???global.info.a_carregar???
Doutorada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Salgado de Oliveira. Formadora certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional de Portugal. Investigadora e professora na área de comunicação, desde 2010, com pesquisas financiadas pelos institutos CNPq e CAPES, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). Atua, especialmente, nas linhas de investigação do ensino da comunicação publicitária; branding, marketing e activismo digital; consumidor-cidadão; arquétipos e storytelling; planeamento de criação publicitária. É autora dos livros Planejamento da Criação Publicitária - A Construção Estética; Planejamento da Criação Publicitária - Polêmica e Empatia nas Redes Sociais; Planejamento da Criação Publicitária - Os Arquétipos e a Bússola Cognitiva (Ed. Appris, 2019). Professora e orientadora de trabalhos em Competências Digitais na Docência Superior, no master de Docência Superior na Universidad Internacional de La Rioja (Espanha).
Identification

Personal identification

Full name
Gabriela Bezerra Lima
Gender
Female

Citation names

  • Lima, Gabriela
  • G.B, LIMA

Author identifiers

Ciência ID
EC15-B00B-0C60
ORCID iD
0000-0001-8003-3838
LattesiD
http://lattes.cnpq.br/5428850574728353

Email addresses

  • gabi50@gmail.com (Professional)

Telephones

Mobile phone
  • 912825432 (Personal)

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Media and Communications - Media and Socio-cultural Communication

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
Spanish; Castilian Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
English Beginner (A1) Upper intermediate (B2) Beginner (A1) Upper intermediate (B2)
Catalan Intermediate (B1) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
2021/04/01 - 2021/06/30
Concluded
Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Outros)
Major in Educação
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
5
2013/03/01 - 2017/03/29
Concluded
Pós Graduação em Comunicação (Doutoramento)
Major in Publicidade e Propaganda
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
"Organon da Publicidade: Como os Arquétipos revertem a Polêmica em Empatia nas Redes Sociais Digitais " (THESIS/DISSERTATION)
Aprovada com distinção e louvor por unanimidade
2010/03/01 - 2012/02/28
Concluded
Pós Graduação em Comunicação (Mestrado)
Major in Publicidade e Propaganda
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
"A Publicidade do Terceiro Setor nas Redes Sociais Digitais: O Contrato de Comunicação Bidirecional" (THESIS/DISSERTATION)
20
2003/02/05 - 2007/12/27
Concluded
Comunicação Social (Licenciatura)
Major in Publicidade e Propaganda
Universidade Salgado de Oliveira - Campus de Recife, Brazil
"A Estética na Publicidade no Terceiro Setor." (THESIS/DISSERTATION)
20
2001/03/07
Concluded
Diploma Superior de Español (Outros)
Gobierno de España, Spain
37,63
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2023/03/13 - Current Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidad de la Rioja, Spain
2012/09/12 - 2021/07/20 Invited Associate Professor (University Teacher) Faculdade Boa Viagem, Brazil
Faculdade Boa Viagem, Brazil
2020/09/06 - 2020/09/09 Invited Associate Professor (University Teacher) Unipê - João Pessoa, Brazil
2020/03/01 - 2020/08/30 Associate Professor (University Teacher) Unipê, Brazil
2012/04/01 - 2020/04/01 Invited Associate Professor (University Teacher) Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brazil
2017/11/18 - 2019/01/30 Invited Associate Professor (University Teacher) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2016/04/01 - 2017/07/03 Associate Professor (University Teacher) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2015/02/01 - 2015/06/30 Trainee Assistant (University Teacher) Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2013/02/01 - 2013/06/30 Trainee Assistant (University Teacher) Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2012/03/01 - 2013/03/30 Associate Professor (University Teacher) Faculdade Marista, Brazil
2012/04/01 - 2012/12/30 Trainee Assistant (University Teacher) Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2011/02/01 - 2011/06/30 Trainee Assistant (University Teacher) Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2010/02/01 - 2010/06/30 Trainee Assistant (University Teacher) Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2007/02/01 - 2007/06/30 Tutor (University Teacher) Universidade Salgado de Oliveira - Campus de Recife, Brazil

Others

Category
Host institution
Employer
2013/02/04 - 2022/11/30 Consultora de Comunicação Jazzz Agência Digital, Brazil
2021/09/27 - 2022/09/27 Licença maternidade Jazzz Agência Digital, Brazil
2008/10/07 - 2008/12/19 Assessoria de Comunicação Fundação Mamíferos Aquáticos - Organização Não Governamental , Brazil
2006 - 2008 Consultoria de Comunicação Save the Children UK - Brazil Office, Brazil
2006/01/16 - 2006/06/21 Redatora Publicitária (estagiária) MV2 Comunicação e Varejo , Brazil
2003/11/01 - 2005/07/30 Estagiária de Comunicação Auçuba Comunicação e Educação, Brazil
Projects

Grant

Designation Funders
2013 - 2017 Organon da Publicidade: Como os Arquétipos Revertem Polêmica em Empatia nas Redes Sociais Digitais
PhD Student Fellow
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluded
2010 - 2012 A Publicidade do Terceiro Setor nas Redes Sociais Digitais: O Contrato de Comunicação Bidirecional
Master Student Fellow
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Lima, Gabriela. Planejamento da Criação Publicitária: A Construção Estética. Curitiba, Brazil: Appris. 2019.
    Published
  2. Lima, Gabriela. Planejamento da Criação Publicitária: Polêmica e Empatia nas Redes Digitais. Curitiba, Brazil: Appris. 2019.
    Published
  3. Lima, Gabriela. Planejamento da Criação Publicitária: Os Arquétipos e a Bússola Cognitiva. Curitiba, Brazil: Appris. 2019.
    Published
Book chapter
  1. Lima, Gabriela; Tavares, Dirceu; Figueiredo, Carolina. Corresponding author: Figueiredo, Carolina. "Construção da Marca Rádio Universitária Web da UFPE". In Rádio Universitária Web - Reflexões sobre um Modelo Coletivamente Construído, edited by Figueiredo, Carolina, 60-71. Recife, Brazil: Novas Edições Acadêmicas, 2016.
    Published
  2. Lima, Gabriela; TAVARES, D.. "Como os Professores Ensinam Redação Publicitária". In Práticas de Ensino de Publicidade, edited by CORREA, R. S, 127-147. Recife, Brazil: Editora UFPE, 2014.
    Published
  3. Lima, Gabriela; Tavares, Dirceu; Perez, Clotilde; Trindade, Eneus. "Como os Professores Ensinam Redação Publicitária Televisiva". In Por uma Publicidade Sempre Livre, edited by Perez, Clotilde; Trindade, Eneus, 476-495. São Paulo, Brazil, 2013.
    Published
  4. Karla Regina Macena Pereira Patriota; Lima, Gabriela; Tavares, Dirceu. Corresponding author: Karla Regina Macena Pereira Patriota. "O El Dorado das Redes Sociais". In A Natureza da Mídia Digital: novo paradigmas para publicidade. Recife, Brazil: Editora UFPE, 2013.
    Published
  5. PATRIOTA, K. R. M. P.; Lima, Gabriela; CHACEL, M. C. . Corresponding author: PATRIOTA, K. R. M. P.. "50 Anos de Pesquisa Marplan". In 50 Anos de Pesquisa Marplan. São Paulo, Brazil: Porto Palavra Editores Associados Ltda, 2013.
    Published
Conference abstract
  1. Lima, Gabriela; Tavares, Dirceu. "Conceitos da Psicologia no Ensino da Publicidade Digital". Paper presented in XI Propesq PP Ligh Plus, São Paulo, 2021.
    Published
  2. G.B, LIMA. "A Bússola Cognitiva como Método Pedagógico para o Planejamento da Criação Publicitária". Paper presented in XI Propesq PP Light Plus, São Paulo, 2021.
    Published
  3. Lima, Gabriela; TAVARES, D.. "Organon da Publicidade: Como os Arquétipos revertem Polêmica em Empatia nas Redes Sociais Digitais". Paper presented in VIII PROPESQ - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, Recife, 2017.
    Published
Conference paper
  1. Lima, Gabriela; Tavares, Dirceu. "Identidade e Humor na Construção da Marca Publicitária". São Paulo, 2015.
    Published
  2. Lima, Gabriela. "A Polêmica e a Empatia como Propulsoras de Campanhas de Ativismo Digital". Paper presented in NetAtivismo - Redes Sociais e Novas Práticas de Democracia, SãoPaulo, 2013.
    Published
  3. Lima, Gabriela; Tavares, Dirceu. Corresponding author: Tavares, Dirceu. "Proposta Pedagógica de Criação Publicitária I: metacognição da metodologia de criação do aluno". Paper presented in Intercom - XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Manaus, 2013.
    Published
  4. Lima, Gabriela. "A Polêmica nas Redes Sociais Digitais como Propagadora do Discurso do Terceiro Setor". Paper presented in XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Recife, 2011.
    Published
  5. Lima, Gabriela. "O Consumo da Publicidade com Apelo à Responsabilidade Socioambiental". Paper presented in Quem tem medo da pesquisa empírica? / INTERCOM - Congresso de Comunicação de Região Nordeste, Maceió, 2011.
    Published
  6. Lima, Gabriela; Tavares, Dirceu. "Controle Panóptico no Big Brother Brasil: uma estratégia de marketing relacional". Paper presented in XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Rio de Janeiro, 2005.
    Published
Journal article
  1. Patriota, Karla Macena; Lima, Gabriela Bezerra. "Projeção, representatividade e racionalidade: análise da recepção dos consumidores de baixa renda aos anúncios que usam personagens e pessoas reais". Signos do Consumo 15 2 (2023): e217877. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v15i2e217877.
    10.11606/issn.1984-5057.v15i2e217877
  2. Lima, Gabriela. "Tipos de Ativismo Digital e Ativismo Preguiçoso no Mapa Cultural.". REVISTA GEMInIS 1 (2012): 71-96. https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/99.
    Open access • Published
  3. Lima, Gabriela. "Dialogismo na Publicidade do Terceiro Setor nas Redes Sociais". Rastros - Joinville 1 14 (2011): 159-173. http://www.ielusc.br/aplicativos/ojs_necom/index.php/SECORD/article/view/34/55.
    Published
Report
  1. Auçuba. 2003. A Criança e o Adolescente na Mídia em Pernambuco.
    Assistant staff
  2. Auçuba. 2003. Desenvolvimento Infantil - uma pauta que pode mudar o futuro.
    Assistant staff
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/10/18 Personagens e pessoas reais na persuasão publicitária de consumidores com baixa renda. CONGRESSO INTERNACIONAL COMUNICAÇÃO E CONSUMO (COMUNICON) 2023
ESPM - Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (São Paulo, Brazil)
2021/06/16 Conferencista. Trabalho: Conceitos da Psicologia no ensino da Publicidade Digital XI ProPesq PP – Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brazil)
2019/05/23 Teorias pedagógicas no ensino da publicidade digital X Propesq PP – Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brazil)
2019/05/22 Mesa temática: Teorias pedagógicas no ensino da publicidade digital XI Propesq - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda
Universidade Federal de São Paulo (São Paulo, Brazil)
2017/05/24 Realidades regionais na formação e na empregabilidade dos novos publicitários VIII PROPESQ - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda
Universidade de São Paulo (Recife, Brazil)
2015/05/28 O diferencial do humor na construção de marcas publicitárias. VI PRÓ-PESQ - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brazil)
2015/05/27 Mesa temática: Marcas em múltiplas perspectivas - O diferencial do humor na construção de marcas publicitárias VI Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brazil)
2013/11/07 A Polêmica e a Empatia como Propulsoras de Campanhas de Ativismo Digital NetAtivismo - Redes Sociais e Novas Práticas de Democracia
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brazil)
2011/09/02 A Polêmica nas Redes Sociais Digitais como Propagadora do Discurso do Terceiro Setor XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
Intercom (Recife, Brazil)
2011/06/16 O Consumo da Publicidade com Apelo à Responsabilidade Socioambiental Quem tem medo da pesquisa empírica? / INTERCOM - Congresso de Comunicação de Região Nordeste
Intercom (Maceió , Brazil)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2023/03/13 - 2023/09/14 Diseño de una Mentoría Universitaria para estudiantes de primero ingreso de Ingeniería en la Universidad Politécnica Salesiana.
Supervisor
Docência Superior Universitária (Master)
Universidad Internacional de La Rioja, Spain
2023/03/13 - 2023/09/14 Propuesta de Programa de Estudios para Cátedra de Teclado Complementario en la Universidad Nacional de Cuyo.
Supervisor
Docência Superior Universitária (Master)
Universidad Internacional de La Rioja, Spain
2023/03/13 - 2023/09/14 Capacitación sobre las TIC a los docentes que pertenecen a Admisión y Nivelación en la Universidad Nacional de Chimborazo
Supervisor
Docência Superior Universitária (Master)
Universidad Internacional de La Rioja, Spain
2023/03/13 - 2023/09/14 Guía práctica para el desarrollo de las comunidades de aprendizajes de la Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales
Supervisor
Docencia Superior Universitária (Master)
Universidad Internacional de La Rioja, Spain
2023/03/13 - 2023/09/14 Kahoot - Dinamica Aplicable y Motivadora en el Proceso de Aprendizaje en Estadisica Descriptiva
Supervisor
Docência Superior Universitária (Master)
Universidad Internacional de La Rioja, Spain
2023/03/13 - 2023/09/14 Uso de metodologías activas apoyadas con la implementación de escáneres intraorales como herramientas digitales para el proceso de enseñanza aprendizaje. Propuesta de intervención para estudiantes de Odontología de 6to semestre.
Supervisor
Docência Superior Universitária (Master)
Universidad Internacional de La Rioja, Spain
2023/03/13 - 2023/09/14 La Gamificación en la Asignatura de Interpretación Bíblica en la Educación Teológica Superior
Supervisor
Docência Superior Universitária (Master)
Universidad Internacional de La Rioja, Spain
2023/03/13 - 2023/09/14 Aprendizaje Basado en Proyectos para la Construcción de Competencias Emprendedoras en Estudiantes de Ingeniería Química
Supervisor
Docência Superior Universitária (Master)
Universidad Internacional de La Rioja, Spain
2018/03/01 - 2018/09/21 O Marketing de Conteúdo Digital da Marca Skol: revertendo polêmicas em empatia
Supervisor of Maria Victoria Morais
Comunicação e Marketing em Redes Digitais (Specialization course)
Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brazil
2018/03/01 - 2018/09/21 O Uso de Arquétipos no Fortalecimento de Marcas no Ambiente Digital: O Caso Delikata
Supervisor of Omero Galdino da Silva
Comunicação e Marketing em Redes Digitais (Specialization course)
Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brazil
2017/01/01 - 2017/06/15 Plano de Marketing para a Divulgação do Serviço de Pizzaria, Restaurante e Churrascaria 'Pedro, o Rei da Carne de Sol'
Supervisor of Maria Cecília dos Santos Silva
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Degree)
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2017/01/01 - 2017/06/15 Mulheres de Poder - Uma pesquisa de mercado sobre lideranças femininas e desigualdade de gênero
Supervisor of Maria Eduarda Monteiro
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2017/01/01 - 2017/06/02 Estratégias de Comunicação para a empresa Divulgaê Produções
Supervisor of Arlindo Joaquim de Santana Neto
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Degree)
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2016/01/01 - 2016/06/27 Produção de videoclipe para divulgação da banda Montreal
Supervisor of Naínne de Oliveira Alcântara
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Degree)
2015/06/01 - 2015/12/30 Plano de Comunicação e Marketing Digital para O Boticário
Supervisor of Ewerson Luiz de Souza Silva
Comunicação e Marketing em Redes Digitais (Specialization course)
Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brazil
2015/06/01 - 2015/12/10 O Poder das Redes Sociais Digitais nas Manifestações Públicas: uma análise das ações de marketing digital da marca "Dilma Rousseff" no Clamor Virtual
Supervisor of Élisa Maria Henrique dos Santos
Comunicação e Marketing em Redes Digitais (Specialization course)
Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brazil
2015/06/01 - 2015/12/10 O Silêncio do Cais: Como a omissão da mídia pernambucana sobre o Movimento Ocupe Estelita afetou a sua credibilidade no ambiente digital
Supervisor of Mirella Bezerra de Lima
Comunicação e Marketing em Redes Digitais (Specialization course)
Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brazil
2013/03/01 - 2013/10/05 Marketing Político através do Facebook: Caso Geraldo Júlio
Supervisor of Rosália Maria Cavalcanti Vasconcelos
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Specialization course)
Faculdade Boa Viagem, Brazil
2013/02/01 - 2013/08/21 O Uso do Discurso do "Bairrista Pernambucano" como Ferramenta de Marketing Territorial na Facebook
Supervisor of Catharina Cibele Rosento
Comunicação Empresarial e Mídias Digitais (Specialization course)
Faculdade Boa Viagem, Brazil

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2015 - 2015 2° Simpósio Nordeste da Associação Brasileira de História da Religião (2015 - 2015)
Symposium (Member of the Organising Committee)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2007 - 2007 1º Seminário Internacional Sobre os Direitos das Crianças em Situações de Emergência (2007 - 2007)
Seminar (Co-organisor)
Save the Children UK - Brazil Office, Brazil
2007 - 2007 Projeto Formação em Diversidade (2007 - 2007)
Meeting (Co-organisor)
Save the Children UK - Brazil Office, Brazil
2004 - 2004 Seminários sobre a Campanha Registro de Nascimento Gratuito - Uma Certidão de Cidadania (2004 - 2004)
Seminar (Co-organisor)
Auçuba Comunicação e Educação, Brazil

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2024/01/22 Propuesta innovadora del uso del método socrático en la educación superior
(Thesis) Arguer
Xènia Segura Cuestas (Master)
Universidad Internacional de La Rioja, Spain
2019/02/25 Aquele que está em Cristo, já morreu para o mundo? O poder e a negociação no consumo evangélico pentecostal
(Thesis) Arguer
Drielle Lee Ribeiro de Andrade (Master)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2018/12/04 Cartilha Acolher / Associação Brasileira de Cannabis e Saúde
(Thesis) Arguer
Laís Mendonça Villachan Alves (Other)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2018/11/30 Propaganda Enganosa: Uma análise sobre a Black Friday na Cidade de Caruaru
(Thesis) Arguer
Thiago Pessoa Pimentel (Master)
Faculdade Boa Viagem, Brazil
2018/09/30 Tradição da doçaria artesanal na Feira de Caruaru, como Patrimônio Cultural de Pernambuco e valor estratégico
(Thesis) Arguer
Diogo Henrique Helal (Master)
Faculdade Boa Viagem, Brazil
2018/09/21 O Marketing de Conteúdo Digital da Marca Skol: revertendo polêmicas em empatia
Supervisor
Maria Victoria Morais (Other)
Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brazil
2018/09/21 O Uso de Arquétipos no Fortalecimento de Marcas no Ambiente Digital: O Caso Delikata
Supervisor
Omero Galdino da Silva (Other)
Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brazil
2018/09/05 Negócios Convergentes: Uma análise de como os telespectadores do ABTV 1ª Edição da TV Asa Branca/Globo está consumindo telejornal
(Thesis) Arguer
Jonathan Davi Alves Aleixo (Master)
Faculdade Boa Viagem, Brazil
2018/07/21 Análise da visibilidade por parte dos alunos dos cursos de gestão nos procedimentos e ações de sustentabilidade em uma instituição privada de ensino superior do agreste pernambucano
(Thesis) Arguer
Gilvan Florêncio da Silva (Master)
Faculdade Boa Viagem, Brazil
2018/07/03 Converse All Star: um olhar atual sobre o processo de criação de artistas independentes
(Thesis) Arguer
Vinícius de Albuquerque Silva (Other)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2018/06/28 Engajamento Social: A Influência das Campanhas de Marketing de Causa da Marca Avon para Consumidoras do Recife de 20 a 60 anos
(Thesis) Arguer
Heverlene Gadelha da Silva (Other)
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2018/06/26 Publicidade do Desejo: o inconsciente por trás da Coca- Cola e da Pepsi
(Thesis) Arguer
Deborah Bittencourt de Moura (Other)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2018/05/18 Valor de Marca para pais e alunos de um colégio particular na cidade do Recife
(Thesis) Arguer
Igor Pablo Augusto da Silva (Master)
Faculdade Boa Viagem, Brazil
2018/04/23 O discurso publicitário redentor e a crise econômica. Uma análise crítica do discurso publicitário para a nova classe trabalhadora brasileira
(Thesis) Arguer
Lívia Valença da Silva França (PhD)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2017/06/27 Planejamento de Comunicação em meios digitais para o reposicionamento do restaurante Big Bar
(Thesis) Arguer
Lígia Maria Lima da Rocha (Other)
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2017/06/27 Divulgação Institucional da barbearia Meu Chefe
(Thesis) Arguer
Danyela Vasconcelos Motta (Other)
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2017/06/27 O papel da publicidade na construção da identidade da mulher: "Minha beleza, minha escolha" da Dove
(Thesis) Arguer
Bianca Maria de Oliveira Rodrigues (Other)
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2017/06/19 O humor: Ferramenta de viralização no meio digital?
(Thesis) Arguer
Cleiton Pessoa de Menezes (Other)
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2017/06/15 Plano de Marketing para a Divulgação do Serviço de Pizzaria, Restaurante e Churrascaria 'Pedro, o Rei da Carne de Sol'
Supervisor
Maria Cecília dos Santos Silva (Other)
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2017/06/15 Mulheres de Poder - Uma pesquisa de mercado sobre lideranças femininas e desigualdade de gênero
Supervisor
Maria Eduarda Monteiro (Other)
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2017/06/12 Planejamento de Marketing Digital para academia Top Treino
(Thesis) Arguer
Alesson Sostenes Souza de Melo (Other)
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2017/06/02 Estratégias de Comunicação para a empresa Divulgaê Produções
Supervisor
Arlindo Joaquim de Santana Neto (Other)
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2017/02/08 Humanização de marca e apropriação da identidade nordestina nas redes sociais: análise da comunicação digital da Pitú
(Thesis) Arguer
Bruna Monteiro Revoredo (Other)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2016/06/27 Produção de videoclipe para divulgação da banda Montreal
Supervisor
Naínne de Oliveira Alcântara (Other)
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2015/12/30 Plano de Comunicação e Marketing Digital para O Boticário
Supervisor
Ewerson Luiz de Souza Silva (Other)
Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brazil
2015/12/16 Tecnologias Emergentes: o uso do mobile como estratégia de comunicação publicitária
(Thesis) Arguer
Juliana Silva Cavalcanti de Souza (Other)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2015/12/16 A Influência dos Meios de Comunicação na Formação da Sociedade Nazista Alemã
(Thesis) Arguer
Eduardo Arruda Alencar Pernambuco (Other)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2015/12/14 Preços Transparentes: uma estratégia de diferenciação de marca
(Thesis) Arguer
Jéssica Paiva (Other)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2015/12/10 O Poder das Redes Sociais Digitais nas Manifestações Públicas: uma análise das ações de marketing digital da marca "Dilma Rousseff" no Clamor Virtual
Supervisor
Élisa Maria Henrique dos Santos (Other)
Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brazil
2015/12/10 O Silêncio do Cais: Como a omissão da mídia pernambucana sobre o Movimento Ocupe Estelita afetou a sua credibilidade no ambiente digital
Supervisor
Mirella Bezerra de Lima (Other)
Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brazil
2015/02/24 Rolezinho e o Marketing Cultural: diálogos possíveis
(Thesis) Arguer
Hélio José Nunes da Silva Netto (Other)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2015 Publicidade Brasileira e a Ditadura da Beleza sob os Corpos Femininos: Estudo Comparativo de cases Marisa
(Thesis) Arguer
Thaís Gabriela dos Santos Menezes (Other)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2015 A Representação de Gênero Masculino nas Publicidades da Old Spice
(Thesis) Arguer
Almir de Albuquerque Philippini Neto (Other)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2015 Do Like ao Voto: análise da fanpage de Luciana Genro nas Eleições de 2014
(Thesis) Arguer
João Gabriel Freire da Cunha Nascimento (Other)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2015 Mais que Produtos, Um Estilo de Vida: Uma análise de marcas que colecionam seguidores
(Thesis) Arguer
Thays de Freitas Siqueira Terra (Other)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2015 Os Desafios da Comunicação para um Novo Conceito de SAC: a era 3.0
(Thesis) Arguer
Yago Goldberg da Nova Araújo (Other)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2015 Identidade Harleiro: a persona no processo de construção da imagem de marca da Harley-Davidson
(Thesis) Arguer
Antonieta Fernanda Mesquita Bezerra (Other)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2015 Humor e Publicidade: Análise do Discurso dos Comerciais das Havaianas
(Thesis) Arguer
Adélia Andrade de Araújo (Other)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2015 Estratégias de Comunicação para o Varejo: Volta às aulas Suape Papelaria
(Thesis) Arguer
Mariana Brasileiro Lima (Other)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2015 Projeto Janela UFPE
(Thesis) Arguer
Daniel Moura (Other)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2014/08/04 Análise das estratégias de Comunicação Online das Maisons de Luxo em Recife
(Thesis) Arguer
Luciana Cristina de Almeida Feitosa e Silva (Other)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2014 Estilo de Vida Colaborativo: Um Estudo com Usuário do Couchsurfing
(Thesis) Arguer
Isabelli Vasco (Other)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2013/10/05 Marketing Político através do Facebook: Caso Geraldo Júlio
Supervisor
Rosália Maria Cavalcanti Vasconcelos (Other)
Faculdade Boa Viagem, Brazil
2013/09/20 Piollin Grupo de Teatro - Plano de Comunicação
(Thesis) Arguer
Júlia de Almeida Magnoni (Other)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2013/08/21 O Uso do Discurso do "Bairrista Pernambucano" como Ferramenta de Marketing Territorial na Facebook
Supervisor
Catharina Cibele Rosento (Other)
Faculdade Boa Viagem, Brazil
2013 Plano de Comunicação e Marketing Digital para a Maturi Comunicação
(Thesis) Arguer
Bruno Barros (Other)
Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brazil
2013 Plano de Marketing Digital - Loja BitSex
(Thesis) Arguer
Alessandra Lopes (Other)
Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brazil
2012/06/18 Marketing de Matriz Participativa: uma estratégia mercadológica para publicidade em Redes Sociais
(Thesis) Arguer
Júlia Aires Rossiter (Other)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2009/11/26 A interatividade na publicidade com a consolidação das novas mídias
(Thesis) Arguer
Pedro Henrique Lopes de Carvalho (Other)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2008/06/19 Responsabilidade Social Corporativa: Até que ponto ela tem fins verdadeiramente sociais
(Thesis) Arguer
Alzileide Mendonça da Silva (Other)
Universidade Católica de Pernambuco, Brazil

Association member

Society Organization name Role
2021 - Current SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciência da Comunicação
2010 - Current Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Consulting

Activity description Institution / Organization
2015/10/18 - 2015/11/07 Consultoria em 'Formulação de conteúdos digitais em Storytelling' Jazzz Agência Digital, Brazil
2015/01/10 - 2015/02/17 Consultoria em 'Projeto de e-commerce' Jazzz Agência Digital, Brazil
2014/08/02 - 2014/08/27 Consultoria em 'Gerenciamento de crises para redes digitais' Jazzz Agência Digital, Brazil
2014/02/15 - 2014/03/12 Consultoria 'Criação de identidade digital de marcas digitais' Jazzz Agência Digital, Brazil
2013/09/01 - 2013/09/25 Consultoria 'Planejamento de mercado para empresas de comunicação digital' Jazzz Agência Digital, Brazil

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2023/09/11 - 2024/03/01 Competências Digitais para a Docência Universitária Docência Superior Universitária (Master Universitario) Universidad Internacional de La Rioja, Spain
2023/03/03 - 2023/09/22 Competências Digitais para a Docência Universitária Docência Superior Universitária (Master Universitario) Universidad Internacional de La Rioja, Spain
2012/09/20 - 2021/07/20 Branding Marketing Digital e Comunicação Corporativa (Pós-Graduação) Faculdade Boa Viagem, Brazil
2012/09/20 - 2021/07/20 Marketing Digital Marketing Digital e Comunicação Corporativa (Pós-Graduação) Faculdade Boa Viagem, Brazil
2020/09/06 - 2020/09/09 Técnicas de Negociação de Vendas Gestão de Vendas e Negociação. (Pós-Graduação) Unipê - João Pessoa, Brazil
2020/03/01 - 2020/08/30 Plano de Marketing Marketing (Licenciatura) Unipê - João Pessoa, Brazil
2020/03/01 - 2020/08/30 Pesquisa de Marketing Marketing (Licenciatura) Unipê - João Pessoa, Brazil
2020/03/01 - 2020/08/30 Gerenciamento de Projetos Marketing (Licenciatura) Unipê - João Pessoa, Brazil
2020/03/01 - 2020/08/30 Comércio Eletrônico Marketing (Licenciatura) Unipê - João Pessoa, Brazil
2020/03/01 - 2020/08/30 Desenvolvimento Sustentável Marketing (Licenciatura) Unipê - João Pessoa, Brazil
2020/03/01 - 2020/08/30 Comunicação Integrada Marketing (Licenciatura) Unipê - João Pessoa, Brazil
2020/03/01 - 2020/08/30 Análise de Mercado para Marketing Marketing (Licenciatura) Unipê - João Pessoa, Brazil
2012/09/12 - 2020/07/20 Mídias Sociais Marketing Digital e Comunicação Corporativa (Pós-Graduação) Faculdade Boa Viagem, Brazil
2012/09/12 - 2020/07/20 Orientação e avaliação de projectos de conclusão de curso de pós-graduação. Marketing Digital e Comunicação Corporativa (Pós-Graduação) Faculdade Boa Viagem, Brazil
2012/04/01 - 2020/04/01 Plano de Mídia Digital Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Pós-Graduação) Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brazil
2012/04/01 - 2020/04/01 Produção de Conteúdo para Mídias Digitais Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Pós-Graduação) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2012/04/01 - 2020/04/01 Publicidade on-line Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Pós-Graduação) Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brazil
2012/04/01 - 2020/04/01 Storytelling Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Pós-Graduação) Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brazil
2017/11/18 - 2019/01/30 Publicidade e Produção de Conteúdo Especialização em Marketing Digital e Mídias Sociais. (Pós-Graduação) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2016/04/01 - 2017/07/03 Criação Publicitária Publicidade e Propaganda (Licenciatura) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2016/04/01 - 2017/07/03 Redação Publicitária I Publicidade e Propaganda (Licenciatura) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2016/04/01 - 2017/07/03 Redação Publicitária II Publicidade e Propaganda (Licenciatura) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2016/04/01 - 2017/07/03 Teoria da Comunicação Publicidade e Propaganda (Licenciatura) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2016/04/01 - 2017/07/03 Rádio, Televisão e Cinema (RTVC) I Publicidade e Propaganda (Licenciatura) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2016/04/01 - 2017/07/03 Rádio, Televisão e Cinema (RTVC) II Publicidade e Propaganda (Licenciatura) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2016/04/01 - 2017/07/03 Atendimento Publicitário Publicidade e Propaganda (Licenciatura) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2015/02/01 - 2015/06/30 Construção da Identidade de Marcas Digitais Comunicação Social/Publicidade. (Licenciatura) Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2013/11/13 - 2013/11/13 Palestra: Planejamento de Comunicação para Redes Sociais Comunicação Social (Licenciatura) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brazil
2013/02/01 - 2013/06/30 Mídia Comunicação Social / Publicidade e Propaganda (Licenciatura) Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2013/04/15 - 2013/04/15 Palestra: A Publicidade e o Contrato de Comunicação Bidirecional Comunicação Social / Publicidade e Propaganda (Pós-Graduação) Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2012/02/01 - 2013/01/30 Publicidade na Web Sistemas para Internet (Licenciatura) Faculdade Marista, Brazil
2012/02/01 - 2013/01/30 Comunicação Sistemas para Internet (Licenciatura) Faculdade Marista, Brazil
2012/04/01 - 2012/12/30 Tutoria: Mídia na Educação Especialização em Mídia na Educação (Especialização pós-licenciatura) Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2012/03/26 - 2012/03/26 Palestra: O Bem na Rede: como as organizações do terceiro setor se projetam nas redes sociais digitais? Marketing (Licenciatura) Escola Superior de Marketing - ESM, Brazil
2012 - 2012 Palestra: Ativismo online e seu impacto no Marketing Digital. Conquistando o consumidor e gerenciando de crises Especialização em Comunicação e Marketing Digital (Pós-Graduação) Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brazil
2011/02/01 - 2011/06/30 Responsabilidade Socioambiental na Publicidade Comunicação Social / Publicidade (Licenciatura) Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2011 - 2011 Palestra: Estratégias polêmicas e buzz para redes sociais digitais Publicidade e Propaganda (Licenciatura) Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2010/09/27 - 2010/09/27 Palestra: Publicidade para o Terceiro Setor Publicidade e Propaganda (Licenciatura) Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2010/02/01 - 2010/06/30 Comunicação Empresarial Comunicação Social / Jornalismo (Licenciatura) Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2007/02/01 - 2007/06/30 Monitoria: Orientação de projectos de fim de curso. Publicidade e Propaganda (Licenciatura) Universidade Salgado de Oliveira - Campus de Recife, Brazil

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2020/03/26 - Current Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Reciis) (1981-6278) Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2021 - 2021 Avaliação de trabalhos submetidos ao Expocom / Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação Intercom, Brazil
2012/06/28 - 2012/06/30 Avaliação de trabalhos submetidos ao Expocom / Categoria Publicidade e Propaganda, Modalidade Fotografia publicitária (avulso) Intercom, Brazil
2011/09/06 - 2011/09/06 Avaliação de trabalhos submetidos ao XXXIV Expocom - Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação Intercom, Brazil