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Identification

Personal identification

Full name
Célia Gamboa da Fonseca

Citation names

  • Fonseca, Célia

Author identifiers

Ciência ID
EE11-F6D3-990B
ORCID iD
0000-0003-2039-9517

Email addresses

  • p3572@ulusofona.pt (Professional)
  • celia.gamboa@maisconsultores.pt (Professional)

Telephones

Telephone
  • 929268477 (Professional)

Websites

Education
Degree Classification
2004 - 2004
Concluded
Formador- IEFP Instituto do Emprego e Formação Profissional (Outros)
IEFP Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
1997 - 2002
Concluded
Doutoramento - PhD Management e Marketing Digital (Doutoramento)
Major in Gestão Empresarial
ISCTE Business School, Portugal
"Tópico: "Internet como fator de descontinuidade na indústria e no comportamento do consumidor" " (THESIS/DISSERTATION)
16
1994 - 1996
Concluded
MBA Marketing e Negócios Estrangeiros (Mestrado)
Major in Gestão da Marcas
ISCTE Business School, Portugal
"Tópico-"Brand Equity: como o consumidor valoriza a marca" " (THESIS/DISSERTATION)
17
1989 - 1994
Concluded
Psicologia Aplicada (Licenciatura)
Major in Social e das Organizações
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
"Tópico-"O comportamento do consumidor" " (THESIS/DISSERTATION)
15
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
1998 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade Lusófona, Portugal
Universidade Lusófona, Portugal
1998 - 2020 Invited Assistant Professor (University Teacher) Instituto Piaget de Almada, Portugal
Instituto Piaget de Almada, Portugal
2005 - 2008 Invited Assistant Professor (University Teacher) ISLA, Lisboa, Portugal
ISLA, Lisboa, Portugal
2004 - 2006 Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2020 - Current Organic Unit Director MaisConsultores, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2004 - 2017 Gestor de Marketing/Produto CTT, Portugal
CTT, Portugal
2000 - 2002 Diretor de Marketing Neosis Sistemas de Informação, Portugal
Neosis Sistemas de Informação, Portugal
1996 - 1998 Responsável de Serviço ao Cliente Jerónimo Martins, Portugal
Jerónimo Martins, Portugal
1994 - 1995 Marketing Trainee Portugal Telecom, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
1997 - 2002 Doutoramento - PhD Management e Marketing Digital
NA
PhD Student Fellow
ISCTE Business School, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
1994 - 1996 MBA Marketing e Negócios Estrangeiros
NA
Master Student Fellow
ISCTE Business School, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Activities

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2015 - 2016 Participação no Seminário de Marketing no Mestrado em Gestão de Marketing. Escola de Economia
Seminar
eminário de Marketing no Mestrado em Gestão de Marketing
Universidade do Algarve, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2021 Oeiras Valley: uma boa estratégia de branding? Análise do impacto do programa na imagem do concelho
Supervisor
Joana Fidalgo Figueiredo (Master)
Universidade Lusófona, Portugal
2020 Processo de Construção da Marca São Tomé e Príncipe : Imagem e Notoriedade
Supervisor
Ivanilda da Luz Leite (Master)
Universidade Lusófona, Portugal
2014 O Design de embalagem como elemento diferencial de marketing Estudo de caso de marcas portuguesas
Supervisor
Ana Raquel Martins (Master)
Universidade Lusófona, Portugal
2013 Práticas de Gestão: Variáveis que influenciam a eficácia e a eficiência numa organização de distribuição e logística
Supervisor
João Paulo Dinis Teles (Master)
Universidade Lusófona, Portugal
2012 Marca Regional “Azeites de Trás-os-Montes”- Plano de Comunicação
Supervisor
Carlos Alberto Rodrigues Dias (Master)
Universidade Lusófona, Portugal
2011 Qual a Importância do Marketing no Ponto de Venda no Lançamento da sidra Somersby na região de Lisboa?
Supervisor
Tiago Miguel Costa Da Silva (Master)
Universidade Lusófona, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2017 - Current Atelier Relações Públicas - Compreender e avaliar a importância crescente das Relações Públicas (RP) Avaliar e desenvolver o papel das RP no mix da comunicação Fazer uso das diferentes ferramentas de RP para comunicar com os diferentes públicos Perceber como os media sociais e a era digital revolucionaram as RP Os novos media e as RP – estudo de casos Aplicabilidade das práticas de RP aos novos media Novas regras de RP no mundo online; Novos Meios (Site, Blogs, Redes sociais, Foruns, Wikis) e sua aplicação prática Elaboração de Plano de RP Comunicação Aplicada (Licenciatura) Universidade Lusófona, Portugal
2017 - Current Teoria das Relações Públicas - O objectivo desta disciplina é desenvolver a compreensão do enquadramento teórico-prático de Relações Públicas, o âmbito da função, o seu papel nas estratégias de comunicação das organizações em geral, bem como questionar o seu objectivo e lugar na construção da Imagem e Identidade das Organização. Pretende-se sensibilizar os alunos para as áreas de aplicação e problemáticas específicas, ao mesmo tempo que lhes são fornecidas ferramentas conceptuais e técnicas nas suas variadas vertentes. Comunicação Aplicada; Ciências da Comunicação e da Cultura (Licenciatura) Universidade Lusófona, Portugal
2019 - 2020 Gestão de Produção e Operações - Apresentar uma abordagem moderna à Gestão de Produção e Operações, baseada numa perspectiva sistémica, no alinhamento estratégico da organização com a envolvente competitiva. Enfatizar as decisões que os Gestores Operacionais tomam para delinear uma estratégia organizacional adequada que permita competir ao mais alto nível e prosseguir um rumo bem sucedido no complexo mundo empresarial à escala global. Gestão Instituto Piaget, Portugal
2019 - 2020 Investigação Operacional - O objectivo principal desta disciplina é o de apresentar a investigação operacional, seu contexto de desenvolvimento e o seu âmbito de aplicação na Gestão. Tem como objeto o estudo e a investigação de operações e sistemas mais ou menos complexos, que combinam simultaneamente elementos humanos e materiais, procurando através de técnicas quantitativas apoiar a tomada de decisões dos Gestores aos níveis macro e microeconómico e aos níveis estratégico, tático ou operacional. Gestão (Licenciatura) Instituto Piaget de Almada, Portugal
2015 - 2020 Gestão de Marcas - Esta cadeira assenta numa visão global do mercado, num mundo cada vez mais digital e ligado pelos social media, onde o online impera mas onde os pontos físicos de contacto com a marca são cada vez mais importantes. Por isso, torna-se imperativo formar para um novo mundo digital, com estreita ligação às preocupações das empresas, fomentando o trabalho em equipa o empreendedorismo e a inovação. Através de um ensino experiencial, o estudante desenvolve competências técnicas e relacionais para gerir as marcas e aumentar o seu valor Mestrado Marketing e Relações Públicas (Mestrado) Universidade Lusófona, Portugal
2010 - 2018 Atelier de Marketing - Aprofundar os conhecimentos de Marketing, do ponto de vista operacional, ficando o aluno com as competências necessárias para a realização de um Plano de Marketing. Comunicação Aplicada (Licenciatura) Universidade Lusófona, Portugal
2011 - 2017 Plano de Marketing - Modelos de análise interna Modelos de análise externa Politica Estratégica; Definição de Objectivos. MKT mix: Preço; Produto; Comunicação; Distribuição Métodos de Controlo do plano e Planos de contingência Opções estratégicas: Posicionamento e segmentação da Oferta Apresentação Plano Mkt Case Studies Harvard Business Review Apresentação Plano Mkt Case Studies Harvard Business Review Mestrado Marketing e Relações Públicas (Mestrado) Universidade Lusófona, Portugal
2007 - 2017 Lançamento de Novos Produtos - Constituindo o lançamento de novos produtos um marco importante nas principais decisões estratégicas de uma organização, esta disciplina tem como objectivo proporcionar um elevado nível de competência estratégica ao nível do lançamento de novos produtos assim como a concretização operacional das etapas inerentes ao lançamento de novos produtos. Unidade curricular teórico prática, onde os alunos participam activamente na elaboração de trabalhos de Lançamento de Novo Produtos. Comunicação Aplicada (Licenciatura) Universidade Lusófona, Portugal
2004 - 2008 A cadeira de Comportamento do Consumidor no curso de Marketing, Publicidade e Relações Públicas tem como objectivo apresentar os princípios e fundamentos do Comportamento do Consumidor. Assim como, sensibilizar os alunos para a necessidade de colocarem em prática os conhecimentos adquiridos como forma de maximizarem o sucesso empresarial. Licenciatura em Marketing, Publicidade e Relações Públicas ISLA, Lisboa, Portugal
2004 - 2006 Plano de Marketing - No curso de Pos – Graduation in Market Studies and CRM Qual a importância da elaboração de um Plano de Marketing. Quais são os pontos fundamentais de um Plano de Marketing para uma PME. Como se implementa um Plano de Marketing. Estas foram as questões práticas aprofundadas ao longo da disciplina Pos – Graduation in Market Studies and CRM (Pós-Graduação) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
1998 - 2005 Estudo de Mercado - Realização de um instrumento que permite avaliar se a estratégia de marketing de um produto ou serviço foi bem-sucedida. A componente prática consiste em realizar um estudo de mercado para um grupo pequeno e representativo de pessoas, num contexto muito semelhante ao que eles enfrentarão na realidade, para assim conhecer suas reações sobre o produto ou serviço. Ciências da Comunicação (Licenciatura) Instituto Piaget de Almada, Portugal