Identification
Personal identification
- Full name
- Miguel Leite Borges da Mata Pereira
Citation names
- Mata Pereira, M.
- Pereira, M. M.
- Pereira, M.
Author identifiers
- Ciência ID
- F419-5497-1338
Email addresses
- mmpereira@eselx.ipl.pt (Professional)
Knowledge fields
- Social Sciences - Psychology
- Social Sciences - Psychology - Psychology, Special
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese (Mother tongue) | |||||
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) |
French | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) |
Spanish; Castilian | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) | Advanced (C1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
1996 - 2022
Concluded
|
Psicologia (Licenciatura)
Major in Psicologia Educacional
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Impacto Afetivo e Expectativas Futuras do Pensamento Contrafactual Ascendente em Contextos de Realização Escolar." (THESIS/DISSERTATION)
|
16 |
2007 - 2011
Concluded
|
Sciences de l'Education et de la Formation (Docteur)
Major in Ciências da Educação e da Formação
Université Toulouse-Jean Jaurès École Supérieure du Professorat et de l'Éducation Toulouse Midi-Pyrénées, France
"Le role de la syllabe dans la psycho-socio-genèse de l’écrit : le cas du portugais." (THESIS/DISSERTATION)
|
Très Honorable avec Félicitations du jury |
2002 - 2004
Concluded
|
Mestrado em Psicologia Educacional (Mestrado)
Major in Psicologia Educacional
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Programas de intervenção de escrita e a génese do processo de fonetização da escrita." (THESIS/DISSERTATION)
|
19 |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2023/10 - Current | Lecturer (University Teacher) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal | ||
2017 - Current | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2016 - Current | Invited Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) | Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal |
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal | ||
2012 - 2022 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
2021 - 2021 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal |
Universidade Autónoma de Lisboa Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal | ||
2017 - 2017 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal | ||
2012 - 2013 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Universidade do Algarve, Portugal |
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal | ||
2006 - 2009 | Invited Assistant (University Teacher) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal | ||
2002 - 2006 | Trainee Assistant (University Teacher) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Newspaper article |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2024/02/17 | Perturbação do Espetro do Autismo: Adaptação na Escola, Adaptação à Parentalidade e Impacto | Jornadas de Psicologia Ispianas
Instituto Superior de Psicologia Aplicada - IU (Portugal)
|
2023 | Representações sobre sexualidade de pessoas com DID: Discursos na primeira pessoa. | 3º Encontro de Partilha e Reflexão sobre a Deficiência
Câmara Municipal da Moita (Portugal)
|
2022 | Projeto “Uma Casa da Praia em cada Escola” | Encontro Científico Uma Casa da Praia em cada Escola – Educação e Saúde Mental Infantil: A Pedagogia Terapêutica como suporte
para a Inclusão
Faculdade de Motricidade Humana / Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia (Portugal)
|
2021 | "O sexo é.… conhecer pessoas": A sexualidade na Deficiência Intelectual. | 4º Congresso Internacional sobre a Síndrome do X Frágil: da Infância à Idade Adulta
Câmara Municipal de Sintra / Associação Portuguesa Síndrome X Frágil (Portugal)
|
2019 | Project methodology and the development of competences of people with IDD. | 20th International Gentle Teaching Conference: The relation in support and care
University of Ghent (Ghent, Belgium)
|
2019 | A complementaridade entre a Pedagogia da Interdependência e o Modelo Ecológico do Desenvolvimento Humano. | 27ª Jornadas de Formação da Associação de Solidariedade de Lafões (ASSOL) – Ensinar, criando boas maneiras
Associação de Solidariedade de Lafões (ASSOL (Portugal)
|
2018 | Desenho Infantil: O que podemos descobrir nos desenhos das crianças... | Encontros de Educação do Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia
Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia (Portugal)
|
2018 | Metodologia de projeto e o desenvolvimento de competências em pessoas com DID. | XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da
Vida
ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Portugal)
|
2016 | Os Centros de Atividades Ocupacionais como plataforma entre a escola e o trabalho. | Ciclo de conferências Formação em Contexto de Trabalho
Agrupamento de Escolas António Sérgio (Portugal)
|
2016 | As hortas pedagógicas da Associação QE. | I Congresso Internacional de Horticultura Terapêutica
Escola de Hotelaria do Estoril (Portugal)
|
2015 | Experiências de Integração Socioprofissional (EISP). | Ciclo de conferências Formação em Contexto de Trabalho
Agrupamento de Escolas António Sérgio
|
2015 | A sexualidade de pessoas com DID: Algumas considerações. | I Jornadas Sexualidade: Um Direito para Todos
Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (Viseu, Portugal)
|
2013 | Olhamos mais longe: Desafios às práticas de Intervenção com adultos portadores de deficiência. | 1ª Jornadas Técnicas da Associação Nós
Instituto Politécnico de Setúbal / Escola Superior de Tecnologia do Barreiro / Associação Nós (Portugal)
|
2012 | A interligação de modelos pedagógicos: Gentle Teaching e o Modelo Ecológico do Desenvolvimento Humano. | 12º Colóquio Internacional Psicologia e Educação
ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Portugal)
|
2012 | Didática experimental e aquisição da linguagem escrita. | 12º Colóquio Internacional Psicologia e Educação
ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Portugal)
|
2012 | Didactic context and children’s spellings. | 16th Conference of Junior Researchers (JURE) of the European Association for the Research on Learning and Instruction (EARLI)
Universidade de Regensburg / EARLI (Regensburg, Germany)
|
2012 | Didactics and syllabic spellings. | 13th International Conference of the Special Interest Group on writing – European Association for the Research on Learning
and Instruction (EARLI)
Universidade do Porto / EARLI (Porto, Portugal)
|
2012 | Arte e comunicação na primeira pessoa. | 13º Congresso de Arte Terapia da Sociedade Portuguesa de Arte Terapia
Instituto da Juventude e Desporto / Sociedade Portuguesa de Arte Terapia (Portugal)
|
2011 | A influência do contexto linguístico na produção de escritas silábicas em crianças de idade pré-escolar. | I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Portugal)
|
2011 | Syllabic spellings: One letter per syllable? | 8ª International Conference of the Association for the Improvement of Mother Tongue Education
Universidade de Hildesheim / Association for the Improvement of Mother Tongue Education (Hildesheim, Germany)
|
2011 | Relação entre contexto linguístico e a escrita de crianças em idade pré-escolar. | XI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade da Corunha (Corunha, Spain)
|
2010 | Syllabic Spellings: A pedagogical Manifestation? | 12th International Conference of the EARLI - Special Interest Group on Writing
Universidade de Heidelberg / EARLI (Heidelberg )
|
2009 | Aprendizagem ao Longo da Vida: Que Competências Privilegiar? | Jornadas de Formação “Educação XXI”
Escola Profissional de Odemira (Portugal)
|
2008 | O trabalho de linguagem escrita no jardim-de-infância: Análise das unidades linguísticas privilegiadas pelos educadores. | III Congresso Internacional de Aquisição da Linguagem
Escola Superior de Educação da Guarda (Guarda, Portugal)
|
2008 | How can writing activities with preschool children promote the understanding of the alphabetic principle? | 11th International Conference of the EARLI - Special Interest Group on Writing
Universidade de Lund / EARLI (Lund, Sweden)
|
2008 | Todos iguais, sempre diferentes…Integração da pessoa com deficiência: Direito de igualdade ou direito à diferença? | 1º Congresso “Gente Pequena, Grande Aposta”
Fundação Lavoisier
|
2007 | Risco Educacional em Meio Escolar. | IV Conferência da Associação Meninos de Oiro – “Vítimas de Vítimas”
Escola Superior de Educação de Setúbal / Associação Meninos de Oiro (Portugal)
|
2007 | “Uma casa é feita de paredes, um lar é feito de amor: O Gentle Teaching nas Residências da QE. | Conferência Pedagogia da Interdependência: Uma força contra a exclusão
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2007 | Guião para a Promoção do Empreendedorismo na Escola. | Seminário Empreendedorismo na Escola
Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal)
|
2007 | A importância das interações precoces em torno da linguagem escrita para a aprendizagem da leitura e escrita. | VII Simpósio Internacional GEDEI
Escola Superior de Educação de Setúbal (Portugal)
|
2007 | Can writing activities in kindergarten promote children’s literacy skills? | Annual Conference 2007 da British Psychological Society, Psychology of Education Section
Moat House Hotel (Stoke-on-Trent, United Kingdom)
|
2006 | The impact of the articulatory properties of the phonemes on the evolution of pre-school children’s invented spellings. | 10th International Conference of the EARLI - Special Interest Group on Writing
Universidade de Antuérpia / EARLI (Antuérpia )
|
2006 | A fonetização da escrita a partir de um programa de intervenção com crianças em idade pré-escolar. | XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2006 | Programas de intervenção de escrita e a evolução das conceptualizações em crianças de idades pré-escolar. | VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2006 | O impacto das propriedades articulatórias dos fonemas na evolução das escritas inventadas de crianças de idade pré-escolar. | VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2005 | The impact of letter knowledge in the evolution of Portuguese preschool children’s invented spellings. | XII European Conference of Developmental Psychology
Universidade de La Laguna (Tenerife, Spain)
|
2005 | O Currículo por Competências: A construção de um instrumento de verificação do desenvolvimento das aprendizagens, mediador da cooperação entre professores e psicólogos da educação. | VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2005 | A Importância do Diário de Turma como Instrumento de Construção da Moralidade: Juízos Sociais sobre a Moralidade em Crianças do 1.º Ciclo de Escolaridade. | VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2005 | O impacto de um programa de intervenção na evolução das conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita e a génese do processo de fonetização da escrita. | Congresso sobre a Aquisição da Linguagem
Escola Superior de Educação da Guarda (Guarda, Portugal)
|
2003 | Desenvolvimento sociomoral em crianças do 1º ciclo de escolaridade. | XXV Congresso do Movimento da Escola Moderna
Universidade de Aveiro / Movimento da Escola Moderna (Aveiro, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2022 - 2023 | Intervenção Precoce na Casa da Praia: Uma resposta às necessidades da comunidade.
Co-supervisor of Sara de Sá Espadilha
|
Intervenção Precoce (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2019 | A Educação Literária numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) para jovens e adultos com DID.
Supervisor
|
Psicologia da Educação (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2011 - 2012 | Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita: Um percurso individualizado na trissomia 21.
Supervisor
|
Psicologia da Educação (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023/11/27 | Estudo das perceções sobre a Pedagogia Terapêutica no Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia
(Thesis) Arguer
|
Luciana Fernandes Duque (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2023/05/12 | «Vou beber um copo de água para me acalmar» (AS): O papel do/a adulto/a na regulação emocional da criança.
President of the jury
|
Paula Alexandra Soares Benvindo (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/03/23 | Desenvolvimento de comportamentos emergentes de escrita em contexto pré-escolar: Conceções e práticas.
President of the jury
|
Ana Rita Lima Patrocínio (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | Relatório de estágio Associação Quinta Essência : Uma Nova Linguagem para a Incapacidade.
(Thesis) Arguer
|
Carolina Sampaio Serrão (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2023 | Speak out: A participação política das pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais.
(Thesis) Arguer
|
Luísa do Mar Ventura (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2023 | Inteligência Socioemocional na Educação Pré-Escolar.
(Thesis) Arguer
|
Jéssica Alexandre Gonçalves Oliveira (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | Perfil Sensorial 2 – A criança: Contributo para a validação em crianças dos 3 aos 14 anos. Estudo dos dados normativos e contributo
para a validade discriminativa.
(Thesis) Arguer
|
Carolina Dargent de Figueiredo Rodrigues Duarte (Master)
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
|
2022 | Representações e práticas que os professores e estudantes finalistas dos mestrados profissionalizantes em 1.º e 2.º CEB afirmam
ter sobre as competências socio-emocionais nos alunos.
(Thesis) Arguer
|
Sofia Margarida Almeida Ramos (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 | Políticas públicas, dos direitos às práticas sociais: O autismo na perspectiva dos profissionais.
(Thesis) Main arguer
|
William Ricardo de Almeida Marchi (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2018/01/04 | A construção de materiais manipuláveis como estratégia de ensino/aprendizagem da matemática no 1º ano do ensino básico.
President of the jury
|
Sophie Marie Kaiseler de Freitas (Master)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2018 | Gestão da sala de aula em turmas grandes. Estudo de caso em turmas do ESG1, disciplina de História, numa escol do município
de Matola, Moçambique
Thesis Member
|
Óscar Luís Mofate (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2017 | Livros de histórias para a infância : abertura de um mundo de possibilidades em 1º CEB.
President of the jury
|
Carlota Lacerda e Melo Nunes da Silva (Master)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2017 | A diferenciação pedagógica no contexto de sala de aula.
President of the jury
|
Rita Maria Gomes Moreira (Master)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2015 | Funções e tarefas do psicólogo na inclusão de alunos com DID que têm CEI na perspectiva dos actores intervenientes: Um estudo
de caso múltiplo.
Thesis Member
|
Fernanda Maria da Silva Coelho (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 | O impacto da dislexia nas actividades de leitura e escrita na Língua Materna e na Língua Estrangeira no 2º ciclo do Ensino
Básico - Estudo comparativo
Thesis Member
|
Sónia Maria dos Santos Leite Ruão Pinheiro Harry Leite (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 | Contributos para o estudo da participação em crianças com incapacidade, por comparação aos seus pares sem incapacidade, nos
contextos de casa, da escola e da comunidade: visão dos pais.
Thesis Member
|
Susana Isabel da Costa Oliveira Martins (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013/05/16 | As Unidades Especializadas: A sua importância no processo de inclusão de alunos com multideficiência.
Thesis Member
|
Paula Cristina Santos Ferreira (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Distinctions
Other distinction
2009 | Bolsa de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2002 | Bolsa de Mérito
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|