Identification
Personal identification
- Full name
- Isabel Cláudia Nogueira
Citation names
- Nogueira, Isabel Cláudia
- Nogueira, I.C.
Author identifiers
- Ciência ID
- F614-0108-D574
- ORCID iD
- 0000-0002-6983-1107
Addresses
- Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Centro de Investigação Paula Frassinetti. Rua Gil Vicente, 138-142, 4000-255, Porto, Portugal (Professional)
Websites
- www.esepf.pt (Professional)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
- Exact Sciences - Mathematics
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | |
Spanish; Castilian | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | |
French | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Advanced (C1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2016
Concluded
|
Pespectivas Didácticas en Àreas Curriculares / Didactical Perspectives in Curricular Areas - PhD (Doutoramento)
Major in Didática da Matemática
Universidade de Santiago de Compostela, Spain
"Abordagem ontossemiótica de processos de ensino e aprendizagem de grandezas e medidas no 1.º Ciclo de Educação Básica / Ontosemiotic
approach to teaching and learning processes of measurement in the 1st Cycle of Basic Education" (THESIS/DISSERTATION)
|
Sobressaliente cum laude |
2004
Concluded
|
Didática e Organização Escolar / Didactics and School Organization - Specialization diploma (Diploma de especialização)
Universidade de Santiago de Compostela, Spain
|
|
1997
Concluded
|
Matemática/Educação - Mathematics/Education - Post Graduation (Pós-Graduação)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
|
1996
Concluded
|
Matemática e Ciências de Computação / Mathematics and Computer Science-Degree (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2016 - Current | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1999/09 - 2015/12 | Assistant (Polytechnic Teacher) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1995/01 - 2009/07 | Assistant (Polytechnic Teacher) | Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2019 - Current | Director of the Master for Teaching in the 1st CEB and Mathematics and Natural Sciences of the 2nd CEB | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal | ||
2016/01 - Current | Director of the Degree in Basic Education | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2016/01 - Current | Deputy Coordinator of Teacher Training Department | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2016 - Current | Member of the Technical-Scientific Council | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2009/01 - 2018/10 | Coordinator of the Center for Institutional Relations and Cooperation | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2013 - 2016 | Member of the Pedagogical Council | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2024/05 - Current | Respostas educativas em situação de emergência – projetos de Educação Acelerada no norte de Moçambique: um estudo de caso
/ Educational responses in emergencies – Accelerated Education projects in northern Mozambique: a case study
Researcher
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
|
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Ongoing
|
2022 - 2026 | Conocimientos y Competencias Didático-Matemáticas para una Educación Inclusiva: Práticas de Ensenanza para Dessarollar el
Dominio Afectivo (CCDMEI-PDA) / Didactic-Mathematical Knowledge and Competencies for an Inclusive Education: Teaching Practices
to Develop the Affective Domain
Researcher
Universidade de Santiago de Compostela, Spain
|
Agencia Estatal de Investigación
Ongoing
|
2019 - 2022 | Developing Entrepreneurial Education: The "Commission" Model of Education
2019-1-UK01-KA201-062133
Researcher
|
British Council
Concluded
|
2017 - 2021 | EAMARE-STEAM
Researcher
|
Gobierno de España Ministerio de Ciencia e Innovación
Concluded
|
2016/10 - 2018/10 | Developing innovative teaching strategies to improve entrepreneurial skills and enhance performance of disadvantaged learners,
and facilitate integration in schools
2016-1-UK01-KA201-024591
Researcher
|
European Union
Concluded
|
2015 - 2018 | Ensinar Bem, Aprender Melhor - Qualidade na Docência e Desenvolvimento Profissional Docente / Good Teaching, Better Learning
- Quality in Teaching and Teachers Professional Development
Researcher
|
Concluded
|
2011 - 2015 | Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas / Digital Tutoring in Educational Supervision of Communities
of Practice
Researcher
|
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2017 - 2018 | Quality Education for All
Contract No. 12/C/EQT/2016
Technical development
|
World Bank
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Journal issue |
|
Magazine article |
|
Manual |
|
Thesis / Dissertation |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2023/07/04 | Desenvolvimento de competências iniciais como fator determinante do sucesso / Development of initial skills as a determining factor of success | Seminário Internacional Equidade e Qualidade em Educação |
2021/10/09 | Mapeamento da diversidade cultural e linguística do concelho da Póvoa de Varzim | VI Jornadas Educativas e Interculturais
Agrupamento de Escolas Aver-o-Mar
|
2018 | Educar para a decisão - the Mantle of the Expert | II Conferência Internacional de Educação Comparada: O Professor do Século XXI em perspetiva comparada: Transformações e Desafios
para a construção de sociedades sustentáveis
CIE-UMa (Funchal, Portugal)
|
2018 | Eixos estruturantes do desenvolvimento profissional docente | II Conferência Internacional de Educação Comparada: O Professor do Século XXI em perspetiva comparada: Transformações e Desafios
para a construção de sociedades sustentáveis
CIE-UMa (Funchal)
|
2018 | Estratégias de ensino e/para aprendizagens empreendedoras – Mantle of the Expert | I Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe)
CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas (Porto)
|
2017 | Indicadores de idoneidade didática em contexto de formação inicial de professores: o caso da Ana | XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática (Viseu, Portugal)
|
2017 | As práticas de ensino de grandezas e medida no 1º ciclo do Ensino Básico – uma perspetiva ontossemiótica | XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática (Viseu, Portugal)
|
2017 | Reflexão sobre a prática na formação em matemática para contexto pré-escolar | II Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE2017
IPB (IPB)
|
2016 | Análise de práticas matemáticas: um contributo a partir do 1º CEB | 1º Encontro Internacional de Formação na Docência
IPB - ESE (Escola Superior de Educação do IPB)
|
2016 | As representações matemáticas nos manuais escolares para o Ensino Básico | 1º Encontro Internacional de Formação na Docência
IPB-ESE (Bragança)
|
2016 | Diálogo(s) em torno da(s) Didática(s) | II Simpósio Internacional de Formação de Professores
Departamento de Formação de Professores (Porto)
|
2016 | Aproximación ontosemiótica de prácticas de aula sobre la medida en educación primaria | XX Simpósio da SEIEM
SEIEM (Facultade de Ciencias de Educación - Universidad de Málaga, Spain)
|
2015 | A Diferenciação Pedagógica como Estratégia Promotora de Sucesso em Matemática, Portalegre | Seminário TEIP - Diferenciação Pedagógica e Sucesso Escolar
PROGRAMA TEIP3 - Plano de Formação e Capacitação - CEFOPNA e Agrupamento de Escolas nº 1 de Portalegre (Portalegre, Portugal)
|
2015 | Análise ontossemiótica de processos instrucionais de Matemática, melhoria de práticas e desenvolvimento profissional docente, 2 set, Coruna | XIII Congreso Internacional Galego-Português de PsicoPedagoxia
(Coruna, Spain)
|
2015 | A formação inicial de professores da Educação Básica como processo de (re)configuração de conceções sobre Matemática, 2 set, Coruna | XIII Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia
(Coruna, Spain)
|
2015 | (Re)pensar...os espaços e os momentos de aprendizagem, 23 abril, Lisboa | Simpósio FÈNIX - Lisboa2015
Mais Sucesso (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Workshop Didàtica da Matemática no 1º, 2º e 3º Ciclos - 21 Março, Gaia | Como se tece uma educação de sucesso?
Mais Sucesso (Gaia, Portugal)
|
2015 | Os caminhos do Fénix 2014-2015, 10 de julho, Lisboa | Seminário nacional FÉNIX
Mais Sucesso (Lisboa)
|
2015 | Distinct Views of Mathematics Curricula for Primary Education: the English case, 8 out, Porto | |
2014 | Modelos e estratégias de resolução de problemas - AE do Cerco |
Agrupamento de Escolas do Cerco (Portugal)
|
2014 | Estratégias e metodologias de sucesso - Didáxis, Cooperativa de Ensino, Riba d´Ave |
Didáxis - Cooperativa de Ensino, CRL (Riba d´Ave - 20 de março)
|
2014 | Práticas Pedagógicas Promotoras de Sucesso - Porto, Colégio Novo da Maia | Seminário Reflexão de Saberes e Práticas Pedagógicas
Colégio Novo da Maia
|
2014 | A Diferenciação em Discussão - Matemática, Avis | Seminário Fénix - Mais Sucesso Escolar
(Agrupamento de Escolas de Avis)
|
2013 | Construir e crescer em Matemática, Porto (10 setembro) | Seminário Fénix
Seminário Fénix - Mais Sucesso Escolar (Porto)
|
2013 | Construir e crescer em Matemática, Lisboa (11 setembro) | Seminário Fénix
Mais sucesso escolar (Lisboa)
|
2012 | Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas | 1º Encontro de Boas Práticas com TIC do Agrupamento de Escolas de Pedrouços
Agrupamento de Escolas de Pedrouços
|
2012 | Problematização e Supervisão Educativa, Porto | 3º Encontro TIC em contextos de aprendizagem |
2012 | Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas | III Encontro Internacional Fenda Digital: TIC, Escola e Desenvolvimento Local |
2012 | TIC na formação de um educador social: relato de um percurso formativo | III Encontro Internacional Fenda Digital: TIC, Escola e Desenvolvimento Local |
2012 | As Grandezas e a Medição em Contextos de Educação Básica, Benedita | Encontro Pluridisciplinar dos Cadernos do ECB
Externato Cooperativo da Benedita (Benedita, Portugal)
|
2010 | Thalés: du Problème au théorème | Seminário Interno de Investigação do CIPAF
CIPAF-ESEPF (Porto)
|
2008 | A aula de Matemática como espaço promotor de autonomia, Porto | VI Encontro Luso-Brasileiro - Educação e Diversidade: Diálogos e Dinâmicas de Inclusão
(Porto)
|
2005 | Grandezas e Medidas no 1º Ciclo | Ao encontro da Didáctica da Matemática |
2004 | Fazer Matemática no 1º Ciclo | PiagetMat |
2004 | Fazer Matemática no Jardim de Infância | Encontro Regional de Professores e Educadores sobre Didáctica da Matemática e da Língua Portuguesa |
1998 | Contribuição da Matemática para o desenvolvimento da criança | Encontro "Formar, Reflectir e Autoformar" |
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2022/10 - 2024/07 | Diferenciação pedagógica em contexto de prática de ensino supervisionada: um caso de intervenção em Matemática / Pedagogical
differentiation in the context of supervised teaching practice: a case of Mathematics intervention
Supervisor
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2022/10 - 2024/07 | Conceções e práticas docentes sobre diferenciação pedagógica em Matemática / Teaching concepts and practices about pedagogical
differentiation in Mathematics
Supervisor
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2022/10 - 2024/07 | Diferenciação pedagógica em Matemática: um caminho para aprendizagens personalizadas no Ensino Básico / Pedagogical differentiation
in Mathematics: a path towards personalized learning in Primary School
Supervisor
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2022/10 - 2024/07 | Estudo exploratório sobre processos de transição educativa
Supervisor
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2020/10 - 2022/07 | Estratégias de ensino diferenciadoras para aprendizagens matemáticas no 2.º Ciclo do Ensino Básico / Differentiating teaching
strategies for mathematical learning in the 2nd Cycle of Primary Education
Supervisor
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2022 - 2022 | Conceções e práticas de diferenciação pedagógica na docência e em pré-profissionalização / Conceptions and practices of pedagogical
differentiation in teaching and in pre-professionalization
Supervisor
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2022 - 2022 | As práticas de diferenciação pedagógica para uma Matemática com todos e para cada um / Practices of pedagogical differentiation
for Mathematics with everyone and for each one
Supervisor
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2022 - 2022 | A diferenciação pedagógica na aula de matemática do 2º CEB / Pedagogical differentiation in the 2nd CEB mathematics classroom
Supervisor
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021 - 2021 | Animais inimaginários: um projeto STEAM-based no 2.º Ciclo do Ensino Básico / Unimaginary animals: a STEAM-based project in
the 2nd cycle of basic education.
Supervisor
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021 - 2021 | Contributo do manual escolar de Matemática para uma prática pedagógica diferenciada / Contribution of the Mathematics textbook
to a differentiated pedagogical practice
Supervisor
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2020 - 2020 | Percursos de aprendizagem em Matemática: gerindo a diversidade em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico / Learning paths
in Mathematics: managing diversity in the context of 1st Cycle of Primary Education
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019 - 2020 | Percursos de aprendizagem em Matemática: gerindo a diversidade em contexto de 1º ciclo do ensino básico / Learning paths in
Mathematics: managing diversity in the context of the 1st cycle of primary education
Supervisor of Joana Patrícia Lobo
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019 - 2019 | Práticas de diferenciação pedagógica em Matemática no contexto pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico / Pedagogical differentiation
practices in Mathematics in the pre-school context and in the 1st cycle of primary education
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019 - 2019 | Diferenciação pedagógica em Matemática: perceção e práticas por alunos, docentes e futuras docentes do 1º ciclo do ensino
básico / Pedagogical differentiation in Mathematics: perception and practices by students, teachers and future teachers in
the 1st cycle of primary education.
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 - 2018 | Percurso (d)e construção de conhecimento a partir da abordagem da matemática em contexto pré-escolar / Path to/and construction
of knowledge based on the approach to Mathematics in a preschool context
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 - 2018 | Idoneidade didática de uma intervenção educativa de Matemática no 1º ciclo do ensino básico / Didactic suitability of a mathematics
educational intervention in the 1st cycle of primary education
Supervisor
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 - 2018 | As situações do quotidiano na aprendizagem da matemática: uma análise de manuais escolares para o 1º ciclo do ensino básico
/ Everyday situations in mathematics learning: an analysis of textbooks for the 1st Cycle of Primary Education
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 - 2018 | O ciclo planificação-ação-avaliação dos números e das operações no processo de ensino-aprendizagem em contexto pré-escolar
e no 1.º ciclo do ensino básico / The planning-action-evaluation cycle of numbers and operations in the teaching-learning
process in a pre-school context and in the 1st cycle of primary education
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 - 2017 | Práticas inovadoras no 1.º ciclo do ensino básico / Innovative practices in the 1st cycle of primary education.
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 - 2017 | A Matemática e a atividade lúdica: potencialidades e constrangimentos em contexto pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
/ Mathematics and play activity: potentialities and constraints in pre-school context and in the 1st cycle of primary education.
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 - 2017 | Práticas inovadoras no 1º Ciclo do Ensino Básico – a introdução da minicalculadora Papy no 1º ano de escolaridade.
Supervisor
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 - 2016 | Os recursos educativos na aprendizagem da matemática no 1º ciclo do ensino básico: práticas docentes e percepções de futuros
professores.
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 - 2016 | Os números e as operações no 1º ciclo do ensino básico: do diagnóstico a uma proposta de intervenção para o 1º ano de escolaridade.
Supervisor
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 - 2016 | A diferenciação pedagógica na sala de aula de matemática – um estudo exploratório nos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico.
Supervisor
|
Ciências da Educação (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2009 - 2009 | Contextos e Práticas Educativas na aprendizagem da Matemática: as operações numéricas nos manuais escolares para o 1.º Ciclo
do Ensino Básico
Supervisor
|
Licenciatura em Ensino Básico (1º Ciclo) (Scientific initiation)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2008 - 2008 | Os quadros interactivos: percursos formativos dos professores
Supervisor
|
|
2008 - 2008 | Análise da competência matemática numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Licenciatura em Ensino Básico (1º Ciclo) (Scientific initiation)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2008 - 2008 | A Organização Espacial na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
|
2008 - 2008 | Materiais Didáticos e Manuais Escolares: que conciliação?
Supervisor
|
|
2008 - 2008 | A Matemática como Orientação e Organização no Jardim de Infância
Supervisor
|
|
2008 - 2008 | A aprendizagem da Matemática e os materiais manipuláveis
Supervisor
|
|
2008 - 2008 | O Jogo, a Matemática e os Manuais Escolares
Supervisor
|
|
2007 - 2007 | O Jogo e a Matemática versus Manuais Escolares
Supervisor
|
|
2007 - 2007 | O Jogo na Matemática
Supervisor
|
|
2006 - 2006 | Manuais escolares de Matemática no Ensino Básico - 1º Ciclo: análise comparativa de dois manuais
Supervisor
|
|
2006 - 2006 | O insucesso escolar na matemática do 2º ciclo, na perspetiva dos alunos
Supervisor
|
|
2006 - 2006 | Criatividade nas aulas de Matemática
Supervisor
|
|
2006 - 2006 | Os materiais manipuláveis no Ensino da Matemática do 2º Ciclo - perspetiva dos docentes
Supervisor
|
|
2006 - 2006 | As actividades lúdicas na Matemática: análise de manuais escolares
Supervisor
|
|
2006 - 2006 | Viver a Matemática no Jardim de Infância
Supervisor
|
|
2006 - 2006 | A rotina diária da Educação Pré-Escolar como promotora de desenvolvimento lógico-matemático
Supervisor
|
|
2006 - 2006 | Percursos da Matemática no Jardim de Infância
Supervisor
|
|
2005 - 2005 | As práticas pedagógicas em Matemática no 1º Ciclo - um estudo com estagiários do 4º ano da Licenciatura em Ensino Básico -
1º Ciclo
Supervisor
|
|
2005 - 2005 | Jogo e Cálculo Mental
Supervisor
|
|
2005 - 2005 | O jogo na aprendizagem da matemática no 1º Ciclo
Supervisor
|
|
2004 - 2004 | O número nos livros de actividades para a Educação Pré-Escolar: análise de livros de actividades matemáticas para crianças
de 5 anos
Supervisor
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2024/04 - 2024/04 | II International Week of Applied Research (2024/04/10 - 2024/04/12)
Seminar (President of the Organising Committee)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal |
2023/04/10 - 2023/08/12 | I International Week of Applied Research (2023/04/10 - 2023/04/12)
Seminar (President of the Organising Committee)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal |
2023/06 - 2023/06 | Comissão Organizadora da II Jornada Internacional de Divulgação da Ciência / Organizing Committee of the II International
Science Dissemination Day (2023/06/08)
Seminar (Co-organisor)
|
|
2019/09 - 2020/06 | Ciclo de Aulas Abertas sobre Formação de Professores (2019/09)
Other (Co-organisor)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2019 - 2019 | V Simpósio Internacional de Formação de Professores - Múltiplos Olhares para a Autonomia e Flexibilidade Curricular (2019 - 2019)
Symposium (Member of the Organising Committee)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2018 - 2019 | À conversa com ... sobre ... na Formação de Professores (2018 - 2019)
Other (Co-organisor)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2018 - 2018 | IV Simpósio Internacional de Formação de Professores - Múltiplos Olhares para a Inovação Pedagógica (2018 - 2018)
Symposium (Co-organisor)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2017 - 2018 | Ciclo de Aulas Abertas sobre Formação de Professores (2017 - 2018)
Other (Co-organisor)
|
|
2017 - 2017 | III Simpósio Internacional de Formação de Professores - Múltiplos olhares sobre a Educação Linguística
Symposium (Co-organisor)
|
|
2017 - 2017 | I Seminário Internacional de Educação Artística
Seminar (Co-organisor)
|
|
2016 - 2016 | II Simpósio Internacional de Formação de Professores - Múltiplos olhares sobre a Didática
Symposium (Co-organisor)
|
|
2016 - 2016 | Ciclo de Conferências Temáticas sobre Formação de Professores
Conference (Other)
|
|
2016 - 2016 | Ciclo de Seminários: A Educação Artística em Contexto Contemporâneo
Seminar (Other)
|
|
2015 - 2015 | Ciclo de Eventos sobre Ética Profissional: Formação de Professores e Desenvolvimento Humano
Other (Other)
|
|
2015 - 2015 | I Simpósio Internacional de Formação de Professores - Múltiplos Olhares sobre a Educação
Symposium (Other)
|
|
2014 - 2014 | Projetar o Futuro
Congress (Other)
|
|
2014 - 2014 | Outro olhar sobre a Matemática
Exhibition (Co-organisor)
|
|
2013 - 2013 | 2º Encontro Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Prática (Comissão Organizadora)
Meeting (Other)
|
|
2013 - 2013 | Construir e Crescer em Matemática
Workshop (Other)
|
|
2013 - 2013 | Dia do Departamento de Formação em Educação Básica
Meeting (Co-organisor)
|
|
2012 - 2012 | 1º Encontro Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas (Comissão Organizadora)
Meeting (Co-organisor)
|
|
2008 - 2008 | VI Congresso Luso-Brasileiro Educação e Diversidade – Diálogos e Dinâmicas de Inclusão (Comissão Organizadora)
Congress (Other)
|
|
2007 - 2007 | CIEB - Congresso Internacional de Educação Básica: Do berlinde à PlayStation – Problemas e Perplexidades no Ensino Básico
(Comissão Organizadora)
Congress (Other)
|
|
2007 - 2007 | 2º CIANEI – Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (Comissão Científica)
Congress (Other)
|
|
2005 - 2005 | 1º CIANEI – Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (Comissão Científica)
Congress (Other)
|
|
2003 - 2003 | Oficina de Matemática
Workshop (Other)
|
|
1996 - 1996 | Jornadas de Educação e Desenvolvimento Humano
Other (Co-organisor)
|
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2018/07/10 - Current | Moderação de sessão - Inovação pedagógica e docência
Seminar
|
I Seminário Internacional “Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2021/11/19 - 2021/11/20 | Participação no debate subordinado ao tema "A gestão da incerteza na Educação: (des)continuidades e desafios"
Symposium
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 - 2018 | I Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe)
Seminar
|
Inovação Pedagógica e Docência
CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | Observação de Pares como Estratégia de Melhoria
Seminar
|
Seminário Interinstitucional de Partilha Pedagógica
FPCEUP, Portugal
|
2014 - 2014 | Práticas Pedagógicas Promotoras de Sucesso
Conference
|
Seminário Reflexão de Saberes e Práticas Pedagógicas |
2013 - 2013 | 2º Encontro sobre Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas
Meeting
|
|
2012 - 2012 | Encontro dos Cadernos do ECB
Meeting
|
Encontro dos Cadernos do ECB |
2012 - 2012 | 1º Encontro de Boas Práticas com TIC do Agrupamento de Escolas de Pedrouços
Meeting
|
|
2012 - 2012 | 1º Encontro sobre Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas
Meeting
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 - 2011 | Technical Workshop U-Map LLL Portugal
Workshop
|
|
2010 - 2010 | Entre as Redes Sociais e os Mundos Virtuais
Conference
|
VI Conferência E-Learning
TECMINHO, Portugal
|
2009 - 2009 | O contributo de Bolonha na prossecução da Qualidade no Ensino Superior
Seminar
|
|
2009 - 2009 | Garantia da Qualidade e Acreditação
Seminar
|
|
2008 - 2008 | VI Encontro Luso-Brasileiro
Meeting
|
VI Encontro Luso-Brasoleiro |
2008 - 2008 | V Conferência E-Learning
Conference
|
V Conferência E-Learning |
2006 - 2006 | XV Encontro de Investigação em Educação Matemática
Meeting
|
XV Encontro de Investigação em Educação Matemática |
2005 - 2005 | 2º Fórum Ciência - Por uma Cultura Científica em Portugal
Conference
|
2º Fórum Ciência - Por uma Cultura Científica em Portugal |
2004 - 2004 | Português e Matemática:o que falha?
Meeting
|
9ª Jornadas Psicopedagógicas de Gaia |
2002 - 2002 | Teoria da Educação da Matemática: Ensino e Aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral
Congress
|
|
2002 - 2002 | Jornadas DCILM - A Matemática e a Criança
Meeting
|
Instituto de Estudos da Criança, Portugal
|
1998 - 1998 | 2º Simpósio Ensino das Ciências e da Matemática
Symposium
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024/07 | Educação para a saúde: perspetivas e práticas nos docentes do 1.º CEB.
President of the jury
|
Sara Dias Alves (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2024/04/19 | ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE LAS MATEMÁTICAS EN UNA EDUCACIÓN INCLUSIVA: DISEÑO DE UN PROGRAMA DE INTERVENCIÓN PARA ALUMNADO
EN RIESGO DE EXCLUSIÓN SOCIAL
(Thesis) Main arguer
|
Alejandro Gorgal Romaris (PhD)
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Ciencias da Educación, Spain
|
2023/07 | Resolução de problemas com recurso a materiais manipuláveis no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
President of the jury
|
Teresa Isabel Miranda da Silva (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2023/03 | Violência na Escola: um estudo sobre as perceções da violência escolar no âmbito de uma comunidade educativa em Portugal.
President of the jury
|
Catarina Milhazes Ferreira (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021/01/28 | Longe, Mas Perto - Uma Experiência À Distância De Um Click / Far, but close - An experience just a click away
(Thesis) Arguer
|
Beatriz Mesquita Dias (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/12/14 | A aprendizagem cooperativa online e a resolução de problemas no 1º CEB / Online cooperative learning and problem solving in
the 1st CEB
(Thesis) Arguer
|
Inês Falcão Cabral Candeias Pereira (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/07/21 | Percursos de aprendizagem em Matemática: gerindo a diversidade em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico / Learning paths
in Mathematics: managing diversity in the context of 1st Cycle of Primary Education
Supervisor
|
Joana Patrícia Lobo (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2020/06/19 | O conceito de média aritmética: interpretação do professor e análise de livros didáticos / The concept of arithmetic mean:
teacher interpretation and textbook analysis
(Thesis) Main arguer
|
Marcos António Santos de Pinho (PhD)
Universidade de Santiago de Compostela, Spain
|
2020 | Impacto do plano mestre de formação de professores em Angola na formação inicial de docentes de Matemática para o 1.º Ciclo
no Namibe / Impact of the master plan for teacher training in Angola on the initial training of Mathematics teachers for the
1st Cycle in Namibe
(Thesis) Main arguer
|
Luis Kamuele (PhD)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019 | Práticas de diferenciação pedagógica em Matemática no contexto pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Sara Filipa Loureiro Medeiros (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019 | Diferenciação pedagógica em matemática: Perceção e práticas por alunos, docentes e futuras docentes do 1º ciclo do ensino
básico
Supervisor
|
Paula Daniela Moreira Martins (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019 | Questões essenciais da coordenação e gestão escolar em contexto de 1º ciclo do ensino básico / Essential issues of school
coordination and management in the context of 1st cycle of primary education
President of the jury
|
Mariana Rute Rodrigues Barreto Costa (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019 | Neuroeducação e flexibilidade curricular: Definição de estratégias e modos de trabalho pedagógicos
President of the jury
|
Ana Catarina Moreira Almeida (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019 | Autonomia, autoria, aprendizagem e flexibilidade curricular: da teoria à prática.
President of the jury
|
Nilsa Sofia Ribeiro Quelhas (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019 | Ensinar bem, aprender melhor: representações sobre o sucesso educativo.
President of the jury
|
Ana Sofia Martins Ribeiro (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 | Percursos (d)e construção de conhecimento a partir da abordagem da matemática em contexto pré-escolar
Supervisor
|
Fernanda Maria da Costa Leite Pinheiro (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 | As situações do quotidiano na aprendizagem da matemática: uma análise de manuais escolares para o 1º ciclo do ensino básico
Supervisor
|
Joana Filipa Magalhães Brandão (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 | Reflexão sobre a intervenção pedagógica na prática de ensino supervisionada em 1.º ciclo do ensino básico
President of the jury
|
Carla Sofia Fonseca Brandão (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 | A participação da criança na relação escola-famílias: um estudo de caso
President of the jury
|
Paula Alexandra Guimarães Lopes dos Reis (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 | Disciplina e o desenvolvimento da estabilidade emocional da criança
President of the jury
|
Maria Olinda Oliveira Vieira (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 | Idoneidade didática de uma intervenção educativa de matemática no 1º ciclo do ensino básico
Supervisor
|
Joana Filipa Pereira Costa (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 | Reflexão sobre a intervenção pedagógica na prática de ensino supervisionada em 1º ciclo do ensino básico.
President of the jury
|
Carla Sofia Fonseca Brandão (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 | Inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto educativo – Estudo de caso.
President of the jury
|
Daniela Patrícia da Costa Oliveira (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 | O ciclo planificação-ação-avaliação dos números e das operações no processo de ensino-aprendizagem em contexto pré-escolar
e no 1º ciclo do ensino básico
Supervisor
|
Ana Marta Fonseca Xavier Rodrigues (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 | Relação pedagógica e boa docência: representações e práticas
President of the jury
|
Joana Sofia Moutinho Monteiro (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 | Articulação de saberes: um estudo interdisciplinar na prática de ensino supervisionada em 1º CEB
President of the jury
|
Filipa Cristina Bento Martins (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 | O projeto arco íris: o que pensam as crianças sobre os professores
President of the jury
|
Ana Filipa Paias Gomes (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 | Práticas inovadoras no 1º Ciclo do Ensino Básico – a introdução da minicalculadora Papy no 1º ano de escolaridade
Supervisor
|
Tatiana Filipa Soares Silva Teixeira (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 | A matemática e a atividade lúdica: potencialidades e constrangimentos em contexto pré-escolar e no 1º ciclo de ensino básico
Supervisor
|
Sílvia Oliveira Lopes (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | A Intemporalidade da Comunicação como Contributo para a Aprendizagem
President of the jury
|
Joana Filipa do Carmo Pereira (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | O Contributo do Projeto Histórias da AJUDARIS na (re)Construção da Cidadania
President of the jury
|
Ana Margarida Amorim Castro (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | O lúdico como motivação para aprendizagem
(Thesis) Arguer
|
Joana Isabel Ribeiro Barbosa (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | As aprendizagens através do lúdico: a linguagem e a matemática na educação Pré-escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico
President of the jury
|
Paula Cristina Cardoso Ferreira (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | Importância da afetividade na construção da relação pedagógica e no processo de ensino aprendizagem
President of the jury
|
Marisa da Conceição Rodrigues Teixeira (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | Quando for grande quero ser teu amigo: A brincadeira como mediadora da relação entre as crianças
President of the jury
|
Marta Catarina Peneda da Silva (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | O impacto do envolvimento parental numa pedagogia participativa
President of the jury
|
Sara Isabel Ventura Martins Pinto (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | A relação escola-família como potenciadora do sucesso educativo
President of the jury
|
Daniela Sofia Casanova Abreu (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | Inovação e Aprendizagem: Um Dueto Eficaz no Processo de Ensino
President of the jury
|
Emília Cláudia Dias Machado (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | A Exploração de Padrões e Regularidades com Crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Daniela Filipa Ferreira da Silva (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | O jogo de xadrez como recurso didático na abordagem de conteúdos em Matemática nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Filipa Andreia Portela Araújo (Master)
Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo, Portugal
|
2016 | A aprendizagem baseada na resolução de problemas - uma nova metodologia de ensino e aprendizagem em Ciências e em Matemática
nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Rita Peito Godinho (Master)
Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo, Portugal
|
2016 | Jogando e aprendendo: uma experiência na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
(Thesis) Arguer
|
Catarina Dias Raimundo (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
Current | Sociedade Portuguesa de Matemática |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2016/12 - Current | Membro do Conselho Técnico-científico
Member
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2022 - 2022 | Scientific Committee of the V International Seminar on Science Education / II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das
Escolas
Member
|
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal |
2011/11 - 2016/11 | Membro do Conselho Pedagógico
Member
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2017/02 - Current | Disciplina - Sociedade, Matemática e Cultura | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2016/09 - Current | Didática da Matemática para o 1º Ciclo do Ensino Básico | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2015/09 - Current | Temas da História da Matemática | Mestrado em Ensino do 1º Ciclo e de Português e HGP para o 2º Ciclo (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2010/09 - Current | Modelos e Representações da Matemática | Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2009/09 - Current | Didática da Matemática na Educação Pré-Escolar | Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2007/09 - Current | Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2007/09 - Current | Comunicação Matemática | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2007/09 - Current | Tópicos de Geometria | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2007/09 - Current | Didática da Matemática | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2019 - 2019 | Curso - Tarefas matemáticas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico: da diversidade à complementaridade | (Outros) | Sociedade Portuguesa de Matemática, Portugal |
2018 - 2018 | Curso - Educar para a Decisão Empreendedora: Mantle of the Expert | Aperfeiçoamento (Outros) | |
2017 - 2017 | Curso - Estratégias de ensino eficazes e metodologias diversificadas de aprendizagem no âmbito do Projeto Fénix. | Aperfeiçoamento (Outros) | |
2016 - 2016 | Curso - Matemática - Novo Programa, mais Desafios | Aperfeiçoamento (Outros) | |
2015 - 2015 | Curso - Matemática: articulando 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico | Aperfeiçoamento (Outros) | Agrupamento de Escolas de Paços de Brandão, Portugal |
2015 - 2015 | A diferenciação pedagógica como estratégia promotora do sucesso em Matemática | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2015 - 2015 | Curso - Ensino da Matemática com as TIC | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2014 - 2014 | Princípios de Ação Educativa e Intervenção Pedagógica: Reflexão e Prática | Aperfeiçoamento (Curso médio) | EBI 123 de Peniche, Portugal |
2014 - 2014 | A Diferenciação em Discussão | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Agrupamento de Escolas de Avis, Portugal |
2014 - 2014 | Metodologias e Práticas Interdisciplinares para a Educação Básica (Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e Educação Pré- Escolar) | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2014 - 2014 | Modelos e estratégias de resolução de problemas | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Agrupamento de Escolas do Cerco, Portugal |
2014 - 2014 | Curso - Metas curriculares para Matemática e sua implementação | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2014 - 2014 | Frações e Percentagens no 1º Ciclo do Ensino Básico | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2013 - 2013 | Metas curriculares para Matemática no 1º Ciclo | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2013 - 2013 | Programa de Matemática e Metas Curriculares – 1º Ciclo | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2012 - 2012 | Matemática - Novo Programa, Mais Desafios | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2010 - 2010 | Curso - Os números e as operações no 1º e no 2º ciclo do Ensino Básico | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2001/09 - 2009/07 | Matemática | Licenciatura em Ensino Básico (1º Ciclo) (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2001/09 - 2009/07 | Didáctica da Matemática | Licenciatura em Ensino Básico (1º Ciclo) (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2001/09 - 2009/07 | Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático | Licenciatura em Ensino Básico (1º Ciclo) (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1995/10 - 2009/07 | Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas e Didáctica da Matemática I | Licenciatura para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo, Portugal |
1995/10 - 2009/07 | Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas e Didáctica da Matemática II | Licenciatura para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo, Portugal |
1995/10 - 2009/07 | Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas e Didáctica da Matemática I | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo, Portugal |
1995/10 - 2009/07 | Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas e Didáctica da Matemática II | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo, Portugal |
2009 - 2009 | Didáctica Interdisciplinar da Matemática e das Ciências da Natureza | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2001/02 - 2008/07 | Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2001/02 - 2008/07 | Didáctica da Matemática na Educação de Infância | Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2008 - 2008 | Criação de Suportes às Aprendizagens sobre Grandezas e Medidas | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2006 - 2006 | Criação de Suportes às Aprendizagens sobre Grandezas e Medidas | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2006 - 2006 | Didáctica Interdisciplinar da Matemática e das Ciências da Natureza | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2005 - 2005 | Criação de Suportes às Aprendizagens sobre Grandezas e Medidas | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2005 - 2005 | Didáctica Interdisciplinar da Matemática e das Ciências da Natureza | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2000/02 - 2001/07 | Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático | Complemento de Formação em Educação Especial e Apoios Educativos (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/02 - 2001/07 | Acesso à Linguagem Quantitativa | Complemento de Formação em Educação Especial e Apoios Educativos (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/02 - 2001/07 | Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático | Complemento de Formação em Educação para a Cidadania e Formação Pessoal (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/02 - 2001/07 | Aceesso à Linguagem Quantitativa | Complemento de Formação em Educação para a Cidadania e Formação Pessoal (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/02 - 2001/07 | Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático | Complemento de Formação em Expressões Integradas (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/02 - 2001/07 | Acesso à Linguagem Quantitativa | Complemento de Formação em Expressões Integradas (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
1995/10 - 1999/07 | Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas e Didáctica da Matemática I | Licenciatura para Professores do Ensino Básico do 2º Ciclo - Mat/C.Natureza (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo, Portugal |
1995/10 - 1999/07 | Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas e Didáctica da Matemática II | Licenciatura para Professores do Ensino Básico do 2º Ciclo - Mat/C.Natureza (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo, Portugal |
1995/10 - 1999/07 | Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas e Didáctica da Matemática III | Licenciatura para Professores do Ensino Básico do 2º Ciclo - Mat/C.Natureza (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo, Portugal |
1995/10 - 1999/07 | Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas e Didáctica da Matemática IV | Licenciatura para Professores do Ensino Básico do 2º Ciclo - Mat/C.Natureza (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget - Arcozelo, Portugal |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2014/09/21 - Current | Saber & Educar (1647-2144) | Escola Superior de Educacao de Paula Frassinetti |
2012 - 2012 | Cadernos de Estudo nº 8 | |
2011 - 2011 | Cadernos de Estudo nº 7 |