Identification
Personal identification
- Full name
- Fernando José Fraga de Azevedo
Citation names
- Azevedo, Fernando
Author identifiers
- Ciência ID
- E11F-8FE6-C98F
- ORCID iD
- 0000-0002-7373-705X
Email addresses
- fraga@ie.uminho.pt (Professional)
- fernando.uminho@gmail.com (Personal)
Telephones
- Fax
-
- 253601246 (Professional)
- Telephone
-
- (+351) 253604634 (Professional)
Addresses
- Institut of Education - Universidade do Minho. Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Professional)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
- Humanities - Languages and Literatures
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese (Mother tongue) | |||||
English | Advanced (C1) | Proficiency (C2) | Advanced (C1) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) |
French | Advanced (C1) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) |
Spanish; Castilian | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Upper intermediate (B2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2012
Concluded
|
n/a (Título de Agregado)
Major in Estudos da Criança - Literatura para a Infância
Universidade do Minho, Portugal
"Clássicos da Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores" (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovado |
2001
Concluded
|
Doutoramento em Ciências da Literatura (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
"Texto Literário e Ensino da Língua. A Escrita Surrealista de Mário Cesariny" (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovado |
1994
Concluded
|
Mestrado em Ensino da Língua e da Literatura Portuguesas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"A teoria da cooperação interpretativa de Umberto Eco: entre a ordem e a aventura" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom, por unanimidade |
1989
Concluded
|
Português e Francês (Ensino de) (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2009/07 - Current | Associate Professor (University Teacher) | Universidade do Minho, Portugal |
2001/10 - 2009/07 | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade do Minho, Portugal |
1994 - 2001 | Lecturer (University Teacher) | Universidade do Minho, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2019/07 - Current | Director of the Doctoral Program in Child Studies | Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal |
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal | ||
2013 - 2022/04 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Universidade do Minho, Portugal |
2014 - 2021/09 | Director of the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education | Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal |
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2001 - 2006 | Director do Curso de Complemento de Formação Científico-Pedagógica em Ensino Básico (1ºCiclo), Português (Director of the Scientific - Pedagogic Complementary Course in basic teaching (1st cycle) | Universidade do Minho, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2015/05/21 - Current | Literatura, Tecnologias e Novas Linguagens
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7886047361379018
Researcher
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN , Brazil
|
Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq)
Ongoing
|
2023 - 2025 | Projeto Diseño y evaluación de planes de lectura de Centri: del aula universitaria a la biblioteca escolar
662668. 2023-2025
Researcher
Universidad de Lleida Facultad de Letras, Spain
|
Agência Estatal de Investigação Espanhola, Ministério da Ciência e Inovação
Ongoing
|
2019 - 2022 | De lá para cá: as literaturas africanas de língua portuguesa para infância publicadas no Brasil no período de 2013 a 2018
4050774/2018-4
Researcher
Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
|
Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq)
Ongoing
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Journal issue |
|
Preface / Postscript |
|
Thesis / Dissertation |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2019/11 | Educação literária no município de Salvador- Bahia: escutas e reflexões (Literary education in the city of Salvador- Bahia: listening and reflections) | VIII Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (VIII SLIJ) e IV Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil
e Práticas de Mediação Literária (IV SELIPRAM): (R)es(x)istências Literárias na Contemporaneidade
Universidade Federal de Santa Catarina - Campus de Florianopólis (Florianopólis, Brazil)
|
2019/09/27 | A interação entre a linguagem poética e a criança:ouvir, ler, criar, fruir e brincar (The interaction between poetic language and the child: listening, reading, creating, enjoying and playing) | XII Congreso Internacional de la Asociación Nacional de Investigación en Literatura Infantil y Juvenil
ANILIJ (Toledo, Spain)
|
2019/09/26 | Estratégias didáticas para fruir a poesia. Considerações acerca de uma antologia para a infância publicada em Portugal (Didactic strategies to enjoy poetry. Considerations about an anthology for children published in Portugal) | XII Congreso Internacional de la Asociación Nacional de Investigación en Literatura Infantil y Juvenil
ANILIJ (Toledo, Spain)
|
2019/07/09 | Formação de leitores e educação literária (Training of readers and literary education) | I Encontro da Rede Interconcelhia de Bibliotecas Escolares da Rede de Entre o Douro e Vouga
Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira (Santa Maria da Feira, Portugal)
|
2019/05/09 | Mothers and Children in Children´s Literature | 14th International Child and the Book Conference. Beyond the Canon (of Children's Literature)
HIDK / University of Zadar (Zadar, Croatia)
|
2019/05/04 | Jogo interactivo em telemóveis na Escola Básica - respostas emocionais e expectativas valorativas (Interactive games on mobile phones at the Basic School - emotional responses and evaluative expectations) | 5.º Congresso Literacia, Media e Cidadania
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2019/04/24 | (Re)significando as práticas de alfabetização: um elo entre literatura e imaginação ((Re) meaning literacy practices: a link between literature and imagination) | 7th International Congress of Educational Sciences and Development
Fundación General Universidad de Granada-Empresa (Granada, Spain)
|
2019/04/10 | Porque precisamos de educação literária? (Why do we need literary education?) | Educação e Valores: conversas em torno da literatura e da publicidade
Universidade de Évora - Centro de Investigação em Educação e Psicologia (Évora, Portugal)
|
2017 | Literatura infantil y emociones: un estudio sobre la relación madre-hijo/a (Children's literature and emotions: a study on the mother-child relationship) | 6.º Foro Iberoamericano sobre Literacidad y Aprendizaje
AELE/Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Spain)
|
2017 | A formação leitora para docentes: O Curso de Pedagogia na UERN / Brasil (Reading training for teachers: The Pedagogy Course at UERN / Brazil) | II Jornadas em Estudos da Criança
CIEC-UM (Braga, Portugal)
|
2017 | Literatura em tempos de guerra. Práticas literárias em contexto de sala de aula (Literature in times of war. Literary practices in the classroom) | II Jornadas em Estudos da Criança
CIEC - Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2015 | Quem é o Outro na literatura infantil contemporânea? (Who is the Other in contemporary children's literature?) | II JORNADAS INTERNACIONALES DE LITERATURA INFANTIL Y JUVENIL EN DIVERSAS ÁREAS DEL CONOCIMIENTO: VALORES EDUCATIVOS
Universidad de Vigo (Vigo, Spain)
|
2015 | Os Clássicos da Literatura Infantil (Classics of Children's Literature) | Tertúlias Literárias
Santa Casa da Misericórdia da Covilhã (Covilhã, Portugal)
|
2015 | Political and ideological thinking on children’s literature: The idea of democracy in the work of António Torrado and José Jorge Letria | The Child and the Book Conference. Children's Literature: Fractures and Disruptions
University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2015 | El viaje del Titanic (contado por un niño) (2012), de D. Crosbie: una visión infantil de un naufragio histórico (The Voyage of the Titanic (told by a child) (2012), by D. Crosbie: a child's vision of a historical shipwreck) | X Congreso Internacional ANILIJ. Nuevos Temas en la LIJ: Muerte, Naufragios, Guerras, Desastres... en la Tierra y el Mar
ANILIJ - ELOS - Universidad de Vigo (Vigo, Spain)
|
2014 | Leitura e literacias na escola atual | Jornadas Pedagógicas - Leituras e Literacias em Rede
Centros de Formação Francisco de Holanda e Martins Sarmento (Guimarães, Portugal)
|
2014 | Imagens da Infância na Literatura Infantil Contemporânea | International Conference Youth in/and Literature & Society
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2014 | A Literatura Infanto-Juvenil em Portugal. Dados do Plano Nacional de Leitura (Children and Youth Literature in Portugal. Data from the National Reading Plan) | XI Curso de formación "Movimientos migratorios en la Literatura Infantil y Juvenil. Visiones de lo femenino"
(Santiago de Compostela, Spain)
|
2013 | A Literatura Infanto-Juvenil em Portugal em 2013. Dados do Plano Nacional de Leitura (Children and Youth Literature in Portugal in 2013. Data from the National Reading Plan) | X Curso de Formación Continua. Literaturas Infantís e Xuvenís Ibéricas e Iberoamericanas.
Universidad de Santiago de Compostela Liter21, Centro Ramon Piñero para a Investigación en Humanidades (Santiago de Compostela, Spain)
|
2012 | A Educação Literária: Porquê e para quê? (Literary Education: Why and for what?) | Universidade de Verão Santillana 2012
(Lisboa, Portugal)
|
2012 | A Literatura Juvenil em Portugal Panorâmica 2011-2012 (Youth Literature in Portugal Panoramic 2011-2012) | Seminario/Workshop Internacional: A Literatura Xuvenil e os Premios Literarios a Debate
(Santiago de Compostela, Spain)
|
2012 | O Clube dos Afetos: apontamentos sobre as representações da família em clássicos da literatura infantil e juvenil (Emotion Club: notes on family representations in children's and youth literature classics) | II Jornadas Internacionales de Crítica e Investigación en literatura Infantil y Juvenil “La Familia en la Literatura Infantil
y Juvenil”
(Vigo, Spain)
|
2012 | Os contos dos Irmãos Grimm e o seu poder questionador Reflexões acerca da sua receção | XII Encontro de Literatura Infantil
OBLIJ (Chaves, Portugal)
|
2012 | A literatura Infantil e o imaginário: viagens iniciáticas apoiadas (Children's literature and the imaginary: supported initiatory trips) | EUMOF – European Mobility Folktales. Simpósio sobre Investigação e Práticas em Educação Intercultural: Textos, imagens e contos
sobre mobilidade
EUMOF – European Mobility Folktales (Castelo Branco, Portugal)
|
2012 | Literatura Infantil, Imaginário e Valores Interculturais: apontamentos para uma pedagogia desde o jardim-de-infância (Children's Literature, Imaginary and Intercultural Values: notes for a pedagogy from kindergarten) | II Jornadas Internacionales de Crítica e Investigación en literatura Infantil y Juvenil “La Familia en la Literatura Infantil
y Juvenil”
(Vigo, Spain)
|
2012 | Branca Flor, o príncipe e o demónio: um contributo para a cultura do imaginário infantil (Branca Flor, the prince and the demon: a contribution to the culture of children's imagination) | EUMOF – European Mobility Folktales. Simpósio sobre Investigação e Práticas em Educação Intercultural: Textos, imagens e contos
sobre mobilidade
EUMOF – European Mobility Folktales (Castelo Branco, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2019 - Current | O lugar da Poesia na Infância: Crianceiras, uma Ponte entre Manoel de Barros e o uso estético da língua (The place of poetry
in childhood: Crianceiras, a bridge between Manoel de Barros and the aesthetic use of language)
Supervisor of Rosiane Pinto Machado
|
Estudos da Criança (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - Current | Educação Literária em Cabo Verde: conceções, representações e práticas dos Professores do Ensino Básico (Literary Education
in Cape Verde: conceptions, representations and practices of Basic Education Teachers)
Supervisor of Ana Rita Costa Faria
|
Ciências da Educação (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - Current | Clássicos da Literatura Infantil e Juvenil e sua receção por crianças do Ensino Fundamental (Classics of Children and Youth
Literature and their reception by elementary school children)
Supervisor of Roseli Vergopolan
|
Doutoramento em Estudos da Criança, Literatura para a Infância (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - Current | O Reader’s Theatre em sala de aula: contributos para a aquisição da competência leitora, literária e escrita da criança no
1º Ciclo do Ensino Básico (Reader's Theatre in classroom: contributions for the acquisition of reading, literary and written
competence of the child in the 1st Cycle of Basic Education)
Supervisor of Elisa Rosa Santos Silva Freitas
|
Doutoramento em Estudos da Criança, Literatura para a Infância (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - Current | O Programa Nacional de Ensino do Português: Perceções de Formandos e Formadores. Os Paradigmas do Ensino do Português (The
National Portuguese Teaching Program: Perceptions of Trainees and Trainers. The Paradigms of Portuguese Teaching)
Co-supervisor of Fátima Manuel Caeiro Bonzinho
|
Ciências da Educação (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
|
2020 - 2022 | Manual de Metodologia de Ensino (Teaching Methodology Manual)
Supervisor
|
Mestrado em Metodologia do Ensino Primário, especialidade de LínguaPortuguesa (Master)
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
|
2020 - 2022 | O clube de leitura como estímulo na formação de leitores - Estudo de Caso (The reading club as a stimulus in the training
of readers - Case Study)
Supervisor
|
Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
|
2020 - 2022 | Valor(es) e Educação Literária. Um Estudo de Caso no 1.º e no 2.º ciclos do Ensino Básico (Value(s) and Literary Education.
A Case Study in the 1st and 2nd cycles of Basic Education)
Supervisor
|
Mestrado emEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
|
2020 - 2021 | Educação Literária, Valores e Promoção do Gosto pela Leitura no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Um Estudo de Caso (Literary
Education, Values and Promotion of the Enjoyment of Reading in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education. A Case Study)
Supervisor of Teresa Cunha Marinho da Cruz
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018/09 - 2021 | Crianças e Educação literária no séc. XXI: Estudo de Caso no 3º ano do Ensino Fundamental (Children and literary education
in XXI century: Case Study in the 3rd year of Elementary School)
Supervisor of Rosemary Rufina dos Santos Perin
|
Estudos da Criança (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2020 | Da educação literária à leitura de mundos. Práticas e conceções no contexto de sala de aula (From literary education to reading
worlds. Practices and concepts in the classroom context)
Supervisor
|
Doutoramento em Estudos da Criança, Literatura para a Infância (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2019/07 | Ensinar a escrever por meio de textos criativos (Teaching how to write using creative texts)
Supervisor of Eduardo José Azevedo Gonçalves
|
Mestrado em Ensino do 1ºCEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2ºCEB (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/03 - 2019/02 | A Literatura Brasileira para Infância e sua Recepção em Portugal: dos estudos teórico-literários às escritas ficcionais (Brazilian
Childhood Literature and its Reception in Portugal: from theoretical-literary studies to fictional writings)
Supervisor of Eliane Santana Dias Debus
|
Doutoramento em Estudos da Criança, área de Infância, Cultura e Sociedade (Other)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2019 | O lugar da leitura de livros entre as práticas culturais dos estudantes do ensino secundário. Uma pesquisa extensiva no distrito
de Portalegre (The place of book reading among the cultural practices of secondary school students. Extensive research in
the Portalegre district)
Co-supervisor of Carlos Manuel Barbas do Rosário
|
Ciências da Educação (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013 - 2019 | Recepção dos picture books e desenvolvimento de valores na criança: estudo de caso na educação infantil no Rio Grande do Norte
(Reception of picture books and development of values in children: a case study in early childhood education in Rio Grande
do Norte)
Supervisor of Luzia Ferreira Pereira Enéas
|
Estudos da Criança (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2017/03/08 | Educação Literária na Família: Uma proposta (Literary Education in the Family: A proposal)
Supervisor of Lúcia Maria Fernandes Rodrigues Barros
|
Doutoramento em Estudos da Criança, Literatura para a Infância (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | Educar para os valores através da literatura Infantil: Projeto de Intervenção Pedagógica em duas escolas de 1.º e 2.º Ciclos
do Ensino Básico em Braga (Educating for values through Children's literature: Pedagogical Intervention Project in two schools
of 1st and 2nd Cycles of Basic Education in Braga)
Supervisor of Alexandra Patrocínio Monteiro
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | Literatura infantojuvenil para a construção do conhecimento histórico com alunos do 1º e 2º CEB (Children's and young adult
literature for the construction of historical knowledge with students from the 1st and 2nd CEB)
Supervisor of Ana Isabel Amaro de Carvalho
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | A formação do leitor literário nas propostas curriculares dos cursos de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande
do Norte e de Educação Básica da Universidade do Minho (The formation of the literary reader in the curricular proposals of
the Pedagogy courses at the State University of Rio Grande do Norte and Basic Education at the University of Minho)
Supervisor of Verônica Maria de Araújo Pontes
|
Doutoramento em Estudos da Criança, Literatura para a Infância (Other)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Literatura infantil e ambiente em simbiose. Estratégias para o ensino da Língua Portuguesa no 1º e 2º Ciclos do EB (Children's
literature and environment in symbiosis. Strategies for teaching the Portuguese Language in the 1st and 2nd Cycles of EB)
Supervisor of Joana Rego
|
Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Fruição leitora fora do contexto de sala de aula (Reading outside the classroom context)
Supervisor of Jorge Manuel Passos Martins
|
Pós-Doc em Estudos da Criança, Literatura para a Infância (Other)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Infância e Poesia: Encontros Possíveis no Espaço-Tempo da Escola (Childhood and Poetry: Possible Encounters in School Space-Time)
Co-supervisor of Rosilene de Fátima Koscianki da Silveira
|
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE (PhD)
Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
|
2016 - 2016 | Artefactos culturais, educação literária e construção da competência leitora (Cultural artefacts, literary education and construction
of reading competence)
Supervisor of João José Serra Machado
|
Doutoramento em Estudos da Criança, Literatura para a Infância (Other)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Biblioterapia: contributos para a educação literária e a formação de leitores (Bibliotherapy: contributions to literary education
and the training of readers)
Supervisor of Karla Haydê Santos Oliveira da Fonseca
|
Estudos da Criança (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2016 | Iniciação e simbolismo na narrativa de transmissão oral para a infância: a obra de Alexandre Parafita (Initiation and symbolism
in the narrative of oral transmission for childhood: the work of Alexandre Parafita)
Supervisor of Ana Maria Fernandes Pires Pereira
|
Doutoramento em Estudos da Criança, Literatura para a Infância (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Álbuns narrativos e aprendizagens no pré-escolar. Um estudo de caso (Narrative albums and pre-school learning. A case study)
Supervisor
|
Doutoramento em Estudos da Criança, Literatura para a Infância (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Textos históricos na aula de Português do 2º Ciclo: Transversalidades e Especificidades (Historical texts in the Portuguese
class of the 2nd Cycle: Transversalities and Specificities)
Supervisor
|
Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | A poesia como educação para a literacia (Poetry as education for literacy)
Supervisor of Ana Sofia Monteiro Guimarães
|
Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Escrever para aprender a escrever: o processo de escrita como indutor da (des)construção da linguagem escrita (Writing to
learn to write: the process of writing as an inducer of the (de) construction of written language)
Supervisor of Margarida Marinho
|
Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Literatura Infantil e Eventos Históricos. Desenvolvimento de Competências de Compreensão Leitora no 1.º e 2.º CEB (Children's
Literature and Historical Events. Development of Reading Comprehension Skills in the 1st and 2nd CEB)
Supervisor of Diana Filipa Veloso de Barros
|
Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Ler rima com compreender. Um caminho na descoberta do sentido e na procura da motivação para a leitura (Read rhyme with understanding.
A path in the discovery of meaning and the search for motivation to read)
Supervisor of Marco André Costa
|
Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Políticas de incentivo à leitura no ciclo de alfabetização no Brasil e Portugal – investigação e análise (Policies to encourage
reading in the literacy cycle in Brazil and Portugal - research and analysis)
Supervisor of Patrícia Cardoso Soares
|
Doutoramento em Estudos da Criança, Literatura para a Infância (Other)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Literatura Infantil, Educação e Alteridade (Children's Literature, Education and Otherness)
Supervisor of Maria Antônia Ramos Coutinho
|
Pós-Doc em Estudos da Criança, Literatura para a Infância (Other)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Aprender Ciência através de textos de Divulgação Científica para crianças. Uma abordagem no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
(To learn Science through texts of Scientific Divulgação for children. An approach in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education)
Supervisor of Andreia Alexandra Rosendo Moreira
|
Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Promover a Educação Literária no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico: Um estudo de caso (Promoting Literacy Education in the
1st and 2nd Cycle of Basic Education: A case study)
Supervisor of Ana Assunção Nogueira Rios
|
Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | Competência literária e literácita na Escola do séc. XXI: dos textos de potencial receção leitora às práticas pedagógicas
dos professores (Literary and literacy competence in the XXI century School: from children's literature to the pedagogical
practices of the teachers)
Co-supervisor of Rosa Maria Rato
|
Letras (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013 - 2013 | Resolução de Problemas a partir de Contos Infantis
Co-supervisor of Marlene Raquel Oliveira Magalhães
|
Mestrado em Estudos da Criança – Ensino e Aprendizagem da Matemática (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 - 2013 | Práticas Narrativas e Perfis de Contadores de Histórias (Narrative Practices and Storyteller Profiles)
Co-supervisor of Mariana Freire de Andrade Romana Ribeiro
|
Mestrado em Estudos da Criança, Associativismo e Animação Sociocultural (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Da poesia ao desenvolvimento da competência literária: propostas metodológicas e didáticas para o ensino-aprendizagem da Língua
Portuguesa nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (From poetry to the development of literary competence: methodological and
didactic proposals for teaching and learning the Portuguese language in the 1st and 2nd cycles of Basic Education)
Supervisor of Isabel Maria Pinto do Souto e Melo
|
Doutoramento em Estudos da Criança, Literatura para a Infância (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | A Literatura de Tradição oral e o Desenvolvimento da Competência literária (Oral Tradition Literature and the Development
of Literary Competence)
Supervisor of Maria Rosalina Lobo Sampaio
|
Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | As Mil Palavras de uma Imagem. Desenvolvimento de Competências Orais no 1º e 2º Ciclos (The Thousand Words in an Image. Development
of Oral Skills in the 1st and 2nd Cycles)
Supervisor of Liliana Sofia Sousa Costa
|
Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | A (re)descoberta da poesia na formação de leitores (The (re) discovery of poetry in the formation of readers)
Supervisor of Ana Paula Gomes Soares
|
Ciências da Educação, Supervisão Pedagógica em Ensino do Português (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2012 | A Literatura na Escola: Concepções, Práticas e Recepção Pelos Alunos. um Estudo de Caso da Realidade Portuguesa
Supervisor of Jorge Manuel Passos Martins
|
Estudos da Criança (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | Histórias com problemas e a sua ligação com as concepções e práticas dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico no âmbito
da promoção da numeracia e da literacia
Co-supervisor of Maria de Fátima Morais Sardinha
|
Doutoramento em Estudos da Criança, Matemática Elementar (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | As construções ficcionais bio-historiográficas na obra infanto-juvenil de José Jorge Letria: dos modelos às ideologias. Leitura
integral e mediada (Fictional bio-historiographic constructions in José Jorge Letria's children's and young adult literature:
from models to ideologies. Full and mediated reading)
Supervisor of Maria Teresa de Macedo Martins
|
Doutoramento em Estudos da Criança, Literatura para a Infância (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | A Literacia do Imaginário: Compreensão e mediação leitora na Literatura Juvenil Contemporânea
Co-supervisor of Gisela Cristina Ribeiro Silva
|
Doutoramento em Estudos da Criança, Literatura para a Infância (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 - 2010 | A Literacia do Imaginário na Literatura Infanto-juvenil Contemporânea: a Experiência da (re) Leitura em Contexto de Sala de
Aula
Supervisor
|
Estudos da Criança (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | A Recepção do Fantástico e do Maravilhoso na Literatura Infantil: um estudo de caso em escolas públicas de Portugal e do Brasil
(The Reception of the Fantastic and the Wonderful in Children's Literature: a case study in public schools in Portugal and
Brazil)
Supervisor of Verónica Maria de Araújo Pontes
|
Doutoramento em Estudos da Criança, Literatura para a Infância (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 - 2009 | Presença e Significado de Manuel António Pina na Literatura Portuguesa para a Infância e a Juventude (Presence and Meaning
of Manuel António Pina in Portuguese Children's Literature)
Supervisor of Sara Raquel Duarte Reis da Silva
|
Doutoramento em Estudos da Criança, Literatura para a Infância (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Poder e Emancipação no Conto O Capuchinho Vermelho: os novos sentidos de uma velha história
Supervisor of Mariana da Silva Couto
|
Mestrado em Estudos da Criança - Análise Textual e Literatura Infantil (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Como se fazem as histórias? Os exercícios metaficcionais nas obras narrativas de Literatura Infantil Portuguesas Publicadas
entre 2000 e 2006 e a Formação do Leitor Crítico
Supervisor of Rita Alexandra Vieira Simões
|
Mestrado em Estudos da Criança - Análise Textual e Literatura Infantil (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Brasil e Portugal: Concepções Literárias presentes em Contexto Escolar (Brazil and Portugal: Literary Conceptions in School
Context)
Supervisor of Karine Cristina Manzo Berg
|
Mestrado em Estudos da Criança - Análise Textual e Literatura Infantil (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2007 | Bibliotecas Escolares/Centros de Recursos Educativos: Cânones e Promoção da Competência Literária
Supervisor of Jorge Manuel Passos Martins
|
Mestrado em Estudos da Criança - Análise Textual e Literatura Infantil (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2007 | Formar Leitores: Pais e Professores, protagonistas
Supervisor of Lúcia Maria Fernandes Rodrigues Barros
|
Mestrado em Estudos da Criança - Análise Textual e Literatura Infantil (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2007 | Leitores de Hoje: Uma Visita Guiada pela Literatura Infantil
Supervisor
|
Mestrado em Estudos da Criança - Análise Textual e Literatura Infantil (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2007 | A Fonte e a Foz: Percursos Pós–Coloniais da Literatura Africana em Língua Portuguesa para Crianças e Jovens (Post-Colonial
Paths of African Literature in Portuguese for Children and Youth)
Supervisor of Elsa Maria da Encarnação Costa e Sousa Gomes Faria
|
Mestrado em Estudos da Criança - Análise Textual e Literatura Infantil (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2007 | Encantar para ler. A Escrita de Mário Castrim para a Infância e Juventude (1969-2004)
Supervisor of Maria de Fátima Ribeiro de Almeida Campos
|
Mestrado em Estudos da Criança - Análise Textual e Literatura Infantil (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2007 | Práticas de Promoção Cultural e de Animação. Uma Experiência de Mediação em contexto de Biblioteca Itinerante
Supervisor of Maria Helena Coelho de Faria e Silva
|
Mestrado em Estudos da Criança - Análise Textual e Literatura Infantil (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2007 | O Fio e a Trama – a criança nas malhas do poder ou «A cigarra e a formiga»: contribuição para uma construção da identidade
social
Supervisor of Sofia Alexandra Leal Marreiros Monteiro
|
Mestrado em Estudos da Criança - Análise Textual e Literatura Infantil (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2007 | Obra "para crianças" de Eugénio de Andrade e o seu aproveitamento como suporte de Educação Artística
Co-supervisor of Isabel Marques Domingues
|
Mestrado em Estudos da Criança – Comunicação Visual e Plástica (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2007 | Gestos e Olhares da Gata Borralheira na Literatura Infantil
Supervisor of Ana Paula Vieira Pinto Oliveira Carvalho
|
Mestrado em Estudos da Criança - Análise Textual e Literatura Infantil (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2007 | Concepções e Práticas: Lugares e Gestos da Literatura Infantil no 1º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Mestrado em Estudos da Criança - Análise Textual e Literatura Infantil (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 - 2007 | Onde nos leva a ilustração? As Relações Polissémicas Do Texto/Ilustração Na Obra De José Jorge Letria
Supervisor of Teresa Paula Pinto Antunes Pinhão Pinto
|
Mestrado em Estudos da Criança - Análise Textual e Literatura Infantil (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 - 2006 | A interacção semiótica texto-imagem em obras de Literatura Infantil. Ler, ver, desconfiar…
Supervisor
|
Mestrado em Estudos da Criança – Expressão Plástica e Visual (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 - 2006 | Ecos do passado pela voz de Ana Saldanha: Revisitar a Memória de alguns contos dos Irmãos Grimm e de Hans Christian Andersen
Supervisor
|
Mestrado em Estudos da Criança - Análise Textual e Literatura Infantil (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 - 2006 | A Metamorfose na emergência do Imaginário. Leitura das narrativas infanto-juvenis de José Jorge Letria
Supervisor of Maria Teresa de Macedo Martins
|
Mestrado em Estudos da Criança - Análise Textual e Literatura Infantil (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005 - 2005 | História com Problemas – uma forma de Educar para a Numeracia e para a Literacia (Storys with Problems - a way of Educating
for Numeracy and Literacy)
Co-supervisor
|
Mestrado em Estudos da Criança – Ensino e Aprendizagem da Matemática (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2018/07/12 - 2018/07/13 | III SELIPRAM - Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literárias (III SELIPRAM -
International Seminar on Children and Youth Literature and Literary Mediation Practices) (2018 - 2018)
Symposium (Co-organisor)
|
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil |
2018 - 2018 | III Jornadas em Estudos da Criança (III Conference on Child Studies) (2018 - 2018)
Congress (Member of the Scientific Committee)
|
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal |
2018 - 2018 | Colóquio Práticas de Promoção da Leitura (Reading Promotion Practices) (2018 - 2018)
Symposium (President of the Organising Committee)
|
|
2017 - 2017 | Literatura, Cinema e Promoção da Leitura no séc. XXI. Colóquio Internacional (Literature, Cinema and Reading Promotion in
the 19th century. XXI. International Symposium) (2017)
Symposium (President of the Organising Committee)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2017 - 2017 | II Jornadas em Estudos da Criança (II Conference on Child Studies) (2017)
Congress (Member of the Scientific Committee)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2017 - 2017 | Os lugares secretos da infância. Narrativas, Espaços e Tempos (The secret places of childhood. Narratives, Spaces and Times) (2017)
Symposium (President of the Organising Committee)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2016 - 2016 | Literatura Infantil, Práticas e Imaginário - Figuras do Imaginário (Children's Literature, Practices and Imaginary) (2016)
Symposium (President of the Organising Committee)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2016 - 2016 | I Jornadas em Estudos da Criança ( I Conference on Child Studies) (2016)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2016 - 2016 | Seminário Educação Literária e Formação de Leitores (Literary Education and Training of Readers Workshop) (2016)
Workshop (President of the Organising Committee)
|
|
2015 - 2015 | Colóquio Literatura Infantil, Práticas e Imaginário
Symposium (Other)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2014 - 2014 | Colóquio Internacional Ecos Literários e Educacionais nas Aventuras de Pinóquio no século XXI. Olhares cruzados da literatura
infanto-juvenil e a educação.
Symposium (Other)
|
|
2012 - 2012 | O Acordo Ortográfico: prós e contras
Seminar (Co-organisor)
|
|
2012 - 2012 | II Jornadas Internacionales de Crítica e Investigación en literatura Infantil y Juvenil “La Familia en la Literatura Infantil
y Juvenil”
Symposium (Member of the Organising Committee)
|
|
2011 - 2011 | Colóquio Internacional LiteraturaInfantil e Mundo Globalizado
Seminar (Other)
|
|
2010 - 2010 | A Educação na República: Passado, Presente e Futuro
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
FCT, Universidade do Minho, Portugal |
2009 - 2009 | Colóquio Internacional Educação, Cultura e Imaginário. Desafios Contemporâneos
Seminar (Other)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2008 - 2008 | 1ª Sessão Plenária Regional do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP): Fundamentar as Práticas Pedagógicas em Língua
Portuguesa no Ensino Básico
Symposium (Other)
|
PNEP, Portugal |
2008 - 2008 | Colóquio Internacional Educação, Imaginário e Literatura
Symposium (Other)
|
CIFPEC, CIed, Portugal |
2008 - 2008 | 2ª Sessão Plenária Regional do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP): Fundamentar as Práticas Pedagógicas em Língua
Portuguesa no Ensino Básico
Conference (Other)
|
PNEP, Portugal |
2007 - 2007 | Colóquio Internacional Educação e Imaginário: Literatura e Romance de Formação
Symposium (Other)
|
FCT, CIFPEC, CIed, Portugal |
2006 - 2006 | II Congresso Internacional Criança, Língua, Imaginário e Texto Literário: Centro e Margens na Literatura para Crianças e Jovens
(CLT 2006)
Congress (Other)
|
FCT, Routledge, Portugal |
2006 - 2006 | Seminário Mitos do Imaginário na Literatura e na Cultura
Seminar (Co-organisor)
|
|
2006 - 2006 | Seminário da Língua Portuguesa: a Biblioteca Escolar e as Literacias do século XXI
Seminar (Other)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2005 - 2005 | II Ciclo de Conferências em Análise Textual e Literatura Infantil
Conference (Co-organisor)
|
|
2004 - 2004 | Jornadas Internacionais do LIBEC 2004: Metodologias de Investigação
Symposium (Co-organisor)
|
|
2004 - 2004 | I Ciclo de Conferências em Análise Textual e Literatura Infantil
Conference (Co-organisor)
|
|
2003 - 2003 | I Encontro Internacional Criança, Língua e Texto Literário: Da Investigação às Práticas (CLT 2003)
Congress (Other)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2002 - 2002 | Jornadas DCILM 2002 – A Competência Literácita no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Meeting (Other)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2019/10 - Current | Formação de leitores e mediação literária: Um relato de experiência da mediação literária nas series iniciais do ensino fundamental
https://portal.uneb.br/ppgel/6o-elluneb/
Conference
|
VI ENCONTRO DE LEITURA E LITERATURA DA UNEB DIREITOS HUMANOS, LEITURA E LITERATURA: CRIAR, EXISTIR E RESISTIR |
2018 - 2018 | As Aventuras de João Sem Medo. Do lúdico ao interventivo (The Adventures of João Sem Medo. From playful to interventional
discourse)
Symposium
|
Colóquio Literatura Neo-Realista para a Infância |
2018 - 2018 | Educação Literária e educação para os valores (Literary education and values education)
Seminar
|
II COLÓQUIO INTERNACIONAL: LEITURA, ESCRITA E SOLIDARIEDADE
Ajudaris, Portugal
|
2017 - 2017 | O diálogo com as crianças nos “espaços de narrativa” (The dialogue with children in the narrative spaces)
Meeting
|
II ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
CIEC - CIEd / Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | Cruzando diferentes formas de arte na literatura infantil contemporânea: a educação literária e a construção de intertextos
em ambiente familiar (Crossing different forms of art in contemporary children's literature: literary education and the construction
of intertext in a family environment)
Congress
|
II Jornadas em Estudos da Criança
CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2017 - 2017 | Literatura infantil e família (Children's Literature and Family)
Congress
|
II Jornadas em Estudos da Criança
CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2017 - 2017 | Os Cinco na minha infância. Releitura pelo olhar do adulto (The Famous Five in my childhood. Rereading through the eyes of
the adult)
Seminar
|
Colóquio Internacional Os Lugares Secretos da Infância. Narrativas, Espaços e Tempos
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2017 - 2017 | Literatura Infantil: do lúdico ao questionador (Children's Literature: from playful to the questioner)
Congress
|
I Congresso de Brinquedo Português. Património Material e Imaterial
Direção Regional de Cultura do Norte / Museu dos Biscainhos / Centro Interpretativo do Brinquedo, Portugal
|
2017 - 2017 | Memória cultural e património - os contos tradicionais na relação luso-brasileira (Cultural memory and heritage - the traditional
tales in the Luso-Brazilian relationship)
Congress
|
III Congresso sobre Culturas - Interfaces da Lusofonia |
2017 - 2017 | A formação leitora para docentes: o curso de Pedagogia na UERN/Brasil (The reader training for teachers: the Pedagogy course
at UERN / Brazil)
Congress
|
II Jornadas em Estudos da Criança
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2017 - 2017 | Literatura em termos de guerra. Práticas literárias em contexto de sala de aula (Literature in times of war. Literary practices
in the classroom context)
Congress
|
II Jornadas em Estudos da Criança
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2017 - 2017 | Revisitar clássicos da literatura infantil em ambiente familiar: o lugar dos mediadores (Revisiting classics of children's
literature in a family environment: the place of mediators)
Congress
|
2 Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2017 - 2017 | Práticas de fomento à leitura literária (Practices to promote literary reading)
Congress
|
2 Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2016 - 2016 | Representações da Família na LIJ : mediação e receção. Estudo Exploratório (Representations of the Family in the Children's
Literature: mediation and reception. Exploratory study)
Symposium
|
III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança. Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança
Universidade do Minho, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Universidade Federal do Rio
Grande do Sul, Portugal
|
2016 - 2016 | Os conflitos bélicos e a criança na Literatura Infantil: um estudo exploratório (War conflicts and the child in Children's
Literature: an exploratory study)
Congress
|
Congreso Internacional "Guerras y conflictos sociales de ayer y de hoy (Literatura y Arte)"
Universidade de Santiago de Compostela, Instituto de Ciencias da Educación, Xunta de Galícia, Centro Ramón Piñeiro para a
Investigación en Humanidades, Spain
|
2016 - 2016 | Crises e movimentos migratórios presentes na obra, Quando Hitler Roubou o coelho cor-de-rosa, de Judith Kerr: um paralelismo
contemporâneo (Crises and Migratory Movements Present in the Work, When Hitler Stole the Pink Rabbit, by Judith Kerr: A Contemporary
Parallelism)
Congress
|
Congreso Internacional "Guerras y conflictos sociales de ayer y de hoy (Literatura y Arte)"
Universidade de Santiago de Compostela, Instituto de Ciencias da Educación, Xunta de Galícia, Centro Ramón Piñeiro para a
Investigación en Humanidades, Spain
|
2016 - 2016 | A guerra e os conflitos bélicos: A sua recepção pelas famílias no âmbito da educação literária (War and warfare: Their reception
by families in the field of literary education)
Congress
|
Congreso Internacional "Guerras y conflictos sociales de ayer y de hoy (Literatura y Arte)"
Universidade de Santiago de Compostela, Instituto de Ciencias da Educación, Xunta de Galícia, Centro Ramón Piñeiro para a
Investigación en Humanidades, Spain
|
2016 - 2016 | Pequenos e grandes conflitos na literatura angolana para crianças e jovens (Small and large conflicts in Angolan literature
for children and young people)
Congress
|
Congreso Internacional "Guerras y conflictos sociales de ayer y de hoy (Literatura y Arte)"
Universidade de Santiago de Compostela, Instituto de Ciencias da Educación, Xunta de Galícia, Centro Ramón Piñeiro para a
Investigación en Humanidades, Spain
|
2016 - 2016 | A Educação Literária na “Guerra do Contestado”: Lendas e Personagens (Literary Education in the War of the Contestado: Legends
and Characters)
Congress
|
Congreso Internacional "Guerras y conflictos sociales de ayer y de hoy (Literatura y Arte)"
Universidade de Santiago de Compostela, Instituto de Ciencias da Educación, Xunta de Galícia, Centro Ramón Piñeiro para a
Investigación en Humanidades, Spain
|
2016 - 2016 | Imaginário e Recepção. Das representações iconográficas às leituras do texto Peter Pan (Imaginary and Reception. From the
iconographic representations to the readings of the text Peter Pan)
Seminar
|
Literatura Infantil, Práticas e Imaginário: Figuras do Imaginário
Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2016 - 2016 | Reflexões sobre infância e escola em Pinóquio: entre a subalternização e o protagonismo (Reflections on childhood and school
in Pinocchio: between subalternization and protagonism)
Seminar
|
Colóquio Internacional Literatura Infantil, Práticas e Imaginário: Figuras do Imaginário
Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2016 - 2016 | Que cidade é apresentada às crianças? Representações na literatura infantil (What city is presented to children? Representations
in children's literature)
Seminar
|
Colóquio Internacional Crianças, Cidade e Cidadania
Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, Portugal
|
2016 - 2016 | Os Eixos da Língua Portuguesa na Educação Pré-Escolar : Identidade, Cidadania, Transversalidade (The Axes of Portuguese Language
in Pre-School Education: Identity, Citizenship, Transversality)
Seminar
|
II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância. Investigação, formação docente e culturas da infância
Universidade do Minho e Universidade Federal de Alagoas, Portugal
|
2016 - 2016 | A leitura literária na sala de aula: um estudo para a promoção de uma educação literária (Literary reading in the classroom:
a study for the promotion of literary education)
Seminar
|
I International Seminar on Reading, Education and School Achievement
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 - 2016 | Educação Literária e formação de leitores: princípios e operacionalização do Programa de Leitura fundamentado na Literatura
(Literary Education and training of readers: principles and operationalization of Reading Program based on Literature)
Seminar
|
Seminário Educação Literária e Formação de Leitores
Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
2016 - 2016 | A criança e a relação com o território urbano na literatura infantil (The child and the relationship with urban territory
in children's literature)
Seminar
|
Jornadas Doutorais em Estudos da Criança
Curso de Doutoramento em Estudos da Criança, Portugal
|
2016 - 2016 | Ensino de literatura: uma reflexão sobre valores e formação humana (Literature teaching: a reflection on values and human
formation)
Conference
|
Jornadas em Estudos da Criança
Curso de Doutoramento em Estudos da Criança, Portugal
|
2016 - 2016 | Saci-pererê: personagem cultural e literário que habita o imaginário de crianças de norte a sul do Brasil (Saci-pererê:
a cultural and literary character that inhabits the imaginary of children from north to south of Brazil)
Seminar
|
Jornadas Doutorais em Estudos da Criança
Curso de Doutoramento em Estudos da Criança, Portugal
|
2016 - 2016 | História e Efemérides na LIJ: mediação familiar. Estudo Exploratório (History and Ephemeris in Children's Literature: family
mediation. Exploratory study)
Seminar
|
Jornadas Doutorais em Estudos da Criança
Curso de Doutoramento em Estudos da Criança, Portugal
|
2016 - 2016 | Mesa Redonda em Estudos da Criança (Roundtable on Child Studies)
Round table
|
Jornadas Doutorais em Estudos da Criança
Curso de Doutoramento em Estudos da Criança, Portugal
|
2016 - 2016 | Educação literária: como e porquê? (Literary education: how and why?)
Conference
|
Colóquio FEP 2016 – Formação e Ensino do Português
Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2016 - 2016 | Roald Dahl ou o que significa escrever para crianças (Roald Dahl or what it means to write for children)
Seminar
|
Potter 150/Dahl 100. Portugal |
2016 - 2016 | Revisitar Bambi no séc. XXI. Do original às reescritas (To revisit Bambi in XXI century. From the original to the re-written)
Conference
|
Colóquio Internacional Recuperar os clássicos – reinventar os clássicos Heidi, Abelha Maia, Bambi enquanto herança transnacional
e intergeracional
Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
|
2016 - 2016 | Literatura infanto-juvenil e educação: Interrogar o mundo para agir. Uma leitura da obra de Luís Sepúlveda (Children's literature
and education: Interrogate the world to act. A reading of the work of Luís Sepúlveda)
Congress
|
Colóquio Internacional Paideia e Humanitas formar e educar ontem e hoje
Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | Voces de resistencia en la literatura infantil portuguesa en tiempos de la dictadura (Voices of resistance in Portuguese children's
literature in times of dictatorship)
Congress
|
Congreso Internacional Censuras y Literatura Infantil y Juvenil en el siglo XX
CEPLI, Spain
|
2016 - 2016 | A Poesia: estratégias para a experimentar e fruir em sala de aula (Poetry: Strategies to Experience and Enjoyit in the Classroom)
Seminar
|
7º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil e II Seminário Internacional de Literatura Infantil e Práticas de Mediação Literária |
2016 - 2016 | A releitura de clássicos da literatura infantil na região sul do Brasil: conceitos e preconceitos (The re-reading of children's
literature classics in southern Brazil: concepts and preconceptions)
Congress
|
7º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil e II Seminário Internacional de Literatura Infantil e Práticas de Mediação Literária |
2015 - 2015 | Das representações iconográficas às leituras do texto. As Aventuras de Alice no país das Maravilhas, de Lewis Carroll (From
the iconographic representations to the readings of the text. The Adventures of Alice in Wonderland by Lewis Carroll)
Conference
|
Conferência de Um Dia para Celebrar o 150º Aniversário da Publicação de As Aventuras de Alice no País das Maravilhas
UNL, CIEC, ELOS, Portugal
|
2015 - 2015 | Educação literária e formação de leitores: desafios, práticas e interrogações (Literary education and training of readers:
challenges, practices and questions)
Conference
|
2º Colóquio Internacional Ler e Ser: Pontes para o Futuro
Ajudaris, Portugal
|
2015 - 2015 | Quem é o Outro na literatura infantil contemporânea? (Who is the Other in contemporary children's literature?)
Congress
|
II Jornadas Internacionales de Literatura Infantil y Juvenil en Diversas Áreas del Conocimiento: Valores Educativos
Escuela Universitaria de Magisterio, Spain
|
2015 - 2015 | Representações do Outro na Literatura Infantil Brasileira (Representations of the Other in Brazilian Children's Literature)
Congress
|
II Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea – Representações do Outro: Olhares Plurais
Escola Superior de Educaçã de Portalegre, Portugal
|
2013 - 2013 | A literatura infantil publicada em Portugal em 2013: novos temas, novos valores (Children's literature published in Portugal
in 2013: new themes, new values)
Symposium
|
X Curso de Formación Continua. Literaturas Infantís e Xuvenís Ibéricas e Iberoamericanas |
2013 - 2013 | Hermanito y hermanita de los hermanos Grimm: siete cuentos inéditos traducidos al español, ¿Me traduces una historia?: la
traducción en ámbito infantil y juvenil (Brother and sister of the brothers Grimm: seven unpublished stories translated into
Spanish, do you translate a story ?: translation in children and youth)
Congress
|
III Jornadas Internacionales de crítica e investigación en literatura infantil y juvenil. ¿Me traduces una historia?: La traducción
en âmbito infantil y juvenil
ANILIJ-ELOS-DIT, Italy
|
2013 - 2013 | Da Literatura à Formação de Leitores em contextos não formais (From Literature to the Formation of Readers in non-formal contexts)
Seminar
|
I Seminario Internacional Educación Social y Alfabetización Lectora
CEPLI, Spain
|
2013 - 2013 | Metas Curriculares e Educação Literária (Curricular Goals and Literary Education)
Conference
|
Formação sobre Metas Curriculares de Português para o Ensino Básico (2º Ciclo)
Ministério da Educação, Portugal
|
2010 - 2010 | Viagem e Metamorfose em alguns clássicos da LIJ
Congress
|
III Congresso Internacional de Literatura Infantil. Releituras do fenómeno mítico-lendário no espaço ibero-americano
OBLIJ - UTAD, Portugal
|
2010 - 2010 | A reconstrução histórico-biográfica de Anne Frank, Pedro e Inês
Congress
|
III Congresso Internacional de Literatura Infantil. Releituras do fenómeno mítico-lendário no espaço ibero-americano
OBLIJ - UTAD, Portugal
|
2010 - 2010 | O Clube de Leitura em contexto escolar: promoção da competência literária e da literacia
Congress
|
III Congresso Internacional de Literatura Infantil. Releituras do fenómeno mítico-lendário no espaço ibero-americano
OBLIJ - UTAD, Portugal
|
2010 - 2010 | O papel dos mitos na Literatura Juvenil Contemporânea: da voz às vozes
Congress
|
III Congresso Internacional de Literatura Infantil. Releituras do fenómeno mítico-lendário no espaço ibero-americano
OBLIJ - UTAD, Portugal
|
2009 - 2009 | Literacia e mediação leitora: como resolver problemas críticos
Meeting
|
Encontros de Português – Literacia no Espaço Ibérico. IIIos Nacionais e Ios Internacionais |
2009 - 2009 | Reading Literacy in Portugal and in Finland – Preliminary Study
Conference
|
1º Fórum Ibero-Americano de Literacias / 16 European Conference on Reading |
2008 - 2008 | Ser leitor, construir-se leitor
Seminar
|
VI Seminário THEKA “Percursos Leitores, Bibliotecas Escolares, Qualidade Educativa” |
2008 - 2008 | Formar leitores: como e quando
Conference
|
Ciclo de Conferências |
2008 - 2008 | Literatura infantil e formação de leitores
Symposium
|
XI Jornadas de Literatura Infantil: A Literatura Infantil e a Literacia |
2008 - 2008 | Poesia africana: cosmovisão e multiculturalidade na literatura para a infância
Congress
|
VI Congreso de Estudios Africanos en el Mundo Ibérico. Puentes, Conexiones e Intercambios |
2008 - 2008 | Do national identities frame literacy?
Conference
|
UKLA 44th International Conference |
2008 - 2008 | Ideologia(s) e ficção. As biografias na obra infanto-juvenil de José Jorge Letria
Meeting
|
7º Encontro Nacional / V Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração |
2008 - 2008 | A literacia do imaginário na literatura juvenil contemporânea: modos de pensar o mundo
Meeting
|
7º Encontro Nacional / V Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração |
2008 - 2008 | Problem stories in the education for numeracy and literacy
Meeting
|
3rd Elementary Mathematics Education Meeting/ 3.º Encontro em Matemática Elementar |
2008 - 2008 | A poesia na sala de aula: as percepções de professores do 1º ciclo do EB do concelho de Felgueiras
Congress
|
3º Congresso de Aquisição da Linguagem |
2007 - 2007 | A construção da identidade europeia: o papel da literatura de recepção infantil
Congress
|
V Congreso ANILIJ
ANILIJ, Spain
|
2007 - 2007 | A leitura dos textos literários em manuais escolares brasileiros e portugueses de primeiro ciclo
Congress
|
V Congreso ANILIJ
ANILIJ, Spain
|
2007 - 2007 | Desmontar el lenguaje para construir el mundo: la vanguardia en la poesía de potencial recepción infantil
Congress
|
V Congreso ANILIJ
ANILIJ, Spain
|
2006 - 2006 | Conta-me uma história… Dos lugares e gestos da literatura infantil e juvenil nas práticas pedagógicas
Conference
|
1as CAL – Conferências no Alentejo sobre Literatura Infantil e Juvenil |
2006 - 2006 | Literatura, infância e linguagem. Formar leitores competentes, reflexivos e voluntários
Symposium
|
1as Jornadas Hispano-Lusas “Libros y Lectores para un nuevo Milénio: Bibliotecas, Espacios Lectores y Propriedad Intelectual” |
2006 - 2006 | Estratégias para a construção de comunidades de leitores
Meeting
|
II Encontro de Serviço Educativo em Bibliotecas Públicas |
2006 - 2006 | Onde está a literatura infantil: como e onde a literatura é apresentada nas escolas brasileiras e portuguesas.
Symposium
|
VII Jornadas Andinas de Literatura LatinoAmericana (JALLA 2006) - Memorias Culturales: Circulación del Conocimiento en la Educación y la Sociedad |
2006 - 2006 | Olhares sobre a literatura infantil no 1º ciclo de escolas brasileiras e portuguesas
Seminar
|
V Seminário de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa |
2006 - 2006 | Histórias para ler e pensar. Representações da natureza na literatura de recepção infantil
Congress
|
III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil |
2006 - 2006 | A Maior Flor do Mundo, de José Saramago: os exercícios de metaficcionalidade e a formação do leitor crítico
Congress
|
III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil |
2006 - 2006 | Um programa de leitura fundamentado na literatura
Meeting
|
3º Encontro sobre Língua Portuguesa: Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade – Investigação e Boas Práticas
Associação de Professores de Português, Portugal
|
2005 - 2005 | Palavras, encantamentos e seduções: para uma poética da literatura de recepção infantil
Workshop
|
VII Palavras Andarilhas |
2005 - 2005 | A Metamorfose Nas Histórias Do Sono E Do Sonho De José Jorge Letria
Congress
|
II Congresso Internacional de Literatura Infantil |
2005 - 2005 | Diálogos polifónicos em J. K. Rowling e Álvaro
Congress
|
II Congresso Internacional de Literatura Infantil |
2005 - 2005 | From dream to reality: an analysis of elementary school textbooks in Portugal
Symposium
|
IX Simposio Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y de la Literatura |
2005 - 2005 | Valores éticos na literatura infantil. Para uma leitura de A Lebre e a Tartaruga
Congress
|
VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia |
2004 - 2004 | O visível e o invisível na literatura de recepção infantil. Reflexões em torno da questão do cânone
Congress
|
Congresso Bienal da Língua Portuguesa na CPLP • I Edição “Sonhar e realizar em português”
Instituto Piaget, Portugal
|
2004 - 2004 | Problem stories in the education for numeracy and literacy
Meeting
|
EME2004 – Elementary Mathematics Education Meeting |
2004 - 2004 | Brasil e Portugal: a leitura do livro didático. Comparações possíveis
Congress
|
Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil |
2004 - 2004 | A educação literária no ensino básico: da utopia à realidade
Meeting
|
II Encontro Nacional da SPDLL |
2003 - 2003 | Literary text and language learning
Conference
|
4th IAIMTE International Conference |
2003 - 2003 | Estudos literários para a infância e formação de educadores e professores
Symposium
|
1º Simpósio Nacional de Educação Básica Pré-Escolar e 1º Ciclo |
2003 - 2003 | Um modelo reflexivo para a prática pedagógica construído a partir das áreas disciplinares
Symposium
|
1º Simpósio Nacional de Educação Básica Pré-Escolar e 1º Ciclo |
2002 - 2002 | Literacia crítica: o papel do texto na educação básica
Meeting
|
Encontro Investigação e Boas Práticas no Ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo |
2001 - 2001 | Didáctica do texto e formação de professores: algumas reflexões
Meeting
|
IV Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias de Educação – “Percursos e Desafios” |
2000 - 2000 | A criança e a apreensão fruitiva da língua: algumas reflexões a propósito da escrita poética de José Jorge Letria
Congress
|
IV Congresso Internacional de Língua, Cultura e Literaturas Lusófonas, realizado em Homenagem a Azevedo Ferreira, Houaiss e Marinhas Del Valle |
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2018 | Leitura Lúdica na Adolescência (Playful Reading in Adolescence)
(Thesis) Main arguer
|
Carlos Alberto Areias Duarte (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | Da Terra do Nunca ao País das Maravilhas: os contos de fadas e a linguagem oral e escrita (From Neverland to Wonderland: Fairy
tales and oral and written language)
(Thesis) Main arguer
|
PATRICIA MARIA BARBOSA JORGE SPARVOLI COSTA (Master)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brazil
|
2017/12/14 | Literatura infantojuvenil e conhecimento histórico com alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Children's and youth adult
literature and historical knowledge with students from the 1st and 2nd cycles of Basic Education)
Supervisor
|
Ana Isabel Amaro de Carvalho (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/12/14 | Educar para os valores através da literatura Infantil. Projeto de Intervenção Pedagógica em duas escolas de 1.º e 2.º Ciclos
do Ensino Básico em Braga (Educate for values through children's literature. Pedagogical Intervention Project in two schools
of 1st and 2nd Cycles of Basic Education in Braga)
Supervisor
|
Alexandra Patrocínio Monteiro (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/12/14 | Visita de Estudo Virtual versus Visita de Estudo in Loco: contributos para aprendizagem de História no 1.º e 2.º Ciclo do
Ensino Básico (Virtual Study Visit versus Study Visit in Loco: Contributions for Learning History in the 1st and 2nd Cycle
of Basic Education)
President of the jury
|
João Daniel Ferreira Pinheiro (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Impacto de la educación literaria basada en canciones en un contexto de AICLE (Impact of song-based literary education in
a CLIL context)
(Thesis) Main arguer
|
Rubén Cristóbal Hornillos (PhD)
Universidad de Granada, Spain
|
2017 | Fantasy vs Repression: Representations of the Child and the Feminine in Lewis Carroll's Alice Cycle | Hugo Filipe Rodrigues Machado (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Uma análise político-pedagógica das propostas e ações para a formação do leitor literário em escolas públicas municipais de
ensino fundamental I - Araçatuba/SP (A political-pedagogical analysis of the proposals and actions for the formation of the
literary reader in public municipal schools of elementary education I - Araçatuba / SP)
(Thesis) Arguer
|
Patrícia Cardoso Soares (PhD)
Universidade de São Paulo, Brazil
|
2017 | Livro de Poesia no Ensino Médio e Possibilidades de Interação (High School Poetry Book and Possibilities for Interaction) | Rosana Andres Dalenogare (Master)
Universidade de Caxias do Sul, Brazil
|
2017 | Leitura literária no ciclo alfabetizador: repercussões das políticas educacionais no chão da escola pública municipal de
Araçatuba/SP (Literary reading in the literacy cycle: repercussions of educational policies on the ground of the municipal
public school of Araçatuba / SP)
(Thesis) Arguer
|
Patrícia Cardoso Soares (PhD)
Universidade de São Paulo, Brazil
Universidade do Minho, Portugal |
2017 | A escrita literária e a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo O Futuro: memórias de uma professora (Literary writing and the Portuguese Language Olympiad Writing The Future: memories of a teacher) | Joana D’Arc Batista Herkenhoff (PhD)
Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil
|
2017 | A diarística na literatura para a infância: a escrita do eu entre o real e a ficção (Diaristics in childhood literature: the writing of the self between reality and fiction) | Carlos Manuel da Costa Teixeira (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2017 | Tipologias Textuais: a divulgação científica no Ensino Básico (Textual Typologies: the scientific dissemination in Basic Education) | Catarina Daniela Rodrigues Ramos (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | O roleplaying como estratégia para o ensino das migrações – relato de experiências no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Role playing as a strategy for teaching of migrations - report of experiences in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education) | Rosa Maria Benta Ramos (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | As lendas, mitos e tradição oral como recurso pedagógico no processo de construção do conhecimento histórico (Legends, myths and tradition oral as pedagogical resource in the process of building the historical knowledge) | Ricardo André Teixeira Filipe (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | O conceito de mudança em História: conceções de alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico a partir da exploração de fontes visuais e objetuais (The concept of change in History: conceptions of students in the 1st and 2nd cycles of Basic Education from the exploitation of visual and object sources) | Flávia Rafaela Fernandes Moreira (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | O processo de produção escrita como aprofundamento do saber gramatical (The written production process as a deepening of grammatical
knowledge)
Thesis Member
|
Carolina Mariana Cardoso Martins (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | Masculinities in English Children's Literature from a Gender Perspective | Alba Alonso Feijoo (PhD)
Universidade de Vigo, Spain
|
2016 | Análise dos Manuais de PLE usados nas Universidades Chinesas no Nível de Iniciação (A1/A2 do QECRL): um estudo de caso em 5 Universidades da China continental | HAN YING (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | Lois Lane: An Analysis of a female character in American Superhero Comics
(Thesis) Main arguer
|
Alicia Gil Martínez (PhD)
Universidade de Vigo, Spain
|
2016 | As várias Chapeuzinhos Vermelhos: contos e recontos a partir das preferências de um 4º. ano do Ensino Fundamental (The various
Little Red Riding Hood: tales and retellings based on the preferences of a 4th. year of elementary school)
(Thesis) Main arguer
|
Ana Laura Garro dos Santos (Master)
Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Fillho, Brazil
|
2015 | Ler mais e melhor = Compreender mais (entre e para além das linhas) (Read more and better = Understand more (between and beyond
the lines))
(Thesis) Arguer
|
Patrícia Alexandra Mendes Ferreira (Master)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2015 | Ler e reescrever Mário-Henrique Leiria: da construção linguística do discurso à interpretação de significados (Reading and
rewriting Mário-Henrique Leiria: from the linguistic construction of discourse to the interpretation of meanings)
(Thesis) Arguer
|
Maria Cristina Vicente Pires Granada (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2015 | Culturas em comparação: nascer e morrer em diferentes paralelos (Cultures in comparison: being born and dying in different
parallels)
(Thesis) Main arguer
|
Iuliia Serebriakova (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | À descoberta do livro-brinquedo: objetos e práticas de promoção do gosto pelo livro e pela leitura em contexto de jardim-de-
infância (Discovering the toy book: objects and practices to promote the taste for books and reading in the context of kindergartens)
(Thesis) Main arguer
|
Vera Lúcia da Silva Malheiro (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | A construção da "adolescência" no romance juvenil contemporâneo português e alemão (The construction of "adolescence" in the
contemporary Portuguese and German youth novel)
(Thesis) Main arguer
|
Maria Amélia Gonçalves da Cruz (PhD)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2015 | Aprender a gostar de poesia: contributos para uma didática do texto poético em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do
1º Ciclo (Learning to love poetry: contributions to a didactic of the poetic text in the context of Pre-School Education and
Primary Education)
(Thesis) Main arguer
|
Ana Catarina Cruz Torres (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Oficina de escrita criativa: como se conta uma história? | Marta Moreiras da Silva (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Desenvolvimento de Processos de Compreensão Leitora (Development of Reading Comprehension Processes)
(Thesis) Main arguer
|
Vera Diana Barreiro da Cruz (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Dramatizando a "cena": o drama no ensino da escrita em Língua Portuguesa e da oralidade em Língua Espanhola | Válter António Anes Gonçalves (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | o desenvolvimento da interação oral nas aulas de língua materna e de língua estrangeira | Marisa Isabel Magalhães da Costa (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | O ensino da escrita argumentativa a partir dos sermões do Padre António Vieira | Maria Alexandra Faria Machado de Abreu (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | O blogue como estratégia de motivação para a aprendizagem de uma língua estrangeira | Paula Alexandra Castilho dos Santos (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | A participação oral na aula de espanhol: crenças e práticas | Maria Daniela Lago da Silva (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | O Outro na Literatura Juvenil Portuguesa do Novo Milénio: Vozes, Silêncios, (Con)Figurações | Maria da Conceição Dinis Alves Ferreira Tomé (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 | Educação e Literacia: conceções, orientações e práticas em contextos de Educação de Adultos | Mónica Carina Marques de Oliveira (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | De mãos dadas com o livro: da Literatura para a Infância à Educação Literária (Hand in hand with the book: From Childhood
Literature to Literary Education)
(Thesis) Main arguer
|
Cátia Daniela Gonçalves da Silva (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | Frei Luís de Sousa e o desenvolvimento de competências orais | João Pedro Botelho de Freitas (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | Leio, logo aprendo!? A leitura como potenciadora da aprendizagem de léxico e de cultura em Espanhol | Sílvia Isabel Costa Carvalho (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | A deteção e correção do erro ortográfico: um estudo com alunos do Ensino Básico (1º e 2º Ciclos) | Catarina Sofia Pereira da Silva (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Método fonografema. Um percurso literácito para aprendizagem da lectoescrita | Paula Cristina Cinza Santos Leal Ferreira (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar: a criação de música para crianças como parte de uma ética artística e social | António Sérgio Arede Torrado Marques Azevedo (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | A revelação do sentido. Estudo da significação narrativo-dramática nos romances orais tradicionais | Ana Maria Fraústo Diogo Correia Paiva Morão (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | A metodologia da leitura eficaz na aprendizagem das línguas | Maria Lúcia da Silva Mandosio Gomes (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Ler e escrever para aprender | Célia Marisa da Silva Carvalho (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | O Desenvolvimento de Competências de Leitura em Alunos do Ensino Secundário: o labirinto dos conhecimentos prévios | Luís Carlos Gonçalves Costa (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | O ensino da Poesia com Quadro Interativo. Um Estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico | Margarida Maria Carvalho Rodrigues Cortesão (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | De uma competência de leitura a uma competência de cultura: níveis de literacia na escola portuguesa | João José Serra Machado (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2011 | Conto de Fadas: o Imaginário na aprendizagem da lectoescrita | Maria Manuela de Jesus Bornes (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 | A literatura para a Infância em Portugal nos séculos XIX e XX: Contextos Socioculturais e Contributos Pedagógicos | Carla Alexandra Ferreira do Espírito Santo Guerreiro (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 | Do Sentir ao Ler. Contributo do texto poético para a compreensão leitora | Maria Cristina Nogueira Lança de Mello (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 | Adaptar para conquistar leitores infanto-Juvenis | Maria Cristina Viegas Santos Calado (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2010 | O Movimento da Escola Moderna e o Ensino da Literatura – Uma Experiência em Contexto de Sala de Aula. | Sónia Margarida do Rosário Calçada Xavier (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 | O “Maravilhoso Popular” no Imaginário Infantil | Cláudia Sofia Vilariça (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 | Língua Materna e Língua Segunda – Aprendizagens que se complementam. (Um olhar de Supervisão Pedagógica) | Herculano Simplício Rodrigues (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2009 | La exotización en la traducción de la Literatura Infantil y Juvenil: el caso particular de las traducciones al español de las novelas infantojuveniles de José Mauro de Vasconcelos | Juan Rafael Moral López (PhD)
Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Spain
|
2009 | A História no 1º Ciclo do Ensino Básico: a concepção do tempo e a compreensão histórica das crianças e os contextos para o seu desenvolvimento | Maria Glória Parra Santos Solé (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | O mundo às avessas em Luísa Ducla Soares | Maria Isabel Laiginhas Afonso (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 | Biblioteca escolar e família - Leitura(s) cruzada(s) | Joaquim António Lindeza Ponciano (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2009 | Literatura Oral Tradicional e Literatura Infanto-Juvenil. Contributo da Literatura Oral Tradicional Transmontana
(Thesis) Main arguer
|
Paulo Jorge Morais Pontes (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 | A Competência da Oralidade. Práticas Pedagógicas no Contexto Escolar | Cesaltina de Fátima Dias Rato Neves (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2009 | Análise das representações de género e seus valores na Literatura Infanto-Juvenil e na formação da criança | Ana Maria Pereira Vieira Barbosa (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Para a caracterização do contexto de ensino-aprendizagem da literacia no 1º ciclo de escolaridade. Das competências dos alunos às concepções e práticas dos professores | Íris Susana Pires Pereira (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | A promoção de uma Educação Multicultural: o papel da Literatura Infantil | Estrela Rosa Varela Seabra (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2008 | Didáctica da Língua e da Literatura Portuguesa no Ensino Básico e Secundário. Um Percurso de Supervisão | Maria Celeste da Conceição Nunes Daniel Alves (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2008 | O Ensino do Português como Língua Materna e Não Materna | Rosa Maria dos Santos Teixeira Rato (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2008 | A Construção de Comunidades de Leitores em Contextos Escolares e Não Escolares | Sílvia Paula Melchior Fonseca (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2008 | Literacia e Leitura. A Proficiência da Leitura como Factor de Sucesso | Maria Marta Tomaz Alves Cruz Santos (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2008 | Do Conto Tradicional ao Conto Contemporâneo | Cristina Maria Almeida Martins (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2008 | Da Fábula ao Imaginário Infantil: Recepção Interpretativa pelas Crianças de uma História Tradicional | Ana Mafalda de Almeida Fernandes (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Contributo para uma análise dos contos de Alexandre Parafita: Deusas e Bruxas | Maria Eva da Cunha Machado Alves (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | O Ensino do Português como Língua Não Materna. Que metodologias? | Maria Luísa Frade Amoroso Gama (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2008 | A Aprendizagem da Escrita no 1º e no 2º Ciclos do Ensino Básico: Que Progressão? | Guida Maria Neto Lopes (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2008 | Bibliotecas Escolares/Centro de Recursos Educativos. Interacção com os Currículos – Da Leitura à Escrita Criativa na Biblioteca Escolar: Um Percurso a Palmilhar | Liliana Maria da Cunha Pinto (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2007 | Do Conto à Compreensão Leitora – uma Estratégia Motivadora | Susana Quesado de Sousa (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2007 | Ler antes de ler. O Jardim-de-Infância ao serviço daqueles que não sabem ler | Maria Cristina Veloso Tinoco (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | Literatura para a Infância – Contos Tradicionais. Materiais Didácticos para a sua Exploração no Jardim-de-Infância | Irene da Conceição Teixeira Moura (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2007 | Rupturas e Continuidades na Representação de Género, Nação e Cidadania: Exemplos da Literatura Infanto-Juvenil Portuguesa | Thereza Christina Vianna Ferreira (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | “Histórias Portuguesa Contadas de Novo” por António Torrado e o fomento da aquisição da competência literária e dos valores ético-sociais | Teresa Maria Peres de Oliveira Coelho (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | Um estudo sociolingüístico em Porto Velho-Brasil: os afro-descendentes de barbadianos e granadinos | Odete Burgeile (PhD) |
2006 | O mundo possível de Era Bom Que Trocássemos Umas Ideias Sobre o Assunto de Mário de Carvalho – Da desordem como ordem | Daniela Sofia Freitas da Silva Matos (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | O universo poético de Álvaro de Magalhães: uma arquitectura invisível | Ana Isabel Nogueira de Moura (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2006 | A Narrativa na (Re)construção da Profissionalidade Docente | Maria de Fátima A. C. Melo Peixoto (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | Iniciação e Demanda – Um Estudo Mitocrítico no Domínio da Literatura Infanto-Juvenil: Harry Potter e a Pedra Filosofal e A Ilha do Chifre de Ouro no Contributo de uma Literacia do Imaginário | Gisela Cristina Ribeiro Silva (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | Figurações da Infância na Obra de Ilse Losa | Maria Goreti da Silva Torres (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | O Jogo Dramático na Sala de Aula | Elisa Rosa Freitas (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | A Desconstrução da Figura da Bruxa na Literatura Infantil Contemporânea | Rita Elisabete Mendes Lima (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005 | A finalidade educativa das narrativas portuguesas infanto-juvenis actuais | Ângela Maria Paiva Balça (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
|
2003 | Literacia Familiar. Caracterização de práticas de literacia, em família com crianças em idade pré-escolar e estudo das suas relações com as realizações das crianças | Maria de Lurdes Estorninho Neves da Mata (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2002 | Poesia e ficção. António José Forte, Ernesto Sampaio e Manuel de Castro | Marisa José Lopes Salvador (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2013/09 - Current | Red Internacional de Universidades Lectoras (RIUL) | |
2012/02 - Current | Plano Nacional de Leitura | |
2008 - Current | ELOS – Associação Galego-Portuguesa de Investigação em Literatura Infantil e Juvenil | |
2006/05 - Current | Observatório de Literatura Infantil e Juvenil | |
Current | International Reading Association | |
Current | Associação Portuguesa de Literatura Comparada |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2019/11 - Current | Scientific coordinator of Braga's Local Reading Plan. This is an initiative of the Braga City Council in conjunction with the Portuguese National Reading Plan 2027. The main tasks as a scientific coordinator are the collaborative designing of the plan, monitoring it and evaluating it. | Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal Câmara Municipal de Braga, Portugal Universidade do Minho, Portugal Plano Nacional de Leitura, Portugal |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2019 - Current | Temas de Didática da Língua Portuguesa para a Educação Básica | Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2017 - Current | Estudos Avançados em Estudos da Criança 1 | Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2017 - Current | Seminário do Projeto de Tese 2 | Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2017 - Current | Temas Avançados em Literatura para a Infância [PDEC] | Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2012/09 - Current | Temas de Literatura para a Infância e Juventude | Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2009/09 - Current | Literacia e Mediação Leitora | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2009/09 - Current | Didáctica da Língua Portuguesa para o Ensino Básico | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2009/09 - Current | Prática de Ensino Supervisionada | (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2016 - 2018 | Didática da Literatura para a Educação Básica [MEPEEB] | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2014 - 2015 | Desenvolvimento da Linguagem e Literacia [EDUCBAS] | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2009/09 - 2015 | Pragmática da Comunicação Literária para a Infância e Juventude | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2010 - 2014 | Didáctica da Língua Portuguesa para o Ensino Básico [MEEB] | Mestrado em Ensino Básico do 1º e 2º Ciclo (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2012 - Current | Certificação de manuais escolares de Língua Portuguesa para o 1º Ciclo do Ensino Básico (Certification of Portuguese language textbooks for the 1st Cycle of Basic Education) | Universidade do Minho, Portugal | |
2012/01 - 2017/12 | Membro da Comissão de Especialistas do Plano Nacional de Leitura (PNL) (Expert of the National Plan of Reading)
Member
|
Ministério da Educação, Portugal | |
2003 - 2003 | Membro do painel de Avaliação das candidaturas ao programa ALBAN – Programa de Bolsas de Alto Nível da União Europeia para
a América Latina
Evaluator
|
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2019 - Current | Boletín Galego de Literatura (2174-4025) | University of Santiago de Compostela |
2015/01/11 - Current | Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea | |
2014/12/15 - Current | ISL. Revista de Investigaciónes sobre Lectura | |
2013/10/08 - Current | Revista Portuguesa de Humanidades | |
2013/06/08 - Current | Revista Agália. Revista de Estudos na Cultura | Associaçom Galega da Língua |
2013/04/09 - Current | Educação & Realidade | |
2012/04/07 - Current | Álabe Revista de Investigación sobre Lectura y Escritura | |
Current | Revista Ocnos | |
Current | NUANCES: Estudos sobre Educação – Revista Anual do Curso de Pedagogia e Pós-Graduação em Educação | UNESP – Universidade Paulista “Mesquita Filho” |
Other jury / evaluation
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2019/06 - 2019/12 | Selection Committee Chair of Serra Hunter Plaza Programme (UdL-LE-7106) Profile of Didactics of Language and Literature - Universidad de Lleida (Espanha). | Universitat de Lleida, Spain |