???global.info.a_carregar???
Músico, sociólogo, produtor, editor e programador cultural. Gil Fesch nasceu no Porto, em 1985. Licenciado e mestre em performance musical — pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e pela Hochschule für Musik Basel, respetivamente —, iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos, com Pedro Fesch, tendo, a posteriori, sido orientado pelos guitarristas José Pina e Stephan Schmidt. Durante a sua formação, dedicar-se-ia em particular ao estudo da música contemporânea, beneficiando do contacto com figuras como Helmut Lachenmann, Sofia Gubaidulina, Magnus Lindberg ou Georg Friedrich Haas. Apresentou-se, a solo ou integrado em formações de câmara, em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Suíça e Rússia, num trajeto em que se destaca a sua estreia, em 2011, com a Basel Sinfonieorchester, sob a batuta de Daniel Klajner. Investigador do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, doutorou-se, em 2020, na área da sociologia, com a tese 'Os Impasses da Música Contemporânea: Estudo qualitativo pluriperspetivado em contexto de ensemble', havendo para tal contado com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Como parte do seu percurso profissional, participa ativamente na organização de eventos científicos, de âmbito nacional mas também internacional. Produziu, editou e divulgou trabalho no âmbito da estética, história da música contemporânea, teoria social, políticas culturais e programação artística. O seu primeiro título, De um fio indizível: Livro de memórias do Coral de Letras da Universidade do Porto, foi publicado em 2017 pelas Edições Afrontamento. Fez ainda apoio dramatúrgico, reflexão crítica e pesquisa documental em espetáculos como Pátria (2019), de Bernardo Carvalho, ou Airbnb & Nuvens: uma rádio novela (2020), de Luísa Costa Gomes, ambos levados a cena sob direção de Manuel Tur. É, desde 2019, responsável pela produção e gestão de concertos da Orquestra XXI, além de programador para a área da música contemporânea. Enquanto produtor, esteve diretamente envolvido em estreias nacionais de obras de autores como Hans Werner Henze, Dai Fujikura ou Steve Reich.
Identification

Personal identification

Full name
GIL RIBEIRO ALMEIDA FESCH

Citation names

  • Fesch, Gil

Author identifiers

Ciência ID
E31C-27A1-56F3

Telephones

Mobile phone
  • 963224001 (Personal)

Addresses

  • Rua dos Açores, 265 2.º direito, 4250-014, Porto, Porto, Portugal (Personal)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Sociology

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
English Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
Spanish; Castilian Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
French Beginner (A1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Beginner (A1)
Italian Elementary (A2) Advanced (C1) Elementary (A2) Upper intermediate (B2)
German Elementary (A2) Elementary (A2) Elementary (A2) Elementary (A2)
Education
Degree Classification
2020/01/14
Concluded
Sociologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Os impasses da música contemporânea: estudo qualitativo pluriperspetivado em contexto de ensemble" (THESIS/DISSERTATION)
2018
Concluded
Curso de Introdução ao Adobe InDesign (Outros)
Modatex Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil Vestuário Confecção e Lanifícios, Portugal
2014
Concluded
Curso de Introdução à Etnografia Urbana (Outros)
Major in Etnografia Urbana
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2012/07/05
Concluded
Música (Mestrado)
Major in Solista
Hochschule für Musik FHNW, Switzerland
6 (6)
2010/07/01
Concluded
Música (Mestrado)
Major in Guitarra
Hochschule für Musik FHNW, Switzerland
5,9 (6)
2008/07/18
Concluded
Música (Licenciatura)
Major in Guitarra
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
18 (20)
Affiliation

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2019/04/20 - Current Orchestra Manager Orquestra XXI (Audivi Vocem - Associação Cultural), Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2023/06/01 - Current Diretor Executivo Academia Internacional de Marvão para a Música, Artes e Ciências, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2021/05/01 - 2022/06/30 O Clube de Cinema de Campanhã
253119
Researcher
Associação Cultural Figura Nacional, Portugal

Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluded
2019/01/01 - 2019/12/31 Instituto de Sociologia da Universidade do Porto
UID/SOC/00727/2019
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Ferro, Lígia; Thomson, Pat; Poveda, David; Lopes, João Teixeira; Azevedo, Natália; Veloso, Ana Luísa; Setrafino, Irene; Fesch, Gil; Teixeira, Rute. ETHNOARTS - Etnographic Explorations of the Arts and Education: book of abstracts. Porto, Portugal: Universidade do Porto. Faculdade de Letras. Instituto de Sociologia. 2017.
    Published
  2. Fesch, Gil. De um fio indizível: Livro de memórias do Coral de Letras da Universidade do Porto. Porto, Portugal: Edições Afrontamento. 2017.
    Published
Book chapter
  1. Fesch, Gil. "A sociologia da música e os seus fundadores: Para uma reapreciação diacrónica". In More than loud: os mundos dentro de cada som. Porto: Afrontamento. Porto, Portugal: Edições Afrontamento, 2015.
    Published
Conference paper
  1. Fesch, Gil. "Isolation: towards the politics of new music. Reflections on the momentum of new music in Portuguese Cultural Policy". Paper presented in Keep It Simple Make It Fast! An Approach to Underground Music Scenes, Porto, 2014.
    Published
Journal article
  1. Fesch, Gil. "Teoria Social e Estética: Sobre o Desígnio Interdisciplinar". Análise Social 223 (2017): 432-443.
    Published
  2. Fesch, Gil. "Rumo a uma etnografia da música contemporânea: Prólogo para um projeto de investigação". Revista Crítica de Ciências Sociais 109 (2016): 163-184.
    Published
  3. Fesch, Gil. "From Kant to Raymond Williams: An Outlook of Western European Cultural Policy". Revista Lusófona de Estudos Culturais 2 2 (2014): 23-33.
    Open access • Published
Thesis / Dissertation
  1. "Os Impasses da Música Contemporânea: Estudo qualitativo pluriperspetivado em contexto de ensemble". PhD, Universidade do Porto Faculdade de Letras, 2020.

Artistic / Performance

Video recording
  1. Fesch, Gil; Nuno Marques Pinto; Ricardo Fino (Director). 2014. Helmut Lachenmann - Salut für Caudwell, Musik für Zwei Gitarristen.
  2. Fesch, Gil; Ricardo Fino (Director). 2013. Federico Mompou - Suite Compostelana.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2016/02/26 A música como tópico para a sociologia II Ciclo de Conferências em Sociologia
Escola Secundária de Penafiel (Penafiel, Portugal)
2016 Teoria Social e Estética Jornadas de Reflexão Científica do IS-UP
Universidade do Porto Instituto de Sociologia (Porto, Portugal)
2016 Rumo a uma etnografia da música contemporânea IX Congresso Português de Sociologia — Portugal, território de territórios
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2016 Towards an Ethnography of New Music ESA Arts — 9th Midterm Conference of the RN-Sociology of the Arts. Arts and Creativity: Working on Identity and Difference
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2015/05/28 Remix Ensemble. A sociologia da música amarrada à âncora
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2015 Towards the Politics of Music Classical Music and its Audiences in the Digital Era
Hall de la Chanson (Paris, France)
2015 The sociology of music and its founders: a diachronic review Keep it Simple, Make it Fast! Crossing Borders of Underground Music Scenes
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2015 Approaching music in sociological terms. Remix Ensemble and the ethnographic turn Keep it Simple, Make it Fast! Crossing Borders of Underground Music Scenes
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2014 Isolation: towards an ethnography of new music Keep it Simple, Make it Fast! Underground Music Scenes and DIY Cultures
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2014 A sociologia da música e os seus fundadores: para uma reapreciação diacrónica More than Loud! Os mundos dentro de cada som
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2017/09/14 - 2017/09/15 Perspectives of Art Education and Sustainable Development and ENO Meeting (2017/09/14 - 2017/09/15)
Conference (Member of the Organising Committee)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017/06/21 - 2017/06/23 ETHNOARTS - Ethnographic Explorations of the Arts and Education (2017/06/21 - 2017/06/23)
Conference (Member of the Organising Committee)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016/09/08 - 2016/09/10 ESA Arts - 9th Midterm Conference of the RN-Sociology of the Arts. Arts and Creativity: Working on Identity and Difference (2016/09/08 - 2016/09/10)
Conference (Member of the Organising Committee)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016/07/17 - 2016/07/22 Keep It Simple Make It Fast — DIY Cultures, Places and Spaces (2016/07/17 - 2016/07/22)
Conference (Member of the Organising Committee)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015/07/13 - 2015/07/17 Keep It Simple Make It Fast — Crossing Borders of Underground Music Scenes (2015/07/13 - 2023/07/17)
Conference (Member of the Organising Committee)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2014/07/08 - 2014/07/11 Keep It Simple Make It Fast (2014/07/08 - 2014/07/11)
Conference (Member of the Organising Committee)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2020/06/08 Caderno de Apoio às Aulas Coletivas de Guitarra. Trabalho de natureza profissional para a obtenção do título de Especialista no âmbito da Área de Música.
(Thesis) Arguer
Paulo Jorge Rodrigues Costa Ramos (Other)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2020 - 2020 Cidades, Comunidades e Territórios
2018 - 2018 Tapuya: Latin American Science, Technology and Society
2016 - 2016 Revista Colombiana de Ciencias Sociales
2016 - 2016 Working Papers do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto
Distinctions

Award

2013 2.º Prémio ex-aequo no Concorso Internazionale Antonio Salieri
Associazione Scuola d'Istrumenti ad Arco Antonio Salieri Legnago, Italy
2008 Prémio ESMAE/Rotary Club do Porto
Rotary Club do Porto, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2007 1.º Prémio ex-aequo no 'Concurso Nacional de Guitarra de Ourém'
Conservatório de Música de Ourém e Fátima, Portugal
2003 1.º Prémio ex-aequo no 'IV Concurso de Guitarra de São João da Madeira'
Academia de Música de São João da Madeira, Portugal
2002 1.º Prémio no 'I Concurso Internacional de Guitarra do Fundão'
Academia de Música e Dança do Fundão, Portugal
2001 1.º Prémio no 'III Concurso de Guitarra de S. João da Madeira'
Academia de Música de São João da Madeira, Portugal

Other distinction

2011 Artista subvencionado pela Fondation Norbert Schenkel
Fondation Norbert Schenkel, Switzerland
2010 Artista subvencionado pela Schweizerische Interpretenstiftung
Schweizerische Interpretenstiftung, Switzerland