???global.info.a_carregar???
Nicole Gaspar Duarte. Concluiu o(a) Mestrado em Mestrado em Ensino no 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB em 2020 pelo(a) Instituto Politécnico de Leiria e Licenciatura em Educação Básica em 2017 pelo(a) Instituto Politécnico de Leiria.
Identification

Personal identification

Full name
Nicole Gaspar Duarte

Citation names

  • Duarte, N.

Author identifiers

Ciência ID
D718-5FC5-D846
ORCID iD
0000-0001-8396-6369

Email addresses

  • nicole.duarte@ipleiria.pt (Professional)

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Elementary (A2) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2020 - 2023
Concluded
Doutoramento em Educação, especialidade de Didática da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
"O estudo de aula no desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores sobre discussão coletiva em Matemática" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovada com Distinção e Louvor
2017 - 2020
Concluded
Mestrado em Ensino no 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
"Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em Ciências – um estudo com alunos do 4.º ano " (THESIS/DISSERTATION)
2014 - 2017
Concluded
Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2020 - Current Researcher (Research) CI&DEI, Portugal
CI&DEI, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2024 - Current Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 - 2023 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2019 - 2020 Professora/Explicadora de Matemática Atelier de Saberes, Portugal
2019 - 2020 Professora de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) Atelier de Saberes, Portugal
2016 - 2017 Monitora de Português Língua Estrangeira Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2023 - Current O pensamento computacional na formação inicial de professores dos primeiros anos
UIDB/05507/2020
Researcher
CI&DEI, Portugal
2022 - Current Introduzindo o Estudo de Aula na Formação Inicial de Professores
2022.02649.PTDC
Researcher
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Ongoing
2022 - 2024 Educação de Infância: Matemática em Contexto de Creche
UIDB/05507/2020
Researcher
CI&DEI, Portugal
Outputs

Publications

Conference paper
  1. Duarte, Nicole; Ponte, João Pedro da; Pinto, Hélia. "O desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores através do estudo de aula". Paper presented in XXXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM), Barcelos, 2023.
  2. Duarte, Nicole; Pinto, Hélia. "Estratégias e dificuldades dos alunos do 5.º ano na resolução de tarefas que envolvem áreas do paralelogramo e do triângulo". Paper presented in Atas da IX Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2020.
    Published
  3. Duarte, Nicole; Reis, Susana; Rebelo, Isabel. "Um processo de desenvolvimento profissional com vista à inovação de práticas pedagógicas em Ciências: um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade". Paper presented in Atas da IX Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2020.
    Published
  4. Duarte, Nicole; Pinto, Hélia. "Potencialidades e limitações da discussão coletiva em contexto de ensino exploratório no ensino e aprendizagem dos números racionais". Paper presented in Atas da VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2019.
    Published
Conference poster
  1. Duarte, Nicole; Ponte, João Pedro da; Pinto, Hélia. "O desenvolvimento do conhecimento didático de uma futura professora do 2.º ciclo através do estudo de aula". Paper presented in XIII Fórum de Jovens Investigadores, 2023.
  2. Duarte, Nicole; Ponte, João Pedro da; Pinto, Hélia. "A promoção do desenvolvimento do conhecimento didático de uma futura professora do 2.º ciclo através do estudo de aula". Paper presented in Seminário de Investigação em Educação Matemática - SIEM 2022, 2022.
  3. Duarte, Nicole; Pinto, Hélia; Ponte, João Pedro da. "O contributo do estudo de aula na condução de uma discussão coletiva: o caso de uma futura professora do 2.º ciclo". Paper presented in XII Fórum de Jovens Investigadores, 2022.
  4. Duarte, Nicole. "O estudo de aula no desenvolvimento do conhecimento sobre discussão coletiva em matemática de futuros professores". Paper presented in International Conference on Multidisciplinary Research (CMR), 2021.
Journal article
  1. Duarte, N.; Ponte, João Pedro da; Faria, Filipa. "Preparar, conduzir e refletir sobre a discussão coletiva: práticas de uma professora de Matemática do 5.º ano.". BOLEMA (2025):
    Under revision
  2. Duarte, N.; Ponte, João Pedro da; Faria, Filipa. "Discussão Coletiva Num Estudo De Aula: Práticas E Ações De Uma Futura Professora". PNA (2025):
    Under revision
  3. Duarte, N.; Ponte, João Pedro da; Faria, Filipa. "A discussão coletiva num estudo de aula na formação inicial de professores". Journal of Mathematics Teacher Education (2025):
    Under revision
  4. Duarte, Nicole; Faria, Filipa; Ponte, João Pedro da. "Preparar e conduzir a discussão coletiva em Matemática". Educação e Matemática 171 (2024): 11-14.
    Published
  5. Duarte, N.; Ponte, João Pedro da; Pinto, Hélia. "A seleção e adaptação de tarefas matemáticas para promover a aprendizagem da matemática". Educação e Matemática 171 (2024): 7-9.
    Published
  6. Duarte, N.; Ponte, João Pedro da; Faria, Filipa. "Preparar a discussão matemática coletiva através de um trabalho baseado no estudo de aula". Educação e Matemática 172 (2024):
    Accepted
  7. Ponte, João Pedro da; Duarte, N.; Faria, Filipa. "Conhecimento da prática letiva como núcleo central do conhecimento didático.". Educação e Matemática 172 (2024):
    Accepted
  8. Duarte, N.; Ponte, João Pedro da; Faria, Filipa. "Conduzir e refletir sobre a discussão matemática coletiva através de um trabalho baseado no estudo de aula". Educação e Matemática 172 (2024):
    Accepted
  9. Pinto, Hélia; Neuza Carlos; Duarte, Nicole. "Fair sharing in learning rational numbers in a 5th grade class". Journal of the European Teacher Education Network (2023): 27-41.
    Published
  10. Dias, Isabel; Pinto, Hélia; Duarte, Nicole. "O sentido espacial na creche: a torre dos cubos". PNA (2023):
    Published
  11. Duarte, Nicole; Ponte, João Pedro da; Pinto, Hélia. "O estudo de aula como promotor do desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores". Avances de Investigación en Educación Matemática (2023):
    Accepted
  12. Martins, Micaela; Duarte, Nicole; Ponte, João Pedro da. "Estudo de Aula na Formação Inicial de Professores de Matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professores". Quadrante (2023):
    Published
  13. Duarte, N.; Ponte, João Pedro da. "Dinâmicas de colaboração num estudo de aula na formação inicial de professores de Matemática". PNA (2023):
    Accepted
  14. Duarte, Nicole; Ponte, João Pedro da; Pinto, Hélia. "O contributo do estudo de aula na preparação e condução da discussão coletiva: Perspetivas e dificuldades de duas futuras professoras dos anos iniciais". BOLEMA (2023):
    Published
  15. Duarte, Nicole; Pinto, Hélia; Ponte, João Pedro da. "O estudo de aula como promotor do desenvolvimento do conhecimento didático de uma professora do 2.º ciclo". Educação e Matemática - Revista da Associação de Professores de Matemática 163 (2022): 45-48.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Duarte, Nicole. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em Ciências – um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade.". Master, 2020.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024 Participar num estudo de aula na formação inicial de professores de Matemática: que aprendizagens sobre a preparação de aulas exploratórias? XIII conferência internacional IPCE
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria
2024 Estudo de aula na formação inicial de professores de Matemática: um percurso de aprendizagem de duas futuras professoras do 1.º ciclo XIII conferência internacional IPCE
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria
2023/09 Computational Thinking in Mathematics: an Experience with Preservice Teachers 21st INTERNATIONAL CONFERENCE OF NUMERICAL ANALYSIS AND APPLIED MATHEMATICS (ICNAAM)
(Greece)
2023/05 O estudo de aula como promotor do desenvolvimento do conhecimento de futuros professores sobre prática letiva II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (SILSEM)
Brasil (Brazil)
2023 Colaboração docente na prática letiva: a perspetiva dos professores Tertúlias em Educação Matemática
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2023 Lesson Study in Initial Teacher Education: key aspects that promote the development of prospective teachers' knowledge 13th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13)
ELTE Lágymányosi (Budapeste)
2023 O desenvolvimento do conhecimento didático de uma futura professora do 2.º ciclo através do estudo de aula XIII Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
2023 O desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores através do estudo de aula XXXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática - SIEM 2023
(Barcelos, Portugal)
2022 A abordagem exploratória num estudo de aula: como encaram e que desafios enfrentam os futuros professores na preparação e condução de discussões coletivas? 1ST INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND TRAINING – ICET 2022
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022 Whole-Class discussion in an exploratory lesson on rational numbers: the case of teacher Ana Mathematics Education Thematic Interest Group of the ETEN
(Austria)
2022 Equal sharing in the learning of rational numbers in a 5th grade class Mathematics Education Thematic Interest Group of the ETEN
(Austria)
2022 O contributo do estudo de aula na condução de uma discussão coletiva: o caso de uma futura professora do 2.º ciclo XII Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
2021 O Sentido Espacial na Creche: a Torre dos Cubos International Conference on Multidisciplinary Research (CMR)
Instituto Politécnico de Viseu (Portugal)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2024 - 2024 Membro da comissão organizadora do XXXIV SIEM (2024 - 2024)
Seminar (Member of the Organising Committee)
2024 - 2024 Membro da comissão científica do XXXIV SIEM (2024 - 2024)
Seminar (Member of the Scientific Committee)
2021 - 2022 VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE) (2021/10 - 2022/03)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Centro de Estudos em Educação e Inovação, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2024 - 2024 Codinamizou a oficina de trabalho – estudo de aula
Workshop
Projeto de Investigação sobre estudos de aula
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2024 - 2024 Oficina de trabalho – estudo de aula
Workshop
Projeto de Investigação sobre estudos de aula
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2024 - 2024 Seminário A discussão coletiva num estudo de aula na formação inicial de professores
Seminar
Seminário de estudos de aula na formação inicial de professores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2024 - 2024 Conferência plenária A discussão coletiva na aula exploratória de Matemática
Conference
XXXIV SIEM
2023/11/11 - 2023/11/11 Seminário "O estudo de aula na formação inicial de professores".
Seminar
Oficina de trabalho "Estudo de aula"
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2024 - Current Prática Pedagógica o 1.º Ciclo do Ensino Básico II Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2024 - Current Prática Pedagógica III Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2023 - Current Prática Pedagógica II Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2023 - Current Análise da Prática e dos Contextos Educativos Intervenção em Espaços Educativos (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2023 - Current Prática Pedagógica do 1.º Ciclo do Ensino Básico I Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 - Current Didática da Matemática - Prática Laboratorial Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal