???global.info.a_carregar???
Marta Maria Cordeiro Lopes. Doutorada em Marketing pelo ISCTE, mestre em Ciências Empresariais, com especialização em Gestão, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial pelo INDEG / ISCTE e licenciada em Comunicação Empresarial pelo ISCEM. Investiga na área de stakeholders, responsabilidade social e marketing farmacêutico no CICANT - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias da ULHT.  Leciona disciplinas na área de marketing na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias desde 2006 e no Instituto Superior de Gestão desde 2012, tanto em licenciaturas como pós-graduações e mestrados.  Teve uma carreira profissional no Brasil, no Chile e em Cabo Verde ligada à direção de vendas e marketing. Foi colunista no Diário Económico e no Jornal de Negócios, formadora na Fundação Eugénio de Almeida e assessora de imprensa da João Portugal Ramos Vinhos. Atualmente desempenha funções de consultoria no Central Pharma Group na área de marketing e desenvolvimento de novos negócios.
Identification

Personal identification

Full name
Marta Maria Cordeiro Lopes

Citation names

  • Lopes, Marta

Author identifiers

Ciência ID
E91A-D624-5822
ORCID iD
0000-0001-8788-8230

Email addresses

  • marta.lopes@ulusofona.pt (Professional)

Addresses

  • Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ECATI - Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e TI. Campo Grande, 376, 1749-024, Lisboa, Portugal (Professional)

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Media and Communications
  • Social Sciences - Economics and Business - Business and Management
  • Social Sciences - Economics and Business - Business and Management

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Advanced (C1)
French Advanced (C1) Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2008 - 2015
Concluded
Marketing (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"A Influência dos Stakeholders na Formulação da Responsabilidade Social Empresarial" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom por Unanimidade
2007 - 2007
Concluded
Formador Certificado (Outros)
Instituto de Emprego e Formação Profissional, Portugal
1995 - 1999
Concluded
Gestão, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"As Vantagens do Franchising e a Evolução das Redes ao Longo do Ciclo de Vida das Organizações - Mercado Brasileiro" (THESIS/DISSERTATION)
15
1989 - 1993
Concluded
Comunicação Empresarial (Licenciatura)
Instituto Superior de Comunicação Empresarial, Portugal
"Diagnóstico de Cultura e Clima Organizacional" (THESIS/DISSERTATION)
15
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2015/09 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012/09 - 2022/07/01 Assistant Professor (University Teacher) Business and Economics School, Portugal
2006/09 - 2015/09 Assistant (University Teacher) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2015 - 2022 Técnico Superior (Técnico Superior) Central Pharma Group, Portugal
2010 - 2019 Técnico Superior (Técnico Superior) Wonders Consulting, Cape Verde
2001 - 2006 Técnico Superior (Técnico Superior) echiron, Portugal
2000 - 2000 Técnico Superior (Técnico Superior) Grupo Multiópticas América Latina, Chile
1997 - 2000 Técnico Superior (Técnico Superior) Grupo Sola International, Brazil
1994 - 1997 Técnico Superior (Técnico Superior) Emirec e Ideia Certa, Portugal
1992 - 1994 Técnico Superior (Técnico Superior) William M. Mercer, Portugal
Outputs

Publications

Conference paper
  1. Lopes, Marta; Santos, Cristina. "Digital Communication in Portugal: the impact of Covid 19". Paper presented in 10th International Days / Digital Capitalism and Communication Symposium. Uskudar University Communication Faculty, Istambul, 2023.
    Accepted
  2. Lopes, Marta; Luis, Lourenço. "Disrupção da Comunicação: A Farmácia Comunitária em Tempos de Covid 19". Paper presented in XII Congresso da SOPCOM, Lisboa, 2022.
    Submitted
  3. Lopes, Marta. "Covid and SMS: A Case Study in Community Pharmacy in Portugal". Paper presented in III Congreso Internacional de Comunicación Especializada en la Sociedad de la Información, Zaragoça, 2022.
    Published
  4. Lopes, Marta. "O Significado das Indústrias Criativas e Culturais em Portugal". Paper presented in VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual, 2021.
    Published
  5. santos, cristina; Lopes, Marta; Estrela, Rui. "The Construction of the Identity of Young Adults Through the Consumption of Clothing and Footwear Brands". Paper presented in Annual International Scientific Conference on Economic Development and Legacy of Simon Kuznets, Kharkiv National University of Economics, Kharkiv, 2019.
  6. santos, cristina; Lopes, Marta; Estrela, Rui. "The Identity Reflection of Clothing and Footwear Brands". Paper presented in 6th Annual International Colloquium on Branding, Athens, Greece, Atenas, 2018.
    Submitted
  7. santos, cristina; Lopes, Marta; Estrela, Rui. "Determinants Factors in the Construction of the Identity of Young Adults Through the Consumption of Clothing and Footwear Brands". Paper presented in ICMD International Conference on Marketing and Design Intersections and Challenges, Faro, 2018.
Conference poster
  1. Lopes, Marta; Lourenço, Luis; Lemsaddek, Abdelhak ; Pais, jose. "Análise e Estudo do Impacto dos Teste TRAg num Grupo de Farmácias". Paper presented in 14º Congresso das Farmácias, 2023.
  2. Lourenço, Luis; Lopes, Marta; Reis, Ligia. "Pharmacy-Practice Research: Opinions and Perspectives from Researchers to a Pharmacy R D Unit". Paper presented in 1st International Conference FIP Pharmacy Practices Research: Postgraduate Students, Postdoctoral Fellows and Supervisors Symposium, 2018.
  3. Lourenço, Luis; Lopes, Marta; Silva, Anita; Reis, Ligia. "Pharmacy Marketing Strategies: Results from a Notoriety Study". Paper presented in 77 FIP World Congress of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences, 2017.
Journal article
  1. Lopes, Marta; António, Nelson. "Responsabilidade Social Empresarial em Portugal: Do Mito à Realidade.". International Business and Economics Review 7 (2016): 110-138. http://www.cigest.ensinus.pt/images/IBER7/IBER_7_2016_5._LOPES__ANT%C3%93NIO.pdf.
    Published
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2022 - 2023 O Impacto da Reputação Organizacional e da Confiança no Comércio Eletrónico – Estudo de Caso
Supervisor
Mestrado em Comunicação das Organizações (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2021 - 2022 O Comportamento do Consumidor Socialmente Responsável na Tomada de Decisão de Compra
Supervisor
Mestrado em Comunicação nas Organizações (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020 - 2021 A Influência da Responsabilidade Social Empresarial no Marketing Social
Supervisor
Mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020 - 2021 A Comunicação de Crise e a Proteção da Imagem e Reputação: Boeing Case Study
Supervisor
Mestrado em Comunicação das Organizações (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 - 2019 Relatório de Estágio: Trabalhar no setor de Marketing da empresa brasileira de cosméticos capilares Embelleze Portugal
Supervisor
Mestrado em Marketing (Master)
Business and Economics School, Portugal
2017 - 2019 The Brand Personality of the Portuguese Retail Sector Validating Aaker's Brand Personality Scale
Supervisor
Mestrado em Marketing (Master)
Business and Economics School, Portugal
2016 - 2018 Influência da Responsabilidade Social na Reputação Organizacional
Supervisor
Comunicação nas Organizações (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2018 Da Identidade Corporativa à Imagem Visual - Um estudo de caso
Supervisor
Comunicação nas Organizações (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2018 Gestão de Conflitos - Relacionamento e Satisfação dos stakeholders
Supervisor
Comunicação nas Organizações (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2014 A Comunicação dos Festivais de Cinema nos Meios Digitais
Co-supervisor
Programação e Gestão Cultural (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2023/03 - 2023/03 Participação na organização da 10ª Semana da Comunicação com o Painel - Marketing Farmacêutico: Impacto da Guerra na Ucrânia na Farmácia Comunitária. (2023/03 - 2023/03)
Conference (Other)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2018/10 - 2018/10 Conferência “Lets Talk about brand relevance” para apresentação dos resultados do projeto de investigação “Fatores Determinantes na Construção da Identidade dos Jovens Adultos, através do Consumo de Marcas de Vestuário e de Calçado”. (2018/10 - 2018/10)
Conference (Member of the Organising Committee)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2019/03 - 2019/03 Moderadora do Painel “Comunicação nas Redes Sociais” na 7ª Semana da Comunicação organizada pelo Departamento de Ciências da Comunicação da ECATI - ULHT
Conference
Comunicação nas Redes Sociais
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018/05 - 2018/05 Participação no Programa Erasmus+ com apresentação do case study sobre o Samsung Galaxy Note 7 na Università degli Studi di Sassari, Itália.
Meeting
Programa Erasmus +
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2022 A Influência dos Estereótipos de Género na Comunicação de Marketing de Género
(Thesis) Main arguer
Raquel Alexandra Cardoso Medeiros (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2022 The Impact on Branding and Relational Marketing of Design Thinking – A Case Study at Trema Project
(Thesis) Main arguer
Maria da Piedade de Utra Machado Jardine Neto (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2021 Marketing Sensorial: Caso Parfois
(Thesis) Main arguer
Carolina dos Santos Fortio (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2021 O Impacto do Social Media nas Campanhas Políticas – Caso USA
President of the jury
Raquel dos Santos Pires Delgado (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 Marketing Pessoal – Uma Perspetiva Empírica
(Thesis) Main arguer
Euclides Afonso Lemba (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 O Luxo e a Sustentabilidade. Uma Aplicação à Sustentabilidade Ambiental no Grupo LMVH
President of the jury
Michelle Maria Reis (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 Análise de Impacto da Implementação de uma Estratégia de Inbound Marketing na Geração de Leads
(Thesis) Main arguer
Marta Oliveira (Master)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2023 - Current Membro do Conselho Científico da ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias de Informação da Universidade Lusófona.
Member
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2021 - Current Membro da Comissão de Admissão ao mestrado em Comunicação. Análise de todas as candidaturas de alunos, avaliando de acordo com os critérios pré-definidos.
Member
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - Current Vogal efetivo das Provas de Admissão para Maiores de 23 anos.
Member
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 - 2024 Membro da Comissão de admissão ao mestrado de Comunicação nas Organizações
Member
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 - 2022 Membro do Conselho Científico do Departamento de Ciências de Comunicação da ECATI Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias de Informação – ULHT.
Member
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2021 - 2021 Membro da Comissão Científica do VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual, Universidade Lusófona. Apoio na organização do evento.
Member
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 - 2019 Membro do Conselho Científico e Pedagógico da ECATI – Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias de Informação em representação dos investigadores das Unidades de Investigação Aprovadas pela FCT.
Member
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2021 - 2021 VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual Lisboa

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2018 - Current Gestão Operacional de Marketing Ciências da Comunicação - Publicidade e Marketing (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 - Current Teoria e Prática de Marketing Informática de Gestão (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015/09 - Current Relações Públicas e Imagem Mestrado em Comunicação Organizacional (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2010/09 - Current Marketing Internacional Comunicação Aplicada: Publicidade, Marketing e Relações Públicas (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2010/03 - Current Introdução ao Marketing Ciências da Comunicação e Cultura (Outros) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2006/09 - Current Teoria de Marketing Comunicação Aplicada: Publicidade, Marketing e Relações Públicas (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019 - 2023 Marcas e Ética Marketing e Estratégias de Marketing (Pós-Graduação) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019 - 2022 Marketing de Serviços Mestrado em Marketing (Mestrado) Business and Economics School, Portugal
2018 - 2022 Gestão, Marketing e Comercialização de Vinhos Enologia (Pós-Graduação) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2008 - 2019 Marketing nas organizações do terceiro setor Comunicação nas organizações do terceiro setor Empreendedorismo - apoio a desenvolvimento de novos negócios (Outros)
2008 - 2019 Marketing e Comunicação no terceiro setor Empreendedorismo - Marketing (Outros)
2017 - 2018 Plano de Marketing Ciências da Comunicação - Publicidade e Marketing (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012/09 - 2018 Fundamentos de Marketing Mestrado em Marketing (Mestrado) Business and Economics School, Portugal
2012/09 - 2014 Marketing Industrial e de Serviços Marketing (Licenciatura) Business and Economics School, Portugal
2007/09 - 2009/06 Atelier de Marketing (Outros) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Distinctions

Other distinction

2015 Vencedora do Ignite PhD ISCTE-IUL 2016 - Concurso de Comunicação de Ciência Recém-Doutorados
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal