???global.info.a_carregar???
Cláudia Neves é, desde 2010, professora auxiliar na Universidade Aberta onde lecciona Unidades Curriculares no Departamento de Educação e Ensino a Distância. Desde 2017 é coordenadora do Mestrado em Administração e Gestão Educacional onde tem orientado várias dissertações. Mas a sua experiência passou também por leccionar na FCSH/UNL durante os anos de 2010/2012. Os seus interesses de investigação estão ancorados no Laboratório de Educação e Ensino a Distância (LE@D) e centram-se em torno das Políticas Educativas e novas formas de regulação da educação no contexto nacional e internacional, com especial destaque para o papel da União Europeia na definição da política educativa dos seus Estados-membros. Atualmente a sua investigação procura explorar e aprofundar cenários de formação em ambientes digitais especialmente orientados para a gestão e liderança das escolas em Portugal e na Europa e a exploração das teorias da complexidade na administração e gestão educacional. Em termos de formação, é doutorada em Ciências da Educação, especialidade Educação e Desenvolvimento pela FCT/UNL (2009) e concluiu o mestrado em Educação e Sociedade no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. No ano 2000 concluiu a licenciatura em Política Social pela Universidade Técnica de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Integra a equipa de peritos da IGEC no 3º ciclo de avaliação externa das escolas portuguesas e ocupou já diversos cargos na Universidade. Tem experiência de coordenação de projetos europeus, nomeadamente relacionados com aprendizagem ao longo da vida na PMEs e História e Cidadania Europeias para professores de todos os níveis de ensino. Os projetos de investigação nos quais tem participado como membro debruçam-se sobre diversas temáticas como MOOCs, Interfaces do Ensino Superior com outras instituições, Inserção de Diplomados da Universidade. Atualmente é membro da direção do Fórum Português de Administração Educacional, membro do conselho coordenador do LE@D. No LE@D é coordenadora d uma linha de investigação e dedica-se a projetos de investigação sobre As Teorias da Complexidades na análise de contextos políticos, a Liderança Educacional Digital e as Comunidades Virtuais de Aprendizagem nas escolas.
Identification

Personal identification

Full name
Cláudia Neves

Citation names

  • Neves, Claudia

Author identifiers

Ciência ID
F514-767E-6474
ORCID iD
0000-0002-8175-4749

Websites

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
German Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1)
French Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2023/03/20 - 2023/05/05
Concluded
Microcredencial "E-moderação e Feedback" (Outros)
Major in Elearning
Universidade Aberta, Portugal
Bom
2009
Concluded
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Estratégias de Aprendizagem ao Longo da Vida" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado por unanimidade
2005/02/01
Concluded
Educação e Sociedade (Mestrado)
Major in Não Aplicável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2000/01/01
Concluded
Política Social (Licenciatura)
Major in Não Aplicável
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2011/09/15 - Current Researcher (Research) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2010/09/01 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2019 Assistant Professor (University Teacher) Universidade Aberta, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2020/09/01 - 2024/08/31 Organic Unit Director Universidade Aberta, Portugal
2017/02/05 - 2019/08/31 Coordenadora do mestrado em administração e gestão educacional Universidade Aberta, Portugal
2016/01/01 - 2019/08/30 Membro do Conselho Coordenador do LE@D Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2019/08/30 Membro Conselho Coordenador DEED Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2016 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade Aberta, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2020/09/01 - Current Vice-coordenadora Mestrado em Administração e Gestão Educacional Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2017/04/01 - 2019/07/02 Membro Efetivo Conselho Cientítifico Universidade Aberta, Portugal
2015/05/17 - 2017/07/24 Secretária do Conselho Coordenador do DEED Universidade Aberta, Portugal
2012/10/12 - 2016/12/30 Vice-coordenadora Mestrado em Administração e Gestão Educacional Universidade Aberta, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2024/03/01 - Current Aqui me encontro e confundo com gente de todo o mundo, que a todo o mundo pertence | Here I find myself in a mix with people from all over the world, that belongs to everyone
2023.10269.S4P23
Researcher
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2023/04/01 - 2026/04/01 Transforming Education for Democracy through Aesthetic and Embodied Learning, Responsive Pedagogies and Democracy-as-becoming (AECED)
Co-Principal Investigator (Co-PI)
Comissão Europeia
Ongoing
2023/03 - 2026 UNESCO Chair - "A city that educates and transforms"
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Ongoing
2024/05/01 - 2025/04/30 Trabalhar as competências digitais na escola para promover a igualdade de género em países lusófonos africanos DIGENDER2PALOP
DIGENDER2PALOP
Researcher
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Ongoing
2019/01/01 - 2019/12/31 Laboratório de Educação a Distãncia e E-Learning
UID/Multi/04372/2019
Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2015/01/01 - 2017/02/07 Mooc Maker
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Comissão Europeia
Concluded
2013/12/01 - 2015/11/30 Projeto LLL-HUB” Lifelong Learning Programme Key Activity 1 – Policy cooperation and innovation - “Networks” Project number: 543527-LLP-1-2013-1-BE-KA1NW.
543527-LLP-1-2013-1-BE-KA1NW
543527-LLP-1-2013-1-BE-KA1NW
Researcher
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Comissão Europeia
Concluded
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 284 - 2011-2012
PEst-C/MAR/UI0284/2011
PEst-OE/CED/UI2861/2011
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2010/12/01 - 2013/12/01 OEII – Open Educational Innovation and Incubation
Researcher
Universidade Aberta, Portugal
Concluded
2013/01 - 2013/12 “COPELL - Lifelong Learning for Competitiveness in Small and Medium Enterprises”
521377-LLP-1-2011-1-PT-KA1-KA1ECETA2
Principal investigator
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Concluded
2012/01 - 2012/10 União Europeia - História, Cultura e Cidadania Centro de Informação Europeia Jacques Delors
2007/01/01 - 2009/12/31 Educação e Desenvolvimento Humano no contexto da União Europeia - Análise Comparativa das Políticas Educativas Europeias à luz do paradigma da Aprendizagem ao Longo da Vida
PDCT/CED/60425/2004
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Other

Designation Funders
2015/01/01 - Current Ensino Virtual, impactos reais: os percursos profissionais e de vida dos estudantes da Universidade Aberta
sem referência
Researcher
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta
Ongoing
2017/01/05 - 2019/07/30 Políticas educativas e desempenho de Portugal no PISA (2000-2015)
Researcher
Universidade de Lisboa, Portugal
Ministério da Educação
Concluded
2014/03/04 - 2016/06/30 Formação eLearning Empresarial
Sem referência
Researcher
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta
Outputs

Publications

Book
  1. Neves, Claudia; Henriques, Susana. Caminhos da investigação em administração e gestão educacional. Universidade Aberta. 2023.
    https://doi.org/10.34627/uab.cc.26
  2. Abrantes, Pedro; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, Olga; Henriques, Susana. Estudar na Universidade Aberta: perfis, experiências e percursos d@s licenciad@s (2011-2020). Universidade Aberta. 2023.
    https://doi.org/10.34627/vy40-1j77
  3. Viseu, Sofia; Neves, Claudia; Almeida, Patrícia; Cruz, Clara; Lopes, José Hipólito; Pires, Carlos. Edição comemorativa dos 25 anos Forum Português de Administração Educacional: 1994-2019. Fórum Português Administração Educacional. 2019.
  4. Neves, Claudia; Henriques, Susana; Neves, Claudia ; Henriques, Susana. Liderança educacional: contribuição da investigação. Lisboa, Portugal: LE@D - Laboratório e Educação a Distância e eLearning. 2019.
    Published
  5. Mendes, António Quintas; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Morgado, Lina; Neves, Claudia; Pinto, Maria do Carmo Teixeira. Tendências de investigação em educação aberta, a distância e em eLearning na sociedade em rede: textos selecionados das LE@D Talks 2010-2018. LE@D-Laboratório de Educação a Distância e eLearning. 2019.
  6. Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Claudia; Courela, Conceição; Seabra, Filipa; Oliveira, Isolina; Henriques, Susana; Fombona, Javier; et al. Livro de atas das I Jornadas Internacionais Online: educação, tecnologias e inovação. Universidade Aberta. 2014.
  7. Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Claudia; Moreira, J. António; Seabra, Filipa; Henriques, Susana; Barros, Daniela; Neves, Cláudia; Moreira, José António Marques. Educação e tecnologias : reflexão, inovação e práticas. Lisboa, Portugal: Edição dos Autores. 2011.
    Published
  8. Azevedo, Nair dos Anjos Pires Rios; Alves, Mariana Gaio; Gonçalves, Teresa; Nascimento, Ana; Couceiro, Maria; Neves, Cláudia; Gomes, Elisabete Xavier; et al. Investigar em educação: desafios da construção de conhecimento e da formação de investigadores num campo multi-referenciado. UIED. 2010.
  9. Gonçalves, Maria José; Ambrósio, Teresa; Caetano, Ana Paula; Sá-Chaves, Idália; Neves, Cláudia; Mesquita, Mónica; Sousa Ramos, Mercês. Formação e Desenvolvimento Humano: Inteligibilidade das suas Relações Complexas/Formation et Développement Humain: Intéligibilité de leurs Relations Complexes. Lisboa, Portugal: MCX/APC-Atelier nº 34. 2004.
    Published
Book chapter
  1. Bidarra, José; Neves, Claudia; José Bidarra; Cláudia Neves. "Al transformation for learning in organizations". 2024.
    10.4018/979-8-3693-0556-0.ch004
  2. Almeida, Ana Patrícia ; Matos, Simão; Neves, Claudia. "SER PELAS ARTES: CONTRIBUTO DA EDUCAÇÃO PELA ARTE E A MUDANÇA DO CLIMA ORGANIZACIONAL". In CAMINHOS DA INVESTIGAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL, edited by Henriques, Susana; Neves, Claudia. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2023.
    Published
  3. Neves, Claudia; Almeida, Ana Patrícia. "A dimensão europeia da educação como fator estruturante do projeto de União Europeia". Universidade de Coimbra, 2023.
  4. Pereira, Aline Maria; Neves, Claudia. "O papel da formação inicial para a construção da identidade profissional docente". Paco Editora, 2021.
  5. Neves, Claudia; Neves, Claudia. "Educação, desenvolvimento humano e novas formas de regulação dos estados: efeitos diretos e indiretos na esfera educacional". In Premissas para o Desenvolvimento Humano através da Educação: Avanços e Possibilidades. Brazil: ARTEMIS, 2020.
    In press • 10.37572/EdArt_0192305202
  6. Neves, Claudia. "Lógicas de ação das lideranças das escolas para a melhora das aprendizagens". In Liderança educacional - Contributos da investigação. LE@D - Universidade Aberta, 2019.
    Published
  7. Ricardo, Jonas da Conceição; Santos, Ricardo Marinho dos; Casanova, Leonardo de Araújo; Oliveira, Marcus Vinicius Silva de. "A pluridocência no 1º ciclo de ensino básico [Em linha]: utopia ou estratégia de liderança pedagógica distribuída?". In Liderança educacional - Contributos da Investigação, edited by Claudia Susana Coelho Neves; Susana Henriques, 173-182. LE@D - Laboratório Educação a Distância e eLEarning, 2019.
    Published • 10.22533/at.ed.11919040913
  8. Neves, Claudia. "Autonomia da escola: do exercício normativo à prática construída". In Liderança educacional - Contributos da Investigação, edited by Claudia Susana Coelho Neves; Susana Henriques. Laboratório de Educação a Distância e eLEarning, 2019.
    In press • Editor
  9. Gonçalves, Carla; Neves, Claudia. "As lideranças na implementação de projetos de autonomia nas escolas: das perceções normativas às práticas dos diretores". Universidade Aberta, 2018.
  10. Santos, Carla; Neves, Claudia. "As lideranças na implementação de projetos de autonomia nas escolas: das perceções normativas às práticas dos diretores". Universidade Aberta, 2018.
  11. Neves, Claudia; Neves, Claudia. "Contributos para a definição de um contexto para o uso da abordagem da complexidade em estudos sobre administração e gestão educacional". In Investigação, Educação e Desenvolvimento - Revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio, 97-117. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2018.
    Published
  12. Neves, Claudia ; Carla Ramos. "As lideranças na implementação de projetos de autonomia nas escolas: das perceções normativas às práticas dos diretores Resultados de um Estudo de Caso numa Escola da Região Autónoma da Madeira". In Investigação-Ação nas práticas de liderança educacional / Action research in scholar leadership practices, edited by Isolina Oliveira; Susana Henriques. 2017.
    Published
  13. Neves, Claudia ; Elisabete Maria Xavier Vieira Gomes. "Neves, C. & Gomes, E. (2010). Diálogos a partir de Dinâmicas de formação. In . Alves, M. G. & Azevedo, N. R (Eds.).". In Investigar em Educação. Desafios da Construção de conhecimento e da formação de investigadores num campo multi-referenciado, edited by Mariana Gaio Alves; Nair Azevedo. Monte da Caparica. UIED/FCT – UNL., 2010.
    Published
  14. Neves, Claudia. "Aprendizagem ao Longo da Vida: das orientações comunitárias às estratégias de cinco Estados-membros". Várzea, 2010.
  15. Neves, Claudia; Gomes, Elisabete X.. "Dia´logos a partir de dina^micas de formac¸a~o". Várzea, 2010.
  16. Neves, Claudia; Alves, Mariana Gaio. "Padrões e variações da participação na Aprendizagem ao Longo da Vida na União Europeia: uma leitura de indicadores estatísticos". 2010.
  17. Neves, Claudia. "A Educação/Formação ao Longo da Vida. Um novo quadro ideológico das Políticas Educativas. In.". In ANAIS UIED 2008. Monte da Caparica. UIED/FCT-UNL., 2008.
    Published
  18. Neves, Claudia. "Educação e Desenvolvimento Humano: concepções no discurso e evidências da prática.". In In ANAIS UIED 2005.. Monte da Caparica. UIED/FCT-UNL, 2005.
  19. Neves, Claudia. "Sustentar o Desenvolvimento. A complexidade dos novos modelos de desenvolvimento”. In ”. Lisboa. MCX/APC – Atelier nº 34. .". In Formação e Desenvolvimento Humano: Inteligibilidade das suas relações complexas. MCX/APC – Atelier nº 34. ., 2004.
    Published
Conference paper
  1. Reis, V.; Neves, C.; Reis, Vitor; Neves, Claudia. "Application of virtual reality simulation in firefighter training for the development of decision-making competences". 2019.
    10.1109/SIIE48397.2019.8970143
  2. Reis, Vitor; Neves, Claudia. "Aplicação da simulação de realidade virtual na formação de bombeiros para o desenvolvimento de competências de tomada de decisão". 2019.
  3. Viseu, Sofia; Almeida, Ana Patrícia; Lopes, José Hipólito; Neves, Cláudia; Cruz, Carla; Pires, Carlos. "Política e gestão da educação ibero-americana: tendências e desafios". 2018.
  4. Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Henriques, Susana; Jacquinet, Marc; Neves, Claudia; Magano, Olga. "Fazer a licenciatura a distância: percursos e impactos". 2016.
  5. Magano, Olga; Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Jacquinet, Marc; Henriques, Susana. "Mobilidade social dos diplomados da Universidade Aberta: percursos de vida e de trabalho". 2016.
  6. Gonçalves, Teresa N. R.; Mariana Gaio Alves; Nair Rios Azevedo; Claudia Neves. "O espaço europeu de ensino superior: dinâmicas globais e reconstruções nacionais no caso português". Paper presented in XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais,, São Salvador da Bahia, 2011.
    Published
  7. Gonçalves, Teresa N. R.; Elisabete Maria Xavier Vieira Gomes; Mariana Gaio Alves; Nair Rios Azevedo; Claudia Neves. "Theory and texts of educational policy: possibilities and constraints.". Paper presented in 1st LET - International Theorising Education Conference, Stirling, 2010.
    Published
Edited book
  1. Neves, Cláudia. Premissas para o Desenvolvimento Humano através da Educação: Avanços e Possibilidades. Brazil: Editora Artemis. 2020.
    Published • 10.37572/edart_019230520 • Editor
Journal article
  1. Cláudia Neves; Ana Patrícia Almeida; Marco Ferreira; Neves, Claudia; Almeida, Ana Patrícia; Ferreira, Marco. "Headteachers and Inclusion: Setting the Tone for an Inclusive School". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13020129.
    10.3390/educsci13020129
  2. Henriques, Susana; Neves, Cláudia; Silva, Ana Paula; Abrantes, Pedro; Ramos, Maria do Rosário; Jacquinet, Marc; Bäckström, Barbara; et al. "Literacia e inclusão digital no ensino superior online: Impactos em adultos diplomados". (2023): http://hdl.handle.net/10071/28490.
    https://doi.org/10.7458/SPP202310126792
  3. Neves, Claudia; Domingos Fernandes; Cláudia Neves; Luís Tinoca; Sofia Viseu; Susana Henriques. "Relações entre as políticas públicas de educação e o desempenho de Portugal no PISA". Education Policy Analysis Archives 30 (2022): http://dx.doi.org/10.14507/epaa.30.6213.
    10.14507/epaa.30.6213
  4. Pedro Abrantes; Ana Paula Silva; Bárbara Bäckström; Neves, Claudia; Isabel Falé; Marc Jacquinet; M. Rosário Ramos; et al. "Transversal Competences and Employability: The Impacts of Distance Learning University According to Graduates’ Follow-Up". Education Sciences (2022): https://www.mdpi.com/2227-7102/12/2/65.
    10.3390/educsci12020065
  5. Fernandes, Domingos; Neves, Claudia; Tinoca, Luís; Viseu, Sofia; Henriques, Susana. "Relações entre as políticas públicas e o desempenho de Portugal no PISA (2000-2015)". (2022): http://hdl.handle.net/10400.2/11959.
    https://doi.org/10.14507/epaa.30.6213
  6. Claudia Neves; Neves, Claudia. "Explorando as potencialidades da complexidade para o estudo das políticas públicas em educação: o exemplo da União Europeia". Revista on line de Política e Gestão Educacional (2021): 19-37. https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.13804.
    10.22633/rpge.v25i1.13804
  7. Henriques, Susana; Neves, Claudia ; Silva, Ana Paula; Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc Marie Luc Philippe; Magano, Olga; Ramos, Maria Rosário. "Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais : Uma análise com base nas perceções dos diplomados [Distance higher education and the development of professional skills: An analysis based on graduates' perceptions]". Fórum sociológico 37 (2020): 49-62. https://journals.openedition.org/sociologico/9511.
    Published
  8. Neves, Claudia ; Vitor Reis. "Virtual reality training environments for emergency operations management: perceptions of portuguese fire officers". International Journal of Virtual Reality (2020):
    Accepted
  9. Neves, Claudia ; Susana Henriques; Neves, Claudia; Henriques, Susana. "A experiência dos diplomados em Educação da Universidade Aberta e o papel da educação a distância nas literacias digitais de adultos". Revista EducaOnline 14 1 (2020): 180-225. http://hdl.handle.net/10400.2/9730.
    Open access • Accepted
  10. Neves, Claudia ; Soraia Pinho. "Educational Teams Model: An alternative model for promoting student achievement, improving teaching and smooth transitions between education cycles". International Journal of Educational Organization and Leadership (2020):
    Accepted
  11. Neves, Claudia; Henriques, Susana. "Exploring the impacts of distance higher education on adult learners' lives and reclaiming lifelong learning as a human development process". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/10349.
    10.5944/openpraxis.12.4.1084
  12. Reis, Vitor; Neves, Claudia. "Simulations in virtual reality: assessment of firefighters' decision-making competence". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/9819.
  13. Henriques, Susana; Neves, Claudia; Silva, Ana Paula; Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Magano, Olga; Ramos, Maria do Rosário. "Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/10340.
    https://doi.org/10.4000/sociologico.9511
  14. Neves, Claudia; Neves, Claudia. "Os novos e velhos contextos de ação coletiva em educação: propostas teóricas para refletir sobre as políticas educativas e a liderança educacional como processos complexos". RBPAE - Revista Brasileira de Políticas e Administração Educacional (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/14013.
    Accepted • https://doi.org/10.21573/vol36n22020.100836
  15. Neves, Cláudia. "A regulação das políticas de educação na União Europeia e os desafios para a educação a distância no ensino superior: uma perspetiva crítica e uma proposta de investigação". (2018): http://hdl.handle.net/10400.2/8863.
    10.21573/vol34n12018.82463
  16. BARROS, Daniela Melaré Vieira; NEVES, Cláudia. "Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial". Revista on line de Política e Gestão Educacional 3 3 (2017): 1517-1549. http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v21.n3.2017.10971.
    10.22633/rpge.v21.n3.2017.10971
  17. Neves, Claudia; Henriques, Susana; Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Jacquinet, Marc; Magano, Olga. "Licenciados da Universidade Aberta: percursos, motivações e aprendizagens em ambiente digital". (2017): http://hdl.handle.net/10400.2/7352.
  18. Simplício, Sandra; Neves, Claudia; Neves, Claudia. "Os sentidos da aprendizagem ao longo da vida na educação de adultos: dos debates teóricos às perceções sobre os impactos do processo de RVCC a nível pessoal, profissional e social". Mediaç@es 2 2 (2014): 81-97. http://hdl.handle.net/10400.2/13971.
    Published • https://doi.org/10.60546/mo.v2i2.66
  19. Gaspar, Ivone; Seabra, Filipa; Neves, Claudia; Maria Ivone Gaspar; Seabra, Filipa Barreto de; Cláudia Neves. "A supervisão pedagógica : significados e operacionalização". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 12 (2012): 29-57. http://hdl.handle.net/10400.2/3632.
    Published
  20. Alves, Mariana Gaio; Neves, Claudia; Azevedo, Nair R.; Gonçalves, Teresa; Claudia Susana Coelho Neves; Mariana Gaio Alves; Nair Azevedo; et al. "Reconstructing higher education?: the case of master’s and PhD Programmes in Education in a Portuguese Institution". European Educational Research Journal 11 4 (2012): 520-533. http://hdl.handle.net/10400.2/13970.
    Published • https://doi.org/10.2304/eerj.2012.11.4.520
  21. Alves, Mariana G.; Neves, Cláudia; Gomes, Elisabete Xavier; Alves, M.G.; Neves, C.; Gomes, E.X.; Gomes, Elisabete X.. "Lifelong learning: conceptualizations in european educational policy documents". European Educational Research Journal 9 3 (2010): 332-344. http://hdl.handle.net/10400.2/8862.
    Published • http://dx.doi.org/10.2304/eerj.2010.9.3.332
  22. Neves, Claudia ; Neves, Claudia. "International organisations and the evaluation of education systems: a critical comparative analysis". European journal of vocational training 3 45 (2008): 72-89. http://hdl.handle.net/10400.2/14651.
    Published
Magazine article
  1. Neves, Claudia. "As potencialidades da Economia Social para a geração de emprego e realização pessoal. In", Rervista Dirigir. Nº 109. Jan/Fev/Mar de 2010. Lisboa. Instituto de Emprego e Formação Profissional., 2010
  2. Neves, Claudia. "Trabalhadores Portugueses mais satisfeitos no local de trabalho", I", n Revista DIRIGIR. nº. 111, 2010, IEFP., 2010
Report
  1. Bidarra, José; Neves, Claudia. 2024. Artificial intelligence in learning organisations: reshaping roles and pedagogical processes. http://hdl.handle.net/10400.2/16183.
    10.5281/zenodo.11653241
  2. Franco, Adelaide; Machado, Paulo; Amante, Carolina; Neves, Claudia; Viseu, Sofia. 2022. Relatório execução. Projeto Educativo Municipal de Almada: processo e fundamentação. http://hdl.handle.net/10400.2/14654.
  3. Abrantes, Pedro; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia ; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc Marie Luc Philippe; Ramos, Maria do Rosário; Magano, Olga; Henriques, Susana. 2021. Relatório Percursos profissionais e de vida dos licenciados da Universidade Aberta [Report of Professional and Life Paths of Open University Graduates]. http://hdl.handle.net/10400.2/10471.
  4. Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Henriques, Susana; Jacquinet, Marc; Magano, Olga; Neves, Claudia; et al. 2018. Percursos profissionais e de vida dos licenciados da UAb. http://hdl.handle.net/10400.2/7859.
  5. Domingos, Fernandes; Neves, Claudia; Tinoca, Luís; Viseu, Sofia; Henriques, Susana; Fernandes, Domingos; Neves, Cláudia. 2018. Políticas educativas e desempenho de Portugal no PISA (2000-2015). http://hdl.handle.net/10400.2/8876.
  6. Teixeira, António; Neves, Claudia; Artime, Isabel; Santos, Ana Margarida; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Morgado, Lina; Neves, Claudia. 2017. Report on Open Educational Resources (OERs) and Massive Open Online Courses (MOOCs). http://hdl.handle.net/10400.2/13972.
  7. Henriques, Susana; Neves, Claudia; Seabra, Filipa. 2017. Diplomados Licenciatura em Educação 2011 - 2015. http://hdl.handle.net/10400.2/6669.
  8. Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Jacquinet, Marc; Magano, Olga; Henriques, Susana. 2016. Resultados do questionário aos percursos laborais e de vida dos licenciados da UAb : relatório síntese. http://hdl.handle.net/10400.2/4997.
  9. Neves, Claudia Susana Coelho. 2013. NEVES, C (2013). Relatório Final do Projeto Nº. : 521377-LLP-1-2011-1-PT-KA1-KA1ECETA2 “COPELLL – Lifelong Learning for Competitiveness in Small and Medium Enterprises””, financiado pela Comissão Europeia..
Thesis / Dissertation
  1. Nunes, Renata Manuela de Sousa Moreira de Barros Rosário e. "Formação, competências e seleção do diretor em diferentes modelos de gestão de escolas na Europa: uma abordagem comparativa entre três países". Master, 2024. http://hdl.handle.net/10400.2/16177.
  2. Sousa, Ana Margarida Sousa Moreira de Barros Rosário e Rosário de. "Projetos ERASMUS+ como instrumentos de gestão para o desenvolvimento do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória". Master, 2024. http://hdl.handle.net/10400.2/16584.
  3. Guedes, Nuno Miguel Pinto. "A participação da família no processo de escolha do percurso formativo no secundário: um estudo sobre o perfil e a participação das famílias numa escola secundária na zona do Oeste". Master, 2024. http://hdl.handle.net/10400.2/16247.
  4. Lobão, Anabela Sílvia Lamas. "O ensino do português língua de acolhimento e a inclusão de alunos imigrantes: um estudo de caso numa escola, na cidade do Porto". Master, 2023. http://hdl.handle.net/10400.2/15093.
  5. Oliveira, Eugénio Miguel Rosas de. "Quais são os limites de ação das lideranças intermédias no que se refere ao cargo de coordenador de escola?: estudo de caso sobre capacidade e autonomia do coordenador de estabelecimento". Master, 2023. http://hdl.handle.net/10400.2/14209.
  6. Ferreira, Patrícia Alexandra Polónio Soares. "A contribuição do coordenador de departamento para o trabalho colaborativo por parte dos docentes do seu departamento curricular". Master, 2023. http://hdl.handle.net/10400.2/13966.
  7. Andrade, Elsa Maria do Rosário Alves da Costa. "A relação entre a liderança dos coordenadores de ano e a autoavaliação da escola à luz do referencial comum de avaliação de escolas da Região Autónoma da Madeira". Master, 2023. http://hdl.handle.net/10400.2/13986.
  8. Silva, Carlos António Lopes Pais e. "Características da teoria da complexidade na ação das lideranças escolares: estudo do processo educativo em quatro agrupamentos de escolas da região centro durante a crise Covid-19". Master, 2022. http://hdl.handle.net/10400.2/11906.
  9. Campos, Lígia Moraes de Matos. "Análise de estratégias adaptadas no processo de inclusão: uma experiência narrativa no acolhimento dos alunos com necessidades educativas especiais". Master, 2022. http://hdl.handle.net/10400.2/11767.
  10. Branco, Maria dos Anjos Dias Ramalho. "Clima organizacional e comprometimento nas instituições de ensino profissional". Master, 2022. http://hdl.handle.net/10400.2/11780.
  11. Mateus, Ricardo Jorge Mesquita. "A liderança distribuída nos cargos de liderança intermédia: um estudo exploratório". Master, 2022. http://hdl.handle.net/10400.2/11754.
  12. Marques, António Jorge Nunes. "Clima e cultura organizacional: a perceção docente na Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa". Master, 2022. http://hdl.handle.net/10400.2/11821.
  13. Lopes, Maria Castela Andrónico. "A liderança do diretor de turma na complexidade da organização escolar". Master, 2022. http://hdl.handle.net/10400.2/11874.
  14. Costa, Catarina Fontoura. "Inovação pedagógica em escolas de educação básica da rede pública de ensino do distrito federal – Brasil". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/11359.
  15. Almeida, Bernardette Campos de. "O projeto de autonomia e flexibilidade curricular e as estratégias de ensino-aprendizagem: estudo exploratório num agrupamento de escolas". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/10765.
  16. Miranda, Vítor Alberto Aragonês. "Qual a perceção dos professores sobre a qualidade das aprendizagens efetuadas no agrupamento de escolas?". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/11511.
  17. Pereira, Aline Maria. "Construção da identidade profissional docente: o papel da formação inicial". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.2/10425.
  18. Bico, Jorge Miguel dos Santos. "Descentralização da educação o Concelho de Setúbal : o papel do Concelho Municipal de Educação". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/8468.
  19. Pinho, Soraia Alexandra Caracol de. "A pluridocência no 1º ciclo de ensino básico : utopia ou estratégia de liderança pedagógica distribuída?". PhD, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/8045.
  20. Gonçalves, Carla; Gonçalves, Carla Patrícia Martins. "Implementação de projetos de autonomia : entre discursos e práticas da liderança". PhD, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7020.
  21. Ramos, Carla de Mendonça e Silva. "Liderar um projeto pedagógico, em contexto de mudança : um estudo de caso no CED Nossa Senhora da Conceição da Casa Pia de Lisboa". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7657.
  22. Teixeira, Janete Moura. "O apropriar-se da arte como uma forma de socialização". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7424.
  23. Clamote, Paula Cristina Medeiros. "As dinâmicas da escola na promoção da inclusão : estudo de caso no agrupamento de escolas do Carregado". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/8012.
  24. Reis, Vitor; Reis, Vitor Manuel Figueiredo dos. "Formação profissional de bombeiros portugueses : aplicação da simulação virtual ao desenvolvimento das competências de tomada de decisão". PhD, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7444.
  25. Pita, Tiago Nuno Gonçalves. "O impacto organizacional das tutorias individuais : análise das percepções dos atores educativos : o caso da Escola Europeia de Alicante". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7360.
  26. Simões, Ana Maria Sucena de Oliveira Morais Rachinhas. "Lógicas de ação da liderança para a melhoria da aprendizagem : estudo de caso". PhD, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/8125.
  27. Sena, Dalila Maîte Rosa. "A implementação de novos modelos pedagógicos na educação infantil : perspectiva dos professores e gestores das instituições escolares". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6952.
  28. Angelino, Maria Inês Miranda Carrilho. "O conselho pedagógico como órgão das lideranças intermédias na organização escolar de um agrupamento". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6827.
  29. Graça, Maria José Ribeiro Marto da. "Olhares dos professores sobre a liderança dos coordenadores de departamento : a perceção de um grupo de professores". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6486.
  30. Costa, Adriana da Conceição Vieira. "Gestão democrática : um estudo sobre o trabalho do gestor escolar de duas escolas públicas mo município de Alto Paraíso - Rondônia". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6951.
  31. Mendes, Luísa de Fátima Pacheco de Freitas da Costa. "REMODEL'ART : projeto de investigação-ação de animação estético dos espaços na Escola EB 2, 3 de Frazão". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.2/5532.
  32. Manhique, Agostinho Ezequias. "A gestão e liderança das escolas em Moçambique : um estudo de caso na escola primária completa do 1º bairro na cidade de Chókwè". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.2/4518.
  33. Fernandes, Pedro Miguel Martins. "O papel do diretor de um curso profissional : entre gestão e a liderança : análise das perceções de docentes e diretor de curso". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.2/5064.
  34. Mascarenhas, Anatília de Sousa. "O impacto do regulamento interno na gestão das escolas". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.2/3308.
  35. Ferreira, Mónica Sofia de Jesus. "Estudo exploratório para a construção de um projeto pedagógico-didático para a futura Casa-Museu do Medronho". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/2740.
  36. Martins, Fernando Farinha. "A estratégia escolar perante a cultura de inovação e mudança". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/3016.
  37. Dias, Maria Cristina Douwens Lopes Ribeiro. "O impacto da mobilidade docente na organização escolar : lideranças : que desafios? : estudo de uma escola secundária com 3º ciclo de Lisboa". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/3384.
  38. Alves, Renato de Jesus Madeira. "Autonomia e liderança : um estudo sobre as perspetivas dos diretores relativamente à liderança transformacional no quadro de uma autonomia decretada". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/3005.
  39. Simplício, Sandra Sofia Rodrigues Nobre. "Perceções sobre os impactos do processo de RVCC a nível pessoal, profissional e social : estudo de caso desenvolvido num CNO, junto de adultos inscritos pelas entidades patronais e adultos inscritos por iniciativa própria". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2662.
  40. Teixeira, Luís Manuel Malta. "A descentralização no recrutamento e selecção dos docentes da educação e do ensino não superior público : realidade ou inevitabilidade?". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2370.
  41. Neves, Cláudia. "Estratégias de aprendizagem ao longo da vida na União Europeia: análise crítica e comparativa das estratégias de aprendizagem ao longo da vida de cinco estados-membros". PhD, 2009. http://hdl.handle.net/10362/2693.

Other

Other output
  1. Research to enhance democracy through aesthetic and embodied learning. Comunicação apresentada no MeetUP23 – 2º Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência, Categoria Projetos, 27 de maio de 2023, Sessão A2 | https://eventos.uab.pt/meetup23/. 2023. Neves, Claudia; Almeida, Ana Patrícia; Abelha, Marta; Abrantes, Pedro. http://hdl.handle.net/10400.2/14408.
  2. Guia para a preparação de provas com consulta. Pretende-se com este guia facultar aos docentes algumas considerações e recomendações para a preparação e realização de provas com consulta. Embora este tipo de avaliação seja comum nos cursos de 2º e 3º ciclo, é importante destacar alguns aspetos importantes sobre este tipo de avaliação que devem ser considerados na preparação dos enunciados das provas das Unidade Curriculares (UCs) de licenciatu. 2021. Neves, Claudia; Barros, Daniela Melaré Vieira; Huet, Isabel; Henriques, Susana. http://hdl.handle.net/10400.2/11329.
  3. O eLearning na União Europeia. Vídeo explicativo sobre a influência dos modelos de desenvolvimento na Educação e o contexto do eLearning na União Europeia.. 2018. Neves, Claudia. http://hdl.handle.net/10400.2/14646.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/07/04 Encerramento do Encontro Complex Trajectories Lx23: Compreender e apoiar os estudantes com percursos complexos no Ensino Superior é um evento de divulgação científica Complex Trajectories Lx23: Compreender e apoiar os estudantes com percursos complexos no Ensino Superior
LE@D Laboratório de Educação e Distância e eLearning (Lisboa, Portugal)
2023/05/27 Transforming Education for Democracy through Aesthetic and Embodied Learning, Responsive Pedagogies and Democracy-as-becoming (AECED)  MeetUp23 2º Encontro de investigadores do LE@D
LE@D Laboratório de Educação e Distância e eLearning (Lisboa, Portugal)
2023/05/11 Apresentação da oferta pedagógica do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta Dia Aberto sobre os cursos da Universidade Aberta
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2023/03/30 Sessão de abertura do Encontro Inonvación en Contextos Educativos: tecnologias, personalización y acessibilidad Inonvación en Contextos Educativos: tecnologias, personalización y acessibilidad
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2023/02/08 Sessão de encerramento do 1º Seminário do X Ciclo de Seminários de Investigação em Educação
Universidade Católica portuguesa (Portugal)
2023/01/26 Novos modos de regulação local da educação em Portugal e os Planos Estratégicos Educativos Municipais XXX AFIRSE Portugal 2023
AFIRSE /Instituto Educação Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/01/17 Digital learning and contexts at Universidade Aberta: institutional perspectives on Education and Distance Learning, and Research Pedro Cabral, Cláudia Neves (DEED, UAb) RAPIDE LEARNING EVENT Narratives on digital learning for “Reimagining a Positive Direction for Education”
LE@D Laboratório de Educação e Distância e eLearning (Lisboa, Portugal)
2020/05/18 "Comunidades de Prática: refletir, construir e interagir - pedagogia do ensino a distância" Ação de Formação de Curta Duração "Comunidades de Prática: refletir, construir e interagir - pedagogia do ensino a distância"
EDUCATIS - Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos (BEnavente, Portugal)
2019/11/22 Aplicação da simulação de realidade virtual na formação de bombeiros para o desenvolvimento de competências de tomada de decisão SIIE - XXI International Simposium on Computers in Education, Tomar 22 e 23 novembro 2019
Politécnico de Tomar (Tomar)
2018/10/19 Liderança, Educação Aberta e rede Encontro Inovação e Liderança Educacional
Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)
2018/10/18 Conferencista Encontro Inovação e Liderança Educacional Encontro Inovação e Liderança Educacional
Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal, Portugal)
2018/10/11 O CONTRIBUTO DO ENSINO A DISTÂNCIA ONLINE PARA A MOBILIDADE ACADÉMICA E SOCIAL: O CASO DOS DIPLOMADOS DA UNIVERSIDADE ABERTA XIV Congresso SPCE 2018 - FPCEUC 11, 12 e 13 de outubro 2018
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
2017/09/09 Políticas e Lideranças na formação contínua de professores nos Açores: II Colóqui Desafios Curriculares e PEdagógicos na Formação de Professores
Universidade do Minho (BRaga)
2017/07/04 Liderança na Escola em Rede Encontro com a CIência e Tecnologia em Portugal,
FCT, Ciência Viva, Ministério da ciência e tecnologia (Lisboa)
2017/04/05 La inclusión y la igualdad en la Unión Europea: directrices políticas y estrategias para la educación y la formación. Seminário Virtual Doutoral Políticas e Práticas de Equidade e Inclusão/ Las políticas y Práticas de Equidad y de Inclusion. Via Colibri, UNED/UAB.
UNED/UAB
2016/10/06 Fazer a licenciatura a distância : percursos e impactos XIII Congresso Português de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Viseu)
2016/10/06 A pluridocência no 1º ciclo do EB: utopia ou estratégia de liderança pedagógica distribuída? XIII Encontro SPCE Fronteiras, digálogos e transições em Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Viseu)
2016/10/06 Mobilidade Social dos Diplomados da Universidade Aberta: percursos de vida e de rtrabalho XIII Congresso da SPCE
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Viseu)
2016/10/06 Faer a licenciatura a distância XIII COngresso SPCE
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Viseu)
2016/07/06 Mobilidade Social dos Diplomados da Universidade Aberta IX Cingresso Português de Sociologia
Sociedade Portuguesa de Sociologia (Faro, Portugal)
2015/12/11 Relatora do Painel "MOOCs - contributo para a educação aberta em Portugal" Elies - Encontro de Instituições do Ensino Superior e eLEarning
Politécnico de Leiria
2014/03/29 Contextualização e Reflexão sobre os Programas Erasmus * e Horizon 2020 Futurália
Rede Pt Learning Group (Lisboa - FIL, Portugal)
2009 Alves, M., Neves, C., Gomes, E. (2009). Lifelong Learning: conceptualizations in European educational policy documents. Comunicação apresentada na ECER 2009. Vienna.
ECER (Viena, Austria)
2006 O discurso e a prática na avaliação da Educação/Formação. Uma investigação sobre os objectivos e os indicadores de avaliação da educação no contexto das Organizações Internacionais, comunicação apresentada no XIV Colóquio AFIRSE, Fevereiro 2006.
XIV Colóquio AFIRSE, Fevereiro 2006.
2005 Education and Human Development: conceptions in the speech and evidences of practice, comunicação apresentada no 6th SYSTEMS SCIENCE EUROPEAN CONGRESS, Paris, Outubro de 2005.
L'ASSOCIATION EUROPEENNE du PROGRAMME MCX "MODELISATION DE LA COMPLEXITE" www.intelligence-complexite.org (Paris, France)
2003 Soutenir le Développement. La Complexité des nouveaux Modèles de Développement”, in Grand Atelier de Lille - La formation au défi de Complexité, Lille.
L'ASSOCIATION EUROPEENNE du PROGRAMME MCX "MODELISATION DE LA COMPLEXITE" www.intelligence-complexite.org (Lille, France)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2020/02/07 - Current O impacto do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular nas estratégias de ensino-aprendizagem no Agrupamento de Escolas de Sines
Supervisor
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2020/02/07 - Current Clima organizacional e comprometimento organizacional nas instituições de ensino profissional
Co-supervisor
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2020/02/07 - Current INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Análise das práticas de inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas de educação básica do Distrito Federal, implementadas entre 2016 – 2018.
Co-supervisor
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2020/02/07 - Current A perceção dos professores sobre a melhoria dos resultados da avaliação alcançada nos últimos anos, e a sua tradução num sucesso de qualidade
Co-supervisor
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2020/02/07 - Current Análise das Estratégias adoptadas no processo de inclusão da Escola Estadual Dr. Adino Xavier
Co-supervisor
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2020/02/07 - Current Qual o papel dos docentes que atingiram o direito à aposentação e se mantêm no ativo na mudança educativa preconizada para o primeiro quartel do século XXI?
Co-supervisor
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2020/02/07 - Current Clima e cultura organizacional: a perceção docente na escola portuguesa de Moçambique
Co-supervisor
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2015/04/04 - Current Políticas e Liderança na formação contínua de professores nos Açores: um estudo de caso
Co-supervisor
Doutoramento em Educação (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2015/04/03 - Current Gestores de Pólo Educativo no Ensino Básico Integrado na Reunião de Santa Catarina de Santiago: Perfil de liderança
Supervisor
Doutoramento em educação (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2012/09/17 - Current Perceções sobre os impactos do processo de RVCC a nível pessoal, profissional e social : estudo de caso desenvolvido num CNO, junto de adultos inscritos pelas entidades patronais e adultos inscritos por iniciativa própria
Supervisor
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017/07/01 - 2019/07/19 Descentralização da educação o Concelho de Setúbal : o papel do Concelho Municipal de Educação
Supervisor
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017/02/21 - 2019/02/21 A pluridocência no 1º ciclo de ensino básico : utopia ou estratégia de liderança pedagógica distribuída?
Supervisor
Doutoramento em educação (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2017/12/01 - 2018/12/10 As dinâmicas da escola na promoção da inclusão : estudo de caso no agrupamento de escolas do Carregado
Supervisor
Mestrado em administração e gestão educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2015/11/21 - 2018/11/21 Lógicas de ação da liderança para a melhoria da aprendizagem : estudo de caso
Supervisor
Doutoramento em Educação (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2017/10/10 - 2018/10/10 Liderar um projeto pedagógico, em contexto de mudança : um estudo de caso no CED Nossa Senhora da Conceição da Casa Pia de Lisboa
Supervisor
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017/09/26 - 2018/09/26 As lideranças intermédias na Escola Portuguesa de Díli : inovação e desafios
Supervisor
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2015/04/06 - 2018/06/12 Formação profissional de bombeiros portugueses : aplicação da simulação virtual ao desenvolvimento das competências de tomada de decisão
Supervisor
Doutoramento em educação (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2017/06/11 - 2018/06/11 O apropriar-se da arte como uma forma de socialização
Supervisor
Mestrado em Arte e Educação (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017/05/14 - 2018/05/13 O impacto organizacional das tutorias individuais : análise das percepções dos atores educativos : o caso da Escola Europeia de Alicante
Supervisor
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2015/02/04 - 2018/01/08 Implementação de projetos de autonomia : entre discursos e práticas da liderança
Supervisor
Doutoramento em Educação (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2016/12/06 - 2017/12/06 Gestão democrática : um estudo sobre o trabalho do gestor escolar de duas escolas públicas mo município de Alto Paraíso - Rondônia
Supervisor
Mestrado em Administração e Gestão educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2016/12/04 - 2017/12/04 A implementação de novos modelos pedagógicos na educação infantil : perspectiva dos professores e gestores das instituições escolares
Supervisor
Mestrado em administração e gestão educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2016/10/11 - 2017/10/11 O conselho pedagógico como órgão das lideranças intermédias na organização escolar de um agrupamento
Supervisor
mestrado em administração educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2016/03/14 - 2017/03/14 Olhares dos professores sobre a liderança dos coordenadores de departamento : a perceção de um grupo de professores
Supervisor
Mestrado em administração e gestão educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2014/07/15 - 2016/07/15 REMODEL'ART : projeto de investigação-ação de animação estético dos espaços na Escola EB 2, 3 de Frazão
Supervisor
Mestrado em Arte e Educação (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2014/03/02 - 2016/03/02 O papel do diretor de um curso profissional : entre gestão e a liderança : análise das perceções de docentes e diretor de curso
Supervisor
Mestrado em administração e gestão educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2013/10/15 - 2015/10/13 A gestão e liderança das escolas em Moçambique : um estudo de caso na escola primária completa do 1º bairro na cidade de Chókwè
Supervisor
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Master)
2012/07/16 - 2014/07/16 O impacto da mobilidade docente na organização escolar : lideranças : que desafios? : estudo de uma escola secundária com 3º ciclo de Lisboa
Supervisor
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2012/06/30 - 2014/06/30 O impacto do regulamento interno na gestão das escolas
Supervisor
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2012/02/04 - 2014/02/04 A estratégia escolar perante a cultura de inovação e mudança
Supervisor
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2012/09/24 - 2013/09/24 Estudo exploratório para a construção de um projeto pedagógico-didático para a futura Casa-Museu do Medronho
Supervisor
Mestrado em Arte e Educação (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2012/09/16 - 2013/09/16 A autonomia e liderança: um estudo sobre as perspetivas dos diretores relativamente à liderança transformacional no quadro de uma autonomia decretada
Supervisor
Mestrado em Administração e Gestão Educacional
Universidade Aberta, Portugal
2011/01/24 - 2012/01/24 A descentralização no recrutamento e seleção dos docentes da Educação e do Ensino Não Superior Público: Realidade ou inevitabilidade
Supervisor
Mestrado em Administração e gestão educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2023/10/28 - Current IX Encontro de Outono do Fórum Português de Administração Educacional. Riscos, Desafios e Oportunidades da profissionalização da Gestão Escolar (2024/10/19)
Meeting (Member of the Organising Committee)
2023/10/04 - Current II Encontro de Verão do Fórum Português de Administração Educacional: Políticas de Formação Contínua de Professores (2024/07/12)
Meeting (Member of the Organising Committee)
2023/09/17 - Current VIII Encontro de Outono do Fórum Português de Administração Educacional “Novas Competências dos Municípios na Educação” (2023/07/17)
Meeting (Member of the Organising Committee)
2023/07/14 - Current I Encontro de verão do Fórum português de Administração Educacional: Descentralização ou transferência de competências para as autarquias e autonomia das escolas (2023/07/14)
Meeting
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2023/06/03 - Current I Encontro de Inverno do Fórum Português de Administração Educacional: “o papel do diretor, entre a gestão e a criatividade pedagógica” (2024/01/20)
Meeting
2023/05/29 - Current I Encontro de Primavera do Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) E da Associação Regional de Administração Educacional (ARAE) (2023/05/29)
Meeting (Member of the Organising Committee)
2023/05/01 - Current II Encontro de Primavera do Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) e da Associação Regional de Administração Educacional (ARAE) – “Escolas sem Muros: o papel do território na abertura da escola ao mundo” (2024/05/29)
Meeting
2023/01/05 - Current Ciclo de LE@D TALKS - 15 anos do Centro de Investigação LE@D | | Gestão, Segurança e Saúde nas Escolas, que terá lugar hoje – dia 15 de março de 2023, pelas 18:30h (2023/03/15)
Seminar
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2020/04/21 - Current LE@D Talks SOCIEDADE EM TEMPO DE PANDEMIA - As Famílias em tempo de pandemia: realidades e desafios (2020/04/21)
Round table (President of the Organising Committee)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2020/04/01 - Current LEAD Talks são sessões realizadas por investigadores do LE@D – Laboratório de Educação a Distância e eLearning, sediado na Universidade Aberta. Estas sessões giram em torno de temáticas de investigação do LE@D e nos últimos 10 anos têm contado com a participação de investigadores (nacionais ou internacionais) e/ou atores da sociedade civil envolvidos em temas que são investigados pelo LE@D. (2020/04/01)
Round table (Member of the Organising Committee)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2019/11/08 - Current 4º Encontro de Políticas Públicas e Gestão Escolar - FPAE (2019/11/28)
Meeting (Member of the Organising Committee)
2019/04/23 - Current Celebrações 25 anos Departamento de Ensino e Educação a Distância (2019/04/23)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Universidade Aberta, Portugal
2019/02/27 - Current Conferência Internacional NextED 2019 - Educação a Distância (2019/02/27)
Conference (Co-organisor)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2018/09/28 - Current 3º Encontro Políticas Públicas e Gestão Escolar : trajetórias de autonomia e descentralização (2018/09/28)
Meeting (Member of the Organising Committee)
2018/05/30 - Current Comissão Científica VI Congresso Iberoamericano de Política y Administracion de la Educacional Fórum Português de Administração Educacional, Leda, 30, 31 de maio e 1 de junho (2018/06/30)
Congress (Member of the Scientific Committee)
2017/06/24 - Current Iniciativa de homenagem à professora Lídia Grave Resendes (2017/06/24)
Meeting
Universidade Aberta, Portugal
2015/01/01 - Current LEAD Works e Lead Talks - Encontros de conferencistas e reflexão sobre trabalhos de investigação desenvolvimentos no laboratório de Educação a Distância e eLEarning (2015/10/30)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2023/02/06 - 2023/02/08 VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e o X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação (2023/02/06)
Congress (Member of the Organising Committee)

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2023/11/30 - Current Sessão de Abertura do 3º Encontro Nacional de Educação e Formação de Adultos organizado pela Centro Local de Aprendizagem de Reguengos de Monsaraz
Meeting
3º Encontro Nacional de Educação e Formação de Adultos
Universidade Aberta, Portugal
2023/07/18 - Current Moderadora 1ª Conferência do Ciclo de Conferências "A Inteligência Artificial e o seu impacto no ensino-aprendizagem" que teve como orador convidado o prof. Carlos Delgado Kloos, da Universidade Carlos III, Espanha.
Conference
A Inteligência Artificial e o seu impacto no ensino-aprendizagem"
Universidade Aberta, Portugal
2023/06/01 - Current Receção de participantes na Erasmus Staff Week na Universidade Aberta para apresentação da oferta pedagógica da Universidade Aberta na área da Educação
Other
Erasmus Staff Week
Universidade Aberta, Portugal
2023/05/26 - Current Moderadora de painel no Seminário ‘Aprendizagem ao Longo da Vida Sénior – Vivendo e Aprendendo @tivamente’
Seminar
Seminário ‘Aprendizagem ao Longo da Vida Sénior – Vivendo e Aprendendo @tivamente’
Universidade Aberta, Portugal
2023/03/22 - 2023/05/03 Ações de formação sobre Plataforma WISEFlow: Formação de introdução dos FLOWs Formação avançada do FLOWmulti Formação para avaliadores docentes como reviewe Formação para avaliadores rubricas
Workshop
Ações de formação sobre Plataforma WISEFlow para docentes da UAb
Universidade Aberta, Portugal
2023/03/20 - 2023/03/22 Moderadora de painel no encontro "Oficinas e trilhas formativas para professores: diálogos e práticas”
Meeting
Oficinas e trilhas formativas para professores: diálogos e práticas”
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2024/07/12 Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
Supervisor
Ana Margarida de Sousa Moreira Barros Rosário e Rosário de Sousa (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2024/07/10 A participação da família no processo de escolha do percurso formativo no secundário: um estudo sobre o perfil e a participação das famílias numa escola secundária na zona do Oeste
Supervisor
Nuno Miguel Pinto Guedes (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2024/06/07 Formação, competências e seleção do diretor em diferentes modelos de gestão de escolas na Europa – uma abordagem comparativa em 3 países
Supervisor
Renata Manuela de Sousa Moreira de Barros Rosário e Nunes (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2024/04/18 Na sombra de um diretor Escolar: um estudo de caso sobre liderança num agrupamento de escolas em Lisboa.
President of the jury
Ana Mafalda Ribeiro Ramalho Almeida Cardeira (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2023/10/24 A influência das lideranças escolares na implementação de inovação educativa: um estudo de casos no Concelho de Vila Nova de Famalicão
President of the jury
Alberto Carlos Ribeiro da Costa (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2023/09/29 O ensino do Português Língua de Acolhimento e a inclusão de alunos imigrantes: um estudo de caso numa escola, na cidade do Porto
Supervisor
Anabela Sílvia Lamas Lobão (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2023/07/27 Perceções sobre o impacto da avaliação externa de escolas na melhoria do processo de autoavaliação (estudo de caso)
President of the jury
Luís Filipe Rodrigues da Costa (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2023/07/07 Avaliação da Implementação do Programa das Academias de Líderes Ubuntu em Escolas Teip da Área Metropolitana de Lisboa
President of the jury
Manuel Mateus Castel-Branco Ribeiro (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2023/05/29 Quais são os Limites de Ação das Lideranças Intermédias no que se refere ao cargo de Coordenador de Escola? Estudo de Caso sobre capacidade e autonomia do Coordenador de Estabelecimento
Supervisor
Eugénio Miguel Rosas de Oliveira (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2023/05/22 A relação entre a Liderança dos Coordenadores de Ano e a Autoavaliação da Escola à luz do Referencial Comum de Avaliação de Escolas da Região Autónoma da Madeira
Supervisor
Elsa Maria do Rosário Alves da Costa Andrade (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2023/05/19 A contribuição do coordenador de departamento para o trabalho colaborativo por parte dos docentes do seu departamento curricular
Supervisor
Patrícia Alexandra Polónio Soares Ferreira (Master)
2023/04/27 Alterações geradas pela Avaliação Externa de Escolas na Autoavaliação – Estudo de caso num Agrupamento de Escolas do Algarve
President of the jury
Ana Carina Guerreiro Tomás (Master)
2023/02/24 A liderança intermédia e a sua influência numa turma de Percursos Curriculares Alternativos (PCA)
President of the jury
Ana Luiza Cândido Silva Rodrigues Serrão Arrais (Master)
2020/01/20 “Estudo sobre o Envolvimento Parental numa Escola Privada situada na Região do Algarve
President of the jury
Paula Lourenço (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2019/12/06 Perspetivas dos formandos que frequentam o ensino profissional: um estudo na ATEC – Academia de formação
President of the jury
Ana Paula Medeiros (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2019/11/11 O impacto das lideranças escolares nas práticas educativas do sistema prisional. Estudo de Caso numa escola secundária
President of the jury
Maria do Carmo Almeida (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2019/11/06 Liderança escolar e diversidade cultural – Um estudo num Agrupamento de Escolas no Barlavento Algarvio
President of the jury
Sara Infante Rodrigues (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2019/06/19 Administração e Gestão Educacional prisional, pilar para a reabilitação e reinserção na sociedade: estudo de caso
President of the jury
João do Nascimento Júnior (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2019/05/27 Estágio em colaboração com o OLP-Observatório da Língua Portuguesa
(Thesis) Arguer
ANDREA FREILE CABEZAS (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/04/29 A Problemática da Autoimagem Étnica da Segunda Geração de Chineses em Portugal
(Thesis) Arguer
ZHENG YAN (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/04/22 A avaliação institucional como ferramenta de gestão da qualidade: uma proposta de transformação pela liderança participativa
(Thesis) Arguer
Gilberto Alves da Silva (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2019/03/14 Expetativas dos Pais e Encarregados de Educação dos Alunos que frequentam o Ensino Primário num Colégio em Angola: estudo de caso
President of the jury
Tânia Canuto MArtins (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2018/12/10 As Dinâmicas da Escola na Promoção da Inclusão: Estudo de caso no Agrupamento de Escolas do Carregado
Supervisor
Paula Clamote (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2018/11/21 LÓGICAS DE AÇÃO DA LIDERANÇA PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM. ESTUDO DE CASO.
Supervisor
Ana Rachinhas Simões (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2018/11/08 Diversidade Cultural no Ensino Médio: Um estudo em uma unidade do Instituto Federal da Rondônia
President of the jury
Márcia Anjos (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2018/10/10 Liderar um Projeto Pedagógico em Contexto de Mudança: um estudo de caso no CED Nossa Senhora da Conceição da Casa Pia de Lisboa
Supervisor
Carla Ramos (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2018/09/26 As lideranças intermédias na Escola Portuguesa de Díli – Inovação e desafios
Supervisor
Filipe Silva (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2018/09/24 absentismo docente na Escola Básica em Moçambique – Um estudo de Caso
President of the jury
Domingos Nicolau (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2018/07/24 Missão e organização da escola na perspetiva dos professores e dos alunos. Um estudo num agrupamento de escolas no Concelho de Viseu
President of the jury
Marco Rodrigues (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2018/07/19 Gestão da Cidadania e da Democracia, Escola do Legislativo
President of the jury
DEnise Finoto (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2018/07/16 Interação – Poder, conflito e negociação. Estudo realizado num Pólo educativo de Cabo Verde
President of the jury
Maria Carvalhal (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2018/07/02 O papel das autarquias na Promoção da política Local de Educação na Região Autónoma dos Açores: o caso do Município de Angra do Heroísmo
President of the jury
João Mateus (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2018/06/12 Formação profissional de bombeiros portugueses : aplicação da simulação virtual ao desenvolvimento das competências de tomada de decisão
Supervisor
Vitor Reis (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2018/05/23 Ajuda do Japão na educação básica em África
(Thesis) Arguer
Chen Chen (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/05/23 Estudo sobre a criação de uma disciplina universitária de português de etiqueta e cultura de negócios: perspetiva de comunicação internacional e multicultural
(Thesis) Arguer
Shen Jia (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/05/14 O impacto organizacional das Tutorias individuais: Análise das perceções dos atores educativos. O caso da Escola Europeia de Alicante
Supervisor
Tiago Pita (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2018/04/19 Liderança dos coordenadores de cursos do Ensino Médio Técnico-Profissional. Estudo de caso no Município de Malanje/Angola
President of the jury
Afonso Vunge Caculama (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2018/01/18 Implementação de projetos de autonomia : entre discursos e práticas da liderança
Supervisor
Carla Ramos (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2017/12/14 A implementação da Metodologia Fénix. Mudanças e implicações no Agrupamento de Escolas de Peniche.
President of the jury
António Vitorino (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017/12/14 As perceções dos diretores de turma sobre o uso das plataformas digitais, estudo de caso
President of the jury
Paulo Monteiro (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017/12/07 Educação a Distância no Estado de Rondônia – Brasil: Alternativa para uma Educação Promissora
President of the jury
Rosanna Pereira (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017/12/07 A Administração Educacional da Escola Pública do Estado da Rondônia: um Estudo de Caso do Diário Eletrónico
President of the jury
Francisco Oliveira (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017/12/06 iblioteca Escolar como Espaço Integrante e Participativo: A situação no município de JI-Paraná/RO
President of the jury
Marlene Deguchi (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017/12/06 Gestão Democrática: um estudo sobre o trabalho do gestor escolar de duas escolas públicas no Município de Alto Paraíso
Supervisor
Adriana Costa (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017/12/04 Educação Consciente para uma Sustentabilidade Econômica
President of the jury
Gisele Pedroso (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017/10/11 Conselho Pedagógico como órgão das Lideranças Intermédias na Organização escolar de um Agrupamento
Supervisor
Inês Algelino (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017/07/18 Projeto Fénix – O ano zero, numa escola do Distrito de Setúbal
President of the jury
Carla Candeias (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017/07/18 A perspetiva dos intervenientes da ação educativa face à indisciplina, no 3o ciclo, numa escola TEIP – O papel das lideranças
President of the jury
Olga Martins (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017/07/17 O ensino-aprendizagem do espanhol/castelhano nas escolas públicas portuguesas: razões da sua escolha por parte dos alunos"
(Thesis) Arguer
Tatiana Filipa Mata Beirante (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017/07/10 Olhares sobre a escola – Perceções e expetativas de alunos e encarregados de educação
President of the jury
Hermano Oliveira (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017/05/31 A Liderança na promoção e implementação da mudança e inovação educativa – o caso de uma escola secundária situada na Cova da Beira
President of the jury
Américo Mendes (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017/04/06 Promoção dos direitos da mulher e da criança na Licenciatura em Educação de Infância da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Católica da Guiné Bissau
President of the jury
Regina Mateus (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017/03/14 Propostas alternativas de educação no Concelho de Alenquer: PIEF e curso vocacional
President of the jury
Fernando Almeida (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017/03/14 Olhares dos professores sobre a liderança dos coordenadores de departamento : a perceção de um grupo de professores
Supervisor
MAria José Graça (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017/03/06 odelos de Interação entre coordenadores de Estabelecimento e Diretor num Agrupamento de Escolas – Estudo de Caso
President of the jury
Eugénia Póvoa (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017/01/18 Escolas, complexidade e estratégias de liderança e gestão
President of the jury
Nuno Silva (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2016/10/04 O papel da gestão dos recursos e das verbas educacionais na construção de uma escola eficaz
President of the jury
José Luís Medeiros Alves (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2016/09/20 As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português
(Thesis) Arguer
Susana Pinto Gomes (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016/07/15 REMODEL’ARTE Projeto de Investigação-ação de animação estético-artística dos espaços da escola EB 2,3 e Frazão
Supervisor
Luísa de Fátima Pacheco de Freitas da Costa Mendes (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2016/05/24 A mulher na Liderança no contexto educativo do distrito da Guarda
President of the jury
Sandra Maria Pereira Correia (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2016/05/24 O Papel do Auxiliar de desenvolvimento infantil da Secretaria de Educação do Recife: Das normativas do cargo à prática profissional
President of the jury
Ana Cristina Teixeira Campêlo (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2016/05/03 Desempenho de Estudantes Brasileiros no Ensino Superior Público Português
(Thesis) Arguer
Ariana da Silva Gregório Mota Tiago (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016/05/03 O Desempenho de Estudantes Brasileiros no Ensino Superior Público Português Curso de Mestrado: Mestrado em Ciências da Educação
(Thesis) Arguer
Ariana da Silva Gregório Mota Tiago (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/03/07 A comunicação intercultural ao nível da intervenção pedagógica no ensino do português como língua estrangeira a alunos chineses na China
(Thesis) Main arguer
Cuicui Cheng (PhD)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/03/02 O Papel do Diretor de um Curso Profissional: Entre a Gestão e a Liderança
Supervisor
Pedro Miguel Martins Fernandes (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2015/12/16 Projeto: Workflow para a implementação de um curso de Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário
(Thesis) Arguer
Ana Sofia Cardoso Pires (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2015/10/13 Insucesso escolar em Moçambique. Estudo de Caso na Escola Secundária Graça Machel
President of the jury
Ernesto Mário Macamo (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2015/10/13 A gestão e liderança das escolas de Moçambique: um estudo de caso na Escola Completa primária no 1º Baisrro da Cidade de Chokowe
Supervisor
Agostinho Eequias Manhique (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2015/09/28 Políticas e Dinâmicas na formação contínua e dos centros de formação de associação de escolas: as percepções dos seus diretores
Thesis Member
Jorge Manuel Ralha Cardoso (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2015/06/19 DEscontinuidades culturais das bolseiras angolanas em Cuba nas décadas de 1970 a 1990
(Thesis) Arguer
Joana da Conceição Teixeira (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015/04/23 Práticas de Liderança dos professores da Escola Secundária das Laranjeiras da região autónoma dos Açores
President of the jury
Catarina Isabel Medeiros (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2015/03/03 Gestão de Recursos Humanos nas escolas
(Thesis) Arguer
Maria de Fátima Candeias Gonçalves (Master)
Universidade Católica Portuguesa Biblioteca Universitária João Paulo II, Portugal
2015/03/03 Liderança das Escolas Portuguesas. Um olhar através das cartas de missão dos diretores de escolas
(Thesis) Arguer
Pedro Chagas da Silva (Master)
Universidade Católica Portuguesa Biblioteca Universitária João Paulo II, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2017 - 2021/06/30 Fórum Português de Administração Educacional Vogal de Direção

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2023/10/01 - Current VII Congresso Ibero-Americano e X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação IEducação, Lisboa
2016/01/01 - Current 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa 12,13 e 14 de julho
2015/05/07 - Current Conferência Europeia de Aprendizagem ao Longo da Vida Universidade de Évora, 2 e 3 de dezembro
2015/01/01 - Current II Jornadas Internacionais Online de Educação, Tecnologia e Inovação Universidade Aberta
2014/01/01 - Current I Jornadas Internacionais Online - Educação, tecnologia e Inovação Universidade Aberta
2021/07/13 - 2023/07/16 10º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa 13 a 16 de julho de 2021. realizado online (videoconferência),
2023/04/15 - 2023/04/30 11º CIAIQ - Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa 2022 Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha (Espanha) e online.
2020/11/11 - 2020/11/12 V SIMPÓSIO DOS PROGRAMAS DE MESTRADO PROFISSIONAL DO CENTRO PAULA SOUZA CENTRO PAULA SOUZA e Online
2020/07/14 - 2020/07/17 9º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA Corunha
2019/07/16 - 2019/07/19 8º Congresso Iberoamericano de Investigação Qualitativa Lisboa
2018/07/10 - 2018/07/13 7º Congresso Iberoamericano de Investigação Qualitativa Fortaleza Brasil
2018/06/04 - 2018/06/06 Conferência Internacional de Formação e Inclusão Universidade Aberta
2017/07/11 - 2017/07/13 6º Congresso Iberoamericano de Investigação Qualitativa Salamanca
2017/06/02 - 2017/06/03 2º ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação Universidade do Minho

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2019/03/01 - Current Fundamentos Teóricos de Administração e Gestão Educacional Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal
2019/03/01 - Current Investigação em Administração e Gestão Educacional Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal
2017/09/30 - Current Pedagogia Social Licenciatura em Educação (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2014/10/01 - Current Projeto de intervenção de adultos e desenvolvimento local Pos-graduação em educação de adultos e desenvolvimento local (Pós-Graduação) Universidade Aberta, Portugal
2013/10/01 - Current Educação e desenvolvimento (Licenciatura)
2012/10/01 - Current Organização e Gestão da Formação Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal
2018/09/01 - 2019/08/30 Investigação e Projetos de Intervenção em Educação Social Pós-graduação em Educação Social (Pós-Graduação) Universidade Aberta, Portugal
2013/10/01 - 2018/01/01 Investigação em Arte e Educação Mestrado em Arte e Educação (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal
2011/01/01 - 2017/09/01 Análise de Casos de Formação para a Integração Socio Laboral Licenciatura em Educação (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2014/10/01 - 2017/07/30 Análise de casos para a integração sócio-laboral Licenciatura Educação (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2011/01/01 - 2017/07/30 Conceção e desenvolvimento de programas de formação Licenciatura em Educação (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2016/01/01 - 2016/12/30 Revista Fórum Sociológico Instituto de Estudos e Divulgação Sociológica (IEDS)

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2023/10/25 - Current Presidente do Júri de seleção e seriação dos candidatos ao concurso aberto pelo Edital Ref. AECED_UAb_BD-01 Universidade Aberta, Portugal
2023/07/25 - Current Presidente do Júri de seleção e seriação dos candidatos ao concurso aberto pelo Edital Ref. AECED_UAb_BD-01 Para uma bolsa de Investigação para Doutorado/a na área da Educação Universidade Aberta, Portugal
2023/02/13 - Current Júri de seleção e seriação dos candidatos ao concurso aberto pelo Edital Ref. WAY_UAb_BIPD-01 Para uma bolsa de Pós-Doutoramento na área da Educação Universidade Aberta, Portugal
2017/01/01 - 2019/08/30 Presidente do Júri de seleção dos candidatos ao mestrado em administração e gestão educacional Universidade Aberta, Portugal
Distinctions

Award

2022 Selo de Qualidade para o Ensino a Distância da Universidade Aberta
Universidade Aberta, Portugal
2021 Selo de Qualidade para o Ensino a Distância da Universidade Aberta
Universidade Aberta, Portugal