Identification
Personal identification
- Full name
- Fernando Miguel Marques Jalôto
Citation names
- Jalôto, Fernando Miguel
Author identifiers
- Ciência ID
- E217-204E-BE17
- ORCID iD
- 0000-0001-8213-4587
Knowledge fields
- Humanities - Arts - Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy)
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
English | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) | |
French | Elementary (A2) | Advanced (C1) | Beginner (A1) | Upper intermediate (B2) | |
Spanish; Castilian | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Elementary (A2) | Advanced (C1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2013 - 2021
Ongoing
|
Doutoramento em Ciências Musicais (Doutoramento)
Major in Musicologia Histórica; Música Barroca; Século XVIII; História da Música; História da Cultura
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Antonio Tedeschi (1702-1770) "Doutíssimo Professor Músico de Sua Majestade" - Percurso Biográfico; Perfil Artístico; Estudo
e Análise da Obra. " (THESIS/DISSERTATION)
|
n/a |
2004 - 2006
Concluded
|
Departamento de Comunicação e Arte - Música (Mestrado)
Major in Investigação em Música; Ciências Musicais; Música Antiga
Universidade de Aveiro, Portugal
"Música de Câmara da 1ª metade do século XVIII nas fontes do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra: os códices MM62 e MM63" (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovado |
2002 - 2005
Concluded
|
Master Degree in Historical Performance Practice (Master)
Major in Música Antiga e Práticas Históricas de Interpretação; Instrumentos Históricos de Teclado
Hogeschool der Kunsten Den Haag, Netherlands
Koninklijk Conservatorium, Netherlands "n/a" (THESIS/DISSERTATION)
|
8 (em 10) |
1998 - 2002
Concluded
|
Bachelor Degree in Historical Performance Practice (Bachelor)
Major in Música Antiga e Práticas Históricas de Interpretação; Instrumentos Históricos de Teclado
Hogeschool der Kunsten Den Haag, Netherlands
Koninklijk Conservatorium, Netherlands "n/a" (THESIS/DISSERTATION)
|
8 (em 10) |
1994 - 1998
Attended
|
Arquitectura (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Arquitectura, Portugal
|
|
1992 - 1998
Concluded
|
Curso Complementar de Cravo (Ensino secundário)
Major in Música - Cravo
Conservatório de Música do Porto, Portugal
|
18 |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2009/09/01 - 2011/08/31 | Invited Assistant (University Teacher) | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
Other Careers
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2011 - 2012 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal |
Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal | ||
2007 - 2010 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Conservatório de Música do Porto, Portugal |
Conservatório de Música do Porto, Portugal | ||
2006 - 2008 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, Portugal |
Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2004 - Current | Director Artístico do Ludovice Ensemble | Ludovice Ensemble , Portugal |
Ludovice Ensemble , Portugal | ||
2008 - 2020 | Músico | Orquestra Barroca Casa da Música, Portugal |
Orquestra Barroca Casa da Música, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2017 - 2021 | PROFMUS - Ser Músico em Portugal: a condição socioprofissional dos músicos em Lisboa (1750-1985)
PTDC/ART-PER/32624/2017
Researcher
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
|
Outputs
Publications
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Journal article |
|
Magazine article |
|
Newsletter article |
|
Thesis / Dissertation |
|
Artistic / Performance
Artistic performance |
|
Audio recording |
|
Musical performance |
|
Theatre play |
|
Video recording |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2022/07/02 | Antonio Tedeschi — de «Músico Contrabaixo» a «Doutíssimo Professor Músico»: Carreira, mobilidade e estatuto de um músico italiano no Portugal setecentista. | Congresso internacional «A música como profissão: estatuto, carreiras e associativismo (séc. XVIII-XX)» - Projecto Profmus
INET-md (Lisboa, Portugal)
|
2022/02/08 | Conferencia "À la discrétion, sans observer aucune mesure". Preludios sin medida y lamentaciones en la música de J. J. Froberger y L. Couperin. Cuestiones de Práctica interpretativa con especial énfasis en los «préludes non mesurés» y las lamentaciones, su contexto y retórica. | I semana del clave del CSMB Bonifacio Gil
CSMB Bonifacio Gil (Badajoz, Spain)
|
2021/11 | "Ariodante: a necessidade é mãe da invenção." - Duas conferências introdutórias à apresentação da ópera Ariodante de G. F. Handel no Teatro Nacional de São Carlos | Ariodante - G. F- Handel
Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa, Portugal)
|
2019 | "Antonio Tedeschi, Sanctæ Patriarchalis Ecclesiæ Regius Cantor" - An Italian musician at the Court of John V. | Colóquio: “Rome and Lisbon in the 18th century: music, visual arts and cultural transfers”
Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2018/05/22 | "Mas, afinal, o que é a Música Antiga?" - Conferência/Master Class integrada no ciclo "40 Anos. 40 Masterclasses", comemorativo dos 40 anos da FCSH da UNL. | 40 Anos. 40 Masterclasses. Comemoração dos 40 anos da FCSH da UNL
FCSH da Universidade Nova de Lisboa
|
2018 | "Doutíssimo Professor Músico de Sua Majestade Fidelíssima": Biografia e Obra de D. Antonio Tedeschi (1702-1770). | Seminário de Investigação «La música en las cortes ibéricas (siglos XVIII-XIX): mecenazgo, repertorios, performance»
Universidade Complutense de Madrid (Madrid, Spain)
|
2017 | "Sogeito excellentemente instruido na Arte da Musica": Style, Genre, and Form in the musical works by Antonio Tedeschi (1702-1770) | Doctoral Forum do INET-md “Monarchic Ressonances"
INET-Md (Lisboa, Portugal)
|
2017 | "Il gran Monarca è questi, che sempre dominò su'l Gange e'l Tago": Aquatic metaphors and allegories to the reign of John V in contemporary musical works», integrado no painel «A donde Neptuno reina»: water and gods in the iconography of power during the Modern Era (XVI-XVIII). | CHAM International Conference
Centro de História de Além-Mar (CHAM) (Lisboa, Portugal)
|
2017 | "Concertos e desconcertos": Revisitar o Concerto de Carlos de Seixas à luz da colecção de Manuel Ivo Cruz. | Jornada Manuel Ivo Cruz 2017 - Património e memória de uma colecção musical
Universidade Católica Portuguesa (Porto) e INET-Md (Porto, Portugal)
|
2016 | D. Antonio Tedeschi: cantor da Real Capela de Nossa Senhora da Ajuda | Colóquio: Da Real Barraca ao Pac¸o da Ajuda: a música em torno da família real - grupo de investigac¸a~o «Estudos Histo´ricos
e Culturais em Mu´sica» e linha tema´tica «Abordagens Histo´ricas a` Performance Musical
INET-Md (Lisboa, Portugal)
|
2016 | "Sogeito excellentemente instruido na Arte da Musica": Estilo, Género, e Forma na obra musical de Antonio Tedeschi (1702-1770) | VI Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM) (Aveiro, Portugal)
|
2015 | Admirabile commercium: Cultural and artistic interchanges between Portugal and Italy in the 1st half of 18th century» - Painel "For the Greater Glory of Portugal: Cultural Policy and Artistic Trade in the Age of Joao V" | 14th International Congress for Eighteenth-Century Studies
ISECS — SIEDS (Roterdão, Netherlands)
|
2015 | "Não faça caderno; translade os salmos separados: desejo rever as cópias" - Indicações performativas das obras de Antonio Tedeschi a partir da análise das fontes» | Seminário Aberto da Linha Temática “Abordagens Históricas à Performance Musical”
INET-Md (Lisboa, Portugal)
|
2014 | "Benavente copiou em 4 de Fev.ro de 1848": Modelo, circulação e permanência - O caso particular das Vésperas de Nossa Senhora das Dores de Antonio Tedeschi (1702-1770) | IV Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM) (Lisboa, Portugal)
|
2014 | «Sonatas XV cujos Auctores Se naõ declaraõ». Michele Mascitti solo sonatas at the 18th century music collection from the Monastery of Santa Cruz de Coimbra (Portugal). | Convegno Internazionale "Pietro Marchitelli, Michele Mascitti e la Scuola strumentale Napoletana"
IPSSAR “G. Marchitelli” di Villa Santa Maria & The University of Texas at Austin, Butler School of Music (Villa Santa Maria , Italy)
|
2014 | "D. Antonio Tedeschi, Virtuoso della Cappella Reale": 37 anos ao serviço de Sua Majestade Fidelíssima. | Jornadas "Roma, Nápoles, Lisboa, Paris: artistas, estilos e repertórios musicais em trânsito ao longo do séc. XVIII"
INET-Md (Lisboa, Portugal)
|
2012 | L'Ippolito de Francisco António de Almeida: reflexão sobre o significado, contexto, estilo, escrita e interpretação. | II Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM) (Castelo Branco, Portugal)
|
2011 | Conferência: "A Música Portuguesa dos séculos XVI a XVIII: a situação actual da investigação na óptica do intérprete". | Festival Laus Polyphoniae
AMUZ (Antuérpia, Belgium)
|
2009 | Palestra e Workshop: "Introdução às Práticas Interpretativas da Música Francesa dos séculos XVII e XVIII" | "Introdução às Práticas Interpretativas da Música Francesa dos séculos XVII e XVIII"
Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte (Aveiro, Portugal)
|
2008 | Conferência "Introdução à Retórica Musical e à Música Poética dos séculos XVI a XVIII". | "Introdução à Retórica Musical e à Música Poética dos séculos XVI a XVIII"
ESMAE - Escola Superior de Música do Porto (Porto, Portugal)
|
2007 | Identificação, Reconstrução, Edição e Interpretação da Sinfonia em sol menor de José António Carlos de Seixas. | PERFORMA
Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte (Aveiro, Portugal)
|
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2018/11/25 - Current | Participação na Mesa Redonda sobre Música Ibérica dos séculos XVII e XVIII organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian, juntamente
com os Professores Doutores Jorge Matta e Cristina Fernandes, e com curadoria de Miguel Ángel Marín
Round table
|
Ibéria: Música entre Portugal e Espanha
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2022/07 - 2022/07 | Director Pedagógico e Artístico da 2ª Academia Ludovice - Aveiro 2022 - Curso de Práticas Históricas Interpretativas da Música, Dança e Teatro Barrocos; professor de cravo, órgão, baixo contínuo, música de câmara, orquestra e coro. | (Outros) | Ludovice Ensemble , Portugal |
2022/04 - 2022/04 | Director Artístico e Tutor do Curso de Ópera Barroca de Benslow 2022 - Hitchin, Reino Unido: Curso de Práticas Históricas Interpretativas de Música, Dança e Teatro Barrocos; direcção musical; director de orquestra; coordenador de actividades; professor de cravo e baixo contínuo; preparação e récitas públicas de "Les Indes Galantes" de J.-Ph. Rameau. | Benslow Music Trust, United Kingdom | |
2021/11 - 2021/11 | Saber Ouvir - Curso Livre de História da Música em 3 sessões - Ópera Barroca: "Il Teatro alla Moda" | Casa da Música, Portugal | |
2021/07 - 2021/07 | Director Pedagógico e Artístico da 1ª Academia Ludovice - Aveiro 2021 - Curso de Práticas Históricas Interpretativas da Música, Dança e Teatro Barrocos; professor de cravo, órgão, baixo contínuo, música de câmara, orquestra e coro. | (Outros) | Ludovice Ensemble , Portugal |
2017/10 - 2017/10 | Saber Ouvir - Curso Livre de História da Música em duas sessões "Música Poética - Introdução à Retórica Musical" | (Outros) | Casa da Música, Portugal |
Interview (newspaper / magazine)
Activity description | Newspaper / Forum | |
---|---|---|
2020 | A música elegante dos irmãos Graun pelo Ludovice Ensemble: O novo projecto discográfico desta formação especializada no barroco é lançado esta sexta-feira no Palácio da Ajuda, em Lisboa. | Público |
2012 | «A revelação permanente de Francisco António de Almeida»: A Orquestra Barroca da Casa da Música fará a estreia moderna da serenata L"Ippolito, uma das últimas revelações da música setecentista portuguesa, nos festivais de Sablé e Ambronay. Em Setembro, esta aventura chega ao Porto. | Público |
2012 | Os amores franceses do Ludovice Ensemble: O primeiro disco do Ludovice Ensemble, agrupamento de câmara especializado no barroco fundado em 2004 pelo cravista Fernando Miguel Jalôto e pela flautista Joana Amorim, explora um universo musical que tem sido pouco abordado pelos intérpretes portugueses. Em conjunto com o barítono Hugo Oliveira e mais alguns instrumentistas, percorrem o mundo feito de subtilezas e refinados códigos estéticos do Barroco francês através de três Cantatas (da autoria de André Campra, Louis Clérambault e Philippe Courbois). | Público |
Distinctions
Other distinction
2003 | Bolsa Jovens Criadores
Centro Nacional de Cultura, Portugal
|