???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Luís Pipa

Citation names

  • Pipa, Luís

Author identifiers

Ciência ID
E51C-EE43-4195
ORCID iD
0000-0002-7885-1046

Knowledge fields

  • Humanities - Arts - Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy)

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English
French
German
Spanish; Castilian
Italian
Education
Degree Classification
2005/03/07
Concluded
PhD Performance (Doctor of Philosophy)
Major in Performance Musical (piano)
University of Leeds School of Music, United Kingdom
NA
1991/10/01 - 1992/09/30
Concluded
Master of Music in Performance Studies (Master)
Major in Performance Musical (piano)
University of Reading - Department of Music, United Kingdom
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
1994 - 2024 Assistant Professor (University Teacher) Universidade do Minho, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2013 - 2024 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2014 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade do Minho, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2000/10/01 - 2004/05/31 Não disponível
SFRH/BD/1298/2000
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Contract

Designation Funders
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos Humanísticos
UID/ELT/00305/2019
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 305 - 2011-2012
PEst-C/ELT/UI0305/2011
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Pipa, Luís. Fingering and Hand Position in Piano Playing: Analysis of Mutual implications with Examples from the Repertoire. Portugal: Tradisom. 2022.
    Published
Book chapter
  1. Pipa, Luís. "A presença em Júris no Reconhecimento da Carreira". In Helena Sá e Costa – Fotobiografia, 251-266. Porto, Portugal: Afrontamento, 2023.
    Published
  2. Pipa, Luís. "A pintura como fonte inspiradora da criação da suite para piano Sombras". In Ouvir e escrever Paisagens Sonoras - abordagens teóricas e (multi) disciplinares, 455-479. CEHUM, 2020.
    Published
  3. Pipa, Luís. "Da aldeia para o mundo: as evocações das raízes minhotas de Luiz Costa em “Murmúrios das Fontes” e “Campanários” do ciclo Poemas do Monte para piano". In Geografias Culturais da Música, 67-85. Lab2.PT, 2020.
    Published
  4. Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro. "Mozart e 'la confidence': a história por detrás das variações mais célebres de todos os tempos". Universidade do Minho. Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), 2018.
  5. Pipa, Luís. "Contextos de expressividade na interpretação de repertório pianístico". In Pensar a Música III, 73-80. Sociedade Musical de Guimarães, 2018.
  6. Pipa, Luís. "Interpretação e renovação: A figura inspiradora de Liszt e os “Estudos de Performance” do GuimaraMUS 2012". In Pensar a Música II, 87-101. Guimarães, Portugal: Sociedade Musical de Guimarães/Fundação Cidade de Guimarães, 2014.
    Published
  7. Pipa, Luís. "O Pedal no Ensino do Piano". In Perspectivando o Ensino do Instrumento Musical no Séc. XXI, 63-81. Évora, Portugal: UnIMeM, Fundação Luís de Molina, 2011.
    Published
Conference abstract
  1. Pipa, Luís. "Music for My Children: da concepção à concretização". Paper presented in VIII Encontro Nacional da EPTA PORTUGAL, Coimbra, 2023.
    Published
  2. Pipa, Luís. "A importância da transmissão de princípios sólidos de dedilhação nas diferentes fases do ensino do piano". Paper presented in Festival de Piano de Alcochete, Alcochete, 2022.
    Published
  3. Pipa, Luís. "Ressonâncias expandidas nos recitativos do primeiro andamento da sonata para piano op. 31 nº 2«Tempestade» de Ludwig van Beethoven". Paper presented in II Congresso Internacional Paisagens Sonoras – Os sons, a música e a arquitetura, Braga, 2021.
    Published
  4. Pipa, Luís. "'Popular Traditions with Spanish Flavours in Philipp Scharwenka’s Humoreske and Mazurka, Op. 13". Paper presented in 43rd International Epta Conference, Madrid, 2021.
    Published
  5. Pipa, Luís. "Pérolas escondidas do repertório para jovens pianistas: as Seis Sonatinas em Miniatura, op. 136, de Carl Reinecke". Paper presented in Colóquio Questões de Ensino Musical, Braga, 2021.
    Published
  6. Pipa, Luís. "O processo criativo da suite para piano Sombras e a pintura de Alvaro Rocha". Paper presented in VII Encontro Nacional da EPTA PORTUGAL, 2021.
    Published
  7. Pipa, Luís. "Óscar da Silva, O Poeta Melancólico do Piano’". Paper presented in VI Encontro Nacional EPTA Portugal, 2020.
  8. Pipa, Luís. "Entering the spirit of Mozart: the construction of a new ending to the Fantasy in D minor, K. 397". Paper presented in 41st EPTA-Conference- Piano and More, Viena, 2019.
    Published
  9. Pipa, Luís. "Vagueando pelo espírito de Mozart: a concretização de um novo final para a Fantasia em Ré menor, K. 397". Paper presented in V Encontro Nacional EPTA Portugal, 2019.
    Published
  10. Pipa, Luís. "A pintura como fonte inspiradora da criação da suite para piano Sombras. In Livro de resumos". Paper presented in Congresso Internacional Paisagens Sonoras, 2019.
    Published
  11. Pipa, Luís. "A dimensão interpretativa de Vianna da Motta através das suas edições de Beethoven". Paper presented in IV Encontro Nacional EPTA Portugal - O Piano e as suas pedagogias: o legado de grandes vultos ao longo da, Espinho, 2018.
  12. Pipa, Luís. "Portuguese prodigy pianists and composers Vianna da Motta and António Fragoso". Paper presented in 40th EPTA Conference-Piano Prodigies, Valleta, 2018.
    Published
  13. Pipa, Luís. "Mozart e ‘La Confidence’: a história por detrás das variações mais célebres de todos os tempos". Paper presented in Encontro Internacional Geografias Culturais da Música, Braga, 2018.
    Published
Conference paper
  1. Pipa, Luís. "Revisiting Beethoven through Vianna da Motta’s interpretative scores of the Piano Sonatas op. 7 and 31 no. 2 “Tempest”.". Paper presented in EPTA International Conference, 2020.
    Published
  2. Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro. "Inspiring new beauties in Mozart's piano sonatas". 2017.
  3. Pipa, Luís. "Fingers as Individuals The pianist’s art of choosing the right fingering". Paper presented in International Symposium on Performance Science, Viena, 2013.
    Published
  4. Pipa, Luís. "Performance Musical: O papel do intérprete na música erudita ocidental". Paper presented in XI Colóquio de Outono Estudos Performativos Global Performance-Political Performance, Braga, 2010.
    Published
  5. Pipa, Luís. "The art of hand-splitting: Vianna da Motta’s contribution toward a better rendering of Beethoven’s sonata op. 31/2". Paper presented in International Symposium on Performance Science, Porto, 2007.
    Published
  6. Pipa, Luís. "Vianna da Motta’s interpretative scope, as illustrated through his performing score of Beethoven’s Piano Sonata op. 7". Paper presented in Performa’07. Encontros de Investigação em Performance, Aveiro, 2007.
Edited book
  1. Pipa, Luís. Stephen Heller, Estudos para piano op.45. Viana do Castelo: Academia de Música de Viana do Castelo. 1998.
    Published • Editor
Journal article
  1. Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro. "As dedilhações do álbum Gradual para piano de Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) como evidência de um pensamento técnico consolidado". (2023): https://hdl.handle.net/1822/88720.
    10.21814/diacritica.5203
  2. Pipa, Luís. "The fingerings for the piano album Gradual by Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) as evidence of a consolidated technical thinking". (2023): https://doi.org/10.21814/diacritica.5203.
    https://doi.org/10.21814/diacritica.5203
  3. Isabel Romero; Vera Fonte; Luís Pipa. "Evocando elementos extramusicais do Minho na aula de piano: Repertório contemporâneo português em contexto". Revista Portuguesa de Educação 34 2 (2021): 144-160. https://doi.org/10.21814/rpe.22282.
    10.21814/rpe.22282
  4. Romero,Isabel; Fonte,Vera; Pipa,Luís. "Evocando elementos extramusicais do Minho na aula de piano: Repertório contemporâneo português em contexto". (2021): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872021000200144.
  5. Romero, Isabel; Fonte, Vera; Pipa, Luís. "Evocando elementos extramusicais do Minho na aula de piano: Repertório contemporâneo português em contexto". (2021): https://doi.org/10.21814/rpe.22282.
    https://doi.org/10.21814/rpe.22282
  6. Lessa, Elisa; Pipa, Luís; Barceló, Ricardo. "Introdução". (2021): https://doi.org/10.21814/diacritica.719.
    https://doi.org/10.21814/diacritica.719
  7. Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro. "Iberian flavours emerging from Domenico Scarlatti’s and Carlos Seixas’ harpsichord sonatas". (2016): http://hdl.handle.net/1822/54542.
  8. Fonte, Vera; Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro. "Avoiding 'Fugue State' when playing Bach's fugues". (2016): http://hdl.handle.net/1822/54541.
  9. Harper, Nancy Lee; Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro. "EPTA Portugal: growing pains and progress". (2015): http://hdl.handle.net/1822/54552.
  10. Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro. "Bach, or Busoni? How insightful fingering options may enlighten the original spirit of the Chaconne in D minor". (2015): http://hdl.handle.net/1822/54543.
Online resource
  1. Pipa, Luís. Pipa, L. (2020) (Palestra) Revisiting Beethoven through Vianna da Motta's interpretative scores. 42nd Internation EPTA Conference. 2020. https://www.youtube.com/watch?v=vKMAFtFyxOQ.
Thesis / Dissertation
  1. Serra, Francisco António Pinto Beato. "A memorização de música para piano: aplicação de estratégias no estudo de uma valsa de Chopin". Master, 2022. https://hdl.handle.net/1822/89701.
  2. Fernandes, Victória da Costa. "O papel da percussão corporal na motivação dos alunos ao longo do processo de aprendizagem de piano e música de conjunto". Master, 2021. https://hdl.handle.net/1822/78470.
  3. Campinho, Maria Catarina dos Santos Coutinho Macedo. "O aquecimento criativo como potenciador de sucesso nas disciplinas de coro e formação musical no ensino vocacional". Master, 2021. https://hdl.handle.net/1822/78342.
  4. Ribeiro, Daniel Simão Mestre Viana. "Conceitos basilares da dedilhação nos primórdios da aprendizagem do piano". Master, 2021. https://hdl.handle.net/1822/78164.
  5. Almeida, Pedro Filipe Soares de. "Os sentidos e a acuidade musical: repercussões da sinestesia nas competências melódicas e harmónicas na disciplina de Formação Musical". Master, 2021. https://hdl.handle.net/1822/78251.
  6. Almeida, João Pedro da Cunha. "A importância do canto no ensino do piano". Master, 2021. https://hdl.handle.net/1822/78426.
  7. Pereira, Flávio Joaquim Oliveira. "A importância do Staccato no ensino da trompete, com incidência em duas versões do Método de J. B. Arban". Master, 2020. https://hdl.handle.net/1822/78110.
  8. "Exploring Memorisation Strategies in non-tonal piano repertoire". PhD, Royal College of Music, 2020.
  9. Oliveira, Catarina Dias Real de. "As danças de salão brasileiras como base para exercícios de desenvolvimento técnico e interpretativo no ensino de piano". Master, 2019. http://hdl.handle.net/1822/63513.
  10. Silva, João Miguel Moreira e. "Estudo mental no ensino do piano: implementação de estratégias no contexto de sala de aula no segundo ciclo do ensino básico". Master, 2019. http://hdl.handle.net/1822/66006.
  11. Romero, Isabel Antunes. "As referências extramusicais portuguesas no ensino de piano: uma abordagem contextualizada de repertório contemporâneo português". Master, 2019. http://hdl.handle.net/1822/63425.
  12. Freitas, Bárbara Serrano de. "Associação da cor à notação musical tradicional: efeitos na leitura e na compreensão musical global". Master, 2019. http://hdl.handle.net/1822/62193.
  13. Arede, Luís Carlos Ferreira Cardoso. "A tecnologia educativa ao serviço do estudo do piano: estratégias para uma assimilação mais eficaz do texto musical". Master, 2019. http://hdl.handle.net/1822/62060.
  14. Ribeiro, Isabel Alexandra da Costa Soares. "Contributos do repertório multicultural para performance coral". Master, 2019. http://hdl.handle.net/1822/63430.
  15. Luís, Bárbara Dias. "A técnica ao serviço da performance: aplicação de exercícios no estudo individual em prol da melhoria da execução técnica e performativa dos alunos de piano do 2º e 3º ciclo". Master, 2019. http://hdl.handle.net/1822/63742.
  16. Areia, Nuno André Ferreira Pinheiro. "Do repertório para a escala: estratégias criativas de ensino-aprendizagem de escalas e arpejos no ensino de piano". Master, 2019. http://hdl.handle.net/1822/63752.
  17. Fernandes, Teresa Berenice Dores. "Estratégias para o desenvolvimento da perceção auditiva na performance dos alunos de piano". Master, 2018. https://hdl.handle.net/1822/57771.
  18. Siebrits, Cecilia Marga. "Relatório de atividade profissional". Master, 2018. http://hdl.handle.net/1822/58320.
  19. Durães, Dora Isabel Correia. "A escola do século XXI: monitorização do estudo do violino através das novas tecnologias". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57108.
  20. Sousa, Eduardo Neves de. "Estratégias e práticas do ensino de mudanças de posição no violino". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57221.
  21. Ferreira, João Daniel Magalhães. "A abordagem de técnicas estendidas no contexto do Ensemble de Flauta Transversal". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57220.
  22. Pereira, Cíntia Andreia Alves. "O coro infantil na escola vocacional: contributo para uma seleção informada e alargamento de repertório". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/45693.
  23. Rego, Sofia Marlene Pereira do. "A respiração na prática do ensino da flauta transversal". Master, 2017. https://hdl.handle.net/1822/57216.
  24. Freitas, César Filipe Mendonça. "O multiculturalismo no ensino especializado da música". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57203.
  25. Almeida, Luís Miguel Tavares de. "A influência da música portuguesa no ensino do trombone". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/45688.
  26. Correia, Analisa Almeida de Sousa. "Leituras solfejadas: a escolha de excertos do repertório instrumental como estratégia de motivação". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57099.
  27. Silva, André Miguel Costa da. "A importância de uma embocadura eficiente no processo de ensino- aprendizagem da trompete". Master, 2017. https://hdl.handle.net/1822/45705.
  28. Hernández Vidal, Jorge. "El trabajo de la memoria en el piano: estudio de pasajes en contextos determinados". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/45183.
  29. Outón Gestido, Natalia. "La búsqueda de la expresividad en el piano: estrategias para estimular la musicalidad". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57194.
  30. Gonçalves, Sónia Alexandra Ferreira Macedo. "A voz cantada no ensino especializado de música". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57109.
  31. Bezerra, Mário de Jesus Fernandes da Cunha. "Percurso de vida: a formação musical ao encontro do instrumentista". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57755.
  32. Marinha, Paula Cristina do Monte Santa. "O movimento corporal como ferramenta pedagógica nas aulas de Classe Conjunto - Coro". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57715.
  33. Costa, Ana Filipa Alves. "A metáfora e a imagética: um contributo para a expressividade musical no ensino do violino". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/45195.
  34. Marques, Maria de Menezes Falcão Gomes. "A gravação audiovisual como estratégia pedagógica no ensino de piano em contexto de sala de aula". Master, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57265.
  35. Fangueiro, Rúben Manuel da Silva. "Relevância da atividade sensorial nos primeiros anos de aprendizagem do violino". Master, 2016. http://hdl.handle.net/1822/43909.
  36. Silva, Mara Alina Andrade Lopes Figueiredo da. "A criação e interpretação de personagem como veículo de expressão musical e consolidação da técnica violinística". Master, 2016. https://hdl.handle.net/1822/43925.
  37. Carriço, André Nogueira. "A aplicabilidade pedagógica do canto no ensino do violoncelo". Master, 2015. http://hdl.handle.net/1822/38146.
  38. Campos, Luís Filipe Brandão. "Música contemporânea de vanguarda como fator de motivação no ensino-aprendizagem do trombone". Master, 2015. http://hdl.handle.net/1822/44108.
  39. Pinho, Joana Rebelo de. "Finalidades do estudo de um instrumento musical: intervenção pedagógica com recurso a estratégias no ensino do violino para desenvolver a atenção seletiva". Master, 2015. http://hdl.handle.net/1822/41240.
  40. Campinho, Cosme Alberto Macedo Carneiro da Silva. "A importância do coro de pais como potenciador do sucesso escolar no contexto do ensino vocacional". Master, 2015. http://hdl.handle.net/1822/44110.
  41. Ferreira, Tiago Manuel Magalhães. "A participação dos pais na vida escolar do aluno no ensino vocacional de música". Master, 2015. http://hdl.handle.net/1822/44097.
  42. Vale, Christelle Veiga do. "Operacionalização do processo de raciocínio no estudo para o desenvolvimento técnico do violino". Master, 2015. http://hdl.handle.net/1822/38145.
  43. "O Clarinete na obra de Joaquim dos Santos: Contextualização, análise e interpretação". PhD, Universidade de Évora Escola de Artes, 2015.
  44. Teles, Ângela Raquel Machado. "O papel do Encarregado de Educação na autorregulação do aluno no contexto do ensino da viola d'arco". Master, 2014. http://hdl.handle.net/1822/37883.
  45. Peixoto, Paula Alexandra Ribeiro da Silva. "Percurso profissional do piano ao cravo". Master, 2014. http://hdl.handle.net/1822/37871.
  46. Santos, Ricardo Daniel Caló. "Motivação: uma ferramenta para a aprendizagem". Master, 2014. http://hdl.handle.net/1822/37926.
  47. Araújo, João Pontes de. "Audição musical orientada: aplicação de estratégias pedagógicas de audição para uma compreensão musical mais significativa". Master, 2014. http://hdl.handle.net/1822/37873.
  48. Andrade, Filipa Gomes Figueiredo de. "Leitura à primeira vista: componente imprescindível para o estudo bem-sucedido do piano". Master, 2014. http://hdl.handle.net/1822/30143.
  49. Ferreira, Natália Sofia Varela. "A concentração na prática instrumental do piano: métodos e estratégias de apoio ao estudo". Master, 2014. http://hdl.handle.net/1822/37872.
  50. Gonçalves, Cristiana de Sousa. "O aquecimento direcionado como ferramenta pedagógica no ensino do contrabaixo". Master, 2014. http://hdl.handle.net/1822/37882.
  51. Vincenti, Giosuè de. "Inclusão de compositores portugueses como fator de motivação no estudo básico do piano". Master, 2014. http://hdl.handle.net/1822/38114.
  52. Fontão, Vânia Sofia Oliveira. "O papel dos pais na motivação para o estudo - aprendizagem do violino". Master, 2014. http://hdl.handle.net/1822/38094.
  53. Magalhães, Eliana Teresa Azevedo de. "O trabalho instrumental no estudo individual de violino do ensino básico : uma proposta de metodologia". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28938.
  54. Abreu, Ana Filipa da Costa. "Ensino coletivo de violino: a escolha do repertório como fator motivacional na aprendizagem do instrumento". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28934.
  55. Fonte, Vera Maria Seco Afonso da. "Memorização de uma fuga do Cravo Bem Temperado de J. S. Bach : aplicação pedagógica de estratégias de memorização em alunos de piano do ensino vocacional". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28984.
  56. Marques, Ana Luísa Cadilhe. "Técnica da mão esquerda: uma ajuda essencial aos alunos de violoncelo do Ensino Básico". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28932.
  57. Silva, Mariana Freitas da. "A música tradicional portuguesa no ensino vocacional". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28962.
  58. Oliveira, António José Aguiar da Silva. "Repertório português para violoncelo: aplicabilidade pedagógica no ensino básico". Master, 2013. https://hdl.handle.net/1822/28931.
  59. Antunes, Ricardo Filipe Dias. "Estratégias de consciencialização do estudo em violino". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28960.
  60. Pereira, Ricardo André Gomes. "A influência da postura corporal na performance do trombone em alunos do 3º ciclo e secundário". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/44202.
  61. Cardoso, Sara Maria Soares. "Relatório de actividade profissional". Master, 2013. https://hdl.handle.net/1822/28968.
  62. Cancujo, Guilherme João da Silva. "A temática da infância na obra para piano de Luiz Costa: um contributo para a recolha e incorporação de repertório português no domínio da pedagogia do instrumento". Master, 2009. http://hdl.handle.net/1822/10986.
Translation
  1. Kenneth Hamilton; Pipa, Luís. Dançando à volta da Dança Macabra: Siloti, Stavenhagen, Vianna da Motta, e Tradições Interpretativas de Liszt. Guimarães: Sociedade Musical de Guimarães/Fundação Cidade de Guimarães.. 2013.
    Published

Artistic / Performance

Audio recording
  1. Pipa, Luís. 2023. "CD Clementi, Bomtempo, Czerny Piano Sonatas". In Clementi, Bomtempo, Czerny Piano Sonatas, Luís Pipa, piano, Tradisom.
  2. Pipa, Luís. 2022. "CD Obras de Eurico Thomaz de Lima". In Eurico Thomaz de Lima: Duetos-Gradual. Luís Pipa, piano, Tradisom.
  3. Pipa, Luís. 2020. "CD Revisiting Beethoven: Piano Sonatas opp. 7 and 31 no. 2 “Tempest”". In Revisiting Beethoven: Piano Sonatas opp. 7 and 31 no. 2 “Tempest” Luís Pipa, Piano, Tradisom.
  4. Pipa, Luís. 2020. "CD Óscar da Silva, Piano Music, Vol. I.". In Óscar da Silva, Piano Music, Vol. I. Images op. 6, Embalos, Românticas, Dolorosas (Musique Intime) op. 11, Toccata Classics.
  5. Pipa, Luís. 2020. "CD Philipp Scharwenka Piano Music, Volume One". In Philipp Scharwenka Volume one. Romantische Episoden op. 65; Tonbilder in Kleinen Rahmen op.69; Für die Jügend op. 71, Toccata Classics.
  6. Pipa, Luís. 2019. "CD Clementi, Beethoven, Dussek, Reinecke: Sonatinas". In Clementi, Beethoven, Dussek, Reinecke: Sonatinas, Tradisom.
  7. Pipa, Luís. 2018. "CD Mozart, Piano Music". In CD Mozart, Piano Music, Luís Pipa, piano, Tradisom.
  8. Pipa, Luís. 2018. "CD José Vianna da Motta: Piano Music". In José Vianna da Motta: Piano Music, Luís Pipa, piano, Toccata Classics.
  9. Pipa, Luís. 2009. "Obras de Pipa, Seixas, Bomtempo Sousa Carvalho, Fragoso". In Portugal, DN.
  10. Simões, Sara Braga; Pipa, Luís; Academia das Artes da Maia (Producer). 2008. "Eurico Thomaz de Lima: canções, sonatina nº 2; canção sem palavras". In Eurico Thomaz de Lima canções e obras para piano, Câmara Municipal da Maia.
  11. Pipa, Luís. 2001. "Luiz Costa. Três peças op. 1; Fiandeira op. 2; Poemas do Monte op. 3; Oito prelúdios op. 9; Sonata em Fá sustenido menor". In Luiz Costa, Obras para piano, Numérica.
  12. Pipa, Luís. 2001. "Ana Magdalena Bach. As peças para instrumentos de tecla do pequeno livro de Ana M. Bach". In As peças para instrumentos de tecla do pequeno livro de Ana M. Bach, Academia de Música de Viana do Castelo/Tradisom. TRAD 030..
  13. António Durães; Pipa, Luís. 1999. "Canções de Luís Pipa, António Durães, Fernando Lapa, Kurt Weil, Garcia Lorca e George Gershwin". In Marcha para Dois Vapores, RUM.
  14. Pipa, Luís. 1998. "Stephen Heller: Estudos op. 45". In Stephen Heller: Estudos op. 45, Academia de Música de Viana do Castelo / Tradisom. TRAD 025.
  15. Pipa, Luís. 1997. "Schumann: Cenas Infantis op.15; Felix Mendelssohn: Peças da Infância op.72; Aram Katchaturian: Quadros da Infância; Claude Debussy: Children’s Corner.". In Sons da Infância, RUM.
  16. Pipa, Luís. 1996. "Wolfgang Amadeus Mozart: sonata em lá maior KV 331; sonata em dó maior KV 545; Ludwig van Beethoven: “Für Elise”; sonata em sol maior op. 49 nº 2; Franz Schubert: 18 valsas das “36 valsas originais, conhecidas como “Erste Waltzer” op. 9 D 365; 2 danças alemãs D 841". In Obras de Mozart, Beethoven e Schubert, Numérica.
  17. Pipa, Luís. 1995. "Johann Sebastian Bach: prelúdios. Pequenos prelúdios do Pequeno Livro de Wilhelm Friedemann Bach; 6 pequenos prelúdios para principiantes de instrumentos de tecla.; Pequenos prelúdios da colecção de Johann Peter Kellner. Carlos Seixas: sonatas em dó maior nº 6; em dó menor nº 16; em dó menor nº 14; em dó menor nº 27; em sol menor nº 55; em si bemol maior nº 77; Domenico Scarlatti: sonatas em dó ma". In Bach, Seixas, Scarlatti, GAM.
  18. Pipa, Luís. 1995. "Sombras". In Sombras, GAM.
Musical composition
  1. Pipa, Luís. TriUM Impressions I. AVA Musical Editions, 2022.
  2. Pipa, Luís. Portugal: Suite em 4 andamentos. AVA Musical Editions, 2022.
  3. Pipa, Luís. Music for My Children: 7 peças para piano.. AVA Musical Editions, 2022.
  4. Pipa, Luís. My Beautiful Blue Country: Peça para piano inspirada no Hino Nacional “A Portuguesa” de Alfredo Keil. AVA Musical Editions, 2022.
  5. Pipa, Luís. Sombras, Suite para piano. AVA Musical Editions, 2011.
Activities

Association member

Society Organization name Role
2014 - Current EPTA Portugal Presidente
Distinctions

Award

1999 Prémio Galardões “A Nossa Terra” - Categoria Música
Direnor, Portugal
1980 1º Prémio. IV Concurso Nacional de Música em Piano, Categoria A
Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, Portugal

Title

2023 Sócio Honorário
Associação Portuguesa de Escritores, Portugal

Other distinction

2024 Diploma of Excellence for the exceptional guidance of the students awarded in the competition to professor Luís Pipa, University of Minho, Portugal
International Online Piano & Organ Competition Festival 4 Arts. , Romania
2023 Certificate of Recognition “In recognition of exceptional dedication & outstanding achievements in music teaching, and remarkable student accomplishment”. Nobel Artist International Music Competition 2023 (Inaugural edition).
Nobel Artist International Music Competition , Canada
2021 Certificate of Achievement “For the extraordinary dedication and achievement in the field of teaching music”.
2021 Certificate of Achievement “For the extraordinary dedication and achievement in the field of teaching music
21st Century Talents Keyboard Competition, Canada
2021 Certificate Awarded to Luís Pipa For a Successful Creative Activity and Professional Skills with a High Level of Preparation in the Competition
Magic Muse Award International Online Piano Competition, Russia
2021 Excelence Diploma “In recognition of your hard work and great results obtained in preparing your students for international competitions”
Concurso International Arts Festival Magic Sounds of Romania, Romania
2012 Top 100 Educators 2012
International Biographical Centre / Cambridge Certificate for Outstanding Educacional Achievemet, United Kingdom