Identification
Personal identification
- Full name
- Cláudia Faria
Citation names
- Faria, Cláudia
Author identifiers
- Ciência ID
- ED14-CDC1-87DA
- ORCID iD
- 0000-0003-1278-8061
- Researcher Id
- K-7250-2012
- Scopus Author Id
- 7004073899
Email addresses
- cbfaria@ie.ulisboa.pt (Professional)
Addresses
- Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Alameda da Universidade, 1649-013, Lisboa, Lisboa, Portugal (Professional)
Websites
- http://www.ie.ul.pt/portal/page?_pageid=406,1303392&_dad=portal&_schema=PORTAL (Professional)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
- Natural sciences - Biological Sciences - Marine Biology
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) |
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Proficiency (C2) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2019/04/23 - 2019/05/07
Concluded
|
Data Scientist com R (Outros)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
|
2018 - 2018
Concluded
|
VI Workshop de Introdução à Plataforma Estatística R (Outros)
Universidade de Lisboa Faculdade de Medicina, Portugal
|
|
2016/01 - 2016/03
Concluded
|
Comunicar em Museus: quem e como? (Outros)
Casa Museu Anastácio Gonçalves, Portugal
|
|
2013/06/03
Concluded
|
Education (Doutoramento)
Major in Didactic of Science
Universidade de Lisboa, Portugal
"Museus de Ciência e Escolas: Um diálogo possível?" (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovado Distinção e Louvor |
2012 - 2012
Concluded
|
e-tutoria e modelação online (Outros)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
2009 - 2010
Concluded
|
Análise de dados em ciências sociais (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
18 |
2005 - 2006
Concluded
|
Education - Didactic of Science (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
19 |
2003 - 2006
Concluded
|
Dinâmica e capacidade de resiliência das comunidades de peixes residentes nas plataformas rochosas de Portugal Continental
(Pós-doutoramento)
Major in Ecologia Marinha
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
|
2001/05/23
Concluded
|
Biology (Doutoramento)
Major in Ecology and Biosystematics
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Biologia da Reprodução e Ecologia das Comunidades de Peixes Residentes nas Plataformas Rochosas Intertidais" (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovado com Distinção e Louvor |
1998 - 1998
Concluded
|
Conflict and cooperation: the roots of social behaviour (Outros)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
|
1997 - 1997
Concluded
|
Conservation Biology (Outros)
Associação Portuguesa de Biólogos, Portugal
|
|
1997 - 1997
Concluded
|
Sexual selection in animals (Outros)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
|
1993 - 1996
Concluded
|
Ethology (Etologia) (Mestrado)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
"Distribuição vertical e ocupação diferencial do habitat de Lipophrys pholis (Blenniidae), Coryphoblennius galerita (Blenniidae),
Gobius cobitis (Gobiidae) e Gobius paganellus (Gobiidae), na plataforma rochosa da costa do Estori" (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovado Muito Bom |
1992
Concluded
|
Biology - Recursos Faunísticos e Ambiente (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Eco-Etologia de peixes litorais" (THESIS/DISSERTATION)
|
15 valores |
1991 - 1991
Concluded
|
Curso Nacional de Mergulho Subaquático (Outros)
Centro Português de Actividades Subaquáticas, Portugal
|
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2020/10/23 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2014 - 2019 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2001/10/01 - 2013/07/31 | Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2003/10/01 - 2006/07/31 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal |
1996/10/01 - 2005/07/31 | Assistant (Polytechnic Teacher) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2023 - Current | Membro da Comissão Científica do doutoramento Ciências da Sustentabilidade | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Universidade de Lisboa, Portugal | ||
2019 - Current | Membro do Colégio Tropical | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Universidade de Lisboa, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2024 - Current | Membro do Grupo de Missão responsável pela revisão da Avaliação de Desempenho Docente | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2023 - Current | Coordenadora da Comissão Científica do Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal | ||
2023 - Current | Coordenadora do Mestrado em Cultura Científica e Divulgação das Ciências | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal | ||
2023 - Current | Coordenadora do Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal | ||
2023 - Current | Membro da Comissão de Acreditação do IE-ULisboa | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal | ||
2022 - Current | Membro da RedeMar da Universidade de Lisboa | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal | ||
2015/01 - 2020/11/22 | Principal Researcher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2013/10/01 - 2014/12/31 | Invited Scientist | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2010/01/01 - 2013/09/30 | Researcher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2008/10/01 - 2010/12/31 | Researcher | Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
2007/10/01 - 2008/09/30 | Bolsa de pós-doutoramento (Post-Doc Grant) | Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
2006 - 2007 | Bolsa de Pós-Doutoramento (Pos-Doc Grant) | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal |
2004/01/01 - 2006/12/31 | Auditor científico (Scientific Advisor) | Instituto de Avaliação Educativa, Portugal |
2003/01/01 - 2006/09/30 | Bolsa de pós-doutoramento (Post-Doc Grant) | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal |
1996 - 2000 | Bolsa de Doutoramento (PhD Grant) | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal |
1993 - 1995 | Bosla de Investigação Científica (Researcher Grant) | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2007/09 - 2008/09 | O papel dos museus na promoção do conhecimento nas ciências biológicas: O Aquário Vasco da Gama como modelo de estudo (The
role of museums in the promotion of knowledge in biological sciences: The Vasco da Gama Aquarium as a study model
SFRH/BPD/26939/2006
Researcher
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2006 - 2007 | Biogeografia e biodiversidade das plataformas rochosas da Península Ibérica (Biogeography and biodiversity of rocky platforms
in the Iberian Peninsula)
SFRH/BPD/26939/2006
Post-doc Fellow
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2003 - 2006 | Dinâmica e capacidade de resiliência das comunidades de peixes residentes nas plataformas rochosas de Portugal Continental
(Dynamics and resilience of resident fish communities of rocky shores in mainland Portugal)
SFRH/BPD/14478/2003
Researcher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
1996 - 2000 | Ecologia e Comportamento de duas espécies de peixes intertidais da costa portuguesa (Ecology and Behavior of two intertidal
fish species from the Portuguese coast)
PRAXIS XXI/BD/5666/95
PhD Student Fellow
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2023 - 2026 | Trans-national STEM teacher education focussing on transversal competence and sustainability education¿(acaSTEMy) - Coordinator
of the Portuguese team
101104631
Researcher
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Erasmus Plus
Ongoing
|
2022/02 - 2025/01 | European Co-construction of a Science Webcomics Series : "Bombastics" (ECOSCOMICS)
KA220-SCH-D325A38D
Researcher
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Erasmus Plus
Ongoing
|
2020/12/01 - 2023/08/31 | Highly Interactive Guidance Helpful For Leadership In Educationally Relevant Skills (High-Fliers)
KA203-1A1C867A
Researcher
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Erasmus Plus
Ongoing
|
2021/01/18 - 2023/01/17 | Era uma vez um peixe chamado Bacalhau… Para uma utilização sustentável dos recursos marinhos
EEA.BG.SGS3.005.2019
Principal investigator
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
EEAGrants - DGPM
Ongoing
|
2021 - 2023 | Era uma vez um peixe chamado bacalhau...para uma utilização sustentável dos recursos marinhos
PT-INNOVATION-0036
Principal investigator
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
EEAGrants - DGPM
Ongoing
|
2020/03 - 2022/02 | Roteiro Entre-Marés
FA_06_2017_011
Principal investigator
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Direção-Geral de Política do Mar
Ongoing
|
2019/09 - 2022 | SEA-THINGS: Learning Objects for Promoting the Ocean Literacy
Sea-Things - PO2020 - 2018
Supervisor
|
Direção Regional do Planeamento e Fundos Estruturais
Ongoing
|
2015/01/02 - 2020/01/01 | Science teachers and out-of-class teaching: How to support innovative science teaching?
IF/00958/2014/CP1226/CT0001
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2018/12 - 2019/12 | Makerspace na Escola – Um projeto para a educação no séc. XXI (Makerspace at School - A project for education in the XXI Century)
OPP418/387
Researcher
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Ciência Viva |
2015/08/21 - 2016/07/31 | Roteiro dos descobrimentos
PT02_2ºRPS_0017
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Governo da República Portuguesa Ministério do Mar
Concluded
|
2015/10 - 2016/07 | Roteiro dos Descobrimentos (Roteiro dos Descobrimentos: An App as a didactic resource)
PT02_2ºRPS_0017 - eeagrants
Principal investigator
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
EEA-Grants Direção-Geral de Política do Mar Concluded
|
2012/01 - 2015/12 | SAILS - Strategies for Assessment of Inquiry Learning in Science
EU. FP7 Capacities Programme S
Researcher
Dublin City University, Ireland
Intel Performance Learning Solutions Limited, Ireland Univerzita Pavla Jozefa Safárika v Kosiciach, Slovakia Uniwersytet Jagiellonski w Krakowie, Poland Malmö University University of South Denmark, Sweden Syddansk Universitet, Denmark King's College London, United Kingdom Szegedi Tudomanyegyetem, Hungary ATiT, Belgium University of Piraeus Research Centre, Greece Hacettepe Üniversitesi, Turkey Leibniz Universität Hannover, Germany Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
European Commission
Concluded
|
2014/12 - 2015/06 | Práticas integradas de educação formal e não-formal: Identificação, partilha e análise no ensino superior Português (Integrated
practices of formal and non-formal education: Identification, sharing and analysis in Portuguese higher education)
138/ID/2014
Researcher
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2012/01 - 2015/01 | Between tide marks: Integrating literacy's (iLit)
PTDC/CPE-CED/117923/2010
Principal investigator
Aquário Vasco da Gama, Portugal
Associação Viver a Ciência, Portugal Escola Superior de Educação de João de Deus, Portugal Fundação da Faculdade de Ciências, Portugal Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, Portugal Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Ciências, Portugal Associação Centro Ciência Viva de Estremoz, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2014/12/01 - 2014/12/01 | The nature of science in science teaching: How to support innovative science teaching
SFRH/BPD/99075/2013
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 4107 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4107/2011
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2010/01 - 2013/12 | Evaluation of the Physics and Natural Sciences Curriculum, third cycle of Basic Education
PTDC/CPE-CED/102789/2008
Researcher
Universidade Aberta, Portugal
Universidade de Évora, Portugal Universidade do Porto, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2007/01 - 2010/12 | History and Philosophy in Science Teaching
7th Framework Program
Researcher
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Universität Bremen, Germany Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit , Germany Oldenbrug University, Germany University of Reading, United Kingdom Istituto Tecnico Toscano and Fondazione Scienza e Tecnica, Florence , Italy Institute of Physics, Nicolaus Copernicus University, Poland Budapesti Muszaki es Gazdasagtudomanyi Egyetem, Hungary Hebrew University of Jerusalem, Israel Aristotle University of Thessaloniki, Greece University of Patras, Greece |
European Commission
Concluded
|
2008/05 - 2010/04 | Influência da predação na organização das comunidades intertidais de substrato rochoso (Influence of predation on the organization
of intertidal communities of rocky substrate)
PDCT/MAR/58544/2004
Researcher
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Instituto de Mar, Portugal Escola Superior de Educação de João de Deus, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2006/10/01 - 2008/09/30 | ESTUDO DAS COMUNIDADES DE PEIXES QUE UTILIZA AS PLATAFORMAS ROCHOSAS INTERTIDAIS DURANTE O PERÍODO DE PREIA- -MAR
SFRH/BPD/26939/2006
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2006/09 - 2007/08 | Intertidal rocky shore fish communities during high-tide: patterns of fish behaviour and use of space
POCTI/BSE/46825/2002
Researcher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2001 - 2004 | Biogeografia, fluxo genético e biodiversidade das comunidades de peixes das plataformas rochosas de Portugal (Biogeography,
genetic flow and biodiversity of fish communities on rocky platforms in Portugal)
PNAT/1999/BIA/15017
Researcher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade Concluded
|
1996/06/01 - 2000/05/31 | DISTRIBUIÇÃO VERTICAL E OCUPAÇÃO DIFERENCIAL DO HABITAT PELAS PRINCIPAIS ESPÉCIES DA ICTIOFAUNA RESIDENTE NO INTERTIDAL ROCHOSO
DA COSTA DE PORTUGAL CONTINENTAL
PRAXIS XXI/BD/5666/95
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
1997 - 2000 | Efeitos climáticos na ecologia dos peixes litorais: uma aproximação fenológica e translatitudinal (Climatic effects on the
ecology of coastal fish: a phenological and translatitudinal approach)
PRAXIS/3/3.2/EMG/1957/95
Researcher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
1993 - 1995 | Biologia reprodutiva de espécies de peixe residentes no litoral rochoso da costa Portuguesa (Reproductive biology of resident
fish species of the rocky coast of Portugal)
1313/MAR/92
Researcher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2012/01 - 2015/07 | Entre a terra e o mar: um projecto de integração de literacias
FCT (PTDC/CPE-CED/117923/2010)
Associação Viver a Ciência, Portugal
Escola Superior de Educação João de Deus, Portugal Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Journal issue |
|
Manual |
|
Online resource |
|
Preface / Postscript |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2024/07 | A banda desenhada como recurso para a aprendizagem de conceitos científicos complexos: dois exemplos centrados na evolução e na biodiversidade | IX Seminário Ibero-Americano CTS / XIII Seminário CTS
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2024/07 | A banda desenhada como recurso para a aprendizagem de conceitos científicos complexos: dois exemplos centrados na evolução e na biodiversidade | IX Seminário Ibero-Americano CTS / XIII Seminário CTS
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2024/05/09 | Ciência aos quadradinhos? A BD como contexto motivador para a aprendizagem (Demonstração) | Science Communication Conference /SciCom2024)
Universidade do Minho (Guarda, Portugal)
|
2024/01/20 | Workshop: Os bombásticos”: Uma série de episódios científicos de banda desenhada para o ensino secundário. | XX Encontro Nacional de Educação em Ciências. VI International Seminar on Science Education
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2024/01/18 | Potencialidades da heteroavaliação na capacitação de alunos do 8.º ano de escolaridade para a aprendizagem ao longo da vida. | XX Encontro Nacional de Educação em Ciências. VI International Seminar on Science Education
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2023/09/20 | Currículo local, uma oportunidade para abordagem das mudanças climáticas no ensino básico em Moçambique. | XII Conferência Científica 2023 – Investigação, extensão e inovação no contexto das mudanças climáticas
Universidade Eduardo Mondelane (Mozambique)
|
2023/09/04 | COMO PROMOVER A CONFIANÇA PÚBLICA NA CIÊNCIA? UMA ACTIVIDADE DIDÁTICA PARA EXPLORAR A CIÊNCIA VERSUS A PSEUDOCIÊNCIA | 3º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2023/06/03 | HighFliers - Uma abordagem inovadora para a Educação STEM | II Conferência Nacional STEM
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2023/06 | Educação para a sustentabilidade na prática escolar: Reflexão e Experiência de Incorporação de Conteúdos no Ensino Primário em Moçambique. | Conferência Nacional sobre Educação de qualidade em Moçambique
(Mozambique, Mozambique)
|
2023/05/04 | Era uma vez um peixe chamado bacalhau | Congresso de Comunicação de Ciência (SciCom.PT2023)
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2023/05/04 | Mestrados em Comunicação de Ciência: Perspetivas e desafios (Mesa Redonda) | Congresso de Comunicação de Ciência (SciCom.PT2023)
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2023/04/21 | Utilização de recursos exteriores à escola… o que a investigação nos diz? | Cross National Approaches toward Non-Formal Learning exploring Policies
Instituto de Educação da ULisboa e Museu de História Natural e da Ciência
|
2023/01/09 | Once upon a time there was a fish called cod | 1st International Conference on Ocean and Training
University of Ghent (Ghent, Belgium)
|
2022/09 | The impact of a digital ocean Education program during Covid-19 pandemic: Discover the ocean with Kids Dive. | EMSEA Conference
(Palma de Maiorca, Spain)
|
2022/07 | App Roteiro Entre-Marés: A pedagogical tool for ocean literacy in and out of the classroom. | 14th annual International Conference on Education and New Learning Technologies (Edulearn),
IATED (Palma de Maiorca, Spain)
|
2022/07 | Estudo de aula na formação inicial de professores de biologia e geologia: Potencialidades e desafios. | International Conference on Education and Training.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2022/06/14 | Educação para a Sustentabilidade: Análise do Sistema de Ensino Básico em Moçambique. | VI Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias SIEC 2022
(Spain)
|
2022/04 | The use of an App as an educational tool in science education: two examples centred on out-of-school activities | International Conference on Modern Research in Education, teaching and Learning
University of Barcelona. Campus del Mar (Barcelona, Spain)
|
2022/03/09 | An App as a technological resource in pre-service teacher science education. | 16th annual International Technology, Education and Development Conference (INTED2022),
University of Valencia (Spain)
|
2022/03/08 | Education 4.0: The case study of the App Roteiro Entre Marés. | 16th annual International Technology, Education and Development Conference (INTED2022),
University of Valencia (Spain)
|
2021/09 | Participação e construção de podcasts como promotor no desenvolvimento de competências de comunicação: Um trabalho com alunos de 12.° ano na temática “Produção de Alimentos e Sustentabilidade”. | XIX Encontro Nacional de Educação em Ciências e IV International Seminar on Science Education
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2019/11/23 | Lesson study and health literacy: a new approach to pre-service science teachers’ education | 5th European Congress on Health Promotion Schools
(Moscovo, Russia)
|
2019/09 | O manual escolar de ciências naturais como recurso didático para a literacia em saúde: Perspetiva de professores e alunos | Encontro Nacional de Educação em Ciências & International Seminar of Science Education (ENEC2019)
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/09 | Questionamento e Feedback no ensino das ciências. | Encontro Nacional de Educação em Ciências & International Seminar of Science Education (ENEC2019)
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/08 | Inquiry in higher education: An example of crossing disciplinary knowledge boundaries | 13th European Science Education Research Association Conference
Universidade de Bologna (Bolonha, Italy)
|
2019/07 | Characterization of the History of Science in Portuguese Textbooks | 15th International Conference "History, Philosophy, and Science Teaching"
University of Thessaloniki (Thessaloniki, Greece)
|
2018 | O uso da linguagem científica nas aulas de ciências: um estudo exploratório com uma turma do ensino básico e uma turma do ensino secundário | AFIRSE
IEUL (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Roteiro dos Descobrimentos: Uma App como recurso educativo digital | IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de questões curriculares
IEUL (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Roteiro dos Descobrimentos: Um recurso educativo digital | Challenges 2017
Universidade do MInho (Braga, Portugal)
|
2017 | Que História da Ciência nos contam os manuais escolares antes e depois das Metas? Um estudo comparativo em manuais de ciências naturais do 5º ano. | 2º Encontro de História da Ciência no Ensino
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2017 | Roteiro dos Descobrimentos: Uma App como recurso educativo. | Congreso Virtual Internacional y III Congreso Virtual Iberoamericano sobre Recursos Educativos Innovadores
Universidade de Alcalá (Virtual, Spain)
|
2016/05/25 | Os descobrimentos Portugueses: um roteiro na cidade | Seminário “Cidade, Património e Educação”
IEUL (Portugal)
|
2016 | Teachers and explainers: in it together? | Ecsite Annual Conference
(Graz, Austria)
|
2015/08 | NOS knowledge in action (NOSKA) - development of a research and formative tool based on critical incidents | 11th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA2015).
Helsinquia (Finland)
|
2015/06 | The role of social scientific issues and outdoor activities in elementary students and teachers perceptions. | EduLearn 2015
Barcelona (Spain)
|
2015 | O ensino por investigação na prática de futuras professoras do 1º ciclo do ensino básico após o envolvimento em atividades investigativas em contextos reais de ciência. | AFIRSE
(Lisboa, Portugal)
|
2015 | Formal e não-formal: uma combinação (im)provável? | Partilha de práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências
Centro Integrada de Educação em Ciências/Universidade de Aveiro (Vila Nova da Barquinha, Portugal)
|
2015 | Avaliação das aprendizagens numa visita de estudo: potencialidades dos “mapas mentais” | Congresso Comunicação de Ciência (SciCom2015)
SciCom (Lagos, Portugal)
|
2015 | Science inside and outside the school: an inquiry-based activity based on a socioscientific issue | XVI Congresso Internacional de la AIFREF. “Las ciudades de la educación: el desarrollo psicossocial del/a niño/a através de
la coeducación família-escuela-comunidad”.
(Bilbao, Spain)
|
2015 | Escolas e Museus de ciência: Uma combinação (im)possível?. | 4.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015 | The role of social scientific issues and outdoor activities in elementary students and teachers perceptions | EduLearn15
(Barcelona, Spain)
|
2015 | NOS knowledge in action (NOSKA) - development of a research and formative tool based on critical incidents. | 11th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA2015).
ESERA (Helsinquia, Finland)
|
2014/05 | Teachers’ roles during school visits to a science centre: vital or trivial? | ECSITE annual conference: people, planet, peace
(Haia)
|
2014/03 | A (in)visibilidade da natureza da ciência na prática pedagógica de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico após o envolvimento em atividades investigativas em contextos reais de ciência. | ENEC2014
(Faro, Portugal)
|
2014 | Sedimentar caminhos de construção de conhecimento na formação de professores | AFIRSE
(Lisboa, Portugal)
|
2014 | A (in)visibilidade da natureza da ciência na prática pedagógica de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico após o envolvimento em atividades investigativas em contextos reais de ciência | ENEC
(Faro, Portugal)
|
2014 | Professores a bordo: um exemplo de imersão de professores de ciências em contextos reais de investigação | ENEC
(Faro, Portugal)
|
2014 | O processo de implementação do currículo das ciências físicas e naturais numa escola da amadora e a promoção de competências de raciocínio: perspetiva de professores e alunos. | ENEC
(Faro, Portugal)
|
2014 | Science inquiry-based activities in elementary education: how to support teachers’ practices? | 3rd International Conference on Management and Education Innovation - ICMEI 2014
(Paris, France)
|
2014 | Techers' role during school visits to science musems: vital or trivial? | ECSITE
(Haia)
|
2014 | The construction of a reasoned explanation of a health phenomenon: an analysis of competencies mobilized. Symposium “Science|Environment|Health – Towards a Reconceptualization of Three Critical and Inter-linked Areas of Education | NARST
(Pittsburgh, EUA, United States)
|
2014 | O processo de implementação do currículo de Ciências Físicas e Naturais numa escola de Lisboa: perspetiva do professor | ENEC2014
(Faro, Portugal)
|
2013 | Experiências investigativas em contextos reais de ciência – uma possível abordagem na formação de professores do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico? | XXº Colóquio da AFIRSE 2013: Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas
(Lisboa, Portugal)
|
2013 | Museus de Ciência e Escolas: Um diálogo possível? | IX Encontro de Educação: Cidadania e Criatividade
Instituto Piaget (Almada, Portugal)
|
2013 | Scientific research experiences in real contexts. A possible approach in pre-service elementary teachers training? | ESERA
(Nicosia, Cyprus)
|
2013 | A Science Problem Solving Activity: Wiki as a Resource for Engaging Students. | ESRA
(Nicosia, Cyprus)
|
2013 | Portuguese curricular reform and teachers practices: an evaluation 12 years later. | ESERA
(Nicosia, Cyprus)
|
2013 | School guided-visits to an Aquarium: a reflexion about teachers’ roles. | ESRA
(Nicosia, Cyprus)
|
2012 | Mudança de práticas no ensino das ciências: do currículo prescrito aos constrangimentos na prática | AFIRSE
(Lisboa, Portugal)
|
2012 | A naturalist who became a pioneer of experimental marine oceanography in Portugal. Assets for science education | 5th International Conference of the European Society for the History of Science – simposio em History and Philosophy of science
in EU secondary curricula? New proposals wanted
(Atenas, Greece)
|
2011 | Inquiry-based activities: how to promote an effective process of change on teachers’ practices? | ICERI
(Madrid, Spain)
|
2010 | Utilização da aprendizagem por problemas numa disciplina on-line de educação para a saúde. | Informática Educativa
(Santiago do Chile, Chile)
|
2010 | Making Science classes more popular and relevant: How do students’ perceive it? | ICASE
(Tartu, Estonia)
|
2010 | Analysis of a case study: A Naturalist Who Became a Pioneer of Experimental Marine Oceanography in Portugal | The International Conference on History and Philosophy in Science Teaching
(Kaiserslautern, Germany)
|
2009 | Development and evaluation or scientific experiments performed in a marine laboratory with children of the first cycle of Basic Education | ESERA
(Istambul, Turkey)
|
2009 | O Rei D Carlos de Bragança, um naturalista que se tornou pioneiro da Oceanograifa em Portugal: Recursos para o ensino das Ciências. | II Encontro Nacional do Projecto HIPST
(Lisboa, Portugal)
|
2009 | A Naturalist Who Became a Pioneer of Experimental Marine Oceanography in Portugal. Assets for Science Education | XXIII International Congress of History of Science and Technology
(Budapeste, Hungary)
|
2009 | Workshop sobre aprendizagem por problemas: Um método centrado no aluno e promotor do trabalho colaborativo | Encontro Nacional de Educação
(Castelo Branco, Portugal)
|
2003 | Workshop sobre comportamento de peixes litorais | Encontro Nacional de Estudantes de Biologia
(Lisboa, Portugal)
|
2002 | Diferenças acentuadas na expressão de comportamentos agonísticos em espécies estreitamente aparentadas do género Chondrostoma (Pisces: Cyprinidae) | IV Congresso Nacional de Etologia
(Lisboa, Portugal)
|
1998 | Seasonal and inter-annual variations of the populations of rock intertidal fishes and the resilience of their communities | International Symposium on “Behaviour and Conservation of Littoral Fishes”
(Lisboa, Portugal)
|
1993 | Os peixes litorais | Etologia e Conservação da Natureza
(Lisboa, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2010 - Current | Participação de professores em projectos de investigação em ciência: influência nas suas práticas e desenvolvimento profissional
Co-supervisor
|
Didáctica das Ciências (PhD)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2024/01 - 2024/10 | Potencialidades de diferentes atividades práticas no ensino e aprendizagem da temática do magmatismo e rochas magmáticas em
alunos do 11.º ano de escolaridade
Supervisor
|
Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2024/03 | Contributos de uma visita de estudo na mobilização de conhecimento científico e competências sociais na temática das rochas
sedimentares em alunos do 11º ano
Supervisor
|
Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2024 | Interesse pelas Ciências – Qual a influência do cientista na sala de aula?
Supervisor
|
Master in Biology and Geology Teaching (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2024 | Perceber as potencialidades da estratégia “Think-Pair-Share” na promoção da mudança conceptual na aprendizagem da temática
“Imunidade e controlo de doenças” em alunos do 12º ano
Supervisor
|
Master in Biology and Geology Teaching (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2024 | Estratégias promotoras da motivação de alunos do 11.º ano de escolaridade no tema das rochas sedimentares
Supervisor
|
Master in Biology and Geology Teaching (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2023 | As potencialidades da utilização de jogos didáticos no ensino da Sedimentação e Rochas Sedimentares do 11º ano
Supervisor
|
Ensino da Biologia e da Geologia (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2023 | As potencialidades das atividades práticas no processo de aprendizagem da temática da Evolução Biológica. Um estudo com alunos
do 11º ano de escolaridade.
Supervisor
|
Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2023 | Potencialidades da metodologia “Sala de Aula Invertida”
Supervisor
|
Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2023 | “Um Espaço de Ciência no Bairro. Um estudo sobre uma nova abordagem de aproximar a ciência das comunidades”
Supervisor
|
Mestrado em Cultura Científica e Divulgação das Ciências (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2023 | Botânica fora da sala de aula: promoção das aprendizagens essenciais de ciências naturais n’O Chão das Artes – Jardim Botânico
Supervisor
|
Mestrado em Cultura Científica e Divulgação das Ciências (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2022/12 | Comunicação em museus de ciência
Supervisor
|
Conhecimento Científico e Divulgação da Ciência (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/09 - 2022/07 | O contributo das atividades investigativas nas conceções alternativas relacionadas com a temática «As rochas sedimentares
como arquivos históricos da Terra» em alunos de 11º ano
Supervisor
|
Ensino da Biologia e da Geologia (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/01 - 2022/01 | A influência do nível de literacia dos Oceanos do público escolar na sociedade
Supervisor
|
Science Divulgation (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2022 | As potencialidades de atividades investigativas no ensino e aprendizagem da unidade Património Genético, um estudo com alunos
do 12.º ano
Supervisor
|
Ensino da Biologia e da Geologia (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2022 | Contributo do Ensino por Simulação na Unidade de Sismologia, numa turma do 10.ºano
Supervisor
|
Ensino da Biologia e da Geologia (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020 - 2022 | Discover the ocean with Kids dive: Impact of a digital ocean education program during COVID-19 pandemic
Co-supervisor
|
MASTER IN MARINE BIOLOGY AND CONSERVATION (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2019/10 - 2021/05 | Exploração da natureza: atividades interdisciplinares para professores do 1º ciclo do ensino básico.
Supervisor
|
Doutoramento em Educação, Didática das Ciências (PhD)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/01 - 2021 | Participação e construção de podcasts como promotor no desenvolvimento de competências de comunicação Um trabalho com alunos
de 12.° ano na temática, Produção de Alimentos e Sustentabilidade
Supervisor
|
Didática das Ciências (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/01 - 2021 | O contributo da reconstrução dos Paleoambientes na interligação da Biologia e Geologia: um estudo com alunos do 11º ano de
escolaridade
Supervisor
|
Didática das Ciências (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019/01 - 2019/07 | Emoções na cidadania ativa, um projeto para o futuro de agora
Supervisor
|
Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019/01 - 2019/07 | As potencialidades de atividades investigativas na aprendizagem da
unidade “Imunidade e Controlo de doenças” – um estudo com alunos
do 12.º ano
Supervisor
|
Mestrado de Ensino da Biologia e da Geologia (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Aproximando (futuros) professores e cientistas na promoção da literacia científica
Supervisor
|
Didáctica das Ciências (PhD)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | O processo de implementação do currículo de Ciências Físicas e Químicas: o caso de uma escola de Lisboa
Supervisor
|
Mestrado em Didática das Ciências (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | O processo de implementação do Currículo Nacional das Ciências Físicas e Naturais numa escola da Amadora : perspetiva dos
diferentes intervenientes
Supervisor
|
Educação (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 - 2010 | Modelos de supervisão - Oficina de iniciação ao Movimento da Escola Moderna
Co-supervisor
|
Supervisão e Orientação da Prática Profissional (Master)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
1998 - 1998 | Contribuição para o estudo do comportamento agonístico envolvido na separação do microhabitat em Lipophrys pholis e Coryphoblennius
galerita (Pisces: Blenniidae) na plataforma rochosa do Estoril
Co-supervisor
|
Biologia (Degree)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
1995 - 1995 | Contribuição para o estudo comparativo dos mecanismos de separação de habitat entre Gobius cobitis (Pisces: Gobiidae), Coryphoblennius
galerita e Lipophrys pholis (Pisces: Blenniidae), em aquário e no intertidal rochoso da costa do Estoril
Co-supervisor
|
Biologia (Degree)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2023 - Current | Tropical Summit. Foreseeing Answers to Global Challenges (2024/11/04 - 2024/11/08)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
|
2024 - 2024 | X Jornadas do Mestrado em Ensino (2024 - 2024)
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2022/07/12 - 2022/07/15 | I International Conference on Education and Training - Thinking Education in Transition Times (2022/07/12 - 2022/07/15)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2021/04/30 - 2021/04/30 | Webinar Educação para a Saúde de Mulheres, Jovens e Meninas Refugiadas e Migrantes, numa perspectiva dos Direitos Humanos (2021/04 - 2021/04)
Seminar (Co-organisor)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal ACAMPA, Brazil |
2020/12/11 - 2020/12/11 | Webinar Uma abordagem intercultural para a educação das crianças e jovens migrantes e refugiados em Portugal. (2020/12 - 2020/12)
Seminar (Co-organisor)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal ACAMPA, Brazil |
2019/05/28 - 2019/06/07 | Seminário em História e Filosofia das Ciências na Educação em Ciências (2019/05/28 - 2019/06/07)
Seminar
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2017 - 2017 | Seminário "Roteiro dos Descobrimentos. a exploração de paisagens históricas, marítimas e culturais" (2017 - 2017)
Seminar
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2015 - 2015 | XVI Encontro Nacional de Educação em Ciência (2015 - 2015)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2015 - 2015 | Atividades de natureza investigativa (Inquiry) e avaliação de conhecimentos e competências (2015 - 2015)
Workshop (Member of the Organising Committee)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2014 - 2014 | Avaliação da e para a aprendizagem: O que avaliar, como avaliar e por quê? Uma proposta para o desenvolvimento de estratégias
de avaliação de tarefas de Inquiry (2014 - 2014)
Workshop (Member of the Organising Committee)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2013 - 2014 | III Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual: Direitos, Políticas, Investigação e Práticas (2014 - 2014)
Conference
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2013 - 2013 | II Conferência OnLine de Educação para a Sexualidade (2013 - 2013)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2013 - 2013 | Por que se fala tanto em INQUIRY por essa Europa fora? Uma proposta para trabalhar o currículo das ciências na sala de aula (2013 - 2013)
Workshop (Member of the Organising Committee)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2012 - 2012 | I Conferência OnLine de Educação para a Sexualidade (2012 - 2012)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2009 - 2009 | II Encontro Nacional do Projeto HIPST (2009 - 2009)
Seminar
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
2001 - 2001 | Curso de Ilustração científica (2001 - 2001)
Workshop (Member of the Organising Committee)
|
Instituto Piaget, Portugal |
2001 - 2001 | Curso de iniciação à anilhagem científica de aves (2001 - 2001)
Workshop (Member of the Organising Committee)
|
Instituto Piaget, Portugal |
2001 - 2001 | Workshop de geoestatística aplicada às ciências da terra e do ambiente (2001 - 2001)
Workshop
|
Instituto Piaget, Portugal |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2018 - 2018 | V Congresso Internacional TIC e Educação (ticEDUCA2018)
Congress
|
V Congresso Internacional TIC e Educação (ticEDUCA2018)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | Casas Pasivas e Sustentabilidade Ambiental: ponto de partida para atividades Inquiry
Workshop
|
Casas Passivas e Sustentabilidade Ambiental
Pavilhão do Conhecimento, Portugal
|
2016 - 2016 | Os descobrimentos Portugueses: um roteiro na cidade
Seminar
|
Cidade, Património e Educação
IE, Portugal
|
2016 - 2016 | Escolas e Museus de ciência: Uma combinação (im)possível?.
Meeting
|
Museu Exploratório de Ciência da Unicamp, Brazil
|
2015 - 2015 | XVI Encontro Nacional de Educação em Ciência
Congress
|
XVI Encontro Nacional de Educação em Ciência
IEUL, Brazil
|
2015 - 2015 | Organização da Tese
Workshop
|
XVI Encontro Nacional de Educação em Ciência
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | XVI Encontro Nacional de Educação em Ciência
Congress
|
XVI Encontro Nacional de Educação em Ciência
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | Por que se fala tanto em INQUIRY por essa Europa fora? Uma proposta para trabalhar o currículo das ciências na sala de aula
Workshop
|
Workshop de formação de professores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | 10th International Congresso no Hands-On Science
Congress
|
10th International Congresso no Hands-On Science |
2012 - 2012 | Workshop sobre metodologia de projeto
Workshop
|
Instituto de Ciências Educativas, Portugal
|
2012 - 2012 | Metodologia de projeto
Workshop
|
Projeto "O espantalho" |
2012 - 2012 | II Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual, “Pesquisas, Intervenções e Direitos
Congress
|
II Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual, “Pesquisas, Intervenções e Direitos
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brazil
|
2012 - 2012 | Workshop sobre Ecossistemas Marinhos
Workshop
|
Aprender Ciência: atividades IBSME em ambientes formais e não-formais”
Pavilhão do Conhecimento, Portugal
|
2011 - 2011 | Workshop de exploração de módulos interactivos
Workshop
|
Escola Ciência Viva |
2010 - 2010 | I Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual
Congress
|
I Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 - 2010 | I Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual
Congress
|
I Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 - 2010 | I Congresso em Sexualidade e Educação Sexual
Congress
|
I Congresso em Sexualidade e Educação Sexual |
2009 - 2009 | II Encontro Nacional do Projecto HIPST
Meeting
|
II Encontro Nacional do Projecto HIPST
Faculdade de Ciências de Lisboa, Portugal
|
2003 - 2003 | “Workshop sobre comportamento de peixes litorais”
Workshop
|
Encontro Nacional de Estudantes de Biologia
Estudantes de Biologia, FCUL, Portugal
|
2001 - 2001 | Workshop de geoestatística aplicada às ciências da terra e do ambiente
Workshop
|
Workshop de geoestatística aplicada às ciências da terra e do ambiente
Instituto Piaget, Portugal
|
2001 - 2001 | Curso de iniciação à anilhagem científica de aves
Workshop
|
Curso de iniciação à anilhagem científica de aves
Instituto Piaget, Portugal
|
2001 - 2001 | Curso de Ilustração científica
Workshop
|
Curso de Ilustração científica
Instituto Piaget, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024/11 | Palimpsesto da vida escolar. O património ao serviço da Educação Inclusiva
(Thesis) Arguer
|
Catarina Leal (Other)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024/11 | O ensino dos ecossistemas através da pop culture: a construção de uma sequência didática para o 10.º ano
(Thesis) Main arguer
|
Vanessa Neves (Master)
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal
|
2024/10 | O impacto de especialistas na aprendizagem da literacia do oceano no 2º ano
(Thesis) Main arguer
|
João Santos (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024/09/23 | Progressão das aprendizagens dos alunos sobre a propagação do som no ar
(Thesis) Arguer
|
João Paulo Costa (PhD)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024/09/13 | Potencialidades do trabalho colaborativo no processo de ensino e aprendizagem do Vulcanismo no 7.º ano de escolaridade
President of the jury
|
Carolina Finuras (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024/09/13 | Potencialidades da gamificação nas aprendizagens do domínio “Alterações do material genético – mutações” em alunos do 12.º
ano de Biologia
President of the jury
|
Francisco Almeida (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024/07 | Potencialidades educativas do trabalho colaborativo numa abordagem inquiry sobre Estratigrafia e Rochas Sedimentares numa
turma de 11.º ano
(Thesis) Main arguer
|
Tiago Baeta (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024/07 | Contributo das visitas de estudo na promoção das aprendizagens e do interesse dos alunos do 8.º ano, em relação ao tema “Funcionamento
dos ecossistemas
President of the jury
|
Helga Ribeiro (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024/04 | A importância da criação de narrativas na Educação Pré-Escolar
President of the jury
|
Mara Demétrio (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024 | Estudo de aula na formação inicial de professores de Física e Química: uma investigação sobre PCK e interações
(Thesis) Main arguer
|
Ana Paula Jorge Cruz (Other)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/09/25 | Ciência Cidadã: Educação em Alterações Climáticas no 1.º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Ana Teresa Neves (PhD)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/07 | Teorias da Conspiração: Falácias Lógicas da Nova Ordem Mundial e a Necessidade de Cultura Científica
President of the jury
|
Lorella Barbi (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/07 | Potencialidades da heteroavaliação na capacitação de alunos do 8º ano de escolaridade para a aprendizagem ao longo da vida
(Thesis) Main arguer
|
Gerson Asper (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/07 | Potencialidades da metodologia de “aprendizagem cooperativa” na aprendizagem da temática “biodiversidade" em alunos do 10.º
ano de escolaridade
President of the jury
|
Vera Duque (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/03/09 | Atividades de resolução de problemas no ensino das ciências: potencialidades e desafios na formação inicial de professores
(Thesis) Arguer
|
Ana Paramés Gil (PhD)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/01/13 | Comunicação e divulgação de ciência em direção à sustentabilidade: exemplo do uso do bambu como recurso renovável
(Thesis) Main arguer
|
Yu Jiang (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023 | Do cientista ao comunicador de ciência. Um retrato na primeira pessoa
President of the jury
|
Adelaide Marques Neves (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/12 | Comunicação e divulgação de ciência no âmbito do colégio tropical
President of the jury
|
Rita Carvalho (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/12 | As conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular humano: um estudo com alunos do 6º ano do 2º ciclo do ensino básico
(Thesis) Main arguer
|
Catarina Coelho (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/11 | Potencialidades das atividades práticas investigativas na promoção da oralidade e escrita científica de alunos do 8.º ano
de escolaridade
(Thesis) Main arguer
|
Vera Sousa (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/11 | Potencialidades das atividades CTSA na aprendizagem das rochas sedimentares e como contributo para uma cidadania participativa
no 11º ano de Biologia e Geologia
President of the jury
|
Sónia Colaço (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/07 | As potencialidades dos Mapas de Conceitos para a aprendizagem significativa dos alunos de 12ºano, na unidade do sistema imunitário
(Thesis) Main arguer
|
Inês Monteiro (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/07 | Potencialidades da metodologia S-IVAM na aprendizagem da temática “Bases fisiológicas da reprodução” em alunos do 9.º ano
de escolaridade
President of the jury
|
Sofia Valério (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/06 | Da Biodiversidade à Expedição de Darwin a bordo do HMS Beagle: uma experiência virtual em divulgação científica
(Thesis) Main arguer
|
Adriana Oliveira (Other) |
2022/06 | Desenvolvimento profissional de professores de física e química no contexto de uma experiência de formação
(Thesis) Arguer
|
Luísa Lourenço (PhD)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/05 | Um diálogo entre as práticas avaliativas de professores de ciências experimentais: Um estudo no 3.º ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Margarida Sousa (PhD)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/04/28 | Potencialidades do uso de recursos visuais no ensino e aprendizagem dos sismos
(Thesis) Main arguer
|
Fábio Monteiro (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/01/26 | Contributos da educação STEM para a intenção dos alunos em seguirem carreiras científicas e para a construção de explicações
científicas
(Thesis) Main arguer
|
Patrícia Pinto (Other)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/12 | Science Communicators as Leaders of Change: a profile towards Social Innovation
(Thesis) Main arguer
|
Joana Silva (Master)
Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal
|
2021/12 | Explorando a Biodiversidade em Tempos de Pandemia: Visita de Estudo Virtual à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto
(Thesis) Main arguer
|
Alexandra Miguel Cunha Venâncio (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/12 | Poluição dos oceanos através dos plásticos: uma proposta de intervenção com o modelo 5E no 1º CEB
(Thesis) Main arguer
|
Andreia Barbosa Sarabando (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/07 | “O envolvimento de alunos em atividades de divulgação científica como estratégia de promoção da literacia em geociências no
10.º ano de escolaridade: o caso do vulcanismo.”
(Thesis) Main arguer
|
João Pelica (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/07 | Potencialidades das atividades de investigação na promoção da Literacia Científica e da Saúde em alunos do 9º ano do ensino
básico
(Thesis) Arguer
|
Ana Lemos (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/05 | Potencialidades da abordagem Inquiry-based science education no ensino da função excretora: um estudo com alunos do 9º ano
de escolaridade
(Thesis) Main arguer
|
Cláudia Hollatz (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/04 | Contextos não formais para o conhecimento didático na formação de professores do 1ºCEB e educadores de infância com recurso à astronomia e ciências do espaço | Isabel Borges (Other)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/01 | “Abordagem CTS no Ensino e Aprendizagem da Engenharia Genética numa Turma de Biologia do 12º Ano”
President of the jury
|
Filipe Ribeiro (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/01 | As potencialidades dos organizadores gráficos para a aprendizagem dos alunos do 11.º ano de escolaridade no estudo da unidade
“Exploração sustentada de recursos geológicos
(Thesis) Main arguer
|
Catarina Rodrigues (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/01 | Contributos de atividades investigativas para a aprendizagem da temática “Interações seres vivos - ambiente”: um estudo com
alunos do 8º ano de escolaridade
(Thesis) Main arguer
|
Inês Costa (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020/11 | Implicações do Estudo de Aula nas Aprendizagens de Futuros Professores de Biologia e Geologia Sobre Explicação Científica
(Thesis) Main arguer
|
Paula Márcia Abreu (Other)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020/10/26 | Atividades de Ciências no Jardim de Infância – Estudo sobre o desenvolvimento profissional dos educadores de Infância de São
Tomé e Príncipe
(Thesis) Main arguer
|
Luís Filipe Vaz das Neves (Other)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020/06/22 | Os livros de divulgação científica. Contributos para a melhoria da literacia científica em crianças - um estudo no 1.º ciclo
do ensino básico
(Thesis) Arguer
|
Helena Tomás (PhD)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019/12 | Importância da alimentação para o desenvolvimento de uma vida saudável. Um estudo com alunos do 6.º ano do 2.º C.E.B
(Thesis) Main arguer
|
Ana Maria Viegas Botica (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019/11/26 | Contributo das saídas de campo na aprendizagem da temática “magmatismo, rochas magmáticas”: um estudo com alunos do 11º ano
de escolaridade
(Thesis) Arguer
|
Maria Leonor Ascensão (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019/11/26 | As potencialidades da metodologia trabalho projeto no processo de ensino-aprendizagem da temática “Magmatismo – rochas magmáticas”
com alunos do 11º ano
(Thesis) Arguer
|
Cátia Matias (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019/10/25 | Estratégias de ensino das ciências numa cultura de avaliação ao serviço da aprendizagem
(Thesis) Main arguer
|
Teresa Castilho (Other)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018 | As potencialidades da utilização de vídeos, cartazes e apresentações digitais para a aprendizagem dos alunos de ciências naturais
do 9º ano do ensino básico, no estudo do sistema neurohormonal
(Thesis) Main arguer
|
Rúben Simões (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018 | Inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem a leitura nas aulas de ciências do ensino fundamental II
(Thesis) Main arguer
|
Marcelaine Ferreira (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018 | Educação em Ciências no Jardim de Infância. Narrativas que revelam aprendizagens
(Thesis) Arguer
|
Susana Meirinho (PhD)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018 | O meio local como laboratório didático em Estudo do Meio: Experiências de participação dos alunos na construção de conhecimento
(Thesis) Main arguer
|
Andreia Filipa Farroco Santana (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2018 | Atividades investigativas na promoção do raciocínio geológico – um estudo com alunos do 10º ano de escolaridade
(Thesis) Main arguer
|
Diana Marques Fuzeiro (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 | Concepções e práticas do engenheiro professor: um estudo no ensino superior
(Thesis) Main arguer
|
Luís Júlio Pedroso (Other)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 | As tecnologias digitais na educação sexual: questões de género no 2º CEB
(Thesis) Main arguer
|
Sónia Alexandra Gomes Antunes dos Reis Gomes (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 | A realização de projetos e a responsabilidade socioambiental, um estudo realizado com alunos do ensino fundamental de uma
escola brasileira
(Thesis) Main arguer
|
Tânia Cristina Soares Pereira Maia (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 | Atividades lúdico-práticas no ensino das ciências naturais: jogos didáticos de tabuleiro em geociências. Um estudo com alunos
do 7º ano
(Thesis) Main arguer
|
Maria Luísa Mota Veiga (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 | Atividades práticas na aprendizagem dos mecanismos de evolução biológica. Um estudo com alunos do 11º ano do ensino secundário
(Thesis) Main arguer
|
Diana Isabel Máximo Rodrigues (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 | Novelas gráficas pedagógicas na compreensão de aspetos da natureza da ciência. Um estudo com alunos do 11º ano de escolaridade
(Thesis) Main arguer
|
Sílvia Filipa da Silva Firmino (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 | Projetos de “Education and outreach”. Potencialidades no ensino e aprendizagem das ciências
(Thesis) Main arguer
|
Patrícia Azinhaga (Other)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2015 | Blended learning na formação contínua em educação sexual: um estudo com educadores de infância e professores do 1º CEB
(Thesis) Arguer
|
Dhilma de Freitas (PhD)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2015 | A relevância da metodologia de aprendizagem ativa e fora da sala de aula para a eficácia da educação ambiental | Ana Isabel Albino Lopes (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
2015 | O papel das lideranças na promoção da educação para o desenvolvimento sustentável
(Thesis) Main arguer
|
Manuel Faustino (Other)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 | O que é a saúde? Quais os fatores que a condicionam? Um estudo exploratório com alunos do 6º ano em duas escolas de Maputo
(Thesis) Main arguer
|
Maria de Fátima Amorim (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 | Atividades práticas: Contributos na aprendizagem da temática microorganismos e indústria alimentar. Um estudo com alunos do
12º ano
(Thesis) Main arguer
|
Teresa Marina Fonseca de Almeida Santos Braga (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 | Educação em ciências em crianças de jardim-de-infância: desenvolvimento de competências
(Thesis) Main arguer
|
Susana Meirinho (Other)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 | Aprendizagem por problemas no contexto do Ensino Profissional. Um contributo para o ensino das ciências
(Thesis) Main arguer
|
Marlene Serras (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | A educação Ambiental em contexto não formal - estudo de caso do Município da Maia
(Thesis) Main arguer
|
Marta Helena Campos da Silva Moreira (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 | Utilização de textos literários no ensino da sustentabilidade na Terra
(Thesis) Main arguer
|
Susana Bernardes Seiça (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | Tarefas de investigação no ensino da química. Um estudo com alunos do 10º ano do Ensino Profissional
(Thesis) Main arguer
|
Sandra Valdrez (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | Atividades de resolução de problemas no desenvolvimento de competências. Um estudo com alunos do 8º ano na temática dos ecossistemas
(Thesis) Main arguer
|
Maria do Carmo Soares Drago (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | O contributo da análise de situações-problema na aprendizagem da temática “Ocupação antrópica e problemas de ordenamento”.
Um estudo com alunos do 11º ano de escolaridade
(Thesis) Main arguer
|
Pedro Filipe de Sousa Baptista (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | Aprender Ciência Fora da Escola – Espaços e Dinâmicas de Aprendizagem ao Longo da Vida
(Thesis) Main arguer
|
Ana Margarida Vicêncio (Other)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | Os centros de ciências: Contextos educativos não-formais, literacia científica e crianças do 1º ciclo do ensino básico
(Thesis) Main arguer
|
Dolores Correia (Other)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | As potencialidades dos filmes de ficção científica em aprendizagens das temáticas Estrutura e dinâmica interna da terra
(Thesis) Main arguer
|
Maria Teresa Paisana de Andrade Ramos (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | Práticas educativas num jardim-de-infancia pra a aprendizagem das ciências. Escutar educadoras e escutar crianças
(Thesis) Main arguer
|
Susana Diogo Meirinho (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | As competências em literacia científica em manuais escolares
(Thesis) Main arguer
|
Maria Plantier Santos Lobo Antunes (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | Multimédia como recurso didático no ensino da biologia. Reflexão sobre a prática na sala de aula
(Thesis) Main arguer
|
Carla Manuela de Pafífico Cardoso David Dias (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | Diferenciação pedagógica no ensino das ciências – um estudo na sala de aula
(Thesis) Main arguer
|
Ermelinda Maria da Silva Gomes Ribeiro (Other)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | Interacção Escola-Contextos informais de educação em Ciência. Concepções e práticas dos professores de Ciências do Ensino
Básico
(Thesis) Main arguer
|
Helena Simões (Other)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | Actividade do Centro de Ciência Júnior: Avaliação da promoção da aprendizagem e da motivação dos alunos para a Ciência
(Thesis) Main arguer
|
Liliana Sousa (Other)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | Formação e sensibilização do público-escolar sobre invasões biológicas por espécies exóticas no âmbito da educação ambiental
(Thesis) Main arguer
|
Sônia Batemarque (Other)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | Trabalho de projecto na educação de adultos. Uma investigação sobre a prática
(Thesis) Main arguer
|
Maria Paula Bandeira de Oliveira (Master)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2010 | Museus e centros de ciência virtuais. Perspectivas e explorações de alunos e professores
(Thesis) Arguer
|
Agostinho de Jesus Botelho (PhD)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2009 | A discussão de controvérsias sócio-científicas na promoção de competências de cidadania em alunos da disciplina de biologia
do 12º ano
(Thesis) Main arguer
|
Teresa Hilário (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
2009 | A área de projecto vivida por professoras do 1º ciclo. Estudo de caso
(Thesis) Main arguer
|
Ana Natalícia Brito (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
2009 | Concepções de educação ambiental/sustentabilidade dos professores de geografia
(Thesis) Main arguer
|
Isabel Alves (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
1993/01 - Current | Ordem de Biólogos | |
1993/01 - Current | Sociedade Portuguesa de Etologia |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2023/09 - Current | Comissão de Creditação
Member
|
|
2023/09 - Current | Coordenador do curso de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia
Coordinator
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2023/09 - Current | Coordenadora do curso de Mestrado de Cultura Científica e Divulgação das Ciências | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2010/01 - 2011/12 | Membro de Conselho Editorial
Member
|
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2010/01 - 2011/09 | Membro da Assembleia
Member
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2009/06 - 2009/06 | Membro de Comissão Eleitoral
Member
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
2002/01 - 2002/12 | Membro de Conselho Científico
Member
|
Instituto Piaget, Portugal |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2023/02 - 2033/02 | VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação | Universidade do Porto |
2024/03 - 2024/03 | 1.º Congresso Internacional em Práticas Educativas | Escola Superior de Educação João de Deus |
2024 - 2024 | XX Encontro Nacional de Educação em Ciências. VI International Seminar on Science Education | Universidade da Beira Interior |
2024 - 2024 | IX Seminário Ibero-Americano CTS / XIII Seminário CTS | Universidade de Aveiro |
2023/09/04 - 2023/09/07 | 3º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino | Universidade do Algarve |
2023/09 - 2023/09 | 3º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino | Universidade do Algarve |
2023/09 - 2023/09 | VII CISES – Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual: Género, Diversidade Sexual e Direitos Humanos | Instituto Politécnico de Coimbra |
2022/11/22 - 2022/11/24 | VIII SIACTS-Seminário Ibero-Americano de CTS com o tema “INTERAÇÕES CTS: IMPACTOS SOBRE O AMBIENTE, A SAÚDE E A EDUCAÇÃO”, | Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, Brasil |
2021/10/26 - 2021/10/29 | II Congresso de História da Ciência no Ensino | FCET-PUCSP, CESIMA-PUCSP, IG-Unicamp, Faculdade de Ciências do Porto, Universidade de Coimbra |
2021/10/12 - 2021/10/15 | VI Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual | UNESP |
2019/11 - 2019/11 | 5º Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual | Universidade do Minho |
2019 - 2019 | 13th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA2019) | Bolonha |
2018 - 2018 | V Congresso Internacional TIC e Educação (ticEDUCA2018 | IEUL |
2017 - 2017 | XVII Encontro Nacional de Educação em Ciência (XVII ENEC) | Viana do Castelo |
2017 - 2017 | 12th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA2017) | Dublin |
2015 - 2015 | XVI Encontro Nacional de Educação em Ciência (XVI ENEC) | IEUL |
2014 - 2014 | III Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual | IEUL |
2013 - 2013 | II Conferência OnLine de Educação para a Sexualidade | IEUL |
2012 - 2012 | II Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual | Brasil -UNESP |
2012 - 2012 | I Conferência OnLine de Educação para a Sexualidade | IEUL |
2010 - 2010 | I Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual | Universidade de Aveiro |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2007 - Current | Relatório técnico: Relatório sobre a fauna e flora da orla costeira do Parque Natural do Litoral Norte | |
2006 - Current | Relatório técnico: Relatório sobre a fauna e flora da orla costeira do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina | |
2023/06 - 2023/07 | Membro do Grupo de trabalho "Educação para o Oceano" (DGE e Fundação Oceano Azul) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2010 - 2010 | Revisor científico do guia de campo dia B, Bioeventos | Universidade de Lisboa Museu Nacional de História Natural, Portugal |
2007 - 2007 | Revisor científico do Manual de Ciências Naturais para o 8º ano, Geovida 8 |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2023/04 - Current | Seminário de Investigação II Análise quantitativa de dados | Doutoramento em Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2022 - Current | Didática da Biologia e da Geologia I | Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2021 - Current | Didática da Biologia e Geologia II | Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2020/10 - Current | Metodologia do Ensino da Biologia e Geologia | Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2020/10 - Current | Metodologia de Investigação I | Mestrado em Admnistração Escolar (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2020/10 - Current | Introdução à Investigação Educacional | Licenciatura em Educação e Formação (Licenciatura) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2018 - Current | Introdução à Prática Profissional III | Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2018 - Current | Introdução à Prática Profissional IV | Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2017 - Current | Metodologias de Investigação em Ciências Sociais | Mestrado em Cultura Científica e Divulgação da Ciência (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2017 - Current | Museologia da Ciência | Mestrado em Cultura Científica e Divulgação da Ciência (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2014 - Current | Designs de Investigação e Amostragem | Doutoramento em Educação (Doutoramento) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2014 - Current | Utilização do SPSS | Doutoramento em Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2012/01 - Current | Introdução à Prática Profissional I | Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2012 - Current | Introdução à Prática Profissional II | Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2011 - Current | Seminário de Investigação I e II | Doutoramento em Educação (Doutoramento) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2011 - Current | Seminário Temático I e II | Doutoramento em Educação (Doutoramento) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2009/01 - Current | Metodologia de Investigação | Mestrado em Educação (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2018 - 2018 | Inquérito por Questionário | Aperfeiçoamento (Outros) | IX Fórum de Jovens Investigadores - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2015 - 2015 | Atividades de natureza investigativa (Inquiry) e avaliação de conhecimentos e competências. | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2014 - 2014 | Avaliação da e para a aprendizagem: O que avaliar, como avaliar e por quê? Uma proposta para o desenvolvimento de estratégias de avaliação de tarefas de Inquiry | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2013 - 2013 | “Escola na horta: Desenvolvimento de um currículo nos primeiros anos de escolaridade | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação de Professores, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Portugal |
2013 - 2013 | “Por que se fala tanto em INQUIRY por essa Europa fora? Uma proposta para trabalhar o currículo das ciências na sala de aula” | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2009/01 - 2013 | Metodologia de Projecto | Licencatura em Ciências da Educação (Licenciatura) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2012 - 2012 | Workshop sobre Ecossistemas Marinhos | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Pavilhão do Conhecimento - Conferência Europeia “Aprender Ciência: atividades IBSME em ambientes formais e não-formais”, Portugal |
2011 - 2011 | Ecologia Marinha, zona entre-marés | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Pavilhão do Conhecimento (Porjecto Europeu Fibonnaci), Portugal |
2007/01 - 2010/12 | Educação sexual | Mestrado em Educação (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
2008/01 - 2010 | Observação em Educação | Mestrado em Educação (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2009 - 2009 | Ensino experimental das ciências em Biologia e Geologia”, para professores do 2º e 3º ciclo e Secundário | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação das escolas do Concelho de Benavente, financiada pelo Prodep III e pelo Fundo Social Europeu, Portugal |
2009 - 2009 | “Ensino experimental das ciências”, para professores do 1º ciclo e Educadores de Infância | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação das escolas do Concelho de Cascais, financiada pelo Prodep III e pelo Fundo Social Europeu, Portugal |
2009 - 2009 | Exploração pedagógica da zona entre-marés, para educadores de infância, integrada no projecto “Sair da Concha: à descoberta das ciências da vida no Jardim de Infância” | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Associação Viver a Ciência., Portugal |
1993/01 - 2006/12 | Metodologia de Investigação em Etologia | Mestrado em Etologia (Mestrado) | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal |
2006 - 2006 | “Um laboratório Natural: A zona entre-marés”, para professores de ciências de todos os níveis de ensino | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Centro de Formação Associação de Jardins-Escola João de Deus, financiada pelo Prodep III e pelo Fundo Social Europeu, Portugal |
1996/10 - 2005/01 | Eto-Ecologia e Biogenética | Curso de Professores do Ensino Básico 2º ciclo, do 1º ciclo, e de educadores de Infância (Licenciatura) | Instituto Piaget, Portugal |
1996/10 - 2005/01 | Ecologia e Educação Ambiental | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
1996/10 - 2005/01 | Práticas Laboratoriais | Curso de Professores do Ensino Básico 2º ciclo, do 1º ciclo e Educadores de Infância (Licenciatura) | Instituto Piaget, Portugal |
2001/10 - 2003/07 | Biologia | Curso de Professores do Ensino Básico 2º ciclo, Biologia e Geologia (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
Interview (tv / radio show)
Program | Topic | |
---|---|---|
2021 - Current | Podcast - Na espuma das ondas | Era uma vez um peixe chamado bacalhau |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2015 - Current | Journal of Research in Science Education (2187-509X) | Society of Japan Science Teaching |
2015 - Current | Science & Education (1573-1901) | Springer-Verlag |
2015 - 2015 | Cultural Studies of Science Education (1871-1510) | Springer-Verlag |
2010/01/01 - 2011/12/31 | Revista de Educação | Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências |
2003 - 2005 | Central European Journal of Biology (1644-3632) | De Gruyter Open Sp. z o.o. |
2002 - 2005 | Journal of Fish Biology (1095-8649) | Wiley (Blackwell Publishing) |
2002 - 2005 | Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom (1469-7769) | Cambridge University Press |
Distinctions
Award
2023 | Best Professional Organization Initiative - EU4Ocean coalition MakeEUBlue Awards |
2016 | Best poster award
International Conference on Information Communication Technologies in Education, Portugal
|