???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Elsa Fernandes

Citation names

  • Fernandes, Elsa

Author identifiers

Ciência ID
D614-35E0-4AFA
ORCID iD
0000-0002-9867-6230

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
French Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Portuguese Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2004/07/27
Concluded
Doutoramento em Educação - Didática da Matemática (Doutoramento)
Major in Didática da Matemática
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
"Aprender Matemática para viver e trabalhar no nosso mundo" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado com Distinção e Louvor
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2021/12/01 - 2036/12/01 Associate Professor (University Teacher) Universidade da Madeira, Portugal
2021/12/01 - 2036/12/01 Associate Professor (University Teacher) Universidade da Madeira, Portugal
2020/12/01 - 2036/12/01 Associate Professor (University Teacher) Universidade da Madeira, Portugal
2020/12/01 - 2036/12/01 Associate Professor (University Teacher) Universidade da Madeira, Portugal
2020/12/01 - 2036 Associate Professor (University Teacher) Universidade da Madeira, Portugal
2004/07/27 - 2020/11/30 Assistant Professor (University Teacher) Universidade da Madeira, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2017/05/07 - Current Vice-Rector Universidade da Madeira, Portugal
Universidade da Madeira, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2023/01/01 - 2026/12/31 Accelerate FutureHEI
HORIZON-WIDERA-2022-ERA-01-51-
Co-Principal Investigator (Co-PI)
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Educação, Portugal
Ongoing
2023/10/15 - 2026/10/14 MathIA - Modelo de Inteligencia Artificial para enriquecer y mejorar las competencias matemáticas en el alumnado adolescente
E10190578
Researcher
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Educação, Portugal
Ongoing
2023/10/01 - 2025/11/30 SPACES
KA220-HED-000156880
Co-Principal Investigator (Co-PI)
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Educação, Portugal
Ongoing
2022/04/01 - 2024/03/31 MACARONIGHT 2022 - 2023: The Researchers' Night of the Macaronesia
101061254
Co-Principal Investigator (Co-PI)
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Educação, Portugal
Ongoing
2019/01/01 - 2022/12/31 H2020 Forward - Fostering research excellence in EU Outermost Regions
Researcher
Universidade da Madeira, Portugal
EUROPEAN COMMISSION DIRECTORATE-GENERAL RESEARCH & INNOVATION
Ongoing
2018/01/05 - 2020/06/30 Macaronight - Macaronesian Researcher's Night
Researcher
Universidade da Madeira, Portugal
Comissão Europeia
Concluded
2016/01/01 - 2019/04/30 Aprendizagem com Tecnologias e Design do Futuro da Formação de Professores
PTDC/MHC-CED/0588/2014
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2010/01/01 - 2013/06/30 DROIDE II - Robots em Educação Matemática e Informática
PTDC/CPE-CED/099850/2008
Universidade da Madeira, Portugal

Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal

Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2007/09/01 - 2010/12/31 APRENDER: Matemática, Tecnologia e Sociedade
PTDC/CED/65800/2006
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Martins, Sónia; Fernandes, Elsa. "Robots na aprendizagem das STEAM". Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação, 2020.
  2. Lopes, Paula Cristina; Fernandes, Elsa. "Robots para a construção de significados estatísticos e para a reconstrução de foregrounds". Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação, 2020.
  3. Fernandes, Elsa. "Ambientes de aprendizagem inovadores como recurso pedagógico". Universidade da Madeira, 2018.
  4. Fernandes, Elsa. "Learning Scenarios with Robots Leading to Problem Solving and Mathematics Learning.". In Broadening the scope of research on mathematical problem solving: Focus on Technology, Creativity and Affect, 129-152. New York, United States: Springer, 2018.
    Published
  5. Martins, Sónia; Fernandes, Elsa. "A aprendizagem da matemática num projeto com robots". CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2016.
  6. Martins, Márcio; Fernandes, Elsa. "Educação matemática crítica: um relato". CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2016.
  7. Fernandes, Elsa. "O design de cenários de aprendizagem para a escola do futuro". CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2016.
  8. Abreu, Sónia; Fernandes, Elsa. "Aprender a ser crítico com a matemática". CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2016.
  9. Lopes, Paula Cristina; Fernandes, Elsa. "Um cenário de aprendizagem com robots para desenvolver competência estatística". CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2016.
  10. Matos, J.F.; Santos, Madalena; Fernandes, Elsa; Carreira, Susana; Pedro, N.; Belchior, Margarida; Gerardo, Helena; Mesquita, Mônica. "Learning mathematics and competences: Bringing together three theoretical perspectives". MES, 2008.
Conference paper
  1. Santos, Elci Alcione Almeida dos; Fermé, Eduardo Leopoldo; Fernandes, Elsa Maria dos Santos. "Droide virtual: utilização de robôs na aprendizagem colaborativa da programação através da web". 2007.
Edited book
  1. Fernandes, Elsa. Aprender Matemática e Informática com Robots.. Funchal, Portugal. 2013.
    Published • Editor
Journal article
  1. Lopes, Paula Cristina; Fernandes, Elsa. "Literacia, Raciocínio e Pensamento Estatístico com Robots". (2019): https://quadrante.apm.pt/article/view/22907.
    10.48489/quadrante.22907
  2. MARTINS,SÓNIA MATILDE PINTO CORREIA; FERNANDES,ELSA MARIA DOS SANTOS. "Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos a aprendizagem como participação". (2015): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000200333.
  3. Abreu, Sónia; Fernandes, Elsa. "Learning to be critical with Mathematics: Body Mass Index and Promotions". (2015): https://quadrante.apm.pt/article/view/22915.
    10.48489/quadrante.22915
  4. Martins, Sónia Matilde Pinto Correia; Fernandes, Elsa Maria dos Santos. "Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos". (2015): http://hdl.handle.net/10400.13/1344.
    dx.doi.org/10.1590/S1413-24782015206104
  5. Pais, A.; Fernandes, E.; Matos, J.F.; Alves, A.S.. "Recovering the meaning of "critique" in critical mathematics education". For the Learning of Mathematics 32 1 (2012): 28-33. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84859269049&partnerID=MN8TOARS.
  6. Oliveira, Rui; Fernandes, Elsa; Fermé, Eduardo. "Proporcionalidade directa como função: da perfeição à realidade a bordo de um robot". (2007): https://quadrante.apm.pt/article/view/22811.
    10.48489/quadrante.22811
  7. Fernandes, Elsa. "Fazer Matemática compreendendo e compreender Matemática fazendo: A apropriação de artefactos da Matemática escolar". (2000): https://quadrante.apm.pt/article/view/22726.
    10.48489/quadrante.22726
  8. Fernandes,Elsa. "O trabalho cooperativo num contexto de sala de aula". (1997): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000400004.
  9. Fernandes, Elsa. "O trabalho cooperativo num contexto de sala de aula". (1997): http://hdl.handle.net/10400.12/5751.
Thesis / Dissertation
  1. Santana, Maria de Jesus dos Santos. "A formação de professores de matemática na resolução de problemas". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.13/1995.
  2. Lopes, Paula Cristina Reis. "Aprender matemática com recurso a tecnologias: robots na sala de aula". PhD, 2017. http://hdl.handle.net/10400.13/1570.
  3. Lopes, Lúcia Maria Teixeira. "A aprendizagem das noções elementares da álgebra e das equações no 7º ano de escolaridade". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/979.
  4. Côrte, Sara Raquel Perestrelo. "Atividades investigativas: abordagem investigativa na aprendizagem da matemática". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/561.
  5. Gonçalves, Ida Maria Faria de Lira. "Os problemas da matemática: o seu papel na matemática e nas aulas de matemática". PhD, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/559.
  6. Araújo, Luís Filipe Gonçalves de, 1975-. "A utilização de aplicações multimédia como veículo para melhorar a aprendizagem da leitura". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10451/16056.
  7. Lopes, Ana Sofia Fernandes Duarte. "A aprendizagem da geometria: critérios de paralelismo e perpendicularidade entre planos, e entre retas e planos". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/560.
  8. Dias, Ana Paula Nunes de Sousa Jardim. "Atividades investigativas na sala de aula: mudar metodologias". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/564.
  9. Pacheco, Laura Cristina Teixeira. "Atividades investigativas: utopia ou realidade na aprendizagem significativa da matemática?". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/977.
  10. Silva, Dalila Maria Teixeira Faria da. "Aprendizagens algébricas e o desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos do 8º ano". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/653.
  11. Caires, Noel Belerofonte da Fonte de. "Os robots na aprendizagem da trignometria". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1170.
  12. Camacho, Natércia Maria Fernandes Pereira. "A matemática e as suas conexões com o quotidiano: à descoberta da matemática no dia-a-dia". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/368.
  13. Mendonça, Adelaide Maria Drumond Ferreira. "Instrumentos de avaliação no contexto do ensino e aprendizagem da matemática". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/395.
  14. Chá, Arlindo Vieira Chá. "Instrumentos de avaliação ao serviço da aprendizagem em estatística". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/377.
  15. Freitas, Célia Franco Fernandes Bazenga Marques. "Materiais manipuláveis usados em sala de aula de matemática na aprendizagem dos conteúdos programáticos do 7º ano". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/372.
  16. Camacho, Raquel Cristina Sousa. "Educação matemática crítica: a sua importância na formação de uma sociedade do futuro". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/376.
  17. Neto, Paula Cristina da Silva. "Aprender geometria no 7º ano de escolaridade: diferenciação de estratégias na sala de aula". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/646.
  18. Freitas, Sílvio Martim Barreto de. "Aprendizagem cooperativa e colaborativa em matemática no espaço facebook". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1172.
  19. Freitas, Dulce Orlanda Fernandes Adrego Jorge. "Aprender a ser crítico com a matemática num curso de educação e formação". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1171.
  20. Freitas, Silvina Maria Melim Mendonça. "O ensino da matemática num percurso curricular alternativo". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/378.
  21. Pereira, Maria Fernanda da Cunha. "A relação matemática-realidade na educação e formação de adultos". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/381.
  22. Martins, Márcio Patrício. "Educação matemática crítica: professor, isto serve para quê?". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/464.
  23. Abreu, Sónia José Teixeira Faria de. "Educação matemática crítica: o seu contributo na formação de cidadãos críticos e responsáveis". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/482.
  24. Camacho, Mariana Sofia Fernandes Pereira. "Materiais manipuláveis no processo ensino/aprendizagem da matemática: aprender explorando e construindo". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/373.
  25. Gomes, Florinda Isabel Moreira. "Construindo conhecimento: utilização de robots na aprendizagem de funções". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/380.
  26. Andrade, Fátima José Silva. "Robótica educacional: uma metodologia educacional no estudo de funções de 7º ano". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/375.
  27. Gomes, Miguel Ângelo Nóbrega. "Ensino da matemática, tecnologia, trabalho de projecto e empreendedorismo". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.13/1638.
  28. Santos, Elci Alcione Almeida dos. "Contribuição para o estudo da aprendizagem da matemática e da programação em comunidades virtuais de prática com foco no uso de robots como mediadores da aprendizagem". PhD, 2012. http://hdl.handle.net/10400.13/700.
  29. Fernandes, Elsa. "Aprender matemática para viver e trabalhar no nosso mundo". PhD, 2004. http://hdl.handle.net/10451/43118.