Identification
Personal identification
- Full name
- Sandra Raquel Gonçalves Fernandes
Citation names
- Fernandes, Sandra
Author identifiers
- Ciência ID
- D617-2C98-5011
- ORCID iD
- 0000-0003-4712-4249
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=lV76E7UAAAAJ
- Researcher Id
- E-6330-2016
- Scopus Author Id
- 16315361800
Email addresses
- sandra.r.fernandes29@gmail.com (Personal)
Addresses
- Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 541, 541 4200, Porto, Porto, Portugal (Professional)
Websites
- https://www.upt.pt/docente.php?d=1274 (Professional)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
French | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | |
Spanish; Castilian | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2006/10/01 - 2011/01/11
Concluded
|
Education Sciences (Doutoramento)
Major in Curriculum Development
Universidade do Minho, Portugal
"Aprendizagem baseada em Projectos no Contexto do Ensino Superior: Avaliação de um Dispositivo Pedagógico no Ensino de Engenharia." (THESIS/DISSERTATION)
|
--- |
2000/09/01 - 2005/07/31
Concluded
|
Education (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"Melhoria da Qualidade do Ensino e Avaliação do Desempenho do Trabalho Docente no Ensino Superior" (THESIS/DISSERTATION)
|
16 |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2024/02/01 - Current | Associate Professor (University Teacher) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal | ||
2015/09/01 - 2023/12/31 | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2016 - 2019 | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2015 - 2016 | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade Fernando Pessoa - Unidade de Ponte de Lima, Portugal |
2012/02/01 - 2015/01/31 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2013 - 2015 | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2011/04/01 - 2012/02/15 | Postdoctoral Researcher (FCT grant SFRH/BPD/68349/2010) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2006/10/01 - 2010/09/30 | PhD Student (FCT grant SFRH/BD/28330/2006) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2023/05/01 - 2025/05/01 | TeacherED: Capacity building of education employers through the promotion of teacher induction (programmes)
Researcher
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
Ongoing
|
2020/08/09 - 2022/08/09 | Fostering Entrepreneurship and Innovation in Cultural and Creative Industries through Interdisciplinary Education (FENICE)
2020 1 BG01 KA203 079193
Researcher
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
Concluded
|
2015/09/01 - 2018 | A docência no contexto da avaliação do desempenho no Ensino Superior: um estudo em quatro instituições públicas portuguesas.
SFRH/BPD/107848/2015
Post-doc Fellow
|
Cancelled
|
2011/04/01 - 2014 | Avaliação do Desempenho dos Docentes no Ensino Superior: Modelos, Práticas e Efeitos.
SFRH/BPD/68349/2010
Post-doc Fellow
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Cancelled
|
2011/04 - 2014 | Avaliação do Desempenho dos Docentes no Ensino Superior: Modelos, Práticas e Efeitos.
SFRH/BPD/68349/2010
|
N/A |
2006/10/01 - 2010/09/30 | Aprendizagem Baseada em Projetos no Contexto do Ensino Superior: Avaliação de um dispositivo pedagógico no Ensino de Engenharia
SFRH/BD/28330/2006
PhD Student Fellow
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2024/11/01 - 2028/11 | ArchiSpace: Space Architecture design and prototyping in planetary analogue environments
101131555
Other
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
European Commission Marie Sklodowska-Curie Actions
Ongoing
|
2024/05/01 - 2026/10/01 | +Sucesso@UPortucalense - “Programa de Promoção do Sucesso Académico e Redução do Abandono”
+Sucesso@UPortucalense
Other
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
Direção Geral do Ensino Superior (DGES)
Ongoing
|
2024/05/01 - 2026/10/01 | Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior
Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior
Other
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
Direção Geral do Ensino Superior (DGES)
Ongoing
|
2018/10/01 - 2021/09/30 | Investigating the Impact of School Leadership on Pupil Outcomes
PTDC/CED-EDG/28570/2017
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2017/05/27 - Current | Centre for Excelence in Teaching (CET@UPT)
00000
Principal investigator
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
Ongoing
|
2015 - 2017 | “Aprendizagem Profissional Colaborativa de Professores” | Aprendizaje profesional docente colaborativo en contextos escolares.
Oportunidades y limitaciones.
1150596
Researcher
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica Fondo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico
Concluded
|
2014 - 2017 | Supplemental Self-Help in English as a Foreign Language for Learners with Specific Learning Differences/ Difficulties (SupEFL)
2014-1-DE02-KA200-001093
Researcher
|
Erasmus Plus
Concluded
|
2014 - 2015 | Construção e Validação de Toolbox para o desenvolvimento curricular no Ensino Superior
59/ID/2014
Researcher
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Concluded
|
2009 - 2012 | HESdespi- Higher Education System Development for Social Partnership Improvement and Humanity Sciences Competitiveness
159338-TEMPUS-1-2009-1-LV-TEMPUS-SMHES
Researcher
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Thesis / Dissertation |
|
Working paper |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2019/05/22 | Mediação no contexto do Ensino Superior. | II Colóquio Mediação em Diálogo: Horizontes Partilhados.
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/02/05 | O Centre for Excellence in Teaching (CET) na Universidade Portucalense: partilha de experiência sobre a sua conceção e operacionalização |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2019/10/01 - Current | As Lideranças escolares e a concretização da autonomia e flexibilidade curricular: a perspetiva dos atores em
contexto.
Supervisor of Maria Manuela Ferro Unas
|
Doutoramento em Ciências da Educação (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - Current | A Era Digital e o Desenvolvimento da Linguagem das crianças
Supervisor of Diana Rita Vasconcelos Monteiro
|
Programa de Doutoramento de Ciências da Educação e do Comportamento (PhD)
Universidade de Vigo - Campus Ourense, Spain
|
2023 - 2023 | Práticas de inovação pedagógica centradas no estudante: resultados de um estudo de caso
Supervisor
|
Administração e Gestão da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2023 - 2023 | Intervenção socioeducativa em contexto escolar e familiar: implementação de um programa baseado em tutorias autorregulatórias
Supervisor
|
Ciências da Educação - área de especialização em Educação e Intervenção Sociocomunitária (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2022 - 2022 | A promoção da responsabilidade social no Ensino Superior: um estudo de caso sobre o papel das lideranças académicas
Supervisor
|
Administração e Gestão da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2022 - 2022 | A eficácia da comunicação na liderança escolar: um estudo de caso num mega agrupamento de escolas
Supervisor
|
Administração e Gestão da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2022 - 2022 | As lideranças escolares e a concretização da autonomia e flexibilidade curricular: a perspetiva dos atores em contexto.
Supervisor
|
Ciências da Educação (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 - 2021 | O papel da comunicação na relação entre a escola e a família: um estudo de caso numa escola de 2.º e 3.º ciclo do ensino básico
Supervisor
|
Administração e Gestão da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2019 - 2019 | A animação sociocultural no contexto de um centro de dia: os desafios da intergeracionalidade
Supervisor
|
Ciências da Educação - área de especialização em Educação e Intervenção Sociocomunitária (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2019 - 2019 | Riscos e desafios das redes sociais: um projeto de intervenção socioeducativa com adolescentes numa escola
Supervisor
|
Ciências da Educação - área de especialização em Educação e Intervenção Sociocomunitária (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2019 - 2019 | O projeto educativo e o plano anual de atividades: uma reflexão sobre a atividade profissional docenre na promoção do sucesso
educativo
Supervisor
|
Administração e Gestão da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2019 - 2019 | Autonomia, gestão e liderança escolar através do Projeto Educativo: um estudo de caso no Instituto Médio Industrial de Benguela
Supervisor
|
Administração e Gestão da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2019 - 2019 | Lideranças formais e informais em contexto educativo: um estudo de caso no Instituto Médio de Administração e Gestão da Catumbela,
Angola
Supervisor
|
Administração e Gestão da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2012/10/01 - 2018/02/01 | From Student to Teacher: the influence of the contexts of learning and workplace in shaping new teachers’ professional identities
Co-supervisor
|
Doutoramento em Ciências da Educação (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | A intervenção social e comunitária como estratégia de inclusão social no Bairro de Santiago em Aveiro
Supervisor
|
Ciências da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2018 - 2018 | Pela voz da reclusão em idade sénior: um estudo qualitativo num estabelecimento prisional masculino
Supervisor
|
Ciências da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2018 - 2018 | Aprendizagem colaborativa e desenvolvimento profissional docente: um estudo de caso numa escola pública
Supervisor
|
Administração e Gestão da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2018 - 2018 | Liderança escolar no caleidoscópio de atores escolares
Supervisor
|
Administração e Gestão da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2018 - 2018 | O papel da Academia Militar do Exército na transmissão de valores para a construção da cidadania angolana
Supervisor
|
Administração e Gestão da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2017 - 2017 | From student to teacher: the influence of the context of learning in becoming a teacher in China
Supervisor
|
Ciências da Educação (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Evolução da componente intelectual no trabalho
Supervisor
|
Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2019/10/25 | Investigating the curriculum of Initial Teacher Education in East Timor: a multiperspective case
(Thesis) Main arguer
|
Sancho da Costa Patrício (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/10/04 | Análisis del twitter de los medios deportivos en España con perspectiva de género: la invisibilización de las mujeres deportistas
(Thesis) Main arguer
|
Alba Adá Lameiras (PhD)
Universidade de Vigo - Campus Ourense, Spain
|
2019/04/30 | A Educação Social em Portugal - do campo conceptual à construção da profissionalidade
(Thesis) Arguer
|
Joana Teixeira Alves Vaz Salgado Baía (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2019/03/27 | Discursos y prácticas de otredad en alumnado gallego y portugués de secundaria: aportaciones de un a pedagogía crítica y queer | María Victoria Carrera Fernández (PhD)
Universidade de Vigo, Spain
|
2018/11/30 | O Teatro na Educação. Uma Pedagogia de Desenvolvimento da Criatividade
(Thesis) Main arguer
|
Ana Margarida de Andrade Simões Custódio Vaz (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2018/11/28 | Implicações da Avaliação do Desempenho Docente na Aprendizagem dos Professores e no seu Desenvolvimento Profissional: Perspetivas
de Professores de Inglês
(Thesis) Main arguer
|
Maria Manuela Bico Rosa Gamero (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017/07/14 | Evaluación del fenómeno del sexting y de los riesgos emergentes en la red en adolescentes de la provincia de Ourense
(Thesis) Main arguer
|
Patricia Alonso Ruido (PhD)
Universidade de Vigo - Campus Ourense, Spain
|
2017/07/11 | Motivações, experiências e oportunidades de desenvolvimento profissional de professores: Um estudo nas escolas secundárias
do município de Matola, moçambique
(Thesis) Main arguer
|
Moisés Manuel Cau (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2016/11/29 | Modelo de Evaluación del Programa de Transformación de Calidad Educativa: todos a aprender (PTA)
(Thesis) Main arguer
|
Sandra Milena Días López (PhD)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2016/10/21 | A importância da estatística no desenvolvimento do pensamento crítico na formação de professores
(Thesis) Main arguer
|
Rui João Teles da Silva Ramalho (PhD)
Universidade de Vigo, Spain
|
2016/02/10 | Análise dos Manuais Escolares do 3º ciclo do Ensino Básico e das Práticas Pedagógicas que derivam do seu uso
(Thesis) Main arguer
|
Vânia Marieta Pereira Ferreira (PhD)
Universidade de Vigo, Spain
|
2012/11/08 | Contextos e Oportunidades de Formação e de Desenvolvimento Profissional. Um Estudo com Professores de Informática
(Thesis) Main arguer
|
Ermelinda de Lurdes Salgado Correia (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2009/09/01 - Current | Project Approaches in Engineering Education | Founding Member |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2009/07/01 - Current | PAEE - Project Approaches In Engineering Education | University of Minho |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2014 - Current | Teachers and Teaching: Theory and Practice |