Thesis) Main arguer
|
Maria do Rosário da Silva Freitas (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2017 | A importância do sentido do número nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
(Thesis) Main arguer
|
Maria João Meireles Lopes (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2016 | Estudo sobre a aplicação das orientações curriculares nos eventos de educação matemática em jardim de infância, no ensino
do número em Angola, e suas consequências na aprendizagem das crianças dos 5 aos 6 anos de idade
(Thesis) Arguer
|
Pedro Cardoso da Silva (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016 | Conhecimento profissional do professor de Matemática: Estudos de caso de professores em Timor-Leste
(Thesis) Main arguer
|
Carlos Samuel Pinho Fernandes (Master)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Matemática, Portugal
|
2016 | O estudo antecipado mediado por tecnologias: A aprendizagem de generalidades sobre funções e o desenvolvimento da autonomia
(Thesis) Main arguer
|
Ana Cristina da Silva Valente (Master)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
2016 | O contributo do GeoGebra para a aprendizagem da Geometria Analítica no espaço
(Thesis) Main arguer
|
Joana Margarida da Silva Armindo (Master)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
2015 | Conceitos geométricos elementares e comunicação matemática: Uma experiência com alunos do 4.º ano e 6.º anos de escolaridade
(Thesis) Main arguer
|
Mariana Xavier Cardoso Ferreira (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2015 | O sentido de divisão: Uma experiência com alunos do 4.º ano e 6.º anos de escolaridade
(Thesis) Main arguer
|
Cristiana Barbosa Pereira (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2014 | A calculadora gráfica na aprendizagem das funções no ensino secundário
(Thesis) Main arguer
|
Maria Madalena Correia Consciência (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
2014 | Pensamento algébrico no 1.º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Leonel Veloso Vieira (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2014 | O programa de Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Conhecimento, conceções e envolvimento parental
(Thesis) Main arguer
|
Sandra Cristina Ferreira da Conceição (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2014 | Projeto Ritmus: Uma experiência para o sucesso na Matemática e de desenvolvimento profissional de professores
(Thesis) Main arguer
|
Sónia Cristina Nunes Dionísio (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2014 | Contributo dos padrões no desenvolvimento de capacidades transversais em Matemática: Um estudo no 5.º ano de escolaridade
(Thesis) Main arguer
|
Maria de Lurdes Fernandes de Amorim (Master)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2014 | Resolução de problemas no 1.º Ciclo: As dificuldades que surgem na concretização das diferentes fases do modelo de Polya
(Thesis) Main arguer
|
Sílvia Daniela Vieira Costa (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2014 | Problemas de otimização matemática no estudo das derivadas numa turma do 12.º ano de escolaridade
(Thesis) Main arguer
|
Ana Margarida Gomes Gonçalves Pereira (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2014 | As interações dos alunos no trabalho de grupo na aprendizagem da Geometria: Uma experiência com uma turma do 9.º ano de escolaridade
(Thesis) Main arguer
|
Maria Júlia Rodrigues Alves (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2013 | Ensinar números racionais no 1.º CEB - Uma experiência com alunos do 4.º ano em período de transição de documentos curriculares
(Thesis) Arguer
|
Magda Sofia Lourenço Fernandes (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2013 | A etnomatemática nos lenços dos namorados
(Thesis) Arguer
|
Paula Filipa Vivas Vilela (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2013 | As funções exponencial e logarítmica nos manuais escolares do 12.º ano
(Thesis) Main arguer
|
Carla Isabel Teixeira Tavares Bebimbas da Fonseca (Master)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
2013 | O ensino e a aprendizagem de Geometria com recurso a materiais manipuláveis: Uma experiência com alunos do 9.º ano de escolaridade
(Thesis) Main arguer
|
Andreia Cristina Freitas Abreu (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2013 | Ensino e aprendizagem das funções racionais usando a calculadora gráfica: Um estudo realizado com alunos de Matemática A do
11.º ano de escolaridade
(Thesis) Main arguer
|
Paulo Jorge Freitas de Sousa (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2012 | Evolução dos significados pessoais de associação estatística em estudantes universitários moçambicanos de Matemática através
do ensino
(Thesis) Arguer
|
Delson Alexandre Alberto Zioto Mugabe (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2012 | Introdução ao conceito de fracção na interpretação quociente: Uma experiência de ensino no 1.º ciclo de ensino básico
(Thesis) Arguer
|
Maria Manuela de Castro Costa Oliveira (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2012 | O ensino e a aprendizagem de Estatística com tecnologia: Uma experiência no 7.º ano de escolaridade
(Thesis) Main arguer
|
Catarina Vasconcelos Pereira Gonçalves (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2012 | A folha de cálculo como mediador da comunicação matemática: Uma experiência pedagógica com uma aluna deficiente visual
(Thesis) Main arguer
|
Maria Isabel Lago da Silva (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2012 | Resolução de problemas através do modelo Polya: as produções escritas de alunos de uma turma de Matemática B do 11.º ano
(Thesis) Main arguer
|
Maria Helena Magalhães Pereira (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2012 | Exploração do significado das expressões como forma de promover a aprendizagem de equações literais e polinómios no 8.º ano
(Thesis) Main arguer
|
Pedro Marcelo Pereira dos Santos Silva (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2011 | Desenvolvimento profissional de professores de Matemática num contexto de formação pós-graduada apoiada pelas TIC
(Thesis) Main arguer
|
João Felisberto Fernandes Semedo (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
2011 | Processos de resolução de problemas: Uma experiência com alunos de cursos de Educação e Formação de Adultos na área de Matemática
para a Vida
(Thesis) Arguer
|
Ângela Maria Barros Fernandes (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2011 | Contributo da resolução de problemas de padrão para a aprendizagem da Álgebra no 7.º ano de escolaridade
(Thesis) Arguer
|
Manuel de Sousa Pereira (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2011 | Discussão na aula de Matemática com recurso à tecnologia: O caso de uma turma de 7.º ano
(Thesis) Arguer
|
Esmeraldina Maria Gandra de Sousa França Santos (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2010 | Os números e operações: Investigações matemáticas com alunos do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
(Thesis) Arguer
|
Cidália Patrícia Freitas da Silva (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2010 | A influência do ensino nos raciocínios de alunos do 12.º ano de escolaridade em probabilidade condicionada
(Thesis) Arguer
|
Maria do Carmo Fernandes da Cunha (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2010 | In)Sucesso na Matemática e a utilização de recursos didácticos no 7.º ano de escolaridade: estudo de caso
(Thesis) Main arguer
|
Carla Alexandra Baptista Oliveira (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2009 | Laboratórios virtuais de matemática como um espaço de apoio à actividade do professor do século XXI. Um estudo de caso
(Thesis) Main arguer
|
Maria Manuela de Abreu Ferreira Simões (PhD)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2009 | Estratégias de alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico nos conceitos de área, perímetro, volume e suas relações
(Thesis) Arguer
|
Isabel Afonso Martins (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2009 | Influência dos testes intermédios de Matemática na aprendizagem, no ensino e na avaliação de uma turma de 11.º ano de escolaridade
(Thesis) Arguer
|
Ana Isabel Cerqueira da Silva Dias Noronha (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2009 | O trabalho colaborativo como meio de desenvolvimento do conhecimento didáctico de professores de Matemática no tema de Análise
Combinatória
(Thesis) Arguer
|
Bárbara Vilamarim do Alvar Carvalho (Master)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2008 | Práticas pedagógicas dos professores do 1.º ciclo do ensino básico na área disciplinar de Matemática
(Thesis) Main arguer
|
Miguel António de Almeida e Silva (Master)
Universidade de Lisboa Centro de Filosofia das Ciências, Portugal
|