???global.info.a_carregar???
Helena Pinto holds a PhD in Educational Sciences (2012) and a Master's degree in Heritage and Tourism (2004) from the University of Minho, and a degree in History - Educational Area (1991) from the Faculty of Arts and Humanities of the University of Porto. She was granted a PhD scholarship (FCT). She is Integrated Researcher at CITCEM - Transdisciplinary Research Centre Culture, Space and Memory, within the "Education and Societal Challenges" Research Group. She is Invited Assistant Professor at the Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra (FLUC), in the Department of History, European Studies, Archaeology and Arts. Besides teaching History (PQA), she is also a certified trainer by the Scientific-Pedagogical Council for In-service Training, in the areas and domains of Specific Didactics (History) and History of Art. She has been involved as a member/researcher in various international projects, and supervising and co-supervising master's dissertations, as well as being a jury member for more than four dozens master's dissertations and PhD thesis at Portuguese, Spanish and Brazilian universities. She has published more than five dozen articles in specialised scientific journals and chapters/books. She has been researching in the field(s) of Education, with an emphasis on History and Social Sciences. The most frequent terms used to contextualize scientific production are: Heritage Education; History Education; Cultural Heritage; Local History; History Teaching and Learning. --- Helena Pinto tem Doutoramento em Ciências da Educação (2012) e Mestrado em Património e Turismo (2004) pela Universidade do Minho, e Licenciatura em História - Ramo Educacional (1991) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi bolseira de Doutoramento da FCT. É Investigadora Integrada no CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, no Grupo de Investigação "Educação e Desafios Societais". É Professora Auxiliar Convidada da FLUC - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra / Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes. Docente de História (PQA) e Formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nas áreas e domínios de Didáticas Específicas (História) e História da Arte. Tem participado como membro/investigador em vários projetos internacionais. Tem coorientado e orientado dissertações de mestrado. Tem sido membro de júris de mais de quatro dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutoramento em universidades portuguesas, espanholas e brasileiras. Publicou mais de cinco dezenas de artigos em revistas científicas especializadas e capítulos/livros. Atua na(s) área(s) de Ciências da Educação, com ênfase em História e Ciências Sociais. Os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Educação Patrimonial; Educação Histórica; Património Cultural; História Local; Ensino e Aprendizagem de História.
Identification

Personal identification

Full name
Maria Helena Mendes Nabais Faria Pinto

Citation names

  • Pinto, Helena
  • Pinto, H.
  • Pinto, Maria Helena

Author identifiers

Ciência ID
DD12-7EF3-24F8
ORCID iD
0000-0002-7691-9115

Knowledge fields

  • Humanities - History and Archaeology
  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2)
Spanish; Castilian Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2)
French Intermediate (B1) Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2)
Education
Degree Classification
2012/01
Concluded
Education Sciences / Ciências da Educação (Doutoramento)
Major in Education in History and Social Sciences / Educação em História e Ciências Sociais
Universidade do Minho, Portugal
"Educação histórica e patrimonial: conceções de alunos e professores sobre o passado em espaços do presente" (THESIS/DISSERTATION)
Approved (unanimously)
2004/01
Concluded
Heritage and Tourism / Património e Turismo (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
"Guimarães, Centro Histórico: Património e Educação" (THESIS/DISSERTATION)
Very Good / Muito Bom
2001
Concluded
Património e Turismo (Pós-Graduação)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
18
1991
Concluded
History / História (Licenciatura)
Major in Ramo Educacional
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
15
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2015 - Current Researcher (Research) Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2007 - 2014 Researcher (Research) Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2007/10/01 - 2011/09/30 Researcher (Research) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2023/09/01 - Current Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2018 - Current Coordenadora da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas do Vale de S. Torcato, Portugal
2017 - Current Membro do Conselho Geral Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas do Vale de S. Torcato, Portugal
2006/01/02 - Current Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com o registo CCPFC/RFO-20121/06 nas áreas e domínios de História da Arte e de Didácticas Específicas (História). Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
1995/09/01 - Current Professora do Quadro de Escola / Agrupamento de Escolas Ministério da Educação, Portugal
1991 - Current Professora de História (3º Ciclo EB e Secundário) Ministério da Educação, Portugal
2010/09/01 - 2011/08/31 Docente com Equiparação a Bolseiro concedida pelo Ministério da Educação para o ano lectivo de 2010-11. Ministério da Educação, Portugal
2001/09/01 - 2002/08/31 Licença Sabática, concedida nos termos do Despacho Normativo nº 31/98, de 17 de Abril Ministério da Educação, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2007/10/01 - 2011/09/30 Educação Histórica e Patrimonial. Conceções de alunos e professores sobre o passado em espaços do presente
SFRH/BD/36616/2007
PhD Student Fellow
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Concluded

Contract

Designation Funders
2015 - Current CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória»
Referência FCT: uID 04059
Researcher
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2022/12/02 - 2025/12/31 Conocimiento especializado en la formación del profesorado de matemáticas, ciencias experimentales y ciencias sociales (MTSK-STSK-SCTSK).
MTSK-STSK-SCTSK
Researcher
Universidad de Huelva, Spain
Junta de Andalucía
Ongoing
2021/09/01 - 2025/08/31 Patrimonios controversiales para la formación ecosocial de la ciudadanía. Una investigación de educación patrimonial en la enseñanza reglada
PID2020-116662GB-I00
Researcher
Universidad de Huelva, Spain

Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
España Ministerio de Ciencia e Innovación
Ongoing
2022/02/01 - 2025/01/31 (e-)Learning the invisible history of Europe through material culture (LETHE)
Representative of Erasmus+ Partner (AE Vale de S. Torcato)
Universidad de Murcia, Spain

Erasmus Plus, Belgium
Erasmus
Ongoing
2021/09/01 - 2024/08/31 Enseñanza y Aprendizaje de la Historia en Educación Primaria: multiperspectiva y análisis de iconos culturales para la construcción de una ciudadanía crítica
PID2020-114434RB-I00
Researcher
Universidad de Murcia, Spain

Universidad de Valladolid, Spain
Ongoing
2022/01 - 2023/12 El patrimonio como recurso educativo para la construcción identitaria y la formación ciudadana en la etapa de Educación Primaria. Aplicaciones didácticas para la formación del futuro profesorado
CIGE/2021/178
Researcher
Universitat d'Alacant, Spain
Concluded
2016 - 2020/12/31 Educación Patrimonial para la Inteligencia Territorial y Emocional de la Ciudadanía. Análisis de buenas prácticas, diseño e intervención en la enseñanza obligatoria
EDU2015-67953-P
Researcher
Universidad de Huelva, Spain
Concluded
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM)
UID/HIS/04059/2019
Researcher
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2016 - 2018/12/31 Evaluación de programas y evaluación de aprendizajes en los ámbitos no formal e informal de la Educación Patrimonial
EDU2015-65716-C2-2-R
Researcher
Universidad del País Vasco, Spain
Concluded
2015 - 2018/12/29 POCI-01-0145-FEDER-007460
POCI-01-0145-FEDER-007460
Researcher
Universidade do Porto / CITCEM, Portugal
Concluded
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 1661 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI1661/2011
Researcher
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2007 - 2011 Consciência Histórica - Teoria e Práticas (II)
PTDC/CED/72623/2006, FCOMP-01-0124-FEDER-007109
Researcher
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Semedo, Alice ; Pinto, Helena. Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios.. Lisboa, Portugal: Caleidoscópio. 2022.
    Published • Editor
  2. Ribeiro, C. P ; Vieira, H.; Barca, I.; Alves, L. A. ; Pinto, H.; Gago, M.. Epistemologias e Ensino da História. Porto, Portugal: CITCEM. 2017.
    Published • Editor
  3. Pinto, Helena. Educação histórica e patrimonial: conceções de alunos e professores sobre o passado em espaços do presente. Porto, Portugal: CITCEM. 2016.
    Published
  4. Pinto, Maria Helena. A vida quotidiana na época de D. Afonso Henriques. Guimaraes, Portugal: Associação de Amigos do Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães. 2016.
    Published
  5. Amaral, Cláudia ; Jesus, Elisabete; Alves, Eliseu; Pinto, Maria Helena. Missão: História 7. Porto, Portugal: Porto Editora. 2011.
    Published
  6. Amaral, Cláudia ; Jesus, Elisabete; Alves, Eliseu; Pinto, Maria Helena. Missão: História 7. Caderno de Atividades. Porto, Portugal: Porto Editora. 2011.
    Published
  7. Amaral, Cláudia ; Jesus, Elisabete; Alves, Eliseu; Pinto, Maria Helena. Missão: História 7. Recursos do Professor. Porto, Portugal: Porto Editora. 2011.
    Published
Book chapter
  1. Jiménez Palacios, Rocio; Pinto, Helena. "El patrimonio controversial como medio para la formación de una ciudadanía crítica. Del debate al aprendizaje.". In Experiencias de aprendizaje desde la Didáctica de las Ciencias Sociales para la formación de una ciudadanía democrática, crítica y global., 340-349. Spain: Octaedro, 2024.
    Published
  2. Pinto, Maria Helena. "Sentidos de Liberdade: a Voz dos Avós na Aula de História". edited by Abner Nogueira e Andrea Rossi, 179-197. Assis, Brazil: UNESP, 2024.
    Published
  3. Alves, Luis Alberto; Marques, Gonçalo ; Pinto, Helena. "O glocal no ensino da história: desafios e reflexões". In Educación, historia y memoria: espacios y agentes educativos (siglos XX-XXI), edited by M. L. Rico Gomez; A. I. Ponce Gea; Y. Gomez Zapata, 85-102. Spain: Octaedro, 2023.
    Published
  4. Pinto, Helena. "A relação entre escola, comunidade e o papel da Educação Patrimonial". In Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios, edited by Semedo, Alice ; Pinto, Helena, 275-301. Lisboa, Portugal: Caleidoscópio, 2022.
    Published
  5. Pinto, Helena. "Educação Histórica e Patrimonial: percursos de investigação". In Vinte Anos das Jornadas Internacionais de Educação Histórica, 209-222. Porto, Portugal: CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», 2021.
    Published
  6. Pinto, Helena. "Educação patrimonial em sítios históricos: um estudo em Guimarães (Portugal)". In Imágenes de un mismo mundo. La educación patrimonial en Iberoamérica, edited by M. G. León-Matamoros; J. Moncayo-Ramírez, 129-144. Puebla, Mexico: D.R. H. Ayuntamiento de Puebla, 2021.
    Published
  7. Semedo, Alice; Pinto, Helena; Teixeira, Clotildes Avelar. "Olhares sobre a educação Patrimonial: interrelações entre museus, escolas e territórios". In Investigación y buenas prácticas en educación patrimonial entre la escuela y el museo: territorio, emociones y ciudadanía, 195-202. Gijon, Spain: Trea, 2021.
    Published
  8. Pinto, Helena. "Archaeological Heritage and Education: An International Perspective on History Education.". In Archaeological Heritage and Education: An International Perspective on History Education, edited by Danijela Trskan & Spela Bezjak (eds.), 133-150. Ljubljana, Slovenia: Slovenian National Commission for UNESCO, 2020.
    Published
  9. Pinto, Helena. "O património no currículo de História: Entre a teoria e a prática, os livros escolares portugueses.". In Livro didático e paradidático de história em tempos de crise e enfrentamento: sujeitos, imagens e leituras., edited by Ana Squinelo (Org.), 223-244. Campo Grande, Brazil: Life Editora, 2020.
    Published
  10. Pinto, Maria Helena. "Leituras do passado na cidade do presente". In II Congresso Histórico Internacional. As Cidades na História. Sociedade. (Atas), 195-221. Guimarães, Portugal: Câmara Municipal de Guimarães., 2019.
    Published
  11. Pinto, Helena. "El uso de objetos arqueológicos en las aulas de Historia en Portugal: una experiencia de aula para alumnos de doce-trece años". In Y la arqueología llegó al aula: La cultura material y el método arqueológico para la enseñanza de la historia y del patrimonio, edited by Egea Vivancos, A.; Arias Ferrer, L.; Santacana i Mestre, J. (Eds.), 159-180. Gijón, Spain: Trea, 2018.
    Published
  12. Pinto, Helena. "Aprendizagem através da interpretação de objetos: um estudo com alunos portugueses". In Buscando formas de enseñar: Investigar para innovar en didáctica de las ciencias sociales, 1017-1027. Valladolid, Spain: Ediciones Universidad de Valladolid, 2018.
    Published
  13. Pinto, Helena. "Educação através do património: um percurso em Guimarães". In Ludantia. I Bienal de Educación en Arquitectura para a Infancia e a Mocidade. Relatorios I: Experiências Educativas no Espazo Público, edited by Muñoz, L.; Pedrós, O., 126-133. Pontevedra, Spain: Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, ProxectoTerra., 2018.
    Published
  14. Pinto, Helena. "Construcción de identidades y conciencia patrimonial: el papel de la educación patrimonial en Portugal.". In Identidad, ciudadanía y patrimonio. Educación histórica para el siglo XXI., edited by Molina, S.; Llonch, N.; Martinez, T. (eds.), 17-38. Gijón, Spain: Trea, 2017.
    Published
  15. Aguiar, Liliana ; Pinto, Helena. "El uso de kits arqueológicos de educación patrimonial en el museo.". In III Congreso Internacional de Educación Patrimonial. (Actas), 8-22. Madrid, Spain: Comunidad de Madrid y Observatorio de Educación Patrimonial en España, 2017.
  16. Pinto, Helena. "Educar pelo património: os ‘tanques de curtumes’ de Guimarães e sua interpretação com vista ao desenvolvimento de uma consciência histórica e patrimonial nos jovens". In Atas do II Congresso Internacional sobre Património Industrial: Património, museus e turismo cultural: uma oportunidade para o século XXI, edited by Vieira, E. & Cordeiro, J. M. L., 786-796. Porto, Portugal: Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa; Associação Portuguesa para o Património Industrial (APPI), 2017.
    Published
  17. Pinto, Helena. "Educação Histórica e Patrimonial.". In Educação Histórica: perspetivas de Investigação Nacional e Internacional., edited by Barca, I & Alves, L. A. M. (eds.), 26-33. Porto, Portugal: CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», 2016.
  18. Pinto, Helena. "A melhor forma de conhecer a história de Guimarães é ir explorar: compreensão histórica de alunos portugueses sobre evidência patrimonial.". In Educação Histórica: Teoria e Pesquisa., edited by M. A. Schmidt & M. Cainelli (Org.), 167-192. Ijuí, Brazil: Unijuí, 2011.
  19. Pinto, Helena. "O triângulo Património-Museu-Escola: que relação com a Educação Histórica?". In Aprender História: Perspectivas da Educação Histórica, edited by M. A. Schmidt & I. Barca (Org.), 271-302. Ijuí, Brazil: Unijuí, 2009.
    Published
  20. Pinto, Helena. "Visita cultural ao Castelo de Lanhoso e ao Museu do Ouro de Travassos". In Estudos de Consciência Histórica na Europa, América, Ásia e África. Actas das Sétimas Jornadas Internacionais de Educação Histórica, edited by Barca, I., 291-299. Braga, Portugal: Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho., 2008.
    Published
  21. Pinto, Helena. "À descoberta do Centro Histórico de Guimarães: uma experiência com crianças e adolescentes.". In Perspectivas de Investigação em Educação Histórica. Atas das VI Jornadas Internacionais de Educação Histórica., edited by M. A. Schmidt, & T. B. Garcia (Orgs.), 76-92. Curitiba, Brazil: Universidade Federal do Paraná, 2007.
    Published
Journal article
  1. Ponsoda López de Atalaya, S.; Ponce Gea, A. I.; Pinto, H.. "El desarrollo del pensamiento histórico a través del patrimonio cultural inmaterial en la formación inicial docente". Clio. History and History Teaching 49 (2023): 38-56. https://papiro.unizar.es/ojs/index.php/clio/article/view/9564/8437.
    Open access • Published
  2. Jorge Ortuño Molina; Sebastián Molina Puche; Helena Pinto; Pilar Rivero. "History, Heritage and Identity: conceptions of Ibero-American history teachers about heritage and identities". Revista Tempo e Argumento (2023): https://doi.org/10.5965/2175180315392023e0202.
    Open access • 10.5965/2175180315392023e0202
  3. Ponsoda López de Atalaya, Santiago; Pinto, Helena; Moreno Vera, Juan Ramon; Ponce-Gea, Ana Isabel. "El patrimonio cultural inmaterial en la formación inicial del profesorado de Educación Primaria". Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales 44 (2023): 31-50. http://dx.doi.org/10.7203/dces.44.26373.
    Open access • Published • 10.7203/dces.44.26373
  4. Arias, Laura ; Egea, A.; Henderson, G.; Levstik, L. ; Mathis, C.; Pinto, Helena; Stottman, J.. "Why Does Archaeology Matter? Archaeology Across Different Countries and Teaching Approaches". The Heritage Education Journal 1 1 (2023): https://theheritageeducationnetwork.org/wp-content/uploads/2023/03/8.-Why-Does-Archaeology-Matter.pdf.
    Open access • Published
  5. Pinto, Maria Helena. "Pergunta ao tempo. Cinco anos de um projeto de educação patrimonial da Casa da Memória de Guimarães". Veduta 16 (2022): https://veduta.aoficina.pt/16/.
    Open access • Published
  6. Pinto, Helena; Lagarto, Mariana. "Mudanças, continuidades e as vicissitudes do ensino de História em Portugal no século XXI". Práxis Educacional 18 49 (2022): e10875. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10875.
    Open access • Published • 10.22481/praxisedu.v18i49.10875
  7. Ponce Gea, Ana Isabel; Pinto, Helena. "La construcción del conocimiento histórico sobre el patrimonio local: comparación entre las teorías epistemológicas y las competencias del alumnado". Panta Rei. 16 (2022): 267-289. http://dx.doi.org/10.6018/pantarei.512811.
    Published • 10.6018/pantarei.512811
  8. Pinto, Helena. "A Educação Patrimonial num mundo em mudança". Educação & Sociedade 43 (2022): http://dx.doi.org/10.1590/es.255379.
    Published • 10.1590/es.255379
  9. Pinto, Helena; Ponce Gea, Ana Isabel. "Dar sentido al patrimonio local: ideas de los estudiantes portugueses y españoles sobre historia". Clío 46 (2020): 148-162. http://dx.doi.org/10.26754/ojs_clio/clio.2020465328.
    Published • 10.26754/ojs_clio/clio.2020465328
  10. Pinto, Helena. "História e Património: a sua relação educativa no contexto português". Didattica della storia 1 S 2 (2020): 31-51. https://dsrivista.unibo.it/article/view/10759/10672.
    Open access • Published
  11. Pinto, Maria Helena. "O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática". Fronteiras 21 38 (2019): 10-28. http://dx.doi.org/10.30612/frh.v21i38.11478.
    Open access • Published • 10.30612/frh.v21i38.11478
  12. Pinto, Helena. "Educação Patrimonial e Ensino de História: leituras do passado através do património cultural local". OPSIS 19 1 (2019): 1-21. http://dx.doi.org/10.5216/o.v19i1.53435.
    Open access • Published • 10.5216/o.v19i1.53435
  13. Alves, Luis Alberto; Pinto, Helena. "Educación histórica con el patrimonio: desafiando la formación de profesorado". Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado 22 1 (2019): 71-81. http://dx.doi.org/10.6018/reifop.22.1.356381.
    Open access • Published • 10.6018/reifop.22.1.356381
  14. Pinto, Helena; Ibáñez-Etxeberria, Alex. "Constructing historical thinking and inclusive identities: Analysis of heritage education activities". History Education Research Journal 15 2 (2018): 167-179. http://dx.doi.org/10.18546/herj.15.2.13.
    Open access • Published • 10.18546/herj.15.2.13
  15. Pinto, Helena. "A interculturalidade em Educação Patrimonial: desafios e contributos para o ensino de História". Educar em Revista 63 (2017): 205-220. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.48650.
    Open access • Published • 10.1590/0104-4060.48650
  16. Pinto, Helena; Zarbato, Jaqueline. "Construyendo un aprendizaje significativo a través del patrimonio local: prácticas de Educación patrimonial en Portugal y Brasil". Estudios pedagógicos (Valdivia) 43 4 (2017): 203-227. http://dx.doi.org/10.4067/s0718-07052017000400011.
    Open access • Published • 10.4067/s0718-07052017000400011
  17. Pinto, Helena; Squinelo, Ana Paula. "O uso do património cultural no ensino de história: perspectivas da formação docente em Portugal e Brasil.". Pulso. Revista de Educación. 40 (2017): 35-52. http://revistas.cardenalcisneros.es/index.php/PULSO/article/view/253/206.
    Open access • Published
  18. Pinto, Helena. "Os Centros Históricos como laboratórios de Educação Histórica e Patrimonial". Revista História Hoje 5 9 (2016): 49-75. http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v5i9.233.
    Open access • Published • 10.20949/rhhj.v5i9.233
  19. Pinto, Helena; Molina Puche, Sebastián. "La educación patrimonial en los currículos de ciencias sociales en España y Portugal". Educatio Siglo XXI 33 1 (2015): 103-128. http://dx.doi.org/10.6018/j/222521.
    Open access • 10.6018/j/222521
  20. Pinto, Helena. "Educação patrimonial e educação histórica: contributos para um diálogo interidentitário na construção de significado sobre o passado". Diálogos 19 1 (2015): 199-220. http://dx.doi.org/10.4025/dialogos.v19i1.1049.
    Open access • Published • 10.4025/dialogos.v19i1.1049
  21. Pinto, Maria Helena. "Educação Histórica: cultura escolar e patrimônio. Contributos da educação patrimonial para a aprendizagem". Educação Histórica: debates contemporâneos. Anais Eletrónicos do XIV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica 15 2 (2015): 159-181. https://www.anais.ueg.br/index.php/cijeh/article/view/3287.
    Open access • Published
  22. Pinto, Helena. "Desafios da educação patrimonial: ensino e aprendizagem de história em sítios patrimoniais.". CLIO. History and History teaching. 40 (2014): http://clio.rediris.es/n40/articulos/mono/MonPinto2014.pdf.
    Open access • Published
  23. Pinto, Helena. "Challenging students' ideas on historical evidence by using heritage remains in field activities.". International Journal of Historical Teaching, Learning and Research 12 1 (2013): 121-136. http://www.history.org.uk/resources/secondary_resource_7132.html.
    Open access • Published
  24. Pinto, Helena; Helena Pinto. "Ensino e aprendizagem de História recorrendo ao património: a construção da evidência histórica pelos alunos.". Enseñanza de las Ciencias Sociales 12 (2013): 101-109. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=324134669009.
    Open access • Published
  25. Pinto, Helena. "Interpretação de fontes patrimoniais em Educação Histórica". História & Ensino 18 1 (2012): 187-218. http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n1p187.
    Published • 10.5433/2238-3018.2012v18n1p187
  26. Pinto, Helena. "Quando os caminhos do Património e da Educação se cruzam". Veduta 5 (2011): 12-17.
    Published
  27. Pinto, Helena. "Entre o passado e o futuro: os museus como mediadores de educação patrimonial". Revista da Guimarães 119 (2010): 101-121.
    Published
  28. Pinto, Helena. "Património e Educação Histórica: contributos para a prática da cidadania numa sociedade aberta". Revista da Guimarães 116 (2006):
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Pinto, Helena. "Educação histórica e patrimonial: conceções de alunos e professores sobre o passado em espaços do presente". PhD, Universidade do Minho Instituto de Educação, 2012. http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/19745.
  2. Pinto, Helena. "Guimarães, Centro Histórico: Património e Educação.". Master, Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, 2004.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/09/20 Educação histórica e patrimonial em ambientes formais e não formais de aprendizagem IHC Summer School 2024: Por que é tão importante o 25 de Abril de 1974? Património, Comemorações e Memorialização
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2024/08/28 Learning history and building democracy: elders’ memories through students' voices 20th HEIRNET Annual Conference History Education: Teacher of life
University of Stirling, Scotland (Stirling, United Kingdom)
2023/11/03 Pergunta ao Tempo, Casa da Memória de Guimarães: O património cultural imaterial na relação museu-escola-comunidade Congresso Internacional A Salvaguarda do Património Imaterial: políticas e práticas para as próximas décadas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2023/11/03 Contributos da Educação Patrimonial para a coesão social: Valorização do património cultural imaterial em Espanha (Andaluzia), Portugal e Cabo Verde Congresso Internacional A Salvaguarda do Património Imaterial: políticas e práticas para as próximas décadas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2023/10/25 Compreender o global a partir do local: contributos para o desenvolvimento da consciência patrimonial dos jovens. II Congresso Internacional As Cidades.na História – Ecomomia
CITCEM (Guimarães, Portugal)
2023/10/05 Conectando patrimonios y personas: aprender a través del patrimonio (in)material en las aulas de secundaria II Jornades d'Educació i Patrimoni. Tallers i experiències per al treball competencia
Universidad de Alicante - Facultat d’Educació (Alicante, Spain)
2023/09/02 He intends to show what he has lived through: Developing students empathetic understanding in context 19.º Congresso International HEIRNET Conference: History Education in times of uncertainty
Karlstad University - Globala Gymnasiet (Estocolmo, Sweden)
2023/05/31 Una salida patrimonial: organización y análisis del cuaderno de campo XXII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica
Universidad de Murcia, Faculdad de Educación (Murcia, Spain)
2023/05/18 Educación Patrimonial para la paz, justicia e instituciones sólidas (ponencia) Educación Patrimonial y Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): la enseñanza de los patrimonios controversiales para la formación ecociudadana
Universidad de Huelva, Facultad de Educación, Psicología y Ciencias del Deporte (Huelva, Spain)
2023/03/28 El patrimonio controversial como medio para la formación de una ciudadanía crítica. Del debate al aprendizaje XXXIII Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales: Las culturas democráticas desde la Didáctica de las Ciencias Sociales
Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Spain)
2022/11/18 Educación y Patrimonio: la importância de lo local para entender lo global (conferência) I Jornada Educació i Patrimoni: La formació inicial del professorat en Educació Patrimonial
Universidad de Alicante - Faculdad de Educación (Alicante, Spain)
2022/10/19 Concepciones y competencias históricas en el marco de la educación patrimonial: un estudio en torno a una salida escolar V Congreso Internacional de Educación Patrimonial
Comunidad de Madrid, U. Valladolid e U. País Vasco, (Complejo Cultural El Águila) (Madrid, Spain)
2022/09/02 Rooting History Education in Portuguese Curriculum 18.º congresso internacional HEIRNET: Connecting the past to the present and the future
Amsterdam University of Applied Sciences (Amsterdam, Netherlands)
2021/01/28 Mirada local y Escuela (mesa-redonda) I Seminario Iberoamericano Educación, Historia y Memoria: espacios y agentes educativos (s. XX-XXI)
Universidad de Alicante (Espanha) (Alicante, Spain)
2021/01/19 Oradora convidada na sessão/podcast 17 do projeto “Tem profissional de História aí?”, organizado por Tatyana Maia e Leonardo Fetter da Silva, PUC/RS, Brasil. Podcast disponível a partir de 19/01/2021, em: https://www.youtube.com/watch?v=GzcZSEifbPE Projeto “Tem profissional de História aí?”
PUC/RS (Brazil)
2020/10/23 EPITEC: Investigação num território (mesa-redonda) Conferência Internacional Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2020/10/23 Que lugar para a Educação Patrimonial no Ensino de História? (conferência) 2.º Seminário Integrador de Pesquisa: Linguagens, patrimônios e Africanidades
Grupo de Pesquisa - Historiografia e Ensino de História: diálogos em trânsito, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil (Brazil)
2020/09/18 A interpretação de fontes materiais pelos alunos do 3.º ciclo (sessão) Oficinas de Investigação CITCEM 20/21: Entre palavras, imagens, objetos, … Aprender (outra) História na sala de aula
Faculdade de Letras da Universidade do Porto - CITCEM (Porto, Portugal)
2020/08/05 Palestrante (online) sobre o tema: Educação Histórica e Patrimonial: olhares sobre o patrimônio em tempos de pandemia, para a Lives História Revista, do Programa de Pós-Graduação em História, da Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás, Brasil. Lives História Revista
Programa de Pós-Graduação em História, Faculdade de História, UFG (Goiânia, Brazil)
2019/12/03 Educação Patrimonial: contributos e desafios para a aprendizagem de História (palestra) À conversa com…
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2019/11/07 Narrare la storia (mesa-redonda) Convegno Orizzonti della Didattica della Storia
Centro -Internazionale di Didattica della Storia e del Patrimonio – DiPaSt; Dipartimento di Scienze dell’Educazione Giovanni Maria Bertin, Università di Bologna (Bolonha, Italy)
2019/11/06 La didattica della storia in Italia e in Europa: Sguardi europei (Portogallo) (mesa-redonda) Convegno Orizzonti della Didattica della Storia
Centro -Internazionale di Didattica della Storia e del Patrimonio – DiPaSt; Dipartimento di Scienze dell’Educazione Giovanni Maria Bertin, Università di Bologna (Bolonha, Italy)
2019/10/30 Educação Patrimonial y participación ciudadana (mesa-redonda) III Congreso Internacional Práticas e Reflexiones en Educación Patrimonial
Facultad de Educación, Psicología y Ciencias del Deporte, na Universidade de Huelva (Huelva, Spain)
2019/07/12 Experiências Investigativas em Educação Histórica e Patrimonial: do Local ao Global (mesa-redonda) I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais. Educação Histórica e Patrimonial: do Local ao Global
ESE/IPVC e CITCEM (Viana do Castelo, Portugal)
2019/05/10 Educação Patrimonial: outras experiências (mesa-redonda) Educação Patrimonial - A Voz das Escolas
ME/IGEC e Cátedra Unesco-ULHT (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias) (Lisboa, Portugal)
2019/04/26 Investigação em Educação Histórica acerca de ideias de alunos e professores V Seminário de Educação Histórica. A Educação Histórica, resposta(s) aos desafios atuais – o Perfil do Aluno e as Aprendizagens Essenciais
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Braga, Portugal)
2018/12/06 Formação de professores: ensino e pesquisa no tempo presente (mesa-redonda) XI Seminário de Estágio em História: Formação de professores - Interculturalidade e pós-colonialidade
Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Brazil)
2018/11/17 Aprendizagens Essenciais em História (mesa-redonda) As aprendizagens essenciais e a educação histórica. Abordagens e contextos. III Encontro de Ensino de História
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/11/09 A educação em contexto patrimonial no âmbito formal Oficinas de Investigação CITCEM 18/19: Públicos, Mediação e Educação em contexto patrimonial e museológico
Faculdade de Letras da Universidade do Porto - CITCEM (Porto, Portugal)
2018/10/20 Patrimónios Criativogenéticos: Educação Patrimonial, (re)leituras do património (mesa-redonda) Conferência Internacional Educação Patrimonial, Turismo e Comunidades: (Trans)formações e (re)criações
Museu Nacional Grão Vasco (Viseu, Portugal)
2018/09/06 Perspectivas de investigações em ensino de temas controversos da História”, no XVIII (mesa-redonda) XVIII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica: Conciencia histórica y controversia: la labor social de la historia
Universidad de Murcia, Faculdad de Educación (Murcia, Spain)
2018/05/25 Educar através do património cultural: pontes para o futuro (conferência) Fórum da Educação: Educação e Património
Câmara Municipal de Esposende (Esposende, Portugal)
2017/03/31 Estado atual: linhas, abordagens e perspetivas de pesquisa em Educação Patrimonial (mesa-redonda) Seminário Internacional de Investigação em Educação Patrimonial
Faculdade de Letras da Universidade do Porto - CITCEM (Porto, Portugal)
2016/09/13 Apresentação do livro: Educação histórica e patrimonial: conceções de alunos e professores sobre o passado em espaços do presente XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Epistemologias e Ensino de História
Faculdade de Letras da Universidade do Porto - CITCEM (Porto, Portugal)
2016/04/26 Currículos, manuales y actividad docente del profesorado: ¿Qué patrimonio y qué tipo de identidades? (mesa-redonda) I Congreso Internacional Creando ciudadanos, construyendo identidades
Universidad de Murcia, Faculdad de Educación (Murcia, Spain)
2015/07/22 Interculturalidade e Ensino de História XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Consciência Histórica e Interculturalidade
Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brazil)
2014/10/28 Investigaciones en la Enseñanza Formal: Desafíos de la educación patrimonial; la enseñanza y el aprendizaje de la historia en sitios históricos (mesa redonda) II Congreso Internacional de Educación Patrimonial: Reflexionar desde las experiencias. Una visión complementaria entre España, Francia y Brasil
OEPE (Observatorio de Educación Patrimonial de España); Museo del Traje (Madrid, Spain)
2014/08/13 Educação Histórica: Cultura Escolar e Património (mesa-redonda) XIV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica – Educação Histórica: debates contemporâneos
Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Brazil)
2014/03/20 Identidad y patrimonio en el proceso enseñanza aprendizaje de la historia (conferência) I Encuentro Científico Internacional sobre Didáctica de la Histo
Universidad de Murcia, Faculdad de Educación (Murcia, Spain)
2013/05/29 El património como herramienta identitaria: identidades que unen, identidades que separan (mesa-redonda) V Simposio Internacional de Didática de las Ciencias Sociales, Historia e identidades culturales / XIII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica
Universitat de Barcelona, Facultat de Educació (Barcelona, Spain)
2012/10/05 Consciência histórica de jovens vimaranenses: contributos da educação histórica e patrimonial para a construção de identidades Congresso: Nação, nacionalismos e identidades nacionais
Associação de Professores de História (Guimarães, Portugal)
2009/10/04 Educação Histórica e Património Congresso: História, que futuro?
Associação de Professores de História (Lisboa, Portugal)
2006/03/30 A Escola Francisco de Holanda no contexto da industrialização de Guimarães (conferência) XXV Semana Aberta da Escola Secundária Francisco de Holanda
Centro de Formação de Francisco de Holanda (Guimarães, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2023/11 - 2024/10/31 Compreender a história nacional através do local: um estudo com alunos do ensino secundário.
Co-supervisor of Miguel Francisco Simão Pereira
Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Master)
Universidade de Coimbra / Faculdade de Letras , Portugal
2021/09 - 2023/06/27 Dos olhares dos outros à empatia histórica: Compreensão contextualizada de alunos de 9.º e 12.º ano
Co-supervisor of Ana Isabel da Silva Fernandes
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2021/09/14 As potencialidades da História Local e do Património no Ensino da História e da História da Cultura e das Artes
Co-supervisor of Ana Rita Teixeira Vieira
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2022/11/18 - 2022/11/18 Membro da Comissão Organizadora da I Jornada Educació i Patrimoni: La formació inicial del professorat en Educació Patrimonial, coordenada por Santiago Ponsoda-López de Atalaya, na Facultat d’Educació, Universidade de Alicante, realizada no dia 18 de novembro de 2022. (2022/11/18 - 2022/11/18)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universitat d'Alacant Facultat d'Educació, Spain
2021 - 2021 Membro da Comissão Organizadora do XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Pensamento Histórico e Humanismo, realizado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto / CITCEM, de 26 a 28 de julho de 2021 (2021/07/26 - 2021/07/28)
Congress (Member of the Organising Committee)
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2020 - 2020 Membro da Comissão Organizadora e Executiva da Conferência Internacional Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios, organizada pelo CITCEM e realizada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (online) nos dias 22 e 23 de outubro de 2020. (2020/09/22 - 2020/09/23)
Conference (Member of the Organising Committee)
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2016/10/26 - 2016/10/28 Membro do Comité Organizador do III Congreso Internacional de Educación Patrimonial (2016/10/26 - 2016/10/28)
Congress (Member of the Organising Committee)
OEPE, Spain
2016/09/11 - 2016/09/13 Membro da Comissão Organizadora do XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: "Epistemologias e Ensino de História". (2016/09/11 - 2016/09/13)
Congress (Member of the Organising Committee)
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2015 - 2015 Membro da Comissão Coordenadora da Organização do XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Consciência Histórica e Interculturalidade, realizadas no Instituto de Educação da Universidade do Minho, de 10 a 12 de julho de 2015. (2015/07/10 - 2015/07/12)
Congress (Member of the Organising Committee)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2011 - 2011 Membro da Comissão Organizadora Local da HEIRNET 8th International Conference, organizada pela History Educators International Research Network, e realizada no Instituto de Educação da Universidade do Minho e no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, nos dias 18 a 20 de julho de 2011. (2011/07/18 - 2011/07/20)
Congress (Member of the Organising Committee)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2011 - 2011 Membro da Comissão Organizadora das XI Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Consciência Histórica na Era da Globalização, realizadas no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, nos dias 15 a 18 de julho de 2011. (2011/07/15 - 2011/07/18)
Congress (Member of the Organising Committee)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2009 - 2009 Membro da Comissão Organizadora das IX Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Investigação em Educação Histórica e em Educação Geográfica, realizadas no Instituto de Educação e Psicologia - Universidade do Minho, em Braga, nos dias 5, 7 e 8 de setembro de 2009. (2009/09/05 - 2009/09/08)
Congress (Member of the Organising Committee)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2007 - 2007 Coordenadora do Secretariado das VII Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Estudos de Consciência Histórica na Europa, América, Ásia e África, organizadas no âmbito dos Projetos Cognição e Aprendizagem em História e Ciências Sociais e Consciência Histórica – Teoria e Práticas, Instituto de Educação e Psicologia - Universidade do Minho, em Braga, de 5 a 7 de julho de 2007. (2007/07/05 - 2007/07/07)
Congress (Other)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2024/11/11 Enseñar a enseñar los patrimonios controversiales: el diálogo cívico gamificado en la formación inicial docente / Teach how to teach controversial heritages: Gamified Civic Dialogue in initial teacher education
(Thesis) Main arguer
Sergio Sampedro Martín (PhD)
Universidad de Huelva - Campus El Carmen, Spain
2024/10/31 Compreender a história nacional a partir do local: um estudo com alunos do ensino secundário
Supervisor
Miguel Francisco Simão Pereira (Master)
Universidade de Coimbra / Faculdade de Letras , Portugal
2024/07/30 História Local a um Toque de Distância: o desenvolvimento de uma aplicação móvel sobre história e património local
(Thesis) Main arguer
Diogo Alexandre Raposo Santiago (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2024 Patrimonio, emociones y ciudadanía en la Didáctica de las Ciencias Sociales: un proyecto basado en la investigación-acción con estudiantes de secundaria en Italia
Thesis Member
Norberto Antonio Reyes Soto (PhD)
2023/12/06 Sentir a História: O papel da empatia histórica na aprendizagem com estudantes do 3.º Ciclo do Ensino Básico.
(Thesis) Main arguer
Ana Margarida Silva Gata (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/11/21 Património, Museus e o Ensino de História.
(Thesis) Main arguer
Susana Maria Mota de Sousa Pereira (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/10/19 As Potencialidades da Educação Patrimonial através do uso dos recursos digitais: Um estudo de caso com alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico.
(Thesis) Main arguer
Ana Luísa Catanho Vítor (Master)
Universidade de Coimbra / Faculdade de Letras , Portugal
2023/05/19 Hacia un patrimonio inclusivo: análisis de buenas prácticas de educación patrimonial y emocional para el desarrollo de las personas con capacidades diferentes / Towards an inclusive heritage: analysis of good practices of heritage and emotional education for the development of people with different abilities
(Thesis) Main arguer
Inmaculada Carmen Gómez Hurtado (PhD)
Universidad de Huelva, Spain
2023/03/24 (h)istórias da História Local: À Descoberta do Património Local com crianças em idade Pré escolar
(Thesis) Main arguer
Francisca Pereira Ribeiro (Master)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2023/01/05 Promover a articulação entre o património local e o conhecimento histórico
(Thesis) Main arguer
Manuel Tiago de Bourbon Lima Fonseca Folhadela (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/12/15 Livros didáticos regionais: o patrimônio imaterial como evidência histórica
(Thesis) Main arguer
Maria Luiza Queiroz Freire (Master)
Universidade Estadual de Londrina, Brazil
2022/11/29 A Utilidade da Visita de Estudo no Ensino da História: Diferentes Estratégias
(Thesis) Main arguer
João Vítor Mendes Freitas (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/06/22 Patrimonio, Educación y Ciudadanía
(Thesis) Main arguer
Andrés Domínguez Almansa (PhD)
Universidade de Santiago de Compostela, Spain
2022/03/23 Desenvolvimento de competências em História: planear, implementar e avaliar tarefas no Ensino Secundário
(Thesis) Main arguer
António Cadillon Leite de Castro (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 El patrimonio cultural en la educación primaria: representaciones y prácticas de profesores y estudiantes en los centros de Santiago de Compostela
(Thesis) Arguer
Jorge Conde Miguélez (PhD)
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Ciencias da Educación, Spain
2021/11/15 Aprender Guimarães. A Visita de Estudo na Didática da História e como estratégia promotora da Cidade Educadora
(Thesis) Main arguer
Paula Alexandra Marques Ferreira (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021/11/08 O papel da História, Geografia e Cultura dos Açores na construção da identidade insular
(Thesis) Main arguer
Dina Sofia Marques Neto (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021/11/05 O nível de conhecimento dos alunos sobre os diversos níveis de poder (do internacional ao local).
(Thesis) Main arguer
António Guilherme Lemos Gambier Machado (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021/10/25 "Vi(m)ver a História". A Didática do Objeto na aula de História: motivação ou distração?
(Thesis) Main arguer
Sandra Cristina de Matos Pereira (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021/10/22 A aprendizagem através da empatia histórica no 3º ciclo do ensino básico
(Thesis) Main arguer
Tiago Vaz Cipriano Moura (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2021/06/17 A materia de Paisaxe e Sustentabilidade en aulas de secundaria: observación e reflexión crítica desde un modelo alternativo
(Thesis) Main arguer
Tania Riveiro Rodríguez (PhD)
Universidade de Santiago de Compostela, Spain
2021 Aprender a través del arte. Un análisis de la aplicación de las Visual Thinking Strategies en el Museo Picasso de Barcelona desde la perspectiva de todos los agentes participantes
(Thesis) Arguer
Myriam González Sanz (PhD)
Universitat de Barcelona Facultat d'Educació, Spain
2020/12/15 A História Local e o Património Histórico-Cultural no Ensino da História
(Thesis) Main arguer
Sérgio Costa Couto (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2020/11/13 Trago o mar imenso no meu peito... Por isso é que eu sou das Ilhas de Bruma. A importância da História Local no ensino da História
(Thesis) Main arguer
Érica Rafaela Rodrigues Costa (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2020/07/21 La educación patrimonial como vínculo entre escuela y museo: Un estudio de caso para la formación de la ciudadanía en Ciencias Sociales de ESO
(Thesis) Main arguer
Mónica Trabajo Rite (PhD)
Universidad de Huelva, Spain
2020/07/16 Experimentación y análisis del uso de los videojuegos para la educación patrimonial. Estudio de caso en 1º de ESO
(Thesis) Main arguer
Rocío Jiménez Palacios (PhD)
Universidad de Huelva, Spain
2019/12/13 Empatía y desarrollo del pensamiento histórico: un estudio con profesores en formación
(Thesis) Main arguer
Maria Teresa Carril Merino (PhD)
Universidad de Valladolid Facultad de Educación y Trabajo Social, Spain
2019/11/29 Teorías epistemológicas y conocimiento histórico del alumnado: diseño y validación de una prueba
(Thesis) Main arguer
Ana Isabel Ponce Gea (PhD)
Universidad de Murcia Facultad de Educación, Spain

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/10/16 @Fator_História. Uma perspetiva sobre o uso das redes sociais no Ensino
(Thesis) Main arguer
José Emanuel Pinheiro Mendonça da Costa (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/07/23 A Visita de Estudo na Didática da História
(Thesis) Main arguer
Filipe Alberto Vieira do Vale (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/04/11 La enseñanza de las ciencias sociales en Colombia: prácticas pedagógicas, concepciones y discursos de los estudiantes
(Thesis) Main arguer
Nancy Palacios Mena (PhD)
Universitat de València, Spain
2018/11/02 A Empatia como estratégia para o Ensino-Aprendizagem em História
(Thesis) Main arguer
Mariana Ventura de Matos Silva (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018/11/02 Lembrar Guimarães. A História Local e o seu Património Imaterial no Ensino da História.
(Thesis) Main arguer
Juliana Marlene Nogueira Freitas (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018 Evaluación de programas en educación patrimonial. Indicadores de calidad a través del método SAEPEP-OEPE y su instrumento basado en estándares EBEB-OEPE
(Thesis) Arguer
Silvia García Ceballos (PhD)
Universidad de Valladolid, Spain
2018 La historia de Portugal en las aulas del 2º ciclo de la Educación Básica: educación histórica entre representaciones sociales y prácticas educativas
(Thesis) Arguer
Ana Isabel Dias Moreira (PhD)
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Ciencias da Educación, Spain
2017/12/14 Visita de Estudo Virtual versus Visita de Estudo in Loco: contributos para aprendizagem de História no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico.
(Thesis) Main arguer
João Daniel Ferreira Pinheiro (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017/11/16 "Só se ama o que se conhece...". Contributos da História local no Ensino da História
(Thesis) Main arguer
Sílvia Isabel Brochado Araújo (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017/01/31 Construir conhecimento histórico em contexto angolano: um estudo em torno de uma experiência de "aula oficina"
(Thesis) Main arguer
Angelina Lopes Luiz Aguiares Ngungui (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2016/10/24 As materialidades como recurso promissor de aprendizagem em História e Geografia
(Thesis) Main arguer
Mónica Flávia Ferreira Merêncio (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016/10/21 Pensar históricamente. La evaluación en la PAU de Historia de España
(Thesis) Main arguer
Carlos Fuster García (PhD)
Universitat de València, Spain
2016 Educación Patrimonial, Museos y Ferrocarril. Un estúdio de caso sobre el Museo del Ferrocarril de Madrid
(Thesis) Arguer
Ramón Méndez Andrés (PhD)
Universidad Autónoma de Madrid Facultad de Formación de Profesorado y Educación, Spain
2015/10/31 Asas ou Gaiolas? Da reflexão teórica à prática escolar no ensino da História e da Geografia.
(Thesis) Main arguer
Luciana Maria Cardoso Pereira (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015/02/02 Consciência patrimonial de um grupo de crianças do concelho de Viana do Castelo: estudo de caso.
(Thesis) Main arguer
Isaura Maria Tinoco Barbosa (Master)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2013/11/08 Viagens na minha terra... Contributos para uma valorização do Património Industrial
(Thesis) Main arguer
Paula Cristina Oliveira Brandão (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2013/11/08 O trabalho de grupo cooperativo nas disciplinas de História e de Geografia
(Thesis) Main arguer
Carla Patrícia Freixo Ribeiro (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2012/12/04 Os objetos museológicos e a construção da memória local: um estudo com alunos da 8ª classe secundária de Nampula, Moçambique
(Thesis) Main arguer
Mingas Eduardo Kok (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Ad Hoc journal article review

Journal title (ISSN) Publisher
2018 - 2024 History Education Research Journal (HERJ) (ISSN: 1472-9474) UCL Press
2016 - 2024 Her&Mus. Heritage & Museography (2462-6457 ) Universitat de Lleida
2023 - 2023 Frontiers in Education Frontiers Media S.A.
2020 - 2023 Humanities & Social Sciences Communications Springer Nature Limited
2017 - 2023 MIDAS: Museus e Estudos Interdisciplinares (2182-9543)
2020 - 2020 Tempo e Argumento (2175-1803) Universidade do Estado de Santa Catarina
2018 - 2020 Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales (2255-3835) Universitat de Valencia
2016 - 2020 Educar em Revista (1984-0411 ) Universidade Federal do Paraná
2018 - 2018 Educatio Siglo XXI (1989-466X) Facultad de Educación de la Universidad de Murcia
2018 - 2018 Ensayos: Revista de la Facultad de Educación de Albacete (2171-9098)
2017 - 2017 História & Ensino (2238-3018)
2017 - 2017 Pulso. Revista de Educación (1577-0338) Centro Universitario Cardenal Cisneros
2017 - 2017 International Journal of Historical Learning, Teaching and Research (IJHLTR) The Historical Association
2015 - 2015 Arbor (1988-303X ) Consejo Superior de Investigaciones Científicas
2014 - 2014 Revista de Estudios Sociales (1900-5180 ) Universidad de los Andes

Association member

Society Organization name Role
2013 - Current MURALHA - Associação de Guimarães para a Defesa do Património Membro do Conselho Diretivo da MURALHA - Associação de Guimarães para a Defesa do Património. [http://www.muralha.org/index.html]
2008 - Current GAMDDS - Grupo de Amigos do Museu D. Diogo de Sousa Membro da Direção (Vice-Presidente)
2005 - Current HEIRNET - History Educators International Research Network Member of HEIRNET - History Educators International Research Network (and joined the Conferences and the Advisory Committee since 2011 - https://heirnetonline.com/about-us/)

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2024 - Current Member of Advisory Committee of the Editorial Board of History Education Research Journal (HERJ), the official journal of the History Educators International Research Network (HEIRNET), international, open-access, peer-reviewed journal, published by UCL Press, University College London. [https://journals.uclpress.co.uk/herj/site/editorial-board/]
Advisor / Consultant
University College London, United Kingdom
2020 - Current Member of the Advisory Committee (Consejo Asesor) of the Editorial Board of Panta Rei. Revista digital de ciencia y didáctica de la Historia. ISSN: 2386-8864 (electrónico) / 1136-2464 (impreso). Indexada em Scopus e em Emerging Sources Citation Index, entre outros. [https://revistas.um.es/pantarei/about/editorialTeam]
Advisor / Consultant
Panta Rei. Revista digital de ciencia y didáctica de la Historia, Spain
2011 - 2023 Member of the Conferences Committee of HEIRNET - History Educators International Research Network
Member
HEIRNET, United Kingdom

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2024/04 - 2024/06/07 II Congresso de História Pública em Portugal Museu do Aljube
2023/10/03 - 2023/10/05 II Jornades d'Educació i Patrimoni. Tallers i experiències per al treball competencia Universidad de Alicante / Museo de la Universidad de Alicante.
2023/06/01 - 2023/06/02 I Congresso de História Pública em Portugal Universidade Nova de Lisboa
2022/11/18 - 2022/11/18 I Jornada Educació i Patrimoni: La formació inicial del professorat en Educació Patrimonial Facultat d’Educació, Universidade de Alicante
2021/07/26 - 2021/07/28 XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Pensamento Histórico e Humanismo Faculdade de Letras da Universidade do Porto
2020/10/22 - 2020/10/23 Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios Faculdade de Letras da Universidade do Porto
2019/07/12 - 2019/07/13 I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais do CITCEM, "Educação Histórica e Patrimonial: do Local ao Global" Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viana do Castelo
2018/10/18 - 2018/10/21 Conferência Internacional "Educação Patrimonial, Turismo e Comunidades: (Trans)formações e (re)criações” Museu Nacional Grão Vasco, Viseu
2018/09/06 - 2018/09/08 XVII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica: "Conciencia histórica y controversia: la labor social de la historia". Faculdad de Educación, Universidad de Murcia
2017/11/08 - 2017/11/10 I Congreso Internacional Educación Histórica y adquisición de competencias clave Universidad de Murcia, Faculdad de Educación
2017/05/17 - 2017/05/19 I Congreso Internacional de Educación: Patrimonio y Creatividad. Universidade de Valladolid, Campus Duques de Soria, Facultad de Educación
2016/09/11 - 2016/09/13 XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Epistemologias e Ensino de História CITCEM / Faculdade de Letras da Universidade do Porto
2016/04/26 - 2016/04/29 I Congreso Internacional "Creando ciudadanos, construyendo identidades". Universidad de Murcia, Faculdad de Educación
2014/10/28 - 2014/10/31 II Congreso Internacional de Educación Patrimonial: Reflexionar desde las experiencias. Una visión complementaria entre España, Francia y Brasil OEPE (Observatorio de Educación Patrimonial de España), IPCE (Instituto del Patrimonio Cultural de España), Museo del Traje
2013/05/29 - 2013/06/01 V Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales, Historia e identidades culturales, e XIII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica Faculdad de Formación del Professorado / Universidad de Barcelona

Consulting

Activity description Institution / Organization
2019/06 - 2019/07 Membro da equipa que elaborou a proposta de documento de Aprendizagens Essenciais para a nova disciplina de opção do 12.º ano de escolaridade - História, Culturas e Democracia - em colaboração com CITCEM e Associação de Professores de História. Disponível em: https://aph.pt/nova-disciplina-anual-historia-culturas-e-democracia-hcd/ Universidade do Porto / CITCEM, Portugal

Associação de Professores de História, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2023/09 - Current UC: Património Cultural, História Local e Ensino Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2024/06/24 - 2024/06/25 Lecionação de duas aulas/sessões (6 horas) como Especialista Convidada pelo Centro de Educación de Adultos de Yecla (OID: E10242038), Murcia, Espanha, no âmbito projeto Erasmus+ 2023-1-ES01-KA121-ADU-000119564, com o tema “Iniciação à etnografia e interpretação do património”. Projeto Erasmus+ (ref. 2023-1-ES01-KA121-ADU-000119564) Centro de Educación de Adultos de Yecla, Spain
2022/10/18 - 2022/11/26 Módulo de formação de 4 horas na Ação de Formação: Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas e Educação Patrimonial: Educação e cultura em espaço escolar, no âmbito do projeto ALG-07-5267-FSE-000012, coordenado pela DGE, em regime b-learning. (Outros) Ministério da Educação, Portugal
2021/01/26 - 2021/01/26 Sessão: Uma nova opção: História, Culturas e Democracia, em seminário destinado a pessoal docente do Grupo 400 (História - 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário), com a duração de 2h30m. (Outros) Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal
2020/11/26 - 2020/11/26 Ação de Formação de curta duração (ACD): Cultura e Cidadania, para docentes do Ensino Básico e do Ensino Secundários, com a duração de 3 horas. (Outros) Centro de Formação Martins Sarmento, Portugal
2019/01/30 - 2019/05/15 Ação de Formação: A (Re)Construção da História III, na modalidade de curso de formação, destinada a pessoal docente (professores dos grupos 200 e 400), com a duração de 25 horas presenciais. (Outros) Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal
2014/01/08 - 2014/05/03 Ação de Formação: A (Re)Construção da História II, destinada a pessoal docente do Grupo 400 (História - 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário), com a duração de 25 horas. (Outros) Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal
2013/04/02 - 2013/04/02 Sessão: Património no ensino e aprendizagem de História: a utilização do património na construção da História, no âmbito do seminário - A (Re)Construção da História, destinado a pessoal docente do Grupo 400 (História - 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. (Outros) Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal
2009/10/28 - 2009/12/09 Ação de Formação / Oficina: Desenvolver competências em História: construção de materiais para exploração educativa do património, destinada a pessoal docente do Grupo 400 (História - 3º ciclo E. B. e Ensino Secundário), em Guimarães, com a duração de 25 horas. (Outros) Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal
2009/10/20 - 2009/11/28 Ação de Formação / Oficina: Desenvolver competências em História: construção de materiais para exploração educativa do património, destinada a pessoal docente do Grupo 400 (História - 3º ciclo E. B. e Ensino Secundário), em Braga, com a duração de 25 horas. (Outros) Centro de Formação Sá de Miranda, Portugal
2009/09/05 - 2009/09/05 Sessão: Princípios de Educação Histórica em sala de aula (Outros) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2009/05/27 - 2009/07/22 Ação de Formação / Oficina: A Escola e o Meio: Abordagens da História Local, destinada a pessoal docente do Grupo 200 (2º ciclo E. B.), com a duração de 25 horas. (Outros) Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal
2009/05/26 - 2009/07/07 Ação de Formação / Oficina: Educação Patrimonial: a História e o Património locais como recursos educativos, destinada a pessoal docente do Grupo 400 (História - 3º ciclo E. B. e Ensino Secundário), com a duração de 25 horas. (Outros) Centro de Formação da Associação de Escolas Sousa Nascente, Portugal
2008/11/24 - 2008/11/24 Sessão: Quando Património e Educação se cruzam no Museu (Licenciatura) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2007/05/22 - 2007/05/22 Sessão: O Museu como espaço educativo Curso de Pós-Graduação em Museus e Educação (Pós-Graduação) Universidade de Évora, Portugal
2006/02/07 - 2006/04/27 Ação de Formação / Oficina: A Escola, a História Local e o Património, com a duração de 50 horas. (Outros) Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2024 - Current Midas: Museus e Estudos Interdisciplinares (2182-9543) CIDEHUS, Universidade de Évora
2019 - Current Didattica della storia: Journal of Research and Didactics of History (2704-8217) Dipartimento di Scienze Dell’Educazione «Giovanni Maria Bertin» – Alma Mater Studiorum, Università di Bologna
2014 - Current CLIO: History and History teaching (1139-6237) Universidad de Zaragoza

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2021 - 2021 Colaboração com a Escuela de Doctorado da Universidad de Zaragoza, na qualidade de especialista, como avaliadora externa da tese de doutoramento de Borja Aso Morán, intitulada: Educación Patrimonial en tiempos digitales Estudio de la educomunicación en redes sociales del Museo Diocesano de Jaca. Universidad de Zaragoza, Spain
2019/09 - 2019/09 Colaboração com o Programa de Doctorado, Investigación Transdisciplinar en Educación, da Universidad de Valladolid, na qualidade de especialista, como avaliadora externa da tese de doutoramento de Inmaculada Sánchez Macías, intitulada: La Educación Patrimonial en Castillha e León: Evaluación de programas y evaluación de aprendizajes en Secundario e Bachillerato. Universidad de Valladolid, Spain
2019/07 - 2019/07 Colaboração com o Programa de Doctorado, Investigación Transdisciplinar en Educación, da Universidad de Valladolid, na qualidade de especialista, como avaliadora externa da tese de doutoramento de Marta Martínez Rodríguez, intitulada: La educación patrimonial inmaterial: análisis del currículo y evaluación de programas. Universidad de Valladolid, Spain
Distinctions

Other distinction

2007 PhD Fellowship
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal