???global.info.a_carregar???
Ana Cristina Bernardo. Concluiu o(a) Doutoramento em Música e Musicologia em 2014/07 pelo(a) Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Mestrado em Artes Musicais em 2009/02/03 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Licenciatura em Curso Superior de Piano em 1990 pelo(a) Conservatório do Porto, Licenciatura em Acompanhamento ao Piano em 1999/09/23 pelo(a) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa e Bacharelato em Piano (Instrumento - área de) em 1994/10/07 pelo(a) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa. É Professor do ensino básico e secundário no(a) Ministério da Educação. Publicou 4 artigos em revistas especializadas. Recebeu 3 prémio(s) e/ou homenagens. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Música; Análise; Metáfora; Interpretação; Análise para a interpretação; Música contemporânea portuguesa; Piano; Musicologia; .
Identification

Personal identification

Full name
Ana Cristina Bernardo

Citation names

  • Bernardo, Ana
  • Bernardo, A.

Author identifiers

Ciência ID
EE1B-620C-EF38
ORCID iD
0000-0001-9797-4423

Knowledge fields

  • Humanities - Arts - Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy)

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1) Upper intermediate (B2)
French Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2014/07
Concluded
Música e Musicologia (Doutoramento)
Major in Artes Musicais
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
"A música de câmara com piano produzida em Portugal: a diversidade de influências na geração nascida entre 1960 e 1970 e o seu reflexo na interpretação." (THESIS/DISSERTATION)
16
2009/02/03
Concluded
Artes Musicais (Mestrado)
Major in Interpretação Instrumental
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
" Influências do Romantismo Germânico em Portugal: a Sonata “Saudade” de Óscar da Silva" (THESIS/DISSERTATION)
17
1999 - 2000
Concluded
Profissionalização em serviço (Outros)
Major in Ensino
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
15
2000
Concluded
Curso Intensivo de Didática do Piano (Outros)
Major in Ensino de piano
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
1999/09/23
Concluded
Acompanhamento ao Piano (Licenciatura)
Major in Música
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
"Monografia: "Acompanhamento ao piano: opiniões e vivências de acompanhadores portugueses"" (THESIS/DISSERTATION)
14
1994/10/07
Concluded
Piano (Instrumento - área de) (Bacharelato)
Major in Música
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
14
1990
Concluded
Curso Superior de Piano (Licenciatura)
Major in Piano
Conservatório do Porto, Portugal
17
1990
Concluded
Seminário Edgar Willems (Outros)
Major in Ensino
Associação Portuguesa de Educação Musical, Portugal
1987 - 1989
Concluded
Curso para Monitores de Iniciação Musical (Outros)
Major in Ensino
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
1986 - 1986
Concluded
Curso de Didática Musical (Outros)
Major in Ensino
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2007 - 2010 Visiting Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
1998 - Current Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal
1990 - 2009 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Academia de Amadores de Música, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
1983 - 1993 Professor do ensino básico Escola Beiral, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2010 - 2013 A música de câmara com piano produzida em Portugal: a diversidade de influências na geração nascida entre 1960/1970 e o seu reflexo na interpretação
SFRH/BD/61721/2009
PhD Student Fellow
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Conference abstract
  1. Bernardo, A.. "Performance creativity in 21st century piano music. Ombres as a case study". Paper presented in The 5th international Conference Tracking The creative process in Music, Lisboa, 2019.
    Published
  2. Bernardo, A.. "Contemporary Portuguese music performance as research: intertextuality in Sedoso and Saudoso as a case study". Paper presented in NCMM18 - Composing Music Today, 2018.
    Published
  3. Bernardo, A.. "Metaphor in Hands: a performance analysis". Paper presented in international Conference "Musicology Applied to the Concert: Performance Studies at Work", Baeza, 2016.
    Published
  4. Bernardo, A.. "O pensamento metafórico na construção da interpretação. análise da canção Níobe transformada em fonte, de João Madureira". Paper presented in IV Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the 21st Century, Évora, 2015.
    Published
  5. Bernardo, A.. "Quatro Canções: perspectivas estético-estilísticas numa análise para a interpretação". 2014.
    Published
  6. Bernardo, A.. "O pós modernismo na música contemporãnea portuguesa: uma análise para a interpretação de espelho da Alma". Paper presented in Performa11 Encontros de Investigação em performance, Aveiro, 2011.
    Published
Journal article
  1. Bernardo, A.. "Contemporary Portuguese music performance as research: intertextuality in Sedoso and Saudoso as a case study". Nova Contemporary Music meeting 1 1 (2020): 1-23.
    Under revision
  2. Bernardo, A.. "O corpo e o pensamento metafórico em Níobe Transformada em Fonte: uma análise para a interpretação". Dedalus - Revista Portuguesa de Literatura Comparada 22 - 23 especial (2019): 69-88.
    In press
  3. Sousa, Rodolfo. "Para uma Teorização da Metáfora para a Análise e Interpretação Musical". (2018): http://hdl.handle.net/10174/24446.
  4. Lopes, Eduardo; Bernardo, Ana Cristina; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH). "A Metáfora para a Interpretação Musical". (2017): http://hdl.handle.net/10362/28988.

Artistic / Performance

Artistic exhibition
  1. Alain Jacquon. Curso de Leitura à Primeira Vista e de Interpretação Pianística- Alain Jacquon (Conservatório de Paris). 1987.
Artistic performance
  1. Marija Mihajlovic Pereira - violino. 2017. Semana da Composição da ESML - participação em concerto. Auditório Viana da Motta.
  2. Luís Cunha - violino; Nelson Ferreira - violoncelo; Sandra Medeiros - soprano; Nelson Rodrigues - oboé. 2014. Concerto de Música de Câmara. Auditório Mateus de Aranda.
  3. Sandra Medeiros - soprano; Sara Afonso - soprano; Manuel Rebelo - barítono. 2012. Concerto de Música de Câmara. Auditório Mateus de Aranda.
Musical performance
  1. Marija Mihajlovic Pereira - violino. Diálogos - concerto duo piano/violino. 2018.
    Instrumentalist
  2. Marija Mihajlovic Pereira - violino. Concerto comentado duo piano/violino. 2017.
    Instrumentalist
  3. Direção musical - Ana Cristina Bernardo; Direção Cénica - Ruben Santos. Efémere - Concerto encenado. 2014.
    Instrumentalist
  4. José Eduardo Martins. Masterclass- José Eduardo Martins. 2012.
  5. Sandra Medeiros - soprano; Sara Afonso - soprano. Concerto de Música de Câmara - Ciclo de Concertos Musicália. 2012.
    Instrumentalist
  6. Paulo Gaspar - clarinetista. Concerto duo piano/clarinete. 2012.
    Instrumentalist
  7. João Pereira Coutinho; Paulo Gaspar - clarinetista; joana Cipriano - violino; Ricardo Mateus - violetista; Ricardo Mota - violoncelista; Fátima Juvandes - percussão; Carlos marecos - direcção. Concerto- Música de Câmera. 2011.
    Instrumentalist
  8. Direção Cénica - Joana Furtado. Mulheres Compositoras - concerto encenado. 2009.
  9. concerto. 2007.
    Instrumentalist
  10. margarida marecos - soprano. Concerto duo piano/canto. 2007.
    Instrumentalist
  11. Concerto duo piano/violino. 2006.
    Instrumentalist
  12. Concerto duo piano/canto. 2006.
  13. Pedro Amaral - maestro. Óperas Curtas. 2006.
    Instrumentalist
  14. Paulo Gaspar - clarinetista. Concerto duo piano/clarinete. 2003.
  15. David Cruz. Concerto - trio com piano clarinete e violoncelo. 2002.
    Instrumentalist
  16. Concerto duo piano/saxofone. 2002.
    Instrumentalist
  17. Paulo Gaspar - clarinetista. Concerto duo piano/clarinete. 2002.
    Instrumentalist
  18. Paulo Gaspar - clarinetista. Concerto trio piano/violoncelo/clarinete. 2002.
  19. Concerto duo piano/clarinete. 1999.
    Instrumentalist
  20. Laurent Rossi. Concerto duo piano/trompa. 1998.
    Instrumentalist
  21. Dimitri Paperno. Masterclass - Dimitri Paperno. 1994.
    Instrumentalist
  22. Helena Sá e Costa. Masterclass- Helena Sá e Costa. 1994.
  23. Pedro Amaral. Colaboração em programa radiofónico - Antena 2. 1993.
    Instrumentalist
  24. Sequeira Costa. Masterclass - Sequeira Costa. 1988.
    Instrumentalist
  25. Carlos Cebro. Masterclass- Carlos Cebro. 1988.
    Instrumentalist
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2019 Performative creativity in 21st century piano music: Ombres as a case study The 5th International Conference "Tracking The Creative Process In Music 2019"
NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2018/11 Contemporary Portuguese music performance as research: intertextuality in Sedoso and Saudoso as a case study Nova Contemporary Music Meeting
Nova University - FCSH (Portugal)
2016/12 Metaphor in "Hands": a performance analysis International conference "Musicology applied to the Concert: Performance Studies at Work"
Universidad internacional de Andalucia (Baeza, Spain)
2015/05 O pensamento metafórico na construção da interpretação: análise da canção "Níobe transformada em fonte", de João Madureira IV Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the 21st Century
Department of Music - University of Evora (Évora, Portugal)
2015 O pensamento metafórico na construção da interpretação. análise da canção Níobe transformada em fonte, de João Madureira
2014/11 Quatro Canções: perspectivas estético-estilísticas numa análise para a interpretação ENIM 2014 - Encontro nacional de Investigação em Música
Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa)
2013 Some 21th Century Performance Practice Issues: The Piano in “Um Sino Contra o Tempo” London International Piano Symposium'13
Royal College of Music (Londres, United Kingdom)
2011 O Pós Modernismo na Música Contemporânea Portuguesa: Uma análise para a interpretação de “Espelho da Alma” Performa'11 - encontros de Investigação em Performance
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2002 - 2008 Membro do Conselho Artístico da EAMCN, orgão decisor de toda a actividade artística relacionada com a mesma escola.
Member
Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal
2002 - 2008 Membro do Conselho Artístico, cuja função é organizar toda a actividade artística da escola.
Member
Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal
2001 - 2005 Membro do Conselho Pedagógico
Member
Academia de Amadores de Música, Portugal

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2021 - 2021 Nova Contemporary Music Meeting, "Musical Performance as Creation" Nova University of Lisbon
2017 - 2017 SEMPEM/FLADEM Gôiania-Brasil

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2018 - Current Acompanhamento e Improvisação Acompanhamento e Improvisação (Ensino secundário) Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal
2018 - Current Prática de teclado Instrumento (Ensino secundário) Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal
2018 - Current Prática de leitura ao teclado Instrumento (Ensino secundário) Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal
1998 - 2018 Pianista acompanhadora das classes de flauta, canto, saxofone, fagote, violino, violeta, violoncelo. (Ensino secundário)
2007 - 2010 Pianista acompanhadora Fagote (Instrumento - área de) (Bacharelato) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
1990 - 2009 Professora de Formação Musical Música (Ensino básico 1º ciclo) Academia de Amadores de Música, Portugal
1990 - 2009 Iniciação Musical Iniciação musical (Menos de 4 anos de escolaridade) Academia de Amadores de Música, Portugal
1990 - 2009 Piano: iniciação, básico e secundário Piano Academia de Amadores de Música, Portugal
1983 - 1993 Iniciação musical Iniciação musical Escola Beiral, Portugal

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2014 - 2014 Membro do júri de provas de admissão para integração do corpo docente da EAMCN. Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal
2009 - 2009 Membro do júri de concurso de admissão de docentes na EAMCN. Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Portugal
1990 - 2009 Integrou vários júris de exames de piano e formação musical durante o percurso como docente da Academia de Amadores de Música
1999 - 1999 Júri do Concurso de Piano da Escola de nossa Senhora do Cabo Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo, Portugal
Distinctions

Award

1986 Menção Honrosa "Concurso de Piano Maria Campina"
Conservatório Regional do Algarve, Portugal

Other distinction

2010 Bolseira Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
1978 Bolseira para prosseguimento de estudos no país
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal