Identification
Personal identification
- Full name
- Celda Gonçalves Morgado
Citation names
- Morgado, Celda (Choupina, Celda)
Author identifiers
- Ciência ID
- D81E-CE1D-8492
- ORCID iD
- 0000-0001-9669-6898
- Scopus Author Id
- 56543692500
Websites
- http://www.ese.ipp.pt/ (Professional)
Knowledge fields
- Humanities - Other Humanities
- Humanities - Languages and Literatures
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2016 - 2017
Concluded
|
UC Isolada da Licenciatura em TILGP - Língua Gestual Portuguesa I (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
18 Valores |
2016 - 2017
Concluded
|
UC Isolada da Licenciatura em TILGP - Língua Gestual Portuguesa II (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
17 valores |
2016 - 2017
Concluded
|
UC Isolada da Licenciatura em TILGP - TP Tradução/Interpretação em LGP I (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
14 valores |
2015
Concluded
|
Psycholinguistics and Generative Grammar (Curso médio)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
NA |
2009 - 2014
Concluded
|
Curso de Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Regência, Transitividade e Intransitividade: conceitos e critérios. Uma abordagem sintática dos objetos cognatos em PE " (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovada com distinção |
2014
Concluded
|
Curso avançado em Syntax (Curso médio)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
NA |
2014
Concluded
|
Curso Locality principles in parser and the grammar (Curso médio)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
NA |
2012
Concluded
|
Curso Avançado de Fonologia - The Phonology of Creole Languages (Curso médio)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
NA |
2010
Concluded
|
Curso de Língua Guestual Portuguesa para Ouvintes, nível inicial - A2 (Curso médio)
Associação de Surdos do Porto, Portugal
|
16 valores |
2010
Concluded
|
Curso Avançado de Fonologia - A medida da Complexidade em Fonologia (Curso médio)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
NA |
2009
Concluded
|
Curso de Língua Gestual Portuguesa para Ouvintes, nível inicial - A1 (Curso médio)
Associação de Surdos do Porto, Portugal
|
15 valores |
2001 - 2004
Concluded
|
Curso de Mestrado em Linguística e Ensino da Língua (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Orações Relativas: aspectos descritivos e didácticos" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom por unanimidade |
1996 - 2001
Concluded
|
Licenciatura em Linguas e Literaturas Modenas/Variantes Estudos Portugueses (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2023/02/01 - Current | Researcher (Research) | Centro de Investigação e Inovação em Educação - ESE/P.Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto, Portugal | ||
2009/03 - 2023/07/31 | Researcher (Research) | Centro de Linguística da Universidade do Porto /FLUP, Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2020/11/01 - Current | Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2009/09 - 2020/10 | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal | ||
2003/11 - 2009/08 | Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal | ||
2003/11 - 2004/07 | Assistant (Polytechnic Teacher) | Escola Superior de Educação Instituto Jean Piaget, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2022/04/04 - Current | Pro-president | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto, Portugal | ||
2016/10/11 - Current | Membro do Conselho Técnico-Científico | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal | ||
2020/11/12 - 2023/07/27 | Coordenador da Licenciatura em Educação básica | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal | ||
2022/01/10 - 2023/07/10 | Membro da Comissão Diretiva do Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP) | Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal |
Centro de Linguística da Universidade do Porto /FLUP, Portugal | ||
2015/02/27 - 2022/10 | Membro do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal | ||
2020/09/30 - 2022/07 | Coordenador da Unidade Técnico- Científica de Ciências da Linguagem e Literatura | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2007/01 - 2009/01 | docente (docente) | Colégio D. Duarte, Portugal |
2000/09 - 2001/01 | docente (docente) | Escola Secundária da Boa Nova – Leça da Palmeira, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2016 - 2018 | Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao conhecimento do mundo
FCG PLCP Referencia 145558
|
Fundação Calouste Gulbenkian |
2016/10 - 2017/09 | Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao conhecimento do mundo
FCG PLCP Referencia 145558
Researcher
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal |
Fundação Calouste Gulbenkian
Ongoing
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2022 - Current | Sign language for beginners in Europe Spread the Sign
KA220-SCH-44F6D9F3
Researcher
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal |
Erasmus European Union Ongoing
|
2019/09/01 - Current | Ensinar e Aprender Português
UIDB/PSI/01662/2020
|
Ongoing
|
2012/09 - 2016/09 | Representações de e sobre Género Linguístico
INED/ ESE_PPorto
Researcher
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação
Concluded
|
2014/08 - 2016/06 | Ainda Estou a aprender - uma plataforma web para a a aprendizagem na leitura
FCG. PLCP Referencia 134 604
Researcher
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluded
|
2014/10 - 2016/04 | Leitura e compreensão de problemas de Matemática com estruturas bimodais: o caso particular dos textos mistos verbais e visuais
FCG PLCP 134742
Researcher
CENTRO DE LINGUÌSTICA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA, Portugal
Agrupamento de Escolas de Colmeia, Portugal Agrupamento de Escoals de leiria, Portugal |
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Journal issue |
|
Online resource |
|
Other
Other output |
|
Technical standard |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2021/10/29 | Quantificação nominal em língua gestual portuguesa: Numerais cardinais | XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Portugal)
|
2020/10/01 | Conhecimentos e particularidades linguísticas da LGP – variação linguística | Papestra online |
2020/02/06 | CARRO PARQUE ESTAR, ELE PÂNICO and EU CASA FICAR: Estar and Ficar in Portuguese Sign Language and European Portuguese | III Meeting on Morphosyntax of LGP and other Sign Languages
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e Faculdade de Letras da UP (Porto, Portugal)
|
2020/02/06 | Entre o gesto e a glosa: Critérios de categorização de classes de gestos de um corpus de referência da Língua Gestual Portuguesa | III Meeting on Morphosyntax of LGP and other Sign Languages
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e Faculdade de Letras da UP (Porto, Portugal)
|
2018 | Implicações da concordância e dos tipos de verbos na ordem dos constituintes na LGP | 20 anos da Licenciatura em TILGP na ESE/IPS
Escola Superior de Educação do Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2018 | Referência gestual, apontações e pronomes pessoais: análise morfossintática comparativa entre a LGP e o PE | 2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages
FLUP/CLUP e ESE P.Porto/inED (Porto, Portugal)
|
2018 | Ordem de constituintes na Língua Gestual Portuguesa: critérios para a constituição de um corpus | 2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages
FLUP/CLUP e ESE P. Porto/inED (Porto, Portugal)
|
2018 | Estruturas morfológicas compostas na LGP: alguns critérios de análise | 2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages
FLUP/CLUP e ESE P. Porto/inED (Porto, Portugal)
|
2018 | Da LGP para o Português: análise de transferências de âmbito morfossintático em textos escritos por crianças surdas | 2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages
FLUP/CLUP e ESE P. Porto/inED (Porto, Portugal)
|
2018 | Entre verbos principais, verbos copulativos e cópulas vazias na Língua Gestual Portuguesa | XIII Congreso Internacional de Lingüística Xeral
Faculdade de Filoloxía e Tradución da Universidade de Vigo (Vigo, Portugal)
|
2018 | Reflexões sobre antonímia: uma visão a partir dos documentos reguladores do ensino básico e de manuais escolares dos 1.º E 2.º CEB | II Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensino da Língua
ESE de Setúbal, Porto e Lisboa, APL (Setúbal, Portugal)
|
2018 | Estrutura interna das palavras e produtividade dos morfemas a partir da análise de materiais didáticos dos 1.º e 2.º CEB | III Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensino da Língua
ESE de Setúbal, Porto e Lisboa, APL (Setúbal, Portugal)
|
2018 | A reflexão sobre as propriedades semânticas e sintáticas do verbo ao serviço da compreensão de textos narrativos no 2.º CEB | III Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensino da Língua
ESE de Setúbal, Lisboa e Porto, APL (Setúbal, Portugal)
|
2018 | Dimensões linguística e pedagógica das relações de oposição entre palavras – dados de materiais pedagógicos destinados ao 1.º CEB | III Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensno da Língua
ESE de Setúbal, Lisboa e Porto, APL (Setúbal, Portugal)
|
2018 | Das situações verbais à compreensão da leitura: dados de um estudo no 1.º CEB | IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade/ III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso
Escolar
ESE de IPL/UM (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Desenvolvimento de um protocolo coletivo de rastreio breve das habilidades preditoras para a aprendizagem da leitura e da escrita | IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade/ III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso
Escolar
ESE de IPL/UM (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Relaciones entre unidades léxicas: de la diacronía a la enseñanza | V Congreso Internacional de Lingüística y Literatura
Univ. Santander (Santander, Spain)
|
2018 | All different but not all opposite: contributions to lexical relationships teaching in primary school | (INTE 2018) International Conference on New Horizons in Education
Association of Science, Education and Technology (TASET), Governors State University, Vienna Technical University and Sakarya
University (Paris, France)
|
2017 | Depressa e devagar: relações problemáticas entre as palavras | II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas
APL/ESE do Porto, de Lisboa e de Setúbal (Porto, Portugal)
|
2017 | A problemática do grau no nome e no adjetivo: processos morfológicos e sintáticos | II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas
APL/ ESE do Porto, de Lisboa e de Setúbal (Porto, Portugal)
|
2017 | As relações entre unidades lexicais e o ensino da antonímia | ICRE - International Conference on Research on Education
inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação (Porto, Portugal)
|
2017 | Ainda Estou A Aprender. Apresentação De Uma Plataforma Educativa De Intervenção Nas Dificuldades Na Aprendizagem Na Leitura | ICRE - International Conference on Research on Education
inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação (Porto, Portugal)
|
2017 | Conhecimentos sobre variação linguística em diferentes áreas da língua e desenvilvimento de competências em LGP | ICRE- International Conference on Research on Education
inED (Porto, Portugal)
|
2017 | Relevância dos conhecimentos científicos sobre o estatuto e o funcionamento morfossintático das categorias nominais para o ensino do Português Língua Não Materna | VI Simposium Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP)
ESE de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2017 | Morphosyntactic awateness and phonological awareness; interface evidence in reading evaluation and promotion task | II Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar e III Jornadas Internacionais de alfabetização
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017 | Avaliar fluência da leitura | II Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar e III Jornadas Internacionais de alfabetização
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017 | Linguística comparada e psicolinguística na formação de professores de inglês | PEEP’17: Primary English Education in Portugal
ESE do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | O signo e o sinal na configuração “indicar” em LGP: entre contiguidade e representação | iGesto 17 Conferência Internacional sobre Gesto e Multimodalidade
Associação iGesto; CLUP; FLUP (Porto, Portugal)
|
2017 | A linguagem e a comunicação verbal influenciam a aprendizagem de conteúdos de matemática? Qual a formação exigida ao professor de 1.º CEB? | Congresso Internacional "O tempo dos Professores"
FPCEUP (Porto, Portugal)
|
2017 | A Formação do professor de 1.º CEB: como articular conteúdos de Português e de Estudo do Meio? | Congresso Internacional "O Tempo dos Professores"
FPCEUP (Porto, Portugal)
|
2017 | Um olhar sintático-semântico sobre os verbos de movimento no Português Europeu e na Língua Gestual Portuguesa | Colóquio Internacional Homenagem ao Professor Óscar Lopes
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | Bases para um inventário das Configurações da Mão na LGP; distintividade, marcação e frequência | XXI Encontro Internacional de Reflexão e Investigação
Departamento de Letras, Artes e Comunicação da UTAD (Vila Real, Portugal)
|
2017 | Aspetos sintático-semânticos dos verbos de movimento na LGP: o caso particular dos verbos IR e VIR | Conferência 10 anos LGP na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa
UCP - Instituto de Ciências da Saúde (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Questões de morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e contributos da Linguística Comparativa para a sua discussão e compreesão | Conferência 10 anos LGP na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa
UCP - Instituto de Ciências da Saúde (Lisboa, Portugal)
|
2016 | O género gramatical em manuais e gramáticas entre 1960 e 2012: conceito, metalinguagem e atividades | V Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (SIELP)/Fórum Ibero-Americano de Literacia
UMinho; UFU (Braga, Portugal)
|
2016 | Processos de formação e propriedades definidoras de nomes e de adjetivos em Língua Gestual Portuguesa | XX Encontro Internacional de Reflexão e Investigação
UTAD (Vila Real, Portugal)
|
2016 | Implicações do conhecimento intuitivo do gestuante surdo de LGP na aprendizagem do Português escrito | I International Seminar on Reading, Education and School Achievement
Universidade do Minho/Estudos da Criança (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
|
2016 | Relações entre unidades lexicais simples e complexas na organização do léxico | IVème Congrès International de Dialectologie et de Sociolinguistique: Variation, phraséologie et ressources
Université Paris 13 (Paris, France)
|
2016 | Avaliação e intervenção online nas dificuldades na aprendizagem da leitura: A plataforma AINDA ESTOU A APRENDER | 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos
Ordem dos Psicólogos (Porto, Portugal)
|
2016 | Entre pronomes pessoais e apontações no espaço sintático: a questão dos pronomes pessoais nas línguas orais e nas línguas gestuais vista a partir das construções ditransitivas | XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
APL (Aveiro, Portugal)
|
2016 | Leitura e compreensão organizativa nos problemas de Matemática: implicações da extensão textual e da complexidade sintática | 1.º Encontro Temático APL/ESE, 8. Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade e 7.º Encontro na Formação
Contínua em Língua Portuguesa
Escola Superior de Educação de Lisboa, Porto e Setúbal, APL (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Propriedades morfossintáticas de Nomes e Adjetivos no Português Europeu: | III Congreso Internacional Nebrija en Lingüística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas
Universidade Nebrija (Madrid, Spain)
|
2016 | Questões de Linguística Comparada na formação de futuros professores de Inglês no 1.º CEB: o número e o género e suas implicações na morfossintaxe do Português e do Inglês | III Congreso Internacional Nebrija en Lingüística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas
Universidad Nebrija (Madrid, Spain)
|
2016 | Leitura e usabilidade pedagógica dos textos bimodais dos problemas de matemática | 1.ªas Jornadas Internacionais Leitura, Educação e Sucesso Escolar
Universidade do Minho (V. N. de Famalicão, Portugal)
|
2016 | Para a valorização da Linguística comparada na formação de futuros professores de Inglês no 1.º CEB: género formal no Português e género semântico no Inglês | Colóquio Internacional da Aprolinguas- Bolonha, Quadro Europeu & depois? As línguas estrangeiras no ensino supeior: balanço,
estratégias e desafios futuros
Associação Aprolinguas (Porto, Portugal)
|
2016 | Linguagem, Cognição e Interfaces Linguísticos: experiência formativa com futuros professores de Inglês no 1.º CEB | Jornada "Boas prátivas em Línguas"
Universidade do Minho, Instituto de Letras e Ciências Humanas, BabeliUM (Braga, Portugal)
|
2016 | O género gramatical: conhecimentos implícitos em idade pré-escolar | 1.º Encontro Temático APL/ESE, 8. Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade e 7.º Encontro na Formação
Contínua em Língua Portuguesa
ESE Lisboa, Porto, Setúbal, APL (Lisboa, Portugal)
|
2015 | A implicação da metalinguagem linguística na difusão de conteúdos gramaticais e na construção do conhecimento em alunos e agentes educativos | V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Università del Salento (Lecce, Italy)
|
2015 | Linearidade vs. Simultaneidade: alguns casos de articulação em Língua Gestual Portuguesa | XIX Encontro Internacional de Reflexão e Investigação
Departamento de Letras, Artes e Comunicação (Vila Real, Portugal)
|
2015 | Transições de escrita no âmbito do estudo da fábula: estudo longitudinal com alunos dos 4º e 6º anos do ensino básico | Grato 2015 - 4.ª Conferência Internacional em Gramática e Texto
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Ainda estou a aprender. Apresentação de um projeto de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura | 2.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
Instituto Superior Politécnico de Gaya (Gaia, Portugal)
|
2015 | Morphosyntax of ditransitives with the verb DAR, ‘TO GIVE’, in Portuguese Sign Language | 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais
FLUP, CLUP e ESE/P.Porto (Porto, Portugal)
|
2015 | Particularidades da morfossintaxe das construções ditransitivas com o verbo dar na Língua Gestual Portuguesa | XXXI Encontro Nacional de APL
Associação Portuguesa de Linguística (Braga, Portugal)
|
2015 | Leitura e resolução dos problemas de matemática com textos mistos: dados para uma análise das implicações da bimodalidade | XXXI Encontro Nacional de APL
Associação Portuguesa de Linguística (Braga, Portugal)
|
2015 | Workshop de LGP e de reflexão sobre as particularidades linguísticas da LGP | Workshop de LGP e de reflexão sobre as particularidades linguísticas da LGP integrado as 1.as Jornadas de Morfossintaxe da
LGP e outras LS
ESE/P.Porto (Porto, Portugal)
|
2014 | Conhecimentos e regras explícitos e implícitos sobre género linguístico nos alunos dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico | XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Porto, Portugal)
|
2014 | Análise sintática dos objetos cognatos no quadro teórico da Morfologia Distribuída | XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Porto, Portugal)
|
2014 | Contributos da investigação em linguística para a didática da língua materna: o caso do género gramatical | XVIII EIRI - Encontro Internacional de Reflexão e Investigação
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douto (UTAD) (Vila Real, Portugal)
|
2014 | A gramática intuitiva, o conhecimento linguístico e o ensino-aprendizagem do género em PE | IV Simpósito Internacional de Ensino de Língua Portuguesa
Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia-Brasil, Brazil)
|
2014 | O género nos nomes em PE e em línguas de contacto de modalidades diferentes: natureza e processos de realização | 2.º Congresso Internacional “Pelos Mares da Língua Portuguesa
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2014 | Regência, transitividade e intransitividade: noções e critérios. Uma abordagem sintática dos verbos com objetos cognatos em Português Europeu | Quid Novi?
Centro de Linguística da Universidade do Porto/FLUP (Porto, Portugal)
|
2013 | Perspetiva comparativa da categoria género nos nomes: português europeu, tétum e cabo-verdiano. | II Conferência "A Língua Portuguesa no sistema mundial, Língua Portuguesa Global – internacionalização, ciência e inovação"
Governo Português e com a organização conjunta do Camões, I.P., da CPLP, do IILP e de um consórcio de quatro universidades
portuguesas – as Universidades de Lisboa, Porto e Coimbra e a Universidade Nova de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Conhecimentos implícitos e explícitos de género linguístico no ensino superior | III Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2013 | Palavras em rede: diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português | III EIP - Encontro Internacional do Português/III Sielp - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
Escola Superior de Educação de Santarém/Universidade Federal de Uberlândia (Santarém, Portugal)
|
2013 | Representação e Aquisição do Género Linguístico em PE: alguns contributos a partir da análise de materiais pedagógicos | IV Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa. Língua Portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas. Simpósio
5
Faculdade Letras da Universidade Federal de Goiás (Goiás/Goiânia/Brasil, Brazil)
|
2012 | Quelques apports de la Morphologie Distribuée pour l’analyse syntaxique des objets cognats en PE | Colloque L'interface de la syntaxe et de la sémantique lexicale. Synchronie & diachronie
(Poznan, Poland)
|
2012 | Os objetos cognatos em Línguas Românicas e no Inglês: aspetos sintáticos e semânticos contrastivos | VII. Internationalen Arbeitstagung zum romanisch-deutschen und innerromanischen Sprach¬vergleich
Instituto de Línguas Românicas (Innsbruck, Austria)
|
2011 | Desenvolvimento de Competências comunicativas em Português L2: o caso de Timor-Leste | III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Simpósio 37
(Macau/China, Macau SAR China)
|
2011 | A Língua Portuguesa na formação inicial de professores em Timor-Leste. | III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Simpósio 37
Universidade de Macau (Macau/China, Macau SAR China)
|
2010 | Importância de critérios sintáticos para a determinação de tipos de verbos: dos verbos principais aos auxiliares e aos verbos leves. | 2º Encontro “A Linguística na Formação de Professores de Português”
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2021 - Current | Processos e técnicas de tradução utilizados pelos Tradutores/Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa (TILGP)
Co-supervisor of Joana Sofia de Sousa e Silva
|
Doutoramento em Linguística (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021 - Current | Entre verbos simples e verbos de concordância na Língua Gestual Portuguesa em narrativas elicitadas: Estudo com crianças dos
5.º ao 9.º anos de escolaridade
Co-supervisor of Ângela Ricardo
|
Doutoramento em Linguística (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021 - Current | Implicações da competência sintática na interpretação das questões de compreensão de textos em manuais de Português do 2.º
CEB
Co-supervisor of Juliana Vaz Almeida Gomes Ferreira
|
Doutoramento em Estudos da Criança/Especialidade de Infância, Desenvolvimento e Aprendizagem (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - Current | Ordem de Constituintes na Língua Gestual Portuguesa: variação e mudança em morfossintaxe
Co-supervisor of Helena Cristina Horta Sustelo do Carmo
|
Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem (PhD)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2021 - 2023/07 | A importância do treino sistemático da consciência fonológica no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita
Supervisor of Jacinta Beatriz Barros Mendes
|
´Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Master)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
|
2021 - 2022 | Importância do desenvolvimento da consciência e do conhecimento sintáticos para a compreensão da leitura
Supervisor of Joana Ferreira Oliveira Pinto
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Master)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
|
2019 - 2022 | Numerais cardinais em linearidade e incorporados em Língua Gestual Portuguesa/Cardinal numbers in linearity and incorporated
in Portuguese Sign Language
Co-supervisor of Neide Catarina Nogueira Gonçalves
|
Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2018 - 2022 | As categorias nominais no contexto de Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal: dos documentos normativos
às práticas didáticas
Co-supervisor of Ana Sofia do Carmo Lopes
|
Doutoramento em Educação (PhD)
Universidade de Santiago de Compostela, Spain
|
2020/10/01 - 2021/07/22 | Pelas asas da tradição com destino à imaginação: abordagem científico-pedagógica de provérbios
Supervisor of Cláudia Isabel Cunha Coelho
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Master)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
|
2020 - 2021 | Práticas de promoção da leitura e de compreensão da leitura nos 1.º e 2.º CEB: desafios e oportunidades
Co-supervisor of Ana Ribeiro Freitas
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
|
2017 - 2021 | Tarefas de Estímulo de Consciência Fonológica no Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Co-supervisor of Maria dos Anjos Ferreira dos Santos
|
Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
|
2019 - 2020 | Competências Comunicativas em Língua Portuguesa: Contributos recíprocos entre as áreas curriculares nos 1.º e 2.º Ciclos do
Ensino Básico
Supervisor of Gilberto Ferreira Soares
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Master)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
|
2019 - 2020 | Um doce ler: leitura, compreensão e desenvolvimento de competências comunicativas nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Supervisor of Juliana Vaz Almeida Gomes Ferreira
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Master)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
|
2019 - 2020 | As vias alternativas da pedagogia da gamificação nos 1.º e 2.º CEB
Co-supervisor of Tiago André Pinto Ferraz
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Master)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
|
2018 - 2020 | Transversalidade do conhecimento linguístico e sua operacionalização em diferentes áreas: relações semânticas e morfológicas
entre palavras
Supervisor of Catarina Isabel Neves Ferreira
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Master)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
|
2017 - 2020 | Bases linguísticas e terminográficas para a realização de um dicionário de especialidades de uma Língua Gestual: uma proposta
metodológica para a criação, normalização e divulgação terminológica
Co-supervisor of Tayna Araújo Neves
|
Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem (PhD)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2018 - 2018 | Desenvolvimento de um Protocolo coletivo de Rastreio breve das habilidades preditoras para a aprendizagem de Leitura e Escrita
(provisório)
Supervisor of Jocélia Pinho
|
Mestrado em Educação (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | O efeito do uso de imagens na avaliação da consciência fonológica
Co-supervisor of Sofia Figueiredo Carviçais
|
Mestrado em Psicologia Aplicada (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | Diálogos entre os conhecimentos científicos e científico-pedagógicos na formação do professor de português nos 1.º e 2.º CEB
Supervisor
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | No Futuro se Faz Presente. Relatório de Estágio.
Co-supervisor
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências no 2.º CEB (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | A ordem de palavras na Língua Gestual Portuguesa: breve estudo comparativo com o Português e outras Línguas de Sinais
Co-supervisor of Fernanda Bettencourt
|
Linguística (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2004 - 2004 | A Sintaxe – desenvolvimento da linguagem oral em crianças dos 5 aos 6 anos
Supervisor
|
Licenciatura em Educação de Infância (Degree)
Escola Superior de Educação Instituto Jean Piaget, Portugal
|
2004 - 2004 | O discurso espontâneo na creche – análise de algumas produções linguísticas
Supervisor
|
Licenciatura em Educação de Infância (Degree)
Escola Superior de Educação Instituto Jean Piaget, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2021 - 2022 | Congresso Internacional em Sintaxe (CISyntax2022), que decorrerá em homenagem à Professora Doutora Ana Maria Brito [https://cisyntax2022.wordpress.com/] (2022/07/13 - 2022/07/15)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Centro de Linguística da Universidade do Porto /FLUP, Portugal |
2021 - 2021 | II Jornadas online de Conhecimento, Usos e Interfaces do Português (2021/05/24 - 2021/05/28)
Meeting (President of the Organising Committee)
|
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal |
2019/06/01 - 2020/02/07 | 3.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais /III Meeting on Morphosyntax of Portuguese
Sign Language and other Sign Languages (2020/02/06 - 2020/02/07)
Congress (Co-organisor)
|
ESE/P.Porto; inED; FLUP; CLUP; FCT; Santander, Portugal |
2020 - 2020 | I Jornadas Online de Conhecimento e Usos do Português (2020/05/04 - 2020/05/05)
Meeting (President of the Organising Committee)
|
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal |
2019 - 2019 | I ENFL - I Encontro Nacional Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico [https://enlinguistica.wixsite.com/ienfl2019] (2019/12/17 - 2019/12/18)
Meeting (President of the Organising Committee)
|
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal |
2018 - 2018 | 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais /2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese
Sign Language and other Sign Languages
Congress (Other)
|
ESE/P.Porto; inED; FLUP; CLUP; FCT; Santander, Portugal |
2018 - 2018 | Jornada de Comemoração do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor
Meeting (Other)
|
ESE P. Porto, Portugal |
2018 - 2018 | III Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensino da Língua
Meeting (Other)
|
Politécnico de Setúbal, do Porto e de Setúbal, APL, Portugal |
2017 - 2017 | II Encontro Temático APL/ESE - Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua
Meeting (Other)
|
ESE Porto, Lisboa, Setúbal, ALP, Santander, Portugal |
2017 - 2017 | Entre a Linguística e a Didática: a formação do professor de português e o conhecimento linguístico/VI SIMELP -Simpósio Mundial
do Ensino da Língua Portuguesa
Symposium (Other)
|
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2016 - 2016 | 1º Encontro Temático APL ESE - Formação para a promoção de competências em Língua Materna/ 8.º Encontro Língua Portuguesa
nos 1º anos de escolaridade/7.º Seminário de Formação Contínua em Língua Portuguesa
Meeting (Co-organisor)
|
ESE Lisboa, Porto e Setúbal, APL, Portugal |
2015 - 2015 | 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais
Meeting (Other)
|
P. Porto; FCT e FCG, Portugal |
2015 - 2015 | Workshop de LGP e de reflexão sobre as particularidades linguísticas da LGP
Workshop (Other)
|
ESE-P. Porto, Portugal |
2015 - 2015 | Simpósio 10: Entre a Linguística e a Didática: a formação do professor de português e o conhecimento linguístico/V SIMELP
-Simpósio Mundial do Ensino da Língua Portuguesa
Symposium (Other)
|
Universidade de Salento (Lecce), Italy |
2014 - 2014 | Grupo de Trabalho: Contributos da Investigação em linguística para o Ensino da Gramática/IV SIELP - Simpósio Internacional
de Ensino de Língua Portuguesa
Symposium (Other)
|
UFU-Universidade Federal de Uberlândia, Brazil |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2018 - 2018 | Direitos de autor e plágio em diversas pareas
Round table
|
Jornada de Comemoração do Dia Mundial do Livro e do Direito de autor
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
|
2018 - 2018 | Implicações da concordância e dos tipos de verbos na ordem dos constituintes na LGP
Conference
|
20 anos da Licenciatura em TILGP na ESE/IPS
Escola Superior de Educação do Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2018 - 2018 | IX Encontro Língua Portuguesa nos Primeiros anos de Escolaridade/IIIJornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso
Escolar/ IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
Meeting
|
IX Encontro Língua Portuguesa nos Primeiros anos de Escolaridade/IIIJornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso
Escolar/ IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
ESE do IPL, Portugal
|
2018 - 2018 | III Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensino da Língua
Meeting
|
III Encontro Temático APL/ESE
ESE de Setúbal, Lisboa, Porto, APL, Portugal
|
2018 - 2018 | Painel: Compreensão na Leitura I e Simpósio: Leitura, Escrita e Fala: Pesquisa, desenvolvimento e ensino
Congress
|
IX Encontro Língua Portuguesa nos Primeiros anos de Escolaridade/IIIJornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso
Escolar/ IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
ESE de IPL/UM, Portugal
|
2018 - 2018 | III Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensino da Língua: Painel 3 - Gramática e atividades de reflexão metalinguística
Congress
|
III Encontro Temático APL/ESE
ESE de Setúbal, Lisboa e Porto, Portugal
|
2017 - 2017 | II Encontro Temático APL ESE - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas
Meeting
|
II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas
APL/ESE Porto, Lisbo; Setúbal, Portugal
|
2017 - 2017 | XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Meeting
|
XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
|
2017 - 2017 | 2.as Jornadas Internacionais Leitura, Escrita e Sucesso Escolar/III Jornadas Internacionais de Alfabetização
Meeting
|
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | Conferência 10 anos LGP na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa
Conference
|
Conferência 10 anos LGP na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa |
2017 - 2017 | 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas
Meeting
|
3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas
CLUP/FLUP, Portugal
|
2017 - 2017 | A Educação para e na diversidade
Round table
|
|
2017 - 2017 | ICRE- International Conference on Research on Education
Congress
|
https://porto-icre2017.eventqualia.net/pt/pt/
inED, Portugal
|
2017 - 2017 | Simpósio 29 - ENTRE A LINGUÍSTICA E A DIDÁTICA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O CONHECIMENTO DIDÁTICA: A FORMAÇÃO
DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O CONHECIMENTO DIDÁTICA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O CONHECIMENTO DIDÁTICA: A FORMAÇÃO
DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O CONHECIMENTO LINGUÍSTICO LINGUÍSTICO LINGUÍ
Congress
|
|
2017 - 2017 | Thematic Session - Research on Education Contexts and Processes
Congress
|
ICRE - Porto International Conference on Research
Centre for Research and Innovation in Education (inED) of the School of Education, Portugal
|
2017 - 2017 | Questões de morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e contributos da Linguística Comparativa para a sua discussão e compreensão
Conference
|
Conferência 10 anos LGP na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2016 - 2016 | Encontro Comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto
Meeting
|
Encontro Comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto
Centro de Linguística da Universidade do Porto /FLUP, Portugal
|
2015 - 2015 | Simposium 10: Entre a Linguística e a Didática: a formação do professor de português e o conhecimento linguístico
Symposium
|
Simelp-Simpósio Mundial do Ensino da Língua Portuguesa |
2015 - 2015 | XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Meeting
|
XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
APL e UMninho, Portugal
|
2015 - 2015 | Ensino da LGP no Ensino Superior e Investigação sobre LG em Portugal
Round table
|
1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais
CLUP/FLUP/ESE-P.Porto, Portugal
|
2014 - 2014 | Grupo de Trabalho: Contributos da Investigação em linguística para o Ensino da Gramática
Symposium
|
IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa
Universidade Federal de Uberlândia, Brazil
|
2014 - 2014 | XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Meeting
|
XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2021/09/21 | Uma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escrita
(Thesis) Main arguer
|
Ana Rita Martins Ribeiro (Master)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
|
2020/05/13 | Historiografia do ensino de Português para surdos no século XX.
(Thesis) Main arguer
|
Vanessa Gomes Teixeira Anachoreta (PhD)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
|
2020/03/17 | Lenguas de signos e implante coclear: armas comunicativas (de)construcción masiva.
Thesis Member
|
Eva Ocampo Freijeiro (PhD)
Universidade de Vigo, Spain
|
2019/09/16 | Relatório de Estágio no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB
(Thesis) Main arguer
|
Catarina Alexandra Pires Faria (Master)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
|
2019/07/16 | Assim se Escrevem Silêncios: A relevância do ensino de SignWriting a crianças Surdas, na Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo
do Ensino Básico Geral, na disciplina de Língua Gestual Portuguesa
(Thesis) Main arguer
|
Cláudia Filipa Teixeira Alves (Master)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
|
2019/07/12 | Relatório de Estágio no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB
(Thesis) Main arguer
|
Cátia Sofia Martinho Teixeira (Master)
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal
|
2018 | Diálogos entre os conhecimentos científicos e científico-pedagógicos na formação do professor de português nos 1.º e 2.º CEB | Ana Sofia Lopes (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | Relatório de Estágio - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB | Isabel Taboada Mata (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | Relatório de Estágio - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB | Ana Filipa Moreira Pinto (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | Relatório de Estágio - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB | Liliana Ribeiro Félix (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | Desenvolvimento de um Protocolo de Rastreio Breve Coletivo das Habilidades preditoras para a Aprendizagem de Leitura e Escrita | Jocélia Pinho Mendonça (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | Estudantes surdos e o texto Literário: Sentidos para a Escrita | Patrícia da Silva Santiago Dias (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | Dativos argumentais e dativos não argumentais em PE | Marlene Sofia de Sousa Santos (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 | Concepções pedagógicas sobre o papel do lúdico no processo de letramento e alfabetização na educação de infância nas Turmas de Pré II | Andréa Moreira de Souza Arueira (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | "Super Visão" do Projeto Poliítico-Pedagógico: estudo das possibilidades para a gestão escolar democrática | Márcia Ota (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | A Abordagem do Domínio Intercultural nos Manuais de Inglês do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Catarina Isabel Barbosa Carvalhido do Paço (Master) |
2017 | A Relevância da Escrita no Ensino do Inglês no 1.º CEB - Implicações da mudança do Inglês para uma disciplina curricular | Luísa Cristina Laviada Monteiro da Costa (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Relatório de Estágio - Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB | Sara Daniela de Sousa Simões (Master) |
2016 | Relatório de Estágio-Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB | Francisca da Encarnação Cunha e Nascimento Ribeiro (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 | Relatório de Estágio - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB | Sara Isabel Ferrás Barbosa (Master) |
2016 | Jogo: condições facilitadoras para o desenvolviemnto da oralidade | Daniela Maria Viana do Vale (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 | Oralidade - o papel do manual escolar e estratégias para a sala de aula | Cristina Almeida Ferreira (Master)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2016/11 - Current | Associação iGesto - Investigação do Gesto | |
2016/05 - Current | Investigare - Associação para o estudo da Leitura, Escrita e Neurociências | |
2014/01 - Current | Association for Linguistic Typology (ALT) | |
2010/03 - Current | Associação Portuguesa de Linguística |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2021/05/31 - Current | Comissão de Curso - Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa
[Curso que resulta de uma parceria e tendo por base um Acordo de Cooperação entre a Universidade Católica Portuguesa, através
da Faculdade de Ciências Humanas (FCH-Católica) e do Instituto de Ciências da Saúde (ICS-UCP), e o Instituto Politécnico do
Porto, através da sua Escola Superior de Educação (ESE-IPP)].
Member
|
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal |
2020/12/31 - Current | Comissão de Auto-Avaliação de Curso - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
[Comissão de Auto-Avaliação dos Cursos em avaliação da Escola Superior de Educação do IPP, no processo de avaliação pela A3ES.]
Member
|
ESE-P. Porto, Portugal |
2020/12/31 - Current | Comissão de Auto-Avaliação de Curso - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Português História e Geografia
de Portugal no 2.º ciclo do Ensino Básico
[Comissão de Auto-Avaliação dos Cursos em avaliação da Escola Superior de Educação do IPP, no processo de avaliação pela A3ES.]
Member
|
ESE-P. Porto, Portugal |
2020/11/12 - Current | Comissão de Curso - Licenciatura em Educação Básica
Coordinator
|
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal |
2014/09/29 - Current | Comissão de Curso - Licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa
Member
|
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2016 - Current | Linguagem e Cognição | Licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portugesa (Licenciatura) | Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal |
2009 - Current | Linguística da Língua Gestual Portuguesa I | Licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (Licenciatura) | Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal |
2009 - Current | Linguística da Língua Gestual Portuguesa | Licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (Licenciatura) | Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal |
2008 - Current | Estrutura e Funcionamento da Língua | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Sintaxe II | Licenciatura em Ciências da Linguagem (Licenciatura) | Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal |
2017 - 2017 | Oficina "Desenvolvimento de Competências de Leitura e problemas de Matemática" dinamizada no II Encontro Temático APL/ESE (8 de julho) | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | ESE Porto, Lisbo e Setúbal/APL, Portugal |
2017 - 2017 | Oficina de Gramática para professores de 2.º CEB: questões de sintaxe, dinamizada no II Encontro Temático APL/ESE (7 de julho) | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | ESE Porto, Lisboa e Setúbal/APL, Portugal |
2016 - 2016 | UC "Interfaces Linguísticos na Aprendizagem de Línguas" no Complemento de formação para a docência no GR 120 destinado a titulares de qualificação profissional para a docência GR 330 (Inglês no 1.º CEB) | Especialização (Curso médio) | Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal |
2016 - 2016 | Metas e atividades: entre a Consciência Morfossintática e a Leitura | Outra (Curso médio) | Universidade do Minho, Portugal |
2015 - 2015 | UC "Interfaces Linguísticos na Aprendizagem de Línguas" no Complemento de formação para a docência no GR 120 destinado a titulares de qualificação profissional para a docência GR 330 (Inglês no 1.º CEB) | Especialização (Curso médio) | Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal |
2015 - 2015 | Workshop de LGP e de Reflexão Linguística sobre as suas particularidades | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | ESE PP e FLUP, Portugal |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2019/05/01 - Current | 3.º Ciclo da Avaliação Externa das Escolas
[Membro da bolsa de avaliadores/peritos externos da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, junto da Inspeção
Geral de Educação e Ciência (IGEC), no âmbito do 3.º Ciclo da Avaliação Externa das Escolas. Desde maio de 2019.]
Specialist
|
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal | Inspeção-Geral da Educação e Ciência |
2017/11/09 - Current | Comissão de Avaliação de Desempenho Docente (CADD) da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
Member
|
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal | Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto |
2021/11/01 - 2022/01/13 | Painel de bolsas FCT
[Painel de avaliação de bolsas de doutoramento em Ciências da Linguagem, no CLUP da Faculdade de Letras das Universidade do
Porto]
Member
|
CLUP/FLUP, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2020/11/22 - 2021/04/04 | Painel de bolsas FCT
[Painel de avaliação de bolsas de doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem, no CIIS do Instituto de Ciências da
Saúde (ICS) da Universidade Católica Portuguesa]
Member
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2018/05/07 - Current | Sensos-e (Volume dedicado ao PEEP¿17 - Primary English Education in Portugal) | |
2017/11/04 - Current | Da Investigação às Práticas (v. 7, n. 3, 2017) | |
2016/06/04 - Current | Revista da Associação Portuguesa de Linguística | |
2011/06/04 - Current | ElingUP: Revista eletrónica de Linguística dos Estudantes da Universidade do Porto | |
Current | Revista de Estudos da Linguagem da Faculdade de Letras da UFMG (e - ISSN 2237-2083) | |
2016/07/01 - 2018/02/05 | Sensos - Morfossintaxe das Línguas Gestuais (Vol 12, 2016) | Livpsic |
2016/07/01 - 2016/12/14 | Linguística: revista de estudos linguísticos da Universidade do Porto (vol. 11, 2016) | FLUP; CLUP |
Distinctions
Award
2023 | Prémio Ana Vieira de Almeida - 1.ª Edição dedicada à valorização de trabalhos científicos de investigação na área da Educação
Básica (Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita)
Fundação Vasco Vieira de Almeida e Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
Other distinction
2023 | Certificado de Mérito PAPRE - Publicação Científica artigo publicado em revistas primeiros 10% da área
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2018 | Prémio Ler+ 2018 (1.ª Edição do Prémio) atibuído ao projeto "Ainda estou a aprender...", coordenado pela Iolanda Ribeiro (UM)
GOV/PNL 2027, Portugal
|