???global.info.a_carregar???
Celda Maria Gonçalves Morgado. Completed her PhD in Linguistics at the Faculty of Arts and Humanities of the University of Porto in 2014. Is Full Professor in Porto Polytechnic. Is researcher in the Center for Research and Innovation in Education (inED) of the Escola Superior de Educação Porto Polytechnic and collaborator at the Centre of Linguistics of the University of Porto (CLUP - Centro de Linguística da Universidade do Porto). She develops research in the areas of Syntax and Morphosyntax of oral and sign languages, in addition to promoting applied linguistics projects to teaching, in general, and to the teaching of grammar and reading comprehension, in particular. She is a researcher with several national and international publications, having (co)organized several meetings in her areas of expertise. She is Coordinator of the bacherol program in Basic Education and Sub-coordinator of the Master in Teaching at LGP (in partnership with the UCP in Lisbon).
Identification

Personal identification

Full name
Celda Gonçalves Morgado

Citation names

  • Morgado, Celda (Choupina, Celda)

Author identifiers

Ciência ID
D81E-CE1D-8492
ORCID iD
0000-0001-9669-6898
Scopus Author Id
56543692500

Websites

Knowledge fields

  • Humanities - Other Humanities
  • Humanities - Languages and Literatures
Education
Degree Classification
2016 - 2017
Concluded
UC Isolada da Licenciatura em TILGP - Língua Gestual Portuguesa I (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
18 Valores
2016 - 2017
Concluded
UC Isolada da Licenciatura em TILGP - Língua Gestual Portuguesa II (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
17 valores
2016 - 2017
Concluded
UC Isolada da Licenciatura em TILGP - TP Tradução/Interpretação em LGP I (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
14 valores
2015
Concluded
Psycholinguistics and Generative Grammar (Curso médio)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
NA
2009 - 2014
Concluded
Curso de Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Regência, Transitividade e Intransitividade: conceitos e critérios. Uma abordagem sintática dos objetos cognatos em PE " (THESIS/DISSERTATION)
Aprovada com distinção
2014
Concluded
Curso avançado em Syntax (Curso médio)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
NA
2014
Concluded
Curso Locality principles in parser and the grammar (Curso médio)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
NA
2012
Concluded
Curso Avançado de Fonologia - The Phonology of Creole Languages (Curso médio)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
NA
2010
Concluded
Curso de Língua Guestual Portuguesa para Ouvintes, nível inicial - A2 (Curso médio)
Associação de Surdos do Porto, Portugal
16 valores
2010
Concluded
Curso Avançado de Fonologia - A medida da Complexidade em Fonologia (Curso médio)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
NA
2009
Concluded
Curso de Língua Gestual Portuguesa para Ouvintes, nível inicial - A1 (Curso médio)
Associação de Surdos do Porto, Portugal
15 valores
2001 - 2004
Concluded
Curso de Mestrado em Linguística e Ensino da Língua (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Orações Relativas: aspectos descritivos e didácticos" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom por unanimidade
1996 - 2001
Concluded
Licenciatura em Linguas e Literaturas Modenas/Variantes Estudos Portugueses (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2023/02/01 - Current Researcher (Research) Centro de Investigação e Inovação em Educação - ESE/P.Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2009/03 - 2023/07/31 Researcher (Research) Centro de Linguística da Universidade do Porto /FLUP, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2020/11/01 - Current Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2009/09 - 2020/10 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2003/11 - 2009/08 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2003/11 - 2004/07 Assistant (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Educação Instituto Jean Piaget, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2022/04/04 - Current Pro-president Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016/10/11 - Current Membro do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2020/11/12 - 2023/07/27 Coordenador da Licenciatura em Educação básica Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2022/01/10 - 2023/07/10 Membro da Comissão Diretiva do Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP) Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
Centro de Linguística da Universidade do Porto /FLUP, Portugal
2015/02/27 - 2022/10 Membro do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2020/09/30 - 2022/07 Coordenador da Unidade Técnico- Científica de Ciências da Linguagem e Literatura Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2007/01 - 2009/01 docente (docente) Colégio D. Duarte, Portugal
2000/09 - 2001/01 docente (docente) Escola Secundária da Boa Nova – Leça da Palmeira, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2016 - 2018 Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao conhecimento do mundo
FCG PLCP Referencia 145558
Fundação Calouste Gulbenkian
2016/10 - 2017/09 Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao conhecimento do mundo
FCG PLCP Referencia 145558
Researcher
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Ongoing

Contract

Designation Funders
2022 - Current Sign language for beginners in Europe Spread the Sign
KA220-SCH-44F6D9F3
Researcher
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal

Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
Erasmus

European Union
Ongoing
2019/09/01 - Current Ensinar e Aprender Português
UIDB/PSI/01662/2020
Ongoing
2012/09 - 2016/09 Representações de e sobre Género Linguístico
INED/ ESE_PPorto
Researcher
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação
Concluded
2014/08 - 2016/06 Ainda Estou a aprender - uma plataforma web para a a aprendizagem na leitura
FCG. PLCP Referencia 134 604
Researcher
Universidade do Minho, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluded
2014/10 - 2016/04 Leitura e compreensão de problemas de Matemática com estruturas bimodais: o caso particular dos textos mistos verbais e visuais
FCG PLCP 134742
Researcher
CENTRO DE LINGUÌSTICA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA, Portugal

Agrupamento de Escolas de Colmeia, Portugal

Agrupamento de Escoals de leiria, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Fernanda Leopoldina Viana; Iolanda Ribeiro; Morgado, Celda (Choupina, Celda); Irene Cadime; Sandra Santos; Bruna Rodrigues; Helena Costa; Maria do Céu Cosme; Rui Ramos. Arriscar a Mudança: os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita. Lisboa: Fundação Vasco Vieira de Almeida; Fundação Calouste Gulbenkian. 2023.
    Published
  2. Morgado, Celda (Choupina, Celda); Ana Maria Brito. Língua gestual portuguesa e outras línguas de sinais : estudos linguísticos. FLUP-CLUP. 2022.
    10.21747/978-989-9082-02-1/ling
  3. Fernanda Leopoldina Viana; Iolanda Ribeiro; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Sandra Santos; Sara Brandão; Irene Cadime; et al. AINDA ESTOU A APRENDER. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura. UM, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 2016.
    Published
  4. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. Regência, Transitividade e Intransitividade: conceitos e critérios. Uma abordagem sintática dos objetos cognatos em PE. Porto, Portugal: Edição de Autor. 2013.
    Published
  5. Costa, Rosário; Pinto, Manuela; Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. Prepara os Testes. Língua Portuguesa 9ºano. Porto, Portugal: Areal Editores. 2004.
    Published
  6. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. Orações relativas: aspectos descritivos e didácticos. Dissertação de Mestrado.. Porto, Portugal: Edição de autor. 2004.
    Published
Book chapter
  1. Morgado, Celda; Brito, Ana Maria. "Ser, Estar and Ficar in Portuguese Sign Language and European Portuguese". In Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais. Estudos Linguísticos, 49-78. Porto, Portugal: Norprint –A casa do livro, 2022.
    Published • https://doi.org/10.21747/978-989-9082-02-1/ling
  2. Morgado, Celda; Brito, Ana Maria. "Aspetos morfossintáticos da Língua Gestual Portuguesa". In Línguas de sinais de um continente a outro: atualidades linguísticas, culturais e de ensino, edited by In L. Reis & A. A. Figueiredo, 81-112. São Paulo, Brazil: Pontes Editores, 2021.
    Published
  3. Lopes, Ana Sofia; Morgado, Celda. "Das situações verbais à compreensão da leitura: dados de um estudo no 1.º CEB". In Investigação e Práticas em Leitura, 67-86. Lisboa, Portugal: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, 2020.
    Published • https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.083
  4. Brito, Ana Maria; Morgado, Celda; Oliveira, M. Carmo. "A reflexão gramatical na aula de língua materna: porquê? quando? como?". In A Linguística na Formação do Professor: das teorias às práticas, edited by A. Leal et al., 47-60. Porto, Portugal: CLUP/FLUP, 2019.
    Published • https://doi.org10.21747978-989-8969-20-0linga4
  5. Morgado, Celda; Lopes, Ana Sofia. "Conhecimentos científicos sobre as categorias nominais e ensino da Língua Portuguesa.". In A Senda nos Estudos da Língua Portuguesa, 79-90. Ponta Grossa, Brazil: Atena Editora, 2019.
    Published • 10.22533/at.ed.9241924076.
  6. Brito, Ana Maria; Choupina, Celda. "Verbs of inherently directed motion in two different modality languages, European Portuguese and LGP: some typological reflections". In Verbs, movement and prepositions, 151-179. Porto, Portugal: CLUP/FLUP, 2018.
    Published
  7. Brito, Ana Maria; Morgado, Celda. "Um olhar sintático-semântico sobre os verbos de movimento no Português Europeu e na Língua Gestual Portuguesa". In Para Óscar Lopes: Estudos de Linguística, 81-98. Porto, Portugal: Edições Afrontamento, 2018.
    Published
  8. Ana Sofia Lopes; Choupina, Celda; Sara Monteiro. "A formação do professor de 1.º CEB: como articular conteúdos de Português e de Estudo do Meio?". In O Tempo dos Professores, 499-513. Porto, Portugal: CIIE / FPCEUP, 2017.
    Published
  9. Choupina, Celda. "O género nos nomes em PE e em línguas de contacto de modalidades diferentes: natureza e processos de realização". In Pelos Mares da Língua Portuguesa 2, 481-499. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2015.
    Published
  10. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José António; Oliveira, Inês; Querido, Joana. "Conhecimentos e regras explícitos e implícitos sobre género linguístico nos alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: a influência da classe formal do nome.". In Textos selecionados do XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 153-174. Porto, Portugal: APL, 2015.
    Published
  11. Choupina, Celda. "Os objetos cognatos em Línguas Românicas e no Inglês: aspetos sintáticos e semânticos contrastivos". In Comparatio delectat II. Akten der VII. Internationalen Arbeitstagung zum romanisch-deutschen und innerromanischen Sprach¬vergleich, 551-566. Frankfurt/M. et al, Austria: Peter Lang, 2015.
    Published
  12. Choupina, Celda. "Análise sintática dos objetos cognatos no quadro teórico da Morfologia Distribuída". In Textos selecionados do XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 133-151. Porto, Portugal: APL, 2015.
    Published
  13. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. "Tipos de objetos cognatos e de objetos hipónimos em PE.". In Estudos Linguísticos II, 41-56. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.
    Published
  14. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado; Costa, José António. "Classes de palavras: autonomia linguística e ensino. Contributos para a caracterização linguística e a bordagem pedagógica do nome.". In Novos desafios no ensino do português., 203-212. Santarém, Portugal: Escola Superior de Educação - IPSantarém, 2011.
    Published
Conference abstract
  1. Gonçalves, Marta; Maia-Lima, Cláudia; Morgado, Celda (Choupina, Celda). "Entre rebuçados, castigos e olimpíadas: exploração de uma obra literária para o 3.º ano numa abordagem STEAM". Paper presented in Fórum Interno P.Porto, Porto, 2021.
    Published
  2. Choupina, Celda; Brito, Ana Maria. "Referência gestual, apontações e pronomes pessoais: análise morfossintática comparativa entre a LGP e o PE". Paper presented in 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais /2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages, Porto, 2018.
    Published
  3. Helena Carmo; Ana Mineiro; Choupina, Celda. "Ordem de constituintes na Língua Gestual Portuguesa: critérios para a constituição de um corpus". Paper presented in 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais /2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages, Porto, 2018.
    Published
  4. Choupina, Celda; Cláudia Alves; Jorge Pinto. "Estruturas morfológicas compostas na LGP: alguns critérios de análise". Paper presented in 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais/2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages, Porto, 2018.
    Published
  5. Choupina, Celda; Beatriz Pinto; Beatriz Morais. "Da LGP para o Português: análise de transferências de âmbito morfossintático em textos escritos por crianças surdas". Paper presented in 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais/2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages, Porto, 2018.
    Published
  6. Choupina, Celda; Jorge Pinto; Baptista, Adriana; Ângelo Costa; Costa, José António; Manuela Sanches-Ferreira; Miguel Santos; Susana Martins. "Para uma inventariação e categorização linguística das Configurações da Mão em LGP: parâmetros formacionais para a distintividade". Paper presented in 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais 2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages, Porto, 2018.
    Published
  7. Ana Sofia Lopes; Choupina, Celda; Sara Monteiro. "A formação do professor de 1.º CEB: como articular conteúdos de Português e de Estudo do Meio?". Paper presented in Congresso Internacional "O Tempo dos Professores", Porto, 2017.
    Published
  8. Ana Filipa Martins; Inês Monteiro; Choupina, Celda. "A linguagem e a comunicação verbal influenciam a aprendizagem de conteúdos matemáticos? Qual a formação exigida ao professor de 1.º CEB?". Paper presented in Congresso Internacional "O Tempo dos Professores", Porto, 2017.
    Published
  9. Ana Sofia Lopes; Choupina, Celda. "A problemática do grau no nome e no adjetivo: processos morfológicos e sintáticos". Paper presented in II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas, Porto, 2017.
    Published
  10. Jorge Pinto; Choupina, Celda. "Bases para um inventário das Configuração da Mão na LGP: distintividade, marcação e frequência". Paper presented in XXI Encontro Internacional de Reflexão e Investigação, Vila Real, 2017.
    Published
  11. Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Elsa Neto; Inês Monteiro. "Depressa e devagar: relações problemáticas entre as palavras". Paper presented in Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua - II Encontro Temático APL/ESE, Porto, 2017.
    Published
  12. Choupina, Celda; Baptista, Adriana. "Linguística Comparada e Psicolinguística na Formação de Professores de Inglês". Paper presented in PEEP’17 - Primary English Teaching Education in Portugal, Porto, 2017.
    Published
  13. Choupina, Celda. "The verb agreement in Portuguese Sign Language and the basic word order". Paper presented in 12th International Conference on Theoretical Issues in Sign Language Research (TISLR12), Melbourne, 2016.
    Published
  14. Choupina, Celda; Brito, Ana Maria; Fernanda Bettencourt. "Morphosyntax of ditransitives with the verb DAR, ‘TO GIVE’". Paper presented in 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais, Porto, 2015.
    Published
  15. Choupina, Celda; Fernanda Bettencourt; Brito, Ana Maria. "Regular movement verbs and backward verbs in Portuguese Sign Language: the case of verbs PERSEGUIR, ‘TO CHASE’, and REBOCAR, ‘TO TOW’". Paper presented in 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais (Livro de resumos e programa), Porto, 2015.
    Published
Conference paper
  1. Lopes, Ana; Morgado, Celda (Choupina, Celda). "Diálogos entre conhecimentos científico-pedagógicos na formação do professor de Português: o caso particular do 1.º CEB". Paper presented in 1.º Seminário - O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidades? Currículo, Práticas e Formação Docente, 2019.
  2. Lopes, Ana; Morgado, Celda (Choupina, Celda). "Para uma reflexão e compreensão linguísticas em torno das situações verbais: as TIC como recurso didático". Paper presented in 13.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, 2019.
  3. Ana Sofia Lopes; Choupina, Celda. "A problemática do género no Português europeu: análise de documentos legais e de manuais escolares do 1.o Ciclo do ensino básico". Paper presented in XIII Congreso Internacional de Lingüística Xeral, Vigo, 2018.
    Published
  4. Choupina, Celda; Brito, Ana Maria. "Dar um beijo é a mesma coisa que dar um espirro? Para uma análise sintático-semântica de diferentes valores do verbo lever dar em Português Europeu". Paper presented in Encontro Comemorativo do 40.º aniversário do Centro de Linguística da Universidade do Porto, Porto, 2018.
    Published
  5. Lopes, Ana; Morgado, Celda (Choupina, Celda). "A problemática do género no Português Europeu: análise de documentos legais e de manuais escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Paper presented in XIII Congreso Internacional de Lingüística Xeral, 2018.
  6. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José António. "A implicação da metalinguagem linguística na difusão de conteúdos gramaticais e na construção do conhecimento em alunos e agentes educativos". Paper presented in V Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (Simelp), Lecce, 2017.
    Published • 10.1285/i9788883051272p2627
  7. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. "Para o estudo dos objetos cognatos em PE: proposta de tipologia.". Paper presented in XXVIIe Congrès International de Linguistique et de Philologie Romanes (15-20 juillet 2013), Nancy, 2016.
    Published
  8. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José António; Querido, Joana; Oliveira, Inês. "Representação e aquisição do género linguístico em PE: um estudo exploratório". Paper presented in XXVIIe Congrès International de Linguistique et de Philologie Romanes (15-20 juillet 2013), Nancy, 2016.
    Published
  9. Iolanda Ribeiro; Fernanda Leopoldina Viana; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Sara Brandão; Helena Azevedo; Sandra Santos; Irene Cadime; Joana Cruz. "I’m still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities". Paper presented in 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga, 2016.
    Published
  10. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José António. "A gramática intuitiva, o conhecimento linguístico e o ensino-aprendizagem do género em PE". Paper presented in IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, Uberlândia, 2014.
    Published
  11. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. "Dos objetos cognatos às construções com verbos leves.". Paper presented in IV Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa., Goiânia/Brail, 2013.
    Published
  12. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado; Baptista, Adriana; Costa, José António; Querido, Joana; Oliveira, Inês. "Representação e Aquisição do Género Linguístico em PE: alguns contributos a partir da análise de materiais pedagógicos". Paper presented in IV Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa., Goiânia/Brasil, 2013.
    Published
  13. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. "Os objetos cognatos em Línguas Românicas e no Inglês: aspetos sintáticos e semânticos contrastivos". Paper presented in VII. Internationalen Arbeitstagung zum romanisch-deutschen und innerromanischen Sprach¬vergleich, Innsbruck, 2012.
    Published
  14. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. "O género em Português Europeu e em Tétum: Reflexões para uma didática do PL2 em Timor-Leste.". Paper presented in III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa., Macau, 2011.
    Published
  15. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado; Ribeiro, Isabel. "Desenvolvimento de Competências comunicativas em Português L2: o caso de Timor-Leste.". Paper presented in At III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa., Macau, 2011.
    Published
  16. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado; Costa, José António. "Caracterização morfossintática dos compostos no PE e (as)sistematicidades na sua representação ortográfica.". Paper presented in III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, Macau, 2011.
    Published
  17. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado; Silva, Filipe; Maia, João Sampaio. "A Língua Portuguesa na formação inicial de professores em Timor-Leste.". Paper presented in III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, Macau, 2011.
    Published
Conference poster
  1. Ferreira, Juliana; Ramos, Rui; Morgado, Celda (Choupina, Celda). "Competência sintática e interpretação de textos em português: a definição de um estudo". Paper presented in 1st International Conference on Child Studies, 2022.
  2. Baptista, Adriana; Morgado, Celda (Choupina, Celda); Costa, José António; Azevedo, João; Oliveira, Inês; Querido, Joana; Leite, Luís; Ribeiro, Iolanda. Corresponding author: Baptista, Adriana. "Narrativas bimodais e ferramentas multimédia para o ensino das relações semânticas entre palavras no 1.º CEB". Paper presented in Porto International Conference on Research and Education, 2019.
  3. Maria do Carmo Duarte; Choupina, Celda; Costa, José António. "Contributos da prosódia e da morfologia para o ensino do acento ortográfico no 1.º ciclo". Paper presented in II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas, 2017.
  4. Catarina Sousa; Choupina, Celda. "Relação entre quantidade e número formal: uma abordagem para o 1.º CEB". Paper presented in II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas, 2017.
  5. Choupina, Celda. ""Foneticação": articulação fonética e discriminação dos fones [s] e [z]". Paper presented in II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas, 2017.
  6. Iolanda Ribeiro; Fernanda Leopoldina Viana; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Helena Azevedo; Sandra Santos; Irene Cadime; Joana Cruz. "I am still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities". Paper presented in 17th European Conference on Developmental Psychology, 2015.
  7. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José António; Querido, Joana; Oliveira, Inês. "Representação e Aquisição do Género Linguístico em PE". Paper presented in XXVI CILPR Congrès international de linguistique et de philologie romanes, 2013.
  8. Choupina, Celda. "Dos objetos cognatos aos hipónimos: argumentos ou adjuntos?". 2011.
Edited book
  1. Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais Estudos Linguísticos. Porto, Portugal: Norprint – A casa do livro. 2022.
    Published • Editor
  2. Na hora de confinar, também podes proverbiar. Coletânea de provérbios criados durante o segundo confinamento da Covid-19. Porto, Portugal: ESE-IPP. 2021.
    Published • Editor
  3. Choupina, Celda; Oliveira, Inês; Querido, Joana; Costa, José António. Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua - II Encontro Temático APL/ESE (livro de resumos). ESE Porto, Portugal: ESE do Politécnico do Porto. 2017.
  4. Brito, Ana Maria; Choupina, Celda. 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais (Livro de resumos e programa). Porto, Portugal: Clássica. 2015.
Journal article
  1. Ana Sofia Lopes; Morgado, Celda (Choupina, Celda). Corresponding author: Ana Sofia Lopes. "Como se ensina e como se deveria ensinar o género linguístico?". Sensos-E 1 (2024): 51-64. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/5133.
    Published • https://doi.org/10.34630/sensos-e.v11i1.5133
  2. Rodrigues, Bruna; Cadime, Irene; Freita, Tânia; Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda. "Assessing oral reading fluency within and across grade levels: Development of equated test forms". Behavior Research Methods (2022): 1-12. https://link.springer.com/article/10.3758/s13428-022-01806-7.
    Open access • Published
  3. "Reir la risa de un niño, chorar lágrimas de crocodilo. Um revisitar dos objetos cognatos entre expressões lexicalizadas e construções com verbos leves". Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto Especial (2021): 187-213. https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11060/10119.
    Open access • Published
  4. Lopes, Ana Sofia; Morgado, Celda. "O nome e a categoria número no 1.º ciclo do ensino básico. Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico". Cadernos Pedagógicos 1 1 (2021): 50-67. https://parc.ipp.pt/index.php/cadernosp/article/view/4272.
    Open access • Published
  5. Morgado, Celda; Costa, José António; Lopes, Ana Sofia; Ferreira, Juliana. Corresponding author: Morgado, Celda. "Entre a linguística e a didática: desenvolvimento integrado de aprendizagens no 1.º ciclo do ensino básico em Portugal". Fórum Linguístico 18 2 (2021): 6178-6195. https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/78816/47293.
    Open access • Published
  6. Lopes, Ana; Morgado, Celda (Choupina, Celda); López, Isabel. "O nome e a categoria número no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Cadernos Pedagógicos I ¿ Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico (2021): 50-67.
  7. Gomes, Danitza; Coelho, Orquídea ; Morgado, Celda. "As implicações da espacialização como categoria analítica da conversa na Língua Brasileira de Sinais e na Língua Gestual Portuguesa". Sensos-E 7 3 (2020): 57-69. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3541.
    Open access • Published
  8. Morgado, Celda; Brito, Ana Maria. "Contributos para a descrição linguística da Língua Gestual Portuguesa: planos morfológico e morfossintático". Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto Especial (2020): 101-228. https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/10097/9272.
    Open access • Published
  9. Baptista, Adriana; Morgado, Celda; Cosa, José António; Azevedo, João. Corresponding author: Morgado, Celda. "Augmented reality to enhance non-opposite reality awareness: lexical relations amongst Primary Teaching". International Journal of Film and Media Arts 5 1 (2020): 48-62. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/ijfma/article/view/7153.
    Open access • Published
  10. Morgado, Celda; Brito, Ana Maria. "Verbos copulativos com locativos em Português Europeu e em Língua Gestual Portuguesa". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 7 (2020): 242-262. https://ojs.apl.pt/index.php/RAPL/article/view/100/97.
    Open access • Published
  11. Lopes, Ana Sofia; Morgado, Celda. "Da nuclearidade do verbo à compreensão na leitura: um caso investigativo nos 1.º e 2.º CEB". Sensos-E 7 1 (2020): 3-15. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3533.
    Open access • Published
  12. Lopes, Ana; Morgado, Celda (Choupina, Celda). "O género gramatical no nome: dos documentos normativos aos manuais escolares de português do 1.º CEB". Da Investigação às Práticas (2020): 62-77.
  13. Morgado, Celda; Brito, Ana Maria. "Pronomes pessoais fortes e fracos em duas línguas de modalidade distinta, a Língua Gestual Portuguesa e o Português Europeu: estudo exploratório". Sensos-E, número Extra Série - Línguas Gestuais: Estudos Linguísticos 6 1 (2019): 63-82. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3460.
    Open access • Published
  14. Naves, Tania; Mineiro, Ana; Morgado, Celda (Choupina, Celda). "Análise da iconicidade de quatro propostas de denominações neológicas para conceitos da Física (acústica) na LSB". Sensos-E 6 1 (2019): 104-128. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3461.
    Open access • Published
  15. Lopes, Ana; Morgado, Celda (Choupina, Celda). "Grammar teaching and digital learning: didactics with creativity and gender". Sensos-e 6 2 (2019): 51-65.
  16. Tayna Naves; Morgado, Celda (Choupina, Celda); Mineiro, Ana. "Analysis of the iconicity of four proposals of neological denominations for Physics (acoustic) concepts in BSL". Sensos-e (2019):
    Published
  17. Baptista, Adriana; Morgado, Celda (Choupina, Celda); José António Costa; Azevedo, João; Querido, Joana; Oliveira, Inês; Leite, Luís; Iolanda, Ribeiro. Corresponding author: Baptista, Adriana. "Antonímia e organização lexical em rede no 1.º CEB: proposta didática com recurso a narrativas bimodais e à realidade aumentada". Sensos-E VI 3 (2019): https://repositorio.ul.pt/handle/10451/41978.
    Published
  18. Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Costa, José António; Oliveira, Inês; Querido, Joana. "All Different But Not All Opposite: Contributions To Lexical Relationships Teaching In Primary School". Turkish Online Journal of Educational Technology 1 Especial (2018): 141-148.
    Published
  19. Iolanda Ribeiro; Sandra Santos; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Irene Cadime; Helena Azevedo; Fernanda Leopoldina Viana. "A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso". Caleidoscópio  15 1 (2017): 30-44. http://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/11904.
    Published • 10.4013/cld.2017.151.03
  20. Choupina, Celda. "Aspetos estruturantes da morfossintaxe da LGP: expressão da quantidade e das categorias de sexo dos referentes animados". Revista Leitura 1 58 (2017): 4-25. http://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/2852.
    Published • 10.28998/revista20leitura.v1i58.2852
  21. Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Baptista,Adriana; Morgado, Celda (Choupina, Celda); Brandão, Sara; Cadime, Irene; Silva, Carla; Azevedo, Helena; Viana, Fernanda. "A utilização da plataforma "Ainda Estou a Aprender" na avaliação e na intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura: um estudo de caso.". Calidoscópio 15 1 (2017): 30-44.
    Published
  22. Choupina, Celda; Brito, Ana Maria; Fernanda Bettencourt. "Morphosyntax aspects of ditransitive constructions with the verb DAR 'to give' in Portuguese Sign Language". Linguística. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto 11 1 (2016): 91-116. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/14820.pdf.
    Published
  23. Choupina, Celda. "Análise sintática dos objetos cognatos no quadro teórico da Morfologia Distribuída". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 1 1 (2016): 151-181. http://ojs.letras.up.pt/index.php/APL/article/view/1591.
    Published • 10.21747/
  24. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José António; Oliveira, Inês; Querido, Joana. "Conhecimentos e regras explícitos e implícitos sobre género linguístico nos alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: a influência da classe formal do nome". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 1 1 (2016): 121-150. http://ojs.letras.up.pt/index.php/APL/article/view/1590.
    Published • 10.21747/
  25. Choupina, Celda; Brito, Ana Maria; Fernanda Bettencourt. "Particularidades da morfossintaxe das construções ditransitivas com o verbo 'DAR' na Língua Gestual Portuguesa". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 2 2 (2016): 117-147. http://ojs.letras.up.pt/index.php/APL/article/view/1569.
    Published • 10.21747/
  26. Choupina, Celda; Beatriz Pinto; Márcia Fernandes; Patrícia Costa; Sandra Vareiro; Filipa Carvalho; Rui Madureira. "Aspetos da morfossintaxe dos verbos de ingestão COMER e BEBER em LGP". Revista Sensos 6 2 (2016): 35-56.
    Published
  27. Choupina, Celda. "Particularidades da sintaxe dos predicados verbais e do ensino da transitividade no 2º Ciclo EB". Exedra. Revista Científica. Didática do Português. Investigação e práticas temático (2015): 353-382. http://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2015/07/16-353-383-CELDA-CHOUPINA.pdf.
    Published
  28. Costa, José António; Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Oliveira, Inês; Querido, Joana. "Género gramatical: a complexidade do conteúdo e a sua abordagem nos documentos reguladores do ensino do Português no 1º Ciclo EB". Exedra. Revista Científica. Didática do Português. Investigação e práticas Número Tem (2015): 321-352.
    Published
  29. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. "Les verbes à objets cognats en portugais européen: quelques réflexions sur la conversion et la génération de mots.". Linguística - Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto. 8 (2013): 181-207.
    Published
  30. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. "Contributos para uma análise sintática dos objetos cognatos em PE.". Studia Romanica Posnaniensia 40 1 (2013): 59-79. http://pressto.amu.edu.pl/index.php/srp/article/view/584.
    Published • 10.14746/strop.2013.401.005
  31. Costa, José António; Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. "A história e as histórias do género em português: percursos diacrónicos, sincrónicos e pedagógicos.". Exedra: Revista Científica 6 (2012): 75-86. http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4222761.
    Published
  32. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. "Reflexões sobre o género em Português Europeu e em Tétum". elingUP. Revista electrónica de linguística dos estudantes da Universidade do Porto / A students' e-journal of Linguistics from the University of Porto. 1 3 (2011): 64-77.
    Published
  33. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado. "Orações Relativas: Como e Quando inseri-las na sala de aula?". Exedra: Revista Científica 1 (2010): 49-68. http://www.exedrajournal.com/docs/02/05-celdachoupina.pdf.
    Published
  34. Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado; Guedes, Carla. "Interface sintaxe-fonologia nos domínios acima do grupo clítico.". elingUP. Revista electrónica de linguística dos estudantes da Universidade do Porto / A students' e-journal of Linguistics from the University of Porto. 1 2 (2010): 11-37. http://cl.up.pt/elingup/vol2n1/article/article_3.pdf.
    Published
  35. Leão, Rafaela; Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado; Laura, Oliveira. "Criatividade abaeteense: nosso modo de falar.". elingUP. Revista electrónica de linguística dos estudantes da Universidade do Porto / A students' e-journal of Linguistics from the University of Porto 1 2 (2010): 141-153. http://cl.up.pt/elingup/vol2n1/article/article_10.pdf.
    Published
Journal issue
  1. Celda Mogado; Isabel Margarida Duarte. "N.º Especial (2021)- Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto in Honorem Ana Maria Barros de Brito". Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto (2021): https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11398.
    Published • Coeditor
  2. Celda Mogado; Ana Maria Brito. "Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas Gestuais". Sensos-e 6 1 (2019): https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/issue/view/135.
    Published • Coeditor
  3. Celda Mogado; Adriana Baptista; Miguel Santos. "Morfossintaxe das Línguas Gestuais". Revista Sensos 12 (2016):
    Published • Coeditor
Online resource
  1. Celda Morgado; Fernanda Leopoldina Viana; Iolana Ribeiro; José António Costa; Ana Sofia Lopes; Rui Ramos. EAP - Ensinar e Aprender Português. 2021. https://lusoinfo.com/eap/.
  2. Plataforma Educativa "Ainda Estou a Aprender". 2016. https://www.aindaestouaprender.com/.

Other

Other output
  1. 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais/2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages (livro de resumos/book of abstracts). Introdução, Editorial. 2018. Brito, Ana Maria; Choupina, Celda; Costa, José António; Oliveira, Inês; Jorge Pinto; Susana Martins. https://celda5.wixsite.com/ii-meetinglgp-2018/copia-conferencistas-convidados-key.
  2. Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio – 1º ano, Versão 1. 2018. Fernanda Leopoldina Viana; Iolanda Ribeiro; Sandra Santos; Irene Cadime; Morgado, Celda; Baptista, Adriana.
  3. Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua. Introdução, Editorial. 2017. Choupina, Celda; Oliveira, Inês; Costa, José António. https://jarcosta.wixsite.com/iienc-apl-ese/livro-de-resumos.
  4. Apresentação. Introdução, Editorial. 2016. Choupina, Celda; Brito, Ana Maria. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/14817.pdf.
  5. Revista Sensos - Morfossintaxe das Línguas Gestuais. Introdução, Editorial. 2016. Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Miguel Santos.
  6. Ainda estou a aprender.... Software. 2016. Iolanda Ribeiro; Fernanda Leopoldina Viana; Baptista, Adriana; Morgado, Celda; Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado; Sandra Santos; Irene Cadime. https://www.aindaestouaprender.com/.
Technical standard
  1. Membro da equipa de elaboração das Aprendizagens Essenciais de Português L2. AE elaboradas para o Ministério da Educação - Português para Surdos. 2022. Ana Mineiro; Celda Morgdo; Mara Moita; Pedro Barros; Sebastião Palha; Sónia Rodrigues.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2021/10/29 Quantificação nominal em língua gestual portuguesa: Numerais cardinais XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Portugal)
2020/10/01 Conhecimentos e particularidades linguísticas da LGP – variação linguística Papestra online
2020/02/06 CARRO PARQUE ESTAR, ELE PÂNICO and EU CASA FICAR: Estar and Ficar in Portuguese Sign Language and European Portuguese III Meeting on Morphosyntax of LGP and other Sign Languages
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e Faculdade de Letras da UP (Porto, Portugal)
2020/02/06 Entre o gesto e a glosa: Critérios de categorização de classes de gestos de um corpus de referência da Língua Gestual Portuguesa III Meeting on Morphosyntax of LGP and other Sign Languages
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e Faculdade de Letras da UP (Porto, Portugal)
2018 Implicações da concordância e dos tipos de verbos na ordem dos constituintes na LGP 20 anos da Licenciatura em TILGP na ESE/IPS
Escola Superior de Educação do Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2018 Referência gestual, apontações e pronomes pessoais: análise morfossintática comparativa entre a LGP e o PE 2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages
FLUP/CLUP e ESE P.Porto/inED (Porto, Portugal)
2018 Ordem de constituintes na Língua Gestual Portuguesa: critérios para a constituição de um corpus 2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages
FLUP/CLUP e ESE P. Porto/inED (Porto, Portugal)
2018 Estruturas morfológicas compostas na LGP: alguns critérios de análise 2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages
FLUP/CLUP e ESE P. Porto/inED (Porto, Portugal)
2018 Da LGP para o Português: análise de transferências de âmbito morfossintático em textos escritos por crianças surdas 2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages
FLUP/CLUP e ESE P. Porto/inED (Porto, Portugal)
2018 Entre verbos principais, verbos copulativos e cópulas vazias na Língua Gestual Portuguesa XIII Congreso Internacional de Lingüística Xeral
Faculdade de Filoloxía e Tradución da Universidade de Vigo (Vigo, Portugal)
2018 Reflexões sobre antonímia: uma visão a partir dos documentos reguladores do ensino básico e de manuais escolares dos 1.º E 2.º CEB II Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensino da Língua
ESE de Setúbal, Porto e Lisboa, APL (Setúbal, Portugal)
2018 Estrutura interna das palavras e produtividade dos morfemas a partir da análise de materiais didáticos dos 1.º e 2.º CEB III Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensino da Língua
ESE de Setúbal, Porto e Lisboa, APL (Setúbal, Portugal)
2018 A reflexão sobre as propriedades semânticas e sintáticas do verbo ao serviço da compreensão de textos narrativos no 2.º CEB III Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensino da Língua
ESE de Setúbal, Lisboa e Porto, APL (Setúbal, Portugal)
2018 Dimensões linguística e pedagógica das relações de oposição entre palavras – dados de materiais pedagógicos destinados ao 1.º CEB III Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensno da Língua
ESE de Setúbal, Lisboa e Porto, APL (Setúbal, Portugal)
2018 Das situações verbais à compreensão da leitura: dados de um estudo no 1.º CEB IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade/ III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar
ESE de IPL/UM (Lisboa, Portugal)
2018 Desenvolvimento de um protocolo coletivo de rastreio breve das habilidades preditoras para a aprendizagem da leitura e da escrita IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade/ III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar
ESE de IPL/UM (Lisboa, Portugal)
2018 Relaciones entre unidades léxicas: de la diacronía a la enseñanza V Congreso Internacional de Lingüística y Literatura
Univ. Santander (Santander, Spain)
2018 All different but not all opposite: contributions to lexical relationships teaching in primary school (INTE 2018) International Conference on New Horizons in Education
Association of Science, Education and Technology (TASET), Governors State University, Vienna Technical University and Sakarya University (Paris, France)
2017 Depressa e devagar: relações problemáticas entre as palavras II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas
APL/ESE do Porto, de Lisboa e de Setúbal (Porto, Portugal)
2017 A problemática do grau no nome e no adjetivo: processos morfológicos e sintáticos II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas
APL/ ESE do Porto, de Lisboa e de Setúbal (Porto, Portugal)
2017 As relações entre unidades lexicais e o ensino da antonímia ICRE - International Conference on Research on Education
inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação (Porto, Portugal)
2017 Ainda Estou A Aprender. Apresentação De Uma Plataforma Educativa De Intervenção Nas Dificuldades Na Aprendizagem Na Leitura ICRE - International Conference on Research on Education
inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação (Porto, Portugal)
2017 Conhecimentos sobre variação linguística em diferentes áreas da língua e desenvilvimento de competências em LGP ICRE- International Conference on Research on Education
inED (Porto, Portugal)
2017 Relevância dos conhecimentos científicos sobre o estatuto e o funcionamento morfossintático das categorias nominais para o ensino do Português Língua Não Materna VI Simposium Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP)
ESE de Santarém (Santarém, Portugal)
2017 Morphosyntactic awateness and phonological awareness; interface evidence in reading evaluation and promotion task II Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar e III Jornadas Internacionais de alfabetização
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 Avaliar fluência da leitura II Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar e III Jornadas Internacionais de alfabetização
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 Linguística comparada e psicolinguística na formação de professores de inglês PEEP’17: Primary English Education in Portugal
ESE do Porto (Porto, Portugal)
2017 O signo e o sinal na configuração “indicar” em LGP: entre contiguidade e representação iGesto 17 Conferência Internacional sobre Gesto e Multimodalidade
Associação iGesto; CLUP; FLUP (Porto, Portugal)
2017 A linguagem e a comunicação verbal influenciam a aprendizagem de conteúdos de matemática? Qual a formação exigida ao professor de 1.º CEB? Congresso Internacional "O tempo dos Professores"
FPCEUP (Porto, Portugal)
2017 A Formação do professor de 1.º CEB: como articular conteúdos de Português e de Estudo do Meio? Congresso Internacional "O Tempo dos Professores"
FPCEUP (Porto, Portugal)
2017 Um olhar sintático-semântico sobre os verbos de movimento no Português Europeu e na Língua Gestual Portuguesa Colóquio Internacional Homenagem ao Professor Óscar Lopes
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017 Bases para um inventário das Configurações da Mão na LGP; distintividade, marcação e frequência XXI Encontro Internacional de Reflexão e Investigação
Departamento de Letras, Artes e Comunicação da UTAD (Vila Real, Portugal)
2017 Aspetos sintático-semânticos dos verbos de movimento na LGP: o caso particular dos verbos IR e VIR Conferência 10 anos LGP na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa
UCP - Instituto de Ciências da Saúde (Lisboa, Portugal)
2017 Questões de morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e contributos da Linguística Comparativa para a sua discussão e compreesão Conferência 10 anos LGP na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa
UCP - Instituto de Ciências da Saúde (Lisboa, Portugal)
2016 O género gramatical em manuais e gramáticas entre 1960 e 2012: conceito, metalinguagem e atividades V Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (SIELP)/Fórum Ibero-Americano de Literacia
UMinho; UFU (Braga, Portugal)
2016 Processos de formação e propriedades definidoras de nomes e de adjetivos em Língua Gestual Portuguesa XX Encontro Internacional de Reflexão e Investigação
UTAD (Vila Real, Portugal)
2016 Implicações do conhecimento intuitivo do gestuante surdo de LGP na aprendizagem do Português escrito I International Seminar on Reading, Education and School Achievement
Universidade do Minho/Estudos da Criança (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
2016 Relações entre unidades lexicais simples e complexas na organização do léxico IVème Congrès International de Dialectologie et de Sociolinguistique: Variation, phraséologie et ressources
Université Paris 13 (Paris, France)
2016 Avaliação e intervenção online nas dificuldades na aprendizagem da leitura: A plataforma AINDA ESTOU A APRENDER 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos
Ordem dos Psicólogos (Porto, Portugal)
2016 Entre pronomes pessoais e apontações no espaço sintático: a questão dos pronomes pessoais nas línguas orais e nas línguas gestuais vista a partir das construções ditransitivas XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
APL (Aveiro, Portugal)
2016 Leitura e compreensão organizativa nos problemas de Matemática: implicações da extensão textual e da complexidade sintática 1.º Encontro Temático APL/ESE, 8. Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade e 7.º Encontro na Formação Contínua em Língua Portuguesa
Escola Superior de Educação de Lisboa, Porto e Setúbal, APL (Lisboa, Portugal)
2016 Propriedades morfossintáticas de Nomes e Adjetivos no Português Europeu: III Congreso Internacional Nebrija en Lingüística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas
Universidade Nebrija (Madrid, Spain)
2016 Questões de Linguística Comparada na formação de futuros professores de Inglês no 1.º CEB: o número e o género e suas implicações na morfossintaxe do Português e do Inglês III Congreso Internacional Nebrija en Lingüística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas
Universidad Nebrija (Madrid, Spain)
2016 Leitura e usabilidade pedagógica dos textos bimodais dos problemas de matemática 1.ªas Jornadas Internacionais Leitura, Educação e Sucesso Escolar
Universidade do Minho (V. N. de Famalicão, Portugal)
2016 Para a valorização da Linguística comparada na formação de futuros professores de Inglês no 1.º CEB: género formal no Português e género semântico no Inglês Colóquio Internacional da Aprolinguas- Bolonha, Quadro Europeu & depois? As línguas estrangeiras no ensino supeior: balanço, estratégias e desafios futuros
Associação Aprolinguas (Porto, Portugal)
2016 Linguagem, Cognição e Interfaces Linguísticos: experiência formativa com futuros professores de Inglês no 1.º CEB Jornada "Boas prátivas em Línguas"
Universidade do Minho, Instituto de Letras e Ciências Humanas, BabeliUM (Braga, Portugal)
2016 O género gramatical: conhecimentos implícitos em idade pré-escolar 1.º Encontro Temático APL/ESE, 8. Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade e 7.º Encontro na Formação Contínua em Língua Portuguesa
ESE Lisboa, Porto, Setúbal, APL (Lisboa, Portugal)
2015 A implicação da metalinguagem linguística na difusão de conteúdos gramaticais e na construção do conhecimento em alunos e agentes educativos V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Università del Salento (Lecce, Italy)
2015 Linearidade vs. Simultaneidade: alguns casos de articulação em Língua Gestual Portuguesa XIX Encontro Internacional de Reflexão e Investigação
Departamento de Letras, Artes e Comunicação (Vila Real, Portugal)
2015 Transições de escrita no âmbito do estudo da fábula: estudo longitudinal com alunos dos 4º e 6º anos do ensino básico Grato 2015 - 4.ª Conferência Internacional em Gramática e Texto
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2015 Ainda estou a aprender. Apresentação de um projeto de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura 2.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
Instituto Superior Politécnico de Gaya (Gaia, Portugal)
2015 Morphosyntax of ditransitives with the verb DAR, ‘TO GIVE’, in Portuguese Sign Language 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais
FLUP, CLUP e ESE/P.Porto (Porto, Portugal)
2015 Particularidades da morfossintaxe das construções ditransitivas com o verbo dar na Língua Gestual Portuguesa XXXI Encontro Nacional de APL
Associação Portuguesa de Linguística (Braga, Portugal)
2015 Leitura e resolução dos problemas de matemática com textos mistos: dados para uma análise das implicações da bimodalidade XXXI Encontro Nacional de APL
Associação Portuguesa de Linguística (Braga, Portugal)
2015 Workshop de LGP e de reflexão sobre as particularidades linguísticas da LGP Workshop de LGP e de reflexão sobre as particularidades linguísticas da LGP integrado as 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e outras LS
ESE/P.Porto (Porto, Portugal)
2014 Conhecimentos e regras explícitos e implícitos sobre género linguístico nos alunos dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Porto, Portugal)
2014 Análise sintática dos objetos cognatos no quadro teórico da Morfologia Distribuída XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Porto, Portugal)
2014 Contributos da investigação em linguística para a didática da língua materna: o caso do género gramatical XVIII EIRI - Encontro Internacional de Reflexão e Investigação
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douto (UTAD) (Vila Real, Portugal)
2014 A gramática intuitiva, o conhecimento linguístico e o ensino-aprendizagem do género em PE IV Simpósito Internacional de Ensino de Língua Portuguesa
Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia-Brasil, Brazil)
2014 O género nos nomes em PE e em línguas de contacto de modalidades diferentes: natureza e processos de realização 2.º Congresso Internacional “Pelos Mares da Língua Portuguesa
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2014 Regência, transitividade e intransitividade: noções e critérios. Uma abordagem sintática dos verbos com objetos cognatos em Português Europeu Quid Novi?
Centro de Linguística da Universidade do Porto/FLUP (Porto, Portugal)
2013 Perspetiva comparativa da categoria género nos nomes: português europeu, tétum e cabo-verdiano. II Conferência "A Língua Portuguesa no sistema mundial, Língua Portuguesa Global – internacionalização, ciência e inovação"
Governo Português e com a organização conjunta do Camões, I.P., da CPLP, do IILP e de um consórcio de quatro universidades portuguesas – as Universidades de Lisboa, Porto e Coimbra e a Universidade Nova de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
2013 Conhecimentos implícitos e explícitos de género linguístico no ensino superior III Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2013 Palavras em rede: diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português III EIP - Encontro Internacional do Português/III Sielp - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
Escola Superior de Educação de Santarém/Universidade Federal de Uberlândia (Santarém, Portugal)
2013 Representação e Aquisição do Género Linguístico em PE: alguns contributos a partir da análise de materiais pedagógicos IV Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa. Língua Portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas. Simpósio 5
Faculdade Letras da Universidade Federal de Goiás (Goiás/Goiânia/Brasil, Brazil)
2012 Quelques apports de la Morphologie Distribuée pour l’analyse syntaxique des objets cognats en PE Colloque L'interface de la syntaxe et de la sémantique lexicale. Synchronie & diachronie
(Poznan, Poland)
2012 Os objetos cognatos em Línguas Românicas e no Inglês: aspetos sintáticos e semânticos contrastivos VII. Internationalen Arbeitstagung zum romanisch-deutschen und innerromanischen Sprach¬vergleich
Instituto de Línguas Românicas (Innsbruck, Austria)
2011 Desenvolvimento de Competências comunicativas em Português L2: o caso de Timor-Leste III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Simpósio 37
(Macau/China, Macau SAR China)
2011 A Língua Portuguesa na formação inicial de professores em Timor-Leste. III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Simpósio 37
Universidade de Macau (Macau/China, Macau SAR China)
2010 Importância de critérios sintáticos para a determinação de tipos de verbos: dos verbos principais aos auxiliares e aos verbos leves. 2º Encontro “A Linguística na Formação de Professores de Português”
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2021 - Current Processos e técnicas de tradução utilizados pelos Tradutores/Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa (TILGP)
Co-supervisor of Joana Sofia de Sousa e Silva
Doutoramento em Linguística (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2021 - Current Entre verbos simples e verbos de concordância na Língua Gestual Portuguesa em narrativas elicitadas: Estudo com crianças dos 5.º ao 9.º anos de escolaridade
Co-supervisor of Ângela Ricardo
Doutoramento em Linguística (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2021 - Current Implicações da competência sintática na interpretação das questões de compreensão de textos em manuais de Português do 2.º CEB
Co-supervisor of Juliana Vaz Almeida Gomes Ferreira
Doutoramento em Estudos da Criança/Especialidade de Infância, Desenvolvimento e Aprendizagem (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - Current Ordem de Constituintes na Língua Gestual Portuguesa: variação e mudança em morfossintaxe
Co-supervisor of Helena Cristina Horta Sustelo do Carmo
Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem (PhD)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2021 - 2023/07 A importância do treino sistemático da consciência fonológica no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita
Supervisor of Jacinta Beatriz Barros Mendes
´Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Master)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2021 - 2022 Importância do desenvolvimento da consciência e do conhecimento sintáticos para a compreensão da leitura
Supervisor of Joana Ferreira Oliveira Pinto
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Master)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2022 Numerais cardinais em linearidade e incorporados em Língua Gestual Portuguesa/Cardinal numbers in linearity and incorporated in Portuguese Sign Language
Co-supervisor of Neide Catarina Nogueira Gonçalves
Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018 - 2022 As categorias nominais no contexto de Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal: dos documentos normativos às práticas didáticas
Co-supervisor of Ana Sofia do Carmo Lopes
Doutoramento em Educação (PhD)
Universidade de Santiago de Compostela, Spain
2020/10/01 - 2021/07/22 Pelas asas da tradição com destino à imaginação: abordagem científico-pedagógica de provérbios
Supervisor of Cláudia Isabel Cunha Coelho
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Master)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2020 - 2021 Práticas de promoção da leitura e de compreensão da leitura nos 1.º e 2.º CEB: desafios e oportunidades
Co-supervisor of Ana Ribeiro Freitas
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2017 - 2021 Tarefas de Estímulo de Consciência Fonológica no Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Co-supervisor of Maria dos Anjos Ferreira dos Santos
Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2020 Competências Comunicativas em Língua Portuguesa: Contributos recíprocos entre as áreas curriculares nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Supervisor of Gilberto Ferreira Soares
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Master)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2020 Um doce ler: leitura, compreensão e desenvolvimento de competências comunicativas nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Supervisor of Juliana Vaz Almeida Gomes Ferreira
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Master)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2020 As vias alternativas da pedagogia da gamificação nos 1.º e 2.º CEB
Co-supervisor of Tiago André Pinto Ferraz
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Master)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2018 - 2020 Transversalidade do conhecimento linguístico e sua operacionalização em diferentes áreas: relações semânticas e morfológicas entre palavras
Supervisor of Catarina Isabel Neves Ferreira
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Master)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2017 - 2020 Bases linguísticas e terminográficas para a realização de um dicionário de especialidades de uma Língua Gestual: uma proposta metodológica para a criação, normalização e divulgação terminológica
Co-supervisor of Tayna Araújo Neves
Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem (PhD)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018 - 2018 Desenvolvimento de um Protocolo coletivo de Rastreio breve das habilidades preditoras para a aprendizagem de Leitura e Escrita (provisório)
Supervisor of Jocélia Pinho
Mestrado em Educação (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 O efeito do uso de imagens na avaliação da consciência fonológica
Co-supervisor of Sofia Figueiredo Carviçais
Mestrado em Psicologia Aplicada (Master)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 Diálogos entre os conhecimentos científicos e científico-pedagógicos na formação do professor de português nos 1.º e 2.º CEB
Supervisor
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 No Futuro se Faz Presente. Relatório de Estágio.
Co-supervisor
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências no 2.º CEB (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 A ordem de palavras na Língua Gestual Portuguesa: breve estudo comparativo com o Português e outras Línguas de Sinais
Co-supervisor of Fernanda Bettencourt
Linguística (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2004 - 2004 A Sintaxe – desenvolvimento da linguagem oral em crianças dos 5 aos 6 anos
Supervisor
Licenciatura em Educação de Infância (Degree)
Escola Superior de Educação Instituto Jean Piaget, Portugal
2004 - 2004 O discurso espontâneo na creche – análise de algumas produções linguísticas
Supervisor
Licenciatura em Educação de Infância (Degree)
Escola Superior de Educação Instituto Jean Piaget, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2021 - 2022 Congresso Internacional em Sintaxe (CISyntax2022), que decorrerá em homenagem à Professora Doutora Ana Maria Brito [https://cisyntax2022.wordpress.com/] (2022/07/13 - 2022/07/15)
Congress (Member of the Organising Committee)
Centro de Linguística da Universidade do Porto /FLUP, Portugal
2021 - 2021 II Jornadas online de Conhecimento, Usos e Interfaces do Português (2021/05/24 - 2021/05/28)
Meeting (President of the Organising Committee)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2019/06/01 - 2020/02/07 3.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais /III Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages (2020/02/06 - 2020/02/07)
Congress (Co-organisor)
ESE/P.Porto; inED; FLUP; CLUP; FCT; Santander, Portugal
2020 - 2020 I Jornadas Online de Conhecimento e Usos do Português (2020/05/04 - 2020/05/05)
Meeting (President of the Organising Committee)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2019 I ENFL - I Encontro Nacional Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico [https://enlinguistica.wixsite.com/ienfl2019] (2019/12/17 - 2019/12/18)
Meeting (President of the Organising Committee)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2018 - 2018 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais /2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages
Congress (Other)
ESE/P.Porto; inED; FLUP; CLUP; FCT; Santander, Portugal
2018 - 2018 Jornada de Comemoração do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor
Meeting (Other)
ESE P. Porto, Portugal
2018 - 2018 III Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensino da Língua
Meeting (Other)
Politécnico de Setúbal, do Porto e de Setúbal, APL, Portugal
2017 - 2017 II Encontro Temático APL/ESE - Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua
Meeting (Other)
ESE Porto, Lisboa, Setúbal, ALP, Santander, Portugal
2017 - 2017 Entre a Linguística e a Didática: a formação do professor de português e o conhecimento linguístico/VI SIMELP -Simpósio Mundial do Ensino da Língua Portuguesa
Symposium (Other)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2016 - 2016 1º Encontro Temático APL ESE - Formação para a promoção de competências em Língua Materna/ 8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1º anos de escolaridade/7.º Seminário de Formação Contínua em Língua Portuguesa
Meeting (Co-organisor)
ESE Lisboa, Porto e Setúbal, APL, Portugal
2015 - 2015 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais
Meeting (Other)
P. Porto; FCT e FCG, Portugal
2015 - 2015 Workshop de LGP e de reflexão sobre as particularidades linguísticas da LGP
Workshop (Other)
ESE-P. Porto, Portugal
2015 - 2015 Simpósio 10: Entre a Linguística e a Didática: a formação do professor de português e o conhecimento linguístico/V SIMELP -Simpósio Mundial do Ensino da Língua Portuguesa
Symposium (Other)
Universidade de Salento (Lecce), Italy
2014 - 2014 Grupo de Trabalho: Contributos da Investigação em linguística para o Ensino da Gramática/IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa
Symposium (Other)
UFU-Universidade Federal de Uberlândia, Brazil

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2018 - 2018 Direitos de autor e plágio em diversas pareas
Round table
Jornada de Comemoração do Dia Mundial do Livro e do Direito de autor
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2018 - 2018 Implicações da concordância e dos tipos de verbos na ordem dos constituintes na LGP
Conference
20 anos da Licenciatura em TILGP na ESE/IPS
Escola Superior de Educação do Politécnico de Setúbal, Portugal
2018 - 2018 IX Encontro Língua Portuguesa nos Primeiros anos de Escolaridade/IIIJornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar/ IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
Meeting
IX Encontro Língua Portuguesa nos Primeiros anos de Escolaridade/IIIJornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar/ IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
ESE do IPL, Portugal
2018 - 2018 III Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensino da Língua
Meeting
III Encontro Temático APL/ESE
ESE de Setúbal, Lisboa, Porto, APL, Portugal
2018 - 2018 Painel: Compreensão na Leitura I e Simpósio: Leitura, Escrita e Fala: Pesquisa, desenvolvimento e ensino
Congress
IX Encontro Língua Portuguesa nos Primeiros anos de Escolaridade/IIIJornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar/ IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
ESE de IPL/UM, Portugal
2018 - 2018 III Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensino da Língua: Painel 3 - Gramática e atividades de reflexão metalinguística
Congress
III Encontro Temático APL/ESE
ESE de Setúbal, Lisboa e Porto, Portugal
2017 - 2017 II Encontro Temático APL ESE - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas
Meeting
II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas
APL/ESE Porto, Lisbo; Setúbal, Portugal
2017 - 2017 XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Meeting
XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2017 - 2017 2.as Jornadas Internacionais Leitura, Escrita e Sucesso Escolar/III Jornadas Internacionais de Alfabetização
Meeting
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Conferência 10 anos LGP na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa
Conference
Conferência 10 anos LGP na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa
2017 - 2017 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas
Meeting
3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas
CLUP/FLUP, Portugal
2017 - 2017 A Educação para e na diversidade
Round table
2017 - 2017 ICRE- International Conference on Research on Education
Congress
https://porto-icre2017.eventqualia.net/pt/pt/
inED, Portugal
2017 - 2017 Simpósio 29 - ENTRE A LINGUÍSTICA E A DIDÁTICA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O CONHECIMENTO DIDÁTICA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O CONHECIMENTO DIDÁTICA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O CONHECIMENTO DIDÁTICA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O CONHECIMENTO LINGUÍSTICO LINGUÍSTICO LINGUÍ
Congress
2017 - 2017 Thematic Session - Research on Education Contexts and Processes
Congress
ICRE - Porto International Conference on Research
Centre for Research and Innovation in Education (inED) of the School of Education, Portugal
2017 - 2017 Questões de morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e contributos da Linguística Comparativa para a sua discussão e compreensão
Conference
Conferência 10 anos LGP na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2016 - 2016 Encontro Comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto
Meeting
Encontro Comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto
Centro de Linguística da Universidade do Porto /FLUP, Portugal
2015 - 2015 Simposium 10: Entre a Linguística e a Didática: a formação do professor de português e o conhecimento linguístico
Symposium
Simelp-Simpósio Mundial do Ensino da Língua Portuguesa
2015 - 2015 XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Meeting
XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
APL e UMninho, Portugal
2015 - 2015 Ensino da LGP no Ensino Superior e Investigação sobre LG em Portugal
Round table
1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais
CLUP/FLUP/ESE-P.Porto, Portugal
2014 - 2014 Grupo de Trabalho: Contributos da Investigação em linguística para o Ensino da Gramática
Symposium
IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa
Universidade Federal de Uberlândia, Brazil
2014 - 2014 XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Meeting
XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2021/09/21 Uma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escrita
(Thesis) Main arguer
Ana Rita Martins Ribeiro (Master)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2020/05/13 Historiografia do ensino de Português para surdos no século XX.
(Thesis) Main arguer
Vanessa Gomes Teixeira Anachoreta (PhD)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
2020/03/17 Lenguas de signos e implante coclear: armas comunicativas (de)construcción masiva.
Thesis Member
Eva Ocampo Freijeiro (PhD)
Universidade de Vigo, Spain
2019/09/16 Relatório de Estágio no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB
(Thesis) Main arguer
Catarina Alexandra Pires Faria (Master)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2019/07/16 Assim se Escrevem Silêncios: A relevância do ensino de SignWriting a crianças Surdas, na Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico Geral, na disciplina de Língua Gestual Portuguesa
(Thesis) Main arguer
Cláudia Filipa Teixeira Alves (Master)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
2019/07/12 Relatório de Estágio no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB
(Thesis) Main arguer
Cátia Sofia Martinho Teixeira (Master)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2018 Diálogos entre os conhecimentos científicos e científico-pedagógicos na formação do professor de português nos 1.º e 2.º CEB Ana Sofia Lopes (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Relatório de Estágio - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB Isabel Taboada Mata (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Relatório de Estágio - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB Ana Filipa Moreira Pinto (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Relatório de Estágio - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB Liliana Ribeiro Félix (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Desenvolvimento de um Protocolo de Rastreio Breve Coletivo das Habilidades preditoras para a Aprendizagem de Leitura e Escrita Jocélia Pinho Mendonça (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Estudantes surdos e o texto Literário: Sentidos para a Escrita Patrícia da Silva Santiago Dias (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Dativos argumentais e dativos não argumentais em PE Marlene Sofia de Sousa Santos (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017 Concepções pedagógicas sobre o papel do lúdico no processo de letramento e alfabetização na educação de infância nas Turmas de Pré II Andréa Moreira de Souza Arueira (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 "Super Visão" do Projeto Poliítico-Pedagógico: estudo das possibilidades para a gestão escolar democrática Márcia Ota (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 A Abordagem do Domínio Intercultural nos Manuais de Inglês do 1.º Ciclo do Ensino Básico Catarina Isabel Barbosa Carvalhido do Paço (Master)
2017 A Relevância da Escrita no Ensino do Inglês no 1.º CEB - Implicações da mudança do Inglês para uma disciplina curricular Luísa Cristina Laviada Monteiro da Costa (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Relatório de Estágio - Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB Sara Daniela de Sousa Simões (Master)
2016 Relatório de Estágio-Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB Francisca da Encarnação Cunha e Nascimento Ribeiro (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 Relatório de Estágio - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB Sara Isabel Ferrás Barbosa (Master)
2016 Jogo: condições facilitadoras para o desenvolviemnto da oralidade Daniela Maria Viana do Vale (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015 Oralidade - o papel do manual escolar e estratégias para a sala de aula Cristina Almeida Ferreira (Master)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2016/11 - Current Associação iGesto - Investigação do Gesto
2016/05 - Current Investigare - Associação para o estudo da Leitura, Escrita e Neurociências
2014/01 - Current Association for Linguistic Typology (ALT)
2010/03 - Current Associação Portuguesa de Linguística

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2021/05/31 - Current Comissão de Curso - Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa [Curso que resulta de uma parceria e tendo por base um Acordo de Cooperação entre a Universidade Católica Portuguesa, através da Faculdade de Ciências Humanas (FCH-Católica) e do Instituto de Ciências da Saúde (ICS-UCP), e o Instituto Politécnico do Porto, através da sua Escola Superior de Educação (ESE-IPP)].
Member
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2020/12/31 - Current Comissão de Auto-Avaliação de Curso - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico [Comissão de Auto-Avaliação dos Cursos em avaliação da Escola Superior de Educação do IPP, no processo de avaliação pela A3ES.]
Member
ESE-P. Porto, Portugal
2020/12/31 - Current Comissão de Auto-Avaliação de Curso - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Português História e Geografia de Portugal no 2.º ciclo do Ensino Básico [Comissão de Auto-Avaliação dos Cursos em avaliação da Escola Superior de Educação do IPP, no processo de avaliação pela A3ES.]
Member
ESE-P. Porto, Portugal
2020/11/12 - Current Comissão de Curso - Licenciatura em Educação Básica
Coordinator
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2014/09/29 - Current Comissão de Curso - Licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa
Member
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2016 - Current Linguagem e Cognição Licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portugesa (Licenciatura) Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2009 - Current Linguística da Língua Gestual Portuguesa I Licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (Licenciatura) Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2009 - Current Linguística da Língua Gestual Portuguesa Licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (Licenciatura) Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2008 - Current Estrutura e Funcionamento da Língua Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2021/02 - 2021/07 Sintaxe II Licenciatura em Ciências da Linguagem (Licenciatura) Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
2017 - 2017 Oficina "Desenvolvimento de Competências de Leitura e problemas de Matemática" dinamizada no II Encontro Temático APL/ESE (8 de julho) Extensão e divulgação científica (Curso médio) ESE Porto, Lisbo e Setúbal/APL, Portugal
2017 - 2017 Oficina de Gramática para professores de 2.º CEB: questões de sintaxe, dinamizada no II Encontro Temático APL/ESE (7 de julho) Extensão e divulgação científica (Curso médio) ESE Porto, Lisboa e Setúbal/APL, Portugal
2016 - 2016 UC "Interfaces Linguísticos na Aprendizagem de Línguas" no Complemento de formação para a docência no GR 120 destinado a titulares de qualificação profissional para a docência GR 330 (Inglês no 1.º CEB) Especialização (Curso médio) Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 Metas e atividades: entre a Consciência Morfossintática e a Leitura Outra (Curso médio) Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 UC "Interfaces Linguísticos na Aprendizagem de Línguas" no Complemento de formação para a docência no GR 120 destinado a titulares de qualificação profissional para a docência GR 330 (Inglês no 1.º CEB) Especialização (Curso médio) Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 Workshop de LGP e de Reflexão Linguística sobre as suas particularidades Extensão e divulgação científica (Curso médio) ESE PP e FLUP, Portugal

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2019/05/01 - Current 3.º Ciclo da Avaliação Externa das Escolas [Membro da bolsa de avaliadores/peritos externos da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, junto da Inspeção Geral de Educação e Ciência (IGEC), no âmbito do 3.º Ciclo da Avaliação Externa das Escolas. Desde maio de 2019.]
Specialist
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal Inspeção-Geral da Educação e Ciência
2017/11/09 - Current Comissão de Avaliação de Desempenho Docente (CADD) da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
Member
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
2021/11/01 - 2022/01/13 Painel de bolsas FCT [Painel de avaliação de bolsas de doutoramento em Ciências da Linguagem, no CLUP da Faculdade de Letras das Universidade do Porto]
Member
CLUP/FLUP, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2020/11/22 - 2021/04/04 Painel de bolsas FCT [Painel de avaliação de bolsas de doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem, no CIIS do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Católica Portuguesa]
Member
Universidade Católica Portuguesa, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2018/05/07 - Current Sensos-e (Volume dedicado ao PEEP¿17 - Primary English Education in Portugal)
2017/11/04 - Current Da Investigação às Práticas (v. 7, n. 3, 2017)
2016/06/04 - Current Revista da Associação Portuguesa de Linguística
2011/06/04 - Current ElingUP: Revista eletrónica de Linguística dos Estudantes da Universidade do Porto
Current Revista de Estudos da Linguagem da Faculdade de Letras da UFMG (e - ISSN 2237-2083)
2016/07/01 - 2018/02/05 Sensos - Morfossintaxe das Línguas Gestuais (Vol 12, 2016) Livpsic
2016/07/01 - 2016/12/14 Linguística: revista de estudos linguísticos da Universidade do Porto (vol. 11, 2016) FLUP; CLUP
Distinctions

Award

2023 Prémio Ana Vieira de Almeida - 1.ª Edição dedicada à valorização de trabalhos científicos de investigação na área da Educação Básica (Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita)
Fundação Vasco Vieira de Almeida e Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Other distinction

2023 Certificado de Mérito PAPRE - Publicação Científica artigo publicado em revistas primeiros 10% da área
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018 Prémio Ler+ 2018 (1.ª Edição do Prémio) atibuído ao projeto "Ainda estou a aprender...", coordenado pela Iolanda Ribeiro (UM)
GOV/PNL 2027, Portugal