???global.info.a_carregar???
Sónia Nogueira, PhD in Marketing and Strategy, master in Business Management specializing in Marketing. With more than 15 years of practical experience in companies in marketing and quality management (luxury brands), directing a team of around ten employees, including the company's call center. Development of teaching activity for more than seven years in marketing, strategy, and brand communication. CEO and founder of Just Natur (Tourism and cultural marketing events). My main research interests are marketing and strategy, brand communication, tourism marketing, and stakeholders. CEO at Just Natur, an ecotourism company operating in Peneda-Gerês National Park. Investigator in REMI Investigation Center from Portucalense University (Porto - Portugal). Several publications in Marketing, Tourism Marketing, Ecotourism and Entrepreneurship. Coordinator and investigator member in international Erasmus project connected with sustainable entrepreneurship and innovation and entrepreneurship in ecotourism (to support sustainable development in Vietnam and Philippines).
Identification

Personal identification

Full name
Sónia Fernanda Moreira Nogueira

Citation names

  • Nogueira, Sónia Fernanda Moreira

Author identifiers

Ciência ID
F910-030F-3361
ORCID iD
0000-0001-7959-3838

Knowledge fields

  • Social Sciences - Media and Communications
  • Social Sciences - Economics and Business - Economics

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
French Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Portuguese Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
English Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
German Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Spanish; Castilian Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
2023/10/10 - 2023/10/10
Concluded
Formação “Realidade Aumentada na Educação: Desvendando o Presente e Moldando o Futuro do Ensino Ativo” (Outros)
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico , Portugal
Aprovada
2023/10/09 - 2023/10/09
Concluded
Formação “Cibersegurança – Os desafios de 2023/24” (Outros)
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico , Portugal
2023/10/06 - 2023/10/06
Concluded
Formação “Prospetiva e Tendências: Mapeando horizontes para o futuro da educação” (Outros)
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico , Portugal
Aprovada
2022/05/02 - 2023/05/04
Concluded
Estratégias eficazes de ensino para turmas grandes (Outros)
Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
Aprovada
2023/02/02 - 2023/02/02
Concluded
Formação Responsabilidade social das IES: educar para os ODS (Objetivos para o desenvolvimento Sustentável) (Outros)
Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
2022/05/09 - 2022/05/13
Concluded
Project-Based Learning (Outros)
Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
Aprovada
2021/12/13 - 2021/12/13
Concluded
Marketing Digital SEM, SEO e SMO (Outros)
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste , Portugal
Aprovada
2021/07/10 - 2021/07/10
Concluded
Teacher professional development in higher school (Outros)
Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
2021/07/08 - 2021/07/08
Concluded
Active Learning "Conceitos e praticas" (Outros)
Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
Aprovada
2021/07/06 - 2021/07/06
Concluded
Avaliação formativa em regime à distância (Outros)
Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
Aprovado
2020/10/01 - 2020/11/30
Concluded
Programa avançado de formação de professores e formadores à distância (Outros)
Major in Formador
Comunilog Consulting , Portugal
Aprovada
2014/11/02 - 2014/12/31
Concluded
Professional Diploma in Digital Marketing (Outros)
Major in Marketing Digital
Digital Marketing Institute, Ireland
17
2014 - 2014
Concluded
Professional Diploma in Digital Marketing (Curso médio)
Digital Marketing Institute, Portugal
2014
Concluded
A_Marketing e Estratégia (PhD) (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Perspetiva integrada de stakeholders, redes e qualidade do relacionamento em turismo : aplicação ao Parque Nacional Peneda-Gerês" (THESIS/DISSERTATION)
17
2011 - 2011
Concluded
Introdução à Análise de Redes Sociais (Curso médio)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011
Concluded
Análise de Redes Sociais (Curso médio)
Universidade de Lisboa, Portugal
2011 - 2011
Concluded
Novo Acordo Ortográfico (Curso médio)
CEFALUS - Escola de Formação, Portugal
2008 - 2008
Concluded
Adobe Photoshop (Curso médio)
Escolha Eficaz, Portugal
2008 - 2008
Concluded
CorelDraw (Curso médio)
Escolha Eficaz, Portugal
2007 - 2007
Concluded
Adobe InDesign (Curso médio)
Escolha Eficaz, Portugal
2006 - 2006
Concluded
Ambiente, Higiene e Segurança (Curso médio)
RRA Consultores, Portugal
2003 - 2006
Concluded
Gestão de Empresas - Especialização em Marketing (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Marketing de Relacionamento em oficinas autorizadas em Portugal" (THESIS/DISSERTATION)
15
2006
Concluded
Mestrado em Gestão (Master) (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Marketing de Relacionamento em empresas de reparaçao e manutenção automóvel em Portugal" (THESIS/DISSERTATION)
15
2005 - 2005
Concluded
Objetivos e Indicadores de Desempenho de uma organização (Curso médio)
CEQUAL - Centro de Formação Profissional para a Qualidade, Portugal
2005 - 2005
Concluded
Controlo Metrológico de Equipamentos (Curso médio)
CEQUAL - Centro de Formação Profissional para a Qualidade, Portugal
2005 - 2005
Concluded
Análise e Tratamento de dados com SPSS e Análise Multivariada de dados (Curso médio)
Futur Trends Formação Profissional, Portugal
2003 - 2003
Concluded
Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Curso médio)
SOPROFOR - Formação Profissional, Portugal
2003 - 2003
Concluded
Qualificação como Auditora Interna (Curso médio)
CEQUAL - Centro de Formação Profissional para a Qualidade, Portugal
2002 - 2002
Concluded
ISO 9001:2000 Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (Curso médio)
CEQUAL - Centro de Formação Profissional para a Qualidade, Portugal
2002 - 2002
Concluded
A Excelência no serviço aos clientes em concessões automóveis (Curso médio)
Dynargie - Formação e consultoria, Portugal
2001 - 2001
Concluded
Gestão da Formação (Curso médio)
Atlanco Porto, Portugal
2001
Concluded
Gestão de Empresas (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"Gestão de Empresas" (THESIS/DISSERTATION)
15
2000 - 2000
Concluded
Project 2000 (Curso médio)
InforJovem IPJ Braga, Portugal
2000 - 2000
Concluded
Access 2000 (Curso médio)
InforJovem IPJ Braga, Portugal
2000 - 2000
Concluded
Powerpoint 2000 (Curso médio)
InforJovem IPJ Braga, Portugal
1997 - 1999
Concluded
Curso de Língua e Cultura Inglesa (Curso médio)
Universidade do Minho, Portugal
1996
Concluded
Curso Tecnológico de Administração (Ensino secundário)
EScola Secundária D. Sancho I, Portugal
"Tecnológico de Administração" (THESIS/DISSERTATION)
19
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2014/12 - Current Researcher (Research) Chiado Editores, Portugal
2014/04 - Current Research Assistant (Research) Management Studies, Portugal
2010/09 - 2014/12/31 Researcher (Research) iMarke, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2020/02/01 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
2018/02/01 - Current Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2018 - 2024 Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2019/01/31 Assistant Professor (University Teacher) Universidade Lusófona do Porto, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2014/04 - 2015/06 Técnico Superior (Técnico Superior) Instituto Técnico de Inovação, Portugal
2001/09 - 2001/11 Técnico Superior (Técnico Superior) VP Consulting, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2017/01/02 - Current CEO and Founder Just Natur, Portugal
2014/04/01 - 2017/12/11 Reviewer Management Studies, United States
2001/12/01 - 2016/10/31 Marketing Manager, Quality Manager, Call Center Coordinator and Internal Audit Sociedade Comercial C. Santos, Lda, Portugal
2015/03 - 2015/06 Consultant INESTING, Portugal
2010/02 - 2010/06 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2001/12 - 2007/04 Marketing Director and Quality Director Nasamotor - Veículos e Peças, Lda, Portugal
2000/07/01 - 2001/08/31 Quality Assistant, Commercial Secretary, Telephone Operator and Administrative Assistant Filinto Mota, Portugal
2000/07 - 2001/08 Estagiário (Técnica) Filinto Mota, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2023/01/02 - 2026/07 Fostering Innovation and Entrepreneurship in Ecotourism to support sustainable development in Vietnam and the Philippines – ECOViP
Erasmus+
Researcher
Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
Ongoing
2022/01/02 - 2024/12/31 Fostering Entrepreneurship and Innovation in Cultural and Creative Industries through Interdisciplinary Education (FENICE)
Erasmus+
Researcher
Ongoing

Other

Designation Funders
2022/05/02 - 2024/12/31 Blended Intensive Programme (BIP)
Erasmus BIP
Principal investigator
Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
Ongoing
Outputs

Publications

Book
  1. Nogueira, Sónia Fernanda Moreira. : Stakeholders, redes e qualidade do relacionamento no turismo do Parque Nacional Peneda-Gerês. Lisboa, Portugal: Chiado Editora. 2014.
    Published
Book chapter
  1. Gysele Xavier; Sónia Nogueira; Laurentina Vareiro. "The Perception of Tourists Regarding the Importance of Influencers in Shaping the Image of a Tourist Destination: The Case of Melgaço (Portugal)". 2024.
    10.1007/978-981-99-9758-9_33
  2. Durão, Marília; Nogueira, Sónia Fernanda Moreira; Fernandes, S; Neves, A. ; Nogueira, Sónia; Fernandes, Sandra; Neves, Augusto. "Entrepreneurship Learning: Applying a Revised Experiential Learning Model to Cultural and Creative Industries". In Perspectives and Trends in Education and Technology . Smart Innovation, Systems and Technologies. Singapura, Indonesia: Springer, 2023.
    Published • 10.1007/978-981-19-6585-2_14
  3. Nogueira, Sónia; Mesquita, Catarina; Durão, Marília; Albuquerque, Helena. "The Importance of Collective Brands in Protected Areas Management and Promotion: Natural.PT, Portugal Case Study". In Post-COVID Tourism - Tendencies and Management Approaches [Working Title], edited by IntechOpen. IntechOpen, 2023.
    Published • 10.5772/intechopen.112330
  4. Nogueira, Sónia; Luís, Maria Emília. "The Application of a Generational Approach to the Marketing Management of Gerês-Xurés Cross-Border Park (Portugal and Spain)". In Advances in Tourism, Technology and Systems, 457-466. Springer Nature Singapore, 2022.
    10.1007/978-981-19-1040-1_39
  5. Nogueira, Sónia Fernanda Moreira. "The Peneda-Gerês National Park Visitors’ Profile and Travel Motivations: Implications for Relationship Marketing". In National Parks: Biodiversity, Management and Environmental Issues. United States: Novapublishers, 2016.
    Published
  6. Nogueira, Sónia Fernanda Moreira. "Perspectiva Integrada de stakeholders, redes e qualidade do relacionamento no turismo - uma aplicação ao Parque Nacional Peneda-Gerês". In Turismo, Formação e Inovação: Estudos e Experiências, 125-135. Mangualde, Portugal: Edições Pedago, 2012.
    Published
Conference paper
  1. Nogueira, Sónia Fernanda Moreira; Vareiro, Laurentina; Gyselle Xavier. "The Perception of Tourists Regarding the Importance of Influencers in Shaping the Image of a Tourist Destination: The Case of Melgaço (Portugal)". Paper presented in ICOTTS, Bacalar, 2023.
  2. Durão, Marília; Simão, Emília; Veríssimo, Medéia; Nogueira, Sónia Fernanda Moreira; Sandra Fernandes. "Impactful creativity: The role of entrepreneurship education in driving sustainable development [abstract]". Paper presented in 2nd International Conference Sustainability in Creative Industries, Book of Abstracts, Online conference, 2023.
    Published
  3. Nogueira, Sónia; Carvalho, Joana. "The importance of technology and digital media to promote Tourism destinations: A conceptual review". 2022.
    Published • 1https://doi.org/10.1007/978-981-99-0333-7_37
  4. Nogueira, Sónia Fernanda Moreira; Pinho, José Carlos. "Revealing the Trust-Loyalty Relationship in Tourism Local Accommodation: The Pandemic COVID-19 Crisis". Paper presented in 20th Annual International Conference on Marketing, Atenas, 2022.
    Published
  5. Nogueira, Sónia; Jayantilal, Shital; Jorge, Silvia Ferreira. "Governance issues in protected areas: The case of Peneda-Gerês National Park". Vila do Conde, 2022.
    Published
  6. Nogueira, Sónia; Xavier, Gysele; Vareiro, Laurentina. "The importance of opinion leaders and Social Networking on destination brand development: The case study of discover Melgaço brand". 2022.
    10.1007/978-981-16-5063-5_24
  7. Nogueira, Sónia Fernanda Moreira; Nogueira, Sónia. "Challenges on digital destination campaigns in tourism during Covid19 pandemic crisis – the case of Portugal National Tourism Authority". Paper presented in Lecture Notes in Networks and Systemsthis, 469 LNNS, 2021.
    Published • 10.1007/978-3-031-04819-7_53
  8. Nogueira, Sónia Fernanda Moreira. "Integrating stakeholder and network theory: the specific case of Peneda-Gerês National Park". Paper presented in International Marketing Trends Conference, 2020.
    Published
Edited book
  1. Nogueira, Sónia Fernanda Moreira. Stakeholders, redes e qualidade do relacionamento no turismo do Parque Nacional Peneda-Gerês. Lisboa, Portugal: Chiado Editora. 2014.
    Published
Journal article
  1. Pacheco, Luís; Ramazanova, Makhabbat; Carvalho, João M. S.; Nogueira, Sónia; Durão, Marília. "How do guests evaluate eco-certified hotels? An analysis of guests’ reviews of Portuguese hotels". Tourism and Hospitality Research (2024): http://dx.doi.org/10.1177/14673584241264776.
    10.1177/14673584241264776
  2. Nogueira, Sónia; Durão, Marília; Pacheco, Luís; Ramazanova, Makhabbat; Carvalho, João. "Experiential marketing and purchase intention of ecotourism experiences - Z-Generation case". International Conference on Tourism Research 7 1 (2024): 270-279. http://dx.doi.org/10.34190/ictr.7.1.2042.
    10.34190/ictr.7.1.2042
  3. Sofia Gomes; João M. Lopes; Sónia Nogueira; Gomes, Sofia; Lopes, João M.; Nogueira, Sónia. "Willingness to pay more for green products: A critical challenge for Gen Z". Journal of Cleaner Production 390 (2023): 136092. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2023.136092.
    10.1016/j.jclepro.2023.136092
  4. Nogueira, Sónia; Jayantilal, Shital; Ferreira Jorge, Sílvia; Lourenço, Diogo. "Game theory and governance of protected areas – Peneda-Gerês National Park". Cogent Business & Management 10 1 (2023): http://dx.doi.org/10.1080/23311975.2023.2171556.
    10.1080/23311975.2023.2171556
  5. M. S. Carvalho, João; Nogueira, Sónia; Martins, Nayra; Carvalho, João M. S.. "Inclusivity and corporate social responsibility in marketing". Innovative Marketing 19 1 (2023): 1-12. http://dx.doi.org/10.21511/im.19(1).2023.01.
    10.21511/im.19(1).2023.01
  6. Pinho, José Carlos; Nogueira, Sónia; Macedo, Isabel. "A configurational approach to understanding trust in rural tourism accommodation during the COVID-19 pandemic crisis". Consumer Behavior in Tourism and Hospitality 18 1 (2022): 140-154. http://dx.doi.org/10.1108/cbth-03-2022-0058.
    10.1108/cbth-03-2022-0058
  7. Nogueira, Sónia; Carvalho, João M. S.. "Unlocking the dichotomy of place identity/place image and its impact on place satisfaction for ecotourism destinations". Journal of Ecotourism (2022): 1-19. http://dx.doi.org/10.1080/14724049.2022.2106236.
    10.1080/14724049.2022.2106236
  8. Gomes, José Pedro Loureiro; Nogueira, Sónia; Nogueira, Sónia Fernanda Moreira; Gomes, J. P. L. "The impact of sustainable marketing techniques adoption on the global marketing strategy in car dealers from district of Porto – Northern Portugal". Journal of Reserach in Marketing 11 23 (2021): Gomes, J. P. L., & Nogueira, S. (2020). The impact of sustainable marketing techniques adoption on the global marketing strategy in car dealers from district of Porto – Northern Portugal. Journal of Research in Marketing, 11(3), 887-895. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3380.
  9. Machado, Annaelise; Nogueira, Sónia; Sousa, Bruno. "Semiótica e e-branding em comunicação de turismo: Estudo das capas de revistas digitais no período pandémico Covid-19". (2021): Machado, A., Nogueira, S., & Sousa, B. (2020). Semiótica e e-branding como método de análise da comunicação em turismo: Estudo das capas de revistas digitais no período pandêmico covid-19. RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, Nº E34, (Setembro 2020), pp. 293-308. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3379.
  10. Nogueira, Sónia. "The Importance of A Green Marketing Strategy in Brand Communication: M. Coutinho Multi-Brand Car Dealer Case in Northern Portugal". (2021): Nogueira, S. (2020). The Importance of A Green Marketing Strategy in Brand Communication: M. Coutinho Multi-Brand Car Dealer Case in Northern Portugal. Journal of Economics , Business and Organization Research, Proceedings of the 3rd Economics, Business and Organization Research (EBOR) Conference. Rome, Italy, 2020. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3394.
  11. Nogueira, Sónia Fernanda Moreira; Machado, Annaelise; Bruno de Sousa. "). Semiótica e e-branding como método de análise da comunicação em turismo: um estudo das capas de revistas digitais no período pandêmico covid-19". RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação E34 (2020):
    Published
  12. Nogueira, Sónia; Pinho, José Carlos; Nogueira, Sónia Fernanda Moreira; Carlos, Pinho; Pinho, Carlos; Jayantilal, Shital; Jorge, Sílvia Ferreira; et al. "Stakeholder Network Integrated Analysis: The Specific Case of Rural Tourism in the Portuguese Peneda-Gerês National Park". International Journal of Tourism Research 17 4 (2014): 325-336. http://dx.doi.org/10.1002/jtr.1989.
    Published • 10.1002/jtr.1989
  13. Nogueira, Sónia Fernanda Moreira. "Examining Tourism Stakeholder Networks and Relationship Quality: The specific case of Peneda Gerês National Park (PNPG)". Revista Portuguesa de Estudos Regionais (RPER) 36 (2014):
    Published
  14. Nogueira, Sónia Fernanda Moreira. "Uma visão estratégica integrada da teoria dos stakeholders, redes e qualidade do relacionamento: um estudo de caso do Parque Nacional Peneda-Gerês". XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Cientifica XXIII (2013): 1-12.
    Published
  15. Nogueira, Sónia Fernanda Moreira. "Integrating stakeholder and network theory: the specific case of Peneda-Gerês National Park". Integrating stakeholder and network theory: the specific case of Peneda-Gerês National Park (2013):
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Vieira, Alícia Palmira Malheiro. "Novos modelos de negócio em turismo - estudo de perceção sobre o Dark Tourism em Portugal por parte dos operadores turísticos". Master, 2023. https://hdl.handle.net/1822/85657.
  2. Ferraz, Diana Alves. "Otimização de um plano estratégico de marketing digital – estudo de caso da marca Ameias". Master, 2023. https://hdl.handle.net/1822/84046.
  3. Abrunhosa, Mariana Vaz de Carvalho. "Fatores que influenciam a intenção de compra do consumidor de escape rooms - estudo de caso em Portugal". Master, 2023. https://hdl.handle.net/1822/87607.
  4. Vieira, Ana Carina Magalhães. "A influência do marketing experiencial na intenção de compra de experiências de ecoturismo". Master, 2023. https://hdl.handle.net/1822/87065.
  5. Carvalho, Carolina Silva de. "Estratégia Omnichannel no setor automóvel: estudo sobre a perceção dos consumidores de automóveis novos em Portugal". Master, 2023. https://hdl.handle.net/1822/87467.
  6. Teixeira, Ana Catarina Mesquita Machado da Silva. "Impacto das marcas coletivas sobre as empresas aderentes em áreas protegidas: modelo integrado de cooperação, stakeholders e ordenamento do território em Portugal". Master, 2023. https://hdl.handle.net/1822/87534.
  7. Vilaça, João Gomes. "O impacto das estratégias de comunicação sobre o comportamento de compra dos consumidores – caso da indústria dos videojogos". Master, 2022. https://hdl.handle.net/1822/79180.
  8. Correia, Rita Inês da Cunha. "Construção de uma estratégia de marketing com foco no digital: estudo de caso HUG Embrace Life". Master, 2022. https://hdl.handle.net/1822/81576.
  9. Garrido, Joana Catarina Rodrigues. "Plano de marketing estratégico – BiDog". Master, 2022. https://hdl.handle.net/1822/79149.
  10. Ferreira, Cláudia Sofia Sousa. "O impacto da criação de uma estratégia de branding e comunicação na construção do brand love: estudo de caso do lançamento da Hévoa em Portugal". Master, 2021. http://hdl.handle.net/1822/76207.
  11. Martins, Ana Sofia Simões. "Comportamento do consumidor relativamente a marcas de luxo versus marcas fast fashion". Master, 2020. http://hdl.handle.net/1822/69431.
  12. Nogueira, Sónia Fernanda Moreira. "Perspetiva integrada de stakeholders, redes e qualidade do relacionamento em turismo : aplicação ao Parque Nacional Peneda-Gerês". PhD, 2014. http://hdl.handle.net/1822/29093.

Other

Other output
  1. Mudanças do Marketing para 2022 [artigo de imprensa]. O mundo actual enfrenta desafios nunca antes vistos: a tentativa de recuperação após um período de pandemia, a guerra na Ucrânia e os seus impactos a nível mundial, crises económicas e sociais, grandes questões ambientais com efeitos devastadores em todos os continentes… Na verdade, os consumidores são “bombardeados” com más notícias pela comunicação social e têm as suas redes sociais inundadas de. 2023. Nogueira, Sónia. Nogueira, S. (2022, Julho 4). Mudanças do Marketing para 2022 [artigo de imprensa]. Marketeer. https://marketeer.sapo.pt/mudancas-do-marketing-para-2022/. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4822.
  2. Integração da inteligência artificial nas ações de marketing [artigo de imprensa]. Falar em IA (Inteligência Artificial) é fazer referência à capacidade das máquinas simularem a inteligência humana em que, com recurso a softwares e mecanismos de programação, conseguem captar experiências, raciocinar, perceber e decidir. [...]. 2023. Nogueira, Sónia. Nogueira, S. (2021, Novembro 30). Integração da inteligência artificial nas ações de marketing [artigo de imprensa]. Marketeer. https://marketeer.sapo.pt/. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4826.
  3. O Marketing em contexto de guerra [artigo de imprensa]. Na era actual, os consumidores são acometidos de múltiplos acontecimentos, muitos deles indutores de novos comportamentos e reacções. Após um período complexo associado ao contexto pandémico, eis que agora estala uma nova guerra na Europa. Quais os efeitos sobre o comportamento de compra do consumidor? A que mudanças devemos estar atentos? [...]. 2023. Nogueira, Sónia. Nogueira, S. (2022, Março 9). O Marketing em contexto de guerra [artigo de imprensa]. Marketeer. https://marketeer.sapo.pt/o-marketing-em-contexto-de-guerra/. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4828.
  4. Desvendando os desafios do Marketing no Pós-Vacina Covid-19 [artigo de imprensa]. A escalada global de incerteza que abala consumidores e empresas há mais de um ano, provocada pelas ondas sucessivas de infecção com Covid-19 nos vários países, veio colocar sérios desafios empresariais, de comunicação e de relacionamento com os consumidores. Muitos especialistas têm escrito sobre a temática e vão sendo explanados exemplos de boas práticas, tais como a conversão dos negócios tradi. 2023. Nogueira, Sónia. Nogueira, S. (2021, Março 8). Desvendando os desafios do Marketing no Pós-Vacina Covid-19 [artigo de imprensa]. Marketeer. https://marketeer.sapo.pt/desvendando-os-desafios-do-marketing-no-pos-vacina-covid-19/. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4817.
  5. Novas tendências: marketing para dark tourism [artigo de imprensa]. O dark tourism emerge como um novo nicho de mercado ao qual é preciso apresentar propostas capazes de ir ao encontro da satisfação das necessidades dos consumidores (turistas) que começam a ser evidenciadas neste âmbito. Há a necessidade de criar campanhas que respondam adequadamente aos interesses destes turistas proporcionando-lhe os destinos e experiências que procuram.. 2023. Nogueira, Sónia. Nogueira, S. (2021, Junho 15). Novas tendências: marketing para dark tourism [artigo de imprensa]. Marketeer. https://marketeer.sapo.pt/novas-tendencias-marketing-para-dark-tourism/. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4825.
  6. Chat GPT: uma ameaça ou um novo aliado do marketing? [artigo de imprensa]. O Chat GPT tem na sua génese o conceito e desenvolvimento de sistemas avançados capazes de processar linguagem natural e, através da inteligência artificial, gerar textos, conversas e listar informações automatizadas. [...]. 2023. Nogueira, Sónia. Nogueira, S. (2023, Abril 1). Chat GPT: uma ameaça ou um novo aliado do marketing? [artigo de imprensa]. Marketeer. https://marketeer.sapo.pt/. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4810.
  7. Os novos desafios do marketing em contexto pandémico [artigo de imprensa]. O contexto pandémico tem vindo a impactar fortemente o comportamento do consumidor e o marketing vê-se confrontado com novos desafios, tendo de repensar as suas apostas e abordagens. [...]. 2023. Nogueira, Sónia. Nogueira, S. (2020, Dezembro 15). Os novos desafios do marketing em contexto pandémico [artigo de imprensa]. Marketeer. https://marketeer.sapo.pt/os-novos-desafios-do-marketing-em-contexto-pandemico/. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4829.
  8. Comportamento das marcas nas redes sociais [artigo de imprensa]. Num contexto de crescimento concorrencial e novos desafios à competitividade e diferenciação, as marcas têm de abraçar o desafio relacionado com a conquista da preferência dos consumidores. Os marketeers sabem que as razões da preferência não estão sempre nos atributos mais tangíveis, mas também em aspectos intangíveis muitas vezes conectados com argumentos mais emocionais do que racionais. Este é. 2023. Nogueira, Sónia. Nogueira, S. (2021, Janeiro 11). Comportamento das marcas nas redes sociais [artigo de imprensa]. Marketeer. https://marketeer.sapo.pt/comportamento-das-marcas-nas-redes-sociais/. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4814.
  9. Conselhos para um marketing sustentável [artigo de imprensa]. O debate actual pela sustentabilidade tem vindo a ganhar um enfoque crescente por parte dos consumidores e das empresas. Os consumidores exigem às empresas uma postura de responsabilidade e preservação do meio-ambiente. As empresas, por outro lado, procuram mostrar ao seu público-alvo que têm produtos saudáveis e sustentáveis para oferecer, ou seja, moldam os seus produtos e ofertas a estas exigên. 2023. Nogueira, Sónia. Nogueira, S. (2021, Agosto 30). Conselhos para um marketing sustentável [artigo de imprensa]. Marketeer. https://marketeer.sapo.pt/conselhos-para-um-marketing-sustentavel/. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4815.
  10. Geomarketing: o Marketing por geolocalização [artigo de imprensa]. O Geomarketing tornou-se uma estratégia assertiva, em grande parte potenciada pelo mobile marketing. O facto de todos termos na palma da mão um dispositivo equipado com GPS possibilita a segmentação de campanhas e anúncios conforme a localização do utilizador e dá às marcas informações relevantes sobre os hábitos diários dos clientes. [...]. 2023. Nogueira, Sónia. Nogueira, S. (2022, Fevereiro 14). Geomarketing: o Marketing por geolocalização [artigo de imprensa]. Marketeer. https://marketeer.sapo.pt/geomarketing-o-marketing-por-geolocalizacao/. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4818.
  11. 10 Conselhos práticos para o novo marketing em contexto pandémico [artigo de imprensa]. A resiliência é uma capacidade cada vez mais requerida, quer enquanto indivíduos, quer como empresas. [...]. 2023. Nogueira, Sónia. Nogueira, S. (2020, Outubro 19). 10 Conselhos práticos para o novo marketing em contexto pandémico [artigo de imprensa]. M&P: Meios & Publicidade. https://www.meiosepublicidade.pt/. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4811.
  12. Novas tendências em Mobile Marketing [artigo de imprensa]. Mobile marketing insere-se numa estratégia actual de interacção com os públicos-alvo das marcas. Atendendo ao crescente uso e disseminação da tecnologia mobile, as empresas intensificam as suas acções de marketing aplicadas a dispositivos móveis: smartphones, tablets, smartwatches entre outros. [...]. 2023. Nogueira, Sónia. Nogueira, S. (2022, Janeiro 28). Novas tendências em Mobile Marketing [artigo de imprensa]. Marketeer. https://marketeer.sapo.pt/novas-tendencias-em-mobile-marketing/. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4823.
  13. Os desafios do metaverso para as marcas [artigo de imprensa]. Metaverso domina a atualidade e aponta novos caminhos para o futuro das marcas e para a forma como as mesmas podem passar a interagir com os seus clientes. [...]. 2023. Nogueira, Sónia. Nogueira, S. (2023, Maio 5). Os desafios do metaverso para as marcas [artigo de imprensa]. Marketeer. https://marketeer.sapo.pt/. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4809.
  14. Novas tendências no comportamento do consumidor [artigo de imprensa]. O comportamento do consumidor é uma área de estudo centrada na identificação dos factores que induzem a uma decisão de compra por parte dos consumidores. Procura compreender as suas motivações, as atitudes, as influências, as percepções que os público-alvo têm das marcas. O estudo do comportamento do consumidor é, também ele, multidisciplinar já que considera contributos de outras áreas do saber t. 2023. Nogueira, Sónia. Nogueira, S. (2021, Agosto 4). Novas tendências no comportamento do consumidor [artigo de imprensa]. Marketeer. https://marketeer.sapo.pt/novas-tendencias-no-comportamento-do-consumidor/. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4824.
  15. Big Data e automação: um diferencial de marketing [artigo de imprensa]. Na nova era dos Big Data, os dados tornaram-se um diamante em bruto ao serviço do Marketing que vem dotar os profissionais desta área de ferramentas que lhes permitem a personalização, a segmentação e até o estabelecimento de prioridades numa óptica constante de acompanhamento do mercado. [...]. 2023. Nogueira, Sónia. Nogueira, S. (2022, Agosto 19). Big Data e automação: um diferencial de marketing [artigo de imprensa]. Marketeer. https://marketeer.sapo.pt/big-data-e-automacao-um-diferencial-de-marketing/. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4813.
  16. A Jornada do Cliente: importância para o Marketing [artigo de imprensa]. A jornada do cliente é habitualmente definida como o caminho que o cliente percorre no seu relacionamento com uma organização e pode começar em diferentes plataformas ou ocorrer via diversos canais. Estes canais devem ser capazes de interagir entre si até que a operação de venda seja concluída e se consiga a almejada retenção de clientes. [...]. 2023. Nogueira, Sónia. Nogueira, S. (2022, Maio 23). A Jornada do Cliente: importância para o Marketing [artigo de imprensa]. Marketeer. https://marketeer.sapo.pt/a-jornada-do-cliente-importancia-para-o-marketing/. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4812.
  17. Novos padrões no marketing turístico geradores de confiança: que conselhos? [artigo de imprensa]. O turismo foi, desde sempre, o grande catalisador da economia. No actual contexto pandémico, as quedas abruptas sofridas no sector provocadas pelo confinamento, pelo fecho das fronteiras e pela redução na confiança dos turistas vem demonstrar isto mesmo com os consequentes impactos económicos, sociais e financeiros daí decorrentes. [...]. 2023. Nogueira, Sónia. Nogueira, S. (2021, Fevereiro 3). Novos padrões no marketing turístico geradores de confiança: que conselhos? [artigo de imprensa]. Marketeer. https://marketeer.sapo.pt/novos-padroes-no-marketing-turistico-geradores-de-confianca-que-conselhos/. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4827.
  18. Contributos do marketing para o reforço de relações com clientes [artigo de imprensa]. A escalada global de incerteza que abala consumidores e empresas há mais de um ano, provocada pelas ondas sucessivas de infecção com Covid-19 nos vários países, veio colocar sérios desafios empresariais, de comunicação e de relacionamento com os consumidores. [...]. 2023. Nogueira, Sónia. Nogueira, S. (2021, Abril 6). Contributos do marketing para o reforço de relações com clientes [artigo de imprensa]. Marketeer. https://marketeer.sapo.pt/. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4816.
  19. Marketing inclusivo [artigo de imprensa]. O Marketing Inclusivo assume-se como uma nova tendência em marketing, já que cada vez mais empresas têm vindo a compreender a sua importância e passaram a integrar na sua comunicação grupos minoritários, considerando a componente da inclusão na sua estratégia de marketing. A própria sociedade, cada vez mais sensível à forma como as marcas abordam esta realidade, tornou-se um motor de ajuda à imple. 2023. Nogueira, Sónia. Nogueira, S. (2021, Outubro 21). Marketing inclusivo [artigo de imprensa]. Marketeer. https://marketeer.sapo.pt/marketing-inclusivo/. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4820.
  20. Integrating stakeholder and network theory : The specific case of wild national park rural tourism. This study addresses the structure, nature and composition of stakeholder networks related to rural tourism in a Portuguese Wild National Park (WNP-Gerês), in particular, it examines their interactions along the following dimensions, marketing information, administrative resources, human resources, training and financial resources. This study examines the type and nature of interactions among diff. 2021. Nogueira, Sónia; Pinho, Carlos. Nogueira, S., & Pinho, J. C.. (2020). Integrating stakeholder and network theory : the specific case of wild national park rural tourism. In Abstracts Book International Marketing Trends Conference, January 16th-18th 2020. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3381.
  21. Stakeholders, redes e qualidade do relacionamento no turismo do Parque Nacional Peneda-Gerês. Edição técnica. 2015. Nogueira, Sónia Fernanda Moreira. www.facebook.com/turismopnpg.
Activities

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2016 - 2016 Marketing de turismo no PNPG
Meeting (Other)
2015 - 2015 Turismo no PNPG - Circuito Sexta 13
Meeting (Other)
2015 - 2015 Plantas Medicinais e Aromáticas do PNPG
Workshop (Other)

Association member

Society Organization name Role
2017/12 - 2019/12/31 CICANT
2010/09 - 2014/12/31 iMarke

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
Current Management Studies