
Curriculum Vitae
Mónica Dias Pereira
Mónica Pereira, PhD in Educational Sciences from the Universidade Nova de Lisboa, is an Assistant Professor at ISPA, where
she is responsible for curricular units in the Master's Degree in Preschool Education and the Degree in Basic Education, with
focus on professional practices, learning projects and research intervention in preschool education. She is currently Principal
Investigator of a project funded by the National Agency on the quality of the educational environment in early childhood education.
Mónica Pereira has also published articles in national and international scientific journals.
Her main research interests are: Early childhood education, quality in early childhood education, collaboration between professionals
and families, educational environment and children's participation.
Identification
Personal identification
- Full name
- Mónica Dias Pereira
Citation names
- Pereira, Mónica
- Mónica Dias Pereira
Author identifiers
- Ciência ID
- DD15-5314-39C9
- ORCID iD
- 0000-0003-0871-3489
- Scopus Author Id
- 57201772494
Email addresses
- monica.pereira@ispa.pt (Professional)
- monica.pereira@ispa.pt (Personal)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2010 - 2014/02/05
Concluded
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Major in Psicologia e Educação
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
Aprovada por unanimidade |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2016 - 2020/07/30 | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
2017 - 2020/06/14 | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2014 - 2017 | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2020/09/04 - Current | Professora Auxiliar | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2025/01/01 - 2026/06/30 | EduIn&Out – Qualidade na educação de infância: construindo pontes entre as rotinas e o ambiente dentro e fora da sala
2023.15201.PEX
Principal investigator
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento
UID/CED/02861/2019
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Outputs
Publications
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Journal article |
|
Website |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2024/02/07 | Intencionalidade educativa da organização do tempo em contextos de educação de infância | XXXI Colóquio Internacional. Aprendizagem, Diversidade e Equidade: A Investigação em Educação
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2023/09/01 | Time and routines in early childhood education and care contexts [Paper presentation] | 31st EECERA Annual Conference, Children’s Curiosity, Agency and Participation: Challenges for Professional Action and Development,
European Early Childhood Education Research Association
EECERA (Cascais, Portugal)
|
2023/08/31 | Organização e gestão dos tempos e rotinas em contextos de educação pré-escolar [Paper presentation]. | XVII Congresso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía |
2023/07 | Organização do ambiente educativo em contextos de educação pré-escolar [Paper presentation] | I Colóquio Internacional de Reflexão sobre práticas integradoras em Educação (I CIRPIE)
(Portugal)
|
2022/07/22 | A organização e gestão do tempo nos contextos de educação de infância |
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | O papel do educador na gestão de conflitos
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2023 - 2023 | Contributos da organização e dinâmica da rotina para o desenvolvimento da independência e da autonomia das crianças em educação
pré-escolar
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2023 - 2023 | A participação das crianças em contextos de educação pré-escolar
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2023 - 2023 | Cuidar e educar na educação pré-escolar: Um processo pedagógico de diferenciação
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2022 - 2022 | As artes visuais em educação de infância: o papel do educador no processo criativo
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2022 - 2022 | Interculturalidade na educação pré-escolar
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2022 - 2022 | Diferenciação pedagógica: práticas no jardim de infância
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
|
2021 - 2021 | Metodologia de trabalho de projeto em contexto pré-escolar
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2021 - 2021 | O brincar e os seus benefícios para a mobilidade, segurança e autonomia da criança – explorações no exterior
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2021 - 2021 | Ser e sentir através da dança. Uma abordagem integrada e globalizante num contexto de educação de infância
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2021 - 2021 | Loose parts play na educação pré-escolar
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2020 - 2020 | "A ampliação do Repertório Cultural na Educação Pré-escolar"
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2020 - 2020 | "A Metodologia de trabalho por projeto e as aprendizagens no jardim de infância"
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2020 - 2020 | CRIANÇAS, FAMÍLIAS E EDUCADORES DE INFÂNCIA. PERCEÇÕES E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS NUM CONTEXTO DE ATIVIDADES ANIMADAS E DE APOIO
À FAMÍLIA
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2020 - 2020 | EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E INCLUSIVA EM EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR: DA DIVERSIDADE DE LÍNGUAS E CULTURAS À INTERAÇÃO ENTRE PARES
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2020 - 2020 | A emergência do sentido de número em jardim-de-infância
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2019 - 2019 | Entre os projetos de aprendizagem e o papel ativo das crianças: O jardim de infância como lugar de participação
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | “Não é muito fácil a língua do SE…”. Inclusão de uma criança cuja língua materna não é o português
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | "Quero escrever outras coisas...um texto": A emergência da escrita em educação pré-escolar
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | À descoberta da articulação de conteúdos numa sala de jardim de infância
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Da área das ciências em educação pré-escolar às estratégias de exploração: Relatos de uma prática educativa
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Além da pintura: Perceções das crianças sobre as criações e produções artísticas*
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Envolvimento das crianças com livros e histórias no jardim de infância: Reflexividade em torno das estratégias educativas
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Envolvimento e participação das crianças no ambiente educativo
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | O papel do educador na inclusão de crianças que não falam português: Comportamentos e estratégias
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Perceções e explorações das crianças sobre o ambiente educativo
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | A leitura de histórias e a dinamização da área da biblioteca no jardim de infância
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2018 - 2018 | Heterogeneidade e interações entre um grupo de crianças em contexto de jardim de infância: “Alguma coisa que os mais velhos
não sabem fazer e os pequeninos sabem, vão ajudá-los!”
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Interações entre crianças de diferentes idades
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Atividades livres e dirigidas: perceções e comportamentos de um grupo de crianças
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | "Contributos do instrumento de regulação "Mostrar e Contar" para o desenvolvimento da participação e das interações em Educação
Pré-Escolar."
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2018 - 2018 | A construção da identidade
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2018 - 2018 | Da experimentação à comunidade da ciência: da Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2018 - 2018 | A cooperação como estratégia relacional num grupo heterogéneo de crianças de educação pré-escolar
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2018 - 2018 | Contributos da metodologia do trabalho por projeto para a promoção da cooperação num grupo de crianças
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2018 - 2018 | Gostar e partilhar a leitura: estratégias a implementar na Educação Pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2018 - 2018 | Hábitos e atitudes positivas face à leitura e à escrita em Educação Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2018 - 2018 | Estratégias de motivação para o desenvolvimento da leitura e da escrita
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2018 - 2018 | O contributo das atividades experimentais para a aprendizagem científica de um grupo de crianças em Educação Pré-escolar e
em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2018 - 2018 | Nós e o mundo que nos rodeia: As atividades de ciências e o desenvolvimento social em educação pré-escolar e no 1º ciclo do
Ensino Básico
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2018 - 2018 | "Contributos da prática para o desenvolvimento da independência e autonomia de crianças em educação pré-escolar"
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2018 - 2018 | O ambiente educativo e o desenvolvimento da independência e da autonomia em contexto de jardim-de-infância
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | As relações entre pares numa sala de jardim-de-infância
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | "Explorando Padrões na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: Desafios em Contexto de Sala"
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2017 - 2017 | Estratégias de estímulo à criatividade em educação pré-escolar
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2017 - 2017 | As atividades práticas em ciências na educação Pré-escolar
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2017 - 2017 | Promoção da participação das famílias no Jardim-de-Infância
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2017 - 2017 | Do saber escutar ao saber expressar-se: a comunicação oral em Educação Pré-escolar como meio de interação e aprendizagem
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2017 - 2017 | A exploração e o conhecimento das Artes Visuais com crianças de três anos. A ação das crianças sobre os objetos
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2017 - 2017 | As artes visuais e a exploração do diálogo e da comunicação a partir das expressões de crianças com três anos
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2017 - 2017 | Como promover o desenvolvimento das relações sociais numa sala com crianças de três anos?
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2017 - 2017 | Como contribuir para o conhecimento dos alimentos e para escolhas alimentares saudáveis com um grupo de crianças em idade
pré-escolar
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2017 - 2017 | Desenvolver a capacidade de representação de dados estatísticos na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2017 - 2017 | Das ciências ao movimento. Um estudo na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Enino Básico
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | "A importância de uma alimentação e Hábitos saudáveis na infância"
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | "Aprendizagens Cooperativas no Jardim de Infância"
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | "Animais e as suas características. Um trabalho de projeto com crianças de três anos"
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | "Prevenir, proteger e informar. Um projeto de articulação creche/família no âmbito da Educação para a saúde"
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | "A exploração do espaço exterior na Educação Pré-escolar"
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | Promover aprendizagens de classificação com crianças de 3 anos
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | "A Medida na Educação Pré-escolar. "Gostava de saber o comprimento dessas cobras""
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | "Relações e Interações em Contexto de Jardim de Infância"
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | "O sentido do número na educação P´re-escolar: A importância das contagens"
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | "A Emergência da Leitura e da Escrita em Educação Pré-escolar. O projeto Leitor/escritor como Percurso Potenciador do Desenvolvimento
da Linguagem"
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | "Interação e resolução de conflitos. Uma prática intencionalizada na formação pessoal e social de um grupo de 3 anos"
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | Contributos de uma área das ciências para o desenvolvimento de capacidades investigativas na Educação pé-escolar
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2023/11/16 - 2033/11/16 | Conferência "Educação de Infância In&Out - Desafios na gestão do espaço e do tempo", envolveu a apresentação e discussão dos
resultados de um projeto de investigação sobre qualidade e organização do ambiente educativo em contextos de educação de infância. (2023/11/16)
Conference (Co-organisor)
|
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal |
2023/01/24 - 2023/07/18 | Membro da Comissão Científica do I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação. (2023/07/17 - 2023/07/18)
Conference (Member of the Scientific Committee)
|
|
2022/12/01 - 2023/02/04 | Membro da Comissão Científica do VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. (2023/02/03 - 2023/02/04)
Meeting (Member of the Scientific Committee)
|
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2021/09/06 - 2021/12/30 | Revista Interacções (1646-2335) |